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TUI Care Foundation lança programa de apoio a empreendedores na área do turismo em Portugal

A TUI Care Foundation, em colaboração com a IRIS Incubadora de Inovação Social, promovida pelo Instituto do Banco Europeu de Investimento, acaba de lançar um programa, que diz “pioneiro” de apoio a empreendedores na área do turismo.

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A TUI Care Foundation e a IRIS Incubadora de Inovação Social, promovida pelo Instituto do Banco Europeu de Investimento, juntam-se para a criação de um programa de capacitação em Portugal para iniciativas de impacto ligadas ao turismo, cujas candidaturas já arrancaram e decorrem até 31 de maio deste ano.

O programa de aceleração para empreendedores de impacto irá decorrer durante seis meses (junho a novembro de 2023), e será focado nas áreas essenciais para o desenvolvimento de uma iniciativa de impacto, seguindo um formato híbrido, com formações presenciais, no Porto e em Lisboa, e mentorias online, além de webinars e roadtrips para contacto com iniciativas de impacto locais.

O projeto destina-se a equipas de iniciativas de impacto (que resolvem problemas sociais e/ou

ambientais de forma criativa) vocacionadas (ou com potencial) para a área de turismo. Está adjudicada uma bolsa de 1.500 euros por participante, atribuído no final do programa mediante a participação total no mesmo.

Refira-se que a TUI Care Foundation baseia-se no potencial do turismo como força do bem, apoiando e iniciando parcerias e projetos que criam oportunidades para as gerações mais jovens e contribuem para destinos prósperos em todo o mundo. Está presente em 25 países em ações com parceiros locais vocacionadas para a promoção da educação, fortalecimento das comunidades e ambiente, enquanto a IRIS Incubadora de Inovação Social é uma incubadora promovida pelo Instituto do Banco Europeu de Investimento que apoia a criação e desenvolvimento de projetos de inovação social: novas ideias que resolvem problemas sociais e ambientais graves. Surgiu em 2017, como primeira incubadora de inovação social do país e, até ao momento já apoiou 75 iniciativas de impacto em incubação e aceleração e já capacitou 2.157 pessoas na área da inovação social.

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Ano letivo nas Escolas de Hotelaria e Turismo arranca com quase 3 mil alunos

O Turismo de Portugal assinalou o Dia Mundial do Turismo com o início oficial do ano letivo nas Escolas de Hotelaria e Turismo. As aulas arrancaram com cerca de três mil alunos.

Para assinalar este momento, o secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, visitou a Escola de Faro, para uma aula inaugural.

Este ano, perto de três mil alunos vão iniciar o seu percurso de formação em turismo nas Escolas do Turismo de Portugal, distribuídos por 12 cursos lecionados em português e quatro em inglês, nas áreas de Cozinha, Pastelaria, Padaria, Restauração e Bebidas, Hotelaria/Alojamento, Informação e Animação Turística.

Em 2022-2023, um total de 2.182 alunos frequentaram a Rede de Escolas na formação inicial. Para o ano letivo 2023-2024, foram registadas 2.916 candidaturas no Regime Geral e 862 candidatos internacionais no Regime Especial de Acesso e Ingresso de Estudantes Internacionais, o que representa aumentos de 22% e 52%, respetivamente, face ao ano letivo anterior.

Refira-se que a formação profissional é uma das apostas do Turismo de Portugal na valorização da profissão, desempenhando um papel essencial na resposta à necessidade de trabalhadores no setor. “A procura por estratégias para atração e retenção de talentos é, por isso, um foco constante, tanto nas escolas como nas empresas do turismo”, destaca o Turismo de Portugal em nota de imprensa.

Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, sublinha que “assumimos a convicção de que mais educação e formação são o caminho para uma melhor integração no mercado de trabalho, num setor onde 94% dos alunos conseguem uma integração imediata no mercado de trabalho ou reforçam a sua formação”.

A par disto, assegura Carlos Abade, “continuamos a apostar em perspectivas de carreira mais atrativas e na defesa de remunerações e condições de trabalho de qualidade.”

O comunicado refere ainda que, em 2023, face ao ano anterior, a remuneração bruta mensal por trabalhador neste ramo de atividade aumentou 6%. Citando informação da Declaração Mensal de Remunerações transmitida pelas empresas à Segurança Social e da Relação Contributiva dos subscritores da Caixa Geral de Aposentações, o Turismo de Portugal lembra que, este ano, o aumento na atividade de Alojamento e Restauração foi de 5,6%, superior à média da economia que ficou pelos 2,9%.

Da mesma forma, considera que a promoção do crescimento das qualificações, da atratividade das profissões e do número de profissionais de turismo é também o grande propósito da Agenda para as Profissões do Turismo, uma iniciativa do Governo composta por diversas medidas que já se encontram em curso.

As 12 Escolas de Hotelaria e Turismo, espalhadas de norte a sul de Portugal, têm capacidade para acolher cerca de quatro mil alunos em formação inicial, e estão preparadas para formar profissionais em diversas áreas operacionais e de gestão, respondendo às necessidades do mercado, dada a oferta formativa ampla e diversificada que promovem.

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push4tourism convida startups a candidatarem-se ao seu programa de Open Innovation

As inscrições para a edição de 2023 do push4tourism – Open Innovation, estão abertas até ao próximo dia 13 de outubro. Trata-se de um programa de inovação aberta, criado pela Gesentrepreneur, que, nos últimos cinco anos, apoiou a criação de mais de 200 projetos na área do turismo, com a chancela do Turismo de Portugal.

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Os candidatos a esta edição devem ter, pelo menos, um produto, serviço ou solução que contribua para a resolução de um dos macro desafios apresentados pelos chamados parceiros piloto, um máximo de sete anos de atividade, bem como um profissional a full-time afeto ao projeto.

Serão apresentados macro desafios pelos parceiros piloto, dos quais se destacam, entre outros, os grupos Vila Galé, AP Hotels & Resorts, Barraqueiro, a ATRIAM, Verso Move, Avila Spaces, Dolce Travel e a Quinta dos Pastores.  A partir daqui as startups e empreendedores participantes serão envolvidos em dinâmicas de cocriação e codesenvolvimento que procurem dar respostas a domínios como a gestão sustentável das empresas e dos destinos; a gestão baseada em dados; a otimização das operações e negócios das empresas, mobilidade inteligente e sustentável; e o enriquecimento e melhoria da experiência do turismo.

Para inscrições e mais informações, as startups e empreendedores interessados poderão consultar o website do programa, disponível em: www.push4tourism.pt.

Sérgio Póvoas, coordenador do programa, está convicto que o push4tourism “contribuirá para que todos os que nele participem, desde os parceiros piloto até às startups e empreendedores, beneficiem de conhecimentos, processos e mecanismos de inovação na indústria do turismo que sejam mais do que uma simples resposta pontual a crises ou conjunturas desfavoráveis, estabelecendo níveis mais sólidos de estruturação, diferenciação e ambição”.

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Politécnico de Coimbra vai ensinar enologia, turismo, saúde e bem-estar e desporto na Bairrada

Os concelhos de Anadia e Mealhada (Bairrada) vão acolher um polo do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) onde serão ministrados cursos centrados nas áreas da enologia, turismo, saúde e bem-estar e desporto, áreas consideradas intrinsecamente relacionadas com a região.

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Este polo, intitulado Escola Bairradina, é criado ao abrigo de um protocolo tripartido, celebrado entre o IPC e os municípios de Anadia e Mealhada, e válido por cinco anos.

De acordo com o protocolo tripartido, a implementação da Escola da Bairrada, muito desejada pelas duas autarquias, tem como objetivos principais promover oferta formativa com vista ao desenvolvimento de “formações superiores não conferentes de grau como cursos técnicos superiores profissionais, micro credenciações e pós-graduações em áreas de especial diferenciação do território da Bairrada, tendo em consideração as áreas de forte impacto no território” dos referidos municípios.

No concelho de Anadia, o polo irá funcionar no rés-do-chão do edifício do Colégio Nacional (antiga Escola Secundária de Anadia), que está a ser transformado em residência de estudantes.

As instalações do polo serão localizadas junto ao Complexo Desportivo da Mealhada, uma zona com estação de caminho-de-ferro e transportes coletivos.

Competirá ao Politécnico de Coimbra a coordenação da Escola da Bairrada, a organização logístico-administrativa, o desenvolvimento da oferta formativa, bem como dinamizar ações de promoção das atividades e ações a realizar, no âmbito da Escola, enquanto os dois municípios envolvidos terão de proporcionar os espaços físicos para a implementação das instalações, alocar os recursos humanos necessários ao funcionamento dos espaços no âmbito dos cursos do IPC, promover a oferta formativa na região, assim como divulgar a Escola.

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Escolas do Turismo de Portugal: 76% dos diplomados integram mercado de trabalho logo após formação

A percentagem de diplomados das Escolas do Turismo de Portugal que integraram o mercado de trabalho imediatamente após a conclusão do curso em 2022 subiu dois pontos percentuais em relação ao ano anterior. Uma grande fatia destes diplomados está empregada sob um contrato de trabalho a termo certo e exerce funções em áreas de atividade no canal Horeca.

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De entre os alunos que completam a formação nas escolas do Turismo de Portugal, 94% conseguem uma integração imediata no mercado de trabalho ou reforçam a sua formação. A percentagem é apontada pelo estudo de inserção profissional 2022, que analisa anualmente a inserção profissional dos alunos diplomados até um ano após a conclusão dos cursos.

De acordo com esta análise, a taxa de atividade de 94% divide-se em 76% de diplomados que entram no mercado de trabalho – um aumento de 2 pontos percentuais face ao ano anterior –, e 18% que escolhem “reforçar a formação”, como indicado em nota de imprensa.

Uma grande fatia destes diplomados está empregada sob um contrato de trabalho a termo certo (86%), sendo que 8% dos diplomados desenvolvem atividade ao abrigo de estágio profissional e 4% presta serviços por conta própria.

Do total de inquiridos, questionados seis meses após a formação, 89% exercem funções no setor do turismo, em áreas de atividade no canal Horeca, nomeadamente na hotelaria (38%), restauração (48%) e na área do turismo (4%).

O estudo aponta ainda para cursos com uma taxa de empregabilidade de 100%, como é o caso dos cursos de: Técnico(a) de Restaurante/Bar (100%); Culinary Arts, Food & Beverage; Hospitality Operations Management; Técnicas de Serviço de Restauração e Bebidas; Técnicas de Cozinha/Pastelaria.

“Estes números continuam a traduzir a aposta do Turismo de Portugal e da sua rede de escolas na formação dos profissionais do setor e a melhoria contínua que se verifica nas condições que lhes são proporcionadas no setor. Existe ainda um caminho a percorrer que depende também do empenho dos agentes do setor e para o qual queremos continuar a contribuir em tudo o que nos for possível”, afirma Ana Paula Pais, diretora da área de formação do Turismo de Portugal, em nota de imprensa.

No ano letivo de 2021/2022, 769 alunos concluíram a sua formação, tendo obtido os níveis 4 e 5 de qualificação, através da conclusão com aproveitamento de cursos de dupla certificação (Nível 4), cursos on-the-job (Nível 4 e 5) e cursos de especialização tecnológica (Nível 5).

Os questionários de inserção foram lançados on-line, através do portal das escolas. O processo de inquirição foi concluído com 415 respostas ao questionário a um mês da conclusão dos cursos, bem como com 366 respostas ao questionário a seis meses após a conclusão dos cursos, correspondendo, respetivamente, a uma taxa de resposta de 54% e de 48%.

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Portugal Duty Free tem nova diretora de Marketing

Claudia Carvalho é a nova diretora de Marketing da Portugal Duty Free.

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Cláudia Carvalho é a nova diretora de Marketing da Portugal Duty Free. Com 19 anos de experiência em marketing no setor do Grande Consumo e do Retalho, em mercados como Portugal, Espanha e Itália, a profissional integra a Portugal Duty Free para liderar o futuro e o crescimento da marca especialista em travel retail, que tem a seu cargo a gestão de mais de 30 lojas nos aeroportos nacionais.

“Depois de vários anos a contribuir para o desenvolvimento de marcas em diversas categorias Fast Moving Consumer Goods fora do país, é com enorme entusiasmo que regresso a Portugal para o desafio Portugal Duty Free, uma marca jovem que pretende revolucionar a experiência de compra nos aeroportos. Pretendemos que todos os passageiros que visitam os nossos espaços, tenham uma experiência única e levem consigo o que de mais autêntico temos em Portugal”, afirma Cláudia Carvalho.

Do currículo de Cláudia Carvalho faz parte a gestão de produto para marcas como a LG, a Johnson&Johnson, a Prénatal, a Pam Panorama, rede de supermercados a operar no mercado Italiano desde 1958, ou a Italchimica, empresa de produtos cosméticos, também Italiana. Mais recentemente foi responsável pelo Marketing da Dyrup em Portugal.

Licenciada em Economia pela Universidade Nova de Lisboa, a profissional iniciou o seu percurso com um estágio na Unilever, tendo depois passado pela Henkel e PepsiCo, empresa responsável pela representação e distribuição em Portugal de marcas como a Pepsi ou a Matutano.

A Portugal Duty Free é uma empresa especializada na exploração e gestão de lojas nos aeroportos nacionais, cuja missão é fazer das compras no aeroporto a parte mais esperada de cada viagem, através de experiências únicas, num ambiente internacional e personalizado. Atualmente está presente, com mais de 30 lojas, multimarca e fashion, nos aeroportos de Lisboa, Porto, Faro, Madeira, Ponta Delgada (Açores), Santa Maria (Açores) e Horta (Açores).

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ADHP lança em outubro novo curso de especialização em Direção Hoteleira

Com início a 10 de outubro de 2023 e término a 2 de março de 2024, em formato online, a ADHP – Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal vai promover uma nova edição do curso de especialização em Direção Hoteleira.

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Esta formação da ADHP insere-se no âmbito da continuidade da aposta num corpo docente composto por profissionais de referência e num programa pensado para responder aos desafios da hotelaria atual.

O curso terá uma duração total de 336 horas e as aulas decorrerão de terça-feira a sexta-feira, das 18h30 às 22h30, e no sábado, das 9h às 13h. As turmas terão um máximo de 20 formandos e a conclusão com aproveitamento dá direito a um Certificado de Formação Profissional emitido pela ADHP.

De referir que sendo a ADHP entidade formadora certificada pela DGERT, as horas de formação, deste curso, são válidas para a formação continua obrigatória a ser facultada pelas empresas.

O curso de especialização em Direção Hoteleira visa contribuir para incrementar a competência técnica dos profissionais, para dar resposta a uma hotelaria em constante mudança através da atualização de conhecimentos técnicos e do desenvolvimento de aptidões importantes para o bom exercício da profissão, diz a ADHP em nota de imprensa. Por isso, vai contar com um corpo docente constituído por profissionais de referência com carreiras consolidadas na hotelaria, formação superior especializada e experiência em funções de docência, acrescenta.

O curso abrange todas as dimensões da operação – alojamento, comidas e bebidas, vendas, manutenção, segurança, qualidade, recursos humanos e gestão. Também são abordadas tendências prementes, como se verifica nos módulos e-commerce na hotelaria, legislação laboral ou gestão ambiental.

“A Academia de Formação da ADHP é um dos eixos da nossa associação, que tem como missão contribuir para a valorização e qualificação contínua dos diretores de hotel, lembra Fernando Garrido, presidente da ADHP, para sublinhar que este curso “é a nossa principal iniciativa neste âmbito e seguramente uma das mais abrangentes”.

O curso é direcionado para profissionais com experiência profissional que pretendam evoluir na carreira, ou que queiram desenvolver competências na área de gestão, com vista ao exercício da função de diretor de hotel, mas também para diretores com experiência que desejam atualizar os seus conhecimentos e preparar-se para o futuro. Por isso, “mantemos uma relação de grande proximidade com o mercado, no sentido de auscultar as transformações da hotelaria, perceber as necessidades das empresas e ter do nosso lado, a lecionar, profissionais com grande know-how prático e um elevado conhecimento da realidade diária dos hotéis”, destacou o presidente da ADHP.

Fernando Garrido revelou ainda que “estamos igualmente a lançar no mercado formações modulares, em diferentes áreas, como revenue mangement, legislação hoteleira e laboral aplicável nas ilhas da Madeira e Açores, gestão financeira, protocolo nas normas de serviço na hospitalidade de luxo, promoção turística – posicionamento nos mercados, entre outras”.

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Emirates procura tripulantes de cabina em Portugal

A Emirates volta a realizar os Open Days para encontrar novos talentos para tripulação de cabina em Portugal.

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A Emirates está à procura de candidatos portugueses para se juntarem à sua equipa internacional de tripulação de cabina. Durante este mês de setembro, a companhia aérea estará presente em Lisboa, nos dias 13 e 27 de setembro (Radisson Blu Lisbon), no Porto, no dia 15 de setembro (Mercure Porto Centro Santa Catarina) e em Faro, no dia 29 de setembro (Eva Senses Hotel).

Os candidatos que pretendam desenvolver a sua carreira com a Emirates podem submeter uma candidatura online, o Curriculum Vitae (CV) atualizado e em inglês, assim como uma fotografia recente.

No entanto, tratando-se de Open Days, os candidatos podem apresentar-se nos dias e locais indicados sem terem submetido a candidatura previamente. Para isso, basta levarem consigo os documentos necessários e garantir que chegam ao local antes da hora de início.

Sendo a segurança uma das principais prioridades da Emirates, “o candidato ideal terá de liderar com confiança e assumir o controlo na gestão dos serviços a bordo, nomeadamente no que se refere aos procedimentos de segurança”, refere a companhia aérea, em comunicado. Toda a tripulação da Emirates irá receber formação de excelência nas modernas instalações da companhia aérea no Dubai.

A Emirates tem uma equipa de tripulação de cabina global, representando 160 nacionalidades, o que reflete a multiculturalidade de clientes e operações internacionais em mais de 130 cidades em seis continentes, utilizando uma frota moderna de mais de 200 aviões de longo curso.

A Emirates diz oferecer aos seus candidatos “ótimas oportunidades de carreira, com excelentes instalações de formação e uma vasta gama de programas de desenvolvimento para os seus colaboradores”. Toda a tripulação da Emirates está baseada na cidade do Dubai, salientando a companhia aérea que “usufrui de um pacote salarial distintivo no mercado que inclui uma variedade de benefícios tais como um salário isento de impostos, alojamento gratuito oferecido pela companhia, transporte gratuito de e para o trabalho, excelente cobertura médica, bem como descontos exclusivos em compras e atividades de lazer no Dubai”.

De referir que a Emirates voa para Portugal há 11 anos e oferece atualmente 14 voos semanais a partir de Lisboa.

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Abertas inscrições para o WeMED NaTOUR

Estão abertas as inscrições para o programa de capacitação do projeto europeu WeMED NaTOUR, destinado às empresas que operam em destinos costeiros e marítimos, anuncia o Turismo de Portugal na sua página web.

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O projeto European Western Mediterranean Nature Tours (EU WeMED NaTOUR é cofinanciado pela Comissão Europeia, e centra-se no desenvolvimento do turismo escolar em sítios marinhos naturais, áreas protegidas e destinos marítimos/costeiros no Mediterrâneo Ocidental e na Mauritânia. Está a ser conduzido por sete entidades transcontinentais especializadas em diferentes domínios, entre as quais o Turismo de Portugal.

No âmbito deste projeto, segundo o Turismo de Portugal, foi desenvolvido um programa de capacitação para PME do turismo, que decorrerá em formato online entre 2 e 23 de outubro, com o objetivo de aprofundar o seu conhecimento no domínio do turismo sustentável e das viagens amigas do ambiente nos destinos costeiros e marítimos. No final, as empresas receberão certificação de participação.

O programa é composto por seis e visa disponibilizar às empresas conhecimento e ferramentas​ para: Melhorar e integrar boas práticas ecológicas nas suas operações turísticas e criar experiências inesquecíveis para os seus visitantes, preservando ao mesmo tempo a beleza natural do destino; Dominar as ferramentas e técnicas para aumentar a presença online, alcançar um público global e maximizar o potencial do negócio; Atrair e envolver o público-alvo do turismo escolar.

 

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Solverde procura profissionais

O Grupo Solverde procura talentos para integrar as suas operações em diversas áreas e locais.

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O grupo Solverde está à procura de profissionais que queiram integrar as suas equipas, preenchendo diversas vagas disponíveis a nível nacional.

O grupo refere, em comunicado, que “existem muitas oportunidades em Espinho, Vila Nova de Gaia, Chaves, Portimão, Vilamoura e Monte Gordo”, para funções tão distintas como serviço ao cliente, nadador salvador, terapeuta de spa, restauração, housekeeping ou serviços de manutenção geral, entre outras, nos seus vários hotéis e casinos.

O grupo refere ainda que “compromete-se a respeitar a igualdade de oportunidades, contratando mão-de-obra diversificada e mantendo uma cultura inclusiva”.

As vagas disponíveis poderão ser encontradas no site do grupo Solverde. 

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Les Roches ganha parceria na China e prepara-se para criar rede de campus no país

Xangai deverá ser o primeiro destino chinês a contar com um destes campus de ensino superior de hotelaria, cuja abertura está prevista para 2025, ainda que, no total, estejam previstos “três a quatro campus em todo o país (Xangai, Wuxi, Suzhou)”.

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A Les Roches business school estabeleceu uma parceria com o Mountain Education Group (MEG), o grupo líder de ensino superior na China, que prevê a criação de “uma rede única de campus de ensino superior de hotelaria na China”, estimando-se que o primeiro destes campus venha a ser criado em Xangai, até 2025.

De acordo com um comunicado da Les Roches, a parceria prevê “a expansão pan-chinesa da marca Les Roches”, através da abertura de “três a quatro campus em todo o país (Xangai, Wuxi, Suzhou)”.

Xangai deverá ser o primeiro destino chinês a contar com um destes campus, cuja abertura está prevista para 2025 e que, segundo Carlos Díez de la Lastra, CEO da Les Roches, vai apoiar “a transformação da indústria hoteleira chinesa, bem como o desenvolvimento da sua reserva de talentos”.

“O objetivo da Les Roches é proporcionar as mais amplas oportunidades de carreira aos aspirantes a gestores de hotelaria e empreendedorismo, fornecendo aos estudantes conhecimentos, competências e oportunidades para carreiras internacionais e nacionais em hotelaria, gastronomia, luxo e retalho”, afirma o responsável.

A Les Roches será responsável pelo desenvolvimento do currículo académico, bem como pela implementação de políticas padrão, num projeto que arranca com o “Shanghai Mountain Les Roches Campus” e que, segundo a instituição de ensino dedicada à hotelaria, “é muito ambicioso” e “traz um modelo de educação único, do design e da arquitetura para a cidade de Xangai”.

“O “Shanghai Mountain Les Roches Campus” adoptará o modelo educativo suíço baseado na aprendizagem académica e numa forte integração da prática no currículo. A equipa principal, e os professores principais serão nomeados pela Les Roches Global Hospitality Education. O currículo de ensino da escola será alinhado com o currículo dos campus Les Roches na Suíça e o ensino profissional será combinado com o ensino universitário”, revela a Les Roches.

Já o MEG vai ser responsável por todos os investimentos financeiros, aquisição de terrenos, conceção arquitetónica, construção do campus ou do projeto, licenças e autorizações, gestão financeira, recrutamento de estudantes e disposições logísticas.

O projeto divide-se em duas fases, a primeira das quais consiste na conceção e planeamento, sendo o projeto do edifício assinado por arquitetos de renome, como Álvaro Siza (Portugal) ou Tadao Ando (Japão), seguindo-se a fase de pré-abertura do campus com a gestão do projeto, bem como com o desenvolvimento de instalações e operações, marketing e inscrições.

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