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Emprego e Formação

TUI Care Foundation lança programa de apoio a empreendedores na área do turismo em Portugal

A TUI Care Foundation, em colaboração com a IRIS Incubadora de Inovação Social, promovida pelo Instituto do Banco Europeu de Investimento, acaba de lançar um programa, que diz “pioneiro” de apoio a empreendedores na área do turismo.

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A TUI Care Foundation, em colaboração com a IRIS Incubadora de Inovação Social, promovida pelo Instituto do Banco Europeu de Investimento, acaba de lançar um programa, que diz “pioneiro” de apoio a empreendedores na área do turismo.

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A TUI Care Foundation e a IRIS Incubadora de Inovação Social, promovida pelo Instituto do Banco Europeu de Investimento, juntam-se para a criação de um programa de capacitação em Portugal para iniciativas de impacto ligadas ao turismo, cujas candidaturas já arrancaram e decorrem até 31 de maio deste ano.

O programa de aceleração para empreendedores de impacto irá decorrer durante seis meses (junho a novembro de 2023), e será focado nas áreas essenciais para o desenvolvimento de uma iniciativa de impacto, seguindo um formato híbrido, com formações presenciais, no Porto e em Lisboa, e mentorias online, além de webinars e roadtrips para contacto com iniciativas de impacto locais.

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O projeto destina-se a equipas de iniciativas de impacto (que resolvem problemas sociais e/ou

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ambientais de forma criativa) vocacionadas (ou com potencial) para a área de turismo. Está adjudicada uma bolsa de 1.500 euros por participante, atribuído no final do programa mediante a participação total no mesmo.

Refira-se que a TUI Care Foundation baseia-se no potencial do turismo como força do bem, apoiando e iniciando parcerias e projetos que criam oportunidades para as gerações mais jovens e contribuem para destinos prósperos em todo o mundo. Está presente em 25 países em ações com parceiros locais vocacionadas para a promoção da educação, fortalecimento das comunidades e ambiente, enquanto a IRIS Incubadora de Inovação Social é uma incubadora promovida pelo Instituto do Banco Europeu de Investimento que apoia a criação e desenvolvimento de projetos de inovação social: novas ideias que resolvem problemas sociais e ambientais graves. Surgiu em 2017, como primeira incubadora de inovação social do país e, até ao momento já apoiou 75 iniciativas de impacto em incubação e aceleração e já capacitou 2.157 pessoas na área da inovação social.

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Programa de Formação e Integração de Migrantes: 5 mil inscritos, mais de mil vagas abertas para 329 empresas

Mais de cinco mil migrantes inscritos e mais de mil vagas abertas por 329 empresas candidatas é ponto de situação do Programa de Formação e Integração de Migrantes e Beneficiários de Proteção Internacional no Setor do Turismo, uma das medidas do programa governamental “Acelerar a Economia.

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As 329 empresas que aderiram ao “Programa de Formação e Integração de Migrantes e Beneficiários de Proteção Internacional no Setor do Turismo”, uma das medidas do programa governamental “Acelerar a Economia”, disponibilizam 1299 vagas para estágios, bem mais do que estava inicialmente previsto, que eram mil. Segue-se a seleção dos migrantes que vão fazer a formação e estágio, dos 5378 que se candidataram.

Esta fase de candidaturas, de acordo com comunicado do Turismo de Portugal, ficou marcada pela diversidade de nacionalidades dos candidatos, ao todo 75 origens diferentes. Os países mais representados são o Brasil, seguido de Angola, Índia, Nepal, Paquistão e Bangladesh. Registaram-se ainda inscrições de países como Peru, Colômbia e Argentina.

Relativamente à distribuição geográfica, Lisboa foi o distrito com maior número de candidatos, 1821, seguida do Porto com 931 e Setúbal com 567. Mais de metade dos candidatos tem o equivalente ao ensino secundário, 59% são do género feminino e 41% do masculino.

Relativamente às empresas, a adesão também superou as expetativas, observa o Turismo de Portuga, o que levou já à decisão de aumentar o programa, para poder preencher todas as vagas de estágio disponíveis. As áreas mais representadas são a hotelaria, restaurante/bar, padaria e pastelaria, restauração, alojamento local, turismo em espaço rural e turismo de habitação, catering e animação turística.

Sublinhe-se a diversidade de empresas por setor, uma vez que se candidataram a este programa desde grandes grupos, que submeteram muitas vagas para funções diferentes na organização, até microempresas.

Para Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo, o Programa Integrar para o Turismo – uma das 60 medidas que constituem o Programa lançado pelo Governo ‘Acelerar a Economia’ “é uma das iniciativas que, ao reforçar a qualificação da mão de obra e, simultaneamente promover a inclusão social, vem contribuir não só para o fortalecimento da competitividade e resiliência das empresas do sector, mas também torna Portugal num destino ainda mais sustentável, inovador e atrativo.”

Já Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, classifica que “a adesão significativa ao Programa Integrar para o Turismo de migrantes e empresas significa que este é um programa que responde às necessidades reais sentidas no país”.

Por outro lado, considera que “também simboliza a força do compromisso do Turismo de Portugal em apostar na qualificação dos profissionais e em tornar o turismo um bom exemplo de integração”.

O presidente do Turismo de Portugal salienta ainda que “num período marcado por desafios demográficos e de recursos humanos em diversas áreas de atividade, esta iniciativa reforça a importância do turismo como um motor de inclusão e desenvolvimento económico, beneficiando tanto os trabalhadores como as empresas que os acolhem.”

A primeira fase do programa focou-se na mobilização de migrantes e empresas, garantindo uma base sólida para as próximas etapas. Com a formação prestes a iniciar-se, espera-se que a integração dos profissionais ocorra de forma estruturada e eficaz, consolidando o turismo como um setor atrativo e sustentável para quem procura novas oportunidades em Portugal.

Após a seleção dos mil migrantes que vão integrar o programa serão constituídos 40 grupo de formação com 25 cada um. Esta fase vai decorrer em toda a Rede de Escolas do Turismo de Portugal e eventualmente em cidades onde, não havendo estas instituições de ensino escola do Turismo de Portugal, mas onde seja possível fechar parcerias para o efeito.

Depois da formação, a colocação dos primeiros migrantes nas empresas vai começar a 1 de junho, sendo que até final de outubro todos os estágios terão de se ter iniciado.

O Programa Integrar para o Turismo insere-se numa iniciativa estratégica que visa responder aos desafios do setor através da qualificação e integração de migrantes no mercado de trabalho. Assente em cinco grandes objetivos estratégicos, esta iniciativa pretende facilitar a capitalização e consolidação das empresas, melhorar o acesso a financiamento, promover o empreendedorismo e a inovação, incentivar práticas sustentáveis e potenciar a criação de clusters setoriais. Com uma abordagem integrada e alinhada com os desafios atuais, o programa Acelerar a Economia pretende criar condições mais favoráveis para o desenvolvimento empresarial, estimulando o investimento, a criação de emprego e a modernização da economia portuguesa.

O Programa Integrar para o Turismo assenta ainda numa parceria estratégica entre três entidades que representam os 3 eixos fundamentais do programa: Migração / AIMA – Agência para a Imigração e Mobilidade; Formação / Turismo de Portugal através Rede de Escolas de Hotelaria e Turismo; Empregabilidade / Confederação do Turismo de Portugal.

 

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ERT do Alentejo e Ribatejo apresenta projeto de formação para o Litoral Alentejano

O projeto de formação para o Litoral Alentejano desenvolvido pelo Turismo de Portugal, e que foi dado a conhecer essencialmente às unidades de alojamento situadas naquela região orientadas para o segmento upscale, abrange diferentes áreas, como ‘Comunicação e Acolhimento’ e ‘Restauração e Cozinha’, e prevê formar trabalhadores das várias empresas.

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A Entidade Regional do Turismo do Alentejo e Ribatejo acaba de apresentar o projeto de Formação para o Litoral Alentejano, numa sessão que esta terça-feira, 4 de fevereiro, no Sublime Comporta e que se destinou essencialmente às unidades de alojamento situadas naquela região orientadas para o segmento upscale. As ações poderão realizar-se na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal e nas próprias empresas, começando ainda este mês de fevereiro.

José Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, destaca que “a formação é um dos pilares da estratégia de valorização do turismo do Alentejo Litoral e é com o intuito de reforçar a nossa atuação nesta matéria que temos vindo a trabalhar com o Turismo de Portugal e com os empresários”, esperando uma adesão generalizada.

Já Catarina Paiva, vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, adianta que “a qualificação e valorização do capital humano é vital para a consolidação do posicionamento do Alentejo Litoral como destino turístico de excelência”, realçando que o Turismo de Portugal “continua comprometido em desenvolver soluções de formação adaptadas às necessidades das empresas, dos profissionais e dos territórios”.

A responsável apontou ainda que, “num período marcado por muitos desafios ao nível da atração, fidelização e capacitação dos recursos humanos, através deste Projeto de Formação para o Litoral Alentejano, que agora iniciamos, será dado um novo impulso à capacitação dos profissionais desta região, que eleve cada vez mais os patamares de excelência na “arte da hospitalidade”.

A sessão contou também com a presença do Secretário-Geral da Laurel – Associação Portuguesa de Marcas de Excelência, Francisco Carvalheira, que abordou o tema ‘Autenticidade e a Simplicidade no Luxo: Posicionamento de Excelência no Turismo do Litoral Alentejano: Desafios e Oportunidades’. O encerramento ficou a cargo do presidente da Câmara Grândola, António Figueira Mendes.

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GlobalSea CruiseXperts é parceira da GEA na formação na área dos cruzeiros

O Grupo GEA Portugal, em parceria com a sua agência de viagens associada, GlobalSea CruiseXperts, promove um novo percurso de formação na área dos cruzeiros, uma iniciativa concebida para capacitar profissionais em todos os níveis de experiência nesta indústria e liderada pelo especialista Fernando Santos.

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O programa é composto por quatro níveis progressivos, que combinam formação teórica e prática, permitindo aos participantes adquirir competências essenciais e aprofundar o seu conhecimento sobre as operações e dinâmicas do setor.

O percurso iniciou-se com o curso “Mar de Oportunidades”, um módulo básico em formato online, destinado a profissionais com menos de três anos de experiência. O segundo nível, “Rota do Especialista”, que já teve lugar no Porto, e marcado para o dia 17 de fevereiro, em Lisboa, é destinado a profissionais com mais de três anos de experiência. Durante este nível, quatro companhias de cruzeiros, representando diferentes perfis (standard, premium, adults only e exploração), partilham conhecimentos especializados e as melhores práticas do setor.

Os níveis mais avançados incluem experiências práticas e imersivas. O nível 3, “Especialistas a Bordo”, oferece formação prática em navios de cruzeiro atracados, proporcionando um contacto direto com as operações a bordo. Já o nível 4, “Navegar é Viver”, é uma experiência avançada que inclui uma viagem a bordo de um navio de cruzeiro, permitindo aos participantes testemunhar a logística operacional completa e vivenciar o dia-a-dia desta indústria.

Carlos Baptista e Pedro Gordon, administradores do Grupo GEA, afirmam que este projeto formativo reflete o compromisso da rede em capacitar o setor com conhecimento especializado, preparando as equipas para responderem às exigências e oportunidades do setor de cruzeiros, que é uma das áreas mais dinâmicas e promissoras do turismo. Assim, “investir na formação dos profissionais associados ao Grupo GEA é garantir que as agências estão preparadas para oferecer um serviço de excelência e acompanhar as tendências deste mercado em constante evolução”, destacaram.

Fernando Santos, diretor-geral da agência de viagens associada da GEA, GlobalSea CruiseXperts, refere que “o turismo de cruzeiros, ao longo dos últimos anos, adquiriu uma maior relevância na procura e na oferta em Portugal, com um crescimento extremamente significativo”. Neste sentido, avançou que “apostar na especialização deste produto turístico faz com que o agente de viagens esteja melhor preparado para atender um potencial cliente, seja ele um iniciante no mundo dos cruzeiros ou já um cliente repetente e conhecedor”.

As inscrições são limitadas e serão aceites por ordem de chegada, privilegiando a representação do maior número de agências GEA.

 

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ESHTE lança pós-graduação em Turismo Literário

A Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE) continua a diversificar a sua oferta formativa e está, nesta altura, a promover uma pós-graduação em Turismo Literário com propinas reembolsáveis, mediante aproveitamento dos estudantes nesta formação avançada.

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O curso, que explora o potencial identitário dos destinos turísticos através da literatura, e financiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, ao abrigo da Tourism International Academy, será realizado integralmente online e os estudantes que concluírem com mérito o primeiro semestre beneficiarão do reembolso total das propinas (250 euros). O apoio financeiro poderá ser ampliado consoante o desempenho académico global das várias unidades curriculares.

A formação avançada da ESHTE, destinada a licenciados ou profissionais com experiência relevante na área, visa explorar a relação entre turismo e literatura, promovendo uma reflexão crítica sobre o turismo literário e a sua ligação aos territórios, reais e ficcionais. Com um corpo docente altamente qualificado, com sólida formação, investigação e publicações na área, o curso aposta na valorização dos recursos existentes e no potencial identitário dos territórios, incentivando a inovação.

A pós-graduação desenvolve igualmente competências teóricas e tecnológicas para impulsionar o turismo cultural e literário, analisando casos de sucesso e aprofundando técnicas para a criação de itinerários, eventos e musealização de patrimónios literários. Contará ainda com a participação de convidados nacionais e internacionais – de destinos como Brasil, Espanha, República da Irlanda ou África do Sul -, que apresentarão estudos de caso inovadores e inspiradores, como sublinham os coordenadores do curso da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril.

Serão igualmente abordados os festivais literários, os hotéis literários (como a Quinta das Lágrimas, em Coimbra, o Lisboa Pessoa Hotel, em Lisboa, ou o Lawrence’s Hotel, em Sintra, entre outros), assim como a metodologia de criação de roteiros, que pode ser aplicada também ao Turismo Cultural.

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Feira de Emprego do Turismo regressa em fevereiro 

Organizada pela Bolsa de Empregabilidade, ao longo dos próximos meses de fevereiro e março a iniciativa percorre Vilamoura, Évora, Coimbra, Lisboa e Porto.

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A Feira de Emprego do Turismo, organizada pela Bolsa de Empregabilidade, volta a percorrer Portugal Continental. Este ano, mais de 125 empresas do setor apresentarão milhares de propostas, que pretendem preencher vagas para um setor que representa quase 20% do PIB nacional, com mais de 1 milhão de empregos diretos e indiretos.

A feira tem início no dia 7 de fevereiro, em Vilamoura, mais concretamente, no Centro de Congressos do Algarve. O evento contará com os nomes, desde já confirmados, de Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, André Gomes, presidente do Turismo do Algarve, Vítor Aleixo, presidente da Câmara Municipal de Loulé, e João Silva Santos, CEO da merytu, entre outros convidados.

De seguida, a iniciativa ruma até ao Alentejo para no dia 13 de fevereiro, na Arena D’Évora, apresentar as melhores ofertas de emprego para Hotelaria, Restauração, Cozinha/Pastelaria, Operadores Turísticos, Cruzeiros, Agências de Viagem, Animação Turística, Housekeeping e Recursos Humanos, considerando a organização estas áreas transversais às necessidades de colaboradores especializados, de norte a sul e ilhas.

Ainda em fevereiro, mais concretamente, a 25, o Convento São Francisco, em Coimbra, recebe a Feira de Emprego do Turismo, fechando, assim, o ciclo de eventos agendados para este mês.

Em março, será o momento de o evento ir até às cidades mais densamente povoadas. Em Lisboa no dia 14 (iniciativa que irá decorrer na Sala Tejo do MEO Arena), enquanto o Porto encerra o périplo de visitas, no dia 26 de março, no icónico Palácio da Bolsa.

Entre as empresas inscritas, de multinacionais a negócios regionais, a organização destaca a presença da Emirates, Highgate, Burger King, Vila Galé, Zoomarine, Minor ou Mystic Invest Holding, embora, “num mercado tão dinâmico, não poderiam faltar largas dezenas de PME, que se propõe a dar ainda maior dimensão e relevância ao setor”.

Na edição de 2025, a Bolsa de Empregabilidade volta a promover duas ações que no ano transato tiveram grande adesão junto dos participantes: as “Mentor Hours”, sessões de mentoria com pequenos grupos, as quais se realizam no palco principal, e que terão como objetivo oferecer orientação personalizada a candidatos que procuram progredir nas suas carreiras no setor do turismo.

Além disso, decorrem, igualmente, as “Speed Interviews”, que visam criar um momento com empresas participantes e os candidatos qualificados, pré-selecionados pela equipa da Feira de Emprego do Turismo, nas quais, todos os participantes podem ter conversas de 3 a 5 minutos com as entidades presentes.

Em todos os eventos, no período da manhã será dada especial atenção aos alunos do ensino secundário, profissional e universitário (entre as 10h00 e as 13h00), enquanto o período da tarde (das 14h00 às 17h30) será dedicado ao público em geral.

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14.ª edição da formação ‘O Potencial Turístico de Faro’ vai decorrer durante o mês de fevereiro

A 14ª edição da formação “O Potencial Turístico de Faro” começa já no próximo dia 4 de fevereiro. A iniciativa, organizada pelo Município, através da sua Divisão de Promoção Turística, com o apoio da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, terá mais três sessões, nos dias 11, 18 e 25 do mesmo mês.

As sessões, organizadas em quatro temas (Património Histórico, Arquitetónico, Cultural, Natural e Gastronómico do concelho), decorrerão, informa a autarquia algarvia no seu site oficial, entre as 09h00 e as 17h00 e o programa inclui visitas guiadas e workshops, com o objetivo de capacitar os participantes para melhor promoverem o turismo no território, conhecer o património local e fomentar sinergias entre os diversos agentes do setor.

A Câmara Municipal de Faro indica ainda que esta formação pretende continuar a contribuir para a valorização turística do concelho, com ênfase no desenvolvimento de competências, que permitam aos participantes identificar e promover os principais pontos turísticos da cidade, melhorando a qualidade da informação prestada, promovendo a cooperação entre agentes turísticos e o Município, divulgando espaços, percursos e atividades, que possam enriquecer a experiência dos turistas.

Desta forma, que sustenta que este será um espaço privilegiado para que os profissionais que trabalham direta ou indiretamente na indústria turística, tenham acesso a uma abordagem prática e enriquecedora sobre o potencial turístico de Faro e da região.

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Docentes da ESHTE representam Portugal no fórum mundial de gastronomia científica

A Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE) passou a integrar a delegação portuguesa do Science and Cooking World Congress, que conta com 27 representações em todo o mundo.

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Três docentes da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE) assumem a liderança da recém-criada delegação portuguesa do Science and Cooking World Congress (SCWC), fórum internacional de gastronomia científica. Portugal terá assim, pela primeira vez, representantes oficiais no espaço de partilha de práticas e conhecimentos que nasceu em Barcelona e que conta já com 27 polos em todo o mundo.

A ESHTE, representada pelos professores José Pestana, Nelson Félix e Carlos Brandão, associa-se desta forma a um movimento coletivo que explora o vasto potencial da gastronomia científica como uma ferramenta para enfrentar grandes desafios sociais, incluindo os da sustentabilidade, da segurança alimentar e da inovação.

O SCWC surgiu em 2019 e assumiu-se progressivamente como um projeto com dimensão global, ultrapassando os limites do congresso que esteve na sua origem e que se realiza anualmente na Catalunha. Ao longo de cinco edições, o Science and Cooking World Congress acolheu 210 especialistas, de 32 nacionalidades, potenciando 196 apresentações, 16 mesas redondas, 28 sessões de trabalho e 36 workshops sobre a temática.

A organização do SCWC conta com nomes de peso como Harold McGee (Presidente Honorário), pioneiro na área, Pere Castell (Presidente Executivo), um dos maiores especialistas internacionais de ciência ao serviço da gastronomia, e Ferran Adrià (Presidente do Comité Científico), chef e proprietário do antigo restaurante El Bulli, um baluarte de inovação gastronómica.

Esta integração portuguesa do SCWC vem colmatar uma lacuna e reconhecer a qualidade do trabalho desenvolvido pela ESHTE na área, de acordo com José Pestana, professor e coordenador da Área Científica de Saúde, Ciência e Tecnologia dos Alimentos da Escola Superior da Hotelaria e Turismo do Estoril.

A representação nacional conta igualmente com Nelson Félix – chef, professor e Cocoordenador da Área Científica de Hotelaria e Restauração da ESHTE – e Carlos Brandão, professor de Segurança Alimentar na gastronomia e Presidente da instituição.

A Escola Superior da Hotelaria e Turismo do Estoril tem uma oferta formativa que promove a adoção de práticas culinárias com base em evidências científicas, colocando agora ao dispor dos seus estudantes o acesso a informações e experiências internacionais únicas, no âmbito do Science and Cooking World Congress.

 

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Aeroportos de Portugal oferecem mais de 500 oportunidades de emprego

Os Open Air Days da Multitempo by Job&Talent estão de volta a 21 de janeiro (Lisboa, Faro e Funchal) e 4 de fevereiro (Porto), com centenas de vagas disponíveis para quem procura emprego em quatro aeroportos portugueses.

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Com mais de 500 vagas para preencher, entre os quatro aeroportos portugueses, a iniciativa anual da empresa especialista em recrutamento procura operadores de assistência em escala, técnicos de tráfego e de assistência em escala, bem como de apoio a passageiros com mobilidade reduzida.

Segundo Sandra Santos, Senior Account Manager, “os Open Air Days refletem o propósito da Multitempo by Job&Talent em transformar o recrutamento numa oportunidade para construir experiências aeroportuárias de excelência, garantindo os padrões de qualidade dos serviços prestados aos passageiros e à operação aeroportuária no nosso país”.

Os candidatos interessados poderão conhecer os requisitos obrigatórios e o perfil desejado para cada função, através deste formulário online, no qual estão indicadas as datas-limite para inscrição. No caso particular do apoio a passageiros com mobilidade reduzida, que envolve apoio emocional e logístico, será valorizada uma forte orientação para o cuidado com o próximo, empatia e sentido de missão.

“Alertamos que a inscrição para as vagas é obrigatória, através do formulário online, e que estas ações de recrutamento se realizam em espaços específicos para receber os candidatos selecionados, sem a azáfama típica dos aeroportos”, conclui a responsável da Multitempo by Job&Talent.

Refira-se que em Portugal, a Multitempo by Job&Talent está presente em 10 localizações (Lisboa, Barreiro, Maia, Trofa, Aveiro, Palmela, São Teotónio, Ferreira do Alentejo, Campo Maior e Faro) e tem projetos em todo o território continental e regiões autónomas.

 

 

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Universidade de Évora vai ter Doutoramento em Turismo

A acreditação deste 3º ciclo de Estudos, pela A3ES, que vai entrar em vigor no ano letivo 2025/2026, reflete o compromisso da Universidade de Évora com a formação avançada e a investigação na área do turismo.

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Para Hermínia Vasconcelos Vilar, Reitora da Universidade de Évora, o Doutoramento em Turismo “representa uma conquista importante para a instituição, uma oportunidade para reforçarmos a nossa missão académica na área do turismo, promovendo a criação de conhecimento científico e a formação de quadros altamente qualificados para darem resposta aos desafios colocados ao sector do turismo tanto a nível nacional como internacional”.

A Universidade de Évora oferece, há vários anos, uma Licenciatura e um Mestrado na área do turismo. Com o funcionamento deste 3º Ciclo de Estudos, a instituição “reforça a capacidade para formar profissionais com uma visão interdisciplinar e inovadora na referida área. É também um passo importante para reforçar a linha de investigação ‘Turismo e Populações’ do CIDEHUS”, sublinhou a Reitora.

O turismo integra uma das seis áreas estratégicas do Plano de Desenvolvimento da UÉVORA (2023/2026), sob o eixo ‘Património, Turismo e Artes’. Segundo a Reitora, esta área tem desempenhado um papel crucial no crescimento socioeconómico do Alentejo. “A Universidade de Évora assume-se como uma parceira estratégica na formação de profissionais capazes de implementar um modelo de turismo sustentável, inovador e competitivo. Inserida numa região rica em património histórico, cultural e natural – que é, por si só, um atrativo turístico e campo de estudo relevante –, a aprovação do Doutoramento em Turismo reafirma o papel central da instituição no desenvolvimento da região”, disse Hermínia Vasconcelos Vilar.

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ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais

A instituição tem sido requisitada por cadeias de hotéis da Grécia, Espanha e Dubai, que procuram estudantes de hotelaria e turismo desta escola para estágios.

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A Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE) aumentou em 25% no número de estagiários colocados fora do país.

De acordo com a instituição, 112 dos 754 estagiários do ano letivo 2023/2024 foram colocados em estágios fora do país, em 16 latitudes – um aumento de 25% face ao ano letivo anterior, em que foram registados 90 estágios internacionais.

No pódio de destinos surgem a Grécia – principalmente os grupos Sani/Ikos e Nana Hotels –, que acolheu mais de metade dos estudantes (53%), seguida de Espanha (18%) e do Dubai (10%), na sequência de um protocolo celebrado com o grupo Jumeirah Hotels and Resorts.

A lista de destinos onde os estudantes da ESHTE estão a cumprir períodos de formação remunerada incluem ainda Marrocos, Cabo Verde, Inglaterra, França, Chéquia, Países Baixos, Canadá, St. Martin, São Tomé e Príncipe, Irlanda do Norte, Alemanha, Áustria e Dinamarca.

Os 112 estudantes a cumprir estágios internacionais provêm das cinco licenciaturas da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, com predominância do curso de Direção e Gestão Hoteleira, seguido de Produção Alimentar em Restauração, Gestão Turística, Informação Turística e Gestão do Lazer e Animação Turística.

“Na ESHTE, os estágios têm um caráter obrigatório, logo no segundo ano, porque são fundamentais para a ambientação dos estudantes ao contexto do mercado de trabalho, e não raras vezes resultam em propostas de trabalho após a conclusão dos cursos. O nosso ensino com pendor aplicado é muito valorizado pelo mercado e a procura pelos nossos estudantes continua a superar largamente a oferta”, salienta Carlos Brandão, presidente da instituição.

No seguimento da aposta na oferta de estágios internacionais, a ESTHE abriu portas para um evento da Placement International, uma empresa suíça de recrutamento e colocação especializada na indústria de hospitalidade de luxo.

Na sessão, realizada no Auditório do Centro de Incubação de Base Tecnológica do Turismo (CIBT), a Placement International apresentou um portefólio com diversas opções de estágios internacionais, com enfoque em dois hotéis Ritz-Carlton localizados na Flórida, nos Estados Unidos da América.

“A procura internacional é uma tendência que tem vindo a acentuar-se e os indicadores apontam para um contínuo crescimento ao longo dos próximos anos. Por um lado, é o reflexo de um mundo cada vez mais globalizado. Por outro, reflete o desejo dos próprios estudantes. Não são apenas as questões financeiras que os movem, mas sim o desejo de ter uma visão mais alargada, de trabalharem pela primeira vez fora do país e, regressando, evoluírem na carreira com mais mundo, com maior conhecimento sobre diferentes realidades”, sintetiza João Pronto, professor-adjunto e coordenador de estágios da instituição.

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