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Mercado e Governo estão cada vez mais conscientes do valor do turismo interno e de interior segundo Pedro Machado

Respondendo a uma questão colocada pelo Publituris, na conferência de imprensa, esta segunda-feira, em Lisboa, de apresentação do Fórum Vê Portugal, cuja nona sessão terá lugar de 29 a 31 de maio, na cidade da Covilhã, Predo Machado, presidente da Turismo de Portugal, entidade que organiza o evento, afirmou que tanto o mercado como o Governo estão cada vez mais conscientes do valor que representa o turismo interno, como do turismo do interior.

Carolina Morgado
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Mercado e Governo estão cada vez mais conscientes do valor do turismo interno e de interior segundo Pedro Machado

Respondendo a uma questão colocada pelo Publituris, na conferência de imprensa, esta segunda-feira, em Lisboa, de apresentação do Fórum Vê Portugal, cuja nona sessão terá lugar de 29 a 31 de maio, na cidade da Covilhã, Predo Machado, presidente da Turismo de Portugal, entidade que organiza o evento, afirmou que tanto o mercado como o Governo estão cada vez mais conscientes do valor que representa o turismo interno, como do turismo do interior.

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“O facto de o secretário de Estado Nuno Fazenda ter introduzido e realizado esta agenda do interior, que foi apresentada no Centro de Portugal, em Viseu, ficou demonstrado que as preocupações que o Fórum Vê Portugal ao longo dos últimos anos colheu e teve eco”, declarou Pedro Machado, para destacar que “talvez pelo facto do próprio secretário de Estado ser um homem do interior ter tido a sensibilidade suficiente e querer hoje construir à volta desta agenda um referencial de esperança para o turismo e para estes territórios de baixa densidade, do interior”.

Sem esquecer que esta terça-feira Nuno Fazenda apresenta, na Covilhã, as novas medidas da apoio ao Turismo e a Agenda para o Turismo de Interior.

O presidente do Turismo do Centro de Portugal lembrou ainda que “o mercado também disse que o interior também é importante. Foi enquanto espaço, território, de produto e destino durante a pandemia e, foi por isso que no Centro de Portugal, em alguns casos crescimentos exponenciais, é certo que, uma janela de tempo, mas as nossas praias fluviais, os nossos hotéis em turismo no espaço rural, os nossos turismo de aldeia, as nossas aldeias históricas, as nossas aldeias do xisto, as nossas barragens, tudo isto em 2020-2021 comparativamente a 2019, em alguns casos até resultados melhores do que antes da pandemia, significa que o próprio mercado fez-nos ver que havia aqui espaço para valorização destes territórios”.

Além disso, num fórum anual promovido pelo Turismo Centro de Portugal que tem vindo a debater grandes questões que têm a ver não só com a evolução do turismo interno, mas também com os desafios que se colocam aos territórios do interior e de baixa densidade, Pedro Machado sublinha que o Governo lançou este ano, na Fitur 2023, com o ministro da Economia, e o secretário de Estado, Nuno Fazenda, a nova agenda para a cooperação transfronteiriça, que é matéria que trabalhamos há alguns anos, desde 2017. OU seja, há hoje um acumulado, uma vontade expressa também de reforçar, não só o turismo interno, como o turismo interno alargado”.

O facto de todos estes objetivos terem estado sempre em sintonia com as preocupações do Vê Portugal, o responsável regional do Turismo sublinha que “existe um conjunto de investidores que estão a apostar claramente nestes territórios e que acreditam no interior, com algumas unidades de alojamento e de restauração de referência, que reconhecem que o interior é o futuro. O luxo do século 2021 é o interior, como dizia Jorge Rebelo de Almeida, presidente do Conselho de Administração do Grupo Vila Galé, na Cimeira do Dia Mundial do Turismo o ano passado. E é o que andamos a dizer há anos: tem tempo, tem segurança, tem espaço e tudo o que é preciso para aqueles que querem ter férias”, afirmou Pedro Machado ao Publituris, indicando que “são razões ou grupos de razões que justificam esta vontade expressa do nosso Fórum Vê Portugal”.

Refira-se que o Centro de Portugal cujo seu principal mercado foi o turismo interno, mesmo antes da pandemia, mas que se intensificou durante o Covid 19. Dados de janeiro a março de 2023 “crescemos no mercado interno 18,45% e março deste ano comparado com o mês homólogo de 2022 aumentámos 11,5%, o que significa que hoje no nosso acumulado, entre nacionais e estrangeiros, tivemos 840 mil dormidas nos dois primeiros meses do ano de nacionais e 400 mil de estrangeiros e, só no mês de março 292 mil dormidas de nacionais e 181 mil de estrangeiros, o que significa que a fatia do mercado nacional é para nós muito importante, e queremos continuar a ser o primeiro destino dos portugueses”, revelou Pedro Machado, para indicar ainda que o Fórum Vê Portugal “sempre tratou de valorizar aquilo que é real e estatisticamente comprovado da importância que o mercado nacional tem para o nosso destino e que se reflete depois num conjunto de vasos comunicantes com até a recuperação que estamos a ter do ponto de vista económico. Mas foi também o mercado interno que ajudou a almofadar as perdas e a recuperar mais rapidamente. Ainda hoje, em alguns destinos do Centro de Portugal é o mercado interno que está a compensar a não recuperação do mercado externo, leia-se o caso de Fátima”, concluiu.

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Reveja a festa dos 85 anos da TAAG em Lisboa

Reveja a festa dos 85 anos da TAAG – Linhas Aéreas de Angola, em Lisboa.

Publituris

No dia 8 de setembro, a TAAG – Linhas Aéreas de Angola comemorou o seu 85.º aniversário no Lumen Hotel & The Lisbon Light Show.

Recorde-se que a TAAG – Linhas Aéreas de Angola resulta da criação da DTA (Divisão de Exploração de Transportes Aéreos de Angola) em 1938, até à transição para a designação atual da TAAG e transformação em sociedade comercial.

Para assinalar a data do 85.º aniversário, a companhia aérea de bandeira nacional apresentou publicamente a sua nova sede, localizada no edifício One Metrópolis, em Talatona, numa cerimónia que juntou colaboradores e stakeholders num momento simbólico de dupla celebração.

Em Lisboa, marcaram presença mais de 120 agentes de viagens, bem como a Embaixadora de Angola em Portugal, Maria Ferreira, e Lisa Mota-Pinto McNally, Chief Commercial Officer (CCO) da TAAG, além de quadros e colaboradores da companhia.

Reveja a festa em vídeo e imagens.

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Edição 2024 da BIT Milão de 4 a 6 de fevereiro

A BIT está de volta. A Bolsa Internacional de Turismo será realizada em Milão de 4 a 6 de fevereiro de 2024. O evento tem vindo a consolidar-se como uma das principais bússolas para entender as novas tendências e necessidades dos viajantes, segundo a organização.

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“Por um lado, ouvimos o mercado e por outro ouvimos os nossos expositores para evidentemente oferecer a todo o setor um evento que possa realmente responder às necessidades e exigências, tanto a nível empresarial, mas também a nível de visão”, assegurou aos jornalistas locais, Paolo Pizzocaro, diretor da BIT Milão.

Este ano haverá o regresso da China, que emergiu das dificuldades da Covid-19, a presença do Japão e dos destinos internacionais mais visitados pelos turistas italianos, liderados por Cuba, Barbados e Jordânia, fatores que permitem à organização do evento preverem uma maior e melhor Feira. A BIT dedicará o domingo especificamente ao mundo dos viajantes enquanto os outros dois dias serão destinados ao segmento empresarial.

Para Paolo Pizzocaro, “a BIT já começou, as maiores entidades italianas já estão a preparar a sua participação, e algumas já se inscreveram, por exemplo temos as grandes regiões que já manifestaram a sua intenção em estar presentes, temos grandes confirmações do mundo internacional, de grandes empresas, organismos internacionais e também algumas grandes notícias, por exemplo o regresso da China e do Japão”.

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Selectair – a maior rede de distribuição turística da Bélgica – vai realizar convenção anual no Alentejo

A Selectair escolheu a região portuguesa do Alentejo para realizar a edição de 2023 da sua convenção anual, de 28 de setembro a 2 de outubro, que deverá contar com cerca de uma centena de participantes, entre palestrantes, membros e parceiros da organização de viagens.

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Com o tema “Inteligência Artificial e Digitalização na Indústria de Viagens”, a conferência Selectair é dedicada ao futuro da indústria de viagens. “É extremamente relevante e abre portas para discussões sobre o futuro da indústria de viagens”, afirmou John Van Wulpen, Account Manager da maior rede de distribuição turística da Bélgica, citado pela imprensa belga. “Durante a conferência, os participantes poderão aumentar o seu conhecimento sobre como as inovações tecnológicas influenciarão o futuro das viagens e do seu trabalho”, acrescentou.

“Com base nas suas experiências, todos os palestrantes orientarão os participantes na exploração dos limites da IA ​​e da digitalização na indústria de viagens”, disse ainda John Van Wulpen.

Por sua vez, Pieter Demuynck, presidente da Selectair, considera que “o Alentejo é um verdadeiro destino fora do comum”, destacando que “apesar de ser uma das maiores regiões de Portugal, poucos turistas ainda a visitam. Ainda assim, é uma jóia absoluta que vale a pena descobrir. Consideramos este destino uma grande mais-valia para os nossos associados”, por isso “temos a convicção de que a edição de 2023 será um grande sucesso”.

 

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Cimeira do Património Cultural Europeu 2023 de 27 a 30 de setembro em Veneza

A cidade de Veneza (Itália) vai receber, entre os dias 17 e 30 de setembro, a Cimeira do Património Cultural Europeu 2023, no âmbito da celebração do 60º aniversário da Europa Nostra, considerada a voz europeia da sociedade civil comprometida com a proteção e celebração do património cultural e natural no continente.

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Esta cimeira, que conta com a presença de Cecilia Bartoli, presidente da Europa Nostra, e de altos representantes das instituições da UE,​ tem como objetivo realçar o papel desta organização na preservação do património cultural na Europa e o compromisso em responder de forma criativa e contundente aos muitos desafios que a sociedade atual e meio ambiente têm enfrentado.

​De acordo com a organização, a escolha de Veneza tem um valor altamente simbólico. A história europeia e o significado desta cidade histórica, combinados com a sua beleza deslumbrante, mas frágil, sempre estiveram no centro da missão da Europa Nostra.

“O nosso 60º aniversário representa a ocasião perfeita para celebrar o contributo significativo da nossa organização para uma Europa baseada em valores e orientada para a cultura, com foco na preservação do património cultural e natural na Europa e fora dela”, indica a entidade, para destacar que “reafirmaremos também o nosso compromisso inabalável de defender o papel vital do património para enfrentar muitos desafios que a nossa sociedade e o ambiente enfrentam hoje”.

Refira-se que a cimeira de Veneza surge num momento de desenvolvimentos recentes importantes para a Europa Nostra, que inclui, nomeadamente, o projeto European Heritage Hub, que realizará o seu primeiro evento público em Veneza. O Fórum da Plataforma do Património Europeu demonstrará que o património cultural é um recurso estratégico para uma ação climática eficaz na Europa e fora dela. De destacar ainda o Ágora Anual da Política do Património Europeu, que este ano se concentrará no papel essencial da cultura e do património na promoção de um sentido de Cidadania Cultural Europeia.

Durante a cimeira serão ainda conhecidos os vencedores dos Prémios Europeus do Património 2023.

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XXI Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável em Fátima vai coincidir com XI IWRT

O XXI Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável realiza-se nos dias 22 e 23 de fevereiro de 2024, em Fátima, tendo a Câmara de Ourém aprovado um protocolo nesse sentido. O evento vai coincidir com a realização do XI IWRT (Workshop Internacional de Turismo Religioso).

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Foi aprovado na última reunião da Câmara Municipal de Ourém um protocolo que define os termos de cooperação entre a ACISO, ARPT Centro, Município de Ourém e Fundação São José para a organização do XXI Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável (CITRyS), na cidade de Fátima.

O evento, que decorrerá em Fátima nos dias 22 e 23 de fevereiro de 2024, conta com o cofinanciamento e cooperação conjunta destas entidades, de forma a viabilizar a realização do referido evento em data coincidente com a realização do XI Workshop Internacional de Turismo Religioso.

O município de Ourém, além de assumir 50% do financiamento do XXI Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável, responsabiliza-se com as despesas da realização de um pré ou post tour, num roteiro pelo concelho.

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‘Turismo fator de coesão nacional’ é tema da Conferência da CTP no Dia Mundial do Turismo

A Confederação do Turismo de Portugal (CTP) assinala o Dia Mundial do Turismo, que se celebra a 27 de setembro, com uma conferência dedicada ao tema “Turismo como fator de coesão nacional”, no hotel NAU Salgados Palace (Palácio de Congressos do Algarve), em Albufeira.

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“Nesta conferência, onde assinalaremos o Dia Mundial do Turismo, serão abordados temas fulcrais da atividade turística em Portugal, numa altura em que, depois da pandemia, ainda enfrentamos desafios como a guerra e as suas consequências económicas”, destaca o presidente da CTP.

No entanto, conforme explica Francisco Calheiros, “pretendemos olhar para o futuro. Os números da atividade este ano confirmam a recuperação já iniciada em 2022, pelo que se pretende continuar a projetar o Turismo como um importante fator de desenvolvimento económico e social, quer a nível regional, quer no País em geral’, por isso termos escolhido como tema desta conferência “Turismo fator de coesão nacional”, afirmou.

Este encontro realiza-se em parceria com a AHETA e conta com o apoio da Região de Turismo do Algarve e da Câmara Municipal de Albufeira.

Assim, “é uma honra para a AHETA ser parceira da CTP neste importante evento do Turismo nacional e uma honra para o Algarve receber esta conferência que assinala o Dia Mundial do Turismo, onde se irão debater importantes temas da atualidade turística”, refere Hélder Martins, presidente da AHETA.

Várias personalidades ligadas direta ou indiretamente ao setor vão discutir o estado atual do Turismo, bem como o seu papel enquanto fator de desenvolvimento territorial e as perspetivas de futuro da atividade turística.

A conferência contará, na sessão de abertura, com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa (através de mensagem vídeo); o Primeiro-Ministro, António Costa; o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo e o presidente da CTP, Francisco Calheiros. O ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, presidirá à sessão de encerramento.

 

O keynote speaker da Conferência será o CEO do Millennium BCP, Miguel Maya, ao qual se seguem dois painéis de debate.

“O Turismo e o desenvolvimento territorial” será o tema do primeiro debate, que contará com a presença de Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial; André Gomes, presidente da Região de Turismo do Algarve; Miguel Campos Cruz, presidente da Infraestruturas de Portugal; Alexandre Solleiro, CEO da Highgate Portugal e António Brochado Correia, Territory Manager Partner da PwC Portugal.

Já no segundo painel de debate, sobre o tema “Algarve e o futuro do Turismo” estarão presentes o secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda; Hélder Martins, presidente da AHETA; José Apolinário, presidente da CCDR Algarve; Nuno Sepúlveda, presidente do Conselho Nacional da Indústria do Golfe e António Moura Portugal, diretor executivo da RENA (Associação das Companhias Aéreas em Portugal).

 

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63.º Congresso da ICCA ruma a Abu Dhabi

A ICCA explica que recebeu diversas propostas para a realização do evento e optou por Abu Dhabi por ser “uma das capitais mais modernas e vibrantes do mundo, um destino conhecido pela sua hospitalidade, cortesia e excelentes instalações de última geração”.

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A ICCA – International Congress and Convention Association vai realizar o seu 63.º Congresso em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, encontro que vai ter lugar entre 20 e 23 de outubro de 2024 e que vai ser dedicado à sustentabilidade.

Num comunicado enviado à imprensa, a ICCA explica que recebeu diversas propostas para a realização do seu 63.º Congresso, tendo optado por Abu Dhabi por ser “uma das capitais mais modernas e vibrantes do mundo, um destino conhecido pela sua hospitalidade, cortesia e excelentes instalações de última geração”.

O encontro vai decorrer no Centro Nacional de Exposições de Abu Dhabi (ADNEC), que conta com 133.000 metros quadrados de área e é “um local multifuncional”, que se adequa perfeitamente ao evento.

Além da própria cidade e das condições das instalações, a ICCA teve também em conta a facilidade com que é possível viajar para Abu Dhabi, assim como a vasta oferta de alojamento e a existência de atrações variadas para o programa social do evento.

“A ICCA reconhece como Abu Dhabi compreende o papel transformador que os grandes eventos internacionais podem desempenhar e como os delegados reunidos de todo o mundo podem encontrar-se, partilhar e aprender num espírito de abertura e possibilidade”, congratula-se Senthil Gopinath, CEO da ICCA, que considera que o encontro de Abu Dhabi tem tudo para ser “um evento marcante”.

Já Saleh Mohamed Al Geziry, diretor-geral de Turismo do Departamento de Cultura e Turismo de Abu Dhabi, considera que a escolha de Abu Dhabi para a realização deste evento “demonstra o crescimento do emirado como destino MICE”.

“Através do nosso compromisso de estabelecer parcerias estratégicas, posicionámos Abu Dhabi como um centro dinâmico onde as empresas e a inovação prosperam. Ao oferecer uma ampla variedade de locais distintos, hotéis e opções culturais, de lazer e entretenimento durante todo o ano, oferecemos experiências de viagens e negócios para todos os nossos visitantes MICE”, destaca o responsável.

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Primeiras conferências do WTM London 2023 já são conhecidas

A realizar de 6 a 8 de novembro, em Londres, a organização do WTM London 2023 dá a conhecer as primeiras conferências a realizar no evento.

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Londres será de 6 a 8 de novembro a capital do turismo mundial, com a realização do World Travel Market (WTM) 2023. A organização deu a conhecer as primeiras conferências agendas para os três dias do evento, antecipando que serão mais de 60 as sessões de conferências divididas por três palcos que adotam os nomes de Discover, Elevate e Innovate.

Dando resposta à procura que estas sessões tiveram no evento de 2022, onde marcaram presença mais de 9.000 visitantes, a organização resolveu aumentar o tamanho dos palcos e em vez de haver um palco, existirão três palcos com a mesma importância.

As oito sessões de conferências terão as designações de Sustainability, Technology, Geo-Economics, Emerging Markets, Consumer Trends, Marketing, Diversity & Inclusion (D&I) e Experience.

Assim, do programa que foi dado a conhecer agora, destaque para o Conferência dos Ministros do Turismo, em associação com a Organização Mundial do Turismo (OMT) e o World Travel & Tourism Council (WTTC), a realizar no dia 6 de novembro.

Na sua 17.º edição, este importante evento reúne o maior encontro de dignitários de todo o mundo para discutir e ratificar os principais acordos de turismo. O “Summit” acontecerá no primeiro dia da WTM Londres 2023. Esta é uma mudança em relação aos anos anteriores, quando ocorreu no segundo dia e significa a crescente importância do “Summit” para a indústria mundial de viagens e turismo.

Também na segunda-feira, 6 de novembro, os participantes poderão assistir ao lançamento da nova pesquisa da WTM: “WTM Presents…A Global Travel Outlook”. Os delegados obterão informações sobre as tendências que moldam o futuro das viagens com uma apresentação do novo WTM Global Travel Report, apoiado por analistas da Oxford Economics.

Esta sessão dará voz às novas necessidades dos viajantes, destinos emergentes e em crescimento, e revelará comportamentos e tendências para 2024 e além.

No Segundo dia do WTM, realizar-se-á o “Diversity & Inclusion Summit (D&I)”. Este “Summit” abordará por que uma empresa de viagens pode ter um desempenho melhor com diversas forças de trabalho e a importância da inclusão no desenvolvimento da estratégia de viagens de lazer. A promoção do sentimento de pertença com consideração pelos grupos sub-representados garantirá que as viagens sejam acessíveis a todos, independentemente de gênero, etnia, orientação sexual ou origem socioeconômica.

Entre as sessões, Darren Edwards, um aventureiro deficiente que quebrou recordes, examinará o estigma em torno da deficiência e explorará maneiras pelas quais as empresas podem superar preconceitos subconscientes.

Já o “Technology Summit” cobrirá sessões como “Building Cities for Smart Tourism”; o futuro da tecnologia; e AI – Oportunidades Ilimitadas de Mudança no Setor de Viagens.

Além disso, na terça-feira, 7 de novembro, no Innovate Stage, a comunidade de viagens ouvirá Tom Hall, vice-presidente da Lonely Planet, que analisará como as mudanças no comportamento e nas prioridades dos viajantes mudaram o panorama das viagens.

Para o último dia do WTM London 2023 está marcada o “Marketing Summit”. As sessões de marketing abrangerão a orientação por dados; contar histórias e interagir com influenciadores. As sessões de quarta-feira também abordarão o futuro do marketing e das ferramentas digitais no marketing de viagens.

No que diz respeito à sustentabilidade, o “Sustainability Summit” abordará as muitas barreiras que a sustentabilidade ainda enfrenta na indústria de viagens e a sessão pretende descobrir como a educação, os benefícios socioeconómicos e o financiamento eficaz podem gerar mudanças positivas e incentivar a adoção de práticas sustentáveis em todo o setor.

Entre as sessões obrigatórias: “Where Next? Reimagining tourism” mostrará um clima em constante mudança, revelando como é o bom turismo à medida que os desafios do clima e da biodiversidade pioram.

Brooke Gilbertson, International Conference Manager do WTM London, admite que, “para aqueles que procuram uma visão macro da indústria de viagens e uma compreensão mais profunda das forças que a moldam, o WTM London 2023 é uma feira imperdível com palestrantes vindos de todos os cantos do mundo para espalhar o seu conhecimento em todos os elementos da indústria de viagens”.

O jornal PUBLITURIS será, mais uma vez, Media Partner do WTM London 2023.

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Crédito: Gustavo Merolli

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35.ª edição do Festuris lançada oficialmente em Porto Alegre

A 35.ª edição do Festuris – grande evento de negócios turísticos das Américas – foi lançada, recentemente, em Porto Alegre.

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O Festuris – Feira internacional de Turismo de Gramado que acontece de 9 a 12 de novembro, em Gramado, no Centro de Feiras do Serra Park, foi lançado, oficialmente, no passado dia 15 de agosto.

Uma das grandes novidades, e que acompanha a procura do mercado de negócios turísticos, é a ampliação de espaço físico do evento em 20%, indicando a organização que, pela primeira vez, o Festuris utilizará os três pavilhões do Centro de Feiras do Serra Park. Dois deles completamente com stands, e o Meeting, parte do conteúdo do evento, ganhou espaço exclusivo no terceiro pavilhão. Como uma das ações de sustentabilidade da organização, os pavilhões são chamados de Araucária, Hortênsia e Plátano.

Nesta histórica, que tem como mote “Capital Humano: chave da transformação”, são esperados 15 mil participantes, revelando a organização que “são mais de 2.700 marcas em exposição e 40 destinos internacionais representados.

Marta Rossi, à frente do evento desde a criação, apontou que o Festuris não é apenas uma feira. “O turismo é feito de pessoas para pessoas, e o Festuris é um organismo vivo”.

Sustentado pela relevância e compromisso com o trade turístico, o Festuris fideliza os seus expositores, sendo prova disso os 75% de espaços de todo o evento que são de clientes que renovam contratos há anos.

O impacto económico do Festuris
Em 2022, o impacto económico em Gramado, devido a realização do evento, foi de 25 milhões reais (mais de 4,6 milhões de euros), antevendo a organização, com base nas estimativas apresentadas até aqui, além do grande envolvimento do trade turístico com o evento, que a movimentação na economia local possa aproximar-se dos 40 milhões reais, ou seja, mais de 7,3 milhões de euros.

O volume de negócios gerados na feira, em 2022, resultou no valor de 350 milhões reais (cerca de 65 milhões de euros). Já as perspetivas para 2023 são de 400 milhões reais (perto de 75 milhões de euros) de negócios gerados a partir das reuniões agendas no evento.

Segmentação dos espaços
O grande aliado do Festuris são os espaços segmentados, aparecendo em destaque áreas como Green & Experience, LGBT+, Business & Innovation, Food and Drinks, Wedding e Luxury.

Um exemplo da força da segmentação é destacada pela organização com o Espaço Luxury. Na sua 8.ª edição, a área bateu todos os recordes a pouco menos de 90 dias do evento iniciar. Com 800m² de área física, os espaços foram 100% comercializados, o que comprova, por parte do mercado nacional e internacional, o Luxury como uma excelente plataforma para realizar negócios neste segmento.

O projeto conta com 72 marcas em exposição, contando com operadoras, destinos, nacionais e internacionais, redes de hotéis e resorts, companhias aéreas e marítimas, entre outras.

A programação também é exclusiva e cria uma atmosfera de negócios com relacionamentos qualificados no Espaço Luxury do Festuris. O Espaço Wedding é um aliado do segmento de luxo e, mais uma vez, terá um espaço no Festuris apresentando wedding destinations e outras novidades do segmento de casamentos, algo em ascensão no Brasil.

Outro dos espaços em destaque e que apareceu, pela primeira vez no Festuris há 14 anos, é o Espaço LGBT+. A cada ano, novos destinos e empresas, que atuam também com o foco na comunidade LGBT+, integram-se nesta área, apresentando talks sobre o mercado turístico do nicho, além de trocas de ideias com personalidades LGBT+.

Os espaços Green & Experience e Business & Innovation somam-se aos demais sempre com o intuito de facilitar a jornada de trabalho dos agentes de viagens que participam para fechar negócios no Festuris.

O Green tem uma ativação mais voltada aos destinos e marcas que trabalham o turismo verde e de aventura. Neste espaço há o apoio da ONG Greenpeace que atende ao participante com foco na conscientização e preservação do meio ambiente.

No Business, além dos expositores da área do corporativo, há também espaço para as novidades em tecnologia, startups e lazer. Os conteúdos, com cerca de 15 minutos de apresentação, agregam a programação dos talks.

Com a gastronomia como indutora do turismo, em 2022, o Festuris lançou o espaço Food & Drinks com uma área dedicada às experiências gastronómicas, frisando os dados do Ministério do Turismo do Brasil que a gastronomia é um dos indutores do turismo, sendo o terceiro ponto elencado pelas pessoas na hora de decidir uma viagem.

De referir ainda que o país convidado da 35.ª edição do Festuris é o Uruguai, convite que será formalizado no próximo dia 31 de agosto, em Montevidéu, ocasião em que o ministro do Turismo do Uruguai, Tabaré Viera, formalizará esta parceira, facto que ressalva a importância da participação do país que está presente desde a segunda edição do Festuris.

 

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Rio de Janeiro não quer deixar a ABAV Expo voltar a sair da cidade

Depois de 11 anos e com 100% dos espaços comercializados, a Abav Expo, considerado o maior evento do Turismo do Brasil, está de volta ao Rio de Janeiro, e a cidade não quer deixá-la fugir de novo. A 50ª edição acontecerá no Riocentro, de 27 a 29 de setembro, e promete ser ainda mais grandiosa e sustentável.

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As entidades organizadoras apresentaram, recentemente, os números desta 50ª edição. Um público diverso, entre 36 e 40 mil visitantes, é esperado nos mais de 37 mil metros dos pavilhões 3 e 4 do Riocentro. Serão aproximadamente duas mil marcas expositoras; 37% de aumento no número de operadores; 86% de aumento de novos expositores ou que não foram expositores nos últimos dois anos; 15 destinos internacionais; 25 unidades da Federação com standes próprios; 22 empresas do segmento hoteleiro com estandes próprios; e 23 empresas de tecnologia. Haverá também a área de artesanato Vivências do Rio.

Aguardada esta a palestra de Steve Wozniak, cofundador da Apple ao lado de Steve Jobs, que decorrerá na cerimónia de abertura do evento, a27 de setembro, Dia Mundial do Turismo. Wozniak, que é reconhecido mundialmente na área tecnologia, falará sobre tendências e novidades como Inteligência Artificial e como atua na nossa sociedade.

O programa ainda engloba 50 compradores internacionais de alto potencial de negócios para se relacionarem com empresários do turismo brasileiro. Com o mote “O mundo todo do turismo se encontra lá”, a feira receberá compradores de diversos países, tais como dos Estados Unidos, México, Argentina, Paraguai, Chile, Uruguai, Peru, Colômbia, Bolívia, Espanha, Itália, Alemanha, Reino Unido, Holanda e Portugal.

Na edição de 2023, o evento traz um consistente programa de ESG no Turismo. Inspirada pela Agenda 2030, a Abav Nacional comprometeu-se com o desenvolvimento sustentável em suas três dimensões — social, ambiental e económica, intitulando-a Jornada Abav ESG.

Para garantir a acessibilidade, estão previstas visitas guiadas para deficientes visuais e auditivos, bem como carros RXV com motoristas para levar as pessoas com limitações de mobilidade até os espaços de credenciação, onde poderão utilizar scooters internamente. Além disso, uma EcoPista será instalada para captar energia cinética, economizando energia que seria utilizada em diversas atividades durante a feira.

Durante três dias, a 50ª edição da ABAV Expo será palco de um grande ambiente de negócios, relacionamento e capacitações, com novidades tecnológicas e ações de ESG, foi confirmado.

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