Créditos: Sérgio Freitas
Braga celebra protocolo de colaboração com o Turismo de Portugal para formar profissionais do setor
Em causa está o programa “Formação +Próxima”, através do qual serão realizadas diversas atividades nos próximos meses pela Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo.
Publituris
Açores já ostentam Certificação Ouro como Destino Sustentável
Espanha recebe 74 milhões de turistas internacionais até setembro
Turismo do Algarve com agenda de promoção repleta em novembro
Nortravel disponibiliza já cinco circuitos na Europa 2025
Turismo cresce em setembro à custa dos não residentes
MSC Cruzeiros com grande variedade de Grand Voyages para este inverno
Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde forma também jovens guineenses e são-tomenses
EXPLORA I e EXPLORA II voltam às Caraíbas na temporada de inverno
TUI Portugal lança pela primeira vez catálogo “Noivos 2025”
Centro de Portugal quer ser referência nacional no ecoturismo
O Município de Braga celebrou esta quarta-feira, 3 de maio, um protocolo de colaboração com o Turismo de Portugal, “que prevê o desenvolvimento e implementação de um plano de capacitação aos profissionais do setor do Turismo do concelho”, como se pode ler em comunicado.
A assinatura do protocolo decorreu no âmbito da iniciativa ‘Governo +Próximo’, que reuniu Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, e Nuno Fazenda, Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Marcaram também presença Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, e Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte.
Em causa está o programa “Formação +Próxima”, que pretende “descentralizar a formação em turismo e adaptá-la às necessidades locais, por todo o território nacional, à diversidade das empresas do sector e extensível a toda a cadeia de valor do turismo, num programa de formação que seja mais próximo das pessoas e das necessidades dos territórios”.
O programa apresenta-se ainda como um instrumento de captação de talento, qualificando pessoas de outros sectores ou desempregados que queiram ingressar no sector do turismo.
Além de Braga, os municípios de Amares, Cabeceiras de Basto, Póvoa de Lanhoso, Terras de Bouro, Vieira do Minho, Vila Verde e Vizela formalizaram os respetivos acordos de cooperação, passando o distrito a contar agora com 13 municípios aderentes ao programa.
No âmbito deste protocolo, o Município de Braga vai realizar diversas atividades nos próximos meses, desenvolvidas pela Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo. Estas incluem ações como: ‘Welcome to Braga’; conceção de itinerários turísticos; formação em comunicação cortesia e orientação para o cliente; importância das soft skills em contexto laboral; novas tendências da gastronomia e vinhos; ‘Sustentabilidade 1.0: Pensar Global, Agir Local’ e formação em atendimento inclusivo.