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Emprego e Formação

Braga celebra protocolo de colaboração com o Turismo de Portugal para formar profissionais do setor

Em causa está o programa “Formação +Próxima”, através do qual serão realizadas diversas atividades nos próximos meses pela Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo.

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Braga celebra protocolo de colaboração com o Turismo de Portugal para formar profissionais do setor

Em causa está o programa “Formação +Próxima”, através do qual serão realizadas diversas atividades nos próximos meses pela Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo.

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O Município de Braga celebrou esta quarta-feira, 3 de maio, um protocolo de colaboração com o Turismo de Portugal, “que prevê o desenvolvimento e implementação de um plano de capacitação aos profissionais do setor do Turismo do concelho”, como se pode ler em comunicado.

A assinatura do protocolo decorreu no âmbito da iniciativa ‘Governo +Próximo’, que reuniu Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, e Nuno Fazenda, Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Marcaram também presença Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, e Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte.

Em causa está o programa “Formação +Próxima”, que pretende “descentralizar a formação em turismo e adaptá-la às necessidades locais, por todo o território nacional, à diversidade das empresas do sector e extensível a toda a cadeia de valor do turismo, num programa de formação que seja mais próximo das pessoas e das necessidades dos territórios”.

O programa apresenta-se ainda como um instrumento de captação de talento, qualificando pessoas de outros sectores ou desempregados que queiram ingressar no sector do turismo.

Além de Braga, os municípios de Amares, Cabeceiras de Basto, Póvoa de Lanhoso, Terras de Bouro, Vieira do Minho, Vila Verde e Vizela formalizaram os respetivos acordos de cooperação, passando o distrito a contar agora com 13 municípios aderentes ao programa.

No âmbito deste protocolo, o Município de Braga vai realizar diversas atividades nos próximos meses, desenvolvidas pela Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo. Estas incluem ações como: ‘Welcome to Braga’; conceção de itinerários turísticos; formação em comunicação cortesia e orientação para o cliente; importância das soft skills em contexto laboral; novas tendências da gastronomia e vinhos; ‘Sustentabilidade 1.0: Pensar Global, Agir Local’ e formação em atendimento inclusivo.

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push4tourism convida startups a candidatarem-se ao seu programa de Open Innovation

As inscrições para a edição de 2023 do push4tourism – Open Innovation, estão abertas até ao próximo dia 13 de outubro. Trata-se de um programa de inovação aberta, criado pela Gesentrepreneur, que, nos últimos cinco anos, apoiou a criação de mais de 200 projetos na área do turismo, com a chancela do Turismo de Portugal.

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Os candidatos a esta edição devem ter, pelo menos, um produto, serviço ou solução que contribua para a resolução de um dos macro desafios apresentados pelos chamados parceiros piloto, um máximo de sete anos de atividade, bem como um profissional a full-time afeto ao projeto.

Serão apresentados macro desafios pelos parceiros piloto, dos quais se destacam, entre outros, os grupos Vila Galé, AP Hotels & Resorts, Barraqueiro, a ATRIAM, Verso Move, Avila Spaces, Dolce Travel e a Quinta dos Pastores.  A partir daqui as startups e empreendedores participantes serão envolvidos em dinâmicas de cocriação e codesenvolvimento que procurem dar respostas a domínios como a gestão sustentável das empresas e dos destinos; a gestão baseada em dados; a otimização das operações e negócios das empresas, mobilidade inteligente e sustentável; e o enriquecimento e melhoria da experiência do turismo.

Para inscrições e mais informações, as startups e empreendedores interessados poderão consultar o website do programa, disponível em: www.push4tourism.pt.

Sérgio Póvoas, coordenador do programa, está convicto que o push4tourism “contribuirá para que todos os que nele participem, desde os parceiros piloto até às startups e empreendedores, beneficiem de conhecimentos, processos e mecanismos de inovação na indústria do turismo que sejam mais do que uma simples resposta pontual a crises ou conjunturas desfavoráveis, estabelecendo níveis mais sólidos de estruturação, diferenciação e ambição”.

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Politécnico de Coimbra vai ensinar enologia, turismo, saúde e bem-estar e desporto na Bairrada

Os concelhos de Anadia e Mealhada (Bairrada) vão acolher um polo do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) onde serão ministrados cursos centrados nas áreas da enologia, turismo, saúde e bem-estar e desporto, áreas consideradas intrinsecamente relacionadas com a região.

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Este polo, intitulado Escola Bairradina, é criado ao abrigo de um protocolo tripartido, celebrado entre o IPC e os municípios de Anadia e Mealhada, e válido por cinco anos.

De acordo com o protocolo tripartido, a implementação da Escola da Bairrada, muito desejada pelas duas autarquias, tem como objetivos principais promover oferta formativa com vista ao desenvolvimento de “formações superiores não conferentes de grau como cursos técnicos superiores profissionais, micro credenciações e pós-graduações em áreas de especial diferenciação do território da Bairrada, tendo em consideração as áreas de forte impacto no território” dos referidos municípios.

No concelho de Anadia, o polo irá funcionar no rés-do-chão do edifício do Colégio Nacional (antiga Escola Secundária de Anadia), que está a ser transformado em residência de estudantes.

As instalações do polo serão localizadas junto ao Complexo Desportivo da Mealhada, uma zona com estação de caminho-de-ferro e transportes coletivos.

Competirá ao Politécnico de Coimbra a coordenação da Escola da Bairrada, a organização logístico-administrativa, o desenvolvimento da oferta formativa, bem como dinamizar ações de promoção das atividades e ações a realizar, no âmbito da Escola, enquanto os dois municípios envolvidos terão de proporcionar os espaços físicos para a implementação das instalações, alocar os recursos humanos necessários ao funcionamento dos espaços no âmbito dos cursos do IPC, promover a oferta formativa na região, assim como divulgar a Escola.

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Escolas do Turismo de Portugal: 76% dos diplomados integram mercado de trabalho logo após formação

A percentagem de diplomados das Escolas do Turismo de Portugal que integraram o mercado de trabalho imediatamente após a conclusão do curso em 2022 subiu dois pontos percentuais em relação ao ano anterior. Uma grande fatia destes diplomados está empregada sob um contrato de trabalho a termo certo e exerce funções em áreas de atividade no canal Horeca.

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De entre os alunos que completam a formação nas escolas do Turismo de Portugal, 94% conseguem uma integração imediata no mercado de trabalho ou reforçam a sua formação. A percentagem é apontada pelo estudo de inserção profissional 2022, que analisa anualmente a inserção profissional dos alunos diplomados até um ano após a conclusão dos cursos.

De acordo com esta análise, a taxa de atividade de 94% divide-se em 76% de diplomados que entram no mercado de trabalho – um aumento de 2 pontos percentuais face ao ano anterior –, e 18% que escolhem “reforçar a formação”, como indicado em nota de imprensa.

Uma grande fatia destes diplomados está empregada sob um contrato de trabalho a termo certo (86%), sendo que 8% dos diplomados desenvolvem atividade ao abrigo de estágio profissional e 4% presta serviços por conta própria.

Do total de inquiridos, questionados seis meses após a formação, 89% exercem funções no setor do turismo, em áreas de atividade no canal Horeca, nomeadamente na hotelaria (38%), restauração (48%) e na área do turismo (4%).

O estudo aponta ainda para cursos com uma taxa de empregabilidade de 100%, como é o caso dos cursos de: Técnico(a) de Restaurante/Bar (100%); Culinary Arts, Food & Beverage; Hospitality Operations Management; Técnicas de Serviço de Restauração e Bebidas; Técnicas de Cozinha/Pastelaria.

“Estes números continuam a traduzir a aposta do Turismo de Portugal e da sua rede de escolas na formação dos profissionais do setor e a melhoria contínua que se verifica nas condições que lhes são proporcionadas no setor. Existe ainda um caminho a percorrer que depende também do empenho dos agentes do setor e para o qual queremos continuar a contribuir em tudo o que nos for possível”, afirma Ana Paula Pais, diretora da área de formação do Turismo de Portugal, em nota de imprensa.

No ano letivo de 2021/2022, 769 alunos concluíram a sua formação, tendo obtido os níveis 4 e 5 de qualificação, através da conclusão com aproveitamento de cursos de dupla certificação (Nível 4), cursos on-the-job (Nível 4 e 5) e cursos de especialização tecnológica (Nível 5).

Os questionários de inserção foram lançados on-line, através do portal das escolas. O processo de inquirição foi concluído com 415 respostas ao questionário a um mês da conclusão dos cursos, bem como com 366 respostas ao questionário a seis meses após a conclusão dos cursos, correspondendo, respetivamente, a uma taxa de resposta de 54% e de 48%.

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Portugal Duty Free tem nova diretora de Marketing

Claudia Carvalho é a nova diretora de Marketing da Portugal Duty Free.

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Cláudia Carvalho é a nova diretora de Marketing da Portugal Duty Free. Com 19 anos de experiência em marketing no setor do Grande Consumo e do Retalho, em mercados como Portugal, Espanha e Itália, a profissional integra a Portugal Duty Free para liderar o futuro e o crescimento da marca especialista em travel retail, que tem a seu cargo a gestão de mais de 30 lojas nos aeroportos nacionais.

“Depois de vários anos a contribuir para o desenvolvimento de marcas em diversas categorias Fast Moving Consumer Goods fora do país, é com enorme entusiasmo que regresso a Portugal para o desafio Portugal Duty Free, uma marca jovem que pretende revolucionar a experiência de compra nos aeroportos. Pretendemos que todos os passageiros que visitam os nossos espaços, tenham uma experiência única e levem consigo o que de mais autêntico temos em Portugal”, afirma Cláudia Carvalho.

Do currículo de Cláudia Carvalho faz parte a gestão de produto para marcas como a LG, a Johnson&Johnson, a Prénatal, a Pam Panorama, rede de supermercados a operar no mercado Italiano desde 1958, ou a Italchimica, empresa de produtos cosméticos, também Italiana. Mais recentemente foi responsável pelo Marketing da Dyrup em Portugal.

Licenciada em Economia pela Universidade Nova de Lisboa, a profissional iniciou o seu percurso com um estágio na Unilever, tendo depois passado pela Henkel e PepsiCo, empresa responsável pela representação e distribuição em Portugal de marcas como a Pepsi ou a Matutano.

A Portugal Duty Free é uma empresa especializada na exploração e gestão de lojas nos aeroportos nacionais, cuja missão é fazer das compras no aeroporto a parte mais esperada de cada viagem, através de experiências únicas, num ambiente internacional e personalizado. Atualmente está presente, com mais de 30 lojas, multimarca e fashion, nos aeroportos de Lisboa, Porto, Faro, Madeira, Ponta Delgada (Açores), Santa Maria (Açores) e Horta (Açores).

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ADHP lança em outubro novo curso de especialização em Direção Hoteleira

Com início a 10 de outubro de 2023 e término a 2 de março de 2024, em formato online, a ADHP – Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal vai promover uma nova edição do curso de especialização em Direção Hoteleira.

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Esta formação da ADHP insere-se no âmbito da continuidade da aposta num corpo docente composto por profissionais de referência e num programa pensado para responder aos desafios da hotelaria atual.

O curso terá uma duração total de 336 horas e as aulas decorrerão de terça-feira a sexta-feira, das 18h30 às 22h30, e no sábado, das 9h às 13h. As turmas terão um máximo de 20 formandos e a conclusão com aproveitamento dá direito a um Certificado de Formação Profissional emitido pela ADHP.

De referir que sendo a ADHP entidade formadora certificada pela DGERT, as horas de formação, deste curso, são válidas para a formação continua obrigatória a ser facultada pelas empresas.

O curso de especialização em Direção Hoteleira visa contribuir para incrementar a competência técnica dos profissionais, para dar resposta a uma hotelaria em constante mudança através da atualização de conhecimentos técnicos e do desenvolvimento de aptidões importantes para o bom exercício da profissão, diz a ADHP em nota de imprensa. Por isso, vai contar com um corpo docente constituído por profissionais de referência com carreiras consolidadas na hotelaria, formação superior especializada e experiência em funções de docência, acrescenta.

O curso abrange todas as dimensões da operação – alojamento, comidas e bebidas, vendas, manutenção, segurança, qualidade, recursos humanos e gestão. Também são abordadas tendências prementes, como se verifica nos módulos e-commerce na hotelaria, legislação laboral ou gestão ambiental.

“A Academia de Formação da ADHP é um dos eixos da nossa associação, que tem como missão contribuir para a valorização e qualificação contínua dos diretores de hotel, lembra Fernando Garrido, presidente da ADHP, para sublinhar que este curso “é a nossa principal iniciativa neste âmbito e seguramente uma das mais abrangentes”.

O curso é direcionado para profissionais com experiência profissional que pretendam evoluir na carreira, ou que queiram desenvolver competências na área de gestão, com vista ao exercício da função de diretor de hotel, mas também para diretores com experiência que desejam atualizar os seus conhecimentos e preparar-se para o futuro. Por isso, “mantemos uma relação de grande proximidade com o mercado, no sentido de auscultar as transformações da hotelaria, perceber as necessidades das empresas e ter do nosso lado, a lecionar, profissionais com grande know-how prático e um elevado conhecimento da realidade diária dos hotéis”, destacou o presidente da ADHP.

Fernando Garrido revelou ainda que “estamos igualmente a lançar no mercado formações modulares, em diferentes áreas, como revenue mangement, legislação hoteleira e laboral aplicável nas ilhas da Madeira e Açores, gestão financeira, protocolo nas normas de serviço na hospitalidade de luxo, promoção turística – posicionamento nos mercados, entre outras”.

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Emirates procura tripulantes de cabina em Portugal

A Emirates volta a realizar os Open Days para encontrar novos talentos para tripulação de cabina em Portugal.

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A Emirates está à procura de candidatos portugueses para se juntarem à sua equipa internacional de tripulação de cabina. Durante este mês de setembro, a companhia aérea estará presente em Lisboa, nos dias 13 e 27 de setembro (Radisson Blu Lisbon), no Porto, no dia 15 de setembro (Mercure Porto Centro Santa Catarina) e em Faro, no dia 29 de setembro (Eva Senses Hotel).

Os candidatos que pretendam desenvolver a sua carreira com a Emirates podem submeter uma candidatura online, o Curriculum Vitae (CV) atualizado e em inglês, assim como uma fotografia recente.

No entanto, tratando-se de Open Days, os candidatos podem apresentar-se nos dias e locais indicados sem terem submetido a candidatura previamente. Para isso, basta levarem consigo os documentos necessários e garantir que chegam ao local antes da hora de início.

Sendo a segurança uma das principais prioridades da Emirates, “o candidato ideal terá de liderar com confiança e assumir o controlo na gestão dos serviços a bordo, nomeadamente no que se refere aos procedimentos de segurança”, refere a companhia aérea, em comunicado. Toda a tripulação da Emirates irá receber formação de excelência nas modernas instalações da companhia aérea no Dubai.

A Emirates tem uma equipa de tripulação de cabina global, representando 160 nacionalidades, o que reflete a multiculturalidade de clientes e operações internacionais em mais de 130 cidades em seis continentes, utilizando uma frota moderna de mais de 200 aviões de longo curso.

A Emirates diz oferecer aos seus candidatos “ótimas oportunidades de carreira, com excelentes instalações de formação e uma vasta gama de programas de desenvolvimento para os seus colaboradores”. Toda a tripulação da Emirates está baseada na cidade do Dubai, salientando a companhia aérea que “usufrui de um pacote salarial distintivo no mercado que inclui uma variedade de benefícios tais como um salário isento de impostos, alojamento gratuito oferecido pela companhia, transporte gratuito de e para o trabalho, excelente cobertura médica, bem como descontos exclusivos em compras e atividades de lazer no Dubai”.

De referir que a Emirates voa para Portugal há 11 anos e oferece atualmente 14 voos semanais a partir de Lisboa.

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Abertas inscrições para o WeMED NaTOUR

Estão abertas as inscrições para o programa de capacitação do projeto europeu WeMED NaTOUR, destinado às empresas que operam em destinos costeiros e marítimos, anuncia o Turismo de Portugal na sua página web.

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O projeto European Western Mediterranean Nature Tours (EU WeMED NaTOUR é cofinanciado pela Comissão Europeia, e centra-se no desenvolvimento do turismo escolar em sítios marinhos naturais, áreas protegidas e destinos marítimos/costeiros no Mediterrâneo Ocidental e na Mauritânia. Está a ser conduzido por sete entidades transcontinentais especializadas em diferentes domínios, entre as quais o Turismo de Portugal.

No âmbito deste projeto, segundo o Turismo de Portugal, foi desenvolvido um programa de capacitação para PME do turismo, que decorrerá em formato online entre 2 e 23 de outubro, com o objetivo de aprofundar o seu conhecimento no domínio do turismo sustentável e das viagens amigas do ambiente nos destinos costeiros e marítimos. No final, as empresas receberão certificação de participação.

O programa é composto por seis e visa disponibilizar às empresas conhecimento e ferramentas​ para: Melhorar e integrar boas práticas ecológicas nas suas operações turísticas e criar experiências inesquecíveis para os seus visitantes, preservando ao mesmo tempo a beleza natural do destino; Dominar as ferramentas e técnicas para aumentar a presença online, alcançar um público global e maximizar o potencial do negócio; Atrair e envolver o público-alvo do turismo escolar.

 

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Solverde procura profissionais

O Grupo Solverde procura talentos para integrar as suas operações em diversas áreas e locais.

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O grupo Solverde está à procura de profissionais que queiram integrar as suas equipas, preenchendo diversas vagas disponíveis a nível nacional.

O grupo refere, em comunicado, que “existem muitas oportunidades em Espinho, Vila Nova de Gaia, Chaves, Portimão, Vilamoura e Monte Gordo”, para funções tão distintas como serviço ao cliente, nadador salvador, terapeuta de spa, restauração, housekeeping ou serviços de manutenção geral, entre outras, nos seus vários hotéis e casinos.

O grupo refere ainda que “compromete-se a respeitar a igualdade de oportunidades, contratando mão-de-obra diversificada e mantendo uma cultura inclusiva”.

As vagas disponíveis poderão ser encontradas no site do grupo Solverde. 

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Les Roches ganha parceria na China e prepara-se para criar rede de campus no país

Xangai deverá ser o primeiro destino chinês a contar com um destes campus de ensino superior de hotelaria, cuja abertura está prevista para 2025, ainda que, no total, estejam previstos “três a quatro campus em todo o país (Xangai, Wuxi, Suzhou)”.

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A Les Roches business school estabeleceu uma parceria com o Mountain Education Group (MEG), o grupo líder de ensino superior na China, que prevê a criação de “uma rede única de campus de ensino superior de hotelaria na China”, estimando-se que o primeiro destes campus venha a ser criado em Xangai, até 2025.

De acordo com um comunicado da Les Roches, a parceria prevê “a expansão pan-chinesa da marca Les Roches”, através da abertura de “três a quatro campus em todo o país (Xangai, Wuxi, Suzhou)”.

Xangai deverá ser o primeiro destino chinês a contar com um destes campus, cuja abertura está prevista para 2025 e que, segundo Carlos Díez de la Lastra, CEO da Les Roches, vai apoiar “a transformação da indústria hoteleira chinesa, bem como o desenvolvimento da sua reserva de talentos”.

“O objetivo da Les Roches é proporcionar as mais amplas oportunidades de carreira aos aspirantes a gestores de hotelaria e empreendedorismo, fornecendo aos estudantes conhecimentos, competências e oportunidades para carreiras internacionais e nacionais em hotelaria, gastronomia, luxo e retalho”, afirma o responsável.

A Les Roches será responsável pelo desenvolvimento do currículo académico, bem como pela implementação de políticas padrão, num projeto que arranca com o “Shanghai Mountain Les Roches Campus” e que, segundo a instituição de ensino dedicada à hotelaria, “é muito ambicioso” e “traz um modelo de educação único, do design e da arquitetura para a cidade de Xangai”.

“O “Shanghai Mountain Les Roches Campus” adoptará o modelo educativo suíço baseado na aprendizagem académica e numa forte integração da prática no currículo. A equipa principal, e os professores principais serão nomeados pela Les Roches Global Hospitality Education. O currículo de ensino da escola será alinhado com o currículo dos campus Les Roches na Suíça e o ensino profissional será combinado com o ensino universitário”, revela a Les Roches.

Já o MEG vai ser responsável por todos os investimentos financeiros, aquisição de terrenos, conceção arquitetónica, construção do campus ou do projeto, licenças e autorizações, gestão financeira, recrutamento de estudantes e disposições logísticas.

O projeto divide-se em duas fases, a primeira das quais consiste na conceção e planeamento, sendo o projeto do edifício assinado por arquitetos de renome, como Álvaro Siza (Portugal) ou Tadao Ando (Japão), seguindo-se a fase de pré-abertura do campus com a gestão do projeto, bem como com o desenvolvimento de instalações e operações, marketing e inscrições.

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UC lança curso de Empreendedorismo em Desportos Aquáticos e Viagens

A Universidade de Coimbra (UC) acaba de lançar, no seu Campus na Figueira da Foz (CUCFF), um novo curso breve de “Empreendedorismo em Desportos Aquáticos e Viagens”. A formação será ministrada entre 7 e 17 de setembro, e as inscrições decorrem até 26 de agosto. As vagas são limitadas.

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O curso, coordenado pelo empreendedor Olmo Van Beurden, visa oferecer aos participantes uma visão mais ampla e prática do mundo do empreendedorismo, com foco nos desportos aquáticos e turismo.

Entre outros, serão abordados tópicos como planeamento estratégico, nomadismo digital e metodologias de startup – todos com foco nos desportos aquáticos e turismo.Para se inscreverem no curso, é recomendado que os candidatos possuam um nível de inglês B1 e experiência prévia em empreendedorismo e desportos aquáticos (aconselhada, mas não é obrigatória).

Este curso está integrado no projeto “Living the Future Academy” e, nesse âmbito, a sua frequência é financiada, a 100%, pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

 

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