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Emprego e Formação

Braga celebra protocolo de colaboração com o Turismo de Portugal para formar profissionais do setor

Em causa está o programa “Formação +Próxima”, através do qual serão realizadas diversas atividades nos próximos meses pela Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo.

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Braga celebra protocolo de colaboração com o Turismo de Portugal para formar profissionais do setor

Em causa está o programa “Formação +Próxima”, através do qual serão realizadas diversas atividades nos próximos meses pela Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo.

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O Município de Braga celebrou esta quarta-feira, 3 de maio, um protocolo de colaboração com o Turismo de Portugal, “que prevê o desenvolvimento e implementação de um plano de capacitação aos profissionais do setor do Turismo do concelho”, como se pode ler em comunicado.

A assinatura do protocolo decorreu no âmbito da iniciativa ‘Governo +Próximo’, que reuniu Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, e Nuno Fazenda, Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Marcaram também presença Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, e Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte.

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Em causa está o programa “Formação +Próxima”, que pretende “descentralizar a formação em turismo e adaptá-la às necessidades locais, por todo o território nacional, à diversidade das empresas do sector e extensível a toda a cadeia de valor do turismo, num programa de formação que seja mais próximo das pessoas e das necessidades dos territórios”.

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O programa apresenta-se ainda como um instrumento de captação de talento, qualificando pessoas de outros sectores ou desempregados que queiram ingressar no sector do turismo.

Além de Braga, os municípios de Amares, Cabeceiras de Basto, Póvoa de Lanhoso, Terras de Bouro, Vieira do Minho, Vila Verde e Vizela formalizaram os respetivos acordos de cooperação, passando o distrito a contar agora com 13 municípios aderentes ao programa.

No âmbito deste protocolo, o Município de Braga vai realizar diversas atividades nos próximos meses, desenvolvidas pela Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo. Estas incluem ações como: ‘Welcome to Braga’; conceção de itinerários turísticos; formação em comunicação cortesia e orientação para o cliente; importância das soft skills em contexto laboral; novas tendências da gastronomia e vinhos; ‘Sustentabilidade 1.0: Pensar Global, Agir Local’ e formação em atendimento inclusivo.

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Emprego e Formação

Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde forma também jovens guineenses e são-tomenses

A Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde iniciou novas formações não só para jovens cabo-verdianos, mas também da Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe, num total de 115 alunos.

A Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde (EHTCV) deu início a mais um ciclo de formações para 115 pessoas das várias ilhas de Cabo Verde e para jovens da Guiné-Bissau e de São Tomé e Príncipe.

De acordo com uma nota da referida escola, citada pela Inforpress, 46 alunos deste grupo são provenientes da Guiné-Bissau e de São Tomé e Príncipe, no âmbito do projeto de cooperação internacional, reforçando o intercâmbio de conhecimentos e promovendo a criação de redes profissionais entre os futuros profissionais do setor turístico.

“Esta iniciativa destaca a crescente importância da EHTCV como um centro de referência no espaço lusófono, apostando no fortalecimento de competências e na capacitação de recursos humanos para responder aos desafios do referido sector”, indica o estabelecimento de ensino nas áreas de hotelaria e turismo.

Até dezembro, a EHTCV contará com um total de 290 formandos, distribuídos pelos cursos de Guia de Turismo, Gestão de Alojamento Hoteleiro, Receção de Alojamento, Cozinha /Pastelaria, Padaria e Pastelaria, Restauração e Bebidas, e Serviços de Andares e Lavandaria.

A EHTCV lembra, igualmente, que nos seus mais de 13 anos de existência, já formou quase 10 mil profissionais com uma “componente teórica, mas sobretudo, com uma forte componente prática correspondendo à 75% do total da formação, através, das cozinhas industriais, restaurante pedagógico, residência de estudante e hotel escola localizado na cidade da Praia.

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Bolsa de Empregabilidade dinamiza feira TourismON para atrair estudantes para o setor

O evento terá lugar em Lisboa e no Porto em dias distintos, contando com a participação de 20 e 18 empresas, respectivamente. Já se encontram pré-inscritos 200 estudantes individuais e 80 escolas, num certame que conta com a participação de empresas como a Vila Galé, PortoBay, e Glion & Les Roches.

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A Bolsa de Empregabilidade dinamiza em novembro uma nova iniciativa, o TourismON, com duas feiras que pretendem “proporcionar experiências interativas que aumentam o interesse dos estudantes pelo setor do Turismo”.

A primeira feira decorre a 12 de novembro em Lisboa, na Escola de Tecnologias Inovação e Criação (ETIC). Já o segundo evento terá lugar a 26 de novembro no Porto, no World of Wine (WOW).

Neste evento, os participantes terão a oportunidade de “entrar em contacto com as empresas presentes, assistir a dinâmicas e perceber melhor o dia-a-dia de profissões” em áreas como hotelaria, restauração e agências de viagens. Cada empresa marca presença no evento para representar funções específicas, através da apresentação de vídeos e profissionais fardados.

Até à data, aorganização dá conta de que se encontram pré-inscritos mais de 200 estudantes individuais e 80 escolas.

Em Lisboa, o evento conta com a presença de 20 empresas de diversas áreas, tais como a Vila Galé, PortoBay, Burger King, Glion & Les Roches, Mystic Invest Holding, entre outras. Já no Porto vão estar presentes 18 empresas.

Além dos stands das empresas o evento conta com uma área dedicada a workshops de hotelaria, demonstrações práticas de cozinha e bar, showcookings e jogos interativos.

A 1ª edição do evento conta com o apoio dos parceiros merytu e Travel Generation, bem como das empresas responsáveis pelos espaços destes eventos, a ETIC e a Fladgate Partnership.

As inscrições para a participação de escolas já se encontram encerradas. Contudo, ainda há inscrições disponíveis para estudantes individuais através de um formulário online.

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Agenda

Associação KIPT apresenta estudo sobre integração de imigrantes no setor do turismo e hotelaria

No próximo dia 15 de novembro, a Associação KIPT apresentará os resultados do estudo que desenvolveu sobre a integração de imigrantes no setor de turismo e hotelaria no Algarve.

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A Associação KIPT, Inovação e Turismo, Laboratório Colaborativo, KIPT CoLAB, irá apresentar os resultados do estudo que desenvolveu sobre a integração de imigrantes no setor de turismo e hotelaria no Algarve, no próximo dia 15 de novembro, nas instalações da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA).

Este estudo foi desenvolvido para compreender em profundidade os perfis, motivações, expetativas, atitudes e intenções dos profissionais imigrantes que contribuem para um dos setores mais dinâmicos e importantes da região.

O desenvolvimento do estudo, conduzido pela associação cuja missão consiste na valorização da profissão em turismo, identificou três perfis de profissionais imigrantes, que vivem a profissão em turismo e hospitalidade com intensidades diferentes, facto que justifica que as suas intenções variem entre a integração a longo prazo e a transição para outros destinos ou setores.

As conclusões destacam o potencial de retenção de talentos entre imigrantes e apontam caminhos para uma integração mais eficaz dos profissionais imigrantes, respondendo tanto às necessidades das empresas quanto às expectativas dos trabalhadores.

O evento conta com um painel de discussão sobre políticas e estratégias de integração para a imigração, com intervenções do presidente do Turismo do Algarve, André Gomes; Hélder Martins, presidente da AHETA; Pedro Lopes, vice-presidente do KIPT CoLAB, ficando a apresentação do estudo a cargo de Antónia Correia, presidente do KIPT CoLAB.

A fechar a sessão, haverá ainda um a intervenção de Pedro Gaspar Ferreira, presidente da Agência para a Integração Migrações e Asilo (AIMA); com a encerramento a ficar a cargo de Catarina Paiva, administradora do Turismo de Portugal; José Apolinário, Presidente da CCDR do Algarve; e Juan Correia, vice-presidente do KIPT CoLAB.

O evento é de acesso livre, sujeito a inscrição prévia.

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60 anos de Turismo da Universidade Europeia com 60 convidados

A Universidade Europeia reuniu 60 convidados para celebrar o 60.º aniversário do curso pioneiro em Turismo, em 1964, com promessas de valorizar ainda mais o ensino e a formaçáo dos futuros profissionais do setor.

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A Universidade Europeia comemorou 60 anos da área de Turismo e Hospitalidade, desde o lançamento do curso pioneiro em Turismo em 1964, com um jantar no Museu do Oriente, reunindo algumas das pessoas que fizeram parte deste caminho, entre as quais o atual secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado.

“Felizmente temos uma história incrível para partilhar, que ao longo dos anos tem formado milhares de profissionais do turismo que tão bem representam o setor a nível nacional e internacional. O Turismo em Portugal tem demonstrado resultados excecionais e a Universidade Europeia reafirma a vontade de continuar a contribuir para a formação de qualidade no ensino superior de turismo em Portugal”, refere Sofia Almeida, Coordenadora da Área de Turismo e Hospitalidade da Universidade Europeia.

O evento reuniu os principais stakeholders do setor, nomeadamente o atual secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, e dois dos seus antecessores, Ana Mendes Godinho e Nuno Fazenda, representantes das principais associações e organizações do setor, empresários da área do turismo e outros parceiros.

Durante o jantar comemorativo ficou a promessa da Universidade Europeia “valorizar o setor do Turismo em Portugal e reforçar o seu papel enquanto agente ativo de promoção e divulgação das áreas do Turismo e Hospitalidade em Portugal”.

De referir que a oferta formativa em Turismo e Gestão Hoteleira da Universidade Europeia destaca-se pelo seu modelo académico inovador, que combina aulas presenciais com conteúdos digitais, oferecendo uma experiência de aprendizagem flexível e personalizada. Estes cursos são também reconhecidos pela abordagem única que integra a mais avançada tecnologia com o conhecimento humano, preparando os estudantes para alcançar os seus objetivos profissionais.

Atualmente, a Universidade Europeia oferece programas bem estabelecidos na área do Turismo e Hospitalidade como é o caso das três licenciaturas em Turismo, Tourism (100% lecionada em inglês) e em Gestão Hoteleira, o Mestrado em Gestão do Turismo e três Pós-graduações presenciais em Gestão Hoteleira, Gastronomia Criativa e Imagem, Protocolo e Organização de Eventos e duas Pós-graduações em Ensino à Distância em Gestão Hoteleira e Eventos.

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2.ª fase do programa “Competências do Futuro Algarve” com 28 ações de formação e sete ‘bootcamps’

A 2.ª fase do programa “Competências do Futuro Algarve” prevê 341 horas de formação distribuídas por 28 ações e sete ‘bootcamps’. No final das duas fases serão administradas um total de 550 horas de formação e 1.800 participantes até março de 2025

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De outubro de 2024 a março de 2025, o Turismo do Algarve e o Turismo de Portugal vão realizar 341 horas de formação distribuídas por 28 ações e sete bootcamps, em áreas como liderança, gestão, marketing e literacia digital, serviço de excelência, eficiência hídrica e idiomas.

A 2.ª fase do programa de formação “Competências do Futuro Algarve”, que surge na sequência do sucesso da 1.ª fase, que contou com mais de 900 inscrições e 33 ações de formação e bootcamps realizados, destina-se a empresas e operadores turísticos da região e pretende reforçar a capacitação em áreas estratégicas para o turismo, com vista à sustentabilidade e inovação da atividade na região.

O programa, lançado pelo Turismo do Algarve e pelo Turismo de Portugal, prevê um total de 550 horas de formação e 1.800 participantes até março de 2025. A iniciativa tem como objetivo preparar os profissionais para enfrentar os desafios do futuro, com especial foco em áreas como liderança, inovação, sustentabilidade e eficiência na gestão de recursos.

Para André Gomes, presidente do Turismo do Algarve, a 2.ª fase do programa “Competências do Futuro Algarve” “reflete o nosso compromisso contínuo em proporcionar formação de qualidade aos profissionais do setor. Com esta iniciativa, queremos garantir que o Algarve não só mantém como eleva os padrões de serviço, desenvolvendo as competências dos seus profissionais e preparando as empresas para um futuro mais sustentável e inovador”.

Do lado do Turismo de Portugal (TdP), Carlos Abade, presidente do Instituto Público, reforça a importância estratégica da iniciativa e sublinha que o turismo “é uma atividade de pessoas para pessoas, com o adicional de o acolhimento ser crucial para a experiência turística e para o sucesso da atividade”.

“Ora isso tem uma consequência obrigatória, que é a necessidade de tornar a formação dos profissionais do setor uma prioridade absoluta. É isso que todos os dias fazemos no Turismo de Portugal, através de uma rede de escolas de turismo e através de inúmeras ações e programas de capacitação como este, que são absolutamente fundamentais”, conclui o presidente do TdP.

Os interessados já podem inscrever-se em nove ações de formação e três bootcamps desta nova fase e obter mais informação.

As 28 ações de formação totalizarão 313 horas, enquanto os sete bootcamps presenciais, terão 28 horas de formação intensiva. O formato será híbrido, com ações de formação online e bootcamps presenciais nas Escolas de Hotelaria e Turismo de Faro, Portimão e Vila Real de Santo António.

As ações de formação online terão foco no Instagram (plano de conteúdos), Brand storytelling (comunicação de marca), Economia circular aplicada à restauração, Marketing digital (bens e serviços), Liderança, gestão e motivação de equipas, Estratégia digital (aplicada ao turismo), Tendências na hospitalidade (em tempos de mudança), e Trabalho em equipa (desafios e boas práticas).

Já os bootcamps presenciais terão com temas a Cultura organizacional do turismo (atração e retenção de talentos – EHT VRSA), Liderança em equipas multiculturais e multigeracionais (EHT Portimão), e Design de experiências turísticas (guest experience – EHT Algarve).

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Município de Albufeira volta a apostar na formação na área do turismo

No âmbito do programa “Formação + Próxima”, criado pelo Turismo de Portugal, com o qual o Município de Albufeira colabora, voltam a estar abertas inscrições para mais formações e, a primeira ação intitulada “Liderança e Gestão de Equipas” acontece nos dias 18, 19 e 25 de novembro, das 14h30 às 17h30, na sala de formação junto ao Auditório Municipal. A participação é gratuita, mas implica inscrição, pelo que os interessados devem fazê-lo online na Academia Digital do Turismo de Portugal.

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Já estão abertas as inscrições para o curso no âmbito da “Formação + Próxima”, resultante de um levantamento de necessidades formativas, cujo objetivo é responder ao desafio de melhorar as competências dos profissionais do turismo, num contexto em que a excelência dos serviços prestados é cada vez mais determinante para o sucesso do destino.

O projeto, do Turismo de Portugal, ao qual o Município de Albufeira aderiu, arranca com uma formação sobre “Liderança e Gestão de Equipas”, focada em dotar os participantes de ferramentas indispensáveis para a organização e gestão eficaz de equipas, bem como para o desenvolvimento de competências de comunicação e liderança.

A formação é destinada a todos aqueles que pretendam adquirir conhecimentos na área, ou que pretendam ampliar as suas competências em liderança. Entre os temas abordados destacam-se a comunicação eficaz, os estilos de comportamento, a assertividade e a liderança de equipas, com particular ênfase nas dinâmicas próprias do trabalho em grupo e nos desafios que surgem em contexto real.

As sessões acontecem nos dias 18, 19 e 25 de novembro, das 14h30 às 17h30, na sala de formação junto ao Auditório Municipal de Albufeira e vão ser ministradas por especialistas do Turismo de Portugal. Os participantes que frequentem no mínimo 90% da ação de formação vão receber um certificado homologado pelo Turismo de Portugal.

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ESHTE promove pós-graduação em Turismo Cultural

A instituição garante que a formação, ministrada maioritariamente online, vai contar com “propinas acessíveis”, ao abrigo do Projeto TIA – Tourism International Academy.

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A Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE) está a promover uma pós-graduação em Turismo Cultural para o ano letivo 2024/2025.

A formação, que será ministrada maioritariamente online, vai contar com “propinas acessíveis”, de acordo com a instituição, ao abrigo do Projeto TIA – Tourism International Academy, apresentado ao programa Impulso Jovens Steam e Impulso Adultos, no âmbito do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.

A formação compreende o pagamento de propinas no valor de 200 euros e é dirigida a “licenciados ou detentores de experiência profissional relevante que pretendam desenvolver conhecimentos e competências” na área do turismo cultural, como a ESHTE explicita em nota de imprensa. As candidaturas estão abertas até 25 de outubro.

Os objetivos do curso centram-se em: desenvolver competências de planeamento e gestão do património cultural, dos empreendimentos turístico-culturais e dos respetivos destinos; proporcionar o desenvolvimento local a partir das indústrias criativas e do turismo cultural e promover o estabelecimento de práticas de marketing e comunicação em turismo cultural.

Tem ainda em vista potenciar competências tecnológicas inovadoras no suporte às experiências de turismo cultural; fomentar a investigação para a produção de conhecimento direcionado para o desenvolvimento de políticas públicas e privadas, no âmbito do turismo cultural; e, por último, desenvolver a capacidade de elaborar projetos de turismo cultural.

As aulas realizam-se de quarta a sexta-feira, das 18h00 às 21h50. No segundo semestre serão realizadas duas saídas de campo, ao sábado, a dois territórios distintos.

“Preparámos uma pós-graduação um pouco diferente das outras, importante para quem está, ou quer estar, ligado a esta área do turismo. E o facto de estarmos a colocá-la quase exclusivamente online, com exceção de dois sábados dedicados a visitas de estudo e uma manhã aqui na ESHTE, em que trabalharemos com uma tecnologia que implica a presença nas nossas instalações, permite que os interessados distantes da Área Metropolitana de Lisboa a possam frequentar”, explica João Reis, coordenador do curso e vice-presidente da instituição.

O GeoLab Tourism, uma das unidades curriculares desta formação avançada da ESHTE no segundo semestre, promete dotar os estudantes de competências práticas de apoio à decisão no âmbito do Planeamento e Gestão do Turismo, utilizando as tecnologias mais recentes para a produção de informação de suporte. A Programação e gestão de eventos, por outro lado, pretende “capacitar os profissionais a conceber e executar experiências culturais impactantes”. Por fim, a unidade de gestão de projetos de turismo cultural englobará a aplicação das competências desenvolvidas com a produção de um trabalho final, “que poderá ser apresentado a entidades e aplicado em contexto real, no futuro”, de acordo com a ESHTE.

“Teremos um conjunto de docentes especializados e iremos abordar nos primeiros meses vetores distintos como a gestão do património cultural, o planeamento e desenvolvimento de destinos turísticos , as indústrias criativas, o marketing, a comunicação digital e o turismo literário, que tem um potencial enorme. Nesse capítulo, iremos explorar o turismo literário não só em territórios rurais e urbanos, mas também em territórios ficcionados, algo que é verdadeiramente original”, salienta João Reis.

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Feira de Emprego da Bolsa de Empregabilidade em Lisboa. Créditos: Frame It

Emprego e Formação

Bolsa de Empregabilidade faz rebranding das suas feiras de emprego

A primeira iniciativa da Bolsa de Empregabilidade passará a designar-se como Feira de Emprego do Turismo, com o intuito de afirmar a marca mãe como organizadora de várias iniciativas ligadas à empregabilidade e networking, sem se restringir apenas às feiras de emprego.

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A Bolsa de Empregabilidade procedeu a um rebranding das suas feiras de emprego, que passam a contar com um novo nome e identidade. O objetivo passa por individualizar esta iniciativa, a par de outros projetos que a organização tem levado a cabo ao longo dos anos.

Desta forma, as feiras de emprego da Bolsa de Empregabilidade passam a assumir a designação de Feira de Emprego do Turismo, acompanhado do slogan “A maior feira de emprego no Turismo em Portugal”. Também o lema da marca mãe, neste caso a Bolsa de Empregabilidade, foi alterado para a expressão “A potencializar o futuro do Turismo ligando os seus profissionais”.

Em nota de imprensa, a organização dá conta de que a Bolsa de Empregabilidade começou há oito anos como uma feira de emprego de turismo em Lisboa, que se foi expandido para regiões como o Algarve, Alentejo, Centro e Porto. Desenvolveu ainda outras iniciativas para empresas e recrutadores, como foi o caso do Open Day, dos Meet-Ups Porto, do Talent Connect, do TourismON, do Roadshow, de algumas feiras internacionais e da sua plataforma de recrutamento online.

Agora, com este rebranding, a Bolsa de Empregabilidade espera afirmar-se como “organizadora de várias iniciativas ligadas à empregabilidade e networking, não se restringindo às feiras, por onde se iniciou”.
Através do website da Bolsa de Empregabilidade, os interessados podem continuar a acompanhar as novidades sobre a Feira de Emprego do Turismo e as datas e localidades para 2025.

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Aulas arrancam para 1460 novos alunos das escolas do Turismo de Portugal

O ano letivo 2024/2025 arrancou para 1460 novos estudantes da rede de Escolas do Turismo de Portugal. Aula inaugural sob o mote “Treinar campeões para a vida” distinguiu os 22 melhores alunos do ano letivo de 2023/24.

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Para assinalar este momento, o presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, esteve presente na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril, onde foram distinguidos os 22 melhores alunos do ano letivo 2023/2024. De entre estes 22, dois foram galardoados com o Prémio de Excelência Académica. Foram eles Leonor Lagoa Tarenta e Vítor de Oliveira Nascimento, ambos da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste.

Carlos Abade lembra que “a educação e a formação de qualidade são o caminho para formar profissionais de excelência, num setor onde mais de 90% dos alunos conseguem uma integração imediata no mercado de trabalho”.

Este ano, a tradicional aula inaugural da rede de escolas do Turismo de Portugal foi subordinada ao tema “Treinar campeões para a vida” e foi protagonizada por Luís Alves Monteiro, presidente da Associação dos Atletas Olímpicos de Portugal e Nuno Delgado, atleta que conquistou a medalha de bronze para Portugal nos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000.

Neste ano letivo, são 1460 os alunos a iniciar o seu percurso de formação em turismo nas Escolas do Turismo de Portugal, distribuídos por 13 cursos lecionados em português e quatro em inglês, nas áreas de Cozinha, Pastelaria, Padaria, Restauração e Bebidas, Hotelaria/Alojamento, Informação Turística e Cultural e Animação Turística.

A rede de escolas do Turismo de Portugal, com 12 instituições de ensino de norte a sul de Portugal, está preparada para formar profissionais em diversas áreas operacionais e de gestão, respondendo às necessidades do mercado, dada a oferta formativa ampla e diversificada que promovem.

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Aproximar estudantes ao mercado de trabalho dá parceria entre Universidade Europeia e REDE-T

A Universidade Europeia e a REDE-T estabeleceram um protocolo que visa aproximar os estudantes do mercado de trabalho, estabelecendo uma ligação mais estreita entre a oferta formativa da instituição de ensino e a plataforma criada exclusivamente para o setor do Turismo.

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Além de contribuir para uma cultura de cooperação e de responsabilidade, aberta à partilha de conhecimento e à melhoria contínua em contexto empresarial, o protocolo, agora celebrado, abrange as Pós-Graduações em Gastronomia Criativa, Imagem, Protocolo e Organização de Eventos e Gestão Hoteleira.

Por outro lado, a oferta formativa da área de turismo (quer no formato presencial, quer online) ajudará os membros da Rede T a desenvolver as suas competências técnicas, o conhecimento e o networking, uma atividade crucial no setor do turismo.

De acordo com o protocolo, a REDE-T beneficia da bolsa parceiro / empresa, nomeadamente através de bolsas aplicadas ao segmento de formação de executivos e condições especiais de ingresso nos programas executivos. Paralelamente, os alunos da Universidade Europeia têm acesso a condições especiais, nomeadamente à oferta de uma anuidade, aquando da aquisição do acesso premium.

Este protocolo, de acordo com Sofia Almeida, coordenadora científica da área de turismo e hospitalidade da Universidade Europeia, “reforça o nosso compromisso em preparar os estudantes para os desafios reais do mercado de trabalho”, considerando que, “através de uma maior proximidade com profissionais da área, os nossos alunos irão integrar projetos inovadores que vão transformar o setor do turismo”.

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