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“Inovar em Turismo” dia 3 de maio em Faro

Empresas do setor turístico que integram o portefólio da Portugal Ventures vão apresentar os seus produtos e serviços numa sessão que terá lugar no próximo dia 3 de maio, em Faro no âmbito do ciclo de sessões temáticas 2023 “Inovar em Turismo.

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“Inovar em Turismo” dia 3 de maio em Faro

Empresas do setor turístico que integram o portefólio da Portugal Ventures vão apresentar os seus produtos e serviços numa sessão que terá lugar no próximo dia 3 de maio, em Faro no âmbito do ciclo de sessões temáticas 2023 “Inovar em Turismo.

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O Turismo do Algarve e a Portugal Ventures realizam uma sessão de apresentação de produtos e serviços de empresas do setor turístico que integram o portefólio da Portugal Ventures, a ter lugar no dia 3 de maio de 2023, às 14h30, no auditório da Região de Turismo do Algarve, em Faro. A participação nesta sessão é gratuita, mas sujeita a prévia inscrição e limitada à capacidade da sala.

Estas empresas apresentam soluções destinadas à hotelaria, alojamento local, agências de viagens, animação turística e entidades públicas, as quais têm por objetivo melhorar a eficiência das empresas de turismo e complementar a oferta de serviços existente, melhorando a experiência do turista.

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Inserida no «Ciclo de Sessões Temáticas 2023» do Gabinete de Apoio ao Empresário, a iniciativa de networking contará com apresentações de sete empresas ligadas à área do Turismo acolhidas pelo presidente do Turismo do Algarve, João Fernandes, e pelo diretor de Investimentos em Turismo da Portugal Ventures, Miguel Barbosa.

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Assim, participam a Algarve Sun Boat – atividade marítimo-turística em barcos eletrossolares, com Bandeira Azul e certificado de sustentabilidade; a HomeIT – plataforma de hardware e software que torna as fechaduras inteligentes, sem necessidade de mudar as fechaduras atuais; a Merytu – plataforma de recursos humanos que liga profissionais a empresas em tempo real, dirigida ao alojamento turístico e restauração; a MTI – solução de eficiência energética para ar condicionado, dirigida ao alojamento turístico, que reduz o custo energético e aumenta a sustentabilidade, a XLR8 – plataforma de revenue management para alojamento turístico; a X-Plora – Plataforma de realidade virtual que permite mostrar instalações e conteúdos, bem como integrar compras de produtos e serviços durante a experiência; e a Wide Ocean Retreat – organização de retiros de ioga para indivíduos e empresas.

 

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Cascais vai ser palco do Turismo de Luxo de 25 a 27 de fevereiro

Está tudo a postos em Cascais para acolher, de 25 a 27 de fevereiro, mais uma edição do Access Luxury Travel Show (ALTS), uma seleção exclusiva de 50 buyers de turismo de luxo.

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O evento, que reunirá 40 expositores internacionais de prestigiadas cadeias hoteleiras, resorts e operadores turísticos, será uma oportunidade para fortalecer relações comerciais e criar novas parcerias no segmento de luxo.

Os buyers, oriundos de mercados como o Reino Unido, França, Bélgica, Dinamarca, Suécia, Alemanha, Países Baixos, Espanha, Itália, e Portugal, terão a oportunidade de interagir diretamente com representantes de destinos e fornecedores globais. Este ano, o evento contará também com a presença de buyers da Europa Central, Leste e dos países Bálticos, o que permitirá promover ainda mais o potencial destes importantes mercados.

A programação do evento incluirá uma série de encontros agendados, seguidos de atividades exclusivas para os participantes, oferecidas pelo Cascais Visitors & Convention Bureau e organizadas pela Brightsite DMC, como um city tour por Cascais, uma clínica de golfe no Quinta da Marinha Hotel, um workshop de pintura de azulejos no Albatroz Hotel, uma experiência de degustação de vinhos e cocktails na Villa Itália e um jantar elegante com música ao vivo no Palácio de Seteais.

No último dia do evento, 27 de fevereiro, os participantes terão mais encontros agendados, seguidos de um cocktail de networking e um jantar de despedida no Ritz Carlton Penha Longa Resort.

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AHP debate conectividade aérea

A associação da Hotelaria de Portugal (AHP) organiza um almoço no qual a conectividade aérea do país estará em debate.

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A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) realiza o primeiro Almoço de Associados de 2025 no dia 31 de janeiro, no Dom José Beach Hotel, em Quarteira. Este almoço irá reunir profissionais do setor para debater temas estratégicos para a operação aérea no Aeroporto de Faro e a conectividade aérea do país.

O evento contará com a participação de responsáveis do Turismo de Portugal e da ANA Aeroportos: Francisco Pita, COO, ANA Aeroportos; Filipe Silva, Senior Director, Turismo de Portugal; e Alberto Mota Borges, diretor do Aeroporto de Faro.

Entre os temas em discussão, destacam-se os principais mercados emissores para o Algarve e para Portugal, as rotas e companhias aéreas em operação e os desafios que se colocam à aviação comercial. Além disso, será abordada a articulação entre os aeroportos nacionais e a estratégia da ANA Aeroportos e do Turismo de Portugal para garantir a conectividade aérea.

De referir que o evento é fechado e exclusivo para associados, parceiros da AHP e profissionais do setor do turismo.

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APECATE realiza sessões de formação em IA aplicada à Animação e aos Eventos

Com a Inteligência Artificial a tornar-se uma obrigatoriedade no setor do turismo e eventos, a APECATE irá realizar quatro sessões de formação para preparar profissionais em Lisboa e no Porto.

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Consciente das alterações que a Inteligência Artificial (IA) tem trazido aos diversos mercados, a APECATE vai realizar quatro sessões de formação, em formato presencial, dedicadas à utilização da Inteligência Artificial nos setores da Animação Turística e dos Congressos e Eventos.

Com uma duração total de oito horas, divididas em módulos teóricos e práticos, para cada um dos setores decorrerá uma sessão em Lisboa e outra no Porto. Nos dias 24 e 25 de fevereiro decorrerão as sessões de Lisboa (Mesa Luísa) e nos dias 27 e 28 de fevereiro as sessões do Porto (Associação de Turismo do Porto e Norte).

A criação de prompts direcionados, as ferramentas para cada um dos setores para potenciar a IA e as suas aplicações práticas, são alguns dos módulos que serão ajustados ao setor em questão.

Para a APECATE, “estas formações representam uma oportunidade valiosa para os profissionais da Animação Turística e dos Congressos e Eventos se destacarem num mercado cada vez mais competitivo e dinâmico”.

Mais informações e inscrições poderá ser efetuada no link.

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ALEP com formação sobre AL no Algarve

Nesta ação de formação, a ALEP pretende responder a diversas dúvidas suscitadas pelos proprietários e gestores de Alojamento Local do Algarve.

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Para dar resposta às dúvidas suscitadas pelos proprietários e gestores de Alojamento Local do Algarve, a Associação do Alojamento Local em Portugal (ALEP) acaba de lançar uma ação de formação certificada em Faro, no dia 12 de fevereiro, com o apoio do Turismo do Algarve, com o objetivo de dar a conhecer em detalhe todas as alterações práticas à atividade e alertar para os novos desafios para o futuro do AL.

Nesta ação de formação prática presencial de 3 horas e 30 minutos, os participantes obterão respostas a diversas dúvidas. Entre elas, enumera a ALEP estão: O que muda com a nova legislação: Decreto-Lei 76/2024; Quais são as novas regras de AL em condomínio?; Como fica a abertura de novos registos em frações de prédios no litoral e interior e em cidades onde há regulamentos municipais? Quais são as atuais limitações?; Os registos de AL vão ter prazo de validade?; E o que muda na questão fiscal?; Qual é a nova forma de comprovar atividade e qual é o papel do Seguro neste processo? E o que acontece a quem não enviou o Comprovativo de Atividade em 2023?; Afinal quais são os novos poderes das Câmaras? Quais são as perspetivas para os regulamentos municipais?; Como fica a questão da intransmissibilidade?.

A ação de formação decorrerá na sede da Região de Turismo do Algarve, a partir das 14h30 e os interessados em frequentar a formação certificada da ALEP poderão obter mais informações sobre inscrição e modo de pagamento em www.alep.pt/FORMACAOALGARVENOVALEI

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Linha +Interior Turismo vai apoiar novos projetos

O Turismo de Portugal promove, nos dias 30 e 31 de janeiro, em Almodôvar, Viana do Castelo e Sever do Vouga, respetivamente, sessões de assinatura de contratos de projetos aprovados no âmbito da Linha +Interior Turismo, a serem desenvolvidos em territórios de baixa densidade. Ambas as sessões contarão com a presença de Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo, que fará os encerramentos.

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A cerimónia, no dia 30 de janeiro, às 16h00, em Almodôvar, decorre no Salão Nobre do Município. A abertura estará a cargo do presidente da Câmara Municipal de Almodôvar, António Manuel Bota, do presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Santos, e do presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, seguindo-se a apresentação dos três projetos a apoiar e a assinatura dos respetivos contratos.

Já a de Viana do Castelo, segundo o Turismo de Portugal, está agendada para as 11h00 do dia 31 de janeiro, na Fortaleza de Santiago da Barra, e contará com intervenções do presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, do presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins e do presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, antes de serem apresentados os sete ​projetos e da assinatura dos respetivos contratos.

No mesmo dia, pelas 16h00, haverá uma sessão, em Sever do Vouga, organizada em conjunto com a respetiva Câmara Municipal e com a Turismo Centro de Portugal, que decorre no Centro de Artes e do Espetáculo de Sever de Vouga, contando com a presença do secretário de Estado do Turismo, Pedro de Machado.
A abertura estará a cargo do presidente da Câmara Municipal de Sever do Vouga, Pedro Amadeu Lobo, da vice-presidente do Turismo Centro de Portugal, Anabela Freitas, e do presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade.
Após a assinatura, há lugar à apresentação dos seis ​projetos apoiar e a assinatura dos respetivos contratos.

Refira-se que a Linha +Interior Turismo conta com uma dotação de 20 milhões de euros e está direcionada para apoiar entidades públicas, associações e fundações. O programa, conforme avança o Turismo de Portugal, visa fomentar projetos que contribuam para o desenvolvimento turístico sustentável dos territórios do interior, valorizando recursos e ativos locais, promovendo estratégias inovadoras e gerando novos níveis de atratividade turística, contribuindo para impulsionar a dinamização social e económica das comunidades locais.

 

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OIPT apresenta-se na FITUR

A FITUR será palco da apresentação formal da Organização Internacional de Profissionais de Turismo (OIPT).

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Na próxima quinta-feira, 23 de janeiro de 2025, na FITUR, vai nascer formalmente a Organização Internacional de Profissionais de Turismo (OIPT).

A nova organização, que será presidida pela argentina Adriana E. Romero de Figueroa, terá como primeiro vice-presidente do português Agostinho Manuel Carvalho Soares Peixoto.

Em comunicado, a OIPT refere que a apresentação “marca a formalização de uma sólida relação de cooperação internacional cultivada ao longo dos anos”, indicando que a organização contará com membros da Argentina, Portugal, Espanha e Chile.

No mesmo comunicado, os membros reafirmaram a sua convicção de considerar o turismo como uma “ferramenta poderosa para o desenvolvimento das comunidades locais e a promoção da sustentabilidade nos destinos turísticos e o compromisso de trabalhar de forma solidária para que o turismo seja um motor de progresso económico, social e cultural nas regiões que o acolhem”.

O estatuto institucional alcançado, com a inscrição no Registo de Pessoas Coletivas de Madrid, permitirá à organização, através da cooperação internacional, promover redes sólidas entre os especialistas em turismo. Isto será conseguido através do fomento do conhecimento académico e da aplicação da experiência adquirida para impulsionar a sustentabilidade, a inovação e o progresso no setor, facilitando a troca de informações entre colegas a nível global.

De referir ainda que a secretaria-geral ficará localizada na Argentina, com a 1.ª vice-presidência e sede a pertencer à Europa, mais concretamente, em Braga.

A apresentação oficial decorrerá no stand de Portugal, Pavilhão 4, stand 4G01-4G02, no dia 23 de janeiro, pelas 10h45, e será presidida pelo secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado.
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Algarve promove webinar sobre o programa de formação e integração de migrantes no setor do turismo

O Turismo do Algarve promove terça-feira, dia 21 de janeiro, entre as 15h30 e as 16h15, um webinar dirigido ao trade regional para apresentar e esclarecer dúvidas sobre o Programa de Formação e Integração de Migrantes e Beneficiários de Proteção Social no setor do Turismo.

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Refira-se que a iniciativa resulta de um protocolo assinado entre o Turismo de Portugal, a Confederação do Turismo de Portugal (CTP) e a Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), e visa o acolhimento, a qualificação e a integração profissional de migrantes e beneficiários de proteção internacional em Portugal.

A ação contará com uma intervenção de boas-vindas por parte de André Gomes, presidente do Turismo do Algarve. Em seguida, Catarina Paiva, vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal fará a apresentação e enquadramento do programa no âmbito do Roadmap Economia, sendo que depois haverá lugar à apresentação e visita guiada ao formulário de inscrição e adesão das empresas por Ana Paula Pais, diretora Coordenadora da Direção de Gestão de Competências e Capacitação do Turismo de Portugal, com tempo ainda para esclarecimento de dúvidas por parte dos participantes.

A sessão, gratuita e de acesso online, destina-se a empresas do setor do turismo interessadas em aderir ao programa e tirar dúvidas sobre o processo de candidatura. Registo obrigatório: inscreva-se aqui.

As candidaturas ao Programa Integrar para o Turismo estão abertas até 31 de janeiro de 2025.

 

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AHETA e CTP promovem encontro para debate do OE25 e relatório Mario Draghi

A AHETA e a CTP irão realizar um evento no próximo dia 28 de janeiro, no Tivoli Marina Vilamoura Algarve Resort para analisar o Orçamento de Estado 2025 e o Relatório Mario Draghi sobre o futuro da competitividade europeia.

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Com início às 14h30, esta reunião de trabalho contará com intervenções de abertura de Hélder Martins, presidente da AHETA, e de Francisco Calheiros, presidente da CTP.

O tema “O Algarve, o Turismo e o Orçamento de Estado” será apresentado por Luís Serra Coelho, diretor da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve, enquanto Carlos Tavares, ex-ministro da Economia e ex-presidente da CMVM, vai analisar o cenário macroeconómico.

A análise das medidas contidas no Orçamento de Estado para 2025 estará a cargo de Catarina Gonçalves, Tax Partner – Corporate & International Tax da PWC, e o Relatório de Mario Draghi “O futuro da competitividade da Europa”, por Fernando Medina, deputado e ex-ministro das Finanças.

Inscrição através do seguinte link: https://forms.office.com/r/PgEVepvQ6r.

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Casas Açorianas promovem encontro anual em São Jorge

As Casas Açorianas realizam o seu encontro anual na ilha de São Jorge de 13 a 16 de fevereiro, numa altura em que, segundo esta Associação de Turismo em Espaço Rural já haverá dados que permitam fazer um balanço mais efetivo do ano turístico de 2024 e debater perspetivas para o futuro do turismo nos Açores.

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A associação tem acompanhado e discutido o crescimento que a atividade turística tem tido nos Açores em várias vertentes, nomeadamente nas mais valias que deixa na economia, assim como o efeito e influência da carga turística no território. Pela importância desta análise e da sua discussão em fórum aberto como é o das Casas Açorianas, o encontro de 2025 terá como tema – “Não Perca o Rumo”.

Depois do encontro de 2024, os associados das Casas Açorianas terem debatido o tema “Açores: Mais ou Melhores Turistas?”, “que desde então passou a fazer parte da agenda turística da Região, tendo sido abordado em muitos discursos, artigos de opinião ou entrevistas na imprensa regional”, pretende-se este ano, indica a associação em nota de imprensa, olhar para o caminho a percorrer tendo como ponto de partida a realidade da nossa atividade turística”.

Para além da sessão de abertura e de encerramento, em que participarão entidades locais e regionais, o encontro vai contar com dois painéis, divididos em dois dias, que terão como temas: “Chegados aqui como pautar futuro?”, em que participarão especialistas no setor, e “Visão de fora para dentro – Como os jornalistas veem o turismo nos Açores?”, que contará com a participação de profissionais da comunicação social.

O evento contará, para além dos associados das Casas Açorianas, com a presença de vários oradores e de um conjunto de jornalistas da imprensa regional e nacional, e ainda bloguers que se deslocarão à Ilha de São Jorge para fazerem a cobertura do evento e realizarem uma presstrip durante a qual vão ficar a conhecer a ilha e o que ela tem para oferecer a quem a visita.

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Portimão promove seminário “Pensar Turismo, pensar Algarve”

No próximo dia 13 de janeiro, o Teatro Municipal de Portimão será palco do seminário “Pensar Turismo, pensar Algarve”, promovido pelo Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (ISMAT) em parceria com o Turismo de Portugal, através das escolas de Hotelaria e Turismo de Faro, Portimão e Vila Real de Santo António.

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O principal objetivo do seminário, é demonstrar aos alunos do barlavento algarvio, que o turismo é uma profissão com futuro, sendo aguardados no evento representantes do Turismo de Portugal, do poder local, delegações do Estado ligadas ao ensino e ao emprego, escolas secundárias, associações e empresas do setor.

Os participantes vão debater a necessidade de formação especializada para os atuais e futuros colaboradores dos setores da hotelaria e turismo, fazendo parte dos trabalhos a apresentação do programa “Qualificar Gera(Ação)”, uma parceria da Licenciatura em Gestão do Turismo do ISMAT com empresas do setor a funcionar no Algarve.

Para além dos convidados em representação de hotéis, agências de viagens, empresas de animação, restauração e associações, marcarão também presença professores e alunos das três escolas do Turismo de Portugal a lecionar na região, das Escolas Secundárias de Portimão (Manuel Teixeira Gomes, Poeta António Aleixo e Bemposta), de Lagos (Gil Eanes e Júlio Dantas), de Lagoa (Padre António Martins Oliveira) e ainda a Escola Secundária de Silves.

O seminário, que tem início às 14h30, com intervenção de Álvaro Bila, presidente da Câmara Municipal de Portimão, segue com a apresentação do “Plano de Marketing Estratégico para o Algarve 2028”, por André Gomes, presidente da Região de Turismo do Algarve.

“Formar pela Qualidade”, é o tema que será abordado por Madalena Feu, delegada regional do Algarve do Instituto de Emprego e Formação Profissional, Carla Martins Fernandes, delegada regional da Direção Regional de Educação do Algarve, Catarina Paiva, administradora do Turismo de Portugal e Miguel Nuno Portugal, diretor do Curso de Gestão do Turismo do ISMAT.

“Turismo, uma profissão de e com futuro”, por David Martins, diretor geral do Castro Marim Golfe & Country Club, e “Pensar Turismo, pensar Algarve”, com as intervenções de André Gomes, em representação da secretaria de Estado do Turismo e José Apolinário, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, são assuntos que se seguem antes da sessão de encerramento por parte do ISMAT.

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