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Emprego e Formação

Glion Institute of Higher Education aposta em nova licenciatura em Luxury Business

O Glion Institute of Higher Education lançou uma nova licenciatura em Luxury Business (Luxury Management Bachelor degree) nos seus campus na Suíça, com o intuito de possibilitar aos alunos uma “carreira na multifacetada indústria do luxo”, como indicado em comunicado.

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O Glion Institute of Higher Education lançou uma nova licenciatura em Luxury Business (Luxury Management Bachelor degree) nos seus campus na Suíça, com o intuito de possibilitar aos alunos uma “carreira na multifacetada indústria do luxo”, como indicado em comunicado.

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Desta forma, os alunos vão adquirir conhecimentos e competências para construir uma carreia no segmento de luxo que preferirem, “desde trabalhar em restaurantes requintados com estrela Michelin até estudar cursos dedicados a Atitudes e Etiqueta de Luxo, passando por Design de Moda de Luxo”.

O programa de três anos e meio permite percursos de carreira como bens de luxo pessoais; retalho de luxo; marketing de marcas de luxo; iates, jatos privados, automóveis; banca privada; hospitalidade de luxo; eventos; clínicas de saúde e bem-estar de alta qualidade, investimento imobiliário; restauração de grande qualidade, gastronomia e vinho.

O curso, que arranca em setembro de 2023, é composto por sete semestres e incorpora dois estágios profissionais. O primeiro estágio decorre no segundo semestre, dando aos estudantes a possibilidade de darem os primeiros passos no mundo da hospitalidade de luxo. Já o segundo estágio, que tem lugar nos dois últimos semestres de formação, “permite aos estudantes refletir sobre as competências de gestão no local de trabalho”.

Além dos estágios, o curso inclui uma viagem de campo, visitas a lojas de luxo e instalações fabris, mesas redondas com o setor do luxo e um desafio empresarial nesta área.

Além disso, durante a Tese de Licenciatura ou Projeto Empresarial Aplicado, os estudantes terão a oportunidade de rever desafios e/ou tendências empresariais da vida real. No Projeto de Negócios Aplicados, eles colaboram com uma empresa “cliente” da indústria do luxo, sob a orientação de um supervisor do corpo docente do Glion Institute of Higher Education.

“A nossa licenciatura é a preparação perfeita para uma carreira de liderança de alto nível na indústria do luxo internacional. Este grau de especialização única – combinado com a experiência profissional dos estágios – abrirá portas aos empregadores de luxo mais seletivos, para quem o rigor, a perícia e a experiência são bens preciosos”, afirma Frédéric Picard, diretor-geral do Glion Institute of Higher Education.

O programa completo da licenciatura pode ser consultado no website da Glion.

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Cabo Verde empenha-se na valorização dos profissionais de hotelaria e turismo

O governo de Cabo Verde acaba de oficializar a implementação da carteira profissional nas áreas de hotelaria, restauração e turismo, com vista a um novo modelo de governança no setor da formação profissional, para atingir a excelência dos profissionais no quadro da sua valorização.

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O vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças de Cabo Verde, Olavo Correia, acaba de proceder à entrega simbólica das primeiras carteiras profissionais do setor, em cerimónia em que também enalteceu as parcerias internacionais neste processo.

Implementado pelo Sistema de Informação das Carteiras Profissionais (SICP), este serviço irá funcionar enquanto instrumento de gestão, cuja lei instituída estabelece o regime jurídico de acesso e exercício de profissões e atividades profissionais, sujeitas à carteira profissional, digital, nas áreas de hotelaria, restauração e turismo, de acordo com notícia publicada pela Inforpress.

A carteira profissional passa a constituir uma condição necessária e indispensável para o acesso e exercício das profissões de pasteleiro, empregado de mesa e bar, rececionista de hotel, cozinheiro e guia de turismo em Cabo Verde, o que para o governante valoriza a formação profissional e garante direitos aos que exercem a profissão, assim como promove a qualidade.

O governante sublinhou, segundo a mesma fonte, que a aquisição da carteira profissional implica aos contratadores a remuneração em consonância com o nível de qualificação, de modo que este instrumento consiga, efetivamente, valorizar as pessoas, os jovens, enquanto principal recurso de África e Cabo Verde.

A carteira profissional é vista, ainda, como uma medida implementada para a promoção da valorização da qualificação profissional e a melhoria da qualidade nos produtos e serviços prestados.

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“Formação +Próxima” com ação sobre itinerários turísticos responsáveis

O LabCenter, em Torres Vedras, recebe no dia 6 de novembro, a ação de formação “Criação de Itinerários Turísticos Responsáveis”.

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“Criação de Itinerários Turísticos Responsáveis” é o tema de uma formação que vai ser proporcionada no próximo dia 6 de novembro, das 19h00 às 22h00, no Torres Vedras LabCenter.

Levar a entender o significado de turismo responsável e incentivar a criação de itinerários turísticos responsáveis são os objetivos desta formação, que será orientada por Patrícia Reis.

De referir que esta ação integra-se no programa “Formação +Próxima”, uma iniciativa que tem como objetivo a elevação da qualificação dos trabalhadores do setor turístico nacional, e que é promovida pelo Turismo de Portugal com a parceria estratégica dos municípios, enquanto agentes mais próximos da realidade local e mobilizadores da mudança estratégica que se pretende alcançar nos respetivos territórios.

As inscrições na formação “Criação de Itinerários Turísticos Responsáveis” são gratuitas e devem ser efetuadas pelo email: academiadigital.turismodeportugal.pt.

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Feira de Emprego da Bolsa de Empregabilidade em Lisboa. Créditos: Frame It

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Conheça as datas das feiras da Bolsa de Empregabilidade de 2024

Pela primeira vez, a feira de emprego da Bolsa de Empregabilidade chega à região do Alentejo, neste caso à Arena d’Évora, a 20 de fevereiro. Estão também programadas feiras no Algarve, Lisboa, Porto e região Centro.

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Já são conhecidas as datas e locais das feiras da Bolsa de Empregabilidade para 2024, numa edição que se estende às regiões do Algarve, Alentejo e Centro, além de Lisboa e do Porto.

A primeira feira de emprego do ano está programada para 5 de fevereiro de 2024, no Centro de Congressos do Algarve, seguindo depois para a Arena d’Évora a 20 de fevereiro, naquela que será a primeira feira da Bolsa de Empregabilidade na região do Alentejo.

Já a 1 de março, a Feira de Emprego de Lisboa terá lugar na Sala Tejo do Altice Arena, chegando ao Porto, mais concretamente ao Palácio da Bolsa, a 12 de março. A Feira de Emprego do Centro ainda não tem data nem local confirmados, sendo que a organização garante em comunicado que estes “serão divulgados brevemente”.

A pensar nas empresas de turismo e hospitalidade interessadas em participar numa das feiras, a Bolsa de Empregabilidade preparou uma campanha de early bird, válida até 31 de outubro, com pacotes que “garantem benefícios significativos, como um desconto de 50% na assinatura anual da plataforma da Bolsa de Empregabilidade”, indica a organização em comunicado. Adicionalmente, será oferecida às empresas participantes a possibilidade de publicarem gratuitamente o primeiro anúncio de emprego na sua plataforma de recrutamento online.

Para mais informações sobre a campanha de early bird, os interessados podem encontrar mais informações no website da Bolsa de Empregabilidade.

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Guimarães vai ter Escola Superior de Hotelaria e Turismo

É na Quinta do Costeado, em Guimarães, que vai nascer a futura Escola-Hotel do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), projeto que vai custar aproximadamente 15,5 milhões de euros, e cuja obra já começou, devendo ficar concluída em outubro de 2025.

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O complexo abrange a reabilitação de edifícios históricos, transformando a Casa do Costeado (edifício A), as cavalarias/celeiro (edifício B) e uma construção anexa (edifício C) num hotel académico (edifício ABC) e construindo um novo edifício (edifício F) para a instalação da Escola Superior de Hotelaria e Turismo.

Uma das características que se associa de imediato à identidade do lugar são os seus jardins, inseridos numa unidade de paisagem urbana, mas também de cariz agrícola. Este espaço é detentor de uma diversidade de espécies muito variada de diferentes portes, que incluem espécies centenárias, criando um ambiente único e revelador de vários séculos de existência, indica a autarquia vimaranense em comunicado.

Quanto ao edifício F, de acordo com o mesmo comunicado, foi concebido com inspiração nas linhas dos jardins, garantindo uma implantação respeitadora e harmoniosa com o ambiente.

Este projeto visa criar duas zonas exteriores distintas para cada edifício, com acessos independentes, permitindo a autonomia entre o hotel/restaurante (edifício ABC) e a escola de hotelaria (edifício F). O edifício A terá dois acessos autónomos, enquanto o edifício F será acessível através da rotunda do Pavilhão Multiusos.

O início da execução desta obra representa um marco significativo para Guimarães e para a afirmação do território como referência na formação em hotelaria e turismo, com um projeto que não só preserva o património histórico, mas também oferece um ambiente académico entre uma beleza simultaneamente natural e urbana única, sublinha a Câmara Municipal.

 

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ISCE dá “kick-off” da 2.ª edição do ISCE Tourism PAP Challenge

A iniciativa do Departamento de Turismo do ISCE – Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo destina-se a estudantes e professores do ensino profissional e servirá de lançamento da 2.ª Edição do ISCE Tourism PAP Challenge by Merytu.

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Realiza-se na próxima quinta-feira, dia 19 de outubro, o ISCE Tourism PAP Challenge Conference 2023/2024. A iniciativa do Departamento de Turismo do Instituto servirá como evento “kick-off” da 2.ª edição do ISCE Tourism PAP Challenge, projeto lançado no ano passado pelo Instituto com o objetivo de valorizar o ensino profissional em Turismo em Portugal e incentivar o ingresso destes estudantes no ensino superior.

O evento que acontece nas instalações do ISCE – Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo e que se destina aos estudantes e professores do ensino profissional em Turismo, abordará através da dinamização de vários workshops, conferências e atividades experimentais, vários temas de interesse para os alunos dos cursos profissionais de Turismo, estando já confirmada a participação de vários profissionais, professores e antigos alunos do setor.

De referir que a 1.ª edição da iniciativa, que tem como parceiros institucionais a Câmara Municipal de Odivelas, as Escolas do Turismo de Portugal e da Associação Forum Turismo, contando ainda com o apoio da Orbitur, Randstad, ISIC, Lisbon Digital School, Parque Aventura Sniper e Immerso Hotel, viu a estudante da Escola Profissional do Montijo, Daniela dos Reis Cruz, com o projeto “Canopy Eco Village”, sagrar-se a grande vencedora, o que lhe valeu uma bolsa completa para estudar na Licenciatura de Gestão Turística do nosso Instituto.

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Nova SBE abre inscrições para programa de inovação em turismo

A fase de candidaturas para a 3.ª edição do programa decorre até 29 de outubro. As 20 startups selecionadas dão a conhecer as suas soluções nos dias 11 e 12 de dezembro, no campus de Carcavelos.

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Estão abertas, até ao próximo dia 29 de outubro, as inscrições para a 3.ª edição do programa de inovação em turismo da Nova SBE – Check-In Tourism Innovation on Campus.  A iniciativa, promovida pelo Nova SBE Haddad Entrepreneurship Institute conta com a parceria do Westmont Institute of Tourism and Hospitality e patrocínio do Turismo de Portugal, e tem arranque marcado para o dia 11 de dezembro, com o evento imersivo Matchmaking.  A decorrer no campus de Carcavelos durante o Matchmaking as startups pré-selecionadas vão ter oportunidade de se apresentar e mostrar as suas soluções às PMEs e entidades parceiras ficando as oportunidades de codesenvolvimento de projetos piloto para a fase seguinte da iniciativa, com a duração de três meses.

Experiência do consumidor, soluções tecnológicas, sustentabilidade, inclusão local e gestão do talento são as áreas de desafio desta edição que termina com o habitual Demo Day, a 13 de março de 2024.

“Este é o momento de redesenhar e ajustar as práticas turísticas, aprimorando a experiência do cliente, cocriando soluções inovadoras que permitam o envolvimento local responsável e o desenvolvimento de ações sustentáveis focadas em pessoas’ refere Euclides Major, diretor executivo do Haddad Entrepreneurship Institute. “Pretendemos trazer às startups e PME’s, nacionais e internacionais, os recursos e dinamismo determinantes para acelerarem o processo de inovação tão essencial para o setor das viagens e do turismo, através de projetos colaborativos‘, conclui Euclides Major.

Na presente edição mantêm-se como parceiros muitas das entidades que colaboraram nas edições anteriores, confirmando o reconhecimento da qualidade da iniciativa que se carateriza pela disrupção dos projetos apresentados e sinergias criadas. No total são 17 os parceiros envolvidos no Check-In Tourism Innovation on Campus: Boost, Campingir, Cityrama, Details Hotels, FeelsLikeHome, GuestCentric, HotelShop, Osiris, Parques de Sintra, Tour Tailors, Travel Store, United Hotels, Discovery Hotel Management, Inatel, Newtour, Pousadas da Juventude e Visit Cascais.

Check-In Tourism Innovation on Campus
O lançamento do programa Check-In Tourism Innovation on Campus teve como objetivo trazer recursos, dinamismo e inovação às startups e PMEs, nacionais e internacionais, para fazer face à nova era do turismo.

Na segunda edição, em 2022, o programa reuniu 76 candidaturas, avaliou 362 propostas e pré-selecionou 20 startups. À fase final, de concretização efetiva de pilotos, chegaram 10 startups e 12 parceiros que apresentaram 21 soluções para tornar o setor do turismo mais digital, próximo, eficiente, sustentável e seguro.

A Nova SBE pretende assumir um papel ativo e responsável na preparação das empresas de hoje para o Turismo de amanhã, agregando um diversificado conjunto de intervenientes na promoção de um programa de inovação aberto e com uma estreita articulação entre a Academia, as empresas do setor e as startups.

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Ano letivo nas Escolas de Hotelaria e Turismo arranca com quase 3 mil alunos

O Turismo de Portugal assinalou o Dia Mundial do Turismo com o início oficial do ano letivo nas Escolas de Hotelaria e Turismo. As aulas arrancaram com cerca de três mil alunos.

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Para assinalar este momento, o secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, visitou a Escola de Faro, para uma aula inaugural.

Este ano, perto de três mil alunos vão iniciar o seu percurso de formação em turismo nas Escolas do Turismo de Portugal, distribuídos por 12 cursos lecionados em português e quatro em inglês, nas áreas de Cozinha, Pastelaria, Padaria, Restauração e Bebidas, Hotelaria/Alojamento, Informação e Animação Turística.

Em 2022-2023, um total de 2.182 alunos frequentaram a Rede de Escolas na formação inicial. Para o ano letivo 2023-2024, foram registadas 2.916 candidaturas no Regime Geral e 862 candidatos internacionais no Regime Especial de Acesso e Ingresso de Estudantes Internacionais, o que representa aumentos de 22% e 52%, respetivamente, face ao ano letivo anterior.

Refira-se que a formação profissional é uma das apostas do Turismo de Portugal na valorização da profissão, desempenhando um papel essencial na resposta à necessidade de trabalhadores no setor. “A procura por estratégias para atração e retenção de talentos é, por isso, um foco constante, tanto nas escolas como nas empresas do turismo”, destaca o Turismo de Portugal em nota de imprensa.

Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, sublinha que “assumimos a convicção de que mais educação e formação são o caminho para uma melhor integração no mercado de trabalho, num setor onde 94% dos alunos conseguem uma integração imediata no mercado de trabalho ou reforçam a sua formação”.

A par disto, assegura Carlos Abade, “continuamos a apostar em perspectivas de carreira mais atrativas e na defesa de remunerações e condições de trabalho de qualidade.”

O comunicado refere ainda que, em 2023, face ao ano anterior, a remuneração bruta mensal por trabalhador neste ramo de atividade aumentou 6%. Citando informação da Declaração Mensal de Remunerações transmitida pelas empresas à Segurança Social e da Relação Contributiva dos subscritores da Caixa Geral de Aposentações, o Turismo de Portugal lembra que, este ano, o aumento na atividade de Alojamento e Restauração foi de 5,6%, superior à média da economia que ficou pelos 2,9%.

Da mesma forma, considera que a promoção do crescimento das qualificações, da atratividade das profissões e do número de profissionais de turismo é também o grande propósito da Agenda para as Profissões do Turismo, uma iniciativa do Governo composta por diversas medidas que já se encontram em curso.

As 12 Escolas de Hotelaria e Turismo, espalhadas de norte a sul de Portugal, têm capacidade para acolher cerca de quatro mil alunos em formação inicial, e estão preparadas para formar profissionais em diversas áreas operacionais e de gestão, respondendo às necessidades do mercado, dada a oferta formativa ampla e diversificada que promovem.

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push4tourism convida startups a candidatarem-se ao seu programa de Open Innovation

As inscrições para a edição de 2023 do push4tourism – Open Innovation, estão abertas até ao próximo dia 13 de outubro. Trata-se de um programa de inovação aberta, criado pela Gesentrepreneur, que, nos últimos cinco anos, apoiou a criação de mais de 200 projetos na área do turismo, com a chancela do Turismo de Portugal.

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Os candidatos a esta edição devem ter, pelo menos, um produto, serviço ou solução que contribua para a resolução de um dos macro desafios apresentados pelos chamados parceiros piloto, um máximo de sete anos de atividade, bem como um profissional a full-time afeto ao projeto.

Serão apresentados macro desafios pelos parceiros piloto, dos quais se destacam, entre outros, os grupos Vila Galé, AP Hotels & Resorts, Barraqueiro, a ATRIAM, Verso Move, Avila Spaces, Dolce Travel e a Quinta dos Pastores.  A partir daqui as startups e empreendedores participantes serão envolvidos em dinâmicas de cocriação e codesenvolvimento que procurem dar respostas a domínios como a gestão sustentável das empresas e dos destinos; a gestão baseada em dados; a otimização das operações e negócios das empresas, mobilidade inteligente e sustentável; e o enriquecimento e melhoria da experiência do turismo.

Para inscrições e mais informações, as startups e empreendedores interessados poderão consultar o website do programa, disponível em: www.push4tourism.pt.

Sérgio Póvoas, coordenador do programa, está convicto que o push4tourism “contribuirá para que todos os que nele participem, desde os parceiros piloto até às startups e empreendedores, beneficiem de conhecimentos, processos e mecanismos de inovação na indústria do turismo que sejam mais do que uma simples resposta pontual a crises ou conjunturas desfavoráveis, estabelecendo níveis mais sólidos de estruturação, diferenciação e ambição”.

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Politécnico de Coimbra vai ensinar enologia, turismo, saúde e bem-estar e desporto na Bairrada

Os concelhos de Anadia e Mealhada (Bairrada) vão acolher um polo do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) onde serão ministrados cursos centrados nas áreas da enologia, turismo, saúde e bem-estar e desporto, áreas consideradas intrinsecamente relacionadas com a região.

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Este polo, intitulado Escola Bairradina, é criado ao abrigo de um protocolo tripartido, celebrado entre o IPC e os municípios de Anadia e Mealhada, e válido por cinco anos.

De acordo com o protocolo tripartido, a implementação da Escola da Bairrada, muito desejada pelas duas autarquias, tem como objetivos principais promover oferta formativa com vista ao desenvolvimento de “formações superiores não conferentes de grau como cursos técnicos superiores profissionais, micro credenciações e pós-graduações em áreas de especial diferenciação do território da Bairrada, tendo em consideração as áreas de forte impacto no território” dos referidos municípios.

No concelho de Anadia, o polo irá funcionar no rés-do-chão do edifício do Colégio Nacional (antiga Escola Secundária de Anadia), que está a ser transformado em residência de estudantes.

As instalações do polo serão localizadas junto ao Complexo Desportivo da Mealhada, uma zona com estação de caminho-de-ferro e transportes coletivos.

Competirá ao Politécnico de Coimbra a coordenação da Escola da Bairrada, a organização logístico-administrativa, o desenvolvimento da oferta formativa, bem como dinamizar ações de promoção das atividades e ações a realizar, no âmbito da Escola, enquanto os dois municípios envolvidos terão de proporcionar os espaços físicos para a implementação das instalações, alocar os recursos humanos necessários ao funcionamento dos espaços no âmbito dos cursos do IPC, promover a oferta formativa na região, assim como divulgar a Escola.

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Escolas do Turismo de Portugal: 76% dos diplomados integram mercado de trabalho logo após formação

A percentagem de diplomados das Escolas do Turismo de Portugal que integraram o mercado de trabalho imediatamente após a conclusão do curso em 2022 subiu dois pontos percentuais em relação ao ano anterior. Uma grande fatia destes diplomados está empregada sob um contrato de trabalho a termo certo e exerce funções em áreas de atividade no canal Horeca.

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De entre os alunos que completam a formação nas escolas do Turismo de Portugal, 94% conseguem uma integração imediata no mercado de trabalho ou reforçam a sua formação. A percentagem é apontada pelo estudo de inserção profissional 2022, que analisa anualmente a inserção profissional dos alunos diplomados até um ano após a conclusão dos cursos.

De acordo com esta análise, a taxa de atividade de 94% divide-se em 76% de diplomados que entram no mercado de trabalho – um aumento de 2 pontos percentuais face ao ano anterior –, e 18% que escolhem “reforçar a formação”, como indicado em nota de imprensa.

Uma grande fatia destes diplomados está empregada sob um contrato de trabalho a termo certo (86%), sendo que 8% dos diplomados desenvolvem atividade ao abrigo de estágio profissional e 4% presta serviços por conta própria.

Do total de inquiridos, questionados seis meses após a formação, 89% exercem funções no setor do turismo, em áreas de atividade no canal Horeca, nomeadamente na hotelaria (38%), restauração (48%) e na área do turismo (4%).

O estudo aponta ainda para cursos com uma taxa de empregabilidade de 100%, como é o caso dos cursos de: Técnico(a) de Restaurante/Bar (100%); Culinary Arts, Food & Beverage; Hospitality Operations Management; Técnicas de Serviço de Restauração e Bebidas; Técnicas de Cozinha/Pastelaria.

“Estes números continuam a traduzir a aposta do Turismo de Portugal e da sua rede de escolas na formação dos profissionais do setor e a melhoria contínua que se verifica nas condições que lhes são proporcionadas no setor. Existe ainda um caminho a percorrer que depende também do empenho dos agentes do setor e para o qual queremos continuar a contribuir em tudo o que nos for possível”, afirma Ana Paula Pais, diretora da área de formação do Turismo de Portugal, em nota de imprensa.

No ano letivo de 2021/2022, 769 alunos concluíram a sua formação, tendo obtido os níveis 4 e 5 de qualificação, através da conclusão com aproveitamento de cursos de dupla certificação (Nível 4), cursos on-the-job (Nível 4 e 5) e cursos de especialização tecnológica (Nível 5).

Os questionários de inserção foram lançados on-line, através do portal das escolas. O processo de inquirição foi concluído com 415 respostas ao questionário a um mês da conclusão dos cursos, bem como com 366 respostas ao questionário a seis meses após a conclusão dos cursos, correspondendo, respetivamente, a uma taxa de resposta de 54% e de 48%.

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