Turismo português mostra-se em força na ITB Berlim
O Turismo de Portugal está de regresso ao formato presencial na ITB Berlim, que abriu portas esta terça-feira e terá lugar até quinta-feira, dia 9 março, e que dedica esta sua edição exclusivamente a profissionais, empresas e buyers.
Publituris
Travelplan dá oficialmente as boas-vindas à Jolidey
IATA estima aumento de 4,4% nas receitas da aviação e lucro liquido de 36,6MM$ em 2025
IATA lamenta bloqueio no repatriamento de receitas das companhias aéreas por alguns países
Porto Business School reuniu especialistas para explorar potencial de crescimento do turismo de saúde e bem-estar
Conselho dos CEO da Star Alliance tem novo presidente
FITUR Know-How&Export promove digitalização do turismo
Airbus recebe mega encomenda de 100 aviões da Air India
Lusanova promove 10 destinos para 2025
Turismo de Marrocos define as prioridades para os próximos anos
2024: Portugal vai encerrar ano com mais de 27MM€ de receitas, 30 milhões de turistas internacionais e 80 milhões de dormidas
De Portugal, além das sete regiões turísticas (Porto e Norte, Centro, Lisboa, Alentejo, Algarve, Madeira e Açores) estão representadas 89 empresas nacionais que pretendem reforçar o contacto com um dos mercados emissores estratégicos para o nosso país.
Em 2022, a Alemanha foi o segundo mercado turístico emissor para o destino Portugal no que reporta a dormidas (quota de 11,5%) e o quinto em hóspedes (9,3%), o que se traduziu em 1. 428,3 mil hóspedes que geraram 5. 361,9 mil dormidas. Face ao ano anterior, estes valores conduziram a acréscimos de 150,8% e 141,9%, respetivamente.
Em termos de receitas turísticas, o mercado emissor alemão ocupa o quarto lugar, com um valor de 2. 365,6 milhões de euros (quota de 11,2%), um aumento de 108,2% comparativamente ao ano de 2021.
As previsões para o ano de 2023 são otimistas, de acordo com nota de imprensa do Turismo de Portugal, apontando para taxas de marcação de reservas próximas das registadas no período pré-pandemia, apesar dos fatores conjunturais como a inflação, o aumento de preços de energia e a incerteza da guerra na Ucrânia.
Por outro lado, o mercado da Alemanha absorve um total médio de 12% do investimento realizado pelas Agências Regionais de Promoção Turística (ARPT) nos Planos de Marca Regional financiados no âmbito da Contratualização da Promoção e Comercialização Turística Externa.
O presidente do Turismo de Portugal marca presença na Feira para estabelecer contactos com alguns dos principais agentes do setor e participar na conferência “Blended Travel: Are we all getting remote?”, dedicada às oportunidades de uma nova tipologia de turismo que combina viagens e trabalho.
Luís Araújo reforça a importância da presença de Portugal num evento que reúne players de um mercado estratégico para a promoção do turismo nacional e destaca o interesse em “participar em fóruns que promovam a discussão de novas tendências para o turismo do futuro.”
Também presente no evento, está o secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, que visita ao stand de Portugal e prevê contactos com empresas e representantes do setor na Alemanha.
A presença nacional nesta edição da ITB está ancorada na marca Visit Portugal e acontece numa área expositiva concebida para, por um lado, transmitir aos visitantes o bem-estar característico de Portugal enquanto destino turístico e, por outro, reforçar as boas condições de trabalho disponíveis para os profissionais do setor. Neste capítulo, o objetivo é incrementar o crescimento dos fluxos turísticos para Portugal através de novas oportunidades de negócio.
O stand de Portugal, com 829 m2, afirma-se também pela sustentabilidade, recorrendo a materiais reciclados ou recicláveis, como é o caso da tela utilizada para a exposição de sketchers no âmbito do turismo literário – projeto Sketch Tour PT Reload – ou da própria alcatifa do stand, produzida a partir de desperdícios de tecidos.