Edição digital
Assine já
PUB
Meeting Industry

“A BTL vai acompanhar o crescimento sustentado e entusiasmante que o setor [do turismo] testemunhou”

O mote da 33.ª edição da BTL está dado: “celebrar o melhor de Portugal e do mundo”. Pedro Braga, diretor-geral Adjunto da FCE – Feira, Eventos e Congressos, acredita que o evento deste ano terá um crescimento “significativo”, deixando claro que o atual formato “é parte integral do ADN da BTL, uma feira direcionada tanto para profissionais como para o público consumidor”.

Victor Jorge
Meeting Industry

“A BTL vai acompanhar o crescimento sustentado e entusiasmante que o setor [do turismo] testemunhou”

O mote da 33.ª edição da BTL está dado: “celebrar o melhor de Portugal e do mundo”. Pedro Braga, diretor-geral Adjunto da FCE – Feira, Eventos e Congressos, acredita que o evento deste ano terá um crescimento “significativo”, deixando claro que o atual formato “é parte integral do ADN da BTL, uma feira direcionada tanto para profissionais como para o público consumidor”.

Victor Jorge
Sobre o autor
Victor Jorge
Artigos relacionados
MSC Cruzeiros vai ter 19 cruzeiros com partida e chegada ao Funchal no inverno 2024-2025
Transportes
Portugal entre os destinos com melhor performance em 2023, dizem dados da UN Tourism
Destinos
GoldenPark: A Nova Casa de Apostas em Portugal
Sabia que a Betclic Também Tem Jogos de Casino
Conheça a Secção de Desporto da Betclic
Porto e Norte de Portugal vai ter maior participação de sempre na BTL
Destinos
Algarve leva experiência imersiva pela região à BTL
Destinos
Booking.com e TAP com melhor reputação em 2024
Turismo
França marca presença sem precedente na BTL com a sua delegação “French Travel Tech”
Praia da Falésia ganha prémio “Travellers’ Choice” do Tripadvisor como “Melhor praia do Mundo”
Destinos

Com “casa esgotada”, o universo do turismo concentrar-se-á, entre 1 a 5 de março, na BTL. Para Pedro Braga, diretor-geral Adjunto da FCE – Feira, Eventos e Congressos, “o mais importante não são os recordes, o mais importante é servir o turismo e contribuir para o desenvolvimento económico do país”. Por isso, no final, a conclusão a tirar será a de confirmar que a BTL “continua a ser o espaço de referência em Portugal para a concretização de negócios, tanto de um ponto de vista de B2C como B2B”.

Com o turismo nacional a registar o melhor ano de sempre em termos de receitas, que BTL teremos em 2023? Será a BTL também um evento a bater recordes?
Será uma BTL de afirmação. Perante um cenário internacional de fluxos turísticos em livre circulação, o turismo retomou, com toda a amplitude, a posição que detém há muitos anos: um gerador de riqueza e um impulsionador de diversas economias por todo o mundo. Em Portugal, os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) são claros quanto a esse aspeto, e a BTL vai acompanhar o crescimento sustentado e entusiasmante que o setor testemunhou no ano passado. Estamos certos de que iremos superar os números de 2022, ainda marcados por algumas restrições, e que a 33.ª edição da BTL assumirá plenamente a vocação deste certame – celebrar o melhor de Portugal e do mundo.

Para a BTL o mais importante não são os recordes, o mais importante é servir o turismo e contribuir para o desenvolvimento económico do país.

Quais são as principais diferenças relativamente ao evento do ano de 2022?
A BTL 2023 é marcada por uma maior representatividade do destino nacional, nos diversos segmentos da oferta turística, e conta nesta edição com a Entidade Regional do Turismo do Centro como região convidada e com Aveiro como município convidado e que seguramente contribuirão de forma decisiva para o sucesso da BTL 2023.

Existe igualmente um reforço de posicionamento da BTL nos mercados internacionais, quer seja na vertente dos destinos presentes no pavilhão 4, quer seja através do programa de Hosted Buyers (HB) e de Buyers cuja qualidade é crescentemente reconhecida a nível internacional.

Para a BTL o mais importante não são os recordes, o mais importante é servir o turismo e contribuir para o desenvolvimento económico do país

Nas áreas temáticas, temos como novidade a inclusão do segmento LGBTI+. A BTL é um reflexo do mercado, procuramos observar e acolher a evolução e as tendências do setor turístico a nível internacional e nacional. Uma área como a BTL LGBTI+ permitirá às empresas do setor promover a sua oferta destinada para esse segmento numa altura em que o mercado lhe tem dedicado mais atenção. Mas é também uma forma de celebrar a diversidade e a identidade, valores tão ligados ao próprio turismo e que a BTL, naturalmente, acolhe.

Uma BTL mais internacional
Na apresentação da BTL 2023, referiu como grande foco a componente da internacionalização. O que foi feito nesse sentido?
Tivemos oportunidade de referir durante a apresentação da BTL que a internacionalização continua a ser um dos eixos estratégicos do evento, e os resultados deste trabalho são visíveis. O pavilhão internacional da BTL 2023 está totalmente preenchido com uma grande representatividade de destinos, direta e indiretamente – isto é, através de operadores.

De resto, verificámos um interesse muito grande por parte dos destinos internacionais em promoverem-se no mercado português. Contaremos com cerca de 75 destinos internacionais e houve um conjunto, ainda considerável, de destinos internacionais que ficou em lista de espera depois do preenchimento total do espaço designado. Isto demonstra a importância que a BTL tem vindo a assumir enquanto centro para a promoção turística em Portugal, mas é também uma consequência natural do nosso esforço de internacionalização.

Portugal, leia-se o Turismo de Portugal e as ARPT´s, têm feito um trabalho excecional na promoção do destino e isso reflete-se na procura crescente no mercado português. O Programa de Hosted Buyers e de Buyers é um reflexo desse trabalho e do reconhecimento do “nosso” destino. Temos cada vez mais mercados interessados em participar no programa HB e de visitarem a BTL na vertente de B2B.

Verificámos um interesse muito grande por parte dos destinos internacionais em promoverem-se no mercado português

Esse foco na internacionalização pressupõe uma maior presença de buyers internacionais?
O programa de buyers, que conta com a TAP e o Turismo de Portugal enquanto parceiros estratégicos, é uma parte muito importante da equação de internacionalização da BTL que tem conhecido uma evolução, procurando reforçar a qualidade dos buyers presentes em detrimento da quantidade.

A nossa prioridade é o retorno que o programa dá às empresas que nele participam e, claro, a Portugal enquanto destino.

Na edição de 2022, fizemos um ajuste no modelo de reuniões e podemos dizer que foi um sucesso. Incrementámos o retorno das reuniões realizadas e potenciámos um maior volume de negócios para os nossos expositores. É essa a afirmação da BTL, o Marketplace para o setor do turismo.

De acordo com o inquérito realizado junto dos expositores e buyers presentes na última edição, 94,9% dos expositores consideram que a BTL é o evento mais importante do setor realizado em Portugal e 63% dos buyers colocou o programa de Hosted Buyers no top dos melhores em que participaram a nível internacional. Desafiados a classificar a qualidade das reuniões realizadas, os Hosted Buyers atribuíram 4,67 pontos (em 5 possíveis). Os expositores classificaram as reuniões com 4,29 (em 5 possíveis).

Há um ano referia a intenção de ter uma maior diferenciação entre os “hosted buyers” e “buyers”. Essa intenção concretiza-se?
Mais do que uma diferenciação entre Hosted Buyers e Buyers, o que procuramos, através do reforço permanente da qualidade dos programas que desenvolvemos é que, mesmo aqueles buyers que não são selecionados para o programa de Hosted Buyers pela BTL e pelos seus parceiros (Turismo de Portugal e TAP) e que como tal beneficiam de apoios em todos os aspetos logísticos para a sua presença na BTL, considerem que se justifica investir o seu tempo e os seus recursos para visitar e participar no programa  porque o potencial de negócio do mercado português e a diversidade e qualidade da oferta o justificam.

Nesta edição os Buyers representam já cerca de 20% do total de participantes no programa, um crescimento significativo quando comparado com edições anteriores. Este crescimento é resultado do posicionamento da marca destino Portugal, bem como da estratégia da BTL em posicionar-se no calendário internacional das feiras de turismo.

Marcaram presença no WTM de Londres e na FITUR em Madrid. Essas presenças foram nesse sentido de aumentar a internacionalização da BTL?
Sem dúvida. É uma abordagem que identificámos como prioritária para a concretização do nosso objetivo de maior internacionalização e, felizmente, temos colhido frutos dela. A presença em feiras como o WTM e a FITUR permite-nos contactar diretamente com players internacionais e apresentar-lhes a BTL de uma forma mais eficiente, uma vez que estamos inseridos num espaço em que o turismo é, igualmente, o protagonista.

Convidados e novos segmentos
Que importância tem o facto de a Tunísia ser o destino internacional convidado?
A presença da Tunísia na qualidade de destino internacional convidado é muito significativa. Em termos turísticos, a Tunísia é um destino de eleição para os viajantes portugueses e o protagonismo que assume nesta edição da BTL é também uma resposta a essa preferência. De facto, falamos de um país muito conhecido e procurado pelo nosso mercado, mas que, ao mesmo tempo, ainda tem diversos locais por descobrir. A BTL será uma oportunidade para os visitantes conhecerem novos e inéditos destinos dentro da Tunísia através de uma programação cultural desenvolvida especialmente para a feira.

Temos “casa esgotada” e em consequência contamos receber ainda mais expositores

Curiosamente, ainda em contexto pandémico, verificou-se que o aumento do número de turistas portugueses a viajar para a Tunísia era superior ao índice dos turistas europeus. Num cenário de livre circulação, as expectativas são ainda mais animadoras, pelo que nos entusiasma particularmente dar palco a este destino e promover essa relação próxima e frutuosa entre o mercado português e o mercado tunisino.

Um dos grandes focos dados também nesta BTL 2023 está no segmento LGBTI. Que importância terá esta participação e que outros segmentos estarão em destaque no evento?
Como mencionado anteriormente, o segmento LGBTI+ é, de facto, uma das grandes apostas da BTL 2023. É um segmento que tem recebido uma atenção crescente por parte do setor turístico e um merecido reforço de visibilidade em Portugal – a escolha de Lisboa para receber o maior evento europeu de celebração do orgulho LGBTI+ em 2025 é sinal disso.

Neste ano de estreia, queremos fazer deste espaço uma referência no contexto global da feira e, por isso, contamos com uma área de exposição onde diferentes players poderão apresentar a sua oferta direcionada para este segmento, mas também um palco com uma programação exclusiva.

Lado a lado com a BTL LGBTI+ encontramos espaços já estabelecidos, como a BTL LAB e a BTL Cultural. Em ambos, contamos com uma oferta mais dinâmica e envolvente, em contacto direto com os visitantes da feira. A BTL LAB continuará a constituir um hub de referência para discutir e promover a inovação e a tecnologia aplicadas ao turismo, através de exposições e talks dinamizadas por players notáveis do setor. Por sua vez, a BTL Cultural voltará a mostrar o papel absolutamente central que a cultura ocupa na promoção e na sustentação da atividade turística, com a presença de diversas regiões e dos seus respetivos equipamentos culturais.

Segmentos como MICE e enoturismo mereceram também especial atenção, através dos espaços BTL Meeting Industry e BTL Enoturismo que apresentarão iniciativas diversas para os profissionais das áreas. Além, claro, de espaços como BTL Village, a BTL Travel Influencer e a BTL Kids Route.

A edição 2023
A BTL 2022 contou com a presença de mais de 45.000 visitantes, entre profissionais e público geral, com a participação de 1.407 expositores. Ao nível dos visitantes, contam bater este número?
Estamos convictos de que teremos um crescimento significativo não só porque a edição de 2022 ainda se realizou sob constrangimentos ligados à pandemia, mas sobretudo porque trabalhámos para uma edição maior, mais dinâmica e mais atrativa, tanto para profissionais como para o público consumidor.

A conjugação das iniciativas dinamizadas pelas regiões nacionais e pelos destinos internacionais com as campanhas promovidas pelas agências e pelos operadores resultam num produto único e autêntico, que coloca em evidência as diferentes culturas e a oferta dos mais diversos destinos e que faz da BTL um momento único e que se transforma na “Grande Montra” do setor do turismo em Portugal.

A BTL é uma bandeira do turismo em língua portuguesa, e essa vocação de lançamento para o mundo é uma posição inequívoca que a edição de 2023 ajudará certamente a consolidar

E relativamente aos expositores, que número terá a BTL 2023?
Temos “casa esgotada” e em consequência contamos receber ainda mais expositores, do que na edição anterior, dos vários cantos de Portugal e do mundo – um número que cimenta a nossa posição enquanto principal hub em Portugal para a promoção turística.

A BTL continua a ter três dias para profissionais e dois dias para o público geral. Esta dinâmica é importante e a manter para o futuro? A ITB, por exemplo, retirou os dois dias dedicados ao público geral.
Este formato é parte integral do ADN da BTL, que é uma feira direcionada tanto para profissionais como para o público consumidor. Estamos absolutamente convictos de que a relação da feira com o público continua a ser uma parte fundamental do estatuto que a BTL adquiriu ao longo destes anos. As pessoas sabem que, na feira, têm acesso a ofertas exclusivas para adquirir as suas férias e as empresas expositoras veem, nessa dinâmica, uma oportunidade para desenvolver campanhas atrativas.

Esta é, aliás, uma das outras opostas para os próximos anos, continuar a reforçar a posição da BTL e dos expositores que disponibilizam a venda de produtos turísticos ao público enquanto grande “momento do ano” para comprar férias e será objeto de uma campanha publicitária, que começará nos próximos dias, dirigida especificamente a este target.

Bem entendido, a dimensão B2B é extremamente importante e temos vindo a alocar uma boa parte dos nossos recursos para explorar as suas potencialidades ao máximo, como atesta o programa de hosted buyers e de buyers. Mas não podemos descurar o lugar dos consumidores neste grande quadro que é a BTL e tudo aquilo que a sua presença aporta para os destinos e para a feira: são dois dias intensos, com um grande afluxo de visitantes que permitem às empresas fazer negócios diretamente, constituindo uma demonstração notável da vitalidade deste sector em Portugal.

No final do dia 5 de março, que conclusões gostaria de tirar relativamente ao evento deste ano?
Gostaríamos de concluir – e, aliás, estou seguro que assim será – que os expositores e os visitantes concretizaram na plenitude os seus objetivos e que a BTL continua a ser o espaço de referência em Portugal para a concretização de negócios, tanto de um ponto de vista de B2C como B2B.

Mas também que a BTL continua a ser um local de inovação, em que se trocam ideias, conhecimentos e experiências e de onde partem novas iniciativas e soluções para os mais diversos desafios. Não podemos esquecer que o setor turístico é uma bandeira da nossa atividade económica. Por sua vez, a BTL é uma bandeira do turismo em língua portuguesa, e essa vocação de lançamento para o mundo é uma posição inequívoca que a edição de 2023 ajudará certamente a consolidar.

Sobre o autorVictor Jorge

Victor Jorge

Mais artigos
Artigos relacionados
MSC Cruzeiros vai ter 19 cruzeiros com partida e chegada ao Funchal no inverno 2024-2025
Transportes
Portugal entre os destinos com melhor performance em 2023, dizem dados da UN Tourism
Destinos
GoldenPark: A Nova Casa de Apostas em Portugal
Sabia que a Betclic Também Tem Jogos de Casino
Conheça a Secção de Desporto da Betclic
Porto e Norte de Portugal vai ter maior participação de sempre na BTL
Destinos
Algarve leva experiência imersiva pela região à BTL
Destinos
Booking.com e TAP com melhor reputação em 2024
Turismo
França marca presença sem precedente na BTL com a sua delegação “French Travel Tech”
Praia da Falésia ganha prémio “Travellers’ Choice” do Tripadvisor como “Melhor praia do Mundo”
Destinos
PUB
Meeting Industry

Fátima reafirma-se como “coração” do turismo religioso mundial

A presidente da ACISO, Purificação Reis, e todos os oradores da sessão de abertura dos XI Workshops Internacionais de Turismo Religioso (IWRT), esta quarta-feira, em Fátima, evento que, este ano coincidiu com a realização da 20 edição do Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável (CITRyS), realçaram que Fátima reafirma-se como “coração” do Turismo Religioso Mundial.

“Assumimos que o Workshop do Turismo Religioso é uma referência mundial para o trade deste segmento de turismo, e temos trabalhado para que este evento se assuma como um acelerador da operação turística para Portugal no âmbito do turismo religioso”, afirmou a presidente da ACISO, Purificação Reis.

A presidente da ACISO recordou que Portugal registou, em 2023, um ano excecional para o Turismo Religioso, tendo tido o privilégio de receber o Papa Francisco e a Jornada Mundial da Juventude, “evento único que inundou o país de juventude, cor e alegria e que nos deixou esperançados com o potencial futuro do turismo religioso”. Contudo realçou que “vivemos tempos verdadeiramente desafiantes tanto no âmbito internacional como nacional” e que “o turismo está a enfrentar novos paradigmas e exigências”.

Purificação Reis avançou, na sua intervenção que, em 2023, Fátima teve 6,8 milhões de peregrinos registados no Santuário, contando com uma oferta hoteleira que disponibiliza mais de 80 estabelecimentos de alojamento turístico, dos quais 50 são hotéis. Referiu ainda que, neste pequeno território contabilizam-se mais de um milhão de dormidas anuais, 70% das quais são internacionais e com grande expressão em mercados de longa distância.

Por sua vez, na sessão de abertura dos XI Workshops Internacionais de Turismo Religioso (IWRT), o padre Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima pediu, que o turismo religioso “continue a receber do poder político a merecida atenção”. Na sua intervenção, referiu que “o atual momento político, em Portugal, com a proximidade de eleições legislativas, com as inevitáveis mudanças que trará, provoca sempre alguma incerteza. Resta-me desejar que o turismo religioso, independentemente da solução governativa, continue a receber do poder político a merecida atenção”, disse.

O católico disse que o ano de 2023 ficou marcado pela recuperação do número de peregrinos e visitantes a Fátima. Considerou que “as nossas expectativas apontavam para uma recuperação mais lenta, depois da quebra brutal provocada pela pandemia de Covid 19, mas não foi isso que se verificou”. No entanto, alertou, “precisamos de verificar até que ponto se trata de um crescimento sustentado, excluído o efeito da Jornada Mundial da Juventude e do seu impacto ao nível do turismo religioso, nomeadamente aqui, em Fátima”. Porém, “as expectativas para o presente ano, relativamente ao afluxo de visitantes, são moderadamente otimistas”, sublinhou.

O padre Carlos Cabecinhas lembrou que não podemos igualmente ignorar o contexto internacional e as ameaças à paz, que condicionam necessariamente o turismo. “A paz é desígnio maior que não podemos ignorar e o sofrimento das vítimas não nos deixa indiferentes”, disse, para avançar que, praticamente dois anos do início da guerra na Ucrânia e com quase cinco meses de guerra em Israel e Palestina, “é fundamental afirmarmos o turismo como instrumento de paz e de concórdia entre povos e nações”.

O presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, sublinhou que, face aos números da atividade turística em 2023, já conhecidos, “o nosso objetivo é muito claro, é continuarmos a crescer, mas de uma forma responsável, sustentável e de uma forma cada vez mais inteligente”, que passa pela valorização das pessoas porque “só pessoas qualificadas e com talento podem acrescentar valor àquilo que é o crescimento do setor, mas também crescimento assente em propostas que valor, que sejam cada vez mais diferenciadoras e inovadoras”.

Assim, Carlos Abade reconheceu que “não há maior diferenciação do que aquela que é possível acrescentar quando utilizamos aquilo que são os nossos recursos, da nossa história e da nossa cultura, e aí dimensão do turismo religioso ganha uma expressão extraordinária”, reforçando que este segmento tem sio uma fonte de captação de turismo para Portugal”.

Os XI Workshops Internacionais de Turismo Religioso (IWRT) decorrem em Fátima, até sexta-feira e seguem para a cidade da Guarda, no sábado.

Os IWRT contam com 131 buyers e 131 suppliers de 40 nacionalidades e cerca de cinco contactos de negócios, só em Fátima, os quais acrescem os números do Workshop de Turismo de Herança Judaica, este sábado, na Guarda.

A edição deste ano tem o Paraguai como destino convidado. Para tal, o país da América Latina fez-se representar pela ministra do Turismo, Angie Duarte de Melillo, Javier Ramirez, diretor geral da Secretaria Nacional de Turismo, Esterfania Aderete, representante da DTP Tour Operador, e Olga Fisher, representante da Câmara de Turismo das Missões Jesuítas, que tiveram a oportunidade de apresentar as potencialidades do país como destino de turismo religioso, ainda pouco conhecido em Portugal.

Em defesa do novo aeroporto no Centro e em nome da coesão 

Praticamente todas as intervenções na sessão de abertura destes workshops sobre turismo religioso saíram em defesa do novo aeroporto de Lisboa, no Centro de Portugal, apoiando, de forma inequívoca o projeto de Santarém. “O futuro aeroporto em Santarém seria uma verdadeira solução para a coesão do país e contribuiria em muito para afirmar Fátima no mundo”, destacou a presidente da ACISO.

Purificação Reis observou que “rezam as crónicas que já nos anos 30 o bispo de Leiria fundador do Santuário, D. José Alves Correia da Silva, antevendo a dimensão e alcance da devoção de Fátima, sonhou com a construção dum aeroporto que a pudesse servir”.

Por sua vez, Anabela Freitas, vice-presidente da Turismo Centro de Portugal, apontou que um aeroporto na região Centro é o que melhor defende os interesses do país, sendo a única hipótese que reforça a coesão social.

“O turismo é uma alavanca importante para a coesão territorial, para a fixação de pessoas no território. A decisão do novo aeroporto é fundamental para o desenvolvimento deste setor. Defendemos que essa estrutura aeroportuária deveria ser construída na região Centro, em Santarém, não só para alavancar aquilo que é a economia, e em particular o turismo, mas sobretudo para promover a coesão territorial”, considerou Anabela Freitas.

Também Pedro Machado, presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Centro de Portugal, focou o tema do novo aeroporto. “Fátima integra uma rede de Cidades Santuário, quase todas elas servidas por aeroportos de proximidade, à exceção desta. Não se deve construir uma nova estrutura aeroportuária onde já existe uma carga elevada de pessoas e de infraestruturas, como acontece em Lisboa, mas sim num local que contribua para o reforço da coesão territorial, como é o caso de Santarém”, afirmou.

Para além da questão do aeroporto, Pedro Machado acentuou que turismo religioso “é um elemento-chave que, em particular nesta região do Médio Tejo, complementa e dá visibilidade a outros produtos turísticos e aproxima os territórios”.

O presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Albuquerque, que também interveio na sessão de abertura, deixou votos de que os decisores políticos governativos “olhem para o país como um todo, complementar”, capaz de gerar novas centralidades, criação de emprego e valorização dos ativos estratégicos, afirmando que “importa valorizar o muito que Fátima tem para oferecer”, enquanto plataforma turística de eleição para milhões de visitantes anuais, mas, simultaneamente, “preservar a autenticidade espiritual e cultural, qualificando a oferta, reforçando a criação de infraestruturas que respondam aos fluxos de visitantes, avaliando e respeitando a capacidade de carga a cada momento”, indicou.

Sobre o autorCarolina Morgado

Carolina Morgado

Mais artigos
Meeting Industry

BTL 2024 vai ser também palco de conferências e talks

A 34ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) vai receber conferências, talks e outras iniciativas espalhadas por sete áreas distintas. Inteligência artificial, sustentabilidade, experiências e soluções tecnológicas estarão em destaque.

Publituris

A Bolsa de Turismo de Lisboa reforçou, na sua edição de 2024, a aposta em conteúdos para profissionais e consumidores, com a organização e acolhimento de várias iniciativas, entre conferências e talks espalhados por sete áreas distintas da feira, que decorre de 28 de fevereiro a 3 de março.

Estes conteúdos, de acordo com informação da organização, procuram afirmar a BTL como um espaço de discussão, troca de ideias e promoção de conhecimento, tanto para os profissionais do turismo como para o público final.

Exemplo disso são as diversas iniciativas que terão lugar no Auditório AVK. No dia 28 de fevereiro, primeiro dia da BTL, o destaque vai para a CNN Portugal Summit “Portugal Tour”, organizada pela CNN Portugal, que irá debater os principais desafios do turismo nacional. A sessão contará com um painel de convidados composto, designadamente, pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, José Manuel Bolieiro, presidente do Governo Regional dos Açores, Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Cristina Siza Vieira, vice-presidente Executiva da AHP, João Oliveira e Costa, CEO do BPI, e Mário Ferreira, CEO da Douro Azul.

O Auditório AVK vai acolher, também, uma talk sobre turismo regenerativo, organizada pela Nova SBE Westmont Institute of Tourism & Hospitality, uma sessão sobre o novo modelo de negócio do turismo 4.0, dinamizada pela Universidade Católica de Lisboa, e uma conferência sobre enoturismo promovida pelo jornal Publituris. O espaço receberá ainda a terceira edição da conferência “Smart and Green Tourism”.

Por sua vez, no Palco BPI os profissionais do turismo poderão descobrir mais sobre a forma como a inteligência artificial está a ser trabalhada no sector em sessões promovida pelo NEST e pela Microsoft. Boas práticas de governance, a humanização, o valor das experiências, a inovação tecnológica e a sustentabilidade serão também alvo de reflexão em conferências organizadas, ao longo dos três dias profissionais da feira, pela AMROP, Universidade Europeia, BTL, NEST, BPI e RIPTUR.

O BTL Lab by Pousadas da Juventude voltará a acolher sessões dedicadas à inovação e a soluções tecnológicas para o turismo. Revenue management, tecnologia de dados, boas práticas de planeamento financeiro, gamified self-guided tours e fotografia serão alguns dos temas que estarão em destaque nesta área da BTL.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Meeting Industry

APAVT com presença ainda mais forte na BTL 2024

Com um palco de apresentações e um total de 80 expositores, incluindo, nomeadamente, nove operadores turísticos, 60 agências de viagens, duas empresas de rent-a-car, companhias aéreas e DMC, a APAVT marca presença ainda mais forte na edição de 2024 da BTL.

Publituris

Além de continuar a ser o maior espaço privado da BTL, com uma área de 1.200 metros quadrados, a APAVT reforça este ano a sua presença na BTL com o apoio de novos parceiros.

O bar do espaço APAVT, tradicionalmente o principal ponto de encontro do Pavilhão 4, é este ano apoiado pelo estado brasileiro de São Paulo. O espaço conta também com dois lounges exclusivos, sendo um da APAVT, apoiado pela ANA/Vinci, e outro do GDS Amadeus, ambos projetados para promover networking e negócios.

Além de manter a Ucrânia como o destino convidado, uma das grandes novidades do espaço APAVT nesta edição da BTL é que incluirá um stand de Macau, o “Destino Internacional Preferido” da associação em 2024.

Também se destaca a participação especial de Huelva, destino do congresso da APAVT deste ano, e a habitual presença do IPDAL, que reúne a promoção dos destinos latino-americanos e Caraíbas, bem como da Associação de Defesa do Consumidor – DECO e, no âmbito da Sustentabilidade, da certificadora Travelife for Tour Operators.

Nos dias dedicados ao público consumidor, o stand da APAVT passará por uma transformação de layout, concentrando-se nas vendas diretas ao público pelas agências de viagens expositoras, designadamente das redes Bestravel, GEA, DIT Portugal e Go4Travel.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Meeting Industry

Proximidade com profissionais e investidores do turismo: BPI volta a ser o banco oficial da BTL

Num compromisso contínuo de fortalecer e explorar a proximidade e uma relação de confiança com os profissionais e investidores do setor do turismo, o BPI volta a ser o banco oficial da BTL, uma parceria que se mantém desde 2016.

Publituris

Na edição deste ano da BTL, o BPI marcará presença com um espaço de atendimento comercial, onde os visitantes terão acesso a informações detalhadas sobre as Soluções BPI Turismo para Empresas. Além disso, no Palco BPI, situado no Pavilhão 3, terão lugar conferências e encontros que promovem o diálogo entre todos os stakeholders, potenciando a partilha de conhecimento e boas práticas. Ainda durante a feira, o banco oficial da BTL destacará instrumentos financeiros essenciais e abordará temas relevantes para o setor, como sustentabilidade e digitalização.

“A BTL enquanto promotor de negócios, potencia o desenvolvimento da criatividade em que muitas ideias e projetos florescem, são pensados e encontram rampas de lançamento”, refere Dália Palma, gestora coordenadora da Bolsa de Turismo de Lisboa. Neste sentido, sublinha que, um parceiro como o BPI “desempenha um papel fundamental no processo de apoiar e sustentar essas ideias, promovendo a qualificação da nossa oferta turística e apostando em projetos capazes de criar valor acrescentado para a economia nacional”.

A organização da BTL lembra que, ao longo dos anos, o BPI tem mantido uma relação próxima com o turismo, dispondo de uma equipa de gestores especialmente dedicada ao setor, e oferecendo soluções para todas as fases do negócio de empresas ligadas ao turismo.

Estes instrumentos incluem, nomeadamente, apoio ao investimento através de linhas complementares a apoios públicos como a Linha de Apoio ao Turismo e a Linha de Apoio à Qualificação da Oferta-Turismo. O banco disponibiliza, também, o portal BPI Apoios Públicos, que agrega informações sobre incentivos nacionais e europeus.

Numa altura em que a sustentabilidade se assume como um dos temas mais relevantes do setor turístico, o BPI dinamiza iniciativas para a promoção da transição sustentável das empresas, como linhas de crédito, conteúdos formativos e o projeto ‘Acelerador de Sustentabilidade’, que oferece sessões personalizadas e exclusivas sobre turismo sustentável.

Ainda para apoiar as empresas da área do turismo, o BPI é parceiro fundador do NEST – Centro de Inovação do Turismo, aderente ao Programa Empresas Turismo 360, uma parceria promovida pelo Turismo de Portugal, que pretende mobilizar as empresas do sector a incorporarem indicadores ESG (Environmental, Social and Corporate Governance) na sua gestão, e integra a plataforma Invest in Tourism, que tem como objetivo ser um dinamizador do investimento nacional, mas sobretudo estrangeiro, no setor turístico português.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos

Geres, Portugal; August 31, 2022: General view of the olive tree square in guimarães with several tourists

Meeting Industry

Guimarães vai mostrar-se na Navartur em Pamplona

O Turismo de Guimarães vai marcar presença na Navartur – Feira Internacional de Turismo de Navarra, que decorrerá em Pamplona, Espanha, de 23 a 25 de fevereiro. Esta participação surge no âmbito da estratégia de promoção do território como destino turístico de excelência.

Publituris

A Navartur, que em 2023 teve mais de 45 mil visitantes, e já vai na sua 17ª edição, é reconhecida como uma das feiras mais relevantes dedicadas ao turismo na Península Ibérica. Destina-se a um mercado com um elevado poder de compra, como é o caso de Navarra e do País Basco, contando com um público-alvo com uma forte propensão para realizar viagens turísticas.

Para além da promoção direta e do atendimento personalizado aos visitantes, o Turismo de Guimarães terá a oportunidade de participar na Bolsa de Contratação Turística “B2B NAVARTUR Meetings”, que visa proporcionar reuniões e contactos com operadores e agências de viagens especializadas a nível internacional.

Integrando a representação do Norte de Portugal no stand da Entidade Regional de Turismo, a estratégia promocional de Guimarães incidirá especialmente no “Património Histórico e Cultural”, no “Turismo de Natureza” e na “Gastronomia e Vinhos”.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Meeting Industry

VisitPortugal Conference 2024 dia 27 de fevereiro em Lisboa com o mote Global Tourism Insights

No dia 27 de fevereiro, a Sala Sala Tejo – MEO Arena, em Lisboa, acolhe entre as 09h00 e as 17h00, a VisitPortugal Conference 2024, uma iniciativa do Turismo de Portugal e a Lemon Zest, que visa agregar as mais recentes perceções sobre mercados internacionais, segmentos e tendências no turismo, contando com a participação de reputados oradores, nacionais e internacionais.

Publituris

Com o mote Global Tourism Insights, conforme foi anunciado, os temas abordados, a partilha de conhecimento, experiências e visões incidem em tópicos relevantes para a internacionalização das empresas e as marcas turísticas: “Futuro: como marcar um destino?”, “Mar: o que nos une”, “Gastronomia: identidade e experiência turística” e “Território: deixar a pegada certa”, estarão em análise.

A sessão de abertura da VisitPortugal Conference 2024 será presidida pelo ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, enquanto caberá o encerramento ao secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Meeting Industry

“Coimbra, the right place to be” é mote da participação do município convidado da BTL

Coimbra é o Município Convidado da edição deste ano da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), e a sua participação terá como mote “Coimbra, the right place to be”, numa aposta que visa mostrar que o concelho é o lugar certo para visitar em 2024.

Publituris

A Câmara Municipal Coimbra procura aumentar a visibilidade nacional e internacional, promovendo os seus principais atrativos e motivos de eleição como destino turístico, com ênfase no património histórico e cultural e nas experiências turísticas mais associadas ao património imaterial e às tradições coimbrãs.

Em declarações ao Notícias de Coimbra, o vice-presidente da Câmara Municipal, Francisco Veiga referiu que “não tenho dúvidas de que a nossa participação contribuirá para reforçar a marca Coimbra e projetar o destino, nacional e internacionalmente”.

O mesmo jornal avança que o Município Convidado da BTL 2024 vai marcar presença com um stand totalmente digital e inovador, que pretende proporcionar aos visitantes uma experiência diferenciadora: a oportunidade de conhecerem a cidade e toda a sua potencialidade turística através de fotografias, imagens e vídeos que captam a essência da identidade histórica e cultural de Coimbra e resumem o que a cidade tem para oferecer.

O stand foi concebido com recurso a placas LED e equipamento digital e vai contar com três zonas distintas: um palco para atuações e outras dinâmicas, um auditório para apresentações formais e uma zona de expositores, onde a CM de Coimbra, os parceiros – Universidade de Coimbra, Fundação Bissaya Barreto e Praxis – e os agentes e operadores turísticos inscritos no programa Hosted Buyers estarão representados.

E são várias as iniciativas e os momentos planeados, que vão desde atuações de DJs, uma happy hour, degustações do património doceiro, complementadas com provas de cerveja e gin artesanais, à presença de seis personagens históricas alusivas a Coimbra, que complementam a narrativa. Haverá ainda sessões de fado, atuações com a Estudantina e grupos de concertinas, realização de caricaturas elaboradas ao vivo por Luís Costa, e várias iniciativas programadas no âmbito do Programa infantil Kids Route, incluindo provas de caxôpo, bebida artesanal produzida pela Praxis a partir da maçã, sem ser alcoólico, criada a pensar especialmente nas crianças.

O programa integra, ainda, a atuação musical do Arauto, figura emblemática do imaginário do Portugal dos Pequenitos, que será responsável, diariamente, pela abertura e pelo encerramento do stand. O Notícias de Coimbra revela que o programa inclui, também, algumas ações estratégicas, como a apresentação da agenda de eventos culturais e de lazer para 2024, iniciativas organizadas ou apoiadas pelo município.

A apresentação de quatro novos roteiros turísticos, para além dos oito já existentes, é outra das novidades que integra o programa do stand de Coimbra na BTL. São quatro roteiros, que irão ficar disponíveis digitalmente para consulta e utilização do público em geral através de uma web app, com múltiplas funcionalidades, que oferece uma experiência diferente e inovadora a todos os que estejam interessados em visitar a cidade.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Meeting Industry

ICCA leva o seu 63º congresso a Abu Dhabi em outubro

O 63º Congresso da ICCA – International Congress and Convention Association terá lugar em Abu Dhabi, no Centro Nacional de Exposições, de 20 a 23 outubro 2024. Esta escolha prende-se com o crescimento da capital dos Emirados Árabes Unidos enquanto destino MICE.

Publituris

Este congresso da ICCA decorre, segundo a organização, numa moderna capital, num destino conhecido pela sua hospitalidade, cortesia e excelentes instalações de última geração.

O Centro Nacional de Exposições de Abu Dhabi tem 133 mil metros quadrados e é um local pensado para ser polivalente e gerar experiências positivas e diferenciadoras.

O 63.º Congresso visa contribuir para a Visão 2030 de Abu Dhabi, tendo um especial foco na estratégia de sustentabilidade, educação e desenvolvimento das carreiras, sobretudo dos jovens profissionais que entram no setor.

O Congresso da ICCA é um dos mais importantes eventos mundiais, reunindo anualmente cerca de mil especialistas experientes na organização de conferências e congressos internacionais.

De acordo com o CEO da ICCA, Senthil Gopinath, a organização “reconhece como Abu Dhabi compreende o papel transformador que os grandes eventos internacionais podem desempenhar e como os delegados reunidos de todo o mundo podem encontrar-se, partilhar e aprender num espírito de abertura e possibilidade”.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Meeting Industry

Africa’s Travel Indaba regressa a Durban de 13 a 16 de maio

O ponto de encontro da indústria turística do continente africano, a feira Africa’s Travel Indaba, será realizada de 13 a 16 de maio de 2024, novamente em Durban, África do Sul.

Publituris

A Africa’s Travel Indaba é um dos maiores eventos de marketing turístico do calendário africano e um dos três principais eventos de visita obrigatória do género no calendário global. Apresenta a mais ampla variedade dos melhores produtos turísticos de África e atrai compradores internacionais e meios de comunicação de todo o mundo.

A feira reúne uma montra de produtos e serviços turísticos da África Austral para o comércio internacional de viagens. Os expositores do DEC (Centro de Exposições de Durban) incluem autoridades provinciais, produtos provinciais e países africanos. No ICC (Centro de Convenções Internacional), as categorias de expositores incluem alojamento, operadores turísticos, alojamentos, transporte, viagens online e produtos de luxo, os expositores ao ar livre incluem empresas de transporte, camping e safari.

” A Africa’s Travel Indaba é uma oportunidade única para mostrar as últimas tendências da indústria a profissionais de todo o mundo. Estamos particularmente entusiasmados em apresentar o Nelson Mandela MSC Cruise Terminal, um porto de cruzeiros que ajudará a impulsionar a economia local e atrair mais turistas”, comenta Mxolisi Kaunda, chefe do distrito de eThekwini.

A edição de 2023 registou mais de 23.000 reuniões, em comparação com 14.000 em 2022. O evento acolheu nada menos que 21 países africanos.

Para esta edição de 2024, o continente africano voltará a estar fortemente representado: além da África do Sul, estarão presentes outros destinos como a Namíbia, Zanzibar, Botsuana, Quénia, Uganda e Zimbabué.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos

default

Meeting Industry

Aveiro – Capital Portuguesa da Cultura 2024 será destaque da BTL Cultural

Aveiro – Capital Portuguesa da Cultura 2024 é a cidade convidada da BTL Cultural na edição deste ano, pelo que promete ser o centro das atenções, numa ótica de promoção e celebração da cultura portuguesa e local.

Publituris

Como Capital Portuguesa da Cultura, esta cidade localizada no centro do país traz consigo um amplo legado de arte, música, gastronomia e história, transformando o espaço desenhado para a BTL Cultural numa proposta incontornável para os visitantes que desejam navegar pelas rotas da identidade portuguesa, das suas tradições e traços culturais únicos.

Sendo um destino onde a tradição e a modernidade se unem harmoniosamente, e estando localizada na pitoresca região da Ria de Aveiro, a cidade é famosa pelos seus canais, moliceiros coloridos, arquitetura única e pela produção de ovos-moles. O Carnaval de Ovar e os Santos Populares são exemplos de festas tradicionais que atraem visitantes de todas as partes de Portugal e do mundo.

Na BTL Cultural 2024, os visitantes terão a oportunidade de mergulhar na diversidade cultural desta cidade, explorando as suas tradições, eventos culturais e diversidade artística.

O presidente da Câmara de Aveiro, José Ribau Esteves, destacou que “Aveiro – Capital Portuguesa da Cultura em 2024, vai estar nesta BTL a promover a cultura portuguesa, “com um programa distinto e focado na identidade, na democracia, na sustentabilidade e na tecnologia”, marcas “indeléveis do nosso país e especificamente do nosso território que é a região, o município e a cidade de Aveiro”.

O autarca avança que “Aveiro vai utilizar bem a chancela representante da cultura na BTL 2024 para continuarmos a apostar na indústria da paz e da cultura, que é a portugalidade”.

A organização da BTL “está convicta de que iniciativas como a BTL Cultural, enriquecidas por um programa dinâmico e diferenciador como aquele que a cidade de Aveiro proporcionará a este espaço, asseguram que este será o evento agregador de todos os entusiastas da cultura e do turismo e um verdadeiro convite para que venham, de 28 de Fevereiro a 3 de Março na FIL – Parque das Nações, celebrar a herança cultural de Aveiro e desfrutar de uma experiência inigualável”, refere Dália Palma, gestora da Bolsa de Turismo de Lisboa.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2021 PUBLITURIS. Todos os direitos reservados.