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VisitPortugal Conference recebe oradores nacionais e internacionais nos “Global Tourism Insights”

Durante um dia inteiro, Lisboa recebe oradores nacionais e internacionais na primeira VisitPortugal Conference.

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Durante um dia inteiro, Lisboa recebe oradores nacionais e internacionais na primeira VisitPortugal Conference.

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Lisboa será palco, no dia 28 de fevereiro, da primeira VisitPortugal Conference, com o mote “Global Tourism Insights”, reunindo especialistas de várias áreas para debater formas de impulsionar a economia, internacionalizar o turismo e potenciar o reconhecimento do nosso país no mundo.

Durante um dia inteiro de debate e partilha de ideias sobre soluções para questões que praticamente todas as empresas turísticas se colocam em algum momento, a manhã será subordinada ao tema “Inspiring The Future” e terá como orador na Sessão de Abertura António Costa e Silva, ministro da Economia e do Mar.

Presente estará, também, Monika Bielskyte, futurista e fundadora do Protopia Futures, que durante nove anos visitou mais de 90 países, pesquisando como a interseção entre tecnologia, cidades e cultura se perspetivam no futuro. Foi consultora de empresas como a Google, a BBC, a Microsoft ou a Nike, entre outras.

Billy Kolber, co-fundador de HospitableMe, um projeto que atua na estratégia e educação para uma hospitalidade inclusiva e voz ativa na indústria de viagens LGBTQ+, mentor da revista Out&About, primeira revista americana de viagens gay, empenhado em “treinar” as empresas turísticas a prestarem serviços personalizados e inclusivos a todos os viajantes sem exceção, estará à conversa com Diogo Silva Diretor da Variações, Associação de Comércio e Turismo LGBTI de Portugal.

Com o objetivo de alertar as empresas para as tendências em marcas, marketing e media, estará Chris Twining, especialista em publicidade e marketing que trabalhou, entre outros com o grupo LVMH e com a Burberry – a primeira marca de luxo a fazer streaming do seu desfile no Twitch.

O encerramento da primeira parte da conferência será realziada por Nuno Fazenda, secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, e por Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal

Da parte da tarde realizar-se-ão oito Mesas Redondas com a presença de players provenientes de diferentes mercados internacionais que, em conjunto com representantes do Turismo de Portugal locais vão identificar oportunidades para as empresas portuguesas.

Presentes estarão mercados como Espanha, Reino Unido, Alemanha, França, EUA & Canadá, Brasil & América Latina, Países Nórdicos e Ásia.

O acesso à conferência é gratuita, mediante inscrição em www.visitportugalconference.pt

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Cluster Turístico Galiza-Norte de Portugal apresentado a 1 de agosto

A Região Norte de Portugal e a Região Autónoma da Galiza apresentam a 1 de agosto, no Museu do Mar da Galiza, em Vigo, o projeto ClusterTur, para a criação de um cluster turístico na Eurorregião.

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A sessão terá início com uma apresentação a cargo de Nuno Almeida, diretor do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galiza-Norte de Portugal, a que se seguirão as intervenções do presidente do Turismo do Porto e Norte, Luís Pedro Martins, do diretor da Agência de Turismo da Galiza, José Manuel Meirelles, e do diretor-geral de Relações Exteriores da Junta da Galiza, Jesús Gamallo.

Depois de um debate subordinado ao tema “As perspetivas de cooperação entre os agentes do setor turístico da Eurorregião Galiza-Norte de Portugal”, a sessão de encerramento terá como orador António Cunha, presidente da Comissão de Coordenação da Região Norte.

O ClusterTur incide sobre a atividade turística, com base em dois pressupostos: por um lado, a criação de produto transfronteiriço que potencie os recursos culturais e patrimoniais existentes nas duas regiões; e, por outro lado, o mapeamento e captação de agentes do setor de turismo com vista à comercialização do produto da Eurorregião.

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Edição de 2024 do Festival Nacional de Gastronomia de Santarém vai ser de 17 a 27 de outubro

Entre 17 e 27 de outubro, a gastronomia será rainha em Santarém, com a realização da 43ª edição de um dos principais eventos de gastronomia do país, que este ano promete muitas novidades. “Troféu Portugal” é o nome do concurso que coloca à prova oito cozinheiros, cada um de uma região específica do país, que terão como desafio privilegiar os produtos locais nas suas receitas.

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A próxima edição do Festival Nacional de Gastronomia (FNG) de Santarém vai decorrer de 17 a 27 de outubro. O anúncio foi feito pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Santarém, João Teixeira Leite, durante o pré-lançamento da edição de 2024 do Festival, que decorreu durante o “Chefs on Fire”, no Jardim das Portas do Sol, naquele município. O concurso “Troféu Portugal” será uma das grandes novidades deste ano, colocando à prova oito cozinheiros de diferentes regiões, que terão de utilizar nas suas receitas ingredientes das localidades que representam.

O mote da edição deste ano é “Tradição com sabor a futuro”, sobre o qual o autarca referiu que “vamos colocar a tradição gastronómica de mãos dadas com a modernidade. Somos a capital da gastronomia e o nosso festival é o mais antigo e transversal festival gastronómico do nosso país e tem tido a capacidade de modernizar-se e envolver as novas gerações”. Estarão presentes 12 restaurantes a servir o melhor da gastronomia portuguesa, de todas as regiões do país, incluindo Açores e Madeira.

O autarca lançou também a imagem do evento para este ano e divulgou que na apresentação oficial a realizar em Lisboa, no final de setembro, serão apresentadas as restantes novidades.

No pré-lançamento do evento estiveram também o embaixador para a gastronomia de Santarém o chef Rodrigo Castelo e José Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo (ERTAR), tendo este último elogiado o dinamismo da cidade na organização de eventos que atraem muitos visitantes ao concelho, “Santarém está em grande forma, é fundamental continuar esta aposta na realização de eventos que gerem dinâmica, com destaque para a temática da gastronomia” referiu o presidente da (ERTAR).

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Linha de Apoio para o Turismo revista e reforçada

É esta sexta-feira, 28 de junho, que o Turismo de Portugal apresenta a Linha de Apoio à Qualificação da Oferta 2024., um instrumento financeiro para apoio às empresas do setor do turismo.

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O Turismo de Portugal apresenta, esta sexta-feira, 28 de junho, a Linha de Apoio à Qualificação da Oferta 2024, que visa o apoio ao investimento promovido por empresas do setor do turismo, num modelo de parceria com a Banca.

O ministro da Economia, Pedro Reis, presidirá à sessão que conta também com as presenças do secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, do presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, do presidente da Associação Portuguesa de Bancos, Vítor Bento, e dos representantes das 12 entidades bancárias envolvidas.

De referir que o protocolo será assinada entre o Turismo de Portugal e diversas entidades bancários, nomeadamente, Abanca; Bankinter; BPI; Caixa Geral de Depósitos; Crédito Agrícola; Caixa Agrícola de Torres Vedras; EuroBic; Millennium BCP; Montepio Geral; Novo Banco; Novo Banco dos Açores; Santander.

Recorde-se que a Linha de Apoio à Qualificação da Oferta é um instrumento financeiro que consiste no financiamento a médio e longo prazo de projetos de investimento de empresas do turismo que se traduzam, sobretudo, na requalificação de empreendimentos turísticos, na criação de empreendimentos turísticos inovadores, em projetos na área da animação turística e da restauração, bem como em ​​projetos de empreendedorismo turístico.

Em final de dezembro de 2020, foi renovado o protocolo da Linha de Apoio à Qualificação da Oferta com o Turismo de Portugal, com reforço do montante global da linha em 300 milhões de euros, tendo o prazo de execução da linha sido posteriormente estendido até 31 de dezembro de 2025.

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Lisboa recebe evento sobre Inteligência Artificial em hospitalidade e viagens

Nos dias 9 e 10 de julho, Lisboa discutirá a importância da IA na revolução das indústrias de hospitalidade e viagens.

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A BAE Ventures escolheu Lisboa para acolher nos próximos dias 9 e 10 de julho o encontro de lançamento do “Walk the Talk: AI in Hospitality and Travel 2024-2026”, um projeto coorganizado em Portugal com o Nova SBE Westmont Institute of Tourism & Hospitality.

Ao longo desta série de 24 eventos, o objetivo é explorar o crescente papel da Inteligência Artificial (IA) na revolução das indústrias de hospitalidade e viagens, pretendendo a iniciativa de Lisboa reunir líderes e decisores políticos e empresariais do setor do turismo, inovadores e profissionais de todo o mundo.

“Será uma oportunidade única para compreender mais a fundo e explorar o potencial transformador das tecnologias de IA na melhoria das experiências dos clientes e da eficiência operacional”, refere a organização do evento para quem o mesmo tem como objetivo “incrementar o envolvimento de toda esta indústria numa visão futurista, mas com um potencial de implementação a muito curto prazo”.

Nesse sentido, Henrique Veiga, CEO da BAE Ventures, admite que “a IA veio para ficar, temos de saber aproveitá-la em proveito das pessoas e das economias, também ao nível do turismo”.

Já Alexandra Ventura, diretora-executiva do Nova SBE Westmont Institute of Tourism & Hospitality, considera que “estamos perante um game-changer. A IA, com a miríade de oportunidades que levanta, deve ser devidamente entendida e explicada. Aos temores de muitos, cabe-nos encontrar uma resposta, capaz de veicular o papel das novas tecnologias na melhoria da qualidade de vida de todos nós. Também em hospitality este é um aspeto crucial”.

Para a respnsável da Nova SBE, o evento pretende ser “um momento de mudança, na mentalidade e na capacidade de responder aos desafios que se levantam. É tempo, pois, de dar um salto em frente, rumo ao futuro deste negócio e na relação entre os vários agentes económicos”.

Ao longo dos dois dias, Lisboa receberá vários painéis de debate e keynote speeches, que reunirão algumas das principais vozes em IA, hospitalidade e viagens. Serão, também, organizados workshops interativos, sessões projetadas para demonstrar aplicações práticas de IA em ambientes reais.

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Centenário do Raid Aéreo Portugal-Macau celebrado em conferência

Os 100 anos do Raid Aéreo Portugal-Macau vai ser celebrado numa conferência no dia 4 de junho.

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Em 2024 celebram-se os 100 anos do Raid Aéreo Portugal-Macau, numa conferência a realizar no próximo dia 4 de junho, no Auditório no Centro Científico e Cultural de Macau (CCCM), em Lisboa, a partir das 15h30.

A 7 de abril de 1924, dois homens corajosos e visionários, Sarmento de Beires e António Jacinto da Silva de Brito Pais, realizaram uma epopeia aclamada por todo o mundo e calorosamente acompanhada pelo povo português. Embora seja designado por Raid Lisboa–Macau, foi de Vila Nova de Milfontes que os aviadores partiram num raide pioneiro da aviação mundial.

A viagem de 16.760 quilómetros (10.414 milhas), foi efetuada em 117 horas e 41 minutos, num Bréguet 16.

Os obstáculos levantados pelo Governo de então, aprovando tardiamente e com a condição de não custar nada ao erário do Estado, não impediram a sua realização, pois foi custeado por contribuições do povo português através de campanhas de subscrição levadas a cabo pela imprensa, pelo Aero Club de Portugal, por Maria Júlia, irmã de Brito Pais, atrizes de Teatro, a venda de livros de Sarmento Beires e pela fortuna pessoal de Brito Pais, natural de Colos.

Nesta conferência, além do painel “História, Memória e Política”, destaque para o painel “Aviação ontem e hoje”.

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Portugal Ventures anuncia call para investir em projetos de base tecnológica nos setores do Turismo e Hotelaria

A Portugal Ventures acaba de anunciar o lançamento da Call WIT – Web3 Innovation in Touris, que tem como objetivo investir em projetos de base tecnológica com um alto potencial de crescimento e valorização, que se encontrem na vanguarda da inovação Web3 em Turismo e Hotelaria. As candidaturas estão abertas até ao dia 23 de junho.

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Nesta call, a Portugal Ventures procura oportunidades de investimento em startups, com ambições arrojadas na integração da Web3 no setor do Turismo e Hotelaria e que se encontrem em fase de pre-seed, seed e/ou series A, oferecendo financiamento de capital de risco que varia entre 200 mil euros e 1.5 milhões de euros.

No domínio da tecnologia, o progresso desdobra-se frequentemente em incrementos graduais, ocasionalmente marcados por saltos de impacto substancial. Atualmente, estamos no limiar de outra transição notável, à medida que indivíduos e empresas abraçam a mudança para a Web3, avança a Portugal Ventures na sua página oficial, para lembrar que essa alteração de paradigma oferece oportunidades sem precedentes, aproveitando o poder da descentralização, transparência, tokenização e governança aprimorada inerente a novos modelos de negócios.

Assim, na Portugal Ventures, “estamos profundamente empenhados em identificar e apoiar startups na vanguarda da inovação Web3 em turismo e hotelaria. De plataformas de reservas descentralizadas a programas de fidelidade baseados em blockchain, essas soluções inovadoras estão prontas para romper paradigmas tradicionais e desbloquear novos níveis de criação de valor”.

Sublinha ainda que, “além de melhorar as experiências dos clientes, as inovações da Web3 têm o potencial de simplificar as operações e impulsionar ganhos de eficiência para as empresas do setor de turismo e hotelaria por meio de smart contracts, alimentados pela tecnologia blockchain”.

Por outro lado, conforme se refere na call, “as soluções de identidade descentralizadas oferecem uma forma segura e interoperável de gerir os dados dos clientes, permitindo autenticação e personalização contínuas em sistemas e plataformas diferentes, mitigando preocupações com privacidade e riscos regulatórios e, ao mesmo tempo, aprimorando a segurança e a conformidade dos dados”.

Os projetos apresentados serão sujeitos a uma triagem inicial para avaliar a sua adequação e elegibilidade. A avaliação de cada projeto terá em conta os seguintes critérios: Equipa de gestão; Solução e proposta de valor; Concorrência; Vantagens competitivas; Grau de planeamento do desenvolvimento do projeto; Mercado alvo e caracterização; Modelo de negócio; Tração (indicadores: utilizadores/clientes/custo de aquisição, entre outros); Exit (potencial para atrair compradores interessados em adquirir a empresa e/ou licenciar a tecnologia); Análise de Riscos.

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Turismo do Algarve, Município de Lagoa e APECATE esclarecem sobre navegação nas Grutas de Benagil

É já no próximo dia 21 de maio que o Turismo do Algarve, o Município de Lagoa e a APECATE promovem uma sessão de esclarecimento pública sobre o projeto “Edital – Instrução de Navegação em Área Marítima referente às Grutas de Benagil”.

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O Turismo do Algarve, o Município de Lagoa e a Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos (APECATE) vão promover uma sessão de esclarecimento pública sobre o projeto “Edital – Instrução de Navegação em Área Marítima referente às Grutas de Benagil”, dirigida às empresas marítimo-turísticas.

O evento decorrerá na próxima terça-feira, 21 de maio, às 20h00, em Lagoa e contará com a participação do Comandante do Porto de Portimão, Eduardo Luís Pousadas Godinho, com quem o setor poderá abordar e esclarecer as novas regras definidas no edital.

O objetivo principal deste edital é assegurar que a navegação, especialmente nas proximidades e acesso às Grutas de Benagil, seja realizada em condições seguras, protegendo visitantes, operadores marítimo-turísticos, a navegação geral na área e o meio ambiente.

A sessão é aberta às empresas marítimo-turísticas registadas no Registo Nacional dos Agentes de Animação Turística (RNAAT), mediante inscrição prévia.

Recorde-se que as Grutas de Benagil são uma das atrações turísticas mais visitadas na região do Algarve, conhecidas pela sua beleza natural e relevância ambiental.

Baseando-se nas recomendações do grupo de trabalho “Grutas de Benagil”, reconhece-se a necessidade urgente de regulamentar as visitas às grutas devido ao elevado número de visitantes e ocorrências. As recomendações indicam a urgência de implementar medidas de gestão prioritárias em 2024, através da publicação de um edital.

Em resposta a estas recomendações, foi elaborado o projeto de Edital/Instrução de Navegação, atualmente em fase de consulta pública até dia 10 de junho, visando recolher opiniões e contributos. Após este período, será feita a avaliação e ponderação das sugestões recebidas, com possíveis ajustamentos ao projeto.

“Esta iniciativa representa um passo significativo na promoção de uma navegação mais segura e sustentável naquela área através de processos de diálogo construtivos e informativos”, referem os organizadores desta sessão em comunicado.

 

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“Revenue e Distribuição” em debate no Porto

A cidade do Porto recebe, no próximo dia 27 de maio, um evento com o tema: “Revenue e Distribuição. Desafios do presente serão oportunidades no futuro?”.

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A Climber RMS, a Mirai, a RM HUB e a SiteMinder vão organizar, no dia 27 de maio, no Porto, um evento dedicado ao tema “Revenue e Distribuição. Desafios do presente serão oportunidades no futuro?”.

O The Lodge Porto Hotel é o espaço escolhido para este encontro, que pretende explorar alguns dos desafios mais estruturantes nas áreas da receita e distribuição e como os mesmos podem estar a delinear novas tendências para o futuro da nossa indústria.

O evento contará com a presença do convidado Pedro Faria, Diretor de Performance Iberia da IHG e ainda com João Gameiro (diretor de Vendas, Climber RMS), Carla Costa (Senior Account Manager, Mirai), Pedro Mendes (Operations Manager, RM HUB) Edgar Foz (Business Development Manager, SiteMinder).

O evento terá início às 15h00 e término as 17h30, num ambiente descontraído, potenciando o networking e o espírito de partilha entre todos os convidados.

A participação é gratuita e com lugares limitados, pelo que os interessados devem garantir o seu lugar através de inscrição no website oficial do evento.

Foto: Depositphotos.com
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ÉvoraWine une vinho, gastronomia e cultura

Maior evento de vinhos da região alentejana ocorre na Praça do Giraldo, em Évora, a 24 e 25 de maio

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Aquele que é considerado o maior evento de vinhos do Alentejo está de regresso com uma programação cheia de novidades. A 9.ª edição do maior evento vínico do Alentejo realiza-se nos dias 24 e 25 de maio, na Praça Giraldo, em Évora, e vai juntar vinhos e sabores alentejanos aliados à cultura e tradições regionais e promete colocar o evento no mapa, estimando receber cerca de 8 mil visitantes nacionais e estrangeiros.

Os amantes da região e de vinho vão contar com mais de 200 vinhos de cerca de 40 produtores de todo o Alentejo. O evento que reúne o Alentejo de norte a sul, no centro de Évora, surgiu pela primeira vez em 2014 e pretende dar a conhecer o melhor da região – desde o vinho ao turismo, passando pela cultura e pela gastronomia.

Este ano, o evento conta com uma melhoria significativa, com o alargamento do espaço do mesmo, ocupando toda a área disponível da Praça do Giraldo, o que vai permitir que visitantes tenham uma melhor experiência e possam, junto dos produtores, partilhar saberes e sabores do Alentejo e degustar os néctares em prova. Nesta 9ª. edição, foram realizadas parcerias que vão permitir aos visitantes fazer as refeições no recinto e degustar os pratos típicos alentejanos.

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Zimbabué acolhe 1º Fórum Regional da ONU dedicado ao turismo gastronómico

De 26 a 28 de julho de 2024, Victoria Falls (Zimbabué) acolherá a primeira edição do Fórum Regional da ONU dedicado ao turismo gastronómico em África.

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Este evento emblemático pretende destacar o variado património culinário do continente, ao mesmo tempo que promove práticas turísticas sustentáveis.

Celebrando a diversidade das tradições culinárias africanas, este fórum pretende ser o encontro imperdível de sabores, costumes e avanços inovadores, reunindo as mentes mais brilhantes das áreas da gastronomia, turismo, sustentabilidade e preservação cultural.

Para os organizadores, o objetivo central desta iniciativa é explorar como a arte culinária pode entrelaçar-se harmoniosamente com o turismo sustentável.

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