“(Re)apaixonar a Hotelaria” é o tema do IV Congresso da ADHP Júnior
Na próxima quinta-feira, 2 março, a secção Júnior da ADHP – Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal vai organizar o seu IV Congresso sob o tema “(Re)apaixonar a Hotelaria”, com o apoio da Merytu e da Bolsa de Empregabilidade.

Publituris
PLAY Airlines inaugura rota de Faro com oferta de descontos
Greve no Aeroporto de Gatwick afeta voos da TAP na Páscoa
Iberia retoma voos para Washington D.C. com aviões A321XLR
Especialistas na defesa dos passageiros preveem mais procura e mais perturbações no verão
Marrocos soma 4M de turistas internacionais no 1.º trimestre de 2025
Brasil volta a exigir visto para turistas dos EUA, Canadá e Austrália
Quinta Nova celebra 20 anos de enoturismo com “Sabores com História”
Pestana Hotel Group regista receitas de 651,5M€ em 2024
Transavia France anuncia recrutamento para a área digital
Embratur lança programa Novas Rotas para impulsionar turismo internacional
O objetivo passa por debater a paixão que move os jovens profissionais da hoteleira, sendo que o tema surge “da necessidade de reflexão sobre o estado atual do setor, compreender a redução de interesse na profissão entre os jovens, a falta de recursos humanos, assim como analisar quais os motivos e soluções para esta falta de paixão”, como indicado em comunicado.
O encontro terá lugar na Universidade Lusófona, no Auditório Agostinho Silva, pelas 8h30, altura em que serão atribuídas as acreditações. O programa do congresso começa às 9h00, com a sessão de abertura.
O congresso terá cinco painéis e dois coffee breaks, “de forma a dar oportunidade aos participantes de conhecerem os oradores e empresas presentes, assim como colocar questões”.
O período da manhã será composto por três momentos. No painel “Acreditas em amor à primeira vista?”, moderado por Patrícia Correia, general manager do Monte Santo Resort, serão conhecidas as histórias de profissionais e futuros profissionais da hotelaria e a sua paixão pela área. Contará com a presença de Luís Cunhal (operations manager da New Life Wellness Communities), Tomás Alexandre (estudante de gestão hoteleira) e Diogo Horta (supervisor de banquetes do Mama Shelter Lisboa).
De seguida, debate-se o tema dos recursos humanos e como estes podem ser um “asset” para as instituições, como são valorizados e como influenciam os profissionais. Este tema é abordado tendo em conta dois pontos de vista.
No primeiro, pelo olhar das escolas e universidades, com o painel “São os recursos humanos o asset mais importante das Escolas?”, com Ricardo Guerra, professor coordenador no Politécnico da Guarda; Sofia Almeida, coordenadora da área de Turismo e Hospitalidade da Universidade Europeia; António Melo, professor no Politécnico do Porto; Ana Paula Reis, diretora coordenadora do Turismo de Portugal e moderação de Carimo Rassal, professor da Universidade do Algarve.
Segue-se o olhar das empresas com o painel “São os recursos humanos o asset mais importante das Empresas?”, que por sua vez vai reunir Teresa Moreira, head of operations da Neoturis; Filipe Beja Simões, hotel manager da Pousada Convento Évora e da Pousada Convento Arraiolos; João Silva Santos, CEO da Merytu e Cristina Cavaco, general manager do Mama Shelter Lisboa, numa conversa moderada por Rodrigo Borges de Freitas, operations manager da Vila Petra e professor nas Escolas do Turismo de Portugal.
O período da tarde começará com a sessão “A Alma Gémea: Utopia ou Realidade”, uma conversa que, girando à volta da ideia de “emprego perfeito”, procura explorar a importância do autoconhecimento, da compreensão pessoal, das boas práticas e da positividade. Moderado por Liliana Conde, secretária-geral da ADHP e consultora, o painel contará ainda com Rui Martins, profissional de distribuição e estratégia digital para B2B e B2C; Hugo Borges, city manager para Lisboa dos Room007 Hotels & Hostels, Joana Pena Ferreira e Patrícia Gameiro, investigadora em felicidade sustentável.
No último painel, “A Essência da Hotelaria”, discutem-se aqueles que eram os valores da hotelaria, mas também os atuais, e perspetiva-se o futuro da área, num painel composto por Miguel Barbosa, diretor de investimento em turismo da Portugal Ventures; Raúl Ribeiro Ferreira, vice-presidente da ADHP e Hélder Martins, presidente da AHETA. A moderação ficará a cargo de António Marto, presidente do Fórum Turismo.
O congresso será também transmitido online através do YouTube e do Facebook da ADHP.
“Ao longo dos anos, os Congressos da ADHP Júnior têm constituído fóruns de referência para a troca de ideias, conhecimentos e experiências entre jovens profissionais. ‘(Re)apaixonar a Hotelaria’ não podia vir em melhor altura, quando a hotelaria enfrenta novos desafios no que diz respeito aos recursos humanos. Atravessamos um momento em que é crucial atrair jovens dinâmicos, com formação na área, e para isso é fundamental ouvirmos o que têm a dizer e estabelecer linhas de comunicação. O IV Congresso da ADHP Júnior será uma plataforma para isso mesmo”, sublinha Leonardo Simões, presidente da ADHP Júnior.
A inscrição é gratuita, e deve ser efetuada através do link.