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Votações para os prémios Xénios já se encontram abertas

A ADHP – Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal já abriu o período de votações online para os Prémios Xénios 2023 – Excelência na Hotelaria. A votação termina a 19 de março e está a decorrer numa página designada para o efeito no website da associação.

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A ADHP – Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal já abriu o período de votações online para os Prémios Xénios 2023 – Excelência na Hotelaria. A votação termina a 19 de março e está a decorrer numa página designada para o efeito no website da associação.

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Recorde-se que, entre  31 de janeiro e 12 de fevereiro,  a ADHP abriu um período de candidaturas, sendo que, a partir do total de candidaturas recebidas, a direção da associação selecionou os nomeados para cada categoria em competição, como indicado em comunicado de imprensa. Posteriormente, os três candidatos de cada categoria mais votados durante este período de sufrágio online vão ser analisados – juntamente com um resumo que apresenta a coerência da nomeação de cada um dos finalistas – por um júri constituído por personalidades relevantes no setor do turismo.

Deste painel de júris farão parte Fernando Garrido (ADHP); Manuel Ai Quintas (DirHotel);  Carlos Moura (AHRESP);  Pedro Costa Ferreira (APAVT);  Hélder Martins (AHETA);  Ana Paula Pais (Turismo de Portugal); Carlos Brandão (ESHTE);  Mafalda Patuleia (Universidade Lusófona); Flávio Ferreira (ESHT Porto); João Fernandes (Região Turismo do Algarve);  Victor Jorge (Publituris) e Pedro Chenrim (Ambitur).

O júri determinará o vencedor de cada categoria, que será conhecido na cerimónia de entrega dos Xénios 2023, que terá lugar no fim do primeiro dia do XIX Congresso Nacional da ADHP, a 30 de março.

Os Xénios 2023 vão distinguir os profissionais portugueses da direção hoteleira e um parceiro de negócio que se tenham destacado no ano de 2022, com os prémios a serem entregues nas seguintes categorias:

  • Melhor Diretor de Hotel;
  • Melhor Diretor de Alojamentos;
  • Melhor Diretor de F&B;
  • Melhor Diretor Comercial/Marketing & Vendas;
  • Melhor Jovem Diretor;
  • Melhor Gestor de Potencial Humano;
  • Melhor Parceiro de Negócios.

A ADHP voltará também a reconhecer, com o Prémio Carreira, uma personalidade de destaque no setor.

O XIX Congresso Nacional da ADHP terá lugar no NAU Salgados Palace, em Albufeira, de 30 e 31 de março, sob o tema “Gerir na incerteza. Rethink the future”. O Congresso decorre no ano em que a ADHP celebra o seu 50.º aniversário.

Consulte abaixo a lista dos nomeados em cada categoria.

Melhor Diretor de Hotel

  • Ana Teresa Garcia Matos, Hotel PortoBay Teatro e PortoBay Flores;
  • António Pereira da Rosa, Four Seasons Country Club;
  • Bruno Silva, NAU São Rafael Atlântico e NAU São Rafael Suites;
  • Francelina Amaral, InterContinental Cascais-Estoril;
  • Jorge Cosme, São Lourenço do Barrocal;
  • Porfírio Perdigão, Vila Galé – Alentejo;
  • Renée Teixeira da Cruz, Vila Petra.

Melhor Diretor de Alojamentos

  • Alexandre Esnarriaga, Vila Porto Mare;
  • João Monteiro, PHC Hotels
  • Francisco Cunha, Grand Hotel Açores Atlântico;
  • Inácio Rodrigues, Alfagar Aparthotel;
  • João Paulo Cabral, Hotel Minho;
  • Pedro Monforte, Vila Galé Hotéis;
  • Tiago Feteira Rodrigues, NAU Palácio do Governador.

Melhor Diretor de F&B

  • António Rocha de Almeida, Hilton Porto Gaia;
  • Catarina Pinto Coelho, Mama Shelter Lisboa;
  • Daniel Carvalho, Myriad by SANA;
  • Diogo Brites Santos, Six Senses Douro Valley;
  • Inês Lourenço, PortoBay Liberdade e PortoBay Marquês;
  • Luciano Rosa, Cascade Wellness & Lifestyle Resort;
  • Sérgio Alexandre, AP Hotels & Resorts.

Melhor Diretor Comercial/Marketing & Vendas

  • Afonso Magalhães, Mama Shelter Lisboa;
  • Gilda Cardoso, DHM – Discovery Hotel Management;
  • João Rosado, Hilton Vilamoura As Cascatas Golf Resort & Spa;
  • Lino Martins, AP Hotels & Resorts;
  • Luís Coelho, Minor Hotels;
  • Ricardo Gomes, W Algarve;
  • Sandra Colaço, InterContinental Lisbon.

Melhor Jovem Diretor

  • Eugénia Teixeira, Vila Galé Porto Ribeira;
  • Ivo Garra, Hotel Casa Palmela;
  • João Matos, Moxy Lisboa Oriente;
  • José Louzã Henriques, Hotel Vila Galé Collection Palácio dos Arcos;
  • Manuel Machado Carneiro, YOTEL Porto;
  • Pedro Ramalhete de Carvalho, Pestana Dom João II e Pestana Alvor Beach Seaside Resort;
  • Rafael Dinis Furão, Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel.

Melhor Gestor de Potencial Humano

  • Ana Cristina Rodrigues, Cascade Wellness & Lifestyle Resort;
  • Claúdia Venâncio, Quinta do Lago Country Club;
  • Elsa Guerreiro, Hilton Vilamoura As Cascatas Golf Resort & Spa;
  • Isabel Pedras Glória, Pestana Hotels Group;
  • Joana Ferreira, Vila Galé Hotéis;
  • Rui Nunes, AP Hotels & Resorts;
  • Sónia Trindade, Six Senses Hotels Resorts Spas.

Melhor Parceiro de Negócio

  • Climber RMS;
  • Cocktail Team®;
  • Host;
  • HotelShop;
  • Paraty Tech,
  • Sogenave;
  • XLR8 RM.
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Iniciativa “Be Our Guest” da ADHP debate “Perseverança e Dedicação” em maio

O empresário de restauração na Região Autónoma dos Açores, Abel Cabral, será o convidado da próxima sessão que decorre a 29 de abril. A moderação ficará a cargo de Manuel Goes, delegado da ADHP para os Açores e General Manager do Octant Furnas Hotel.

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Na conversa de maio do “Be Our Guest”, a iniciativa da ADHP – Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal que dá palco a conversas informais com profissionais do turismo, o debate será centrado na “Perseverança e Dedicação”.

O tema da sessão agendada para a próxima segunda-feira, 29 de maio, às 19h00, é justificado pela ADHP com o facto de nos encontrarmos “numa altura em que o setor do turismo discute a necessidade de profissionais motivados e comprometidos com as operações em que estão inseridos”, como indica em comunicado.

Para falar sobre este tema, a “Be Our Guest” de maio convida Abel Cabral, empresário de restauração na Região Autónoma dos Açores, sendo que a moderação ficará a cargo de Manuel Goes, delegado da ADHP para os Açores e General Manager do Octant Furnas Hotel.

“No ‘Be Our Guest’ de maio teremos um convidado que é a personificação do tema em destaque. Abel Cabral é um empresário reconhecido pelo seu sucesso na restauração açoriana. Começou a trabalhar desde cedo, aos 16 anos, como mandarete no Hotel Avenida em Ponta Delgada e, atualmente, detém três restaurantes que são uma referência em São Miguel e nos Açores. Abel Cabral é um exemplo e o seu trabalho mostra que é possível alcançar o sucesso através do trabalho árduo e da paixão pelo que se faz”, explica Patrícia Correia, dirigente da ADHP responsável pelo projeto “Be Our Guest”.

À semelhança das sessões anteriores, a conversa deste mês terá lugar através da plataforma Zoom. Apesar de gratuitas, as inscrições são limitadas e carecem de registo através de um formulário.

A “Be Our Guest” deste mês conta com o apoio da Paraty Tech.

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Casual Hoteles regista receitas superiores a 23,6 milhões de euros em 2022

A cadeia hoteleira espanhola conta atualmente com 23 hotéis, dois dos quais em Lisboa e no Porto, sendo que este último mostrou ser o preferido dos portugueses de entre as unidades da Casual Hotels. Apesar do mercado proveniente da América do Norte constituir 3% das reservas da cadeia, esta aponta que em 2022 foi o que registou o maior aumento de clientes da Casual Hotels – mais 296,2% em relação a 2019.

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A cadeia de hotéis temáticos espanhola Casual Hoteles, com presença em 12 cidades de Espanha (Valência, Benidorm, Barcelona, Madrird, Sevilha, Cádiz, Málaga, San Sebastián e Bilbao), em Portugal (Lisboa e Porto) e Itália (Florença) obteve receitas superiores a 23,6 milhões de euros em 2022.

O EBITDA registado no mesmo período foi de cinco milhões de euros, sendo que, e comparando os valores de 2022 com os de 2019, as receitas da Casual Hoteles cresceram 55,26% e o EBITDA 284,61%.

Relativamente à ocupação hoteleira média, a Casual Hoteles indica em comunicado que os valores não registaram grandes diferenças, situando-se nos 87,11% em 2022 e nos 87,05% em 2019. No entanto, apesar da ocupação ser semelhante, as tarifas foram mais elevadas – o REVPAR do ano passado foi 20,25% superior ao de 2019, com a tarifa média do quarto a aumentar de 64,59 euros, em 2019, para 77,55 euros em 2022.

Preferência do mercado norte-americano cresce 296,2% em relação a 2019

Na mesma nota de imprensa, a cadeia hoteleira indica que “a recuperação turística registada em 2022 foi possível graças ao impulso do mercado interno [espanhol], que gerou 39% das reservas”. Na restante lista de mercados que mais contribuíram para a ocupação dos hotéis do grupo destacaram-se o italiano (8,2%) e o francês (6,9%), seguidos pelos mercados britânico, holandês e alemão (3,5% cada).

É ainda destacado que, embora o mercado proveniente da América do Norte se mantenha nos 3%, “em 2022 registou o maior aumento de clientes da cadeia – mais 296,2% em relação a 2019.

Em 2022 o Casual Pop Art Benidorm mostrou ser o hotel preferido dos espanhóis, com os italianos a preferirem o Casual Cine Valencia. Já o Casual Don Juan Tenorio Sevilla foi o favorito dos franceses, o Casual del Teatro Madrid marcou a preferência dos norte-americanos e o Casual Raizes Porto foi o mais escolhido pelos portugueses de entre os hotéis do grupo.

Primeiros quatro meses de 2023 antecipam ano positivo

Fazendo as contas aos meses de janeiro e abril de 2023, a Casual Hoteles assegura que “tudo parece indicar que este ano será ainda melhor que o de 2022”, uma vez que nestes quatro meses a cadeia obteve receitas de 7,46 milhões de euros.

Ao fazer a comparação deste valor com o que foi registado nos primeiros quatro meses de 2022 – sendo para isso necessário excluir os quatro novos hotéis do grupo, que ainda não estavam abertos nessa altura – o valor da receita para 2023 seria de 6,12 milhões, o que, mesmo assim, representaria um aumento de 30,1% em comparação com o mesmo período de 2022.

Cadeia pretende reforçar posição no segmento pet friendly

Ainda em 2022, a Casual Hoteles aponta que os hotéis do grupo receberam 3.336 reservas de clientes acompanhados por animais de estimação, que geraram 3,72% da receita total da empresa.

Sobre estes clientes com animais de estimação, a cadeia hoteleira indica que 53,3% eram espanhóis e quase metade provinham de países fora de Espanha, com os franceses a representarem 7,9% destes clientes. A estadia média deste perfil de clientes foi de 2,35 dias, sendo que despenderam uma média de 228,3 euros por estadia.

A época em que estes clientes mais viajaram com os seus animais de estimação foi em agosto e no Natal, sendo que nesta última efeméride incluem-se os meses de dezembro e janeiro.

Como indicado pela cadeia em nota de imprensa, a maior parte destes clientes eram solteiros, sendo que seus estabelecimentos preferidos foram o Casual Las Olas San Sebastián, que em 2022 recebeu um total de 1.724 reservas de animais de estimação (7,66% das receitas) e o Casual de las Artes Valencia, que durante o mesmo período recebeu 1.410 animais de estimação (5,76% das suas receitas).

A Casual Hoteles tem atualmente 23 hotéis e 881 quartos em 12 cidades de Espanha, Portugal e Itália, dos quais um é propriedade da cadeia, um é gerido, 15 são explorados em regime de aluguer e seis são franchisados.

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Wotels assume exploração da Sarrazola House e firma parceria com a EPAV

O grupo ficará responsável pela exploração daquele que será o futuro WOT Sintra Sarrazola. Após uma primeira fase de remodelações, cujo valor total é estimado entre os 200 e 300 mil euros, a unidade vai abrir ao público a 1 de junho, dirigindo-se principalmente a dois grupos: famílias e casais.

Carla Nunes

A Sarrazola House, em Sintra, foi cedida para exploração turística ao grupo Wotels na passada segunda-feira, 15 de maio. Uma vez que o edifício também pertence à Escola Profissional Alda Brandão de Vasconcelos (EPAV), o Wotels anunciou esta sexta-feira uma parceria com a instituição, que visa a exploração daquele que será o futuro WOT Sintra Sarrazola.

Em entrevista à Publituris Hotelaria, Nuno Constantino explica que “a Sarrazola House estava encerrada desde a pandemia por COVID-19”, pelo que o grupo falou “com a EPAV, que mostrou alguma abertura [em firmar uma parceria]”.

Através deste acordo, o Wotels passa a participar “nas atividades pedagógicas e escolares promovidas pela escola, assim como em projetos Erasmus”. Como Nuno Constantino explica, o objetivo passa por “colaborar no sentido de atualizar os programas escolares para estarem mais atualizados em relação ao mercado de trabalho”, sendo que o grupo também já participa enquanto júri na apresentação de trabalhos de final de curso desta instituição.

Além disso, o grupo Wotels compromete-se a disponibilizar com condição preferencial estágios e primeiro emprego aos alunos da EPAV, “não só nesta nova unidade como nas restantes do grupo”.

13ª unidade do Wotels pretende captar famílias e casais

Com esta parceria, o WOT Sintra Sarrazola torna-se a 13ª unidade do Wotels e deverá abrir para atividade a 1 de junho após algumas reformulações, como indica Nuno Constantino.

Até à data de abertura, o edifício de 22 quartos será alvo de remodelações “básicas”, nomeadamente a troca de camas, colchões, e alguns ajustes de decoração, como pintura de paredes e troca de quadros. No entanto, e como apontado por Nuno Constantino, o grupo prevê fechar a unidade numa fase posterior durante um mês, no período de inverno, para “fazer uma atualização da decoração e adequar o conceito da unidade ao cliente” que pretendem atingir.

Ao todo, o grupo irá investir entre 200 a 300 mil euros nesta remodelação.

Esta unidade vem somar-se à presença do grupo na Praia das Maçãs com o WOT Sintra Ocean e permite “uma oferta de praia e serra, bem como uma oferta para eventos únicos de empresas ou particulares”, como o grupo refere em comunicado.

Aliás, como Nuno Constantino refere, o intuito do grupo passa por “cruzar as vendas [do WOT Sintra Sarrazola] com o WOT Sintra Ocean”, focado em “dois grandes grupos”: casais e famílias, com a expetativa que este último domine a temporada de verão, associado à proximidade com as praias da zona.

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Vila Galé aposta em Beja com o reforço de três conceitos hoteleiros

A herdade do grupo em Beja, agora designada como Clube de Campo Vila Galé, passará a reunir três unidades hoteleiras. O objetivo passa por ter uma oferta diversificada que chegue a mais segmentos, públicos-alvo e mercados.

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O grupo Vila Galé está a reforçar a oferta na sua herdade em Beja, o Clube de Campo Vila Galé, que vai passar a contar com três unidades hoteleiras com conceitos distintos: o Vila Galé Alentejo Vineyards & Olive, o Vila Galé Collection Monte do Vilar e o Vila Galé Nep Kids.

No hotel rural Vila Galé Alentejo Vineyards & Olive – antigo Vila Galé Clube de Campo – a aposta atual recai em experiências de enoturismo, olivoturismo e turismo de natureza. O objetivo passa por criar “experiências diferenciadoras” ao tirar partido da localização na herdade de 1.620 hectares, onde o grupo produz os vinhos e azeites Santa Vitória. Desta fazem parte atividades como visitas à adega e ao lagar, provas de vinhos e azeites, jantares vínicos, workshops de gastronomia regional e cursos de formação, além da possibilidade de participar nas vindimas ou na apanha da azeitona.

A unidade tem como principais públicos-alvo “casais ou famílias que pretendam estar em contacto com a natureza, conhecendo as diversas atividades rurais da propriedade ou praticar atividades lúdicas ao ar livre”, como o grupo hoteleiro refere em comunicado.

Vila Galé Collection Monte do Vilar

Na mesma propriedade, o grupo abriu as portas do Vila Galé Collection Monte do Vilar, a 1 de abril. Com uma piscina exterior, restaurante e bar, salões para eventos, jardim, serviço de massagens e postos para carregamento de veículos elétricos, a unidade dirigida para maiores de 16 anos “adequa-se a casais que procuram momentos de descanso com paz, silêncio e tranquilidade, com vista para a paisagem alentejana”.

Já para o próximo mês de junho está prevista a abertura da primeira fase do Vila Galé Nep Kids, um hotel “onde os adultos só poderão entrar quando acompanhados por crianças”. A unidade terá 80 quartos, parque aquático com várias piscinas exteriores e escorregas, carrossel, trampolins, Clube Nep com brinquedoteca, parede de escalada, sala de cinema, pista de condução, apontamentos museológicos e spa infantil. Como o grupo refere em comunicado, “este hotel destina-se exclusivamente a famílias com filhos pequenos que procurem muita animação, atividades e entretenimento”.

Com estas três unidades hoteleiras na herdade agora designada como Clube de Campo Vila Galé, o objetivo passa por “ter uma oferta turística diversificada mas complementar, chegando a mais segmentos, públicos-alvo e mercados”.

Além das atividades propostas por cada unidade, os hóspedes podem ainda participar em atividades ao ar livre como piqueniques, caminhadas, voos de balão de ar quente, canoagem, passeios de bicicleta ou experiências equestres.

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Tivoli Sintra passa a NH Sintra Centro após processo de rebranding

O hotel foi ainda alvo de uma remodelação que trouxe uma decoração mais moderna às áreas comuns e quartos. Além de três salas de reuniões com capacidade para até 200 pessoas, o NH Sintra Centro conta ainda com um ginásio.

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O Tivoli Sintra surge como NH Sintra Centro após um processo de rebranding, que trouxe uma nova marca e espaços renovados ao hotel que conta já com 43 anos de história.

A unidade hoteleira foi alvo de uma remodelação de quatro meses que abrangeu as áreas do lobby, restaurante, sala de pequenos-almoços e os 77 quartos – incluindo cinco suites – do hotel. Estes passam a apresentar “uma decoração mais moderna, em tons claros, com pinturas de hortênsias”, como indicado em comunicado. A maioria dos quartos tem vista panorâmica para o vale e para a serra, sendo que alguns têm vista até ao mar, em dias sem nuvens.

O hotel ganhou ainda um novo espaço de ginásio, criado no local de uma das antigas salas de reuniões, no qual os clientes podem encontrar “equipamento premium”, aponta a unidade em nota de imprensa. As três salas de reuniões, com luz natural, têm capacidade máxima para 200 pessoas, naquele que a unidade assegura ser “o maior espaço para reuniões no centro histórico de Sintra”.

“Trazemos aos nossos clientes a reconhecida experiência da marca NH em hotéis de cidade, após um período de quatro meses de renovação. Realizámos várias intervenções em alguns espaços, nomeadamente nos quartos e nas salas de refeição. Substituímos materiais e redecorámos algumas áreas, passando a oferecer uma estadia mais contemporânea aos nossos hóspedes”, adianta Patrícia Gonçalves, diretora do NH Sintra Centro.

A par da renovação, o Restaurante & Bar Miranda, integrante do hotel, conta com um novo menu. Este dá preferência aos produtos locais e inclui pratos como a Sopa de Peixe à Sintrense, Arroz de Peixe da Nossa Costa e o Costelão Black Angus. Nas sobremesas, além da pasteleria de Sintra, com travesseiros e queijadas, o chef mantém o Arroz Doce Caseiro com Gelado de Canela e sugere a Tartellete de Creme Brulee com Gelado de Framboesa.

O NH Sintra Centro integra o programa de fidelização NH DISCOVERY, que permite aos membros usufruir de descontos adicionais até 10% nas suas estadias e começar a ganhar os chamados DISCOVERY Dólares, a partir do primeiro dia, em todas as estadias, refeições e outros serviços do hotel, podendo gastar nas estadias seguintes em hotéis parceiros.

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Portugal no radar para expansão do grupo espanhol Ilunion

Portugal parece estar no radar do grupo hoteleiro espanhol Ilunion, segundo avança a imprensa espanhola, dando conta da intenção da cadeia querer avançar com a estratégia de internacionalização.

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De acordo com a imprensa espanhola, a cadeira lunion Hotels está a considerar expandir o negócio além fronteiras, aparecendo Portugal como um dos destinos melhor colocados para receber as primeiras unidades fora de Espanha.

Depois de abrir unidades nas Canárias e deter, atualmente, 30 hotéis em 14 destinos do território espanhol, “a divisão de hospitalidade do grupo Social ONCE coloca a mira no estrangeiro”, diz a imprensa do país vizinho.

O elEconomista.es diz mesmo que o diretor-geral do grupo Social ONCE e CEO da Ilunion, Alejandro Oñoro, o portfólio de hotéis irá “seguramente” aumentar e Portugal é um dos principais destinos para a estreia internacional do grupo. “Estamos a procurar locais”, avançando Oñoro que “gostamos muito das zonas de Lisboa e Porto. Se conseguirmos, será a primeira vez que damos o salto para fora de Espanha”, frisando ainda que “estamos procurar oportunidades para poder dar esse salto”.

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Sustentabilidade no Turismo em debate na 1ª edição das NEYA Sustainable Talks

A NEYA Hotels vai organizar pela primeira vez um evento para debater a sustentabilidade no turismo, as NEYA Sustainable Talks, que terão lugar a 18 de maio no NEYA Porto Hotel. O evento vai reunir vários convidados conceituados na área da sustentabilidade e do turismo, que vão partilhar as suas experiências e conhecimentos nesta área.

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A CEO da NEYA Hotels, Yasmin Bhudarally, abrirá a sessão e o presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, ficará encarregue do encerramento.

Em comunicado de imprensa a NEYA Hotels refere que “o evento tem como objetivo promover a discussão e reflexão sobre as questões relacionadas com a sustentabilidade no turismo, um tema cada vez mais relevante na indústria hoteleira”. Como afirma, “a NEYA Hotels está empenhada em promover práticas sustentáveis e conscientes no seu funcionamento diário, e acredita que a partilha de conhecimentos e experiências é fundamental para promover a mudança e o desenvolvimento sustentável”. Por essa razão, este tipo de práticas serão abordados durante o evento pelo diretor da qualidade, ambiente e segurança do grupo NEYA, Pedro Teixeira.

O programa do evento incluirá palestras e debates sobre os desafios e as oportunidades da sustentabilidade no turismo e conta com convidados como Leonor Picão, diretora coordenadora da Direção da Valorização da Oferta no Turismo de Portugal; Inês Santos Costa, ex-secretária de Estado do Ambiente e especialista em temas ESG na Deloitte e Patrícia Araújo, CEO da Biosphere Portugal.

Para mais informações sobre o evento, os interessados podem visitar o website da NEYA Hotels ou entrar em contacto através do email [email protected].

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Representantes da APHORT (da esquerda para a direita): António Condé Pinto, presidente executivo da APHORT; Rodrigo Pinto Barros, presidente da APHORT; Inês Sá Ribeiro, vice-presidente da APHORT.

Atualidade

APHORT regressa à HOTREC para representar hotelaria e restauração portuguesas

O regresso da representação portuguesa do setor a esta organização europeia acontece passados dez anos. Nesse sentido, a APHORT já lançou o desafio aos empresários portugueses para se “questionarem sobre o papel que querem ter neste espaço europeu”, além de terem mostrado a sua “disponibilidade junto do Turismo de Portugal para a criação de novas áreas de cooperação a nível europeu”, como indicam em nota de imprensa.

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APHORT regressa à HOTREC para representar hotelaria e restauração portuguesas
A APHORT – Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo volta a representar a hotelaria e restauração portuguesas através do seu regresso à HOTREC, a organização europeia do setor sediada em Bruxelas que, de momento, “reúne 47 associações nacionais de 36 países”, como indicado em comunicado.

Em nota de imprensa, a APHORT explica que a adesão à HOTREC foi formalizada na última assembleia geral deste organismo, que teve lugar no final do mês de abril. Desta forma, a APOHORT passou a ser “a única associação portuguesa a representar os interesses dos empresários nacionais no palco europeu”.

O regresso da representação portuguesa do setor à HOTREC acontece passados dez anos, pelo que este foi considerado como “uma necessidade urgente” por parte da APHORT, com esta a vincar que “hoje em dia a maior parte da legislação que rege a atividade dos hotéis e restaurantes é debatida e decidida nas instituições europeias”.

“É inconcebível para nós ver atribuído aos empresários portugueses um papel de meros espectadores, que se limitam a receber instruções vindas de Bruxelas e a acatar, de forma passiva e sem alternativa, uma série de diretivas que vão impactar o seu negócio e o seu dia-a-dia”, afirma Rodrigo Pinto de Barros, presidente da APHORT.

Como a associação portuguesa refere em comunicado, “no puzzle que representa a União Europeia na HOTREC, Portugal era, até agora, a única peça em falta”. Dado o “momento fulcral em que o turismo enfrenta importantes desafios pós-pandemia”, a APHORT refere que “as associações europeias do setor estão concentradas em debater, em conjunto, alternativas e formas dos empresários encontrarem soluções”.

“Não podemos ficar de fora deste processo, sob pena de nos mantermos alheados da realidade. É imperativo acompanharmos de perto e voltarmos a ter uma palavra a dizer na construção do futuro do nosso setor”, defende o líder da APHORT.

Numa nota final, a APHORT afirma estar comprometida em “deixar o seu contributo na Europa”, pelo que lança o desafio “aos empresários de todo o país a questionarem-se sobre o papel que querem ter neste espaço europeu, deixando-lhes o repto para fazerem parte desta missão”. A associação garante ainda já ter mostrado “a sua disponibilidade junto do Turismo de Portugal para a criação de novas áreas de cooperação a nível europeu”.

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Savoy Signature procura 60 profissionais para reforçar equipas

A Savoy Signature vai organizar uma ação de recrutamento para reforçar as equipas de quatro das suas unidades hoteleiras no Funchal. Em causa estão 60 vagas em várias áreas para os hotéis Savoy Palace, Royal Savoy, NEXT e Gardens.

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Desta forma, o “Open Day Recrutamento” da Savoy Signature decorre a 31 de maio entre as 10h00 e as 17h00 no Savoy Palace, na Avenida do Infante (Funchal), estando aberto a todos os interessados. Na ação serão dadas a conhecer as oportunidades disponíveis para os diferentes espaços, desde restaurante e bar, andares, cozinha, pastelaria, copa, receção, piscina e spa.

Além das entrevistas de seleção e de uma apresentação da Savoy Signature, terá ainda lugar uma visita virtual ao hotel, bem como um um concurso onde serão sorteados três prémios: uma estadia de uma noite para duas pessoas nos hotéis Savoy Signature; um tratamento no Laurea Spa, no Savoy Palace; e um jantar para duas pessoas no restaurante Terreiro.

“Iniciámos um processo de recrutamento com vista a reforçar as atuais equipas de quatro das nossas seis unidades hoteleiras. Com esta ação, pretendemos recrutar mais 60 profissionais e procuramos quem pretenda trabalhar num grupo sólido e que emprega mais de 1300 trabalhadores na hotelaria”, adianta Noélia Reis, assessora da administração da Savoy Signature, responsável pelos recursos humanos, em comunicado.

Na mesma nota de imprensa, a Savoy Signature refere que os candidatos que integrarem as equipas vão ter “acesso a benefícios na área da saúde, educação e outras regalias, como descontos com parceiros da coleção de hotéis”.

Para mais informações, os participantes podem entrar em contacto com a Savoy Signature através do número de telefone  +351 291213000 ou do email [email protected].

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Nova edição Publituris Hotelaria: Instituições de ensino afinam oferta formativa

A revista Publituris Hotelaria deste mês apresenta a formação em hotelaria disponível em Portugal e no estrangeiro.

Carla Nunes

Das instituições de ensino entrevistadas, grande parte referiu que a procura por cursos de turismo e hotelaria sofreu com a pandemia, no entanto, esta dá sinais de recuperação – não fossem alguns dos cursos apresentar taxas de empregabilidade de quase 100%. Neste cenário, as instituições afinam a sua oferta formativa e preparam novos cursos em áreas como marketing, tecnologia, sustentabilidade e turismo digital, seja a nível de licenciaturas e mestrado, seja em pós-graduações.

Para captar novos alunos, as instituições confiam sobretudo no “passa palavra” para criar a reputação dos seus estabelecimentos, assentes na recomendação de antigos alunos e empresas recrutadoras. Além destas, a presença em eventos do setor e as ações de marketing e comunicação parecem dominar as práticas dos estabelecimentos de ensino entrevistados, nos quais impera a formação prática com recurso, sobretudo, a estágios curriculares e extracurriculares.

Nos “Indicadores” de maio, a análise Clever de Luís Brites, CEO Clever Hospitality Analytics, e Jesus Ramirez Medina, Senior Sales Manager na Ibéria da SOJERN, debruça-se sobre os maiores desafios da moderna hospitalidade. Como afirmam nesta análise, “a maior ou menor capacidade de projetar e prever a procura tem um impacto imediato na previsão da gestão operacional e, consequentemente, nas decisões estratégicas, políticas e táticas nos vários campos da mesma”.

Já no capítulo “Fala-se” damos conta do futuro parque hoteleiro de Nice, com a cidade a prever que nos próximos três anos 62% da sua oferta hoteleira será constituída por hotéis de quatro e cinco estrelas – uma vez que planeiam acrescentar 3.000 quartos de luxo. Os dados foram adiantados pela Agência de Desenvolvimento do Turismo de França, Atout France, que dinamizou um workshop do destino Nice em Lisboa no passado mês de abril, com o intuito de captar a atenção do mercado nacional. Uma oportunidade para ler a entrevista a Lauriano Azinheirinha, diretor do gabinete de turismo e congressos de Nice Cote d’Azur, sobre como a cidade pretende reforçar a oferta no segmento de luxo.

Destaque também para o novo hotel da marca Editory Collection Hotels, o The Editory Garden Porto Hotel. Fruto de um investimento de dez milhões de euros, o The Editory Garden Porto Hotel assume-se como um mini oásis urbano rodeado de história, cultura e arte, cujos 48 quartos são enriquecidos com um restaurante e jardim privado. Em entrevista à Publituris Hotelaria, Isabel Tavares, diretora de Marketing e Vendas da The Editory Collection Hotels, revela que em breve haverá uma nova abertura em Lagos, existindo “em carteira novos investimentos nas principais cidades portuguesas”.

Viajando para Évora, o destaque vai para o recém-inaugurado Hilton Garden Inn Évora, que abre portas após um investimento de 21 milhões de euros por parte da Mercan Properties. A unidade hoteleira de 130 quartos resulta do regime de Autorizações de Residência para Investimento, ficando sob a gestão da Ace Hospitality Management (AHM).

Este mês, a Publituris Hotelaria inclui um especial de decoração e mobiliário, onde as empresas ODD – Hotel & Home Interiors, Noguitel, Fenabel, Fermob e EPOCA dão conta das mais recentes novidades dirigidas para o setor hoteleiro.

Na secção de “Fornecedores”, falámos com Pedro Colaço, CEO da GuestCentric, sobre a mais recente plataforma da empresa, o HyperCommerce. Esta ferramenta agrega vários tipos de dados que permitem aos hotéis a oferta de experiências personalizadas consoante o cliente, aplicar uma estratégia de preços baseados nos atributos da unidade hoteleira, gerar receita adicional em vários canais e momentos e ainda adaptar a comunicação do hotel aos canais utilizados pelos seus clientes para pesquisa e reserva – sejam redes sociais ou interfaces conversacionais.

Por fim, brinde com as sugestões de André Perre, sommelier no restaurante Costa Brava.
As opiniões desta edição pertencem a Sérgio Guerreiro (Nova SBE Westmont); José Varela Gomes (ISAG);
Karina Simões (JLL) e Leonardo Simões (ADHP Júnior).

*Para ler a versão completa desta edição da Hotelaria – em papel ou digital – subscreva ou encomende aqui.

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