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Politécnico de Setúbal debate futuro do turismo em encontro internacional

Sustentabilidade e Desenvolvimento; Panorama Económico e Geopolítico; Ciência, Inovação e Transformação Tecnológica; e Turismo & Hospitalidade estarão entre os temas a abordar no evento promovido pelo Instituto Politécnico de Setúbal.

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Politécnico de Setúbal debate futuro do turismo em encontro internacional

Sustentabilidade e Desenvolvimento; Panorama Económico e Geopolítico; Ciência, Inovação e Transformação Tecnológica; e Turismo & Hospitalidade estarão entre os temas a abordar no evento promovido pelo Instituto Politécnico de Setúbal.

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O projeto de investigação SHIFT, liderado pelo Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) e com financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), promove esta quarta-feira, 15 de fevereiro, em Lisboa (Hotel Holiday Inn), o evento “The Future of Tourism: International Meeting”, que pretende suscitar o debate sobre diferentes cenários para o futuro do turismo, assente nos pilares da inovação, sustentabilidade e colaboração.

Organizado em quatro painéis temáticos, o encontro, que decorre a partir das 09h30, reúne especialistas em áreas como Sustentabilidade e Desenvolvimento; Panorama Económico e Geopolítico; Ciência, Inovação e Transformação Tecnológica; e Turismo & Hospitalidade, reservando, no final dos trabalhos, um momento de networking. Estão confirmados cerca de 60 participantes presenciais, estimando-se um número bastante superior online.

O projeto SHIFT- Sustainability-oriented, Highly interactive, and Innovation-based Framework for Tourism Marketing, a decorrer desde janeiro de 2022, tem como investigadora responsável Teresa Costa, professora coordenadora do IPS (Escola Superior de Ciências Empresariais), visando “trazer uma nova abordagem interdisciplinar para os desafios que as pequenas e médias empresas de turismo (PMETs) enfrentam, desenvolvendo e confirmando uma nova estrutura teórica para explicar como podem elas reinventar-se de forma colaborativa num mundo pós-pandemia”.

Deste modelo, refere Teresa Costa, “resultará uma nova estrutura concetual e pragmática para o marketing turístico, orientada para a sustentabilidade, altamente interativa e baseada na inovação, de base digital, que servirá como um trampolim para a transformação de que o turismo precisa urgentemente”.

O projeto SHIFT reúne uma equipa de investigadores da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE), Instituto Politécnico de Lisboa (Escola Superior de Comunicação Social) e Universidade do Algarve (Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo), e tem como parceiros o CiTUR – Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo e o Turismo de Portugal.

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A 18ª Conferência Europeia sobre Inovação e Empreendedorismo nos dias 21 e 22 no Porto

A Universidade Portucalense, no Porto, recebe, nos dias 21 e 22 de setembro, a 18ª Conferência Europeia sobre Inovação e Empreendedorismo.

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A 18ª Conferência Europeia sobre Inovação e Empreendedorismo (ECIE), que regressa este ano a Portugal, mais propriamente à Universidade Portucalense (UPT), no Porto, nos dias 21 e 22 de setembro, irá contar com o professor doutor Eurico Brilhante Dias, deputado da Assembleia da República, e o especialista na área das fintech Giuseppe Sofo, como principais oradores.

A ECIE, que este ano será presidida por Fernando Moreira, professor catedrático do Departamento de Ciência e Tecnologia, e pela professora Shital Jayantilal, diretora do Departamento de Gestão e Economia, da UPT, é um dos principais encontros internacionais no campo da inovação e empreendedorismo, já tendo sido realizada em diversos países europeus, incluindo Itália, Irlanda do Norte, França, Bélgica, Portugal e Finlândia.

Refira-se que este evento atrai anualmente académicos de todo o mundo, profissionais do setor e figuras ligadas ao ensino e investigação, vindos de mais de 40 países.

A edição deste ano irá ainda receber a final dos The Innovation & Entrepreneurship Teaching Excellence Awards, prémios que se destinam a novas ideias e abordagens no ensino dos campos da inovação e do empreendedorismo, em instituições de ensino superior e em ambiente corporativo.

A conferência abordará questões como a importância dos ecossistemas de inovação como impulsionadores das exportações e do crescimento económico, tendo ainda em conta a necessidade de aproveitar todas as políticas públicas para atrair investimento estrangeiro direto e promover as exportações, especialmente quando o capital é um recurso escasso na economia de um país.

 

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Distribuição Hoteleira e Orçamentos 2024 vão ser analisados dia 21 de setembro no Porto

“Distribuição Hoteleira e Orçamentos 2024″ é o mote de um evento que vai reunir especialistas e líderes do setor, no próximo dia 21 de setembro (quinta-feira), na cidade do Porto, uma iniciativa conjunta da RM Hub, Climber RMS e D-Edge, empresas que disponibilizam soluções para o setor hoteleiro.

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O encontro, segundo a organização, tem como propósito explorar as direções e comportamentos projetados para o mercado hoteleiro em 2024, juntando diversos profissionais do turismo num fórum de partilha, aprendizagem e networking.

“Este evento proporciona uma oportunidade única, já que oferece uma visão abrangente das orientações, desafios e estratégias-chave para o próximo ano”, referem ainda os organizadores em nota de imprensa.

O programa inclui apresentações e discussões sobre tópicos cruciais para o setor, como a Distribuição Hoteleira, contando com a participação de especialistas na área, nomeadamente Pedro Lara e Luís Martins (D-Edge).

A agenda também prevê a apresentação dos principais números e objetivos financeiros para o orçamento do próximo ano, pela equipa da Climber RMS e RM Hub, além da análise de tendências previstas para 2024, através de uma sessão conjunta de brainstorming.

As inscrições para o evento são gratuitas, mas estão limitadas a apenas 50 participantes, e terá lugar no Renaissance Porto Lapa Hotel, das 09h00 às 13h00.

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SUTUS by Les Roches debate turismo espacial e subaquático

Marbella vai receber a 4.ª edição do SUTUS, no campus da Les Roches. A Cimeira de Turismo Espacial e Subaquático Universal reunirá os maiores especialistas internacionais em turismo espacial e subaquático de luxo para dar a conhecer os projetos mais inovadores neste domínio.

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O campus da Les Roches em Marbella, Espanha, vai ser o palco do SUTUS 2023, a Cimeira de Turismo Espacial e Subaquático Universal, de 26 a 28 de setembro. Este evento reunirá os maiores especialistas internacionais em turismo espacial e subaquático de luxo para dar a conhecer os projetos mais inovadores neste domínio.

Carlos Mira, diretor-executivo da Halo Space, uma empresa que pretende oferecer viagens espaciais sustentáveis com uma duração de 4 a 6 horas a partir de 2025, com cápsulas para nove passageiros, será um dos principais oradores do evento.

Tim Alatorre, COO e co-fundador da Above Space (anteriormente conhecida como Orbital Assembly) apresentará o seu projeto de construção das duas primeiras estações espaciais com alojamento para turistas em 2025 e 2027. Estas estações oferecerão todas as comodidades de um hotel de luxo, com a primeira a acomodar até 28 pessoas e a segunda a acomodar 400.

Guillermo Söhnlein, co-fundador e diretor executivo da Humans 2 Venus, discutirá o potencial a longo prazo da exploração de Vénus como destino para a humanidade. Estarão igualmente presentes representantes de agências espaciais como a NASA e a JAXA. Álvaro Giménez Cañete, Delegado Especial da Agência Espacial Espanhola (AEE) e antigo Diretor de Ciência da ESA, juntamente com Eva Villaver, Directora do Espaço da AEE, discutirão a futura aplicação da Lei Espacial e do Plano Espacial Nacional.

Sam Scimemi, assistente especial da Direção da Missão de Desenvolvimento de Sistemas de Exploração na sede da NASA, fornecerá informações atualizadas sobre o programa Artemis da NASA, que visa enviar a primeira mulher à Lua em 2025 e utilizar a Lua como plataforma de lançamento para futuras missões a Marte.

O projeto europeu Euro Moon Mars, que há uma década tem vindo a formar jovens para se tornarem investigadores e astronautas, abordará temas relacionados com os recursos humanos e a procura de pessoal altamente qualificado até 2030.

Mergulhar nas profundezas com confiança
O explorador marinho neozelandês Rob McCallum, cofundador da EYOS Expeditions com um historial de centenas de mergulhos em oceanos de todo o mundo, dará início ao terceiro dia da SUTUS 2023, inteiramente dedicado ao turismo subaquático de luxo.

Fabien Cousteau, neto do famoso explorador Jacques Cousteau e Explorador Oceânico Chefe e Co-Fundador e Presidente do Proteus Ocean Group, explicará seu trabalho e missão na PROTEUS, a Estação Espacial Oceânica Internacional, bem como as iniciativas de sua organização sem fins lucrativos, o Fabien Cousteau Ocean Learning Center (FCOLC). As iniciativas incluem o Programa de Resiliência dos Recifes de Coral, a Limpeza de Praias, a Restauração de Tartarugas Marinhas e o Currículo Educacional ‘Ocean Discovery’.

O Earth 300, um projeto liderado pelo gibraltino Aaron Olivera, pretende tornar-se um símbolo universal de sustentabilidade através de um navio futurista, sem emissões, com capacidade para 435 pessoas, incluindo cientistas, líderes da indústria, humanitários globais, ativistas ambientais e estudantes.

Karlos Simón, diretor executivo da sua própria agência de viagens e expedições, partilhará experiências extremas que são cada vez mais populares no turismo de luxo. Isto inclui o mergulho extremo com tubarões-tigre de 5 metros de comprimento em locais paradisíacos como as Bahamas.

Michele Stefanile, professor de Arqueologia Subaquática na Universidade de Nápoles, discutirá os últimos avanços na exploração de Puteoli, o grande porto comercial da Roma antiga.

Lola Higueras, a primeira arqueóloga subaquática de Espanha, que documentou mais de 2.000 naufrágios históricos espanhóis e trabalhou com a Junta Nacional de Arqueologia e o Centro de Estudos Subaquáticos Históricos Navais do Museu Naval, encerrará o terceiro dia do SUTUS 2023.

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“Sustentabilidade, Digitalização e as Empresas” em debate nos “Azores Tourism Talks”

A AHRESP e a Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo reúnem representantes de entidades oficiais, académicos, especialistas e profissionais de áreas do turismo para dois dias de debates e workshops no Centro Interpretativo de Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira.

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A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) e a Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH) organizam, em conjunto, o AZORES Tourism Talks, nos dias 13 e 14 de setembro, em Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira.

Este fórum, de inscrição gratuita, mas de registo obrigatório, vai reunir representantes de entidades oficiais, académicos, especialistas e profissionais de várias áreas do turismo em vários debates subordinados ao tema “A Sustentabilidade, a Digitalização e as Empresas”.

Do programa destacam-se três mesas redondas. Na primeira, “Novos desafios da sustentabilidade no Turismo”, este debate convida a uma reflexão sobre os desafios que este importante estatuto coloca à região, nomeadamente na capacidade de resposta à procura turística. Também será abordado o papel do Turismo de Portugal na mobilização de todos os agentes e da sociedade civil na promoção da sustentabilidade, assim como nos novos sistemas incentivos para as empresas açorianas.

“Digitalização na restauração e no alojamento” é outro dos painéis que dará enfoque especial ao impacto que a digitalização tem tido nas operações e nos processos das empresas de restauração e hotelaria. Algumas das principais tecnologias digitais que estão a ser adotadas nestes setores para melhorar a experiência do cliente também serão alvo de discussão.

Por fim, no debate “A Inteligência Artificial ao serviço do Turismo”, serão abordados os processos e os desafios da aplicação da inteligência artificial nas empresas de restauração e hotelaria. Num olhar sobre o futuro, também estarão em discussão os impactos da inteligência artificial no emprego e na força de trabalho nas empresas dos setores turísticos.

O dia 14 será dedicado a workshops sobre sustentabilidade, soluções de segurança informática e de introdução automática de faturas através de inteligência artificial.

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FINE celebra quinto aniversário em março de 2024 em Valladolid

A edição de 2024 da FINE – Feira Internacional de Enoturismo de Valladolid vai ter lugar nos dias 13 e 14 de março, e coincide com a celebração do quinto aniversário do evento, que é promovido pela Feria de Valladolid.

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Adegas, territórios e operadores turísticos especializados em enoturismo voltarão a encontrar-se neste evento concebido como uma plataforma comercial e de negócios entre as regiões vitivinícolas e os principais mercados emissores de turistas internacionais.

“Desde o seu lançamento, o FINE desenvolveu um modelo de evento diferenciado, ambicioso e altamente especializado, com projeção global”, afirmou o diretor-geral da Feria de Valladolid, Alberto Alonso, para lembrar que os resultados das quatro edições realizadas “demonstraram a força deste segmento e o potencial que a Península Ibérica tem para crescer no mercado internacional do enoturismo”.

No seu quinto aniversário, a FINE voltará a contar com a presença das adegas líderes do enoturismo nas diferentes regiões vitivinícolas do sul da Europa e de operadores turísticos e agências de viagens dos mercados internacionais, contando com a colaboração da Turespaña, que através da sua rede de delegações ajuda a identificar os profissionais mais importantes em termos de marketing e divulgação.

A agenda da FINE inclui conferências e mesas redondas para analisar os desafios atuais e futuros do enoturismo com peritos internacionais, e um programa de viagens de familiarização a diferentes destinos onde os operadores turísticos podem conhecer em pormenor as características das adegas, dos alojamentos e dos serviços para conceber os programas que chegarão ao viajante.

 

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Consolidador.com promove 3ª edição do Golden Sunset exclusivo para agentes de viagens

O Consolidador.com promove, no próximo dia 7 de julho, entre as 19h00 e as 22h00, no Terraço Editorial, em Lisboa, a terceira edição do Golden Sunset, evento exclusivo para agentes de viagens, com o objetivo de promover networking em ambiente descontraído e festivo.

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O evento, que contará com a presença da Air Canada, Air Europa, Air Transat, CopaAirlines, Latam, Royal Air Maroc, TAAG e TAP, vai permitir aos agentes de viagens interagirem diretamente com essas companhias aéreas e ficarem a par das últimas tendências e novidades do setor.

“Queremos proporcionar aos nossos principais parceiros de negócio, companhias aéreas e agências de viagens, a possibilidade de explorar novas oportunidades, fortalecer parcerias e, acima de tudo, que possam disfrutar de um ambiente descontraído e saborear o momento” afirmou Anabela Almeida, diretora geral do Consolidador.com.

A participação no evento é exclusiva para agentes de viagens. Desta forma, os interessados podem inscrever-se através do link: https://content.consolidador.com/goldensunset.

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I Colóquio Internacional do Património e Turismo Militar de 12 a 15 de junho em Agra do Heroísmo

A cidade de Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira, Açores, vai acolher entre os dias 12 e 15 de julho, o I Colóquio Internacional do Património e Turismo Militar, organizado pelo TECHN&ART – Centro de Tecnologia, Restauro e Valorização das Artes, do Instituto Politécnico de Tomar e pelo Museu de Angra do Heroísmo.

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O evento científico, que pretende proporcionar um espaço de apresentação, discussão e reflexão nos domínios do Património Histórico-Militar e do Turismo Militar, contará conta com a presença de vários oradores nacionais e internacionais, e decorre exclusivamente em formato presencial.

Recorde-se que p Turismo Militar tem vindo a consolidar-se em Portugal através do incremento de uma oferta ancorada nos recursos de índole histórica e militar.

Neste caso, o ​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​ Turismo de Portugal, em articulação com as Entidades Regionais de Turismo e com outros parceiros públicos e privados, tem vindo a apoiar a dinamização turística-cultural do vasto e monumental património material e imaterial associado à história militar nacional, em todo o território, na observância d​as ações tendentes à estruturação do produto turismo militar contemplado na Estratégia Turismo 2027.​

São vários os municípios e associações nacionais, assim como empresas turísticas que dinamizam iniciativas e programas de turismo militar, contribuindo para um melhor conhecimento do património e cultura dos seus territórios e, consequentemente, para a sua valorização turística, destacando-se as temáticas associadas aos Templários e às invasões francesas em Portugal.

O Turismo de Portugal, através da Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior, tem vindo a apoiar diversos projetos relacionados com o desenvolvimento de produtos de turismo militar.

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Turismo de Portugal apresenta Roteiro +Interior Turismo 2023

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Turismo de Portugal apresenta Roteiro +Interior Turismo 2023

Esta será a primeira de quatro sessões informativas integradas no Roteiro +Interior Turismo.

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O Turismo de Portugal promove, no dia 23 de junho, em Vila Velha de Ródão, a primeira de quatro sessões informativas, no âmbito da Agenda do Turismo para o Interior.

Em colaboração com os municípios, serão quatro sessões informativas integradas no Roteiro +Interior Turismo que visam divulgar as novas linhas de financiamento bem como as iniciativas para reforço da notoriedade do interior.

A primeira destas sessões tem lugar já no próximo dia 23 de junho, em Vila Velha de Ródão e conta a participação do Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda.

Em ligação com a Agenda do Turismo para o Interior, estas iniciativas corporizam as prioridades daquele documento, designadamente valorizar o território, investir nas empresas, qualificar os profissionais e projetar o interior e a sua oferta, tornando a atividade turística naqueles territórios um fator de desenvolvimento e de coesão.

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Estações Náuticas mostram oferta no “Water Fun in Portugal by Nautical Portugal”

O evento que se realiza na Lagoa de Óbidos – Foz do Arelho fará um balanço dos resultados da Internacionalização das Estações Náuticas, numa altura que estão previstas 40 Estações Náuticas Certificadas previstas até ao final de 2024.

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A Rede das Estações Náuticas (EN) realiza, no próximo dia 26 de junho, o “Water Fun in Portugal by Nautical Portugal”, no que será a Jornada de Encerramento do Projeto de Internacionalização, na Lagoa de Óbidos – Foz do Arelho.

Este evento tem como principal objetivo fazer o balanço das atividades e perspetivar o futuro das EN onde será feita a apresentação dos resultados da internacionalização por diversos parceiros e debater o futuro das Estações Náuticas.

A internacionalização das EN – Projeto IREN – teve como mercados-alvo França, Alemanha e Países Baixos, tendo como objetivo divulgar a oferta da rede e atrair pessoas além-fronteiras. Durante o evento, serão divulgados os resultados do projeto e preparados os caminhos do futuro das Estações Náuticas no quadro Portugal 2030.

De resto, prevê-se que, até ao final de 2024, o número de Estações Náuticas certificadas poderá rondar as 40 estações náuticas. Em 2023 foram já certificadas mais três EN, estando mais de uma dezena de manifestações de interesse de adesão e candidaturas a caminho, com preponderância para o interior. No total, são já 32 as Estações Náuticas certificadas Toda a oferta pode ser lida na Plataforma Nautical Portugal.

Estações Náuticas em cinco zonas do país
As 32 Estações Náuticas de Portugal, de Norte a Sul e do Interior ao Litoral estão agrupadas por cinco zonas: Porto e Norte; Centro; Lisboa; Alentejo; Algarve, com diferenciação de águas costeiras e águas interiores.

Na Região do Porto e Norte contabilizam-se 11 Estações Náuticas: Alijó (interior), Alto Minho (interior/litoral), Cabeceiras de Basto (interior), Espinho (litoral), Foz Côa (interior), Esposende (litoral), Macedo de Cavaleiros (interior), Matosinhos (litoral), Póvoa de Varzim (litoral), Vila do Conde (litoral) e Vila Verde (interior).

Na região do Centro de Portugal existem oito Estações Náuticas: Aveiro (litoral), Castelo do Bode (interior), Estarreja (litoral), Ílhavo (litoral), Murtosa (litoral), Oeste (litoral), Ovar (litoral) e Vagos (litoral).

Em Lisboa existem duas Estações Náuticas: Litoral de Cascais (litoral) e Sesimbra (litoral).

Na região do Alentejo e Ribatejo contabilizam-se sete Estações Náuticas nomeadamente: Alandroal (interior), Avis (interior), Moura-Alqueva (interior), Mértola (interior), Odemira (litoral), Monsaraz (interior) e Sines (litoral).

Por fim, no Algarve existem quatro Estações Náuticas: Portimão (litoral), Vilamoura (litoral), Lagos (litoral) e Faro (litoral).

Foto crédito: Depositphotos.com
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10º Festival do Vinho do Douro Superior regressa a Foz Côa

O Festival do Vinho do Douro Superior regressa em 10ª edição em Vila Nova de Foz Côa, entre os dias 26 e 28 de maio. O objetivo é afirmar a identidade da região neste setor.

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O certame, que pretende ser uma mostra de vinhos e produtos regionais exclusivamente do Douro Superior, considerado já uma referência do calendário dos grandes eventos vínicos do país, irá realizar-se entre 26 e 28 de maio, no EXPOCÔA – Centro de Exposições de Vila Nova de Foz Côa.

O evento que irá contar, este ano, mais de 90 expositores, tem a abertura oficial agendada para o dia 26 de maio pelas 18 horas, com a presença da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa e do presidente do Município de Foz Côa, João Paulo Sousa.

Organizado pela Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa, este festival tem contribuído para a afirmação da identidade do Douro Superior e todos os anos tem registado um aumento significativo de expositores, fruto do crescimento e do interesse de produtores de outras regiões que têm vindo a instalar-se na região, indica a organização em nota de imprensa.

Do programa do evento, fazem parte provas comentadas, concurso de vinhos, colóquio, mostra de produtos da região e animação musical.

O ‘Concurso de Vinhos do Douro Superior’, um dos pontos altos do festival, reunirá um júri composto por jornalistas, bloggers especializados, profissionais da restauração, garrafeiras, e distribuição que, na ocasião, avaliam cerca de centena e meia de vinhos, entre brancos, tintos e vinhos do Porto, numa prova que todos os anos se destaca considerando a qualidade das amostras apresentadas.

Os participantes no festival encontram, ainda, expositores de vinhos e produtos da região para venda e tasquinhas, que podem ser visitados nos três dias do evento.

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