Edição digital
Assine já
PUB
Agenda

Politécnico de Setúbal debate futuro do turismo em encontro internacional

Sustentabilidade e Desenvolvimento; Panorama Económico e Geopolítico; Ciência, Inovação e Transformação Tecnológica; e Turismo & Hospitalidade estarão entre os temas a abordar no evento promovido pelo Instituto Politécnico de Setúbal.

Publituris
Agenda

Politécnico de Setúbal debate futuro do turismo em encontro internacional

Sustentabilidade e Desenvolvimento; Panorama Económico e Geopolítico; Ciência, Inovação e Transformação Tecnológica; e Turismo & Hospitalidade estarão entre os temas a abordar no evento promovido pelo Instituto Politécnico de Setúbal.

Publituris
Sobre o autor
Publituris
Artigos relacionados
Brasil recebe 3,2 milhões de turistas internacionais em cinco meses
Destinos
“Meeting Forums” do Publituris contam já com 25 ‘buyers’ internacionais
Eventos Publituris
“Oficinas de Ideias Solférias” forma agentes de viagens para o destino Madeira e Porto Santo
Distribuição
Segurança e qualidade entre as prioridades dos viajantes long-haul para a Europa
Destinos
Segundo hotel da Maison Albar em Portugal vai abrir portas em Moure
Hotelaria
SAP Concur Day 2024 analisa tendências e futuro das viagens e gastos corporativos marcados pela IA
Tecnologia
Geoscope de Fajão afirma Aldeias do Xisto como destino para observar céu escuro
Destinos
Grande evento de BTT dinamiza turismo de aventura na Grande Rota das Montanhas Mágicas
Destinos
Governador de Santa Catarina lidera comitiva em busca de novas parcerias com Portugal
Destinos
Qatar Airways renova parceria com a UEFA
Aviação

O projeto de investigação SHIFT, liderado pelo Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) e com financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), promove esta quarta-feira, 15 de fevereiro, em Lisboa (Hotel Holiday Inn), o evento “The Future of Tourism: International Meeting”, que pretende suscitar o debate sobre diferentes cenários para o futuro do turismo, assente nos pilares da inovação, sustentabilidade e colaboração.

Organizado em quatro painéis temáticos, o encontro, que decorre a partir das 09h30, reúne especialistas em áreas como Sustentabilidade e Desenvolvimento; Panorama Económico e Geopolítico; Ciência, Inovação e Transformação Tecnológica; e Turismo & Hospitalidade, reservando, no final dos trabalhos, um momento de networking. Estão confirmados cerca de 60 participantes presenciais, estimando-se um número bastante superior online.

O projeto SHIFT- Sustainability-oriented, Highly interactive, and Innovation-based Framework for Tourism Marketing, a decorrer desde janeiro de 2022, tem como investigadora responsável Teresa Costa, professora coordenadora do IPS (Escola Superior de Ciências Empresariais), visando “trazer uma nova abordagem interdisciplinar para os desafios que as pequenas e médias empresas de turismo (PMETs) enfrentam, desenvolvendo e confirmando uma nova estrutura teórica para explicar como podem elas reinventar-se de forma colaborativa num mundo pós-pandemia”.

Deste modelo, refere Teresa Costa, “resultará uma nova estrutura concetual e pragmática para o marketing turístico, orientada para a sustentabilidade, altamente interativa e baseada na inovação, de base digital, que servirá como um trampolim para a transformação de que o turismo precisa urgentemente”.

O projeto SHIFT reúne uma equipa de investigadores da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE), Instituto Politécnico de Lisboa (Escola Superior de Comunicação Social) e Universidade do Algarve (Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo), e tem como parceiros o CiTUR – Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo e o Turismo de Portugal.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Artigos relacionados
Brasil recebe 3,2 milhões de turistas internacionais em cinco meses
Destinos
“Meeting Forums” do Publituris contam já com 25 ‘buyers’ internacionais
Eventos Publituris
“Oficinas de Ideias Solférias” forma agentes de viagens para o destino Madeira e Porto Santo
Distribuição
Segurança e qualidade entre as prioridades dos viajantes long-haul para a Europa
Destinos
Segundo hotel da Maison Albar em Portugal vai abrir portas em Moure
Hotelaria
SAP Concur Day 2024 analisa tendências e futuro das viagens e gastos corporativos marcados pela IA
Tecnologia
Geoscope de Fajão afirma Aldeias do Xisto como destino para observar céu escuro
Destinos
Grande evento de BTT dinamiza turismo de aventura na Grande Rota das Montanhas Mágicas
Destinos
Governador de Santa Catarina lidera comitiva em busca de novas parcerias com Portugal
Destinos
Qatar Airways renova parceria com a UEFA
Aviação
PUB
Agenda

Lisboa recebe evento sobre Inteligência Artificial em hospitalidade e viagens

Nos dias 9 e 10 de julho, Lisboa discutirá a importância da IA na revolução das indústrias de hospitalidade e viagens.

Publituris

A BAE Ventures escolheu Lisboa para acolher nos próximos dias 9 e 10 de julho o encontro de lançamento do “Walk the Talk: AI in Hospitality and Travel 2024-2026”, um projeto coorganizado em Portugal com o Nova SBE Westmont Institute of Tourism & Hospitality.

Ao longo desta série de 24 eventos, o objetivo é explorar o crescente papel da Inteligência Artificial (IA) na revolução das indústrias de hospitalidade e viagens, pretendendo a iniciativa de Lisboa reunir líderes e decisores políticos e empresariais do setor do turismo, inovadores e profissionais de todo o mundo.

“Será uma oportunidade única para compreender mais a fundo e explorar o potencial transformador das tecnologias de IA na melhoria das experiências dos clientes e da eficiência operacional”, refere a organização do evento para quem o mesmo tem como objetivo “incrementar o envolvimento de toda esta indústria numa visão futurista, mas com um potencial de implementação a muito curto prazo”.

Nesse sentido, Henrique Veiga, CEO da BAE Ventures, admite que “a IA veio para ficar, temos de saber aproveitá-la em proveito das pessoas e das economias, também ao nível do turismo”.

Já Alexandra Ventura, diretora-executiva do Nova SBE Westmont Institute of Tourism & Hospitality, considera que “estamos perante um game-changer. A IA, com a miríade de oportunidades que levanta, deve ser devidamente entendida e explicada. Aos temores de muitos, cabe-nos encontrar uma resposta, capaz de veicular o papel das novas tecnologias na melhoria da qualidade de vida de todos nós. Também em hospitality este é um aspeto crucial”.

Para a respnsável da Nova SBE, o evento pretende ser “um momento de mudança, na mentalidade e na capacidade de responder aos desafios que se levantam. É tempo, pois, de dar um salto em frente, rumo ao futuro deste negócio e na relação entre os vários agentes económicos”.

Ao longo dos dois dias, Lisboa receberá vários painéis de debate e keynote speeches, que reunirão algumas das principais vozes em IA, hospitalidade e viagens. Serão, também, organizados workshops interativos, sessões projetadas para demonstrar aplicações práticas de IA em ambientes reais.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Agenda

Centenário do Raid Aéreo Portugal-Macau celebrado em conferência

Os 100 anos do Raid Aéreo Portugal-Macau vai ser celebrado numa conferência no dia 4 de junho.

Publituris

Em 2024 celebram-se os 100 anos do Raid Aéreo Portugal-Macau, numa conferência a realizar no próximo dia 4 de junho, no Auditório no Centro Científico e Cultural de Macau (CCCM), em Lisboa, a partir das 15h30.

A 7 de abril de 1924, dois homens corajosos e visionários, Sarmento de Beires e António Jacinto da Silva de Brito Pais, realizaram uma epopeia aclamada por todo o mundo e calorosamente acompanhada pelo povo português. Embora seja designado por Raid Lisboa–Macau, foi de Vila Nova de Milfontes que os aviadores partiram num raide pioneiro da aviação mundial.

A viagem de 16.760 quilómetros (10.414 milhas), foi efetuada em 117 horas e 41 minutos, num Bréguet 16.

Os obstáculos levantados pelo Governo de então, aprovando tardiamente e com a condição de não custar nada ao erário do Estado, não impediram a sua realização, pois foi custeado por contribuições do povo português através de campanhas de subscrição levadas a cabo pela imprensa, pelo Aero Club de Portugal, por Maria Júlia, irmã de Brito Pais, atrizes de Teatro, a venda de livros de Sarmento Beires e pela fortuna pessoal de Brito Pais, natural de Colos.

Nesta conferência, além do painel “História, Memória e Política”, destaque para o painel “Aviação ontem e hoje”.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Agenda

Portugal Ventures anuncia call para investir em projetos de base tecnológica nos setores do Turismo e Hotelaria

A Portugal Ventures acaba de anunciar o lançamento da Call WIT – Web3 Innovation in Touris, que tem como objetivo investir em projetos de base tecnológica com um alto potencial de crescimento e valorização, que se encontrem na vanguarda da inovação Web3 em Turismo e Hotelaria. As candidaturas estão abertas até ao dia 23 de junho.

Publituris

Nesta call, a Portugal Ventures procura oportunidades de investimento em startups, com ambições arrojadas na integração da Web3 no setor do Turismo e Hotelaria e que se encontrem em fase de pre-seed, seed e/ou series A, oferecendo financiamento de capital de risco que varia entre 200 mil euros e 1.5 milhões de euros.

No domínio da tecnologia, o progresso desdobra-se frequentemente em incrementos graduais, ocasionalmente marcados por saltos de impacto substancial. Atualmente, estamos no limiar de outra transição notável, à medida que indivíduos e empresas abraçam a mudança para a Web3, avança a Portugal Ventures na sua página oficial, para lembrar que essa alteração de paradigma oferece oportunidades sem precedentes, aproveitando o poder da descentralização, transparência, tokenização e governança aprimorada inerente a novos modelos de negócios.

Assim, na Portugal Ventures, “estamos profundamente empenhados em identificar e apoiar startups na vanguarda da inovação Web3 em turismo e hotelaria. De plataformas de reservas descentralizadas a programas de fidelidade baseados em blockchain, essas soluções inovadoras estão prontas para romper paradigmas tradicionais e desbloquear novos níveis de criação de valor”.

Sublinha ainda que, “além de melhorar as experiências dos clientes, as inovações da Web3 têm o potencial de simplificar as operações e impulsionar ganhos de eficiência para as empresas do setor de turismo e hotelaria por meio de smart contracts, alimentados pela tecnologia blockchain”.

Por outro lado, conforme se refere na call, “as soluções de identidade descentralizadas oferecem uma forma segura e interoperável de gerir os dados dos clientes, permitindo autenticação e personalização contínuas em sistemas e plataformas diferentes, mitigando preocupações com privacidade e riscos regulatórios e, ao mesmo tempo, aprimorando a segurança e a conformidade dos dados”.

Os projetos apresentados serão sujeitos a uma triagem inicial para avaliar a sua adequação e elegibilidade. A avaliação de cada projeto terá em conta os seguintes critérios: Equipa de gestão; Solução e proposta de valor; Concorrência; Vantagens competitivas; Grau de planeamento do desenvolvimento do projeto; Mercado alvo e caracterização; Modelo de negócio; Tração (indicadores: utilizadores/clientes/custo de aquisição, entre outros); Exit (potencial para atrair compradores interessados em adquirir a empresa e/ou licenciar a tecnologia); Análise de Riscos.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Agenda

Turismo do Algarve, Município de Lagoa e APECATE esclarecem sobre navegação nas Grutas de Benagil

É já no próximo dia 21 de maio que o Turismo do Algarve, o Município de Lagoa e a APECATE promovem uma sessão de esclarecimento pública sobre o projeto “Edital – Instrução de Navegação em Área Marítima referente às Grutas de Benagil”.

Publituris

O Turismo do Algarve, o Município de Lagoa e a Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos (APECATE) vão promover uma sessão de esclarecimento pública sobre o projeto “Edital – Instrução de Navegação em Área Marítima referente às Grutas de Benagil”, dirigida às empresas marítimo-turísticas.

O evento decorrerá na próxima terça-feira, 21 de maio, às 20h00, em Lagoa e contará com a participação do Comandante do Porto de Portimão, Eduardo Luís Pousadas Godinho, com quem o setor poderá abordar e esclarecer as novas regras definidas no edital.

O objetivo principal deste edital é assegurar que a navegação, especialmente nas proximidades e acesso às Grutas de Benagil, seja realizada em condições seguras, protegendo visitantes, operadores marítimo-turísticos, a navegação geral na área e o meio ambiente.

A sessão é aberta às empresas marítimo-turísticas registadas no Registo Nacional dos Agentes de Animação Turística (RNAAT), mediante inscrição prévia.

Recorde-se que as Grutas de Benagil são uma das atrações turísticas mais visitadas na região do Algarve, conhecidas pela sua beleza natural e relevância ambiental.

Baseando-se nas recomendações do grupo de trabalho “Grutas de Benagil”, reconhece-se a necessidade urgente de regulamentar as visitas às grutas devido ao elevado número de visitantes e ocorrências. As recomendações indicam a urgência de implementar medidas de gestão prioritárias em 2024, através da publicação de um edital.

Em resposta a estas recomendações, foi elaborado o projeto de Edital/Instrução de Navegação, atualmente em fase de consulta pública até dia 10 de junho, visando recolher opiniões e contributos. Após este período, será feita a avaliação e ponderação das sugestões recebidas, com possíveis ajustamentos ao projeto.

“Esta iniciativa representa um passo significativo na promoção de uma navegação mais segura e sustentável naquela área através de processos de diálogo construtivos e informativos”, referem os organizadores desta sessão em comunicado.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Agenda

“Revenue e Distribuição” em debate no Porto

A cidade do Porto recebe, no próximo dia 27 de maio, um evento com o tema: “Revenue e Distribuição. Desafios do presente serão oportunidades no futuro?”.

Publituris

A Climber RMS, a Mirai, a RM HUB e a SiteMinder vão organizar, no dia 27 de maio, no Porto, um evento dedicado ao tema “Revenue e Distribuição. Desafios do presente serão oportunidades no futuro?”.

O The Lodge Porto Hotel é o espaço escolhido para este encontro, que pretende explorar alguns dos desafios mais estruturantes nas áreas da receita e distribuição e como os mesmos podem estar a delinear novas tendências para o futuro da nossa indústria.

O evento contará com a presença do convidado Pedro Faria, Diretor de Performance Iberia da IHG e ainda com João Gameiro (diretor de Vendas, Climber RMS), Carla Costa (Senior Account Manager, Mirai), Pedro Mendes (Operations Manager, RM HUB) Edgar Foz (Business Development Manager, SiteMinder).

O evento terá início às 15h00 e término as 17h30, num ambiente descontraído, potenciando o networking e o espírito de partilha entre todos os convidados.

A participação é gratuita e com lugares limitados, pelo que os interessados devem garantir o seu lugar através de inscrição no website oficial do evento.

Foto: Depositphotos.com
Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Agenda

ÉvoraWine une vinho, gastronomia e cultura

Maior evento de vinhos da região alentejana ocorre na Praça do Giraldo, em Évora, a 24 e 25 de maio

Publituris

Aquele que é considerado o maior evento de vinhos do Alentejo está de regresso com uma programação cheia de novidades. A 9.ª edição do maior evento vínico do Alentejo realiza-se nos dias 24 e 25 de maio, na Praça Giraldo, em Évora, e vai juntar vinhos e sabores alentejanos aliados à cultura e tradições regionais e promete colocar o evento no mapa, estimando receber cerca de 8 mil visitantes nacionais e estrangeiros.

Os amantes da região e de vinho vão contar com mais de 200 vinhos de cerca de 40 produtores de todo o Alentejo. O evento que reúne o Alentejo de norte a sul, no centro de Évora, surgiu pela primeira vez em 2014 e pretende dar a conhecer o melhor da região – desde o vinho ao turismo, passando pela cultura e pela gastronomia.

Este ano, o evento conta com uma melhoria significativa, com o alargamento do espaço do mesmo, ocupando toda a área disponível da Praça do Giraldo, o que vai permitir que visitantes tenham uma melhor experiência e possam, junto dos produtores, partilhar saberes e sabores do Alentejo e degustar os néctares em prova. Nesta 9ª. edição, foram realizadas parcerias que vão permitir aos visitantes fazer as refeições no recinto e degustar os pratos típicos alentejanos.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Agenda

Zimbabué acolhe 1º Fórum Regional da ONU dedicado ao turismo gastronómico

De 26 a 28 de julho de 2024, Victoria Falls (Zimbabué) acolherá a primeira edição do Fórum Regional da ONU dedicado ao turismo gastronómico em África.

Publituris

Este evento emblemático pretende destacar o variado património culinário do continente, ao mesmo tempo que promove práticas turísticas sustentáveis.

Celebrando a diversidade das tradições culinárias africanas, este fórum pretende ser o encontro imperdível de sabores, costumes e avanços inovadores, reunindo as mentes mais brilhantes das áreas da gastronomia, turismo, sustentabilidade e preservação cultural.

Para os organizadores, o objetivo central desta iniciativa é explorar como a arte culinária pode entrelaçar-se harmoniosamente com o turismo sustentável.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Agenda

XLR8, D-EDGE e Guestcentric unem-se em evento no Porto

“(R)Evolução Tecnológica – Estratégias para Implementação de Sucesso” é o evento que une XLR8, D-EDGE e Guestcentric no Porto

Publituris

A XLR8, em parceria com a D-Edge e a Guestcentric, vai realizar, no dia 7 de maio, um evento desenvolvido para hoteleiros do Norte do País com o tema: “(R)Evolução Tecnológica – Estratégias para Implementação de Sucesso”.

O evento irá explorar o futuro da indústria hoteleira e como este deve ser acompanhado por uma atualização tecnológica, com a partilha da visão de cada parceiro, constituindo uma oportunidade única para se manter atualizado com as últimas tendências e estratégias tecnológicas que moldarão o cenário hoteleiro nos próximos anos.

O evento conta também com a parceria da The Editory Collection Hotels e terá lugar no Porto Palácio by The Editory.

O evento terá como oradores Filipa Campos (diretora de Vendas EMEA, Guestcentric), Natasha Pereira (diretora de Vendas, XLR8 RMS) e Raquel Patrício (Sales Manager, D-Edge Hospitality Solutions), e contará com a moderação de Isabel Tavares (Head of Global Sales, Marketing & PR, The Editory Collection Hotels).

Este é um evento com capacidade limitada, exclusivo para hoteleiros, pelo que é recomendado que o registo seja feito atempadamente através do link.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Agenda

II Encontro Nacional de Weddings Planners e Cerimonialistas a 27 de abril em Mafra

A Quinta do Roseiral, em Mafra, vai acolher no próximo dia 27 de abril o II Encontro Nacional de Weddings Planners e Cerimonialistas, subordinado à temática “Portugal Destination Wedding”.

Publituris

O encontro, que segundo a organização, contará com a presença de profissionais especialistas do setor de casamento nacionais e internacionais, tem como principal objetivo potenciar o tecido empresarial dos eventos e o debate construtivo para qualidade e excelência de serviço dos organizadores de eventos, com ênfase especial nos casamentos.

O programa conta com diversos oradores que estarão em Portugal pela primeira vez e que irão partilhar conhecimento e experiências aos empresários e empreendedores do setor nupcial.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Agenda

Conheça o programa completo da “Visit Portugal Conference 2024”

O Turismo de Portugal organiza, pelo segundo ano consecutivo, a “Visit Portugal Conference”. Este ano, sob o mote “Global Tourism Insights”, o dia será preenchido por várias partilhas.

Publituris

A 27 de fevereiro, a partir das 09h00, Lisboa acolhe a “VisitPortugal Conference 2024”, uma iniciativa do Turismo de Portugal que decorre na Sala Tejo, MEO Arena e que visa refletir e discutir sobre as mais recentes oportunidades nos mercados internacionais, segmentos e tendências no turismo, contando com a participação de reputados oradores, nacionais e internacionais.

Sob mote Global Tourism Insights, a partilha de conhecimento, de experiências e de visões diferenciadoras incidirá em tópicos relevantes para a internacionalização das empresas e das marcas turísticas.

O Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, abrirá a Conferência com uma intervenção relacionada com a internacionalização do turismo e das suas empresas.

Fica aqui o programa completo que poderá consultar, igualmente, em https://visitportugalconference.pt/

09h00
Sessão de Abertura – António Costa Silva, Ministro da Economia e do Mar

09h15
Travel Trends – Dirk Herbert, Global Head of Thought-Leadership, Dentsu

FUTURO: COMO MARCAR UM DESTINO?

09h45
Estados Unidos: Insights do Ocidente
Celina Tavares, Diretora, Turismo de Portugal nos EUA
Oleg Kravets, Global Head of Commercial, Analytics and AI @TTC
Moderação: Mafalda Anjos, Jornalista

10h05
Japão e Coreia do Sul: Insights do Oriente
Inês Queiroz, Diretora, Turismo de Portugal no Japão / Coreia do Sul
Kim Jaewon, Jornalista, Nikkei Asia
Moderação: Mafalda Anjos, Jornalista

10h25
Como se constrói uma marca internacional com sucesso?
Lapo Elkann, Director Brand Promotion, FIAT Group

10h55
Coffee Break

MAR: O QUE NOS UNE

11h15
Brasil: o Mar que nos Une
Bernardo Cardoso, Diretor, Turismo de Portugal no Brasil
Fernando Mattar, Jornalista, Band TV
Moderação: Mafalda Anjos, Jornalista

11h35
Reino Unido: o Mar que nos Une
Cláudia Miguel, Diretora, Turismo de Portugal no Reino Unido
Daniel Manley, Big Blue Adventures
Moderação: Mafalda Anjos, Jornalista

GASTRONOMIA: IDENTIDADE E EXPERIÊNCIA TURÍSTICA

11h55
Uma estratégia para um ativo turístico de excelência
Lídia Monteiro, Vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal

12h10
Insights das Gastronomias Europeias
Jean-Pierre Pinheiro, Diretor, Turismo de Portugal na França
Marcelo Rebanda, Diretor, Turismo de Portugal na Itália
Maria de Lurdes Vale, Diretora, Turismo de Portugal na Espanha
Moderação: Mafalda Anjos, Jornalista

12h40
Do ativo à experiência turística
Sheree Mitchell, Presidente, Immersa Global

13h00
Almoço Livre

14h30
Abertura – Carlos Abade, Presidente, Turismo de Portugal

14h45
Conversas em torno da Inteligência Artificial (Demo Apple Vision Pro)
Rui Gidro, Sócio, Deloitte Portugal

TERRITÓRIO: DEIXAR A PEGADA CERTA

15h15
Alemanha: deixar a pegada certa
Oliver Zahn, Chairman of the DRV Outbound Tourism Committee
Bianca Wilkens, Jornalista na FVW
Moderação: Victor Jorge, Publituris

15h35
Nórdicos e China: Digitalização, evolução e o impacto nos destinos
Stig Sommerfeldt Kaspersen, Diretor, Turismo de Portugal nos Países Nórdicos
Tiago Brito, Diretor, Turismo de Portugal na China
Moderação: Carina Monteiro, T-News

15h55
Países Baixos: Experienciar um destino, a sua cultura e natureza
Susana Cardoso, Diretora do Turismo de Portugal nos Países Baixos e Bélgica
Anne Middelkamp, Ardanza Reizen

16h15
O aliado ESG na internacionalização das empresas
Sofia Santos, Sustainability Champion in Chief in Systemic

16h45
Sessão de Encerramento – Nuno Fazenda, Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2024 PUBLITURIS. Todos os direitos reservados.