Politécnico de Setúbal debate futuro do turismo em encontro internacional
Sustentabilidade e Desenvolvimento; Panorama Económico e Geopolítico; Ciência, Inovação e Transformação Tecnológica; e Turismo & Hospitalidade estarão entre os temas a abordar no evento promovido pelo Instituto Politécnico de Setúbal.

Publituris
Abreu Events organiza em Lisboa principal evento internacional dedicado ao cancro da mama
airBaltic anuncia novas rotas para Burgas e Palma de Maiorca no verão 2024
Nortravel propõe “À descoberta do interior de Portugal” pela EN2
push4tourism convida startups a candidatarem-se ao seu programa de Open Innovation
Gonçalo Duarte Silva é o novo COO da Arrow Global Portugal para a área hoteleira
Marina de Vilamoura renova prémio de Melhor Marina Internacional
China vai ser a maior economia turística do mundo até 2026, prevê WTTC
Julie White é a nova diretora comercial da Accor para Europa e Norte de África
Turismo na Tunísia com bons indicadores até final do ano
Azul abre voo direto entre Brasília e Natal em dezembro
O projeto de investigação SHIFT, liderado pelo Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) e com financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), promove esta quarta-feira, 15 de fevereiro, em Lisboa (Hotel Holiday Inn), o evento “The Future of Tourism: International Meeting”, que pretende suscitar o debate sobre diferentes cenários para o futuro do turismo, assente nos pilares da inovação, sustentabilidade e colaboração.
Organizado em quatro painéis temáticos, o encontro, que decorre a partir das 09h30, reúne especialistas em áreas como Sustentabilidade e Desenvolvimento; Panorama Económico e Geopolítico; Ciência, Inovação e Transformação Tecnológica; e Turismo & Hospitalidade, reservando, no final dos trabalhos, um momento de networking. Estão confirmados cerca de 60 participantes presenciais, estimando-se um número bastante superior online.
O projeto SHIFT- Sustainability-oriented, Highly interactive, and Innovation-based Framework for Tourism Marketing, a decorrer desde janeiro de 2022, tem como investigadora responsável Teresa Costa, professora coordenadora do IPS (Escola Superior de Ciências Empresariais), visando “trazer uma nova abordagem interdisciplinar para os desafios que as pequenas e médias empresas de turismo (PMETs) enfrentam, desenvolvendo e confirmando uma nova estrutura teórica para explicar como podem elas reinventar-se de forma colaborativa num mundo pós-pandemia”.
Deste modelo, refere Teresa Costa, “resultará uma nova estrutura concetual e pragmática para o marketing turístico, orientada para a sustentabilidade, altamente interativa e baseada na inovação, de base digital, que servirá como um trampolim para a transformação de que o turismo precisa urgentemente”.
O projeto SHIFT reúne uma equipa de investigadores da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE), Instituto Politécnico de Lisboa (Escola Superior de Comunicação Social) e Universidade do Algarve (Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo), e tem como parceiros o CiTUR – Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo e o Turismo de Portugal.