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NOVA IMS anuncia reforço de formação em turismo e hotelaria

Pós-graduação de Business Intelligence & Analytics for Hospitality and Tourism, assim como quatro microcredenciações nas áreas de Business Intelligence, Business Analytics, Transformação Digital e Marketing Digital, são apostas de formação da NOVA IMS para os setores de turismo e hotelaria.

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Pós-graduação de Business Intelligence & Analytics for Hospitality and Tourism, assim como quatro microcredenciações nas áreas de Business Intelligence, Business Analytics, Transformação Digital e Marketing Digital, são apostas de formação da NOVA IMS para os setores de turismo e hotelaria.

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As novas ofertas formativas, que contam com condições vantajosas para os alunos, com o apoio do PRR, foram apresentadas publicamente na conferência “Digital Analytics for Hospitality & Tourism by TIA | PRR”, que decorreu recentemente, no Salão Nobre do Colégio Almada Negreiros da Universidade Nova de Lisboa.

Segundo a entidade, os novos cursos disponibilizados para a área do turismo têm como foco principal a análise e a ciência dos dados, recorrendo a técnicas inovadoras e novas tecnologias digitais, com o objetivo de aumentar a vantagem competitiva do setor, facilitar o processo de tomada de decisão com base em métodos analíticos e compreender os novos desafios e oportunidades criados pela transformação digital. Serão ainda disponibilizados modelos de análise para monitorizar o valor criado por cada turista em Portugal e potenciar o setor.

Com o apoio do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e como forma a promover o acesso à nova oferta curricular, a NOVA IMS avança com condições promocionais, especificas em cada curso, que vão desde descontos entre 40% a 100%, para todos os alunos residentes em território nacional durante a realização do respetivo curso.

Miguel de Castro Neto, diretor da NOVA IMS, refere que “face à nossa experiência prévia, foi possível atestar da capacidade da formação especializada nesta área, promover a aquisição de competências que vieram a ter um impacto profissional direto a quem frequentou este tipo de cursos, mas também aproximar o que fazemos na academia com as necessidades do mercado”, para destacar que os novos programas da NOVA IMS “têm sempre uma forte componente de ligação ao mercado, uma vez que usamos dados e casos reais para os alunos trabalharem nestes programas”.

O reforço da oferta curricular ao nível da pós-graduação conta ainda com as parcerias institucionais do Turismo de Portugal, a Confederação do Turismo de Portugal, o Nest (Centro de Inovação do Turismo), a Hurb e os grupos Pestana e Vila Galé.

 

 

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Nuno Fazenda vai dar aula inaugural do ISAG

O secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, vai proferir a aula inaugural 2023/2024 do ISAG – European Business School (ISAG-EBS), marcada para esta quinta-feira, às 19h00.

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A aula que assinala o arranque oficial do novo ano letivo será subordinada ao tema “Turismo em Portugal: Desafios e Oportunidades”, num ano em que o setor voltou a bater recordes no nosso país.

A aula inaugural vai decorrer no Auditório Consuelo Viera da Costa, no campus do ISAG-EBS, no Porto, e tem início às 19h00, com a mensagem de boas-vindas do subdiretor da instituição de ensino superior politécnico particular, Henrique Pires. Seguir-se-á a intervenção de Nuno Fazenda, após a qual está reservada uma sessão de perguntas e respostas, que terá a moderação da coordenadora da licenciatura em Turismo do ISAG-EBS, Susana Mesquita.

Recorde-se que, fundado no Porto, em 1979, o ISAG – European Business School ministra atualmente cinco licenciaturas, dois mestrados e sete cursos técnicos superiores profissionais. Atua também na área da formação executiva, com programas de pós-graduação, MBA, cursos de especialização e formação in-company.

 

 

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Cinco cursos das Escolas do Turismo de Portugal certificadas pela OMT

A rede de Escolas do Turismo de Portugal acaba de receber a certificação TedQual da Organização Mundial de Turismo (OMT), pelo período máximo de três anos, para cinco dos seus cursos.

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Pastry Management and Production e Hospitality Operations Management da rede de Escolas do Turismo de Portugal receberam a primeira certificação TedQual da OMT, enquanto os cursos Culinary Arts, Food and Beverage Management e Tourism Management viram a certificação de qualidade renovada.

Reconhecimento nacional e internacional, acesso a um conjunto significativo de estudos e informação especializada, e a projetos de formação, cooperação e desenvolvimento internacionalmente reconhecidos, são algumas das vantagens desta certificação.

Com um score de 91,8%, equivalente a 776 pontos em 845 possíveis, a renovação de três cursos e a primeira classificação de dois novos cursos o processo contou com os necessários procedimentos de autoavaliação, sendo posteriormente avaliado pelos peritos da OMT através de auditorias presenciais que incidiram sobre cinco cursos lecionados em todas as escolas da rede.

Além de reconhecer a qualidade da formação proporcionada pelas unidades formativas desta rede, esta certificação, segundo nota de imprensa do Turismo de Portugal, ajuda a promover a melhoria contínua da formação e investigação em turismo, definindo um standard de critérios que garantem a qualidade dos projetos educativos das 12 Escolas.

Catarina Paiva, administradora do Turismo de Portugal, desta que esta certificação “é um reconhecimento do compromisso do Turismo de Portugal em proporcionar uma formação de excelência, que atenda aos padrões internacionais e prepare os alunos para se destacarem profissionalmente face aos desafios do setor.”

Refira-se que a auditoria realizada pela OMT analisou com especial detalhe cinco áreas: a coerência do plano de estudos, as condições pedagógicas (incluindo metodologias e infraestruturas), a gestão da Rede e das Escolas que a compõem, o corpo docente e a adequabilidade do programa de estudos às necessidades e perspetivas futuras do setor.

 

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Roadshow da Associação Fórum Turismo visita 17 escolas à procura dos 10 melhores estudantes de Turismo

Com esta iniciativa, a Associação Fórum Turismo pretende encontrar o Top 10 Tourism Students até ao fim do ano letivo, com vários desafios e prémios.

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O Roadshow anual da Associação Fórum Turismo, levou o tema “O Match para o Sucesso”, onde lançou o concurso TOP 10 Tourism Students”, que desafia constantemente os estudantes durante o ano letivo, visitou 17 escolas onde procurou os 10 melhores estudantes de turismo.

O Roadshow, que decorreu de 24 de outubro a 16 de novembro, por todo o território nacional continental, é um evento anual organizado pela Associação Fórum Turismo. Este ano, contou com o patrocínio da Minor Hotels e o apoio da Bolsa de Empregabilidade e da Travel Generation.

Uma das iniciativas abordadas durante o Roadshow foi o Top 10 Tourism Students, um concurso criado especialmente para os estudantes de Turismo, com o objetivo de desafiá-los durante o ano letivo.

O concurso contou com cinco desafios, sendo que o primeiro aconteceu, ao vivo, durante o Roadshow e selecionou 160 estudantes para a próxima fase.

Antes do final do ano letivo, serão apurados os vencedores do Top 10 Tourism Students – os 10 melhores estudantes de Turismo de Portugal.

Para além desta, foram abordadas outras iniciativas com impacto positivo e reconhecido entre os estudantes, que apoiam o seu desenvolvimento profissional e pessoal, como, por exemplo, a viagem à FITUR, uma experiência organizada pela Travel Generation, que leva estudantes de Turismo a Madrid durante quatro dias para visitarem a FITUR, bem como o Programa de Estágios – o mais recente programa da Bolsa de Empregabilidade, que permite aos estudantes acederem a várias oportunidades divulgadas pelas empresas.

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Cursos da Escola de Hotelaria e Turismo do Douro-Lamego certificados pela OMT

Todos os cursos de nível 5 da Escola de Hotelaria e Turismo do Douro-Lamego acabam de ser certificados pela Organização Mundial do Turismo.

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A Organização Mundial do Turismo certificou todos os cursos de nível 5 da Escola de Hotelaria e Turismo do Douro-Lamego: Gestão e Produção de Cozinha, Gestão e Produção de Pastelaria, Gestão de Restauração e Bebidas e Gestão Hoteleira e Alojamento.

No âmbito do processo de certificação, os representantes da OMT visitaram a Escola de Hotelaria do Douro-Lamego para renovar a certificação dos cursos de Gestão e Produção de Cozinha e Gestão de Restauração e Bebidas, e para atribuir uma nova certificação para os Cursos de Gestão e Produção de Pastelaria e Gestão Hoteleira e Alojamento.

Esta certificação reconhece a qualidade da formação na rede de Escolas do Turismo de Portugal e reconhece as ações de melhoria realizadas no processo de ensino-aprendizagem dos seus formandos.

A educação, formação técnica e investigação são reconhecidas pela Organização Mundial do Turismo como um dos mais importantes pilares que asseguram a sustentabilidade e competitividade no setor.

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Meet Up para o turismo regressa ao Porto com debate sobre contratação Tech

A Câmara Municipal do Porto, em parceria com a Bolsa de Empregabilidade, promove a segunda edição do Meet Up para o setor do turismo.

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Os Meet Ups Porto resultam de uma parceria entre a Câmara Municipal do Porto e a Associação Fórum Turismo, entidade fundadora da Bolsa de Empregabilidade, que tem como foco o recrutamento e a valorização e retenção de talento.

O evento decorre no dia 23 de novembro, na Casa Comum do Edifício da Reitoria da U.Porto. O tema principal será sobre “Contratação Tech na área do turismo” e reúne um painel composto pelas empresas: Bolsa de Empregabilidade, Talent Portugal e a merytu.

Esta é uma iniciativa que promove a partilha de experiências entre empresas do setor para a melhoria nos processos de recrutamento, construção de equipas qualificadas e identificação de desafios comuns a superar.

A sessão de abertura começa às 9:30h para receber os profissionais, empreendedores e recursos humanos do setor do turismo. Além de ser palco de conversas produtivas, este é um evento que pretende promover dinâmicas de networking e trocas de oportunidades.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do formulário form.typeform.com/to/OozDuRhk

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NEST e UBI lançam programa de bolsas de doutoramento para impulsionar turismo de saúde e bem-estar

O NEST – Centro de Inovação do Turismo, em colaboração com a Universidade da Beira Interior (UBI), o Turismo de Portugal e a Associação Termas de Portugal, está a oferecer bolsas de doutoramento financiadas a estudantes da UBI nas áreas de inovação de produto e serviços, marketing e comunicação, e eficiência energética.

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O NEST assinou um Memorando de Entendimento das Bolsas de Investigação NEST, que visa apoiar a investigação nas áreas de novos produtos e serviços, marketing e eficiência energética, impulsionando a inovação aplicada aos modelos de serviço associados ao recurso água mineral natural – um ativo fundamental na região Centro de Portugal, que é responsável por 50% da oferta de serviços termais em todo o país, tendo uma relevante procura por atividades de turismo de bem-estar.

“Esta iniciativa é um passo importante na nossa missão de promover a inovação alinhada com as grandes tendências e o desenvolvimento sustentável no turismo em Portugal. Através do lançamento destas bolsas de investigação, estamos a atrair a atenção dos jovens para este produto e a incentivar a investigação e o desenvolvimento de novos produtos e serviços sustentáveis que possam ser oferecidos a turistas nacionais e internacionais, mais exigentes, dispostos a pagar mais por experiências que impactem o seu bem-estar físico e mental”, refere Roberto Antunes, diretor executivo do NEST.

”O NEST contribuirá de forma ativa com o suporte a acesso a dados e estudos que facilitem o desenvolvimento de investigação conjunta, a realização de eventos e seminários, e participação com especialistas nas temáticas do Turismo de Saúde e Bem-Estar e Inovação em Turismo. Estamos confiantes de que esta iniciativa irá impulsionar o turismo sustentável em Portugal, tornando-nos mais competitivos no mercado global.”, conclui o responsável.

Sílvia Socorro, vice-Reitora da UBI responsável pela Investigação, enfatizou os benefícios deste acordo e expressou confiança no seu sucesso, afirmando que este instrumento irá promover uma maior aproximação entre a pesquisa e a economia, com um foco específico nos interesses e necessidades das partes envolvidas, incluindo os atores locais e a população. Sílvia Socorro salientou a qualidade reconhecida da pesquisa realizada pela UBI, principalmente nas áreas abordadas neste acordo.

Além de contribuir para o desenvolvimento do território, que é a missão da Universidade, Sílvia Socorro realçou que este programa também está alinhado com as políticas nacionais de pesquisa científica, especialmente no que diz respeito à criação de bolsas num ambiente não académico.

O NEST – Centro de Inovação do Turismo está a financiar bolsas pela primeira vez e selecionou a UBI devido à sua expertise académica na área de termalismo, explica Roberto Antunes, sublinhando que a escolha da UBI para esta parceria se deve ao facto de que a região Centro “possui a maioria dos ativos relacionados às termas, além de ser a instituição com maior conhecimento especializado a nível nacional nesse campo”.

As candidaturas às bolsas terminam a 25 de novembro de 2023 e têm um valor de 5 mil euros por ano.

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Primeiro Cocktail & Business da Bolsa de Empregabilidade arranca a 9 de novembro

O evento pretende promover “uma nova versão dos eventos de networking”, incluindo um painel focado na “Formação e Desenvolvimento em Turismo” com especialistas do setor.

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A Bolsa de Empregabilidade estreia o seu primeiro evento Cocktail & Business na próxima quinta-feira, 9 de novembro, para “promover o networking de recrutadores de turismo num ambiente descontraído”, como indica em nota de imprensa. Este mês, vai ainda marcar presença em mais dois eventos, no Web Summit e no Meet Up Porto.

No Cocktail & Business, a Bolsa de Empregabilidade pretende promover “uma nova versão dos eventos de networking“, naquilo que garante ser um “ambiente propício à troca de ideias e construção de relacionamentos profissionais benéficos”.  O evento terá lugar na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa a 9 de novembro, entre as 16h00 e as 18h30 e destina-se aos profissionais e empreendedores do turismo.

Neste primeiro evento o tema será focado na “Formação e Desenvolvimento”, com um painel composto pelos profissionais Nuno Abranja, Tourism Professor of ISCE, Ana Moreira, diretora da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, e Susana Miranda, Founder & Owner | Executive Career Manager of SM Group, moderados por Ana Gabriela Pereira, Brand Communication no Turismo de Portugal.

As inscrições para o Cocktail & Business são gratuitas e já estão disponíveis no website da Bolsa de Empregabilidade, sendo que os interessados devem reservar o seu lugar através de um formulário.

Bolsa de Empregabilidade apresenta-se em feiras até ao final do ano

Ainda neste mês de novembro, a Bolsa de Empregabilidade marca também presença no próximo Web Summit como Alpha Startup, para apresentar a sua recente plataforma digital de empregabilidade. A organização deste evento atribuiu o selo de Empresa Impact à Bolsa de Empregabilidade, concedido “a empresas que cumprem um ou mais dos objetivos de desenvolvimento sustentável definidos pelas Nações Unidas”.

“A nossa aposta no mundo digital tem como objetivo aproximar as empresas aos candidatos, não apenas nas feiras físicas, mas também 365 dias por ano”, refere André Soares, Project Manager da Bolsa de Empregabilidade, em nota de imprensa.

O terceiro evento de networking organizado pela Bolsa de Empregabilidade para o último trimestre de 2023 acontece a 23 de novembro, com a participação no Meet Up Porto. Neste evento, o principal tema a ser abordado entre os recrutadores de turismo será “Contratação Tech: como atrair talento?” e as inscrições deverão ser feitas no mesmo link do Cocktail & Business.

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Governo aloca 30M€ para modernizar Escolas de Hotelaria e Turismo

O financiamento será assegurado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com 20 milhões de euros, complementado com dez milhões de euros de receitas próprias do Turismo de Portugal, num investimento que visa a requalificação, modernização e especialização das infraestruturas, equipamentos e espaços de formação das 12 Escolas de Hotelaria e Turismo espalhadas pelo país.

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O Plano de Modernização e Transformação para a Rede de Escolas de Hotelaria e Turismo, apresentado esta quinta-feira na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, tem previsto o investimento de 30 milhões de euros nas 12 Escolas de Hotelaria e Turismo espalhadas pelo país.

Em nota de imprensa o Ministério da Economia e Mar refere que este plano pretende dar “resposta aos desafios de qualificação e capacitação das pessoas”, razão pela qual incide principalmente “na requalificação, modernização e especialização das infraestruturas, equipamentos e espaços de formação das 12 Escolas de Hotelaria e Turismo” – estimando-se a sua requalificação até dezembro de 2026.

Os 30 milhões de euros distribuem-se por quatro eixos estratégicos de intervenção.

Para o primeiro eixo, dedicado à sustentabilidade, o plano tem previsto investir 20 milhões de euros, através da “construção de infraestruturas inovadoras e sustentáveis, gestão de recursos consciente e uma aposta na acessibilidade e modernidade sustentável”. Já para o segundo eixo, referente à Transformação Digital e Conectividade, vão ser alocados quatro milhões de euros “para a tecnologia em todas as áreas de aprendizagem, de modo a proporcionar aos alunos experiências imersivas com salas 360º, conectividade digital mais eficiente, capacitação digital aos formadores, entre outros”.

Num terceiro eixo, dedicado à  Inovação, serão investidos 3,5 milhões para a criação de um novo centro Enogastronómico – Food & Wine Labs na Escola Douro-Lamego, bem como a construção da Chocolate Academy: Paixão pelo Chocolate by Óbidos, nesta vila da região Oeste. Por fim, os restantes 2,5 milhões de euros serão utilizados para criar “novos espaços de aprendizagem inovadores e dinâmicos, mais
flexíveis e adaptados aos novos formatos de ensino, tanto presencial como híbrido e online”.

Para o Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, “este é um importante investimento nos
alunos e futuros profissionais do setor do turismo. Somos dos destinos turísticos mais competitivos
do mundo e queremos, também, ser dos países com o ensino em hotelaria e turismo mais qualificados
a nível internacional. Este é um grande passo nesse caminho.”

No mesmo comunicado, o ministério refere que “esta é uma das medidas previstas na Agenda para as Profissões do Turismo, uma iniciativa da área governativa da economia e mar, que visa dar resposta ao desafio do setor – aumentar as qualificações e rendimentos dos profissionais do turismo”.

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Cabo Verde empenha-se na valorização dos profissionais de hotelaria e turismo

O governo de Cabo Verde acaba de oficializar a implementação da carteira profissional nas áreas de hotelaria, restauração e turismo, com vista a um novo modelo de governança no setor da formação profissional, para atingir a excelência dos profissionais no quadro da sua valorização.

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O vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças de Cabo Verde, Olavo Correia, acaba de proceder à entrega simbólica das primeiras carteiras profissionais do setor, em cerimónia em que também enalteceu as parcerias internacionais neste processo.

Implementado pelo Sistema de Informação das Carteiras Profissionais (SICP), este serviço irá funcionar enquanto instrumento de gestão, cuja lei instituída estabelece o regime jurídico de acesso e exercício de profissões e atividades profissionais, sujeitas à carteira profissional, digital, nas áreas de hotelaria, restauração e turismo, de acordo com notícia publicada pela Inforpress.

A carteira profissional passa a constituir uma condição necessária e indispensável para o acesso e exercício das profissões de pasteleiro, empregado de mesa e bar, rececionista de hotel, cozinheiro e guia de turismo em Cabo Verde, o que para o governante valoriza a formação profissional e garante direitos aos que exercem a profissão, assim como promove a qualidade.

O governante sublinhou, segundo a mesma fonte, que a aquisição da carteira profissional implica aos contratadores a remuneração em consonância com o nível de qualificação, de modo que este instrumento consiga, efetivamente, valorizar as pessoas, os jovens, enquanto principal recurso de África e Cabo Verde.

A carteira profissional é vista, ainda, como uma medida implementada para a promoção da valorização da qualificação profissional e a melhoria da qualidade nos produtos e serviços prestados.

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“Formação +Próxima” com ação sobre itinerários turísticos responsáveis

O LabCenter, em Torres Vedras, recebe no dia 6 de novembro, a ação de formação “Criação de Itinerários Turísticos Responsáveis”.

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“Criação de Itinerários Turísticos Responsáveis” é o tema de uma formação que vai ser proporcionada no próximo dia 6 de novembro, das 19h00 às 22h00, no Torres Vedras LabCenter.

Levar a entender o significado de turismo responsável e incentivar a criação de itinerários turísticos responsáveis são os objetivos desta formação, que será orientada por Patrícia Reis.

De referir que esta ação integra-se no programa “Formação +Próxima”, uma iniciativa que tem como objetivo a elevação da qualificação dos trabalhadores do setor turístico nacional, e que é promovida pelo Turismo de Portugal com a parceria estratégica dos municípios, enquanto agentes mais próximos da realidade local e mobilizadores da mudança estratégica que se pretende alcançar nos respetivos territórios.

As inscrições na formação “Criação de Itinerários Turísticos Responsáveis” são gratuitas e devem ser efetuadas pelo email: academiadigital.turismodeportugal.pt.

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