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Emprego e Formação

NOVA IMS anuncia reforço de formação em turismo e hotelaria

Pós-graduação de Business Intelligence & Analytics for Hospitality and Tourism, assim como quatro microcredenciações nas áreas de Business Intelligence, Business Analytics, Transformação Digital e Marketing Digital, são apostas de formação da NOVA IMS para os setores de turismo e hotelaria.

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NOVA IMS anuncia reforço de formação em turismo e hotelaria

Pós-graduação de Business Intelligence & Analytics for Hospitality and Tourism, assim como quatro microcredenciações nas áreas de Business Intelligence, Business Analytics, Transformação Digital e Marketing Digital, são apostas de formação da NOVA IMS para os setores de turismo e hotelaria.

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As novas ofertas formativas, que contam com condições vantajosas para os alunos, com o apoio do PRR, foram apresentadas publicamente na conferência “Digital Analytics for Hospitality & Tourism by TIA | PRR”, que decorreu recentemente, no Salão Nobre do Colégio Almada Negreiros da Universidade Nova de Lisboa.

Segundo a entidade, os novos cursos disponibilizados para a área do turismo têm como foco principal a análise e a ciência dos dados, recorrendo a técnicas inovadoras e novas tecnologias digitais, com o objetivo de aumentar a vantagem competitiva do setor, facilitar o processo de tomada de decisão com base em métodos analíticos e compreender os novos desafios e oportunidades criados pela transformação digital. Serão ainda disponibilizados modelos de análise para monitorizar o valor criado por cada turista em Portugal e potenciar o setor.

Com o apoio do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e como forma a promover o acesso à nova oferta curricular, a NOVA IMS avança com condições promocionais, especificas em cada curso, que vão desde descontos entre 40% a 100%, para todos os alunos residentes em território nacional durante a realização do respetivo curso.

Miguel de Castro Neto, diretor da NOVA IMS, refere que “face à nossa experiência prévia, foi possível atestar da capacidade da formação especializada nesta área, promover a aquisição de competências que vieram a ter um impacto profissional direto a quem frequentou este tipo de cursos, mas também aproximar o que fazemos na academia com as necessidades do mercado”, para destacar que os novos programas da NOVA IMS “têm sempre uma forte componente de ligação ao mercado, uma vez que usamos dados e casos reais para os alunos trabalharem nestes programas”.

O reforço da oferta curricular ao nível da pós-graduação conta ainda com as parcerias institucionais do Turismo de Portugal, a Confederação do Turismo de Portugal, o Nest (Centro de Inovação do Turismo), a Hurb e os grupos Pestana e Vila Galé.

 

 

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UC lança nova edição da Pós-Graduação em Turismo Costeiro, Sustentabilidade e Cultura

Estão abertas as inscrições para a segunda edição da Pós-Graduação em “Turismo Costeiro, Sustentabilidade e Cultura” que se irá realizar no Campus da Universidade de Coimbra na Figueira da Foz.

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As inscrições para a 2.ª edição da Pós-Graduação em “Turismo Costeiro, Sustentabilidade e Cultura” da Universidade de Coimbra (UC), que decorrerá no Campus da UC na Figueira da Foz (CUCFF) estão abertas até 8 de setembro e as vagas são limitadas. A Pós-Graduação será ministrada entre 18 de outubro e 31 de maio de 2025.

Esta formação foca-se nas dinâmicas antropogénicas que ocorrem nas áreas costeiras, com destaque para as oportunidades e desafios associados às atividades de lazer e turismo.

Este curso está integrado no projeto Living the Future Academy. Neste âmbito, a sua frequência é financiada a 100% pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

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Emprego aumenta no 2.º trimestre, mas não com contribuição do turismo

O 2.º trimestre de 2024 registou um aumento no número de empregados (40.500 pessoas; +0,8%) face ao trimestre anterior, continuando assim a manter-se acima dos 5 milhões de profissionais e a atingir um máximo histórico. Contudo, este crescimento não foi graças ao turismo.

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Os resultados do Inquérito ao Emprego do INE (IE), no 2.º trimestre de 2024, indicam que houve um aumento no número de empregados (40.500 pessoas; +0,8%) face ao trimestre anterior.

Desta forma, o número de empregados continua a ultrapassar o valor dos 5 milhões de profissionais e atingir um máximo histórico, fixando-se nos 5.099.900 profissionais (85,3% trabalhadores por conta de outrem) no final de junho de 2024.

Já em termos homólogos, o emprego teve um aumento de 48.500 profissionais (+1%) face ao segundo trimestre de 2023.

Os dados mostram, igualmente, que o aumento do emprego, no segundo trimestre do ano, deu-se tanto entre os trabalhadores por conta de outrem (25.500 pessoas; +0,6%) como no grupo dos trabalhadores por conta própria (15.000 pessoas; +2%).

Na análise setorial divulgada pela Randstad, o setor dos serviços apresentou o melhor desempenho em termos trimestrais e homólogos. No 2º. trimestre, o emprego aumentou apenas neste setor com mais 72.800 profissionais (+2%). Em termos homólogos, verificou-se a mesma tendência e o emprego cresceu apenas no setor dos serviços, em 79.800 profissionais (+2,2%).

No Randstad Research pode ler-se que “alguns dos setores com maior crescimento trimestral do emprego não estiveram relacionados com a atividade turística”. Ainda de acordo com a consultora, “o aumento do emprego no segundo trimestre do ano é um fenómeno relativamente comum nos países com uma forte indústria turística como Portugal, devido a vários fatores sazonais e económicos”. Apesar disto, houve uma queda no emprego no setor do alojamento, restauração e similares (-6.800 pessoas; -2,1%). Já a nível homólogo, comparação com o mesmo período de 2023, a maior queda deu-se no setor do alojamento, restauração e similares (-31.100 pessoas).

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NOVA FCSH abre candidaturas para cursos de património e turismo financiados pelo PRR

A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FSCH) já abriu as candidaturas para a segunda edição dos programas “Património, Gestão e Participação” e de “Turismo, Cultura e Criação”, ambos financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

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A oferta do programa “Património, Gestão e Participação” foi desenvolvido pelo projeto FOSTEAM@South, um consórcio de universidades do centro-sul que engloba a Universidade do Algarve, a Universidade da Madeira e a Universidade NOVA de Lisboa. Os 14 cursos disponíveis neste programa “podem ser frequentados de forma isolada ou agrupar-se para compor uma Pós-Graduação em Património, Gestão e Participação de 60 créditos (ECTS), sendo que até nove destes ECTS podem ser obtidos com a realização de outros cursos PRR do programa Turismo, Cultura e Criação”, como se pode ler no website da NOVA FSCH.

Por outro lado, o programa de “Turismo, Cultura e Criação” decorre de uma parceria com o TIA – Tourism International Academy, que envolve a Universidade NOVA de Lisboa, o Turismo de Portugal, a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE) e a Universidade Aberta. Ao todo, este programa conta com quatro cursos que podem ser frequentados de forma isolada ou servir para compor a pós-graduação em Património, Gestão e Participação, num total máximo de nove ECTS.

Ambos os programas funcionam na modalidade b-learning, com as aulas de Património, Gestão e Participação a arrancarem em setembro de 2024 e a decorrerem até março de 2025. No caso dos cursos de “Turismo, Cultura e Criação”, as aulas têm lugar em outubro de 2024, março e maio de 2025.

As candidaturas para estes cursos estão abertas até 8 de setembro, sendo que a primeira edição do curso de Turismo, Cultura e Criação contou com 279 alunos e o de Património, Gestão e Participação com 233 alunos.

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Estudante da ECL vence final da 2.ª Edição do ISCE Tourism PAP Challenge

Bárbara Parreira foi a vencedora da 2.ª edição do ISCE Tourism PAP Challenge powered by Merytu que irá receber uma bolsa para estudar na Licenciatura em Gestão Turística do ISCE.

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tagsISCE

Bárbara Parreira foi a vencedora da 2.ª edição do ISCE Tourism PAP Challenge powered by Merytu, com os estudantes da Escola Secundária Madeira Torres e da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal a ganharem, respetivamente, as categorias “Sustentabilidade e Responsabilidade Social” e “Inovação e Criatividade”

A iniciativa do departamento de Turismo do ISCE – Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo, que conta com o apoio da merytu, uma plataforma digital, criada na área dos recursos humanos no setor do turismo, tem como missão valorizar o ensino profissional em Turismo em Portugal.

A final foi disputada por oito estudantes finalistas, provenientes de seis escolas com cursos profissionais de turismo. Na final, Bárbara Parreira, estudante da Escola de Comércio de Lisboa, sagrou-se a grande vencedora desta 2.ª Edição, ganhando uma bolsa para frequentar de forma totalmente gratuita, já a partir de setembro, a Licenciatura em Gestão Turística do ISCE – Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo. Com o projeto “B’Sleep”, a estudante do Curso Profissional de Técnico de Operações Turísticas da Escola de Comércio de Lisboa destacou-se dos demais finalistas, tendo vencido também nas categorias Best Pitch e Digialização, prémios patrocinados pela Orbitur e Lisbon Digital School respetivamente.

Nas outras categorias a concurso, destaque para as vitórias dos alunos Leonor Silva da Escola Secundária Madeira Torres que venceu o prémio “Sustentabilidade e Responsabilidade Social”, um prémio patrocinado pelo Immerso Hotel e de Leonardo Mendes, aluno da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, que foi o grande vencedor na categoria “Inovação e Criatividade”, uma categoria patrocinada pela Randstad.

Neste segundo o ano de atividade, o ISCE Tourism PAP Challenge powered by merytu, que tem como objetivo incentivar o ingresso dos alunos do ensino profissional no ensino superior, valorizando o setor, o ensino profissional existente e os futuros profissionais do mesmo, recebeu ao longo dos últimos três meses quase meia centena de candidaturas de várias Escolas da Região de Lisboa e Vale do Tejo.

A 3.ª edição desta iniciativa será anunciada em outubro no ISCE Tourism PAP Challenge Conference, um evento organizado pelo ISCE – Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo, criado a pensar nas necessidades dos estudantes do Ensino Profissional em Turismo em Portugal e cujo programa será divulgado muito em breve.

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ISCE promove curso executivo em Revenue Management

O ISCE – Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo abriu inscrições para o curso executivo de Revenue Management, oferta formativa em formato 100% online que resulta da parceria com vários agentes do trade turístico.

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Com a coordenação técnica de Renato Caria, Hospitality Manager da HMTC, a oferta formativa desenvolvida pelo Departamento de Turismo do Instituto, em parceria com empresas do trade nomeadamente com a Room Racoon, a Lybra Tech, a Room Price Genie, a IDeaS Revenue Solutions, a XLR8 Revenue Management System, a Clever, a Browns Hotel Group, a HMTC e a New Hotel e pretende dar resposta a uma área empresarial cada vez mais presente e premente nas organizações, devido ao impacto que gera na gestão das suas receitas.

Tendo como principais destinatários, recém-licenciados das áreas da gestão, turismo, hotelaria, eventos, economia, finanças e outras que pretendam desenvolver a sua atividade profissional na área do Revenue Management bem como profissionais das áreas do turismo, da hotelaria e restauração que buscam aperfeiçoar os seus conhecimentos nesta matéria, o curso que funcionará em formato E-learning, com aulas 100% online em formato síncrono, tem início em outubro e as candidaturas estão abertas no site do ISCE.

 

 

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Turismo de Portugal apoia formação em Angola

O Turismo de Portugal e o Gabinete de Apoio ao Turista, Formação e Empreendedorismo do Ministério do Turismo de Angola, acabam de formalizar, em Luanda, um protocolo que cria um modelo de gestão conjunta e partilhada da rede de escolas de hotelaria e turismo daquele país africano.

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Em resultado deste protocolo, segundo revela o presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, nas redes sociais, “daremos início, em setembro, à gestão conjunta e partilhada da Escola de Hotelaria e Turismo de Cabinda e, em 2025, da Escola de Hotelaria e Turismo de Luanda.

Trata-se, segundo Carlos Abade, de um importante primeiro passo no processo de internacionalização das Escolas do Turismo de Portugal, uma das 60 medidas do programa Acelerar a Economia, e que reforça o papel desta rede de escolas como um poderoso instrumento de cooperação internacional e de ligação entre os povos.

Ainda nas redes sociais, o presidente do Turismo de Portugal deixa um agradecimento especial à equipa liderada por Afonso Vita, diretor do Gabinete de Apoio ao Turista, Formação e Empreendedorismo do Ministério de Angola, e a toda a equipa da formação do Turismo de Portugal, liderada por Catarina Paiva, “pelo excelente trabalho desenvolvido e que permitiu a concretização hoje de tão importante passo”.

Entretanto, sobre este assunto, um comunicado emitido pelo Turismo de Portugal indica que, investir nas qualificações, valorizar as profissões, atrair e reter talento, capacitar empresas e dotar os profissionais de competências para uma intervenção responsável, sustentável e competitiva são objetivos essenciais abrangidos pelo protocolo.

A colaboração entre o Turismo de Portugal e o Gabinete de Apoio ao Turista, Formação e Empreendedorismo inclui o apoio na implementação de um modelo de gestão de uma Escola de Hotelaria e Turismo, configurando-se como Escolas de Hotelaria e Turismo Co-branded com o Turismo de Portugal.

Reforça-se assim a estratégia de internacionalização da rede de escolas do Turismo de Portugal que passa, em grande medida, pela expansão para a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), através da transferência de conhecimentos detidos pelo Turismo de Portugal e reconhecidos pela Organização Mundial do Turismo (OMT). Este acordo destaca o importante papel que as pessoas e os profissionais de turismo têm para a atividade turística, investindo nas suas qualificações, na valorização das profissões, na atração e fidelização de talento, elevando a qualidade e a excelência da formação no setor.

Através desta parceria, serão inaugurados em Angola dois hotéis-escola, em 2024 na Província de Cabinda e, em 2025, em Luanda, tendo em vista melhorar a qualidade dos serviços turísticos no país. Os próximos passos incluem reuniões com a equipa da Direção-Geral de Capacitação e Cooperação (DGCC), do Turismo de Portugal, para definir os pontos de colaboração na nova Escola de Hotelaria e Turismo de Cabinda, incluindo protocolos e modelos de gestão conjunta.

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Lusófona participa no projeto FUTOURWORK para promover bem-estar e melhores condições de trabalho no Turismo e Hospitalidade

A Universidade Lusófona, representada pelas investigadoras Tânia Gaspar do Hei-LAB: digital Human Environment Interaction Lab, e Mafalda Patuleia do Intrepid Lab|CETRAD, participa no projeto FUTOURWORK – Improving Tourism and Hospitality Worker Well-Being Through Social Dialogue, no âmbito do Programa Horizon CL2, constituído por um consórcio de diversos países europeus.

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O projeto FUTOURWORK – Improving Tourism and Hospitality Worker Well-Being Through Social Dialogue, no âmbito do Programa Horizon CL2, vocacionado para um futuro sustentável na Europa, tem como objetivo estudar e promover um maior bem-estar e melhores condições de trabalho para os trabalhadores do Turismo e Hospitalidade (T&H). O projeto é constituído por um consórcio de diversos países europeus e a Universidade Lusófona está representada pelas investigadoras Tânia Gaspar do Hei-LAB: digital Human Environment Interaction Lab e Mafalda Patuleia do Intrepid Lab|CETRAD.

O T&H representa, atualmente, mais de 10% da economia europeia e 11,7% do emprego. Muitos dos 13 milhões destes trabalhadores na União Europeia pertencem a grupos mais vulneráveis: mulheres (54%), migrantes (16%) e jovens (30%), de acordo com dados da OIT referentes a 2022. O volume de negócios e as ofertas de emprego são elevados, com 1,2 milhões ofertas de emprego (11%) na UE. Estes trabalhadores realizam formas de trabalho não padronizadas, incluindo trabalho em plataformas digitais, que podem ser um fator de risco ao nível da concretização de um trabalho digno, da falta de proteção social, do aumento da precariedade e vulnerabilidade e do aumento da pobreza no trabalho.

O projeto terá um impacto transformador para os trabalhadores do Turismo e Hotelaria, promovendo um diálogo social mais inclusivo, equitativo e eficaz, através da análise das diversas realidades do trabalho no setor, tanto a nível da UE como a nível nacional. Permitirá avaliar a influência das organizações de empregadores e trabalhadores no setor, identificar a transformação digital, a inovação e o seu impacto nos trabalhadores de T&H, bem como o seu impacto em grupos particularmente vulneráveis. Incorpora a co-criação e métodos colaborativos para promover o diálogo entre múltiplos stakeholders e irá divulgar resultados que impulsionem políticas e práticas neste domínio.

O FUTOURWORK irá desenvolver um índice de bem-estar que poderá ser usado pelo setor do T&H para avaliar os seus trabalhadores. Sustentará também a criação de um observatório para integrar a informação produzida, que tem como objetivo a implementação de uma plataforma de diálogo para trabalhadores, empregadores e decisores políticos.

Para além dos parceiros sociais com atividade no sector do Turismo e da Hotelaria, o projeto integra a participação de entidades públicas como a ACT, Autoridade para as Condições de Trabalho (enquanto ponto focal da Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho), visando uma abrangência expressiva do domínio de intervenção.

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NOVA lança Pós-Graduação “Leading Tourism & Hospitality”

A Universidade NOVA de Lisboa vai lançar, já para o ano letivo 2024/2025, a nova Pós-Graduação “Leading Tourism & Hospitality”, um programa que visa fortalecer o turismo e a hospitalidade de excelências em Portugal.

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O programa distingue-se pela sua natureza interdisciplinar, envolvendo mais de 25 docentes de oito faculdades da NOVA, incluindo um especialista proveniente da rede EUTOPIA. Conta também com a participação ativa de parceiros do setor: Turismo de Portugal, Grupo Pestana, Details Hospitality, Sports and Leisure, AHP e APAVT.

“Esta pós-graduação representa uma resposta concreta às necessidades de qualificação no setor de turismo e hospitalidade, integrando uma abordagem interdisciplinar que é fundamental para a formação de líderes inovadores e preparados para enfrentar os desafios e as oportunidades do futuro, num setor que representa 16,8% do Produto Interno Bruto e 8,4% dos empregos no nosso país”, afirma Pedro Saraiva, vice-reitor da NOVA para Inovação Organizacional e Transformação Digital e coordenador da TOHO.

A Pós-Graduação “Leading Tourism & Hospitality” visa capacitar os profissionais do setor com as ferramentas necessárias que irão impulsionar o prestígio de Portugal no desenvolvimento e na inovação do Turismo e contribuir para elevar o país como destino turístico de excelência.

Criado com os contributos dados pelos principais agentes do setor, este programa está focado no desenvolvimento e na inovação, preparando os alunos para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades emergentes no mercado de turismo e hospitalidade, atendendo à sustentabilidade económica e social, a novas motivações, nichos turísticos e aos impactos da inovação digital.

Esta Pós-Graduação cujas inscrições já estão abertas, com as aulas a terem lugar entre outubro de 2024 e junho de 2025, é financiada pelo Programa de Recuperação e Resiliência permitindo, nesta primeira edição, uma redução do valor da propina.

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2.ª Edição do ISCE Tourism PAP Challenge tem nove finalistas

A final da 2.ª Edição do ISCE Tourism PAP Challenge realiza-se no dia 18 de julho e conta com 9 finalistas.

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A final da 2.ª edição do ISCE Tourism PAP Challenge powered by Merytu, uma iniciativa do Departamento de Turismo do ISCE – Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo, que tem como parceiros institucionais a Câmara Municipal de Odivelas, as Escolas do Turismo de Portugal e a Associação Forúm Turismo e que conta ainda com o apoio da Orbitur, Randstad, ISIC, Lisbon Digital School, Parque Aventura Sniper, Immerso Hotel, Sogenave, Tempo de Aventura, Host, Grupo LIDEL e PACTOR está marcada para 18 de julho e conta com nove finalistas

A final da iniciativa que tem como missão valorizar o ensino profissional em Turismo em Portugal, realiza-se entre as 14 horas e as 19 horas, no auditório do ISCE e conta com a participação de nove estudantes finalistas, provenientes de sete escolas com cursos profissionais de turismo e que disputarão a atribuição de uma bolsa de estudo no curso de Licenciatura em Gestão Turística do ISCE e ainda os prémios Best Pitch, Digitalização, Inovação e Criativadade e Sustentabilidade e Responsabilidade Social, prémios patrocinados pela Orbitur, Lisbon Digital School, Randstad e Immerso Hotel, respetivamente.

Esta 2.ª edição do concurso desafia os estudantes e as escolas, que ministram cursos profissionais em turismo, a identificarem e apresentarem as melhores Provas de Aptidão Profissional (PAP) do presente ano letivo.

O ISCE Tourism PAP Challenge powered by Merytu, pretende incentivar o ingresso dos alunos do ensino profissional no ensino superior, valorizando o setor, o ensino profissional existente e os futuros profissionais do mesmo.

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AHETA mantém aposta na formação de ativos

A AHETA continua a apostar na formação profissional dos seus ativos para 2024/2027, tendo, para esse efeito, apresentado uma candidatura ao Programa de Financiamento do Fundo Social Europeu “Ações de Formação Modulares Certificadas”.

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Tendo estabelecido um protocolo de colaboração com a Competir, empresa especializada e certificada na área de formação profissional, a AHETA apresentou uma candidatura ao Programa de Financiamento do Fundo Social Europeu “Ações de Formação Modulares Certificadas”.

Esta candidatura prevê que os funcionários e colaboradores das empresas associadas da AHETA possam beneficiar de formação no sentido de melhorar as suas competências e desempenho, nas áreas de turismo e lazer, imagem pessoal e comunicação com o cliente, atendimento-técnicas de comunicação, primeiros socorros, ambiente, segurança, higiene e saúde no trabalho, HCCP, língua portuguesa e estrangeiras, tecnologias de informação e comunicação, entre outras, bem como formação à medida enquadrada no levantamento de necessidades dos nossos associados.

Em paralelo, a Associação irá disponibilizar “Formação Emprego + Digital” em meios de comunicação digital, cibersegurança, folha de cálculo, gestão informatizada de documentos, escritório eletrónico, atendimento não presencial ao cliente, literacia digital-iniciação, técnicas de marketing digital e gestão das redes sociais, entre outras, que visa especialmente a melhoria nas competências digitais dos colaboradores de todos os nossos associados.

Ao desenvolver todos estes programas de formação, em colaboração com a Competir, empresa com 31 anos de experiência a atuar no mercado, “estaremos a dar passos significativos para a melhoria dos serviços a prestar aos nossos turistas e visitantes, contribuindo igualmente para o reforço de competências das nossas equipas”, refere a AHETA em nota de imprensa.

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