FITUR contribuirá com 400 milhões de euros para a economia de Madrid
Com início já no próximo dia 18 de janeiro, a FITUR 2023 espera cerca de 120.000 visitantes profissionais, enquanto as visita de público geral deverá ficar entre as 80 a 90 pessoal. A organização antecipa, também, um crescimento de 32% da participação direta face à última edição de 2022, com a participação internacional a evoluir 50%.

Victor Jorge
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A poucos dias do início da FITUR 2023, evento que se realiza de 18 a 22 de janeiro, a organização dá conta que os números confirmam um “crescimento significativo” da feira, com a ocupação a assemelhar-se ao do ano recorde de 2020. No total, contabilizam-se 8.500 participantes, 131 países, 755 expositores principais e perto de 67 mil metros quadrados de área de exposição, admitindo a organização da FITUR um contributo de mais de 400 milhões de euros para a economia de Madrid em setores como o alojamento, transportes, comércio, lazer, restaurantes e serviço de catering.
No que diz respeito à participação direta, a organização antecipa um crescimento de 32% face à última edição de 2022, com a participação internacional a evoluir 50%. Assim, estima-se que o número de visitantes profissionais alcance os 120.000 e que a visita de público geral se fixe entre 80 a 90 mil no fim-de-semana.
Em termos de participação internacional, e por zona geográfica, também se regista um crescimento significativo face à última edição da feira. Neste ano, a Ásia-Pacífico destaca-se, com um aumento de 163% nas empresas participantes; Oriente Médio, +60%; África, +88%; Europa, +42%; e as Américas +30%. Esses aumentos também se refletem no espaço expositivo internacional, onde África, que aumenta o seu tamanho na feira em 146%, a Ásia em +78%, o Oriente Médio em +437% e a Europa em +32%, estão entre os destaques.
A participação empresarial também teve um aumento significativo, com 25% a mais de empresas de turismo e 27% a mais de empresas de tecnologia, que aumentaram a sua área de exposição em até 50%.
Guatemala apresenta novidades
Enquanto país parceiro e convidado, Guatemala irá apresentar as novidades do destino sob o mote “Guatemala. Amazing and Unstoppable”. Assimm, o stand do país da América Central será um reflexo da cultura e tradição guatemalteca, graças à exposição de tecidos típicos, cores vibrantes, constituindo, igualmente, uma homenagem ao património e à biodiversidade que caracterizam os destinos guatemaltecos.
A nova marca que Guatemala apresentará na FITUR 2023 abrange pela primeira vez as indústrias de turismo, economia, investimento e cultura, com o Instituto Guatemalteco de Turismo (INGUAT) a focar as suas atenções, igualmente, no desenho e desenvolvimento do stand, tendo em mente a sustentabilidade.
De referir que o turismo é uma indústria chave para a Guatemala, representando 3,8% do PIB (ano de 2021), gerando perto de 200.000 empregos.
Depois de alguns anos em que o número de visitantes estrangeiros se reduziu devido à pandemia, os números estão a crescer de forma muito positiva, graças aos esforços do INGUAT para promover o turismo na Guatemala. Durante o primeiro semestre de 2022, a Guatemala recebeu 770.876 visitantes estrangeiros, mais 513.002 do que em 2021, representando uma evolução de 199%. Graças à forte estratégia de promoção que está a ser conduzida, a previsão para 2023 é que o destino alcance cerca de 2,2 milhões de turistas.