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Bestravel é “Escolha do Consumidor 2023”

A Bestravel acaba de ser premiada pelos consumidores portugueses na categoria Agência de Viagens.

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Os consumidores portugueses galardoaram pela primeira vez a Bestravel como marca número um no segmento das Agências de Viagem.

A rede de agências de viagens passa, assim, a integrar o prestigiado conjunto de marcas vencedoras, apuradas através de 206.618 avaliações, junto de 1.029 consumidores portugueses, nas mais diversas categorias.

Entre as marcas do setor, a Bestravel conquistou a melhor avaliação em alguns dos seguintes parâmetros: “Boa reputação”; “Eficiência na resolução de problemas”; “Pacotes de viagem flexíveis e personalizáveis”; “Relação qualidade/preço”; “Profissionais disponíveis e empáticos”; “Conhecimento especializado”; “Diversidade de destinos” e “Boa gestão de imprevistos”.

Para Carlos Baptista, administrador da rede refere que “é uma distinção que muito nos orgulha e enaltece, principalmente porque é um resultado direto da escolha dos viajantes portugueses e, mais ainda, em 2023, um ano que agora é duplamente especial por também assinalar o nosso vigésimo aniversário”.

Este reconhecimento surge, segundo o gestor “como uma consequência do investimento incessante na qualidade de serviço que as nossas agências prestam diariamente e é, sem dúvida, um fator de motivação e orgulho para continuarmos esta viagem de excelência em todos os pontos de contacto com os nossos clientes”.

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Go4Travel elege novo Conselho de Administração

A Go4Travel realizou esta terça-feira, 16 de abril, a assembleia-geral para a eleição do seu Conselho de Administração, que teve lugar nas instalações da empresa, em Lisboa.

Agora, o novo Conselho de Administração, composto por nove elementos, passa a exercer funções durante o triénio 2024-2026, ficando responsável pela representação das agências acionistas da Go4Travel, delineando e executando a estratégia de desenvolvimento da empresa.

“Assumimos, com um enorme sentido de dever e responsabilidade, a missão de representar os acionistas da Go4Travel nos próximos três anos e contribuir para o crescimento contínuo da empresa. Queremos manter uma relação de proximidade, confiança e transparência com os acionistas, envolvendo as agências Go4Travel e os nossos parceiros numa estratégia centrada na inovação, no desenvolvimento tecnológico e na valorização do nosso maior ativo: as pessoas”, refere João Matias, presidente do Conselho de Administração da Go4Travel.

Desta forma, além de João Matias ter sido eleito presidente do Conselho de Administração, a lista ficou completa com os vogais Joana Godinho de Matos, sócio-gerente da Wide Travel & Events; João Moreira Pinto, sócio-gerente d’A Tropical-Agência de Viagens e Turismo, Lda.; Tiago Madureira Rodrigues, sócio-gerente da WTS-World Travel Services, Lda.; Ricardo Mateus Ferreira, sócio-gerente do grupo Osíris; Miguel van Zeller de Moser, Managing Director da Vega – Agência de Viagens e António Lourenço Moreno, administrador da Club Tour Porto e Club Tour Lisboa.

Foram ainda eleitos como vogais suplentes Tiago Gomes, diretor operacional da Lusanova, Excursões e Turismo, Lda.; António Alves, gerente de Saftur – Viagens e Turismo Lda.

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Top Atlântico promove campanha para as viagens de verão

Com a campanha “Não seja o último a marcar as férias”, a Top Atlântico disponibiliza promoções em viagens para os destinos de férias de praia mais escolhidos pelos portugueses, incentivando a que se evitem as marcações de “última hora”.

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A Top Atlântico tem vindo a dinamizar a campanha “Não seja o último a marcar as férias”, com promoções para os destinos de férias de praia mais desejados pelos portugueses. Adicionalmente, a agência de viagens possibilita a sinalização de apenas 15% do valor da viagem.

Com esta campanha, a Top Atlântico pretende “salvar as férias de quem se atrasou na sua marcação”, como refere em nota de imprensa, garantindo “condições mais vantajosas”.

Como a agência de viagens explica, “este ano a procura generalizada de férias deixou alguns destinos de verão em operação charter com menos lugares disponíveis em abril, pelo que se pretende encontrar preços acessíveis para as datas mais concorridas”. Por essa razão, a Top Atlântico aconselha os viajantes a “não deixar [as marcações] para a última hora, pois os preços poderão já não ser tão simpáticos e os lugares podem já não existir”.

Nesta campanha, os destinos de sol e praia são os que têm mais destaque. As Caraíbas, nomeadamente o México, República Dominicana e Cuba apresentam preços por pessoa desde os 997 euros. Já o Porto Santo está disponível desde 560 euros e Cabo Verde a partir de 875 euros. Estão também disponíveis “praias em destinos diferentes do habitual” como é o caso da Albânia, desde 1159 euros por pessoa. Sob esta campanha, os clientes podem sinalizar as viagens com 15%, pagando o restante mais tarde, em produto selecionado.

As reservas podem ser realizadas de 15 a 29 de abril, numa das agências Top Atlântico de norte a sul do país e ilhas, nem como online, em www.topatlantico.pt.

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Airmet promove reuniões regionais em quatro cidades portuguesas

A rede de gestão de agências de viagens, Airmet vai promover mais um conjunto de reuniões regionais nos dias 8, 9, 10 e 11 de abril, no Porto, Coimbra, Lisboa e Albufeira, respetivamente.

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Estes eventos da Airmet vão reunir membros da rede de agências de viagens, juntamente com parceiros e patrocinadores, para discutir os mais recentes desenvolvimentos do setor.

Para o diretor geral do Grupo Airmet, Luís Henriques, as reuniões regionais “são um momento não só de convívio, mas igualmente de partilha de conhecimento com as nossas agências”, avançando que “faremos o balanço de 2023, apresentando também algumas novidades que estamos a preparar para a rede”.

As reuniões regionais de 2024 contam novamente com a presença e apoio de alguns parceiros para momentos de formação. Entre eles, vão estar presentes a Costa Cruzeiros, Egotravel, Soltrópico, Flexible Autos, Lusanova, W2M Pro, Icárion e Newblue. No final de cada reunião, os participantes terão a oportunidade de partilhar experiências num jantar de convívio.

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TravelGEA cria plataforma de reservas dedicada à hotelaria

A TravelGEA, empresa do Grupo GEA especializada na área da consolidação aérea, anuncia o lançamento da sua nova plataforma de reservas na área da hotelaria, com tecnologia foi desenvolvida à medida para as agências de viagens suas associadas.

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A plataforma TravelGEA Booking foi criada para simplificar o processo de reserva de hotéis, através de um sistema integrado que se conecta com oito principais centrais de compras. Com um compromisso com a eficiência e rentabilidade, o instrumento garante que os utilizadores possam encontrar a estada perfeita com facilidade.

Segundo Ricardo Correia, diretor Comercial da TravelGEA, “esta plataforma não é apenas uma ferramenta, é uma ponte para o futuro das agências de viagens, onde a eficiência, a diversidade e a rentabilidade se encontram”, para assegurar que a integração com oito centrais de compras “é apenas o começo e estamos a abrir um mundo de possibilidades onde numa única pesquisa obtemos resultados que se alinham perfeitamente com os desejos e necessidades dos clientes”.

O responsável adiantou que “a plataforma fornece às nossas agências parceiras uma ferramenta poderosa para melhorar as suas ofertas e rentabilidade.”

Entre outras funcionalidades, a TravelGEA Booking permite pesquisa e filtros avançados – as agências podem agora atender à crescente procura por opções diferenciadas, tal como as que promovem turismo sustentável e acessível com filtros para hotéis ‘verdes’, opções que permitem animais de estimação e muito mais; diversos tipos de alojamento  – seja qual for a procura dos clientes, desde hotéis a                       apartamentos, campismos ou alojamento local, a plataforma oferece uma vasta gama de opções. A plataforma dá ainda capacidade às agências de viagens de gerir as suas estratégias de preços eficazmente.

A equipa da TravelGEA assume que estará disponível para oferecer suporte para as reservas realizadas através da plataforma.

 

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GEA promove novas regiões regionais em cinco cidades

O Grupo GEA Portugal irá realizar, de 15 a 19 de abril, as suas já tradicionais reuniões regionais, em cinco cidades – Coimbra, Porto, Lisboa, Albufeira e Ponta Delgada.

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Num total de cinco encontros de trabalho, distribuídos por Coimbra, no Vila Galé Coimbra, Porto, no Vila Galé Porto, Lisboa, no VIP Executive Arts Oriente, Algarve, no Real Bellavista Hotel, e Ponta Delgada, Azores Royal Garden, o grupo GEA vai promover novas reuniões regionais.

Nestes eventos a equipa da GEA reunirá com os responsáveis das suas agências de viagens associadas em sessões de trabalho cuja agenda se focará na missão da rede de gestão: gerar mais margem e rentabilidades para os negócios dos seus associados.

Nas reuniões regionais serão analisados tópicos como resultados e produções do ano de 2023, criação e melhoria de parcerias e oportunidades de desenvolvimento de negócio, bem como as ferramentas tecnológicas que criarão valor e que permitirão às agências de viagens estarem ainda mais bem preparadas para enfrentar as rápidas evoluções tecnológicas do setor.

Numa altura tão dinâmica no sector das viagens, as reuniões regionais da GEA “são essenciais para sincronizarmos as nossas estratégias e visões, partilharmos as atualizações do setor e discutirmos como pretendemos abordar os desafios que constantemente surgem, permitindo-nos assim enfrentar o futuro com êxito”, referem os administradores da rede, Carlos Baptista e Pedro Gordon.

Os dois responsáveis reconhecem que “estes momentos são cruciais, dos vários que surgem ao longo do ano, para estreitar laços com as agências associadas”, acrescentando que “juntos, estamos empenhados em construir um agrupamento não só sólido e rentável, mas também capaz de gerar valor tanto no âmbito individual quanto coletivo”.

As reuniões regionais deste ano têm como main sponsor a Soltour e contam ainda com o apoio do parceiro Viagens Tempo, que irão marcar presença nestes eventos, criando momentos de formação e partilha.

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Na BTL: Bestravel disponibiliza projeto piloto de aventura interativa

A Bestravel disponibiliza, durante os cinco dias da BTL, uma aventura interativa com base na plataforma ‘Triportation’ powered by Amadeus.

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Este novo conceito de realidade virtual, desenvolvido em parceria com a Amadeus, de acordo com a rede de agências de viagens em regime de franchising, promete revolucionar a forma como os visitantes interagem com destinos turísticos, estando disponível na feira uma viagem virtual às tartarugas de Cabo Verde.

A Bestravel refere que experiência ‘Triportation’ foi desenhada para ser intuitiva e acessível para visitantes de todas as idades, garantindo que cada participante saia com uma maior apreciação pela beleza e pela importância da conservação marinha.

A experiência estará disponível durante todos os dias da BTL, com a equipa da Bestravel pronta para guiar os visitantes nesta viagem virtual.

“Na Bestravel, estamos sempre à procura de formas inovadoras de envolver os nossos clientes e proporcionar-lhes experiências memoráveis,” referiu Carlos Baptista, administrador da rede, para realçar que, com este projeto-piloto “estamos a testar um novo padrão para um turismo interativo e educativo”.

Refira-se que, o lançamento desta experiência na BTL é apenas o começo de um projeto da marca de oferecer uma experiência mais dinâmica e interativa ao seu cliente, diz a marca, que aponta que, na Bestravel, o uso de tecnologia é fundamental para proporcionar aos viajantes uma nova forma de explorar o mundo antes mesmo de fazerem as malas.

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Bestravel tem nova agência de viagens em Vila Real

O grupo Bestravel continua a sua expansão e passa a contar com uma nova agência localizada em Vila Real, inaugurada esta segunda-feira. Trata-se da abertura da segunda loja Bestravel do franchisado Miguel Pereira, que já possui uma em Lousada.

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A nova agência de viagens Bestravel de Vila Real, tem Miguel Pereira como diretor e funciona na Avenida 1º de Maio, nº 285, o email é [email protected], e o telefone: 259 093 900.

Para Ricardo Teles, diretor operacional da Bestravel, “trata-se de mais um reforço da marca na zona norte do país e é a melhor forma de iniciar o ano de 2024”, acrescentando que “estamos certos de que esta abertura será um êxito de um franchisado que está na nossa rede há seis anos e tem feito connosco um caminho de sucesso”.

Já Miguel Pereira, diretor da nova agência, afirma que “tendo aberto a nossa primeira agência em 2018, na Lousada, estamos muito entusiasmados por continuar este caminho na rede Bestravel e continuar a prestar o melhor e mais personalizado serviço na área das viagens, continuando o caminho até agora efetuado”

 

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Bestravel anuncia campanha exclusiva em parceria com Turismo de Marrocos

A campanha trabalhará sob o conceito “Marrocos: mil e uma cores!” e explorará a diversidade de oferta do destino, de experiências, de hotelaria e de produto que vai desde citybreaks a circuitos, passando pelas praias marroquinas, como Agadir.

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Com o mote “Marrocos; mil e uma cores”, a rede de agências de viagens Bestravel acaba de lançar uma campanha em parceria com o Turismo marroquino, que estará em vigor até 25 de fevereiro nos 48 pontos de venda da marca.

Esta campanha, segundo a rede, visa reforçar a proximidade entre o destino e o turista nacional, convidando-os a explorar as cores vibrantes de Chefchaouen, o charme histórico de Marraquexe e a atmosfera cosmopolita de Casablanca, tornando a viagem por Marrocos uma experiência inesquecível.

Ricardo Teles, diretor Operacional da Bestravel, destaca que “Marrocos já se tornou um ponto obrigatório nas agendas de férias dos portugueses, sendo um destino de ano inteiro, oferecendo uma variedade de opções ideais para famílias”.

O responsável aponta que esta campanha “é ideal para aqueles que ainda não planearam as suas férias e que procuram um destino próximo, com uma oferta hoteleira excelente e uma ótima relação qualidade-preço”, para avançar que esta parceria com o Turismo de Marrocos “demonstra também a importância do destino no mercado nacional e entre os clientes da Bestravel”.

 

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Apostas da Airmet para 2024: Reforçar modelo de contratação e estar cada vez mais próxima das suas agências

Reforçar o modelo de contração, que começou a ensaiar em 2022, em que o rappel dos operadores é por agência de viagens e não por grupo, bem como estar cada vez mais próxima da sua rede com várias ações agendadas, são as grandes apostas da Airmet para 2024, ano em que prevê crescimento não só em lojas como em faturação, em busca da liderança em grupos de gestão em Portugal.

Luís Henriques, diretor geral da Airmet, revelou, esta sexta-feira, aos jornalistas, que 2023 foi “um ano entusiasmante” para as agências de viagens da rede de gestão. Embora sem contas ainda fechadas, já se sabe que ao nível dos seis fornecedores considerados premim que tinha, a rede cresceu 35%, tendo a subida ter sido ainda maior nos cinco operadores preferenciais. “2023 foi um ano muito bom para nós, como para todo o mercado. Sustentou a nossa estratégia e o nosso desejo e queremos continuá-lo este ano”, destacou, para avançar que “temos melhorado ao nível e fidelização e retenção de lojas”. E “a maioria foram entradas de agências novas”.

O responsável reforçou que “o aumento do preço médio, em cerca de 15% desde 2019, não tem inibido a compra, pelo contrário: a procura tem crescido todos os anos”, mas em 2024 “a dúvida é se todas as operações programadas vão ser todas efetivadas, até porque o problema das slots se vai manter”.

Ainda no ano passado houve uma grande aposta na capacitação das suas agências de viagens, tendo realizadas 90 horas de formação, das quais 60 certificadas, “cada vez mais uma aposta nossa”, seis “Momentos Airmet” para estar mais próxima possível da sua rede, em tecnologia cresceu em seis vertentes, melhorou a sua intranet e reforçou a equipa comercial, com Célia Castro a norte, Romeu Mendes do sul e com Sérgio Ramires, liderados por Suzana Fonseca, e Catarina Dias como assistente desta equipa.

Estar cada vez mais próxima das suas agências de viagens é mote desta rede, objetivo que é para manter em 2024, como visitas às lojas pelo menos quatro vezes por ano. O novo modelo de contratação, que começou a dar os seus primeiros passos, em 2022, e que permite uma maior rentabilidade às agências de viagens da rede, uma vez que o rappel é disponibilizado por agência e não por grupo, também cresceu, tendo passado de seis operadores premium para oito. São eles agora a Sonhando e Smytravel, W2M.Pro, Newblue, Icárion, Image Tours, Flexible Autos e Viagens Tempo.

No ano passado, os destinos mais vendidos, para além de Portugal, incluindo as ilhas e o Algarve, foram as Caraíbas (México, República Dominicana e Cuba) com a W2M, e Cabo Verde. Luís Henriques está seguro de que, “quanto maior a oferta para as Caraíbas, mais se vende”.

Em 2024, apesar do aumento do preço médio das viagens, que terá subido pelo menos 15%, dos conflitos armados e da instabilidade política, Luís Henriques afirma que “as vendas, a partir de meados de janeiro foram uma autêntica loucura, por isso “acreditamos que este ano será melhor do que 2023”, até porque a Airmet agora já conta com 419 agências de viagens ligadas ao grupo, contra 315 que tinha aquando da sua última convenção realizada em finais de março do ano passado, na Madeira.

Ao nível da formação, o objetivo é continuar com mais webinares, superar as 90 horas, promover pelo menos 12 famtrips exclusivas, ou seja, uma por mês, bem como capacitar também os gestores das agências de viagens, “um foco muito grande”, pois “achamos que faz muito sentido darmos mais ferramentas e formação aos gestores da nossa rede”, defendeu.

O grupo pretende ainda este ano reforçar e até aumentar o patamar do seu modelo de contratação, que até agora o rappel garantido é de 1% para vendas de produtos dos operadores turísticos premium, sem qualquer patamar mínimo de vendas. No entanto poderá chegar a 1,35%, consoante o volume de vendas de cada ponto de venda e não ao nível de toda a rede. Já em relação aos parceiros preferenciais, e à mesma com rappel de loja e não de grupo, requer-se um volume mínimo de vendas para a sua atribuição

“Permite maior rentabilidade da agência de viagens, que está cada vez mais madura, e ao mesmo tempo, clareza e transparência”, disse Luís Henriques, para acrescentar que “a panóplia destes oito parceiros é muito grande e com oferta abrangente” e este ano “identificámos alguns operadores específicos com produtos que não tínhamos, como a Sonhando, com charters de médio curso, e a Smytravel, com cruzeiros”.

Na proximidade com as agências de viagens que constituem este grupo de gestão, o responsável adiantou que, para além das ações de formação e, incluindo a convenção que terá lugar em finais de novembro, em princípio na ilha Terceira (Açores), estão previstas a participação em bloco na BTL, em fevereiro/março, reuniões nas quatro regiões do país, em abril, “Airmet sem fronteiras” com as famílias da rede, em maio, celebrações do aniversário em julho, segunda edição do campeonato de kart em setembro, “Airmet Summit, em outubro, para capacitação dos gestores das agências de viagens, e terminar com a festa de Natal Airmet.

Em termos de tecnologia, a sua plataforma “book&go”, em hotelaria apenas, vai ser mais abrangente a partir de abril, revelou ainda Luís Henriques, em conferência de imprensa.

Sobre o autorCarolina Morgado

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Estratégia do Mercado das Viagens é crescer em qualidade, subir as vendas e alcançar mais rentabilidade

O Mercado das Viagens, que se reuniu na sua V Convenção, este fim de semana em Elvas, com o lema “Viajar vale mais”, pretende crescer este ano não só ao nível de entrada de novas agências de viagens, com a incorporação de quatro novas lojas, mas de faturação, pelo menos em dois dígitos, quando em 2023 o volume de negócios gerado pelo grupo de franchising aproximou-se muito dos 12 milhões de euros, um aumento de 7% face ao ano anterior.

Os dois administradores do grupo, Nuno Pereira e Carlos Silva, e o diretor geral, Adriano Portugal, disseram aos jornalistas que o objetivo do Mercado das Viagens é crescer sustentadamente e não em quantidade, até porque “não queremos perder a nossa própria identidade”. O propósito do Mercado das Viagens é incorporar quatro novas agências de viagens a somar às 18 que agrega de norte a sul de Portugal e Terceira nos Açores. O plano aliás, é não ultrapassar as 30/35 agências de viagens nos próximos anos. “Para manter a qualidade de serviço que prestamos sem aumentar a equipa, não vamos angariar agências desmesuradamente”, asseguraram. Gostariam de abrir pelo menos duas agências de viagens no centro do país e uma ou duas nos arredores de Lisboa. Quando à Madeira “tem de ser muito bem estudado, pois a concorrência é fortíssima”.

“Queremos crescer com os pés assentes no chão, em qualidade e não só em quantidade. Temos de ter empresas sustentáveis e queremos dar apoio à nossa rede sempre e cada vez melhor”, realçaram num encontro com jornalistas à margem da sua V Convenção que decorreu este fim de semana em Elvas, com o tema “Viajar vale mais”, que é também o slogan adotado desde o primeiro momento da criação do Mercado das Viagens, até porque acreditam que as pessoas crescem e aprendem com as viagens. “Queremos que faça cada vez mais sentido viajar”. Esta convenção contou com 58 participantes da rede mais os seus parceiros, totalizando cerca de 100 pessoas.

O que o Mercado das Viagens transmitiu aos seus franchisados foi que 2023 foi um ano muito positivo não só para o grupo, mas também para todo o mercado, mas com a mensagem que 2024 é uma incógnita por vários motivos e que os conflitos a nível mundial a que se tem assistido, “não são abonatórios”. Adriano Portugal acrescentaria que “estou em crer que vamos ter um ano muito bom, mas e preciso ter os pés bem assentes no chão e dar os passos certos”.

Já Carlos Silva disse que a mensagem que “queremos passar é que o Mercado das Viagens é uma marca nacional e já estamos em praticamente todas as regiões do país e, ao virmos para o Alentejo também quisemos mostrar ao mercado que não olhamos só para o litoral, mas que queremos posicionar-nos no interior com agências da nossa marca, e já temos contactos para isso”.

A convenção de Elvas, como habitualmente, contou com um dia reservado aos administradores das agências de viagens que compõem o grupo, em que, segundo nos confidenciaram, fez-se um balanço do ano que passou, apontaram-se os objetivos para 2024 e as estratégias que estão a ser lineados e que passam, nomeadamente, por subir as vendas e alcançar mais rentabilidade. “Queremos que as empresas associadas à marca tenham a máxima rentabilidade possível e, para isso, é preciso encontrar os mecanismos certos”, consideraram, recusando a abordagem de “vender por vender”.

O grupo de franchising faturou o ano passado cerca de 12 milhões de euros, um crescimento de 7% face a 2022. O objetivo em 2024 é subir dois dígitos, sem contar com as novas quatro agências que, em 2024, passarão a fazer parte do mundo deste grupo, até porque, para elas, será um ano de arranque e com uma participação muito residual no volume de faturação. A formação às suas agências de viagens tem sido uma das grandes apostas do Mercado das Viagens, com participação de todos os players de mercado, tem promovido ações em duas épocas do ano, após a BTL e pós o verão.

Os destinos mais vendidos o ano passado pelo Mercado de Viagens, que tem no lazer o seu principal core business e destinos em operação charter, foram Cabo Verde, Caraíbas, Maiorca, Menorca e Senegal. Assim, a Solférias, Ávoris e W2M foram os operadores turísticos posicionados no top 3, enquanto no segmento de bed banks, destacaram-se a Tour10, Veturis e W2M.

Sobre a necessidade do mercado apresentar novos destinos, até porque as agências de viagens necessitam de ter mais alternativas para apresentar aos seus clientes, os responsáveis do Mercado das Viagens destacam o Brasil, destino que “mais cedo ou mais tarde vai voltar a dar o clique. Não é por acaso que os operadores turísticos têm vindo a aumentar os seus allotments na TAP. Pensamos que o Brasil está a voltar outra vez a ser acessível por parte do cliente. É o destino que mais nos perguntam nas agências, pois já não está com aquela inflação que tornava incompatível para o turista português, embora não seja o que mais vendemos”, referiu Nuno Pereira.

Para ser agente de viagens do grupo, para além de ser obrigatório alguém do turismo ou que tenha à frente da loja um especialista em viagens, é preciso que o empresário tenha como principal objetivo a valorização da marca que foi, recentemente, objeto de um rebranding, em termos de cor, de imagem, sem mexer na identidade que é o nome.

No que diz ainda respeito à marca, o grupo oferece à rede um departamento de marketing totalmente gratuito. Disseram os três responsáveis que 80% do orçamento do Mercado das Viagens no que se refere ao marketing é virado para o digital e, durante a convenção foi anunciado um embaixador da rede para este ano, que “terá um papel preponderante em tudo o que fazemos, ajudar-nos a divulgar a marca, a nossa imagem e a nossa identidade, e que, por sua vez, se reveja na nossa estratégia”, foi dito. Neste caso, trata-se da influencer Sara Prata.

Em relação aos serviços disponibilizados à sua rede de agências de viagens, os responsáveis do Mercado de Viagens deram conta das diversas plataformas como a Optigest e a GBN, bem como o seu consolidador aéreo próprio, lançado em colaboração com a Amadeus há aproximadamente um ano. Além disso, o grupo está à procura de outras plataformas, e até em negociações, com um agregador de hotéis, com vista a poupar tempo aos seus agentes de viagens em pesquisa e facilitar o trabalho do dia a dia.

Criação de produto próprio não está nas intenções deste grupo de franchising de agências de viagens. No entanto, “estamos a trabalhar com grupos e programas muito específicos só para as nossas agências de viagens, que os operadores não têm publicado no mercado e que o cliente não encontra na net. É isso que faz sentido: dois ou três grupos com produtos muito específicos que nos permita alcançar outro tipo de metas”, evidenciaram.

Neste caso, os olhos estão postos para destinos operados a partir de Istambul com a Turkish Airlines, considerado um grande parceiro do Mercado das Viagens. No entanto, e como no Porto estão a operar cada vez mais companhias aéreas, “faz sentido juntar outros destinos”.

A concluir, os três responsáveis do Mercado das Viagens realçaram que “o que temos tentado encontrar são mecanismos para que as nossas agências de viagens se tornem cada vez mais autónomas no produto que têm que apresentar aos seus clientes e não sejam apenas dependentes dos operadores turísticos”.

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