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“A FITUR 2023 mostrará que já estamos preparados para avançar”

É o evento que dá o pontapé de saída no universo das feiras de turismo no mundo. Com várias FITUR dentro da FITUR, a novidade está na aposta no turismo desportivo, com a FITUR Sports. Em termos gerais, a diretora da FITUR, Maria Valcare, diz que “o fio condutor comum a tudo o que a FITUR mostra é o crescimento sustentável”.

Victor Jorge
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“A FITUR 2023 mostrará que já estamos preparados para avançar”

É o evento que dá o pontapé de saída no universo das feiras de turismo no mundo. Com várias FITUR dentro da FITUR, a novidade está na aposta no turismo desportivo, com a FITUR Sports. Em termos gerais, a diretora da FITUR, Maria Valcare, diz que “o fio condutor comum a tudo o que a FITUR mostra é o crescimento sustentável”.

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Está marcada entre os dias 18 e 22 de janeiro de 2023, em Madrid, mantendo uma componente B2B (primeiros três dias) e uma B2C (nos dias 21 e 22 de janeiro). Certo é que, segundo a diretora da feira, Maria Valcare, a FITUR 2023 “está cheia de novidades”. Até porque, segundo a mesma, “somos um dos poucos eventos com alcance global, temos uma posição de liderança que o setor nos proporcionou com o seu apoio ao longo da nossa trajetória”.

Há um ano, na antevisão da FITUR 2022, perguntava-lhe que FITUR iríamos ter e se voltaríamos a ter um evento mais parecido com 2019? Faço-lhe a mesma pergunta relativamente à FITUR 2023?
A FITUR 2023 irá finalmente fazer-nos esquecer as dificuldades da pandemia. Iremos situar-nos muito perto do recorde histórico da feira e iremos superá-lo em algumas das suas áreas como as da América, Médio-Oriente ou ‘Travel Technology’.

Crescemos em todas as variáveis: superfície líquida, expositores, compradores, internacionalidade, imprensa acreditada… e em algumas delas crescemos quase 40%. Teremos uma grande FITUR que irá apresentar o foco da indústria turística global no sentido de um crescimento sustentável.

Quais são, efetivamente, as grandes alterações apresentadas pela FITUR para a edição de 2023?
A FITUR 2023 está cheia de novidades. Este ano mudamos de país parceiro, que será a Guatemala, que estreia a marca e o claim “A Guatemala é incrível e imparável” e irá apresentar todas as suas propostas na feira, surpreendendo muitos com a riqueza e variedade dos seus recursos turísticos.

Vamos estrear uma nova seção para o turismo desportivo – FITUR Sports – que estamos a desenvolver em conjunto com a associação espanhola da indústria desportiva Afydad e que nos mostrará como o turismo desportivo é um motor de crescimento sustentável para a nossa indústria.

Vamos expandir a nossa seção FITUR Cruises para abranger B2B e B2C e vamos apresentar uma proposta muito apelativa e inovadora para que esta tipologia de “turismo azul” tenha o seu espaço na feira.

Vamos renovar a nossa secção de turismo de reuniões – FITUR Mice – para receber compradores dos setores associativo e empresarial e para continuar a crescer em qualidade e, em cada seção da FITUR, vamos renovar programas, atividades e participações.

Não quero deixar de mencionar o nosso observatório de sustentabilidade FITURNEXT que, este ano, aborda o desafio da regeneração dos espaços naturais e que irá mostrar como a indústria turística pode contribuir para esta tarefa.

 

Caracterizamo-nos pelo facto de sermos um hub com a América Latina, um facto que nos distingue e que reforça a nossa proposta de valor

 

O que diferencia a FITUR das restantes feiras de turismo que se realizam ao longo do ano?
Somos um dos poucos eventos com alcance global, temos uma posição de liderança que o setor nos proporcionou com o seu apoio ao longo da nossa trajetória e que reforçámos com o exercício de resiliência que desenvolvemos durante a pandemia, uma vez que fomos a única grande feira internacional de turismo que se realizou ininterruptamente durante estes anos. Além disso, caracterizamo-nos pelo facto de sermos um hub com a América Latina, um facto que nos distingue e que reforça a nossa proposta de valor.

Temos uma forte orientação para o negócio com três dias centrados no B2B e o fim-de-semana centrado no B2C e somos uma ferramenta para a difusão do conhecimento, com um programa extenso e variado de sessões e debates ao longo das nossas diferentes secções monográficas.

Qual a mensagem principal que a FITUR pretende passar com o evento de 2023?
Em consonância com a indústria para a qual servimos de plataforma, o fio condutor comum a tudo o que a FITUR mostra é o crescimento sustentável. A sustentabilidade é alcançada através da transformação digital, da inovação e de um crescimento sustentável que é necessário porque o turismo é uma fonte de riqueza e emprego essencial para as nações e uma fonte de felicidade e aprendizagem para as pessoas.

 

Em consonância com a indústria para a qual servimos de plataforma, o fio condutor comum a tudo o que a FITUR mostra é o crescimento sustentável

 

A que necessidades e preocupações teve e tem a FITUR responder relativamente à organização do evento de 2023?
O nosso objetivo é sempre o mesmo, servir os objetivos dos nossos clientes, que veem na feira uma ferramenta muito avançada para impulsionar o seu negócio. Nos últimos anos, identificámo-nos com a recuperação do turismo, porque esse era o objetivo de todos nós e a FITUR 2023 mostrará que já estamos preparados para avançar, contribuindo com valores sustentáveis para o crescimento económico.

10 em 1
Teremos um evento exclusivamente presencial ou haverá, igualmente, uma componente digital?
A FITUR, tal como o turismo, é e sempre foi presencial. Para além disso, temos esta componente digital a que chamamos FITUR LIVEconnect e que nos permite fornecer aos expositores e visitantes ferramentas para tornar o seu networking mais eficiente, alargar o âmbito geográfico e temporal da feira e complementar a nossa proposta de valor, uma proposta de hibridização que veio para ficar.

A FITUR volta a ter diversas áreas especializadas dentro do evento. Que importância possuem estas iniciativas e que mais-valia trazem a quem visita a FITUR?
Temos 10 seções. Algumas estão aqui para fazer da FITUR o lugar ideal para abordar o conhecimento, a inovação, as tendências e a vanguarda, sempre em termos de sustentabilidade. Outras colocam a indústria turística em comunicação com outros setores externos, mas têm a capacidade de impulsionar o turismo, e outras concentram-se num segmento de mercado específico. Todas elas reforçam a nossa proposta de valor e garantem que a FITUR acolhe todo o ecossistema da indústria turística.

Na FITUR 2023, as seções serão as seguintes: FITUR Techy, com um extenso programa de debates e conferências de vanguarda; FITUR Know How & Export, também com conteúdo sobre inovação e como plataforma de promoção de PME espanholas de base tecnológica; FITUR Talent, que se concentra nos recursos humanos e na formação; FITUR Cruises, que traz “turismo azul” à feira; FITUR Woman, que promove a liderança feminina em termos de sustentabilidade; FITUR Lingua, dedicada ao turismo de línguas; FITUR Screen, dedicada ao turismo cinematográfico; FITUR LGBT+, dedicada a este perfil de viajante e recursos turísticos especializados neste segmento; FITUR Mice, com a sua agenda de reuniões B2B para o turismo de reuniões e FITUR Sports, dedicada ao turismo desportivo. Para além disso, temos o nosso observatório de sustentabilidade FITURNEXT e a plataforma FITUR LIVEConnect, mencionados anteriormente.

Um arranque incerto
Arrancar com uma feira no início do ano acarreta sempre uma grande incerteza face ao que poderá ser o resto do ano turístico. Como fazer face a essas incertezas?

Ultimamente, vivemos em permanente incerteza em qualquer altura do ano porque o mundo se move rapidamente, as mudanças são rápidas e há acontecimentos inesperados que têm de ser tratados, mas os gestores de destinos e as empresas têm de avançar e ter essa capacidade de reação e adaptação, que é a base da resiliência que têm vindo a demonstrar. A nossa data no início do ano é o momento ideal para fazer o balanço do ano passado e planear o próximo, aproveitando a grande reunião de setor que a FITUR proporciona.

 

A nossa data no início do ano é o momento ideal para fazer o balanço do ano passado e planear o próximo, aproveitando a grande reunião de setor que a FITUR proporciona

 

Incerteza é o que o mundo vive atualmente. A pandemia ainda não terminou, entretanto surgiu uma guerra na Europa que trouxe consigo desafios enormes a nível económico e financeiro para empresas e viajantes. Como é que olham para o atual cenário e como é que julgam que irá impactar tanto empresas como quem pretende viajar?
A sua pergunta é de grande profundidade e precisaríamos de todo o programa da conferência da FITUR para começar a respondê-la com a ajuda dos especialistas. O meu ponto de vista é o que comecei a enunciar antes, que, seja qual for o caso, os acontecimentos não nos devem impedir e que, no caso do turismo, devemos lutar para manter viva e em forma esta atividade que tanto contribui para o bem-estar das pessoas em todo o mundo.

Nesse sentido o que é que uma presença na FITUR pode trazer a um destino ou empresa expositora e de que forma é que a organização espera que seja a participação dos expositores presentes?

Estar na FITUR significa estar na montra para que todos os que fazem parte da cadeia de valor da indústria turística o conheçam e reconheçam, estar disponível para se encontrar, falar e alcançar objetivos comerciais, fazer parte da grande reunião de todos nós que fazemos parte do turismo e descobrir novas possibilidades como resultado deste encontro.

Em termos de dados, vamos esperar algumas semanas para publicar os números de participação dos expositores, porque ainda estamos a incorporar empresas, mas posso adiantar que estaremos muito próximos do nosso recorde histórico.

Alinhar estratégias ibéricas
Relativamente a Portugal que expectativas têm e o que podem avançar, desde já, quanto à participação portuguesa na FITUR?
Portugal é, tradicionalmente, um dos destinos internacionais mais bem representados na FITUR e, este ano, voltamos a ter o prazer da sua importante participação. Estamos felizes por saber que o turismo em Portugal conseguiu recuperar forças e que se vai aproximar e, esperemos, atingir ou ultrapassar os níveis pré-pandémicos e celebrámos com grande satisfação a notícia de que Portugal e Espanha acordaram numa Estratégia de Turismo Transfronteiriço 2022-2024, para promover investimentos em destinos e experiências turísticos nos dois lados da fronteira, devido à vontade expressa de que o turismo seja um motor para o desenvolvimento sustentável no território fronteiriço e porque ajudará a posicionar a Península Ibérica como um dos destinos turísticos mais competitivos e sustentáveis do mundo.

A FITUR é uma oportunidade para aprofundar estes temas e trabalhar em prol dos objetivos do setor português para 2023.

 

Os acontecimentos não nos devem impedir e que, no caso do turismo, devemos lutar para manter viva e em forma esta atividade que tanto contribui para o bem-estar das pessoas em todo o mundo

 

Estas feiras constituem sempre um encontro onde se traçam algumas tendências para o futuro. O que esperam relativamente ao turismo nos próximos tempos?
Espero que o turismo do futuro seja sustentável, que continue a ser um motor de desenvolvimento e emprego para a economia durante muito tempo, um turismo que não consuma recursos, mas os mantenha e potencie para as gerações vindouras, um turismo que proporcione experiências de prazer e crescimento pessoal para os viajantes.

Acredito que a indústria turística irá utilizar, cada vez mais, ferramentas digitais para a gestão, comercialização, marketing… e que os destinos irão basear cada vez mais a sua governação em dados, que o turismo irá necessitar de pessoas preparadas em novas competências relacionadas com a transformação digital que, por sua vez, têm vocação para o serviço e empatia com os viajantes; que as mulheres terão o papel de liderança que merecem nesta indústria. A FITUR, nos seus programas de conferência e debate, irá explorar todas estas questões em profundidade.

Que impacto tem a organização da FITUR para Espanha e, mais concretamente, para a cidade de Madrid?
De acordo com dados estimados pela própria Comunidade de Madrid, o número total de visitas e chegadas à FITUR no ano passado gerou um impacto na economia madrilena de aproximadamente 150 milhões de euros e compreendemos que este ano estaremos a olhar para números semelhantes.

A nível nacional, como está a correr o ano turístico em Espanha e que expectativas possuem para 2023?
Espanha, como Portugal, também seguiu um caminho de forte crescimento em 2022 e compreendo que irá resultar num final de ano com bons dados e já muito próximos dos números pré-pandémicos, mas esta informação será, certamente, proporcionada em pormenor pelas autoridades espanholas durante a FITUR.

Como mencionei no início da entrevista, há elementos de incerteza em cima da mesa que afetam a economia global e, portanto, também Espanha, mas acredito que estamos bem colocados para ter esperança em relação a 2023 em termos de turismo.

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Feira Internacional de Mergulho de 18 a 20 de outubro na Cordoaria Nacional

Feira Internacional de Mergulho, vai decorrer de 18 a 20 de outubro, na Cordoaria Nacional, em Lisboa. Trata-se de um evento concebido para reunir entusiastas do mergulho de todo o mundo, incluindo profissionais, especialistas e amadores e envolve uma ampla gama de atividades e apresentações.

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Palestras de mergulhadores conceituados, workshops, exposições dos mais recentes equipamentos e tecnologias de mergulho e oportunidades de trabalho em rede fazem parte Feira Internacional de Mergulho, que terá lugar de 18 a 20 de outubro, na Cordoaria Nacional, em Lisboa.

As Diving Talks, que englobam o evento, pretendem abranger diversas vertentes do mergulho, incluindo mergulho técnico, exploração, conservação, fotografia subaquática e videografia, destacando questões relacionadas com a conservação marinha e a importância da proteção dos ambientes subaquáticos.

​Estas sessões, lideradas por especialistas em diversas áreas relacionadas ao mergulho, oferecem informações valiosas sobre biologia marinha, esforços de conservação, segurança do mergulho e muito mais. Os participantes adquirem conhecimento prático, descobrem pesquisas inovadoras e são motivados por histórias inspiradoras e visuais de tirar o fôlego, promovendo uma profunda paixão pela exploração e conservação dos oceanos, avança o Turismo de Portugal na sua página oficial.​

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ANAV marca presença na BTL 2025

Associação Nacional de Agências de Viagens (ANAV) estará, pela primeira vez, presente na Bolsa de Turismo de Lisboa – BTL.

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A Associação Nacional de Agências de Viagens (ANAV) revelou que irá marcar presença, pela primeira, na Bolsa de Turismo de Lisboa – BTL, feira que se realizará de 12 a 16 de março de 2025 na FIL.

Sem dar a conhecer a forma como esta presença será marcada, nem quantos e quais os associados que estarão na FIL ao longo dos cinco dias, Miguel Quintas, presidente da ANAV, afirma que “a associação jamais deixaria que as Agências de Viagens portuguesas ficassem órfãs da participação na BTL”, recordando ainda que “a ANAV é uma associação de todas e para todas as Agências de Viagens, que mantém o firme propósito de aumentar, desenvolver e robustecer a capacidade de negócio de todos os associados e que, na prossecução desta missão de unir e fortalecer o setor”.

Em comunicado, a ANAV sublinha que “as Agências de Viagens, como canal de distribuição, são, por excelência, o setor que une todas as vertentes do turismo em Portugal, e que não poderiam, por nenhum motivo, ficar de fora de um evento nacional desta dimensão e importância”.

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FITUR Sports quer definir o futuro do turismo desportivo

De 22 a 26 de janeiro na IFEMA MADRID, a FITUR 2025 acolhe a terceira edição da sua seção de turismo desportivo. As áreas principais serão o desporto ao ar livre, o desporto de competição e os eventos desportivos e as viagens de negócios desportivas.

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A FITUR anuncia a terceira edição consecutiva da FITUR Sports após entrada na agenda de eventos essenciais para os profissionais do turismo desportivo. Organizada pela IFEMA MADRID e SPAIN IS SPORT – AFYDAD, a Associação Espanhola de Fabricantes e Distribuidores de Artigos Desportivos, a seção aproveitará as sinergias da Feira Internacional de Turismo de 22 a 26 de janeiro de 2025.

Após as duas primeiras edições, esta é uma das áreas da FITUR que se consolidou como um evento especializado de referência nacional e internacional, consolidando a ligação entre o turismo e o desporto como um motor fundamental do desenvolvimento socioeconómico.

A FITUR Sports tem como objetivo “promover o intercâmbio de conhecimentos através de um programa de conferências e gerar oportunidades de negócio”, refere a organização da feira. Para tal, foram definidas três áreas-chave em torno das quais girarão os conteúdos: Desporto Outdoor, Desporto de Competição e Desporto Eventos e Viagens de Negócios Desportivas.

Além disso, a FITUR Sports conseguiu envolver os principais atores públicos e privados, incluindo o Conselho Superior de Desportos (Conselho Superior de Desportos), Turespaña, UNWTO, CEOE, ADESP, bem como as diferentes federações e associações profissionais ligadas ao desporto e ao turismo, além dos principais patrocinadores.

De referir que a FITUR Sports 2024 estendeu-se pelos cinco dias da feira, com três dias profissionais com 30 sessões, 100 oradores e mais de 20 horas de conteúdos, com mais de mil visitantes por dia, além da área de exposição e a área de networking localizada num campo de padel. Para além disso, a transmissão streaming online atingiu mais de 8.000 visualizações durante os três dias, “o que demonstra o elevado interesse gerado pelo programa”, conclui a organização da feira de Madrid.

Entre o programa já definido contam-se as seguintes sessões:

Quarta-feira 22 de janeiro: Desporto e turismo ativo ao ar livre. Dinâmicas emergentes, gestão de destinos, desenvolvimento de produtos e experiências, sustentabilidade, marketing e comercialização.

Quinta-feira 23 de janeiro: Desporto profissional e de competição. Neste segundo dia, especialistas na matéria abordarão os desportos de equipa, os campos de treino, os torneios, campeonatos, golfe, as necessidades do atleta de elite, viagens de equipas de competição, viagens médicas e tendências em resorts e equipamentos de turismo desportivo.

Sexta-feira 24 de janeiro: Estratégias, impacto e legado dos eventos desportivos. O último dia profissional será encerrado com a abordagem de temas como os eventos desportivos e grandes eventos participativos, bilhética e experiências de hospitalidade, VIP, Sports Marketing Travel e MICE & Sports (viagens de negócios no setor desportivas), bem como as sinergias a explorar entre as marcas, o retalho e o turismo desportivo.

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“A BTL 2025 será a edição com a maior oferta de empresas e postos de venda por parte da distribuição”, revela organização da feira

Conhecida a posição da APAVT relativamente à não participação na BTL 2025, Pedro Braga, diretor-geral dos Eventos Próprios do CCL – FIL, considera que “a participação nas mesmas condições em termos do espaço anteriormente ocupado se tornou inviável pelos compromissos entretanto assumidos com outros expositores”. Contudo, esperando que “no futuro voltem a estar reunidas as condições para um entendimento que permita o regresso da APAVT à BTL”, a organização diz estar a registar “um aumento muito acentuado da procura de espaço por parte das empresas do setor da distribuição”.

Victor Jorge

Depois de conhecida a decisão da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) de não participar na Bolsa de Turismo de Lisboa – BTL 2025, Pedro Braga, diretor-geral dos Eventos Próprios do CCL – FIL, “lamenta” a posição da associação, tendo em conta que “a APAVT sempre foi um parceiro estratégico da BTL, que em muito contribui para o sucesso e crescimento do maior e melhor evento do setor do turismo em Portugal”, esperando, contudo, que “no futuro voltem a estar reunidas as condições para um entendimento que permita o regresso da APAVT à BTL”.

Sabendo-se que o espaço ocupado pela APAVT era o maior stand privado da feira, Pedro Braga refere que “serão encontradas soluções que permitirão mitigar e até superar, em termos da área da distribuição presente, a oferta habitualmente disponível”.

“Estamos sempre disponíveis para o diálogo, mas, neste momento, e atenta a posição que nos foi comunicada pela APAVT, consideramos que a participação nas mesmas condições em termos do espaço anteriormente ocupado se tornou inviável pelos compromissos entretanto assumidos com outros expositores”, assinala o responsável pelo Eventos Próprios do CCL – FIL.

Apesar desta posição da APAVT, Pedro Braga indica que, até ao momento, “registamos um crescimento muito acentuado por parte das empresas de distribuição para a edição de 2025 da BTL”.

“Para além da muito valiosa e importante presença da APAVT, a BTL sempre contou com muitos outros expositores na área da distribuição que habitualmente ocupam uma área de 5.000m2 de oferta no B2C”, frisa Pedro Braga.

A mais de sete meses do arranque da feira, que se realiza de 12 a 16 de março na FIL, o responsável pelo evento destaca que, para 2025, “estamos a registar um aumento muito acentuado da procura de espaço por parte das empresas do setor da distribuição”, referindo que “alguns destes expositores são associados da APAVT, que já tinham espaço próprio fora do stand da APAVT, e que, neste contexto, nos têm contactado para aumentar o seu espaço para a BTL 2025. Outros, são expositores que habitualmente marcavam presença através da APAVT e que agora manifestam interesse em assegurar diretamente a sua presença na BTL”. Além disso, diz Pedro Braga, “registamos ainda uma significativa procura por parte de novas empresas do setor que reconhecem na BTL uma plataforma fundamental para as suas vendas e crescimento”.

Por isso, afirma que a BTL 2025 “será a edição com a maior oferta de empresas e postos de venda por parte da distribuição, o que permitirá aos visitantes, que já reconhecem na BTL o seu momento anual de compra de férias, encontrar as melhores ofertas e os melhores destinos”.

“Não obstante, e porque reconhecemos e valorizamos o trabalho desenvolvido pela APAVT, reiteramos a nossa total disponibilidade e interesse para viabilizar uma presença institucional, enquanto representante dos seus associados, na maior montra do setor do turismo em Portugal”, conclui Pedro Braga.

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Culture and Tourism Innovation Global Summit dia 16 de julho em Lisboa

O Culture and Tourism Innovation Global Summit, que terá lugar na próxima terça-feira, dia 16 de julho, em Lisboa, vai reunir os melhores profissionais da indústria para partilhar conhecimento, experiências e novas visões do futuro do setor. No evento serão igualmente apresentados casos de sucesso, estratégias e tendências.

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A agenda dos trabalhos conta com diferentes painéis especialmente projetados para capacitar executivos, dotando uma estratégia digital e sustentável para os seus negócios, indica a organização do evento, a Rede do Empresário.

O primeiro painel, com o tema “Estado de Arte da Cultura e do Turismo”, às 10h, contará com a participação de Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo; da deputada socialista Ana Mendes Godinho; Isabel Tavares, diretora de Vendas e Marketing da The Editory Collection Hotels; Lídia Monteiro; vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal; e Raquel Vila Verde, Head of Communication and Brand Management Department na Caixa Geral de Depósitos.

Ainda de manhã terá lugar o painel dedicado ao tema “Desenvolvimentos Positivos com Abordagem de toda a Indústria: Colaboração, Inovação e Tecnologia”, que contará com representantes do Grupo Pestana, D-EDGE, Grupo UIP, Turismo de Portugal e TAP, como oradores.

Segue-se o terceiro painel: “Comunicação, Tecnologia e os Facilitadores da Educação”, que terá como oradores representantes da Les Roches, LCA, CARMA, CLEVER e da Escola Superior de Hotelaria do Estoril.

O evento vai ainda analisar a “Sustentabilidade na Cultura e no Turismo”, com representantes da AHP, Quinta do Roseiral, MSC Cruzeiros, Abreu e AILD, bem como o “Futuro dos Recursos Humanos na Cultura e Turismo”, com a presença de responsáveis da Fórum Turismo, KeepTalent Portugal, Merytu e Time4Travel.

Da parte da tarde, e antes da sessão de encerramento haverá espaço para o painel com o tema “Mudança para o futuro – Avanços na cultura e turismo sustentável”, com participação de representantes da Câmaras Municipais de Lisboa, Leiria, Torres Vedras e Loulé.

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APAVT está fora da BTL 2025. “Não vejo como poderemos regressar”, afirma presidente da associação

A Associação Portuguesa da Agências de Viagens e Turismo (APAVT) não participará na próxima BTL, feira que se realiza de 12 a 16 de março de 2025.

Victor Jorge

A Associação Portuguesa da Agências de Viagens e Turismo (APAVT) está, nesta altura, fora da Bolsa de Turismo de Lisboa – BTL 2025.

O Publituris confirmou esta decisão junto do presidente da associação, Pedro Costa Ferreira, que confirmou que “as condições financeiras que a BTL nos exigiu não permitem a continuidade da nossa presença”.

Questionado se esta posição poderá ser revertida, o presidente da APAVT afirma que “face ao histórico do processo, e aos argumentos da BTL, não vejo como poderemos regressar”, admitindo que, no que diz respeito à não participação de operadores e agentes de viagem, “parece-me óbvio que perderemos todos, incluindo a feira e os consumidores”.

Com a BTL a dividir-se entre três dias dedicados ao mercado B2B e dois (fim de semana) ao consumidor final (B2C), e face à possibilidade de os associados da APAVT perderem um ponto importante de venda, Pedro Costa Ferreira considera que “cada associado saberá reagir, de acordo com os seus objetivos e estratégia comercial. Todos eles, como nós, estão habituados a transformar eventuais problemas em soluções”.

Questionado se a APAVT poderá mudar a sua posição, o presidente da associação respondeu: “A APAVT não tomou uma posição, apenas não conseguiu satisfazer as exigências financeiras da BTL”.

Recorde-se que na BTL 2024, o stand da APAVT foi o maior espaço privado, com uma área de 1.200 metros quadrados, contando com a presença de 80 expositores, incluindo nove operadores turísticos, 60 agências de viagens, duas empresas de rent-a-car, companhias aéreas e DMC.

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Sustentabilidade, qualificação profissional e desenvolvimento em destaque da reunião do GT de Turismo do G20

Qualificação profissional, sustentabilidade e formas de financiamento para o desenvolvimento do setor, foram alguns dos temas debatidos na 3ª Reunião do Grupo de Trabalho (GT) de Turismo do G20, realizada no Rio de Janeiro. O encontro reuniu cerca de 20 delegações dos países que integram o grupo das maiores economias mundiais. O Ministério do Turismo do Brasil é o coordenador do grupo.

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A secretária executiva da pasta, Ana Carla Lopes, ressaltou que “encontros como estes são essenciais para fortalecer os laços entre nossas nações, promover um entendimento mais profundo das nossas culturas e economias, além de possibilitar o compartilhamento de experiências que irão impactar em debates importantes, como a ampliação da participação feminina no setor turístico, o desenvolvimento de um turismo acessível para pessoas com deficiência, mais sustentável, ou melhor, mais responsável. Aquele que é bom para o turista, para o meio ambiente e, principalmente, bom para os moradores”, disse.

Durante o encontro, a qualificação profissional foi destacada como essencial para a melhoria dos serviços turísticos, aumento da competitividade e geração de empregos e renda. O grupo reforçou a necessidade de investimentos para promover a educação turística e o desenvolvimento de competências. O debate sobre sustentabilidade trouxe à tona a necessidade de práticas que minimizem o impacto ambiental do turismo, promovendo um equilíbrio entre o crescimento econômico e a preservação do meio ambiente.

“A troca de experiências e conhecimentos entre os nossos países e organizações é fundamental para avançarmos, juntos, na construção do turismo que o mundo precisa e merece: mais inclusivo e responsável”, finalizou a secretária executiva, Ana Carla Lopes.

O chefe da Assessoria Especial de Relações Internacionais do Ministério brasileiro do Turismo, Heitor Kadri, falou sobre os resultados obtidos no encontro. “Conseguimos chegar a resultados concretos, fechar documentos que irão compor a decisão dos líderes no final do ano”, disse, apontando que “o Brasil conduziu da melhor forma possível, teve a parceria dos demais países e tenho a certeza de que as nossas discussões vão melhor a orientar as políticas internacionais do Turismo”, concluiu.

O encontro também foi uma oportunidade para avaliar as discussões e avanços do Grupo de Trabalho de Turismo do G20 entre os anos de 2010 e 2023, garantindo o apoio e a continuidade das ações estratégicas da cúpula. A reunião contou com a presença de entidades internacionais, como a ONU Turismo, o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que trouxeram contribuições com suas perspectivas e expertise no setor.

Recorde-se que a primeira reunião de ministros do Turismo do G20 ocorreu em 2010, convocada pelo governo sul-africano, quando era chamada de T20. No mesmo ano, sob a presidência sul-coreana, foi realizado o segundo encontro para discutir a contribuição do setor para o crescimento económico e a criação de empregos.

O próximo encontro do grupo está agendado entre os dias 19 e 21 de setembro, em Belém do Pará, e contará com a participação de ministros do Turismo de outros países membros. Durante a presidência do G20 pelo Brasil, serão realizadas mais de 100 reuniões de grupos de trabalho. Em novembro ocorrerá a cúpula presidencial, no Rio de Janeiro.

A prioridade do Grupo de Trabalho de Turismo é estabelecer a promoção do desenvolvimento sustentável no setor turístico, com ações que envolvam a qualificação e a capacitação com foco na cooperação internacional e no fortalecimento das instituições multilaterais.

O desenvolvimento sustentável tem sido uma prioridade na agenda do G20 e o investimento na cooperação internacional e no fortalecimento das instituições multilaterais pode mitigar as assimetrias no setor turístico e promover práticas sustentáveis, inclusivas e inovadoras no setor.

O GT pretende realizar um trabalho integrado com a “Trilha de Finanças do G20”, com o intuito de procurar orientações sobre o financiamento do turismo e os bancos multilaterais, com o objetivo de fortalecer o setor como um vetor de desenvolvimento socioeconómico.

A plataforma online de boas práticas e o Painel de Turismo e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do G20 são ferramentas importantes para monitorar o progresso e impulsionar a contribuição do turismo para os ODS. O Brasil tem participado ativamente das discussões e contribuído para o desenvolvimento do setor nos países do G20.

 

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Jantar dos Eventos volta a reunir profissionais da indústria a 9 de julho

Porto volta a receber mais uma edição do Jantar dos Eventos, que é já um dos momentos de networking mais importantes do ano para os profissionais desta indústria. O local do evento mantém-se secreto, mas estão garantidas muitas surpresas para todos os participantes.

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O Jantar dos Eventos é uma das datas mais aguardadas pelos profissionais da indústria. Este ano, o encontro realiza-se a 9 de julho. O local, como habitualmente, será revelado apenas no próprio dia, sendo certo que acontecerá na cidade do Porto.

No ano passado, o evento realizou-se nos jardins do ISAG, no Porto, contando com mais de 600 participantes e a representação de mais de 20 áreas que atuam no setor, tais como catering, agências de comunicação e eventos, audiovisuais, artistas, hotéis e transportes.

À semelhança do que aconteceu em 2023, Filipe Trindade, um dos fundadores do Jantar dos Eventos e do Clube dos Eventos, estima que a edição deste ano registe “uma forte adesão de profissionais do setor”, a avaliar “pelo número de inscritos até ao momento”. As inscrições são limitadas e podem ser feitas em www.clubedoseventos.pt.

Estão já confirmadas as presenças de Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal e Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal.

O Jantar de Eventos é organizado pelo Clube dos Eventos. Networking e partilha de experiências são os ingredientes principais desde o início, em 2008, num encontro informal de profissionais da área, impulsionado por Filipe Trindade, do Centro de Congressos da Alfândega do Porto, Jorge Ferreira, da empresa Best Events, Francisco Viana Brito, dos hotéis NH, e João Cardoso, da New Audiovisuais.

 

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FITUR celebra 45.º aniversário com perspetivas de “casa cheia”

Marcada para 22 a 26 de janeiro de 2025, e com o México como país convidado, a organização da FITUR prevê um evento no qual serão “consolidados os recordes registados em todos os parâmetros em 2024”.

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A FITUR, Feira Internacional de Turismo, reunirá o mercado mundial do turismo, de 22 a 26 de janeiro, na IFEMA MADRID, num contexto de recuperação do turismo, prevendo uma “45.ª edição na qual serão consolidados os recordes registados em todos os parâmetros em 2024”.

Com um forte enfoque profissional, a FITUR representará toda a cadeia de valor do turismo e os países e destinos, o setor do alojamento, agências e operadores turísticos, empresas de tecnologia, meios de transporte e instituições de todo o mundo, e será uma montra para as últimas tendências do setor.

Nesta nova edição, com o México como país parceiro, a FITUR apresenta-se como “uma ferramenta fundamental ao serviço da dinamização do negócio turístico global, tendo a “criação e o intercâmbio de conhecimento como um fator-chave para a inovação, competitividade e sustentabilidade”.

A FITUR 2025 será, assim, um evento “multifacetado” que oferecerá uma variedade de benefícios para destinos e empresas do setor do turismo, com um com um foco consolidado no trabalho em rede, visibilidade global, vendas diretas e formação dos seus profissionais, impulsionando as empresas participantes, mas também o crescimento e a inovação de todo o setor e lançando as bases para o próximo ano turístico.

Para além disso, como parte da sua estratégia de ser uma plataforma chave de aceleração de negócios e know-how, em 2025 a Feira Internacional de Turismo mantém o seu compromisso com a especialização. Neste sentido, irá oferecerá conteúdos nos segmentos turísticos e anuncia a renovação das secções monográficas: FITUR 4all, que, na sua segunda edição, dá mais um passo em frente com a publicação do “Guía de Buenas Prácticas en Accesibilidad en el turismo by Fitur4all (Guia de Boas Práticas na Acessibilidade Turística); FITUR Cruises, dedicada ao mundo dos cruzeiros; FITUR Know-How & Export, destinada a promover a internacionalização do conhecimento turístico das empresas espanholas; FITUR LGTB+ e o seu enfoque na diversidade e a inclusão nos destinos; FITUR Lingua, que se centra nos desafios e oportunidades do turismo linguístico; a FITUR Screen e a crescente popularidade do turismo cinematográfico; FITUR Desporto, com o desporto como motivação para viajar, tanto para assistir a grandes eventos desportivos, bem como para a prática de desporto; FITUR Talent, com destaque para as pessoas, a gestão de talentos e a formação profissional como factores-chave para o crescimento do setor; FITUR TechY, com destaque para a tecnologia e inovação turística; e a FITUR Woman, que aborda a igualdade e o papel da mulher no emprego turístico.

Estes 10 espaços são complementados pela FITURNEXT como canal de compromisso responsável tanto do evento e do setor em geral, cujo desafio desta vez se centra em como o turismo pode contribuir para uma gestão alimentar sustentável. Também com Travel Technology, que reúne empresas de tecnologia de viagens de todo o mundo e que, após o seu crescimento de 23% em 2024, espera-se que mantenha um aumento mais sustentado.

María Valcarce, diretora da FITUR, refere que “depois de um 2024 em que a feira bateu recordes em todos os seus parâmetros, esperamos que nesta nova edição, que é tão especial por ser o 45.º aniversário, continuemos a consolidar a nossa influência global graças ao apoio dos setores público e privado e de todos os atores da cadeia de valor”. A diretora da FITUR conclui ainda que, “abrir o calendário anual das feiras de turismo é um privilégio e um desafio, e os números das organizações internacionais relativos ao primeiro semestre do ano permitem-nos estar otimistas”.

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“Meeting Forums” do Publituris contam já com 25 ‘buyers’ internacionais

A três meses dos “Meeting Forums” 2024 do Publituris, o evento conta já com 25 ‘buyers’ internacionais confirmados.

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Nos dias 1, 2 e 3 de outubro de 2024, o jornal Publituris vai organizar o seu evento MICE dirigido ao mercado internacional – “Portugal Meeting Forums by Publituris”.

A três meses da 8.ª edição deste evento, que conta com o apoio do Turismo de Portugal, TAP Air Portugal, Vila Galé Hotéis, MiceBuzz e YVU, estão já confirmados 25 buyers internacionais.

O objetivo é mostrar, divulgar e sublinhar Portugal como destino fundamental, na organização de eventos MICE, com foco exclusivo no mercado português, na sua diferenciação, oferta e mais-valia.

Os buyers internacionais já confirmados são:

TUI Centrum Podrozy Lodz Poland & UniTour Lodz (Polónia)
OGS SRL (Itália)
GI-Travel-Xcentive (Países Baixos)
YourTravel Business (Países Baixos)
Terramundus BV (Países Baixos)
Crossover Conferences & Events (Espanha)
Profi Reisen (Alemanha)
Blome & Pillardy Event GmbH (Alemanha)
Alliance Eurasia Travel (França)
Lufthansa City Center Almabus Business Travel (Polónia)
mach 2 Sports Tours Entertainment GmbH (Alemanha)
Alaman Consulting GmbH (Áustria)
VoyageExpert Events (Países Baixos)
International Biodeterioration and Biodegradation Society (Reino Unido)
Slupsky Event Management (Países Baixos)
Ayeyu Hola Afrika (Espanha)
Toy Family Treasures LLC (Alemanha)
Attentive (Espanha)
Henner Group (França)
Inter Travel Sport & Event AS (Noruega)
International Financial Cryptography Association (Países Baixos)
EF Tours Passports Tours usa Starbook voyages (França)
Eurazeo (França)
Cream Events and Travel (Alemanha)
Blue Travel & Events (França)

Do lado dos suppliers, estão já confirmadas as seguintes empresas:

Turismo de Portugal
Bomporto Hotels
Hard Rock Cafe
Savoy Signature
Portugal Green Travel (DMC)
WOW
Highgate Portugal
Pestana Hotel Group
Gr8 events
HF Hotels
Amazing Evolution
Sana Hotels
Bensaude Hotels
Açoreana DMC
Grupo Açorsonho Hotéis
Benfica Eventos
Parques de Sintra
TAP Air Portugal
Fita Preta Enoturismo
Nova SBE
Vila Gale Hotels
DP Tours
In Azores

O evento arranca no dia 1 de outubro, com a chegada dos buyers internacionais, seguido de um Cocktail Dinatoire no Vila Galé Collection Palácio dos Arcos.

O segundo dia, 2 de outubro, será dedicado, em exclusivo, a reuniões, a realizar no Vila Galé Collection Palácio dos Arcos, com um working lunch. À noite, o jantar será num local emblemático na Costa do Estoril.

O último dia, 3 de outubro, suppliers & buyers terão oportunidade de ter um dia completo para visitar a região de Oeiras, palco deste evento, ao qual se seguirá uma famtrip, para os buyers internacionais, de dois dias à região do Alentejo, com alojamento e refeições incluídas.

Para saber mais sobre os “Portugal Meeting Forums by Publituris” 2024 visite o site em: https://meetingforums.publituris.pt/2024/

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