“A FITUR 2023 mostrará que já estamos preparados para avançar”
É o evento que dá o pontapé de saída no universo das feiras de turismo no mundo. Com várias FITUR dentro da FITUR, a novidade está na aposta no turismo desportivo, com a FITUR Sports. Em termos gerais, a diretora da FITUR, Maria Valcare, diz que “o fio condutor comum a tudo o que a FITUR mostra é o crescimento sustentável”.
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Victor Jorge
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Está marcada entre os dias 18 e 22 de janeiro de 2023, em Madrid, mantendo uma componente B2B (primeiros três dias) e uma B2C (nos dias 21 e 22 de janeiro). Certo é que, segundo a diretora da feira, Maria Valcare, a FITUR 2023 “está cheia de novidades”. Até porque, segundo a mesma, “somos um dos poucos eventos com alcance global, temos uma posição de liderança que o setor nos proporcionou com o seu apoio ao longo da nossa trajetória”.
Há um ano, na antevisão da FITUR 2022, perguntava-lhe que FITUR iríamos ter e se voltaríamos a ter um evento mais parecido com 2019? Faço-lhe a mesma pergunta relativamente à FITUR 2023?
A FITUR 2023 irá finalmente fazer-nos esquecer as dificuldades da pandemia. Iremos situar-nos muito perto do recorde histórico da feira e iremos superá-lo em algumas das suas áreas como as da América, Médio-Oriente ou ‘Travel Technology’.
Crescemos em todas as variáveis: superfície líquida, expositores, compradores, internacionalidade, imprensa acreditada… e em algumas delas crescemos quase 40%. Teremos uma grande FITUR que irá apresentar o foco da indústria turística global no sentido de um crescimento sustentável.
Quais são, efetivamente, as grandes alterações apresentadas pela FITUR para a edição de 2023?
A FITUR 2023 está cheia de novidades. Este ano mudamos de país parceiro, que será a Guatemala, que estreia a marca e o claim “A Guatemala é incrível e imparável” e irá apresentar todas as suas propostas na feira, surpreendendo muitos com a riqueza e variedade dos seus recursos turísticos.
Vamos estrear uma nova seção para o turismo desportivo – FITUR Sports – que estamos a desenvolver em conjunto com a associação espanhola da indústria desportiva Afydad e que nos mostrará como o turismo desportivo é um motor de crescimento sustentável para a nossa indústria.
Vamos expandir a nossa seção FITUR Cruises para abranger B2B e B2C e vamos apresentar uma proposta muito apelativa e inovadora para que esta tipologia de “turismo azul” tenha o seu espaço na feira.
Vamos renovar a nossa secção de turismo de reuniões – FITUR Mice – para receber compradores dos setores associativo e empresarial e para continuar a crescer em qualidade e, em cada seção da FITUR, vamos renovar programas, atividades e participações.
Não quero deixar de mencionar o nosso observatório de sustentabilidade FITURNEXT que, este ano, aborda o desafio da regeneração dos espaços naturais e que irá mostrar como a indústria turística pode contribuir para esta tarefa.
Caracterizamo-nos pelo facto de sermos um hub com a América Latina, um facto que nos distingue e que reforça a nossa proposta de valor
O que diferencia a FITUR das restantes feiras de turismo que se realizam ao longo do ano?
Somos um dos poucos eventos com alcance global, temos uma posição de liderança que o setor nos proporcionou com o seu apoio ao longo da nossa trajetória e que reforçámos com o exercício de resiliência que desenvolvemos durante a pandemia, uma vez que fomos a única grande feira internacional de turismo que se realizou ininterruptamente durante estes anos. Além disso, caracterizamo-nos pelo facto de sermos um hub com a América Latina, um facto que nos distingue e que reforça a nossa proposta de valor.
Temos uma forte orientação para o negócio com três dias centrados no B2B e o fim-de-semana centrado no B2C e somos uma ferramenta para a difusão do conhecimento, com um programa extenso e variado de sessões e debates ao longo das nossas diferentes secções monográficas.
Qual a mensagem principal que a FITUR pretende passar com o evento de 2023?
Em consonância com a indústria para a qual servimos de plataforma, o fio condutor comum a tudo o que a FITUR mostra é o crescimento sustentável. A sustentabilidade é alcançada através da transformação digital, da inovação e de um crescimento sustentável que é necessário porque o turismo é uma fonte de riqueza e emprego essencial para as nações e uma fonte de felicidade e aprendizagem para as pessoas.
Em consonância com a indústria para a qual servimos de plataforma, o fio condutor comum a tudo o que a FITUR mostra é o crescimento sustentável
A que necessidades e preocupações teve e tem a FITUR responder relativamente à organização do evento de 2023?
O nosso objetivo é sempre o mesmo, servir os objetivos dos nossos clientes, que veem na feira uma ferramenta muito avançada para impulsionar o seu negócio. Nos últimos anos, identificámo-nos com a recuperação do turismo, porque esse era o objetivo de todos nós e a FITUR 2023 mostrará que já estamos preparados para avançar, contribuindo com valores sustentáveis para o crescimento económico.
10 em 1
Teremos um evento exclusivamente presencial ou haverá, igualmente, uma componente digital?
A FITUR, tal como o turismo, é e sempre foi presencial. Para além disso, temos esta componente digital a que chamamos FITUR LIVEconnect e que nos permite fornecer aos expositores e visitantes ferramentas para tornar o seu networking mais eficiente, alargar o âmbito geográfico e temporal da feira e complementar a nossa proposta de valor, uma proposta de hibridização que veio para ficar.
A FITUR volta a ter diversas áreas especializadas dentro do evento. Que importância possuem estas iniciativas e que mais-valia trazem a quem visita a FITUR?
Temos 10 seções. Algumas estão aqui para fazer da FITUR o lugar ideal para abordar o conhecimento, a inovação, as tendências e a vanguarda, sempre em termos de sustentabilidade. Outras colocam a indústria turística em comunicação com outros setores externos, mas têm a capacidade de impulsionar o turismo, e outras concentram-se num segmento de mercado específico. Todas elas reforçam a nossa proposta de valor e garantem que a FITUR acolhe todo o ecossistema da indústria turística.
Na FITUR 2023, as seções serão as seguintes: FITUR Techy, com um extenso programa de debates e conferências de vanguarda; FITUR Know How & Export, também com conteúdo sobre inovação e como plataforma de promoção de PME espanholas de base tecnológica; FITUR Talent, que se concentra nos recursos humanos e na formação; FITUR Cruises, que traz “turismo azul” à feira; FITUR Woman, que promove a liderança feminina em termos de sustentabilidade; FITUR Lingua, dedicada ao turismo de línguas; FITUR Screen, dedicada ao turismo cinematográfico; FITUR LGBT+, dedicada a este perfil de viajante e recursos turísticos especializados neste segmento; FITUR Mice, com a sua agenda de reuniões B2B para o turismo de reuniões e FITUR Sports, dedicada ao turismo desportivo. Para além disso, temos o nosso observatório de sustentabilidade FITURNEXT e a plataforma FITUR LIVEConnect, mencionados anteriormente.
Um arranque incerto
Arrancar com uma feira no início do ano acarreta sempre uma grande incerteza face ao que poderá ser o resto do ano turístico. Como fazer face a essas incertezas?
Ultimamente, vivemos em permanente incerteza em qualquer altura do ano porque o mundo se move rapidamente, as mudanças são rápidas e há acontecimentos inesperados que têm de ser tratados, mas os gestores de destinos e as empresas têm de avançar e ter essa capacidade de reação e adaptação, que é a base da resiliência que têm vindo a demonstrar. A nossa data no início do ano é o momento ideal para fazer o balanço do ano passado e planear o próximo, aproveitando a grande reunião de setor que a FITUR proporciona.
A nossa data no início do ano é o momento ideal para fazer o balanço do ano passado e planear o próximo, aproveitando a grande reunião de setor que a FITUR proporciona
Incerteza é o que o mundo vive atualmente. A pandemia ainda não terminou, entretanto surgiu uma guerra na Europa que trouxe consigo desafios enormes a nível económico e financeiro para empresas e viajantes. Como é que olham para o atual cenário e como é que julgam que irá impactar tanto empresas como quem pretende viajar?
A sua pergunta é de grande profundidade e precisaríamos de todo o programa da conferência da FITUR para começar a respondê-la com a ajuda dos especialistas. O meu ponto de vista é o que comecei a enunciar antes, que, seja qual for o caso, os acontecimentos não nos devem impedir e que, no caso do turismo, devemos lutar para manter viva e em forma esta atividade que tanto contribui para o bem-estar das pessoas em todo o mundo.
Nesse sentido o que é que uma presença na FITUR pode trazer a um destino ou empresa expositora e de que forma é que a organização espera que seja a participação dos expositores presentes?
Estar na FITUR significa estar na montra para que todos os que fazem parte da cadeia de valor da indústria turística o conheçam e reconheçam, estar disponível para se encontrar, falar e alcançar objetivos comerciais, fazer parte da grande reunião de todos nós que fazemos parte do turismo e descobrir novas possibilidades como resultado deste encontro.
Em termos de dados, vamos esperar algumas semanas para publicar os números de participação dos expositores, porque ainda estamos a incorporar empresas, mas posso adiantar que estaremos muito próximos do nosso recorde histórico.
Alinhar estratégias ibéricas
Relativamente a Portugal que expectativas têm e o que podem avançar, desde já, quanto à participação portuguesa na FITUR?
Portugal é, tradicionalmente, um dos destinos internacionais mais bem representados na FITUR e, este ano, voltamos a ter o prazer da sua importante participação. Estamos felizes por saber que o turismo em Portugal conseguiu recuperar forças e que se vai aproximar e, esperemos, atingir ou ultrapassar os níveis pré-pandémicos e celebrámos com grande satisfação a notícia de que Portugal e Espanha acordaram numa Estratégia de Turismo Transfronteiriço 2022-2024, para promover investimentos em destinos e experiências turísticos nos dois lados da fronteira, devido à vontade expressa de que o turismo seja um motor para o desenvolvimento sustentável no território fronteiriço e porque ajudará a posicionar a Península Ibérica como um dos destinos turísticos mais competitivos e sustentáveis do mundo.
A FITUR é uma oportunidade para aprofundar estes temas e trabalhar em prol dos objetivos do setor português para 2023.
Os acontecimentos não nos devem impedir e que, no caso do turismo, devemos lutar para manter viva e em forma esta atividade que tanto contribui para o bem-estar das pessoas em todo o mundo
Estas feiras constituem sempre um encontro onde se traçam algumas tendências para o futuro. O que esperam relativamente ao turismo nos próximos tempos?
Espero que o turismo do futuro seja sustentável, que continue a ser um motor de desenvolvimento e emprego para a economia durante muito tempo, um turismo que não consuma recursos, mas os mantenha e potencie para as gerações vindouras, um turismo que proporcione experiências de prazer e crescimento pessoal para os viajantes.
Acredito que a indústria turística irá utilizar, cada vez mais, ferramentas digitais para a gestão, comercialização, marketing… e que os destinos irão basear cada vez mais a sua governação em dados, que o turismo irá necessitar de pessoas preparadas em novas competências relacionadas com a transformação digital que, por sua vez, têm vocação para o serviço e empatia com os viajantes; que as mulheres terão o papel de liderança que merecem nesta indústria. A FITUR, nos seus programas de conferência e debate, irá explorar todas estas questões em profundidade.
Que impacto tem a organização da FITUR para Espanha e, mais concretamente, para a cidade de Madrid?
De acordo com dados estimados pela própria Comunidade de Madrid, o número total de visitas e chegadas à FITUR no ano passado gerou um impacto na economia madrilena de aproximadamente 150 milhões de euros e compreendemos que este ano estaremos a olhar para números semelhantes.
A nível nacional, como está a correr o ano turístico em Espanha e que expectativas possuem para 2023?
Espanha, como Portugal, também seguiu um caminho de forte crescimento em 2022 e compreendo que irá resultar num final de ano com bons dados e já muito próximos dos números pré-pandémicos, mas esta informação será, certamente, proporcionada em pormenor pelas autoridades espanholas durante a FITUR.
Como mencionei no início da entrevista, há elementos de incerteza em cima da mesa que afetam a economia global e, portanto, também Espanha, mas acredito que estamos bem colocados para ter esperança em relação a 2023 em termos de turismo.