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Edição digital: Entrevistas APAVT, SETCS, TPNP, FITUR, Emirates e Réveillon

A próxima edição do jornal Publituris publica neste número várias entrevistas. A primeira é ao presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira, a poucos dias do 47. Congresso da associação. Entrevistados foram, também, Rita Marques, na altura ainda SETCS, e Luís Pedro Martins, presidente do TPNP, por altura do WTM London, bem como Maria Valcare, diretora da FITUR, e David Quito, country manager da Emirates. O dossier desta edição é dedicado ao “Réveillon”.

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A próxima edição do jornal Publituris publica neste número várias entrevistas. A primeira é ao presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira, a poucos dias do 47. Congresso da associação. Entrevistados foram, também, Rita Marques, na altura ainda SETCS, e Luís Pedro Martins, presidente do TPNP, por altura do WTM London, bem como Maria Valcare, diretora da FITUR, e David Quito, country manager da Emirates. O dossier desta edição é dedicado ao “Réveillon”.

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A próxima edição do jornal Publituris faz capa com uma entrevista a Pedro Costa Ferreira, presidente da Associação Portuguesa das Agências de Viagem e Turismo (APAVT), a poucos dias do arranque do 47.º Congresso da associação que se realiza nos Açores, de 8 a 11 de dezembro.

Ao Publituris, Pedro Costa Ferreira admitiu não acreditar que 2023 acompanhe o crescimento do setor do turismo registado em 2022, até porque “incerteza” é a palavra-chave para o ano que vem. Também para 2023 não é esperada uma decisão relativamente ao novo aeroporto, embora saliente que, antes de uma primeira reunião da Comissão de Acompanhamento, a localização já esteja decidida, uma vez que há que defenda Alcochete.

No que diz respeito à TAP, o presidente da APAVT diz que o que a associação “precisa, é de uma TAP que consiga desenvolver o processo de crescimento e que consiga segurar o ‘hub’ português”, além de “ter êxito no processo de recuperação”.

O Publituris marcou presença, enquanto Media Partner, no World Travel Market London 2022. Nas inúmeras conferências realizadas durante o evento, não faltaram temas como os recursos humanos, tecnologia, sustentabilidade, os “novos” turistas” e o “novo” turismo. Contudo, a palavra “incerteza” esteve presente em todos os painéis num evento marcado pela necessidade de “repensar o turismo”.

Entrevistada imediatamente após o final da Conferência dos Ministros do Turismo, durante o World Travel Market London 2022 (WTM), a agora ex-secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços (SETCS), Rita Marques, entretanto substituída por Nuno Jorge Cardona Fazenda de Almeida, admitiu que “em momento algum identificamos a necessidade, depois de dois anos volvidos de pandemia, de melhorar ou alterar substancialmente a nossa estratégia”. Por isso, o otimismo para 2022 é grande e a possibilidade de se atingir os 20 mil milhões de euros em receitas é ainda maior.

Provavelmente na última entrevista que deu enquanto SETCS, Rita Marques salientou que, “mais do que ‘rethink tourism’, o que temos de fazer é execute the strategy’. Agora será outro a executar essa estratégia.

Também durante o WTM 2022, falámos com Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), que admitiu que o turismo está “finalmente de regresso”. A poucos dias de receber o prémio ‘Gold Trophy’ pelo filme promocional ‘The Majestic Adventures of Ofelia de Souza’, nos New York Festival TV & Film Awards, salientou que, sem guerra a região estaria a crescer a “números incríveis”. Contudo reconhece que “é importante não esquecer a necessidade de manter um plano B, porque não havendo uma pandemia, há uma guerra e haverá uma retração de muitas economias”.

Ainda na seção “Meeting Industry”, e a menos de dois meses do arranque do evento que dá o pontapé de saída no universo das feiras de turismo no mundo, Maria Valcare, diretora da FITUR, diz que “o fio condutor comum a tudo o que a FITUR mostra, é o crescimento sustentável”. Com várias FITUR dentro da FITUR, a novidade da edição de 2023 está na aposta no turismo desportivo com a FITUR Sports.

O “dossier” desta edição é dedicado ao Réveillon, momento alto para o turismo, que começa a ressentir-se do aumento dos preços provocado pela inflação, mas não no que à venda de viagens de Fim de Ano diz respeito. O Publituris conversou com oito operadores turísticos e agências de viagens, que garantem o crescimento da procura por programas nesta época muito desejada para destinos como a Madeira, Brasil e Cabo Verde. Num contexto de crise, o setor torna-se mais competitivo, mas “continua a existir mercado para todo o tipo de produtos”.

Constrangido por “limitações económicas e pandémicas”, o viajante português manifesta preocupação pelos grandes fluxos de passageiros nos aeroportos, taxas de ocupação das companhias aéreas e dos hotéis e, especialmente, pela questão da segurança sanitária (e agora também física) dos destinos a eleger. Agências e operadores “reajustam a oferta à procura expectável”, em função da “disponibilidade e necessidades dos clientes” que, “mais seletivos e exigentes”, não dispensam a celebração com jantar e festa caraterística do Réveillon.

E a um mês da grande festa que celebra a Passagem de Ano em quase todo o mundo, a Publituris reúne algumas das melhores programações turísticas que para o Réveillon 2022.

Nos “Transportes”, a comemorar uma década em Portugal, a Emirates está a viver um período positivo e a registar taxas de ocupação elevadas na rota de Lisboa, que volta a contar com dois voos diários.

David Quito, country manager da Emirates para Portugal, admite que “Portugal é, hoje, um destino fundamental para a Emirates, apesar do período negro da pandemia”.

Além dos “Check-in”, as opiniões desta edição pertencem a Jaime Quesado (economista e gestor), Miguel Mello do Rego (Allianz Partners Portugal), Sílvia Dias (Savoy Signature), Pedro Castro (SkyExpert), contando ainda com o “Observatório”, de António Paquete (economista e consultor de empresa), e de uma “Análise” de Luiz S. Marques (Dreams – Universidade Lusófona).

Boas leituras!

Leia a edição aqui.

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Abreu online marca presença na WTM

A Abreu online vai estar representada na World Travel Market (WTM) que começa segunda-feira em Londres, em stand próprio localizado no novo espaço criado pela organização da feira: Accomodation & Wholesalers.

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A Abreu online volta a marcar presença na World Travel Market, evento que decorrerá entre 6 e 8 de novembro, no ExCel London.

A plataforma global de reservas B2B vai estar disponível no stand N10-507. A equipa dará a conhecer todas as novidades, apresentar as funcionalidades, bem como os destinos e o produto disponível, além de esclarecer qualquer dúvida sobre tecnologia, sistema ou tarifas.

O ExCel London recebe mais esta edição da World Travel Market, apresentando um espaço de exibição reformulado e onde a Abreu online passa a integrar, o Accomodation & Wholesalers, ocupando 35 metros quadrados de área.

O Managing Director da Abreu online, Diogo Julião, refere que, pela importância desta Feira, “voltamos sempre com o intuito de reforçar a estratégia e dar a conhecer o nosso produto a clientes e potenciais parceiros”.

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Torres Vedras vai ser base da Summit Go4Travel 2023

Depois da Madeira, o ano passado, a edição de 2023 da Summit Go4Travel, que decorrerá entre os dias 17 e 19 de novembro, terá como base o Hotel Dulce by Wyndham CampoReal Lisboa, em Torres Vedras, mas dará aos participantes a oportunidade de descobrir outras zonas do Oeste, como Bombarral, Óbidos e Olhalvo.

Organizada anualmente, a convenção da Go4Travel tem como objetivo reunir o universo de acionistas e parceiros do grupo num espaço que pretende fomentar oportunidades de negócio, estreitar laços interpessoais e interempresariais, e providenciar plataformas para networking.

Ao mesmo tempo, a Summit Go4Travel, diz o agrupamento, constitui um fórum de discussão de vários temas relevantes no setor, promovendo a ligação entre os mais variados stakeholders das viagens e do turismo em Portugal.

Refere ainda que a convenção deste ano será, também, uma oportunidade para divulgar e valorizar o património cultural, gastronómico e natural da região do Oeste, que será apresentada de forma imersiva aos participantes.

 

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Airmet deu formação em Marketing Digital a mais de 120 agentes de viagens

O evento de formação da rede de agências de viagens Airmet, ministrado por Marco Gouveia, especialista em Marketing Digital com mais de 17 anos de experiência, reuniu mais de 120 participantes.

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A Airmet realizou no final de outubro um evento online de formação em Marketing Digital exclusivo para agentes de viagem. O evento, ministrado por Marco Gouveia, um especialista em Marketing Digital com mais de 17 anos de experiência, reuniu mais de 120 participantes, que tiveram a oportunidade de melhorar os seus conhecimentos nesta área.

Para Susana Fonseca, diretora Operacional da Airmet, “este evento de três dias foi um verdadeiro sucesso, com a participação ativa de mais de uma centena de agentes de viagens de todo o país”, destacando que a rede continuará a ter a formação “como um dos principais vetores do nosso grupo de gestão”.

Refira-se que os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos sobre estratégias de marketing digital, ferramentas e táticas eficazes para impulsionar as vendas das suas agências de viagens, num cenário digital em constante evolução.

 

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ECTAA assume em Lamego compromisso com ação climática e aproveitamento da IA na indústria das viagens

A Confederação Europeia das Agências de Viagens e Operadores Turísticos (ECTAA), reunida em Lamego, a convite da APAVT, focou nas iniciativas relativas ao seu plano de ação climática e no aproveitamento do potencial da Inteligência Artificial (IA) na indústria de viagens.

A convite da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) e com o apoio do Turismo do Porto e Norte de Portugal, a Confederação Europeia das Agências de Viagens e Operadores Turísticos (ECTAA) reuniu mais de 50 delegados em representação de empresas de viagens de toda a Europa, na região do vale do Douro, mais precisamente, em Lamego.

No centro dos debates nesta reunião esteve o plano de ação climática da ECTAA. Depois de realizar uma avaliação abrangente da pegada de carbono da organização, a confederação europeia tomou a decisão de se comprometer a reduzir e compensar o seu impacto climático. O objetivo é alinhar com o compromisso global de alcançar uma redução de 50% até 2030 e emissões líquidas zero até 2050. Empenhada em dar o exemplo, quando se trata de sustentabilidade ambiental, os delegados envolveram-se em trocas informativas com outras organizações para obter informações sobre os seus planos de ação climática.

A ECTAA reconhece a necessidade urgente de aumentar a sensibilização e o conhecimento no seio da indústria e de assumir a responsabilidade de abordar as alterações climáticas. Ao fazer isso, visa antecipar proativamente a procura dos consumidores e garantir que o setor de viagens está preparado para atender a essas necessidades de forma sustentável.

A reunião em Portugal serviu também para discutir a importância da IA (Inteligência Artificial) no setor de viagens. Os delegados tiveram oportunidade de debater com a Microsoft, a academia e outras empresas de viagens para explorar as vastas oportunidades oferecidas pela tecnologia de IA. Também examinaram os projetos em andamento orientados por IA que prometem melhorar a eficiência e as experiências dos clientes no setor de viagens. Embora a IA tenha o potencial de automatizar e agilizar vários processos, não diminuirá o valor da experiência humana e do serviço personalizado prestado pelos consultores de viagens, concluíram, até porque a ECTAA acredita que os consultores de viagens continuarão a ser vitais na era totalmente digital.

Por outro lado, foi destacado que a IA não é domínio exclusivo das grandes empresas de tecnologia, já que até mesmo as pequenas empresas de viagens podem aproveitar estas ferramentas para melhorar os seus serviços e permanecer competitivas no setor.

“Uma vez mais, a indústria da distribuição turística deu um exemplo de liderança, focando-se em assuntos tão fundamentais como a sustentabilidade e a inteligência artificial, afirmou Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT, destacando que “saímos daqui mais fortes e muito motivados”.

Por sua vez, Frank Oostdam, presidente da ECTAA referiu que “a nossa reunião em Lamego reflete o nosso compromisso inabalável de abordar as alterações climáticas e abraçar o futuro da indústria de viagens com IA”, para sublinhar que “acreditamos que, ao dar o exemplo na ação climática e aproveitar o poder da IA, podemos servir melhor os nossos clientes, a indústria e o nosso planeta”.

 

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Viagens Tempo apostam no Japão e Indochina para a Páscoa

As Viagens Tempo lançaram os programas “Rota dos Samurais”, no Japão, e “Vietname, Camboja e Laos”, na região da Indochina, para a Páscoa de 2024, cujos preços começam nos 5.875 euros e 3.925 euros, respetivamente.

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As Viagens Tempo lançaram dois programas para a Páscoa no Japão e na Indochina, dois circuitos de grandes viagens com partidas a 21 e 26 de março de 2024, respetivamente, em voos da Emirates e da Turkish Airlines.

Num nota enviada à imprensa, o operador turístico indica que, para a Páscoa de 2024, estão disponíveis os programas “Rota dos Samurais”, no Japão, e “Vietname, Camboja e Laos”, na região da Indochina.

No caso do programa para o Japão, a partida decorre a 21 de março, em voos da Emirates via Dubai, num circuito de 12 dias e nove noites, que visita Osaka, Nara, Quioto, Nagoya, Tsumago, Takayama, Shirakawago e Tóquio.

Os preços para o circuito “Rota dos Samurais” começam nos 5.875 euros, valor que já inclui 15 refeições e alojamento em quarto duplo, bem como taxas de aeroporto, comboios de alta velocidade em classe turística JR nos trajetos Kyoto-Nagoya e Nagoya-Odawara, transferes e visitas em autocarro privativo, acompanhamento de guia em espanhol ou português, visitas, seguro de viagem e assistência.

Já o programa para a Indochina “Vietname, Camboja e Laos” apresenta preços desde 3.925 euros e conta com partida a 26 de março de 2024 em voos da Turkish Airlines via Istambul, visitando Ho Chi Minh, Hanói e a baía de Ha Long, no Vietname, bem como Siem Reap e Angkor Wat, no Camboja, e ainda Luang Prabang, no Laos.

O circuito pela Indochina tem a duração de 14 dias e 11 noites e inclui também 20 refeições, assim como alojamento em quarto duplo, visitas, transferes em veiculo privado, visitas com guia local em espanhol, pré-visto de entrada no Vietname, seguro de viagem e assistência.

Ambos os programas estão já disponíveis no website do operador turístico e podem ser consultados aqui.

 

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Sonhando promove Páscoa 2024 na Madeira

O operador turístico Sonhando acaba de lançar no mercado uma oferta para a Páscoa 2024 na Madeira, num pacote de três noites.

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O programa, de 28 de marco a 4 de abril, propõe alojamento no Dom Pedro Garajau, unidade hoteleira de três estrelas, com valores desde 385 euros por pessoa em duplo, com pequeno-almoço, em voo da TAP, à saída de Lisboa.

Os preços incluem a passagem aérea com transporte de 23kg de bagagem (por pessoa e volume), transferes, estadia de três noites no hotel e regime selecionado, assistência pelo representante local do operador turístico, IVA, taxas, e seguro de assistência em viagem modalidade básico.

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Icárion mantém campanha especial de noivos

Indo de encontro à procura que o mercado tem tido nas últimas duas semanas, o operador turístico Icárion decidiu prolongar a sua campanha especial para as luas de mel com o mote “Juntos até ao infinito”.

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Para reservas até 06 de novembro, o objetivo desta campanha da Icárion é permitir que as agências de viagens tenham mais uma semana de campanha com condições especiais.

As ofertas exclusivas Icárion continuam praticamente todas em vigor. De recordar que entre elas se podem encontrar upgrades únicos de Beach Villas para Water Villas nas Maldivas, ofertas de um picnic num sandbank privado para os noivos, preços exclusivos em vários hotéis e circuitos, ofertas de massagens em reservas para a Tailândia, uma experiência surpresa para reservas na Maurícia ou ainda uma entrada no Miracle Garden para reservas que contemplem o Dubai.

 

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Mercado das Descobertas abre nova agência na Maia

A rede de agências de viagens Mercado das Descobertas abriu esta quarta-feira uma nova loja na cidade da Maia, distrito do Porto, no seguimento da sua estratégia de expansão.

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O Mercado das Descobertas que conta agora com sete balcões de norte a sul do país, tem como objetivo um crescimento consistente da rede, onde todos que nela integram envergam o espírito e missão da marca.

Refira-se que a missão desta rede de agências de viagens vai muito para além de vender viagens, mas sim, proporcionar experiências, novas descobertas, e emoções memoráveis aos seus clientes, indica em nota de imprensa.

No seguimento dessa missão, refere ainda o Mercado das Descobertas, quem entra na rede (franqueados e colaboradores) tem que verdadeiramente envergar essa missão no atendimento ao cliente, pois só dessa forma fará sentido “caminhar juntos” num projeto que é único.

O Mercado das Descobertas que recentemente obteve na empresa Master, o Prémio Travelife Certified (Certificação Internacional em Sustentabilidade) está a implementar práticas sustentáveis em toda a rede, o que permitirá contribuir para a sua política de sustentabilidade.

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Soltour propõe Natal e fim de ano nas Caraíbas, Cabo Verde e Ilhas Espanholas

O operador turístico Soltour disponibiliza programação de Natal nas Caraíbas (Riviera Maya, Punta Cana e Cuba) e propõe Cabo Verde e Ilhas Espanholas no fim de ano.

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“Para a época do Natal e do Ano Novo, apostámos em operações que se pautam pela diversidade e acessibilidade, em destinos variados, mas que têm em comum uma promessa: escapar do frio e desfrutar de um fim de ano inesquecível”, refere Luís Santos, diretor Comercial da Soltour na Península Ibérica.

O programa para a Riviera Maya, no México, em pacote de sete noites, na modalidade do tudo incluído, tem partidas de Lisboa em voos diretos entre os dias 19 e 23 de dezembro, enquanto, para Punta Cana, na República Dominicana a saída de Lisboa está prevista para 26 de dezembro. Por sua vez, os viajantes portugueses podem conhecer Havana, em Cuba na companhia da Soltour, com um voo que parte de Lisboa no dia de Natal. Para além da capital cubana, o operador turístico sugere Varadero com voos diretos a partir de Lisboa nos dias 26 e 29 de dezembro.

Aa ilhas cabo-verdianas do Sal e da Boavista estão também incluídas na programação da Soltour para a passagem de ano, com saídas da capital portuguesa nos dias 26 e 30 de dezembro.

E para os viajantes que preferem ficar mais perto de casa, o operador turístico tem três opções para os gostos mais diversificados: Fuerteventura, Gran Canaria e Mallorca.

A oferta para estas ilhas espanholas conta com partidas de Lisboa nos dias 26 e 28 de dezembro para Fuerteventura e Mallorca, e 26 de dezembro para Gran Canaria.

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Solférias, Sonhando e Viajar Tours lançam programação conjunta para Djerba 2024

Os operadores turísticos Solférias, Sonhando e Viajar Tours anunciam o lançamento de uma programação conjunta para Djerba para a Páscoa e verão de 2024.

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Depois do que consideram um sucesso em vendas da temporada de 2023, os operadores turísticos Solférias, Sonhando e Viajar Tours decidiram manter a parceria e a aposta num dos destinos favoritos dos viajantes portugueses: Djerba, na Tunísia.

Assim, os três operadores turísticos apostam, para o verão de 2024, no aumento do número de partidas, com o objetivo de proporcionar aos agentes de viagem maior disponibilidade de lugares para este destino.

Para a Páscoa, o programa, com saída de Lisboa, contará com duas partidas, a 22 e 29 de março de 2024. Já a operação de verão, também com partidas da capital portuguesa, aos sábados, decorrerá de 18 de maio a 21 de setembro (última partida).

Com saídas do Porto, aos sábados, a programação de Djerba acontecerá de 1 de junho a 21 de setembro (última partida). No entanto, haverá uma operação extra com partida da Invicta, às segundas-feiras, que terá lugar de 17 de junho a 9 de setembro (última partida).

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