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Emprego e Formação

Formação e desafios na área dos recursos humanos estiveram em análise no “Be Our Guest”

A formação e os desafios na área dos recursos humanos estiveram em analise na última edição do “Be Our Guest”, iniciativa promovida pela ADHP, que teve como convidado, António Marto, presidente da Associação Fórum Turismo.

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Formação e desafios na área dos recursos humanos estiveram em análise no “Be Our Guest”

A formação e os desafios na área dos recursos humanos estiveram em analise na última edição do “Be Our Guest”, iniciativa promovida pela ADHP, que teve como convidado, António Marto, presidente da Associação Fórum Turismo.

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Sob o mote “Check-in às novas gerações”, a conversa incidiu sobre alguns dos temas mais importantes no atual contexto da hospitalidade nacional, como a formação e os desafios na área dos recursos humanos.

Sobre a dificuldade que a hotelaria sente em contratar profissionais numa altura em que o número de pessoas formadas na área tem aumentado, António Marto considerou que a “alta qualidade formativa” leva outros setores a procurarem os profissionais da área da hospitalidade, desde empresas com atendimento ao cliente a multinacionais”.

O presidente do Fórum Turismo recordou também os efeitos da pandemia e a necessidade de o setor estar alinhado com as expectativas dos profissionais. “A pandemia afastou algumas pessoas que trabalhavam no turismo, que ficaram proibidas de exercer a sua atividade e que encontraram oportunidades noutros setores”, considerou, para destacar que a captação de profissionais para o setor, tema que tem sido discutido principalmente nos últimos tempos, em todos os fóruns do turismo, passa por tornar a área mais atrativa através de aspetos como o “reconhecimento, o ir ao encontro da expectativa de crescimento dentro da empresa por parte de um jovem, o horário flexível, o sentir-se parte de uma equipa”.

António Marto deixou, ainda, algumas recomendações para jovens profissionais do setor do turismo. Alertando para o “erro” do “imediatismo” na evolução das carreiras, o responsável aconselhou os jovens a definirem uma “estratégia de construção de carreira que poderá passar pelos mais diversos patamares, desde fazer trabalho voluntário e fazer trabalho não remunerado”, que não deve ser encarado como “apenas uma etapa a cumprir no percurso académico”, mas como o momento que antecede a profissionalização dos estudantes.

A relação entre a academia e o mercado de trabalho foi também tópico de discussão, com o presidente do Fórum Turismo a defender a necessidade de um maior alinhamento. “As instituições de ensino, por exigência de alguns critérios de avaliação, tornam-se muito rígidas na adaptação àquilo que são as necessidades [das empresas]”, mencionou António Marto. “É uma oportunidade para outas entidades formadoras poderem entrar. Se não tivermos um acompanhamento daquilo que são as exigências das empresas por aquilo que são as soluções apresentadas pelos centros de formação, deparamo-nos com um gap”.

O projeto “Be Our Guest”, organizada pela ADHP – Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal, promove conversas informais com diretores de hotéis de referência sobre as suas experiências profissionais, a hotelaria e o setor do turismo. As conversas decorrem sempre nas últimas segundas-feiras de cada mês, às 19horas.

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Solverde procura profissionais
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Solverde procura profissionais

O Grupo Solverde procura talentos para integrar as suas operações em diversas áreas e locais.

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O grupo Solverde está à procura de profissionais que queiram integrar as suas equipas, preenchendo diversas vagas disponíveis a nível nacional.

O grupo refere, em comunicado, que “existem muitas oportunidades em Espinho, Vila Nova de Gaia, Chaves, Portimão, Vilamoura e Monte Gordo”, para funções tão distintas como serviço ao cliente, nadador salvador, terapeuta de spa, restauração, housekeeping ou serviços de manutenção geral, entre outras, nos seus vários hotéis e casinos.

O grupo refere ainda que “compromete-se a respeitar a igualdade de oportunidades, contratando mão-de-obra diversificada e mantendo uma cultura inclusiva”.

As vagas disponíveis poderão ser encontradas no site do grupo Solverde. 

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Les Roches ganha parceria na China e prepara-se para criar rede de campus no país

Xangai deverá ser o primeiro destino chinês a contar com um destes campus de ensino superior de hotelaria, cuja abertura está prevista para 2025, ainda que, no total, estejam previstos “três a quatro campus em todo o país (Xangai, Wuxi, Suzhou)”.

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A Les Roches business school estabeleceu uma parceria com o Mountain Education Group (MEG), o grupo líder de ensino superior na China, que prevê a criação de “uma rede única de campus de ensino superior de hotelaria na China”, estimando-se que o primeiro destes campus venha a ser criado em Xangai, até 2025.

De acordo com um comunicado da Les Roches, a parceria prevê “a expansão pan-chinesa da marca Les Roches”, através da abertura de “três a quatro campus em todo o país (Xangai, Wuxi, Suzhou)”.

Xangai deverá ser o primeiro destino chinês a contar com um destes campus, cuja abertura está prevista para 2025 e que, segundo Carlos Díez de la Lastra, CEO da Les Roches, vai apoiar “a transformação da indústria hoteleira chinesa, bem como o desenvolvimento da sua reserva de talentos”.

“O objetivo da Les Roches é proporcionar as mais amplas oportunidades de carreira aos aspirantes a gestores de hotelaria e empreendedorismo, fornecendo aos estudantes conhecimentos, competências e oportunidades para carreiras internacionais e nacionais em hotelaria, gastronomia, luxo e retalho”, afirma o responsável.

A Les Roches será responsável pelo desenvolvimento do currículo académico, bem como pela implementação de políticas padrão, num projeto que arranca com o “Shanghai Mountain Les Roches Campus” e que, segundo a instituição de ensino dedicada à hotelaria, “é muito ambicioso” e “traz um modelo de educação único, do design e da arquitetura para a cidade de Xangai”.

“O “Shanghai Mountain Les Roches Campus” adoptará o modelo educativo suíço baseado na aprendizagem académica e numa forte integração da prática no currículo. A equipa principal, e os professores principais serão nomeados pela Les Roches Global Hospitality Education. O currículo de ensino da escola será alinhado com o currículo dos campus Les Roches na Suíça e o ensino profissional será combinado com o ensino universitário”, revela a Les Roches.

Já o MEG vai ser responsável por todos os investimentos financeiros, aquisição de terrenos, conceção arquitetónica, construção do campus ou do projeto, licenças e autorizações, gestão financeira, recrutamento de estudantes e disposições logísticas.

O projeto divide-se em duas fases, a primeira das quais consiste na conceção e planeamento, sendo o projeto do edifício assinado por arquitetos de renome, como Álvaro Siza (Portugal) ou Tadao Ando (Japão), seguindo-se a fase de pré-abertura do campus com a gestão do projeto, bem como com o desenvolvimento de instalações e operações, marketing e inscrições.

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UC lança curso de Empreendedorismo em Desportos Aquáticos e Viagens

A Universidade de Coimbra (UC) acaba de lançar, no seu Campus na Figueira da Foz (CUCFF), um novo curso breve de “Empreendedorismo em Desportos Aquáticos e Viagens”. A formação será ministrada entre 7 e 17 de setembro, e as inscrições decorrem até 26 de agosto. As vagas são limitadas.

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O curso, coordenado pelo empreendedor Olmo Van Beurden, visa oferecer aos participantes uma visão mais ampla e prática do mundo do empreendedorismo, com foco nos desportos aquáticos e turismo.

Entre outros, serão abordados tópicos como planeamento estratégico, nomadismo digital e metodologias de startup – todos com foco nos desportos aquáticos e turismo.Para se inscreverem no curso, é recomendado que os candidatos possuam um nível de inglês B1 e experiência prévia em empreendedorismo e desportos aquáticos (aconselhada, mas não é obrigatória).

Este curso está integrado no projeto “Living the Future Academy” e, nesse âmbito, a sua frequência é financiada, a 100%, pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

 

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Feira de Emprego da Bolsa de Empregabilidade em Lisboa. Créditos: Frame It

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Conheça as datas das feiras de emprego da Bolsa de Empregabilidade de 2024

No próximo ano a Bolsa de Empregabilidade estende o evento ao Alentejo, com uma feira de emprego a decorrer em fevereiro. Regiões como Lisboa, Porto, Centro e Algarve também estão contempladas para a realização deste evento que pretende “aproximar profissionais de turismo às empresas”.

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Já são conhecidas as datas das próximas feiras da Bolsa de Empregabilidade de 2024, que no próximo ano decorrem nas regiões do Algarve, Alentejo, Lisboa, Porto e Centro.

A Bolsa de Empregabilidade organiza feiras de emprego há sete anos, “com o objetivo de aproximar profissionais de turismo às empresas”, como indicado em nota de imprensa. Se em 2023 a organização chegou ao Algarve, Lisboa, Porto e Centro, na cidade de Coimbra, a novidade da próxima edição passa pela extensão do evento à região do Alentejo, não estando ainda definidas as cidades em que decorrem as feiras.

Por enquanto sabe-se que a Bolsa de Empregabilidade chega ao Algarve a 30 janeiro, ao Alentejo em fevereiro, com data ainda por definir, a Lisboa a 1 março, ao Porto a 12 de março e à região Centro em abril, também com data ainda por definir.

Para as empresas que pretendam começar já o processo de recrutamento, a Bolsa de Empregabilidade permite a inscrição com desconto de Early Bird até 31 de outubro através do seu website, possibilitando o acesso à participação nas feiras de emprego e subscrição na plataforma em 2024.

As inscrições para candidatos ainda não estão oficialmente abertas, no entanto, os interessados podem requisitar a notificação da abertura das mesmas através do link.

A Bolsa de Empregabilidade, considerado pela organização da mesma como um “hub de contratação no turismo”, existe desde 2016 num formato físico. Desde 2022 conta com uma plataforma de recrutamento online, sendo que ao longo dos anos já recebeu cerca de 2.5000 candidatos nas feiras e 525 empresas à procura de profissionais.

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Candidaturas aos CET nas Escolas do Turismo de Portugal abertas até 8 de setembro

Estão abertas, até ao próximo dia 8 de setembro, as candidaturas a Cursos de Especialização Tecnológica (Nível 5) nas Escolas do Turismo de Portugal.

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O Turismo de Portugal anuncia, na sua página oficial, que os candidatos podem escolher uma das seguintes áreas de formação profissional: Hotelaria/Alojamento; Cozinha; Pastelaria; Restauração e Bebidas; Turismo de Natureza e Aventura; Turismo Cultural e do Património; Gestão de Turismo; ou Animação Turística.

A mesma informação refere que os atuais cursos, com a chancela do Turismo de Portugal, pretendem preparar profissionais do turismo que pensem criticamente, que influenciem mudanças positivas, que sejam agentes de preservação do território, das tradições e da identidade do país.

Formar líderes ativos nesta mudança global, que saibam assumir a responsabilidade que o turismo tem na construção das sociedades, é a visão ‘holística’ sobre a qual assenta a oferta formativa oferecida pela rede de 12 escolas do Turismo de Portugal, diz a nota.

Refira-se que, entre outras distinções, a rede de Escolas do Turismo de Portugal recebeu a Certificação TedQual da Organização Mundial de Turismo, a primeira que esta organização atribui, a nível mundial, a uma rede de escolas com estas características.

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Estudante da Escola Profissional do Montijo vence final do ISCE Tourism PAP Challenge

Daniela dos Reis Cruz, estudante da Escola Profissional do Montijo foi a grande vencedora da final da 1.ª dição do ISCE Tourism PAP Challenge e irá receber uma bolsa de estudo no curso de Licenciatura em Gestão Turística do ISCE.

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Já são conhecidos os estudantes que se destacaram na final da 1.ª edição do ISCE Tourism PAP Challenge powered by Merytu, uma iniciativa do Departamento de Turismo do Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo que conta com o apoio da merytu, plataforma digital direcionada para área dos recursos humanos no setor do turismo.

A final da iniciativa, que tem como missão valorizar o ensino profissional em Turismo em Portugal, realizou-se no auditório do ISCE tendo contado com a participação de oito estudantes finalistas, provenientes de sei escolas com cursos profissionais de turismo. Na final, Daniela Reis Cruz, estudante da Escola Profissional do Montijo, sagrou-se a grande vencedora desta 1.ª edição.

Com o projeto “Canopy Eco Village”, a estudante do Curso Profissional de Técnico de Turismo da Escola Profissional do Montijo destacou-se dos demais finalistas, tendo vencido também nas categorias Best Pitch e Inovação e Criatividade, prémios patrocinados pela Orbitur e Randstad Portugal respetivamente.

Nas outras categorias a concurso, destaque para as vitórias das alunas Sacelene Magalhães da Escola Secundária José Afonso Loures que venceu o prémio “Digitalização”, um prémio patrocinado pela Lisbon Digital School, e de Iara Melo, aluna da Escola Secundária D. Pedro V, que foi a grande vencedora na categoria “Sustentabilidade e Responsabilidade Social”, uma categoria patrocinada pelo Immerso Hotel.

A 2.ª edição desta iniciativa será anunciada em outubro no ISCE Tourism PAP Challenge Conference, evento organizado pelo ISCE, criado a pensar nas necessidades dos estudantes do Ensino Profissional em Turismo em Portugal.

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IPVC vai ter licenciatura em Gastronomia e Artes Culinárias

A nova licenciatura do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), a única a norte do país sobre Gastronomia, abre já no próximo ano letivo, e será apresentada esta quarta-feira.

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O Instituto Politécnico de Viana do Castelo abre, já no próximo ano letivo, a única licenciatura a norte do país sobre Gastronomia. O curso em Gastronomia e Artes Culinárias vai funcionar na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC), em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo.

A apresentação desta nova licenciatura, a segunda em todo o país dedicada à temática da Gastronomia, acontece esta quarta-feira, nos Serviços Centrais do Politécnico do Viana do Castelo.

A sessão pública de apresentação da nova licenciatura do IPVC irá contar com intervenções do presidente do Politécnico, Carlos Rodrigues, e da administradora do Turismo de Portugal, Catarina Paiva, seguindo-se a assinatura de um protocolo de cooperação entre o Politécnico de Viana do Castelo e o Turismo de Portugal.

Coordenada pelo docente Carlos Fernandes, a nova licenciatura vem completar uma formação diversificada e abrangente no que respeita às áreas da gastronomia, culinária, turismo, cultura e vinhos.

Formados em Gastronomia e Artes Culinárias, os novos profissionais ficarão capacitados para atuarem em diferentes campos profissionais, nomeadamente cozinha, serviço em ambientes gastronómicos, crítico ou organizador de eventos gastronómicos, mas também consultoria de gestão e consultoria de inovação e comunicação em gastronomia e capacidade de desempenho de funções no setor do turismo gastronómico.

O IPVC, segundo nota publicada na sua página oficial, conta já com um CTeSP em Turismo da Gastronomia e Vinhos e abre, também no próximo ano letivo, o mestrado em Turismo e Inovação, com vista a responder às mais recentes ambições e necessidades formativas da região.

 

 

 

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CEGOC organiza academias de formação para profissionais da hotelaria

A CEGOC pretende dar condições para que empresas e profissionais criem uma dinâmica que conjugue e agilize a produtividade com a necessária evolução nas carreiras. Neste sentido, está a promover academias de formação para os profissionais do setor hoteleiro.

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A CEGOC, empresa ligada à transformação do desenvolvimento das pessoas nas organizações, está a promover academias de formação corporativas, criadas de raiz para o setor hoteleiro, pensadas com o objetivo de desenvolver competências críticas, de forma a que sejam capazes de capacitar e preparar os colaboradores das organizações.

O princípio orientador destas academias de formação visa assumir-se como um motor de motivação, compromisso e identificação da cultura da empresa.

“As academias de formação propõem-se criar uma experiência de aprendizagem integrada, centrada em competências essenciais para dar resposta às metas, objetivos e exigências estratégicas das organizações hoteleiras, bem como a progressão de carreira de cada colaborador”, explica Esmeralda Correia, Head of Hospitality Business na CEGOC.

A responsável, indica que “encontra-se em desenvolvimento um trabalho técnico muito objetivo na construção das matrizes de correspondência entre as competências que cada formação desenvolve e as competências fundamentais definidas pela empresa cliente para o desenvolvimento e progressão profissional de cada colaborador. Essa matriz orienta e ajuda a definir aquele que será o plano de formação base da academia”.

A abordagem criada pela CEGOC para o setor da hotelaria fundamenta-se numa sequência de etapas de desenvolvimento pessoal e profissional que correspondem aos principais desafios com que um colaborador se confronta no interior da organização, até aos níveis de liderança superior.

Por serem programas com soluções pensadas à medida das necessidades organizacionais, garante-se a coerência e alinhamento de princípios, fundamentos e linguagem, circunstância que potencia a criação de uma cultura organizacional e mudança coletiva, com impacto ao nível de resultados.

Para que os processos fluam da forma mais adequada, os colaboradores poderão ajustar a sua própria agenda, maturidade organizacional e necessidades de maior evolução na organização, alinhados com o sistema de gestão de carreiras.

Foram identificados quatro grandes pilares para este novo programa CEGOC: Desenvolvimento de Competências Core (Transversais); Desenvolvimento de Competências Técnicas; Desenvolvimento de Competências de Liderança; e Desenvolvimento de Competências de Gestão e Alta Direção.

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Final da 1.ª edição do ISCE Tourism PAP Challenge realiza-se a 20 de julho e conta com oito finalistas

A final da 1.ª edição da iniciativa do Departamento de Turismo do ISCE – Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo, o Tourism PAP Challenge powered by Merytu, conta oito finalistas, estudantes de cursos profissionais de Turismo de seis escolas, e tem lugar na próxima quinta-feira, dia 20 de julho.

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Realiza-se já na próxima quinta-feira, dia 20 de julho, a final da 1.ª edição do ISCE Tourism PAP Challenge powered by Merytu, uma iniciativa do Departamento de Turismo do ISCE – Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo, que tem como parceiros institucionais a Câmara Municipal de Odivelas, as Escolas do Turismo de Portugal e a Associação Forúm Turismo e que conta ainda com o apoio da Orbitur, Randstad, ISIC, Lisbon Digital School, Parque Aventura Sniper e Immerso Hotel.

A final da iniciativa que tem como missão valorizar o ensino profissional em Turismo em Portugal, realiza-se a partir das 10 horas, no auditório do ISCE e conta com a participação de oito estudantes finalistas, provenientes de seis escolas com cursos profissionais de turismo e que disputarão a atribuição de uma bolsa de estudo no curso de Licenciatura em Gestão Turística do ISCE e ainda os prémios Best Pitch, Digitalização, Inovação e Criativadade e Sustentabilidade e Responsabilidade Social, prémios patrocinados pela Orbitur, Lisbon Digital School, Randstad e Immerso Hotel, respetivamente.

O ISCE Tourism PAP Challenge powered by Merytu pretende incentivar o ingresso dos alunos do ensino profissional no ensino superior, valorizando o setor, o ensino profissional existente e os futuros profissionais do mesmo, iniciativa em linha com os pilares da merytu, uma plataforma digital, criada para revolucionar a área dos recursos humanos no setor do turismo, que procura ajudar a combater o flagelo da falta de mão de obra e profissionais que tem assolado o setor.

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Open Day da Bolsa de Empregabilidade somou 190 candidaturas

O Open Day da Bolsa de Empregabilidade, organizado para ajudar candidatos a melhorarem os seus currículos na plataforma e a enviarem candidaturas, somou 190 candidaturas enviadas para 30 empresas.

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Depois de quatro feiras de emprego no ano de 2023, a primeira edição do Open Day, promovido pela Bolsa de Empregabilidade, foi uma forma de impulsionar também a vertente online do projeto. Vários candidatos foram ajudados a criar ou alterar o perfil na plataforma, bem como a enviar candidaturas para as áreas de interesse.

Numa primeira fase, os candidatos interessados fizeram uma pré-inscrição que, posteriormente, foi validada. Foram selecionados cerca de 200 candidatos a participar.

Durante o Open Day, os candidatos foram encaminhados para os balcões de serviço, onde eram ajudados a desenvolver o perfil, sendo que, na fase final, foram enviadas algumas candidaturas para empresas, com diversas vagas, das mais variadas áreas: hotelaria, agências de viagem, restauração, animação turística, entre outras.

Recorde-se que a plataforma de recrutamento online está disponível 365 dias por ano, com vagas a serem adicionadas pelas empresas diariamente. É uma plataforma exclusiva para o setor do turismo e da hospitalidade, e pode ser acedida em https://bolsadeempregabilidade.pt.

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