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Hotéis Heritage Lisboa incluídos nos “Historic Hotels Worldwide”

As cinco unidades históricas pertencentes aos Hotéis Heritage Lisboa passam a fazer parte do programa oficial do National Trust for Historic Preservation, “Historic Hotels Worldwide”.

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As cinco unidades históricas pertencentes aos Hotéis Heritage Lisboa passam a fazer parte do programa oficial do National Trust for Historic Preservation, “Historic Hotels Worldwide”.

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As cinco unidades históricas pertencentes aos Hoteis Heritage Lisboa – As Janelas Verdes, Heritage Avenida Liberdade, Hotel Britania Art Deco, Hotel Lisboa Plaza e Solar do Castelo – foram incluídos no Historic Hotels Worldwide, programa oficial do National Trust for Historic Preservation (Estados Unidos da América) para reconhecer e celebrar os melhores hotéis históricos em todo o mundo.

Historic Hotels Worldwide promove o património e as viagens culturais apresentando uma prestigiosa coleção de tesouros históricos, incluindo hotéis historicamente relevantes e outros hotéis icónicos e lendários que abrangem mais de 10 séculos.

Em comunicado, Lawrence P. Horwitz, vice-presidente executivo da Historic Hotels of America e da Historic Hotels Worldwide, diz estar “muito satisfeito em introduzir os cinco hotéis históricos dos Hoteis Heritage Lisboa nos Historic Hotels Worldwide”.

De referir que a associação Historic Hotels Worldwide é exclusiva para hotéis e resorts historicamente relevantes que estejam em edifícios com pelo menos 75 anos de idade.

Como uma coleção diversificada e de prestígio, cada hotel empossado deve possuir uma ou mais das seguintes qualidades: serviu como antiga casa, ou está localizado no terreno da antiga casa, de pessoas famosas, ou é um importante local para um evento na história; está localizado em ou a uma curta distância de um distrito histórico, marco histórico significativo, local de um evento histórico ou centro histórico da cidade; foi reconhecido por uma organização local de preservação ou por um fundo nacional; e exibe recordações históricas, obras de arte, fotografias ou outros exemplos de seu significado histórico.

Os Hoteis Heritage Lisboa foram criados com a ideia de promover hotéis históricos que reflitam o património, as tradições históricas e a cultura de Portugal e Lisboa.

Instalados em palacetes e pequenos edifícios históricos localizados no centro histórico de Lisboa, estes pequenos hotéis oferecem, segundo refere a cadeia, “um ambiente romântico e acolhedor”, salientando ainda que este equilíbrio especial foi conseguido entre “as tradições locais e o conforto atual, criando assim uma alternativa autêntica aos hotéis de luxo formais. A localização dos hotéis no centro histórico de Lisboa facilita o contacto imediato com os aspetos mais genuínos da cidade, desde os seus monumentos às suas gentes”.

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Carlos Moura: Pacote de medidas é “absolutamente insuficiente” para o Turismo

A menos de um mês do próximo congresso da AHRESP, que se realiza de 14 a 15 de outubro em Coimbra, o presidente desta entidade, Carlos Moura, declara em conferência de imprensa que o evento servirá para “mobilizar e chamar a atenção para quem nos governa da importância e sensibilidade dos tecidos empresariais” representados pela associação.

Carla_Nunes

Sob o mote “Sustentabilidade: utopia ou sobrevivência?”, o próximo congresso da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) surge num momento “muito oportuno”.

Quem o afirma é Carlos Moura, presidente da entidade, que espera que a realização do evento a 14 e 15 de outubro, numa altura coincidente como a discussão do Orçamento do Estado, possa servir para “reforçar as propostas” que a associação tem estipuladas para apresentar ao Governo. Ao todo serão 27 medidas, que a AHRESP não quis desvendar para já, mas assegura adiantar ainda no final desta semana.

Das conclusões deste congresso espera-se reforçar o “argumentário” para as propostas previstas pela associação, já que esta considera que, apesar do pacote de medidas anunciado ser “bom” – como Carlos Moura afirmou, “tudo o que é superior a zero é bom e aplaudimos” – as medidas são consideradas “absolutamente insuficientes” para o Turismo.

“Temos a certeza que o Governo não vai deixar de olhar para as propostas que vamos apresentar e para as medidas que vão reconhecer e verificar como absolutamente necessárias. Porque o país precisa de mais economia”, afirma.

Em conferência de imprensa, o presidente da associação sublinha que apesar de se pensar que “as boas receitas que tivemos durante o período de verão correspondem ao que se obtém no bottom line das companhias, a margem não corresponde àquilo que são as boas receitas, o bom encaixe daquilo que se vendeu”.

Para o justificar, Carlos Moura recorre aos dados do INE relativamente ao preço das matérias-primas alimentares, nas quais se verificou 15,4% de inflação em agosto, bem como os custos de energia – que “triplicaram” nas organizações representadas pela AHRESP – e o custo dos combustíveis, que afeta os transportes.

Referindo-se ao tema do próximo congresso, Carlos Moura explica terem escolhido o formato em sessões paralelas “para dar voz e oportunidade de tratar um tema que hoje é moda, mas não para a AHRESP”. Domínios como a sustentabilidade económica, financeira, laboral e digital fazem parte do programa, sem esquecer a questão dos recursos humanos, também debatida em conferência de imprensa.

Carlos Moura frisa que o setor “não tem gente para trabalhar”, algo que não atribui aos “salários baixos”, já que considera que o setor “paga relativamente bem”, dependendo das regiões. De acordo com o profissional, a escassez resulta de dois ou três epifenómenos: a transferência de pessoas para outras atividades económicas e o regresso dos imigrantes aos países de origens.

Para resolver a questão, a associação declara que tem preparado um programa para “a captação de imigração organizada”, no entanto, adianta apenas que esta será anunciada publicamente, sem esclarecer os moldes do mesmo.

“Devíamos cuidar de evitar que se sucedessem casos como os de Odemira. Queremos ter emigração com contratos de trabalho de média a longa duração”, termina.

Região Centro procura ser “cada vez mais competitiva” em MICE

Sobre o congresso, que terá lugar no Convento de São Francisco, Pedro Machado, presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal (TCP), “saúda a escolha” da localização do evento, que afirma preencher um dos grandes objetivos da entidade de ser cada vez mais competitiva “na captação de grandes eventos e congressos”.

Já quanto ao tema do congresso, Pedro Machado assegura que este “não podia estar mais na agenda”, dados os recentes acontecimentos na região centro, “fustigada” por incêndios e enxurradas.

“Hoje percebemos que no nosso caso temos preocupações acrescidas com a sustentabilidade ambiental, seguramente com a sustentabilidade económica, mas há uma outra componente que é a sustentabilidade social”, defende Pedro Machado, que explica que atualmente “já não discutimos o overturing, o grau de saturação dos territórios”, mas sim “o grau de satisfação que as comunidades que recebem turistas podem ter com este setor”.

Nesse sentido, o presidente da TCP afirmou que se encontram a “estruturar novos produtos turísticos que possam ancorar e distribuir a procura, para que possa acontecer em territórios menos prováveis”. Destes enumera produtos na área do Ecoturismo, Enoturismo e Turismo Industrial.

Também na senda de novos produtos turísticos, o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, declarou que procuram “fazer uma grande aposta no turismo”, razão pela qual criaram “uma divisão dedicada ao turismo na nova estrutura flexível da câmara”, que será “exclusivamente dedicada a uma estratégia multifacetada turística para Coimbra e a sua região”.

“Temos um imenso potencial turístico em Coimbra, não só em termos da universidade e património mundial da Unesco, mas também das características medievais que se mantêm na Baixa e na Alta de Coimbra. [Temos ainda] um grande potencial religioso: foi em Coimbra que Santo António se fez franciscano, temos a nossa padroeira, a rainha santa, [sem esquecer que] foi em Coimbra, no Carmelo, que faleceu a irmã Lúcia”, argumenta.

AHRESP almeja Guia Michelin Portugal

Numa nota final sobre o congresso, Carlos Moura aponta para um painel que “apesar de parecer desalinhado com o fio condutor” do evento, está relacionado com “a sustentabilidade gastronómica do país”.

Na sessão TASCA – Identidade internacional da restauração portuguesa, a AHRESP propõe colocar na mesa a hipótese de atribuir uma identificação universal em gastronomia a Portugal.

“Os espanhóis têm ‘la bodega’, os italianos ‘la trattoria’, porque não havemos de ter ‘a tasca’?”, questiona o presidente da associação.

Outro dos objetivos da associação, comunicados na mesma conferência de imprensa, passa pela criação do Guia Michelin Portugal, já que, atualmente, o guia é aplicado à Ibéria: “Isso traduz-se sempre numa subalternização da nossa gastronomia a favor de ‘nuestros hermanos’. Provavelmente esta sessão também é um impulso para que o guia Michelin possa ser de Portugal e não da Ibéria”, atira o diretor.

Na próxima conferência da AHRESP são esperados cerca de mil participantes, resultando “no maior evento associativo empresarial que o país regista nos últimos anos”, de acordo com Carlos Moura.

No decurso do atual mandato, a AHRESP “caminha para 15 mil associados”, registando uma média de 130 novos associados por mês e 70 a 80 saídas.

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AHRESP revela programa do próximo congresso em Coimbra

O congresso terá cerca de 60 oradores, 12 sessões paralelas e cinco workshops de parceiros, além de duas sessões plenárias.

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O próximo Congresso da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), que decorre de 14 a 15 de outubro no Convento de São Francisco, em Coimbra, já tem um pré-programa definido.

Sob o tema, “Sustentabilidade: utopia ou sobrevivência?”, o congresso terá cerca de 60 oradores, 12 sessões paralelas e cinco workshops de parceiros, além de duas sessões plenárias.

A primeira sessão plenária, a cargo de Luís Marques Mendes, abre com o tema “Que conjuntura política e social teremos em 2023?”. Já a segunda sessão plenária vai consistir numa conversa entre a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, com as jornalistas Rosário Lira e Rosália Amorim, que serão também moderadoras em várias sessões paralelas.

De destacar ainda a sessão de abertura, que conta com a presença de Carlos Moura, presidente da direção da AHRESP, Pedro Machado, presidente da Turismo do Centro de Portugal, António Costa e Silva, ministro da Economia e do presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. A sessão de encerramento, onde serão lidas as conclusões do congresso, ficará a cargo da Secretária de Estado do Turismo, Congresso e Serviços, Rita Marques.

Ao longo dos dois dias de congresso, as sessões paralelas tratarão temas como o futuro das acessibilidades em Portugal, a sustentabilidade económica e ambiental, a influência do digital na vida das empresas, entre outros assuntos, que podem ser consultados no programa disponível no website da AHRESP.

“O Congresso AHRESP surge no momento em que a recessão bate à porta da Europa, o que pode não deixar ninguém imune – nenhum país e nenhuma atividade – nem mesmo aquela que teve indesmentível recuperação no verão, mas insuficiente para fazer face aos desafios que se colocam à economia nacional como um todo e, em casos muito concretos, aos diversos setores da atividade turística”, refere a associação em comunicado.

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MS Vila Nova lança campanha de outono

O MS Vila Nova, hotel localizado no centro histórico de Ponta Delgada (Açores), acaba de lançar uma campanha especial de outono
com preços a partir de 60 euros em quarto duplo.

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Este três estrelas do Grupo My Story Hotels tem vista para o Oceano Atlântico, e é considerado ponto de partida ideal para visitar a Ilha de São Miguel.

Amplos quartos e áreas de estar, piscina com serviço de bar, jogos de mesa e snooker, canais de acesso a todos os desportos, estacionamento privado, aluguer de bicicletas, são alguns dos muitos serviços ao dispor dos hóspedes desta unidade hoteleira.

O pequeno-almoço buffet é rico de cores e sabores, bem como o brunch, aos domingos, e as refeições podem ser servidas no restaurante ou na esplanada junto à piscina. Ao jantar há opção de serviço buffet.

 

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4º “Be Our Guest” da ADHP vai contar com António Marto

O presidente da Associação Fórum Turismo, António Marto, vai ser orador principal da quarta conversa online da ADHP, no dia 26 de setembro com o tema “Check-in às novas gerações”.

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As inscrições para participar neste “Be Our Guest”, que se inicia às 19 horas na plataforma Zoom, já se encontram abertas. A moderação ficará a cargo de António Melo, dirigente da ADHP, docente universitário e coordenador do mestrado em Direção Hoteleira no Instituto Politécnico do Porto.

O mais recente projeto da ADHP – Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal promove conversas informais com diretores de hotéis e nomes de referência no turismo sobre as suas experiências profissionais, a hotelaria e o setor turístico. As conversas decorrem sempre nas últimas segundas-feiras de cada mês, às 19h.

 

 

 

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Rentabilidade dos hotéis na Europa recupera os níveis pré-Covid

As tarifas de quarto mais altas neste verão permitiram que os hotéis nas principais cidades da Europa superassem os níveis de lucro pré-Covid, de acordo com os dados mais recentes do analista do setor STR.

Embora as ocupações em toda a Europa permaneçam cerca de 10% mais baixas do que antes da Covid, as tarifas médias dos quartos aumentaram 27% em relação aos níveis de 2019 devido à forte procura.

Os hotéis em Berlim foram os que mais se beneficiaram de um aumento nos negócios no verão, com lucro operacional bruto por quarto disponível (GOPPAR) atingindo os 334,32 dólares em julho, um aumento de 83% em comparação com o mesmo mês de 2019.

Outras cidades europeias que registaram lucros mais altos incluem Paris, onde os hotéis alcançaram um GOPPAR de 312,64 dólares em julho, enquanto Londres teve um nível de lucro de 172,11 dólares por quarto e os hotéis de Amesterdão tiveram um lucro médio de 97,65 dólares, ambos cerca de 5% acima dos números de julho de 2019.

No mês analisado pela STR, Londres e Paris relataram ocupação de 85%, quase o dobro do ano anterior. Embora as ocupações tenham aumentado, foram as tarifas dos quartos que foram o principal fator de recuperação. Atenas, Edimburgo e Roma também tiveram desempenhos de destaque em julho.

A empresa de gestão de viagens CWT previu que as tarifas globais de quartos provavelmente continuarão a subir ao longo do ano e até 2023, à medida que a recuperação continua.

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Sandra Colaço assume direção de vendas e marketing do InterContinental Lisbon

Sandra Colaço conta com mais de 20 anos de experiência no setor da hotelaria, tendo já passado por marcas como a Le Meridien e a Tiara Hotels & Resorts. 

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O InterContinental Lisbon tem uma nova diretora de vendas e marketing, cargo que passou a ser desempenhado por Sandra Colaço, profissional que conta com mais de 20 anos de experiência no setor da hotelaria.

Num comunicado divulgado esta quinta-feira, 15 de setembro, o IHG – InterContinental Hotels Group avança que Sandra Colaço, que assumiu as novas funções este mês de setembro, é licenciada em Gestão de Hotelaria pela Universidade Internacional e conta com um bacharelato em Turismo.

A nova diretora de vendas e marketing do InterContinental Lisbon iniciou a sua carreira profissional como promotora de vendas, tendo passado por cargos de chefia de grupos, assistente de direção comercial e diretora de vendas.

Nos últimos oito anos, Sandra Colaço já desempenhava funções no grupo de hotelaria onde assume agora o novo desafio e, ao longo da sua carreira profissional, passou também por outras marcas bem conhecidas de hotelaria como Le Meridien e Tiara Hotels & Resorts.

“Estou muito orgulhosa com o reconhecimento do meu trabalho e vou abraçar este novo desafio com o entusiamo e profissionalismo que sempre me caraterizaram enquanto profissional”, afirma Sandra Colaço, que se mostra otimista quanto ao futuro do turismo e da hotelaria.

 

 

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Casual Hoteles abre segunda unidade no Porto

O Casual Raízes Porto tem 42 quartos e situa-se na Rua de Santa Catarina. Este é o segundo hotel da marca no Porto e o terceiro em Portugal, juntando-se ao Casual Inca Porto e ao Casual Belle Epoque Lisboa.

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A Casual Hoteles, uma cadeia hoteleira temática valenciana, reforçou a sua presença em Portugal com a abertura da terceira unidade no país, o Casual Raízes Porto. Localizado na Rua de Santa Catarina, o hotel junta-se a uma outra unidade da cadeia na cidade, o Casual Inca Porto, bem como ao Casual Belle Epoque Lisboa, na capital.

O novo hotel é constituído por 42 quartos e um restaurante com terraço exterior, onde são servidos os pequenos-almoços, almoços e jantares. A decoração de interiores ficou a cargo de Raquel Sanjuan, que se inspirou nos ícones do Porto para criar diferentes ambientes no hotel: monumentos como a Igreja de Santo Ildefonso, a Ponte D. Luís I e tradições como a produção de vinho do Porto ganham destaque nos quartos da unidade desta temática.

À semelhança dos restantes hotéis do grupo, o Casual Raízes Porto é pet friendly, assegurando uma cama própria, taças de água e comida e um snack de boas-vindas aos seus hóspedes de quatro patas.

Casual Raízes Porto
Além disso, a unidade disponibiliza quatro packs românticos: o Casual Sense, Casual Love, Casual Bubbles e Casual Sweet, que podem ser consultados no website da cadeia.

“A abertura da Casual Raízes Porto confirma o interesse da nossa cadeia em consolidarmo-nos em Portugal, [principalmente] numa cidade como o Porto, cuja beleza artística e interesse histórico foram uma excelente inspiração para fazermos algo que faz parte do nosso ADN: “tematizar hotéis e juntar o passado dos destinos à estética dos nossos estabelecimentos”, afirma Juan Carlos Sanjuan, presidente e fundador do Casual Hoteles em comunicado.

Com a abertura do Casual Raízes Porto, o portefólio do Casual Hoteles passa a contar com 22 hotéis e 848 quartos em 11 cidades de Espanha (Valência, Bilbao, San Sebastián, Sevilha, Barcelona, Madrid, Benidorm, Cádiz e Málaga) e Portugal. O grupo tem prevista a abertura de mais um hotel em Valência, o Casual Dreams Valencia, com 45 quartos.

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Aqua Village Health Resort & Spa assinala 6.º aniversário com novo programa

Unidade de cinco estrelas em Oliveira do Hospital está a comemorar o 6.º aniversário com o lançamento de um novo programa, denominado “Pleno…bem-estar!”, cujos preços começam nos 720 euros para duas pessoas.

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O Aqua Village Health Resort & Spa, unidade de cinco estrelas em Oliveira do Hospital, está a comemorar o seu 6.º aniversário, data que serve de mote ao lançamento do “Pleno…bem-estar!”, um novo programa para uma escapadinha a dois, que inclui alojamento de sexta-feira a domingo.

De acordo com Francisco Cruz, diretor da unidade, este novo programa pretende “proporcionar fins de semana retemperadores, numa altura em que se vive sem tempo para aproveitar” o que de melhor o país tem para oferecer.

Com o lançamento do “Pleno…bem-estar!”, o Aqua Village Health Resort & Spa quer apostar “numa nova perspetiva de férias de luxo à beira-rio, na região Centro de Portugal, onde é possível fazer uma escapadinha a dois, num local onde existe tudo o que é necessário para desfrutar de uns dias únicos”, acrescenta o responsável.

Além do alojamento de sexta-feira a domingo, este programa, cujos preços começam nos 720 euros para duas pessoas, inclui também cocktail de boas-vindas, pequeno-almoço, circuito de Spa (piscinas de água quente, sauna, banho turco e ginásio), jantar de sexta-feira e sábado com menu de degustação de três pratos e harmonização de vinhos, assim como a possibilidade de atividades de stand up paddle, kayak e bicicletas e, em caso de disponibilidade, saída tardia no domingo.

Os clientes do Aqua Village Health Resort & Spa podem ainda adicionar outras atividades ao programa pré-definido, a exemplo de tratamentos no Spa Sensations.

O Aqua Village Health Resort & Spa conta com 29 apartamentos, de tipologias T1 e T2, além de uma suite presidencial, assim como com três piscinas exterior, interior e semicoberta, Spa com diversos tratamentos e estruturas suspensas na árvores e que foram adaptadas para a realização de massagens.

 

 

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Curso de Especialização em Direção Hoteleira ADHP
Emprego e Formação

ADHP promove nova edição do Curso de Especialização em Direção Hoteleira

Este ano letivo, a formação decorre entre 11 de outubro de 2022 e 25 de fevereiro de 2023, em formato online.

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A ADHP – Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal promove uma nova edição do Curso de Especialização em Direção Hoteleira (CEDH), que este ano letivo decorre entre 11 de outubro de 2022 e 25 de fevereiro de 2023, em formato online.

O curso terá a duração de 332 horas e decorre de terça-feira a sexta-feira, das 18h30 às 22h30, e no sábado, das 9h às 13h. A conclusão do curso com aproveitamento dá direito ao Certificado de Formação Profissional emitido pela ADHP, sendo que a totalidade das horas do curso são reconhecidas para efeitos do cumprimento das 40 horas de formação contínua anual, para as entidades empregadoras, nos termos do artigo 131.º do Código do Trabalho.

O objetivo do curso passa por  “dotar os formandos de conhecimentos técnicos atuais que lhes permitam responder aos múltiplos desafios de uma hotelaria em constante mudança”, como indicam em comunicado. Desta forma, a formação encontra-se “em linha com as mais recentes tendências da hotelaria, o comportamento do consumidor atual, as funções emergentes e as novas realidades da distribuição online”.

Pensado para profissionais que procuram desenvolver ou atualizar conhecimentos e evoluir na carreira profissional, sejam diretores, chefes departamentais ou outras funções mais operacionais, o curso é igualmente adequado para pessoas de outras áreas de negócios que tenham interesse em desenvolver competências em hotelaria.

Tendo como principal propósito preparar os formandos para assumir funções de direção geral ou direção departamental de uma unidade hoteleira, o CEDH abrange todas as dimensões da operação: alojamento, comidas e bebidas, vendas, manutenção, segurança, qualidade, informática, recursos humanos e gestão. A formação incide também sobre as tendências mais prementes na hotelaria, com a integração, desde 2021, de módulos como o E-Commerce na Hotelaria, a Legislação Laboral, Compras ou a Gestão Ambiental.

Em comunicado, a associação destaca ainda a orientação do curso para a vertente prática, da qual é exemplo o módulo de business plan, “no qual os formandos deverão desenvolver um plano de negócios para o seu hotel – concreto ou simulado, consoante exerçam ou não funções de direção hoteleira”.

“A formação é um dos nossos contributos mais importantes para a valorização e qualificação dos diretores de hotéis, missão que está no cerne da ADHP. Acreditamos que o Curso de Especialização em Direção Hoteleira é uma excelente plataforma para a construção de carreiras de referência, permitindo uma partilha múltipla de experiências, conhecimentos e know-how que confere a todos os participantes um reforço substancial da sua preparação para os desafios do dia a dia e emergentes na hotelaria”, refere Fernando Garrido, presidente da ADHP.

Para inscrições ou mais informações sobre o CEDH estão disponíveis o endereço [email protected] e o número de telefone 968 204 405.

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Nova edição Publituris Hotelaria: Entrevista a José Frazão, administrador da ExpoSalão e dinamizador da DecorHotel

Na edição de setembro da Publituris Hotelaria, o destaque vai para a próxima edição da DecorHotel, que este ano regressa ao Porto de 27 a 29 de outubro, depois de uma edição realizada em Lisboa.

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Na edição de setembro da Publituris Hotelaria, o destaque vai para a próxima edição da DecorHotel, que este ano regressa ao Porto de 27 a 29 de outubro, depois de uma edição realizada em Lisboa.

José Frazão, administrador da ExpoSalão e dinamizador da DecorHotel, assegura que contam com uma adesão “superior àquela que conseguimos em Lisboa”. A palavra evolução é, segundo o responsável, “talvez aquela que melhor espelha aquilo que conquistámos ao longo destas edições”, admitindo que “podemos afirmar que a DecorHotel terá já aquilo que percebemos como um evento de cariz internacional”.

A pouco mais de três meses do final de 2022, a pergunta que se coloca é: Estamos perante o melhor ano turístico de sempre em Portugal? A resposta é dada na “Análise CLEVER” assinada por Luís Brites. Combinando os valores de ocupação e receita turística até hoje conseguidos, com a análise de perspetivas de interesse – pesquisa de voos e alojamento – o CEO da CLEVER Hospitality Analytics afirma que “poderemos estar, de facto, em excelente perspetiva de presenciar o melhor ano turístico de sempre”.

Já no Fala-se, fique a conhecer a nova unidade de luxo na Ericeira do grupo hoteleiro Aethos. Localizado numa falésia, a 40 metros  do mar, o Aethos Ericeira abriu a 1 de setembro e inspira-se na natureza envolvente e na vista desafogada para o Oceano Atlântico para melhor se dirigir ao seu público-alvo: os surfistas.

No capítulo das novidades, a edição deste mês é também uma oportunidade de ficar a conhecer o novo projeto da Eurostars Hotel Company, o Eurostars Lisboa Baixa. O futuro quatro estrelas na Rua da Prata tem data de abertura prevista para o final deste ano e é inspirado na tradição e cultura lisboetas, totalizado 57 quartos.

A hotelaria de cinco estrelas é o tema central do dossier de setembro, onde damos a conhecer a oferta atual deste segmento hoteleiro de norte a sul do país, os públicos que pretende captar e as áreas em que aposta para fazer face à procura.  O investimento em tecnologia, na cozinha de autor e na sustentabilidade marcam algumas das medidas adotadas por hotéis como o Six Senses Douro Valley, The Lodge Hotel, The Yeatman, Montebelo Viseu Congress Hotel, The Ivens Hotel, Alentejo Marmòris Hotel & Spa, Vila Joya, Savoy Palace e Grand Hotel Açores Atlântico, com quem falámos para esta edição.

Destaque ainda para o especial Made in Portugal, onde apresentamos as novidades das empresas nacionais. Fique a conhecer as soluções e inovações para o setor hoteleiro de empresas como a EPOCA, Costa Nova, Regoldi, Laskasas, Glammfire e Costa Verde, a par das preferências dos clientes.

Na rubrica Palavra de Chef falámos com Ana Magalhães, a primeira mulher a vencer o concurso Chefe Cozinheiro do Ano em 23 anos. O respeito pelo produto, a importância de valorizar a tradição gastronómica portuguesa e a sustentabilidade na cozinha guiam grande parte da conversa com a sub-chef júnior de 26 anos no Six Senses Douro Valley.

Seguimos para a Inspeção, onde mostramos que “o paraíso só para adultos existe, tem vista para a Ria Formosa” e um lugar cativo no AP Cabanas Beach & Nature, que abriu no verão de 2021.

A fechar, brindamos com as sugestões de Pedro Luz, head sommelier na Garcias Wines & Spirits Boutique – Comporta. As sugestões ficam completas com os novos conceitos de restauração do Domes Lake Algarve, que damos a conhecer nesta edição.

As opiniões pertencem a Sérgio Guerreiro (Nova SBE Westmont); Paulo Mesquita (COO no Dom Pedro  Hotels & Golf Collection);  João Caldeira Heitor (coordenador científico da licenciatura em Gestão do Turismo do ISG – Instituto Superior de Gestão); Francisco Jaime Quesado (economista e gestor especializado em inovação e competitividade); Karina Simões (Head of Hotel Advisory na JLL Portugal); Liliana Conde (consultora) e José Varela Gomes (coordenador da licenciatura em Gestão Hoteleira do ISAG – European Business School).

*Para ler a versão completa desta edição da Hotelaria – em papel ou digital – subscreva ou encomende aqui.

Contacto: Carmo David | [email protected] | 215 825 430 **

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