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JPMorgan pretende lançar-se no setor das viagens

Com a entrada no mundo das viagens, os executivos da JPMorgan Chase& Co. esperam captar um valor próximo dos 15 mil milhões de dólares em reservas em 2025 e tornar-se na 3.ª agência de viagens nos EUA.

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JPMorgan pretende lançar-se no setor das viagens

Com a entrada no mundo das viagens, os executivos da JPMorgan Chase& Co. esperam captar um valor próximo dos 15 mil milhões de dólares em reservas em 2025 e tornar-se na 3.ª agência de viagens nos EUA.

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A JPMorgan Chase & CO., líder mundial em serviços financeiros e a terceira maior empresa do mundo, está a preparar-se para entrar no universo das viagens, avançando o The Wall Street Journal que a instituição financeira se encontra a “juntar as peças” para criar um negócio “full-service” no mundo das viagens.

Para tal, nos últimos 18 meses, a JPMorgan já adquiriu um sistema de reservas (cxLoyalty), uma empresa web especializada na classificação de restaurantes (The Infatuation) e uma agência de viagens também especializada em viagens de luxo (Frosch International Travel), com milhares de agentes de viagens. Além disso, avança o diário norte-americano, a instituição financeira está a construir lounge próprios nos aeroportos, exemplos de Boston e Phoenix (EUA) e Hong King (China), encontrando-se, também, a ultimar o lançamento de um novo website.

Segundo o The Wall Street Journal, “as viagens tornaram-se uma das categorias mais importantes para bancos e emissores de cartões de crédito no que toca à realização de despesas por parte dos consumidores”, concluindo que o JPMorgan “quer uma fatia maior” dessa parcela, frisando ainda que o banco espera transformar esses clientes em fiéis do Chase, atraindo mais gastos e outras necessidades financeiras”.

Os executivos do JPMorgan preveem que o banco poderá captar um valor próximo dos 15 mil milhões de dólares (cerca de 14,7 mil milhões de euros) em reservas em 2025, convertendo-se, dessa maneira, na terceira maior agência de viagens do país, segundo dados da Travel Weekly, com base em números de 2021, somente atrás da Booking e Expedia, entidades que gerem, cada uma, um volume de negócios superior a 70 mil milhões de dólares.

De acordo com a notícia avançada na imprensa, a ideia é que o JPMorgan possa controlar toda a experiência de compra dos clientes, antevendo-se que os setores automóvel e residencial possam vir a seguir.

“Estes são grandes circuitos de gastos dos clientes onde temos uma oportunidade real de diferenciar o que significa usar os produtos Chase”, refere Allison Beer, responsável pelo departamento de cartões e o que o banco designa de comércio conectado.

Contudo, o plano contém riscos, salienta o The Wall Street Journal, já que “as recompensas de viagem mostraram-se dispendiosas para o JPMorgan e outros bancos, e nem sempre levaram a relacionamentos duradouros esperados pelos bancos”.

O JPMorgan não está, no entanto, sozinho na tentativa de entrar neste mercado, já que a A American Express Co. É, atualmente, a sexta maior agência de viagens, enquanto a Capital One Financial Corp. investiu no ano passado numa empresa de reservas para construir o seu próprio site de viagens e já abriu o seu primeiro lounge de aeroporto.

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Nova Edição: Dossier Porto e Norte com entrevista a Luís Pedro Martins, TTS, Highgate, Turismo de mergulho, WTM London

A próxima edição destaca o turismo na região do Porto e Norte, com entrevista a Luís Pedro Martins, presidente da TPNP. Além disso, revelamos os objetivos da TTS, da Highgate Portugal, o turismo de mergulho e antecipamos o próximo WTM London.

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A última edição do mês de setembro do jornal PUBLITURIS faz capa com o “dossier” dedicado ao Turismo na região do Porto e Norte de Portugal. A começar, a entrevista ao presidente da região, Luís Pedro Martins, serve para confirmar que a expectativas relativamente à performance do turismo na região foram “suplantadas”.

Se até ao final do presente ano é esperada uma nova marca para a entidade, 2024 será o ano de “maturidade do marketplace”.

Ainda no “dossier”, falámos com alguns agentes da região que admitiram que o Porto e Norte tem vindo a afirmar-se, cada vez mais, como um destino diferenciador e que tem beneficiado – e muito – do crescente número de ligações aéreas, especialmente, à América do Norte.

A atividade de cruzeiros, por sua vez, tem vindo a recuperar e, no Norte do país, está mesmo a bater recordes, seja a nível fluvial ou marítimo. Com navios esgotados, aumento do número de escalas e de passageiros, as previsões apontam para que 2023 venha a ser mesmo um dos melhores anos de sempre.

Esta edição começa, contudo, os objetivos da TTS – Travel Technology & Solutions em Portugal, que passam por não só manter, mas também fortalecer a sua posição como parceiro tecnológico “confiável e inovador para as agências de viagens”.

No “Alojamento, entrevistámos Alexandre Solleiro, CEO da Highgate Portugal. Contando, atualmente, com 18 unidades hoteleiras no portefólio (Porto, Lisboa, Algarve e Sesimbra), a estratégia é continuar a expandir no país, principalmente nos grandes destinos portugueses onde já está presente.

Com a realização das “Diving Talks”, de 6 a 8 de outubro, quisemos saber como está o turismo de mergulho em Portugal. Arlindo Serrão, fundador e diretor da Portugal Dive, responsável pela organização das “Diving Talks”, admite que Portugal está bem posicionado no turismo de mergulho e que, quem nos visita, é de facto, um turista que acrescente valor à economia.

A pouco mais de um mês do arranque do World Travel Market (WTM) London 2023, Juliette Losardo, Exhibition Director do evento, falou ao PUBLITURIS sobre um WTM “renascido”, mas também “das novas preocupações na indústria das viagens”.

As opiniões desta edição pertencem a Jaime Quesado (economista e gestor) e Ana Jacinto (secretário-geral da AHRESP).

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Se até ao final do presente ano é esperada uma nova marca para a entidade, 2024 será o ano de “maturidade do marketplace”.

Ainda no “dossier”, falámos com alguns agentes da região que admitiram que o Porto e Norte tem vindo a afirmar-se, cada vez mais, como um destino diferenciador e que tem beneficado – e muito – do crescente número de ligações aéreas, especialmente, à América do Norte.

A atividade de cruzeiros, por sua vez, tem vindo a recuperar e, no Norte do país, está mesmo a bater recordes, seja a nível fluvial ou marítimo. Com navios esgotados, aumento do número de escalas e de passageiros, as previsões apontam para que 2023 venha a ser mesmo um dos melhores anos de sempre.

Esta edição começa, contudo, os objetivos da TTS – Travel Technology & Solutions em Portugal, que passam por não só manter, mas também fortalecer a sua posição como parceiro tecnológico “confiável e inovador para as agências de viagens”.

No “Alojamento”, entrevistámos Alexandre Solleiro, CEO da Highgate Portugal. Contando, atualmente, com 18 unidades hoteleiras no portefólio (Porto, Lisboa, Algarve e Sesimbra), a estratégia é continuar a expandir no país, principalmente nos grandes destinos portugueses onde já está presente.

Com a realização das “Diving Talks”, de 6 a 8 de outubro, quisemos saber como está o turismo de mergulho em Portugal. Arlindo Serrão, fundador e diretor da Portugal Dive, responsável pela organização das “Diving Talks”, admite que Portugal está bem posicionado no turismo de mergulho e que, quem nos visita, é de facto, um turista que acrescente valor à economia.

A pouco mais de um mês do arranque do World Travel Market (WTM) London 2023, Juliette Losardo, Exhibition Director do evento, falou ao PUBLITURIS sobre um WTM “renascido”, mas também “das novas preocupações na indústria das viagens”.

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Bestravel obtém certificação Checked by Deco

A rede de agência de viagem Bestravel já exibe a menção Checked by Deco, uma iniciativa da Deco e da APAVT que avalia as práticas comerciais das empresas, nas suas lojas e canais digitais, para uma maior proteção dos direitos dos consumidores e um mercado mais transparente.

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Com esta certificação as agências de viagens Bestravel garantem ainda mais confiança e segurança ao seu cliente, que acompanha a marca ao longo dos 20 anos, garantindo que os consumidores beneficiam de uma oferta ainda mais transparente e segura, indica a rede em nota de imprensa.

A atribuição desta distinção teve lugar numa agência Bestravel situada na Parede, na presença de Ana Avelar, diretora de Desenvolvimento de Negócio, e Ricardo Teles, diretor operacional da rede de gestão, do diretor-executivo da APAVT, Ricardo Figueiredo, e do presidente da Deco, Luís Silveira Rodrigues.

Segundo Ricardo Teles, “esta distinção é um marco importante na história, posicionamento e estratégia da Bestravel e na relação de credibilidade e transparência que queremos garantir e estabelecer com os nossos clientes”, para destacar que “acreditamos que é, sem dúvida, mais um dos eixos diferenciadores de quem escolhe uma agência de viagem Bestravel”.

 

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Egotravel e Mercado das Viagens mostram Djerba a agentes de viagens

O operador turístico Egotravel e a rede de agências de viagens Mercado das Viagens levaram, durante uma semana, um grupo de uma dezena de agentes de viagens a descobrir o potencial turístico de Djerba, na Tunísia.

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A viagem permitiu um encontro com a cultura, a história e as areias finas de praias banhadas por águas cristalinas de tons azul-turquesa que circundam esta ilha tunisina no Mediterrâneo, a mesma que inspirou Homero para a sua obra “A Odisseia”.

Em famtrip foi também uma oportunidade para dar a conhecer alguns dos mais significativos hotéis da vasta oferta hoteleira da ilha.

Sentir a adrenalina que é percorrer em 4×4 o deserto do Sahara e algumas das pistas que tornaram mundialmente famoso o mítico rally Paris-Dakar, o mesmo deserto que oferece passeios de camelo, caminhar pelo grande lago salgado de Chott el Djerid, visitar a ilha dos Flamingos, conhecer os costumes e a cultura berbere que se “esconde” nas aldeias trogloditas de Matmata, refrescar-se à sombra das palmeiras de um oásis, ou ainda sentirmo-nos atores do filme Star Wars quando chegamos ao “planeta” Tatouine, sem esquecer obviamente a agitação das compras em Hopumt Souk, a capital de Djerba, tudo isso constou da viagem.

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DIT Portugal lança o seu novo motor de destinos exclusivo

Com a garantia da Haiku Viajes a DIT Portugal acaba de apresentar um novo motor de destinos exclusivo para as suas agências de viagens, e que foca a sua oferta em produtos de média e larga distância.

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Uma das novidades apresentadas neste motor é que para além das saídas dos aeroportos de Lisboa e Porto, conta também com partidas do aeroporto de Faro, estando já em desenvolvimento as integrações com os aeroportos do Funchal e de Ponta Delgada.

Segundo a DIT Portugal, em nota de imprensa, este é mais um produto “Txapela” a adicionar aos já existentes. Com esta novo instrumento “procuramos dar um serviço diferenciado às nossas agências, mantendo como sempre o nosso foco “servir sempre as nossas agências” com ferramentas que possibilitem automatizar e simplificar o processo de reserva e de venda.

Este produto exclusivo conta com reserva automática de serviços terrestres e aéreo, tendo uma novidade que será o bloqueio da parte área por 48 horas.

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Agências

Pinto Lopes Viagens faz 50 anos e propõe 50 circuitos

A agência de viagens e operador turístico Pinto Lopes Viagens está a assinalar os 50 anos com a divulgação de uma lista com os 50 circuitos mais aliciantes da sua programação atual.

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Com mais de 800 circuitos organizados anualmente e levando, todos os anos, mais de 20 mil viajantes aos quatro cantos do mundo, a Pinto Lopes viagens elegeu 50 viagens do seu portefólio para assinalar a passagem do seu 50º aniversário.

Operador turístico e agência de viagens, a Pinto Lopes Viagens, com sede no Porto e em Lisboa, é especialista em viagens em grupo, culturais e de autor, sempre acompanhadas por um guia em português.

A listagem engloba destinos como Lapónia, Angola, Arábia Saudita e Bahrain, Argentina e Chile, Ásia Central, Austrália e Nova Zelândia, Bangladesh, Butão, Canadá e Estados Unidos, entre muitos, outros. Alguns destes circuitos estão já em comercialização, enquanto outros estarão disponíveis em 2024.

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Bruxelas proíbe compra da eTraveli pela Booking por afetar concorrência da UE

A Comissão Europeia proibiu a compra plataforma de reserva de voos eTraveli pelo ‘site’ de alojamentos Booking, o 11.º negócio de aquisição vetado por Bruxelas, considerando que reforçaria a posição dominante neste mercado, afetando a concorrência comunitária.

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Em comunicado, o executivo comunitário dá conta que proibiu a operação ao abrigo do regulamento de concentrações da UE, argumentando que “a aquisição teria permitido à Booking reforçar a sua posição dominante no mercado das agências de viagens ‘online’ relativo à reserva de hotéis no Espaço Económico Europeu”.

Bruxelas sublinha que “a decisão de hoje [segunda-feira, 25 de setembro] surge na sequência de uma investigação aprofundada da Comissão sobre a operação, que teria combinado a Booking e a eTraveli, dois dos principais fornecedores” do mercado das agências de viagens ‘online’, respetivamente na reserva de alojamento e de voos.

Além disso, esta empresa norte-americana de plataforma de reservas “não propôs medidas de correção suficientes para dar resposta a estas preocupações”, acrescenta.

Sediada nos Estados Unidos da América, a empresa detém além da Booking.com (plataforma de reservas) as marcas Rentalcars, Priceline e Agoda, bem como entidades para aluguer de automóveis e voos através do negócio Kayak (incluindo as marcas Kayak, Momondo, Cheapflights, HotelsCombined, entre outras).

Ao funcionar principalmente como intermediária entre os clientes e os alojamentos privados e os hotéis, a Booking tem, hoje em dia, uma quota de mercado superior a 60% no mercado das agências de viagens ‘online’ do Espaço Económico Europeu, após o crescimento nos últimos anos.

Por seu lado, a sueca eTraveli está ativa no mesmo mercado através das suas marcas Gotogate, My Trip, Seat24 e SuperSaver, principalmente focada na reserva de voos.

“A Comissão considerou que a operação teria reforçado a posição dominante da Booking no mercado das agências de viagens organizadas de hotéis, conduzindo a custos mais elevados para os hotéis e, possivelmente, para os consumidores”, aponta a instituição.

Entre os ‘remédios’ propostos pela Booking estavam “mostrar aos clientes de voos um ecrã de escolha na página de check-out do voo, que é a página mostrada aos viajantes depois de comprarem os seus bilhetes de avião”.

Porém, de acordo com o executivo comunitário, “as medidas de correção propostas pela Booking não deram resposta adequada às preocupações da Comissão em matéria de concorrência, de modo a poder concluir-se que a concorrência seria preservada de forma duradoura”.

A operação foi notificada à Comissão em 10 de outubro de 2022 e, em novembro desse ano, foi aberta uma investigação aprofundada.

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ANAV afirma que a instituição do “Dia do Agente de Viagens é ideia sua

“É público que o “Dia Nacional do Agente de Viagens” é, e sempre foi, uma ideia peregrina da ANAV” reivindica a Associação Nacional das Agências de Viagens em comunicado de imprensa, lembrando que a ideia “foi prontamente apresentada no seu programa eleitoral, oficialmente apresentada à comunicação social e amplamente divulgada nos media e nas redes sociais”.

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Esta tomada de posição por parte da ANAV vem na sequência de, na última sexta-feira, dia 22 de setembro, a APAVT tenha anunciado, em comunicado à imprensa, desejar criar o “Dia do Agente de Viagens”, com data definitiva – 31 de maio – para a realização da efeméride.

Por tal razão, a nota de imprensa, segundo a ANAV, visa a “reposição da verdade, de chamar a si a ideia e o mérito de instituir o “Dia Nacional do Agente de Viagens”, apesar da tentativa clara e inusitada de usurpação da mesma. Ainda assim, a ANAV congratula-se com a decisão da sua congénere APAVT, em assumir a necessidade da existência de um dia que celebre a nossa profissão, pese embora a mesma tenha demorado 73 anos para o fazer”.

A ANAV considera que o “Dia do Agente de Viagens” pertence a todas as mais de 3000 agências de viagens existentes, mas não se esgota aqui: “o “Dia do Agente de Viagens” é de todos os milhares de profissionais que trabalham diariamente no nosso setor”, refere o comunicado, que lembra que, em maio último o seu presidente, Miguel Quintas, anunciava que é “um dia que pretende comemorar e engrandecer uma das profissões mais importantes do turismo em Portugal e ainda não devidamente reconhecida, pese embora o esforço admirável que a nossa classe realiza diariamente para atender o mercado”.

Para a ANAV, pela justa razão de o “Dia do Agente de Viagens” “ser de e para todos os profissionais do setor, o mesmo nunca poderá ser propriedade de alguma associação em exclusivo”. Daí que “cada gente de viagens deve decidir quando gostaria de celebrar o seu próprio dia. Seria impensável, tal como veiculado pela associação congénere, que tal decisão fosse tomada dentro de quatro paredes, numa reunião fechada, a propósito de um tema que é obrigatório decidir-se democraticamente e de forma transparente por todos os agentes de viagens portugueses”.

A ANAV, ainda segundo a nota de imprensa, “envidará todos os esforços, junto de todas e quaisquer instâncias necessárias, para que o “Dia do Agente de Viagens” seja decidido de forma inclusiva, transparente e democrática, coisa que, aparentemente, ainda é difícil de entender para alguns atores deste nosso setor”, ao mesmo tempo de anuncia que “tem já em desenvolvimento o site, com exposição do tema e plataforma de votação independente, para todos os profissionais que pretendam escolher o aniversário do “Dia do Agente de Viagens” em https://www.diadoagentedeviagens.pt/.

A ANAV informa também que “se encontra em marcha um processo inclusivo, de validação por variadas entidades do nosso setor, para instituição do “Dia do Agente de Viagens”, entre as quais o governo, instituições públicas, operadores turísticos, agências de viagens e individualidades de referência. Ninguém pode ficar de fora numa decisão de tão grande importância, inclusivamente, a nossa congénere – a APAVT, que será, obviamente, convidada a participar deste mesmo processo”, sublinha o comunicado.

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Ultratur promove roadshow entre 7 e 9 de novembro

A Ultratur vai voltar a percorrer o país com o seu roadshow, iniciativa que decorre entre 7 e 9 de novembro e que vai dar a conhecer aos agentes de viagens não IATA “as mais recentes novidades da Plataforma Webimplant B2B e os últimos desenvolvimentos tecnológicos aplicáveis ao setor das reservas e emissões de bilhetes aéreos”. 

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A Ultratur vai voltar a percorrer o país com o seu roadshow, iniciativa que decorre entre 7 e 9 de novembro e que vai dar a conhecer aos agentes de viagens não IATA “as mais recentes novidades da Plataforma Webimplant B2B e os últimos desenvolvimentos tecnológicos aplicáveis ao setor das reservas e emissões de bilhetes aéreos”.

O roadshow da Ultratur vai passar por três cidades nacionais e arranca a 7 de novembro, em Lisboa, onde a iniciativa tem lugar no Hotel Memmo Príncipe Real. No dia 8 de novembro, o roadshow passa pela Batalha, decorrendo no Hotel Lis Batalha, e no dia 9 de novembro tem lugar a sessão do Porto, a decorrer no Hotel Boeira Garden by Hilton.

Todas as sessões, que têm início pelas 09h30, contam com a parceria da Amadeus, assim como das companhias aéreas Air Canadá, Air Europa, LATAM Airlines e Grupo SATA.

Além das intervenções da Ultratur e dos seus parceiros, as sessões deste roadshow vão estar também abertas ao debate entre os participantes, que vão ser intercaladas por coffee breaks, seguindo-se um sorteio de prémios e almoço.

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Em outubro: “GEA vai ter consigo” percorre nove cidades portuguesas

A iniciativa “GEA vai ter consigo”, que arranca no dia 09 de outubro vai percorrer nove cidades portuguesas de norte a sul, e terminará a 17 do mesmo mês no Funchal.

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O grupo GEA Portugal voltará a realizar a iniciativa “GEA vai ter consigo”, um conjunto de encontros e reuniões realizados de norte a sul do país entre a equipa da rede e as suas agências associadas, num momento de trabalho, networking e partilha. Durante estas nove sessões, o objetivo é a recolha de feedback sobre atividades de verão, numa perspetiva informal, mas de proximidade.

A rota do “GEA vai ter consigo” irá arrancar no dia 09 de outubro, começando em Braga e Guimarães, e visitará Porto, a 10 de outubro, Viseu e Coimbra, a 11 de outubro, Lisboa, no dia 12, seguindo para o Algarve e Setúbal, no dia 13, para terminar no Funchal, a 17 de outubro.

Pedro Gordon, CEO da GEA Portugal, afirma que, uma vez que a iniciativa teve uma grande aceitação na sua primeira edição realizada o ano passado, “voltamos a fazer este ano com a intenção de manter por muitos anos. Este formato, permite-nos ter ainda mais proximidade com as nossas agências associadas, criando um momento único de partilha e feedback que para nós é fulcral e importante”.

Esta ação, ainda de acordo com Pedro Gordon, “tem uma abordagem diferenciadora das nossas reuniões regionais e na convenção anual, pois permite um contacto pessoal, de escuta e partilha entre os empresários que integram o nosso e a equipa de gestão da GEA sobre a atualidade do mercado”.

O gestor conclui que “queremos estar ao lado das agências, ir ao seu encontro e sermos pró-ativos naquilo que é a resolução de desafios ou melhoria das suas operações diárias”.

A edição deste ano conta com o apoio da Associação de Promoção da Madeira, que estará presente durante os encontros e levará aos participantes as mais recentes novidades do destino bem com alguns dos sabores da ilha.

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