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Emprego e Formação

Turismo algarvio com falta de trabalhadores apesar de 6.000 inscritos no IEFP

Apesar da “boa remuneração” oferecida, Hélder Martins, presidente da AHETA, considera que não é lógico haver uma “rejeição das pessoas” para trabalhar no turismo.

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Turismo algarvio com falta de trabalhadores apesar de 6.000 inscritos no IEFP

Apesar da “boa remuneração” oferecida, Hélder Martins, presidente da AHETA, considera que não é lógico haver uma “rejeição das pessoas” para trabalhar no turismo.

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Os empresários do setor turístico algarvio queixam-se da falta de trabalhadores para o verão, apesar de haver cerca de 6.000 pessoas do setor inscritas no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), algumas a receber o subsídio de desemprego.

“Havia há pouco tempo 6.000 inscritos na área do turismo no Instituto do Emprego – só cozinheiros eram 500 -, e fizemos uma experiência com o Instituto do Emprego, com a ajuda das associações empresariais, e o Turismo do Algarve a coordenar, para tentar contratar pessoas”, disse o presidente da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA).

Em declarações à Lusa, Hélder Martins referiu que o próprio IEFP participou nas entrevistas e “fez um esforço para trazer as pessoas, mas estas não quiseram” aceitar o trabalho que lhes era proposto nas suas áreas e com uma “boa remuneração”.

Para o empresário, não é lógico haver uma “rejeição das pessoas” para trabalhar no turismo e, ao mesmo tempo, poderem continuar a beneficiar do subsídio de desemprego, o que o leva a supor que também farão alguns trabalhos complementares.

“Houve quem só pudesse vir à entrevista depois das 08:00 da noite, mas estavam desempregados e a receber o subsídio de desemprego, e outros diziam que estavam a ajudar um primo”, referiu, ainda, Hélder Martins.

O presidente da maior associação de hoteleiros da região sublinhou que “há um problema grave no Algarve e no resto do país de falta de mão-de-obra”, que não se cinge apenas ao setor do turismo.

O administrador do grupo Pestana para o Algarve, Pedro Lopes, também confirmou à Lusa que “é difícil” encontrar pessoas para trabalhar como se fazia até 2019.

“O Algarve tem 15.000 desempregados, dos quais 6.000 no setor do turismo. Mas quando essas pessoas são chamadas para as entrevistas e não aparecem é porque não querem trabalhar, e algumas devem estar a trabalhar ilegalmente, por isso não aparecem”, refere.

Segundo Pedro Lopes, os poucos que aceitam ir às entrevistas “muitas vezes dizem que só podem aparecer depois das 20:00, o que quer dizer que antes estão a fazer alguma coisa”, considerou.

“O Governo tem de fiscalizar mais estas situações”, porque “se as pessoas não querem trabalhar não é justo estarmos a pagar [o subsídio de desemprego], quando há milhares de posições a serem oferecidas no setor”, afirmou.

Por seu lado, o diretor regional de operações do Grupo Minor, que detém os hotéis Tivoli, Jorge Beldade, afirmou que as unidades hoteleiras que gere precisam neste momento de recrutar 200 pessoas, num total de cerca de 1.500 trabalhadores.

“O Instituto do Emprego e Formação Profissional tem 15.000 pessoas à procura de emprego, mas quando pedimos um grupo de 30, aparecem apenas na entrevista três ou quatro, que fazem tudo para não serem contratados”, assegurou.

Segundo aquele responsável, normalmente, os entrevistados “pretendem manter-se no fundo de desemprego e continuar a fazer biscates” a trabalhar a tempo inteiro no setor.

“Vamos ter o melhor verão de sempre, as reservas já estão a um nível superior ao de 2019, o ano também vai ser excelente, mas não vamos fornecer o nível que deveríamos dar”, devido à falta de trabalhadores, observou.

De acordo com aquele responsável, a preocupação, neste momento, “já não é a receita, mas sim encontrar pessoas que queiram trabalhar”.

O presidente da AHETA também lamentou que “agora que há a oportunidade de faturar, não haja recursos” humanos, frisando que os empresários irão tentar manter a qualidade dos serviços, mesmo que tenham de deixar de disponibilizar a totalidade das mesas, nos restaurantes, ou dos quartos, nos hotéis.

Os empresários do setor turístico são unânimes em referir que a solução para resolver a falta de mão-de-obra no setor é recorrer a imigrantes, sobretudo, originários de países de língua oficial portuguesa.

De acordo com a Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), a falta de mão-de-obra no setor, a nível nacional, já deverá ultrapassar os 15.000 trabalhadores estimados em 2021.

Entretanto, na quarta-feira, 15 de junh, o Governo aprovou um regime de facilitação para a emissão de vistos em Portugal para os Cidadãos da Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP).

Em conferência de imprensa, a ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, avançou que vai passar “a haver uma facilitação da emissão” no âmbito da concessão dos vistos de curta duração de estada temporária e vistos de residência para cidadão abrangido pelo acordo da CPLP.

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Estudante da Escola Profissional do Montijo vence final do ISCE Tourism PAP Challenge

Daniela dos Reis Cruz, estudante da Escola Profissional do Montijo foi a grande vencedora da final da 1.ª dição do ISCE Tourism PAP Challenge e irá receber uma bolsa de estudo no curso de Licenciatura em Gestão Turística do ISCE.

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Já são conhecidos os estudantes que se destacaram na final da 1.ª edição do ISCE Tourism PAP Challenge powered by Merytu, uma iniciativa do Departamento de Turismo do Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo que conta com o apoio da merytu, plataforma digital direcionada para área dos recursos humanos no setor do turismo.

A final da iniciativa, que tem como missão valorizar o ensino profissional em Turismo em Portugal, realizou-se no auditório do ISCE tendo contado com a participação de oito estudantes finalistas, provenientes de sei escolas com cursos profissionais de turismo. Na final, Daniela Reis Cruz, estudante da Escola Profissional do Montijo, sagrou-se a grande vencedora desta 1.ª edição.

Com o projeto “Canopy Eco Village”, a estudante do Curso Profissional de Técnico de Turismo da Escola Profissional do Montijo destacou-se dos demais finalistas, tendo vencido também nas categorias Best Pitch e Inovação e Criatividade, prémios patrocinados pela Orbitur e Randstad Portugal respetivamente.

Nas outras categorias a concurso, destaque para as vitórias das alunas Sacelene Magalhães da Escola Secundária José Afonso Loures que venceu o prémio “Digitalização”, um prémio patrocinado pela Lisbon Digital School, e de Iara Melo, aluna da Escola Secundária D. Pedro V, que foi a grande vencedora na categoria “Sustentabilidade e Responsabilidade Social”, uma categoria patrocinada pelo Immerso Hotel.

A 2.ª edição desta iniciativa será anunciada em outubro no ISCE Tourism PAP Challenge Conference, evento organizado pelo ISCE, criado a pensar nas necessidades dos estudantes do Ensino Profissional em Turismo em Portugal.

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IPVC vai ter licenciatura em Gastronomia e Artes Culinárias

A nova licenciatura do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), a única a norte do país sobre Gastronomia, abre já no próximo ano letivo, e será apresentada esta quarta-feira.

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O Instituto Politécnico de Viana do Castelo abre, já no próximo ano letivo, a única licenciatura a norte do país sobre Gastronomia. O curso em Gastronomia e Artes Culinárias vai funcionar na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC), em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo.

A apresentação desta nova licenciatura, a segunda em todo o país dedicada à temática da Gastronomia, acontece esta quarta-feira, nos Serviços Centrais do Politécnico do Viana do Castelo.

A sessão pública de apresentação da nova licenciatura do IPVC irá contar com intervenções do presidente do Politécnico, Carlos Rodrigues, e da administradora do Turismo de Portugal, Catarina Paiva, seguindo-se a assinatura de um protocolo de cooperação entre o Politécnico de Viana do Castelo e o Turismo de Portugal.

Coordenada pelo docente Carlos Fernandes, a nova licenciatura vem completar uma formação diversificada e abrangente no que respeita às áreas da gastronomia, culinária, turismo, cultura e vinhos.

Formados em Gastronomia e Artes Culinárias, os novos profissionais ficarão capacitados para atuarem em diferentes campos profissionais, nomeadamente cozinha, serviço em ambientes gastronómicos, crítico ou organizador de eventos gastronómicos, mas também consultoria de gestão e consultoria de inovação e comunicação em gastronomia e capacidade de desempenho de funções no setor do turismo gastronómico.

O IPVC, segundo nota publicada na sua página oficial, conta já com um CTeSP em Turismo da Gastronomia e Vinhos e abre, também no próximo ano letivo, o mestrado em Turismo e Inovação, com vista a responder às mais recentes ambições e necessidades formativas da região.

 

 

 

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CEGOC organiza academias de formação para profissionais da hotelaria

A CEGOC pretende dar condições para que empresas e profissionais criem uma dinâmica que conjugue e agilize a produtividade com a necessária evolução nas carreiras. Neste sentido, está a promover academias de formação para os profissionais do setor hoteleiro.

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A CEGOC, empresa ligada à transformação do desenvolvimento das pessoas nas organizações, está a promover academias de formação corporativas, criadas de raiz para o setor hoteleiro, pensadas com o objetivo de desenvolver competências críticas, de forma a que sejam capazes de capacitar e preparar os colaboradores das organizações.

O princípio orientador destas academias de formação visa assumir-se como um motor de motivação, compromisso e identificação da cultura da empresa.

“As academias de formação propõem-se criar uma experiência de aprendizagem integrada, centrada em competências essenciais para dar resposta às metas, objetivos e exigências estratégicas das organizações hoteleiras, bem como a progressão de carreira de cada colaborador”, explica Esmeralda Correia, Head of Hospitality Business na CEGOC.

A responsável, indica que “encontra-se em desenvolvimento um trabalho técnico muito objetivo na construção das matrizes de correspondência entre as competências que cada formação desenvolve e as competências fundamentais definidas pela empresa cliente para o desenvolvimento e progressão profissional de cada colaborador. Essa matriz orienta e ajuda a definir aquele que será o plano de formação base da academia”.

A abordagem criada pela CEGOC para o setor da hotelaria fundamenta-se numa sequência de etapas de desenvolvimento pessoal e profissional que correspondem aos principais desafios com que um colaborador se confronta no interior da organização, até aos níveis de liderança superior.

Por serem programas com soluções pensadas à medida das necessidades organizacionais, garante-se a coerência e alinhamento de princípios, fundamentos e linguagem, circunstância que potencia a criação de uma cultura organizacional e mudança coletiva, com impacto ao nível de resultados.

Para que os processos fluam da forma mais adequada, os colaboradores poderão ajustar a sua própria agenda, maturidade organizacional e necessidades de maior evolução na organização, alinhados com o sistema de gestão de carreiras.

Foram identificados quatro grandes pilares para este novo programa CEGOC: Desenvolvimento de Competências Core (Transversais); Desenvolvimento de Competências Técnicas; Desenvolvimento de Competências de Liderança; e Desenvolvimento de Competências de Gestão e Alta Direção.

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Final da 1.ª edição do ISCE Tourism PAP Challenge realiza-se a 20 de julho e conta com oito finalistas

A final da 1.ª edição da iniciativa do Departamento de Turismo do ISCE – Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo, o Tourism PAP Challenge powered by Merytu, conta oito finalistas, estudantes de cursos profissionais de Turismo de seis escolas, e tem lugar na próxima quinta-feira, dia 20 de julho.

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Realiza-se já na próxima quinta-feira, dia 20 de julho, a final da 1.ª edição do ISCE Tourism PAP Challenge powered by Merytu, uma iniciativa do Departamento de Turismo do ISCE – Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo, que tem como parceiros institucionais a Câmara Municipal de Odivelas, as Escolas do Turismo de Portugal e a Associação Forúm Turismo e que conta ainda com o apoio da Orbitur, Randstad, ISIC, Lisbon Digital School, Parque Aventura Sniper e Immerso Hotel.

A final da iniciativa que tem como missão valorizar o ensino profissional em Turismo em Portugal, realiza-se a partir das 10 horas, no auditório do ISCE e conta com a participação de oito estudantes finalistas, provenientes de seis escolas com cursos profissionais de turismo e que disputarão a atribuição de uma bolsa de estudo no curso de Licenciatura em Gestão Turística do ISCE e ainda os prémios Best Pitch, Digitalização, Inovação e Criativadade e Sustentabilidade e Responsabilidade Social, prémios patrocinados pela Orbitur, Lisbon Digital School, Randstad e Immerso Hotel, respetivamente.

O ISCE Tourism PAP Challenge powered by Merytu pretende incentivar o ingresso dos alunos do ensino profissional no ensino superior, valorizando o setor, o ensino profissional existente e os futuros profissionais do mesmo, iniciativa em linha com os pilares da merytu, uma plataforma digital, criada para revolucionar a área dos recursos humanos no setor do turismo, que procura ajudar a combater o flagelo da falta de mão de obra e profissionais que tem assolado o setor.

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Open Day da Bolsa de Empregabilidade somou 190 candidaturas

O Open Day da Bolsa de Empregabilidade, organizado para ajudar candidatos a melhorarem os seus currículos na plataforma e a enviarem candidaturas, somou 190 candidaturas enviadas para 30 empresas.

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Depois de quatro feiras de emprego no ano de 2023, a primeira edição do Open Day, promovido pela Bolsa de Empregabilidade, foi uma forma de impulsionar também a vertente online do projeto. Vários candidatos foram ajudados a criar ou alterar o perfil na plataforma, bem como a enviar candidaturas para as áreas de interesse.

Numa primeira fase, os candidatos interessados fizeram uma pré-inscrição que, posteriormente, foi validada. Foram selecionados cerca de 200 candidatos a participar.

Durante o Open Day, os candidatos foram encaminhados para os balcões de serviço, onde eram ajudados a desenvolver o perfil, sendo que, na fase final, foram enviadas algumas candidaturas para empresas, com diversas vagas, das mais variadas áreas: hotelaria, agências de viagem, restauração, animação turística, entre outras.

Recorde-se que a plataforma de recrutamento online está disponível 365 dias por ano, com vagas a serem adicionadas pelas empresas diariamente. É uma plataforma exclusiva para o setor do turismo e da hospitalidade, e pode ser acedida em https://bolsadeempregabilidade.pt.

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Escola Profissional de Hotelaria e Turismo da Madeira passa a integrar a rede pública de ensino da região

A partir do próximo dia 1 de setembro, a Escola Profissional de Hotelaria e Turismo da Madeira (EPHTM) passará a integrar a rede pública de ensino da Região, com a designação de Escola de Hotelaria e Turismo da Madeira (EHTM).

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O diploma que consubstancia esta alteração, segundo divulga a página oficial do Governo Regional, acaba de ser apresentada na Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, pelo secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia.

Para o governante, citado pela mesma fonte, esta é uma medida oportuna, adequada ao desenvolvimento do sistema de ensino regional e consonante com a importância da qualificação daqueles que pretendem encontrar uma resposta consistente na prestação das mais diversas funções relacionadas com a Hotelaria e o Turismo.

“Trata-se igualmente de responder de modo eficaz às demandas de um setor essencial à economia regional, que se distinguiu desde sempre pela qualidade da mão-de-obra que o serviu”, explicou Jorge Carvalho aos deputados da ALRAM, acrescentando que a concretização deste projeto implica, desde logo, a adequação ao atual panorama legislativo, visando dotar a escola dos meios necessários à criação de um ensino de qualidade, facultar aos alunos uma formação geral, científica e tecnológica capaz de os preparar para a vida ativa, proporcionar aos mesmos uma experiência em contexto de trabalho de excelência, facilitar a sua integração no mercado de trabalho e contribuir para o desenvolvimento da qualidade do destino Madeira.

 

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Tour10 promoveu no Porto 1ª edição do FORMAT10 em Portugal

A cidade do Porto acaba de acolher a primeira edição em Portugal do evento de formação FORMAT10, promovido pela Tour10, plataforma de distribuição turística criada em 2004, focada em facilitar a gestão diária de agências de viagens e prestadores de serviços turísticos.

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Esta primeira edição em Portugal do FORMAT10, um formato divertido de apresentações, focado especificamente nos agentes de viagens e que combina jogos de perícia e engenho, com atualizações sobre as últimas novidades e serviços do distribuidor e a apresentação de destinos e alojamentos, decorreu no Hotel Vila Galé Porto e contou com a participação de cerca de 60 agências de viagens, tendo o Turismo de Benidorm como parceiro.

“Com o FORMAT10 queremos que os agentes de viagens desfrutem de uma forma diferente de entretenimento enquanto conhecem melhor um destino e nós temos a oportunidade de partilhar algum tempo com eles”, afirma Fátima Fernández, diretora de Marketing, Relações Institucionais e Comunicação da Tour10.

Neste caso, Benidorm foi o destino protagonista, com Antonio Sánchez, executivo de marketing e criador de conteúdos de Visit Benidorm, que mostrou aos agentes de viagens a cidade e os seus encantos naturais, a sua oferta de excursões, percursos, desportos náuticos e gastronomia, bem como todas as suas ações em curso para contribuir para a sustentabilidade.

A parte divertida do evento consistiu em três provas que os agentes de viagens tinham de realizar para desvendar o mistério do “Roubo de uma joia” em Benidorm e, assim, obter diferentes prémios.

Cada um dos “brain teasers” foi intercalado com breves apresentações e painéis informativos por parte do Visit Benidorm e dos gestores de mercado do Tour10, David Saad e Rute Tudela.

A plataforma aproveitou a ocasião para mostrar aos agentes de viagens como as novas funcionalidades do site Tourdiez.com os podem ajudar no seu trabalho quotidiano, facilitando a elaboração e gestão de orçamentos, a confirmação de reservas e a localização dos melhores preços para as datas de viagem dos seus clientes.

 

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ADHP e by THF apresentam nova formação de gestão humana e inteligência emocional

A ADHP – Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal e a by THF (“Teach How to Fish”) vão organizar uma iniciativa de formação online dedicada à gestão humana e à inteligência emocional. A formação, que decorre a 6 e 7 de junho, será dividida em duas sessões de quatro horas em regime pós-laboral, das 17h30 às 22h00, com um intervalo de 30 minutos.

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Desta forma, o curso “Desafios na Gestão Humana: Inteligência Emocional, prevenir o burnout” tem como principais objetivos “ajudar os formandos a desenvolver habilidades para reconhecer e compreender emoções, adquirir ferramentas para a gestão de emoções e melhorar a comunicação interpessoal e a resolução de conflitos”, como a associação indica em comunicado. Outro dos objetivos passa por “dotar os participantes de um modelo de gestão para evitar estados-limite como a síndrome de burnout”.

A formação será ministrada por Melanie Carreira, da by THF, criadora de conteúdos nas áreas do bem-estar emocional e da programação neurolinguística, com formação em psicologia clínica dinâmica.

Esta ação destina-se a líderes, gestores e coordenadores de equipa que pretendam adquirir conhecimentos, estratégias e ferramentas para trabalhar no âmbito da inteligência emocional – sendo que a formação não terá um custo associado. Cada participante pode fazer um contributo pecuniário, que ficará ao seu critério, já que a organização pretende “fomentar o contributo social que a by THF promove no contexto do seu modelo de impacto social”.

“A promoção de ações formativas é um dos eixos orientadores da nossa ação, que ambiciona contribuir para o bom desenvolvimento futuro da profissão de diretor de hotel. Esta ação reveste-se de um cariz especial, de carácter social, onde os participantes contribuem com o valor que pretenderem, sendo que o resultado líquido da ação de formação será aplicado ou reinvestido ao abrigo de programas do modelo de impacto ‘Teach How to Fish’ by THF”, refere Fernando Garrido, presidente da ADHP.

Num ano especial, em que a ADHP celebra 50 anos de existência, a associação afirma ter vindo a apostar “numa estratégia renovada para a formação”.

“Num setor como o nosso – um setor de pessoas para pessoas –, a empatia e a gestão de emoções são competências da maior importância para termos profissionais completos, felizes e capazes de compreender os outros”, acrescenta o presidente da ADHP.

Para mais informações sobre a formação, os interessados podem enviar um email para [email protected].

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Universidade Europeia atualiza oferta formativa executiva

O objetivo da instituição passa por “aproximar o ensino ao mercado de trabalho”, como indica em nota de imprensa, razão pela qual passa a contar com uma nova pós-graduação em Inovação e Tecnologia na Hotelaria e duas pós-graduações renovadas em Gastronomia Criativa e em Gestão Hoteleira.

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A partir do próximo ano letivo, a formação executiva na área do turismo e hospitalidade da Universidade Europeia vai apresentar um novo formato. A aposta da instituição de ensino recai em novas estruturas dos cursos, novos conteúdos e novos docentes, de forma a “ajustar os conteúdos ao mercado e garantir uma aprendizagem experiencial que ligue os alunos ao mercado de trabalho”.

Desta forma, a Universidade Europeia apresenta uma nova pós-graduação em Inovação e Tecnologia na Hotelaria, que conta com a parceria do Grupo Pestana, Host Systems e Marriot Lisboa Hotel. Já as pós-graduações em Gastronomia Criativa e em Gestão Hoteleira foram reformuladas com novas unidades curriculares, novos docentes e novos coordenadores.

Relativamente à pós-graduação em Inovação e Tecnologia na Hotelaria, esta contempla seis aulas-seminários onde são discutidos os assuntos “mais prementes da tecnologia e do mercado hoteleiro, nomeadamente departamentos, mercados, distribuição, comunicação, arquitetura e design, sustentabilidade e novas tecnologias. Ao longo dos três módulos do curso, os alunos serão desafiados a construir um projeto, pessoal ou em grupo, que seja aplicado à gestão/administração hoteleira.

O principal objetivo, como refere a instituição, passa por “dotar os participantes de conhecimentos sobre soluções tecnológicas para a operação, distribuição e controlo da operação hoteleira”.

Já a pós-graduação em Gastronomia Criativa passará a ser composta por 18 módulos, incluindo quatro masterclasses, contando com a parceria da AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal. O corpo docente do curso integra “profissionais de renome e premiados no setor”, nos quais estão incluídos seis chefs com Estrelas Michelin.

Por fim, a pós-graduação em Gestão Hoteleira permite aos participantes “desenvolver networking nas masterclasses com alguns dos melhores profissionais do setor, ouvir as suas opiniões sobre os desafios presentes e futuros, e até receber recomendações sobre oportunidades profissionais”, como explica a Universidade Europeia em comunicado.

Para mais informações sobre as pós-graduações em Inovação e Tecnologia na Hotelaria, Gastronomia Criativa e em Gestão Hoteleira, os interessados podem consultar os links do website da instituição.

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Lusanova forma agentes de viagens sobre a Tailândia em Lisboa e Porto

Destinado a agentes de viagens, o operador turístico Lusanova promoveu, esta quarta-feira, uma ação de formação sobre o destino Tailândia, que será replicada no próximo dia 17 de maio, no Porto.

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Contando com o apoio da Emirates e da Autoridade do Turismo da Tailândia em Portugal, esta iniciativa da Lusanova contou com a participação de 15 agentes de viagem da região da Grande Lisboa, que estiveram reunidos nos escritórios da companhia aérea. A Tailândia é uma das grandes apostas do operador turístico na sua oferta de Grandes Destinos para este ano, conjuntamente com o Sudeste Asiático, Índia e Japão.

No próximo dia 17 de maio, a Lusanova vai fazer nova apresentação sobre o destino para os agentes de viagem da região Norte, no Hotel Cristal no Porto, pelas 11h30, seguida de almoço. Para assistir à formação, os agentes de viagem devem enviar email para [email protected], sendo que a participação está sujeita aos lugares disponíveis.

Durante a ação de Lisboa, Francisco Alvares, responsável comercial da Lusanova, destacou a oferta disponível na programação do operador turístico para a Tailândia, para a temporada de 2023. Os combinados da capital Banguecoque com as praias do reino, como seja Krabi, Koh Samui, Khao Lak e Phuket, e ainda os itinerários com visita ao norte do destino às cidades de Chiang Mai e Chiang Rai são alguns dos destaques da programação.

O leque de produtos da Lusanova, que vai das cinco às 15 noites, inclui ainda a possibilidade de visitar o Triângulo Dourado, onde confluem as fronteiras de Myanmar, Laos e Tailândia no Rio Mekong, como as antigas capitais do Sião. Além da oferta existente, o responsável realçou que o operador “pode adaptar qualquer pacote publicado à medida do passageiro”.

Refira-se ainda que, com partida garantida no dia 18 de novembro, a Lusanova disponibiliza um grupo exclusivo – “Tesouros da Tailândia” – com a duração de 12 dias em voos Emirates e guia local em língua portuguesa, que vai coincidir com o Loy Krathong em Chiang Mai, o famoso Festival das Lanternas.

De salientar que o operador turístico está a preparar mais itinerários, que incluirão alojamento no Parque Nacional Khao Sok para quem procura programas alternativos e um contato mais direto com a natureza.

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