Turquia estima 50 milhões de turistas e receitas superiores a 40 mil milhões de dólares em 2022
O objetivo da Turquia é tornar o turismo num dos principais motores da economia turca, permitindo que a contribuição do setor para o Produto Interno Bruto do país aumente até 15%.

Publituris
Explora Journeys encomenda dois navios movidos a hidrogénio
Convent Square Hotel antecipa ocupação acima dos 70% para setembro
Guterres apela ao investimento em práticas turísticas sustentáveis e resilientes
Abreu Events organiza em Lisboa principal evento internacional dedicado ao cancro da mama
airBaltic anuncia novas rotas para Burgas e Palma de Maiorca no verão 2024
Nortravel propõe “À descoberta do interior de Portugal” pela EN2
push4tourism convida startups a candidatarem-se ao seu programa de Open Innovation
Gonçalo Duarte Silva é o novo COO da Arrow Global Portugal para a área hoteleira
Marina de Vilamoura renova prémio de Melhor Marina Internacional
China vai ser a maior economia turística do mundo até 2026, prevê WTTC
O vice-ministro do Turismo e Cultura da Turquia, Serdar Çam, estima que, este ano, o país consiga chegar aos 50 milhões de turistas e ultrapassar os 40 mil milhões de dólares em receitas turísticas, avançou o responsável ao portal Arab News, à margem do 116º Conselho Executivo da Organização Mundial de Turismo (OMT).
De acordo com o governante turco, o objetivo da Turquia é tornar o turismo num dos principais motores da economia turca, permitindo que a contribuição do turismo para o Produto Interno Bruto do país aumente até 15%.
“No ano passado, recebemos cerca de 30 milhões de turistas e ganhamos 25 mil milhões de dólares com o turismo. Esperamos cerca de 50 milhões de turistas estrangeiros e uma receita de 40 a 45 mil milhões de dólares este ano”, afirmou Çam.
O responsável explicou que a Turquia procurou aproveitar os dois anos de pandemia para transformar o setor do turismo no país e aumentar a qualidade oferecida, com foco também na sustentabilidade e na segurança.
O vice-ministro do Turismo e Cultura da Turquia falou também sobre o problema dos recursos humanos que tem vindo a afetar o setor a nível global e revelou que a Turquia tem vindo a promover ações de formação para recuperar o capital humano que estava dedicado ao turismo antes da pandemia.
“Fizemos um acordo especial com o ministério da educação para converter as escolas técnicas em escolas de turismo, acrescentando um currículo obrigatório especial”, acrescentou o governante turco, sublinhando que também as cerca de 207 universidades do país estão a apoiar e a promover a formação no setor do turismo.
Além disso, a Turquia tem vindo também a promover diversos eventos dedicados ao turismo em 81 cidades turcas, uma vez que, explicou o responsável, o objetivo de chegar aos 50 milhões de turistas e 40 a 45 mil milhões de dólares em receitas não é apenas válido para o verão mas sim para todo o ano.