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Tivoli Avenida Liberdade junta-se à coleção Virtuoso

O cinco estrelas Tivoli Avenida Liberdade, em Lisboa, acaba de integrar o portefólio exclusivo de parceiros de viagens da Virtuoso, rede de luxo que conta com mais de 2.200 fornecedores preferenciais em 100 países.

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A integração do Tivoli Avenida Liberdade na Virtuoso permite relações diretas com as principais agências de viagens de lazer na América do Norte e Latina, Caraíbas, Europa, Ásia-Pacífico, África e Médio Oriente.

Fazem parte deste grupo exclusivo os melhores hotéis de luxo, resorts, empresas de cruzeiros, companhias aéreas, operadores turísticos e outras entidades de viagens em todo o mundo.

Estes fornecedores de prestígio podem vender a clientes Virtuoso, através de vários canais de comunicação e eventos, incluindo a Virtuoso Travel Week, encontro mundial de viagens de luxo.

João Prista, diretor geral da unidade hoteleira de Lisboa confirma que esta entrada tratará novas oportunidades comerciais e de marketing junto dos mais de 20 mil consultores de viagens de luxo que integram a rede e dos seus clientes, para indicar que “as agências Virtuoso em todo o mundo vendem uma média de 25 a 30 mil milhões de dólares por ano, tornando esta rede no mais importante player de viagens de luxo”.

“Agora que fazemos parte desta conceituada rede, esperamos oferecer aos consultores Virtuoso, e aos seus clientes, um serviço e experiências personalizadas, superando as suas expectativas”, conclui.

 

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Sindicato da Hotelaria do Algarve defende que baixos salários impedem regresso ao trabalho

Os baixos salários pagos no setor dificultam o regresso ao trabalho de milhares de pessoas inativas desde a pandemia da COVID-19, admite o Sindicato dos Trabalhadores da Hotelaria e Similares do Algarve.

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O Sindicato dos Trabalhadores da Hotelaria e Similares do Algarve refere que os baixos salários pagos no setor dificultam o regresso ao trabalho de milhares de pessoas inativas desde a pandemia da COVID-19.

A principal razão para a falta de trabalhadores é, “em primeiro lugar, os baixos salários pagos no setor […] que não permitem os trabalhadores fazerem face às suas necessidades básicas”, disse em conferência de imprensa Tiago Jacinto, coordenador do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Hoteleira, Turismo, Restaurantes e Similares do Algarve.

O sindicato nota que “o patronato do setor volta a queixar-se da dificuldade em contratar os trabalhadores necessários” e que “insiste que a solução para o problema é o Governo facilitar a angariação de trabalhadores no estrangeiro”.

Os empresários do setor afirmam que apesar de haver milhares de pessoas no setor a receber o subsídio de desemprego no âmbito de medidas implementadas durante a pandemia da COVID-19, quando são chamadas para entrevistas de trabalho recusam-se a regressar às empresas.

Para os representantes dos trabalhadores, aos baixos salários oferecidos tem de se acrescentar outras razões, como os horários de trabalho “cada vez mais desregulados e as longas jornadas de trabalho, que não permitem conciliar vida profissional com a vida pessoal e familiar”.

Outro problema tem a ver com a precariedade que está “generalizada em todo o setor”, com recurso a empresas de trabalho temporário, contratos a prazo na sua maioria ilegais, falsa prestação de serviços ou estagiários a ocupar postos de trabalho permanentes.

O Sindicato dos Trabalhadores da Hotelaria e Similares do Algarve também apontou o dedo ao encerramento dos estabelecimentos na época baixa “para evitar os vínculos efetivos”, defendendo que os trabalhadores “precisam de viver o ano inteiro”.

Tiago Jacinto denunciou “o aumento do assédio laboral e da repressão”, principalmente sobre os trabalhadores que exigem o cumprimento dos direitos e a melhoria salarial, entre outras.

O sindicalista afirma que não está contra a possibilidade de trabalhadores estrangeiros virem para Portugal, mas assegura que “o que está a afastar os trabalhadores” do setor do turismo são principalmente as razões apontadas.

“Para um turismo de qualidade é indispensável valorizar o trabalho e os trabalhadores e repartir com eles a riqueza criada de forma justa e dar-lhes melhores condições”, defende Tiago Jacinto.

O representante dos trabalhadores reclamou em seguida uma série de medidas que deveriam ser implementadas, como um aumento mínimo de 90 euros dos salários ou um salário mínimo nacional de 800 euros a partir de 1 de julho.

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Grupo Barata Hotels aposta em venda direta online

O grupo Barata Hotels, no Algarve, aposta no aumento de vendas diretas online ao celebrar uma parceria com a Guestcentric Systems, fornecedora de websites hoteleiros e soluções de reservas para hotéis premium em mais de 50 países.

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Com o objetivo de continuar a trajetória positiva nas reservas diretas, os Barata Hotels selecionaram a GuestCentric para o desafio de reinventar a sua presença online e apoiar o grupo, composto por oito unidades hoteleiras e várias villas no Algarve, mais concretamente, em Albufeira.

Para esse efeito, a GuestCentric criou para os hóspedes dos Barata Hotels um novo site corporativo e oito sites de hotel, de navegação atrativa e intuitiva, permitindo uma experiência multicanal, a partir de um sistema único e integrado. Esta inovação permitirá aos Barata Hotels aumentarem as suas receitas de reservas diretas, proporcionando simultaneamente aos hóspedes a melhor experiência possível, em todos os canais.

Algumas das inovações incluídas foram a opção de pesquisa avançada que maximiza as oportunidades de cross-selling entre as várias unidades dos Barata Hotels; mecanismos de mensagens personalizadas integradas no site; um motor que propõe incentivos claros à reserva direta; e, ainda, a ligação ao programa de Links de Reserva Gratuita (Free Booking) da Google.

Os Barata Hotels estão agora a utilizar as soluções premiadas GuestCentric de comércio eletrónico de hotéis nos cerca de mil quartos das seguintes unidades: Barata Hotel Atismar, Barata Hotel Sol e Serra, Barata Hotel Sol e Mar, Barata Monica Isabel Beach Club, Barata Oleandro Country Club Apartamentos, Barata Hotel Vila Recife, Barata Hotel Mar e Vista e Barata Auramar Beach Resort.

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Pedras Salgadas spa & nature park reforça capacidade de alojamento

Com a inauguração das Casas da Lebre e Raposa e da Casa do Esquilo, o Pedras Salgadas spa & nature park passa a contar um total de 18 unidades de alojamento, das quais 16 eco-houses e duas tree houses.

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O Pedras Salgadas spa & nature park inaugurou esta quarta-feira, 8 de junho, as Casas da Lebre e Raposa e a Casa do Esquilo, novos espaços de alojamento da unidade hoteleira, que passa a contar um total de 18 unidades de alojamento, das quais 16 eco-houses e duas tree houses.

De acordo com um comunicado da unidade hoteleira, as “Casas da Lebre e Raposa são um conjunto de duas novas eco-houses que resultam da recuperação de edifícios pré-existente no Parque de Pedras Salgadas datados de 1939″, são de tipologia T0 e têm capacidade para três a cinco pessoas.

Já a Casa do Esquilo, que também foi reconstruída a partir de outro edifício pré-existente, apresenta o exterior em pedra com um pátio, enquanto o interior é um estúdio, onde as “áreas do quarto, sala e kitchenette se encontram num único e amplo espaço, dispondo ainda de uma mezzanine com uma cama individual”.

“Estas três novas unidades de alojamento estão integradas no projeto de investimento de expansão e requalificação do PEDRAS SALGADAS spa & nature park anunciado pelo Super Bock Group, no passado mês de julho, por ocasião dos 150 anos da marca Pedras”, lê-se na informação divulgada.

Até final do próximo ano, o Super Bock Group pretende “realizar um investimento de 2,5 milhões de euros no Parque de Pedras Salgadas, num projeto que inclui a recuperação de vários imóveis, como estes agora inaugurados, e a construção de novas casas no local do antigo “Grande Hotel””.

Recorde-se que já em novembro do ano passado, o grupo deu início com o apoio da ANP|WWF, ao restauro ecológico dos terrenos contíguos ao PEDRAS SALGADAS spa & nature park, para onde o parque se vai expandir, numa “lógica agroflorestal para recuperação dos solos, o aumento da capacidade de retenção de água, e potencial para sequestrar anualmente entre 25 e 69 toneladas de CO2/ano”.

“Neste âmbito, está também a ocorrer neste terreno a plantação de árvores, de forma faseada, entre carvalho negral, carvalho alvarinho e carvalho cerquinho, e alguns castanheiros”, indica ainda o comunicado do Pedras Salgadas spa & nature park.

Além disso, o Super Bock Group vai investir mais 27,5 M€ na modernização do Centro de Produção de Pedras Salgadas, uma vez que, desde que adquiriu a VMPS (Vidago, Melgaço e Pedras Salgadas), em 2002, a empresa já investiu mais de 100 milhões de euros em Trás-os-Montes, sendo um dos maiores investidores privados na região.

 

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B&B Hotel Famalicão já foi inaugurado

Nova unidade de três estrelas conta com 98 quartos e é o oitavo hotel do grupo B&B Hotels em Portugal, depois da abertura das unidades de Braga, Coimbra, Lisboa, Felgueiras, Setúbal, Montijo e Porto.

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O grupo hoteleiro B&B Hotels já inaugurou o B&B Hotel Famalicão, uma nova unidade de três estrelas, que conta com 98 quartos, e que é o oitavo hotel do grupo em Portugal, depois da abertura das unidades de Braga, Coimbra, Lisboa, Felgueiras, Setúbal, Montijo e Porto.

De acordo com um comunicado enviado à imprensa pelo grupo hoteleiro, o novo B&B Hotel Famalicão está localizado junto ao estádio de futebol de Vila Nova de Famalicão, na Rua António Ferreira Magalhães, e resulta de um projeto do arquiteto Jorge Domingues, que venceu vários prémios e menções honrosas em concursos de arquitetura em países como Dinamarca e Áustria, e que trabalhou entre 1999 e 2012 com o arquiteto Eduardo Souto Moura (Prêmio Pritzker 2011).

A nova unidade conta com 98 quartos duplos, todos ‘single use plastic free’, e disponibiliza pequeno-almoço buffet, Wi-Fi gratuito de alta velocidade em todo o edifício, café e bebidas quentes gratuitas, receção 24 horas e garagem.

Com a abertura da nova unidade em Vila Nova de Famalicão, o grupo B&B Hotels passou a contar com oito unidades em território nacional, numa oferta total que soma 755 quartos e 12 apartamentos.

“O forte crescimento da B&B Hotels em Portugal está a ter uma resposta muito boa entre os hóspedes, que viajam a lazer e a trabalho, e que procuram alojamento a um preço acessível para todos os bolsos sem comprometer o conforto a qualquer momento. Estamos muito satisfeitos que o nosso firme compromisso com um mercado tão dinâmico e atrativo como o português esteja a dar frutos”, afirma Torcato Faria, Country Manager da B&B Hotels em Portugal.

Já Lucía Méndez-Bonito, CEO da B&B HOTELS na Espanha e Portugal, sublinha que “2022 é um ano estratégico” para o crescimento do grupo em território nacional, que se apresenta como um “destino muito atrativo” e onde os hotéis do grupo estão a ter “uma grande aceitação”.

“Temos um grande número de projetos em andamento e continuamos buscando oportunidades para continuar nosso crescimento sustentado na região com o objetivo de expandir nossa rede. Espanha e Portugal são dois mercados chave para o desenvolvimento do Grupo B&B HOTELS na nossa ambição de continuar a ser líder incontestável em hotéis económicos”, acrescenta a responsável.

A B&B Hotels vai explorar a nova unidade de Famalicão em regime de aluguer garantido durante pelo menos 15 anos, tal como o grupo tem vindo a fazer com outras unidades e pretende manter no futuro.

“Alguns dos melhores fundos de investimento imobiliário hoteleiro como ATOM SOCIMI, COVIVIO, MNK PARTNERS, PRIMONIAL REIM, DOALCA SOCIMI ou AZATA têm confiado o seus melhores ativos ao grupo B&B HOTELS com o fim de explorá-los em regime de aluguer garantido. A nossa estratégia para 2022 é continuar a ampliar a nossa rede de hotéis em regime de aluguer garantido a longo prazo e expandir assim o nosso modelo de negócio inovador”, indica Lucía Méndez-Bonito.

 

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AHRESP: Novas regras para espaços de fumadores abrigam a novos investimentos

A AHRESP alerta para o facto de as novas regras relativamente aos locais onde é permitido fumar obrigar a “avultados investimentos”.

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O diploma que estabelece as regras relativamente aos locais onde é permitido fumar acaba de ser publicado. Nesta sequência, e a partir do dia 01 de janeiro de 2023, os estabelecimentos devem cumprir as novas regras quanto à lotação máxima permitida, à separação física ou compartimentação dos espaços, instalação e requisitos técnicos dos sistemas de ventilação e regras quanto à dimensão mínima dos espaços.

A Associação lembra que já se tinha pronunciado sobre o projeto que deu origem à legislação agora publicada, tendo então “chamado à atenção para os avultados investimentos e para os requisitos em termos operacionais que vão passar a ser necessários para que possa ser permitido fumar nos estabelecimentos”.

 

 

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Solar Alvura Health Hotel abre no Algarve com foco na perda de peso

Focado na perda de peso e na qualidade de vida, o Solar Alvura Health Hotel, abre portas no próximo dia 22 de junho, no Algarve, mais propriamente em Moncarapacho, a 25 minutos do aeroporto de Faro.

A nova unidade, resultado de um investimento de cerca de 5 milhões de euros, conta com mais de 42 mil metros quadrados e tem como mote a combinação de férias e saúde, com o foco na perda de peso e na qualidade de vida.

A experiência personalizada começa no momento da chegada, quando os hóspedes são avaliados diretamente pela médica finlandesa responsável pelo projeto, Eva Orsmond, e, ao longo da estadia, têm à disposição uma programação que inclui aulas de yoga e de fitness, massagens, tratamentos de Spa, passeios guiados pelas ilhas e trilhas da região, workshops de cozinha saudável e introdução a atividades de autoconhecimento e de desenvolvimento pessoal, como sessões de meditação e de prática dos “cinco ritos tibetanos”.

Além de proporcionar o bem-estar, o objetivo do projeto é oferecer ferramentas de reeducação alimentar e de equilíbrio físico, mental e emocional para que os clientes possam aplicar nas suas rotinas diárias, após a estadia.

“O Solar Alvura foi pensado como um lugar para cuidar do corpo e da mente. Promovemos facilidades e suporte para que os nossos hóspedes possam experienciar e adotar hábitos para uma vida com mais qualidade e felicidade” refere Eva Orsmond.

“Cada programa foi elaborado para a obtenção de resultados efetivos, mas sem restrições radicais”, explica a médica.

O menu contempla pequeno-almoço, almoço, jantar, três snacks, chás e shots detox. Existem ainda opções para celíacos, com adaptações glúten-free, assim como sugestões para vegetarianos e veganos. Outra particularidade deste hotel é a ausência de bebidas alcóolicas.

O Solar de Alvura tem apenas 21 quartos. O espaço possui Spa, com salas de massagem e salão de beleza, hammam, piscina exterior, piscina marroquina, ginásio, tenda de yoga, rooftop, varanda com vista para um imenso laranjal e muitas áreas verdes.

Sobre o autorCarolina Morgado

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HotelShop diz que quer ajudar hotéis a enfrentar inflação

A HotelShop lembrou ao mercado hoteleiro, em nota de imprensa que a intervenção de uma central de compras vai ser “valiosa” para enfrentar a subida de preços.

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“A utilização de uma central de compras permite limitar os efeitos da inflação ao mínimo, e premiar os fornecedores mais focados nos interesses dos clientes” diz a HotelShop em comunicado.

Refere que dispõe de staff em quantidade e qualidade “para fazer essas avaliações, que são complexas e morosas, e, igualmente, porque detém poder negocial que lhe permite pressionar no sentido da redução de margens de fornecedores mais “ambiciosos””.

A central de compras sublinha que, agora, com os hotéis cheios, aumentam os consumos de energia, de alimentos e de todos os outros consumíveis de que depende a sua operação, para destacar que há bens essenciais que estão a subir acima dos 8% que o INE aponta como a subida da inflação.

Segundo a HotelShop, a única hipótese passa pela redução de custos, sem afetar a qualidade do serviço ao hóspede. Ou seja, “não deve afetar a quantidade e qualidade de bens que o hóspede recebe (e paga)”.

Por isso, aponta que a resposta correta será: “comprar melhor”, o que significa, desde logo, “optar pelos fornecedores que não repassaram na totalidade os custos com matérias-primas para o preço final dos seus produtos”.

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Vai nascer em Ponta da Barca novo hotel rural de 4 estrelas

Vai abrir portas no final de junho uma nova unidade hoteleira no concelho de Ponte da Barca. Será um hotel rural de quatro estrelas que envolveu um investimento de cerca de quatro milhões de euros.

Acompanhado pelo seu proprietário, José Oliveira, o presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, Augusto Marinho, visitou as instalações da futura unidade.

Implantado junto à Serra do Oural, o novo hotel rural, denominado Cotto do Gatto, em homenagem à toponímia original do local onde está localizado, conta com 28 quartos, distribuídos por 24 quartos standard, suites e um adaptado para pessoas com mobilidade reduzida.

Os quartos, segundo comunicado da autarquia local, são inspirados na natureza circundante e interligados às tradições da região, tanto nos materiais utilizados como na decoração, com a particularidade de cada um obedecer a uma temática que se interliga com os usos e costumes desta região alto-minhota: mel, vinho, trigo, oliveira, terra, alfazema e água.

Além da piscina exterior com bar e dos diversos espaços ao ar livre que convidam a caminhadas, passeios e outras atividades, conta também com uma biblioteca e lounge com vista panorâmica. Futuramente passará a oferecer um Spa.

“Este novo hotel rural vai dar impulso à região”, afirmou Augusto Marinho, durante a visita, para acrescentar que este investimento “se reveste de grande importância para o nosso concelho, pois consolida as suas potencialidades turísticas, contribui para a criação de emprego e para o desenvolvimento económico local”.

O autarca entende que este novo hotel “vai dar impulso turístico à região” e que a sua entrada em funcionamento “reforçará a oferta dos serviços prestados, quer pelo aumento do número de quartos disponíveis, quer na área da restauração”, tendo assegurado a autarquia manterá esta política de apoio à iniciativa privada.

Recorde-se que estas visitas estão inseridas num roteiro de proximidade que o presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca iniciou recentemente, com o objetivo de contactar de perto com a realidade empresarial existente no concelho, em diferentes áreas, conhecer a sua atividade, as suas dificuldades e os seus projetos, procurando, desta forma, encontrar as melhores políticas públicas de apoio à efetivação da criação de emprego e desenvolvimento económico de Ponte da Barca.

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Recorde a 6.ª edição do “Hotels&Suppliers” em vídeo

Durante um dia, a revista Publituris Hotelaria juntou 38 empresas fornecedoras e hotéis em reuniões one-to-one, na 6.ª edição do “Hotels&Suppliers”.

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Durante um dia, a revista Publituris Hotelaria juntou 38 empresas fornecedoras e hotéis em reuniões one-to-one, na 6.ª edição do “Hotels&Suppliers”.

Nesta edição, foram vários os fornecedores que participaram pela primeira vez no evento “num veículo para se aproximarem do setor hoteleiro”.

Foi o caso da Andros, representada no evento por Joana Ferreira, Company Manager da empresa, que frisou que, “com o regresso à normalidade, a marca aproveitou a abertura “para estar mais próxima do setor hoteleiro”, pelo que o evento serviu para apresentarem não só os conhecidos doces “Bonne Maman” e os sumos da “Andros”, como também novas soluções para piqueniques, dirigidas às unidades hoteleiras que fornecem este tipo de refeições.

No caso da La Redoute, a empresa participou pela primeira vez no evento. Com o surgimento de vários pedidos por parte de profissionais de hotelaria, a marca criou um canal específico para dar “uma resposta mais adequadas às exigências do setor”, tal como explicou João Sousa, New Business Manager da La Redoute. Desta forma, a marca apresentou os dois conceitos que tem disponíveis para as unidades hoteleiras na área do mobiliário.

Por outro lado, este evento serviu para reencontrar fornecedores que estão presentes desde a primeira edição, como é o caso da Groupe GM. Para além da linha portuguesa Real Saboaria, lançada por altura da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), a marca aproveitou para apresentar “uma nova linha de nicho”, a Campos de Ibiza, mas também “fortalecer relações e alargar a carteira de clientes”, tal como explicou António Albuquerque, diretor comercial do grupo.

Do lado dos hotéis, a curiosidade residiu, acima de tudo, para conhecer as novidades e estabelecer contactos para negócios futuros.

A 6.ª edição do “Hotels&Suppliers” contou com a presença das empresas: Alaire; Andros; Dauti; Decorhotel; Decorweb; Ezpeleta; Gergran/Delifrance; GROHE Portugal; Groupe GM; ISEG; YVU; Jacobs Douwe Egberts; La Redoute; Legrand; Life Fitness Iberia; NSContract; Proquimia; Revestech; Roca e Televés.

Do lado dos grupos hoteleiros participaram: Grupo Oásis Atlântico; Hoti Hotéis; Editory Hotels; Neya Hotels; Bom Porto Hotels; Casas Vivas Resort; My Story Hotels; Olissippo Hotels; Amazing Evolution; HF Hotels; Unlock Boutique Hotels; PHC Hotels; Nau Hotels & Resorts; Vila Galé Hotéis; Jupiter Hotel Groupe e Hotel Shop.

Recorde o evento em vídeo. da 6.ª edição do “Hotels&Suppliers” da Publituris Hotelaria.

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AHP quer intervenção de António Costa para facilitar circuito da imigração no seio da CPLP

A AHP apela a uma intervenção do Primeiro-Ministro, António Costa, com vista à simplificação e desburocratização dos circuitos da imigração dentro da CPLP, por considerar que “este é um tema que exige clara coordenação de políticas públicas, multissectorial, o que não se alcança sem uma intervenção ao mais alto nível, como se está a demonstrar”.

A Associação sublinha, mais uma vez, que o turismo não pode existir sem pessoas ao serviço, sendo que, neste momento, faltam cerca de 45 mil trabalhadores no setor, cerca de 15 mil só na hotelaria.

Em comunicado, a AHP dá conta de uma reunião, esta semana, com a secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Rita Marques, em que entre os vários pontos da agenda estava a questão dos Recursos Humanos, mas “a informação partilhada pela governante deixou a Associação extremamente preocupada”.

Para a AHP, “os resultados da reunião não foram os esperados”, uma vez que havia fortes expectativas relativamente aos acordos de mobilidade que foram celebrados, quer com os países da CPLP, quer com a Índia e Marrocos.  A Associação estava convencida que esses acordos já estivessem a funcionar,” mas não é isso que está a acontecer”, refere a nota de imprensa.

Perante esta situação, Bernardo Trindade afirma que “viemos muito desapontados, porque o caminho que já tínhamos feito na anterior legislatura foi agora interrompido”, para destacar ser “preocupante que este tema não seja tratado ao nível do Estado como um tema central para o desenvolvimento do país”.

O presidente da AHP diz não compreender “como é que não há simplificação de procedimentos e articulação entre serviços, como os Serviços Consulares e o SEF, para simplificar e desburocratizar os circuitos da imigração dentro da CPLP, mais ainda quando Portugal e vários Estados da CPLP já ratificaram o Acordo sobre a Mobilidade.”

Tendo em conta que tema da escassez dos RH para a hotelaria e turismo pressiona toda a Europa Ocidental, a AHP lembra, no seu comunicado, que vários países estão a tomar medidas para lhe fazer frente, designadamente criando mecanismos de maior agilidade na captação de imigrantes.

Estando a Associação ciente que esta situação não se resolve de um momento para o outro, que é um problema de fundo do nosso país, e que se projeta sobre o futuro, Bernardo Trindade defende que “temos de o encarar como uma questão que exige um envolvimento e uma política de Estado, quer quanto à imigração, quer quanto à fixação de pessoas no nosso território”.

 

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