Edição digital
Assine já
PUB
Hotelaria

Grupo Pestana regressa aos lucros com 23 milhões de euros

Depois de um ano de 2020 negativo, o Pestana Hotel Group (PHG) regressou aos lucros, obtendo um resultado líquido de 23 milhões de euros. Já as receitas passaram para 295 milhões, enquanto o EBITDA ultrapassou os 96 milhões. O mês de abril de 2022 já foi melhor que 2019.

Victor Jorge
Hotelaria

Grupo Pestana regressa aos lucros com 23 milhões de euros

Depois de um ano de 2020 negativo, o Pestana Hotel Group (PHG) regressou aos lucros, obtendo um resultado líquido de 23 milhões de euros. Já as receitas passaram para 295 milhões, enquanto o EBITDA ultrapassou os 96 milhões. O mês de abril de 2022 já foi melhor que 2019.

Victor Jorge
Sobre o autor
Victor Jorge
Artigos relacionados
Nortravel promove circuito pela EN2 com partida a 1 de outubro
Distribuição
Airbus desenvolve e financia Pós-Graduação em Controlling e Pós-Graduação em Procurement
Aviação
Samaná: um destino “rulay”
Destinos
Qatar Airways lança pacotes para o Grande Prémio do Qatar de MotoGP
Aviação
Turismo do Algarve lança brochura dedicada à Dieta Mediterrânica
Destinos
APAVT organiza em Cascais evento final do projeto europeu de sustentabilidade SUSTOUR
Distribuição
Lisbon Marriott Hotel promove sessão de networking para 200 profissionais do turismo
Alojamento
Turismo do Alentejo e Ribatejo promove roadshow para preparar plano de atividades 2024
Destinos
Azores Airlines aumenta capacidade no final de agosto e início de setembro
Aviação
SkyExpert propõe regulamentação para equidade e sustentabilidade na aviação europeia
Aviação

Os resultados líquidos referentes ao exercício de 2021 do Pestana Hotel Group (PHG), apresentados esta quarta-feira, dia 18 de maio, voltaram a números positivos, registando lucros de 22,9 milhões de euros, contra os 32,2 milhões de euros negativos alcançados em 2020, mas ainda longe dos 79,4 milhões obtidos no melhor ano de sempre do maior grupo hoteleiro português, em 2019.

No que diz respeito ao volume de vendas, o crescimento foi de 113,7 milhões de euros, passando de 181,7 milhões, em 2020, para 295,4 milhões de euros, em 2021, mas, também aqui, ainda aquém dos 418,8 milhões de euros alcançados no último ano pré-pandémico.

Já no EBITDA, o grupo apresentou, para o exercício de 2021, 22,9 milhões de euros face aos 33,7 milhões de 2020, triplicando, assim, este valor. No exercício de 2019, o EBITDA obtido pelo grupo foi de 161,8 milhões de euros.

Na conferência de imprensa que marcou a apresentação de resultados do grupo Pestana, José Teotónio, CEO do PHG, admitiu que “cada ano de pandemia parecia um século”, fazendo referência ao desempenho variável do exercício. “O ano de 2021, em termos turísticos começou, basicamente, em maio”, admitiu José Teotónio, revelando que “se até maio tivemos muito pouca atividade, tivemos uma abertura no quinto mês do ano, mas que depois voltou a cair, com a situação dos britânicos, para voltar a crescer nos meses de verão. Depois veio a variante Ómicron e, em novembro, tudo voltou tudo a fechar”, salientou o responsável do grupo.

“Comparado com 2020, sem dúvida que 2021 foi melhor, mas ficámos, naturalmente, longe de 2019”, destacando José Teotónio que “2021 ficámos a 45 a 50% de 2019”.

Considerando que os números de 2021 “não são um grande resultado, mas, dadas as circunstâncias, termos regressado aos resultados positivos já é muito bom”, confidenciou José Teotónio.

Destacando que, em fevereiro de 2020 o grupo abriu o 100.º hotel para “fechá-lo 39 dias depois” [unidade de Nova Iorque], José Teotónio revelou que o grupo já tem, atualmente, todas as unidades (re)abertas).

Regressando, no entanto, a 2021, e com o mercado nacional a dar “um forte contributo em termos de reservas”, o grupo teve nos destinos de resort, com destaque para o Porto Santo e o Algarve, os pontas de lança na recuperação, contrapondo o desempenho dos destinos citadinos que “levaram e deverão levar mais tempo a recuperar”, segundo o CEO do grupo.

De resto, o PHG manteve as aberturas previstas para 2021 e 2022, com as nove unidades que estavam em pipeline, admitindo José Teotónio que, “com a pandemia, não tínhamos muito interesse em acelerar estes processos”. Assim, ao longo destes dois anos, foram acrescentados cerca de 1.000 quartos à oferta existente: Pousada de Vila Real de Santo António (Algarve), Pestana Vintage (Lisboa), Pousada do Porto-Flores (Porto), Pestana Fisherman (Maderia), Pestana CR7 Gran Vía (Madrid, Espanha), Pestana CR7 Times Square (Nova Iorque, EUA), Pestana Tânger (Marrocos), todos em 2021, continuando as aberturas em 2022 com o Pestana CR7 Marrakech (Marrocos) e Pestana Douro Riverside (Porto).

“Temos todos os hotéis abertos, o que é um contentamento, mas também um desafio. Agora é colocá-los no mapa”, antevendo com “boas perspetivas” o verão que está a chegar, mas sinalizando a guerra que se está a desenrolar a Leste “e ainda a COVID que parece que acabou, mas ainda aí está”.

Para 2022, José Teotónio acredita que, numa perspetiva Like-for-Like (LfL), ou seja, contabilizando a mesma operação que existia em 2019, “deveremos ficar a 85 a 90%, mas no total, estimamos um 2022 semelhante ou mesmo superior a 2019, o melhor ano de sempre do grupo”.

Sobre o autorVictor Jorge

Victor Jorge

Mais artigos
Artigos relacionados
Nortravel promove circuito pela EN2 com partida a 1 de outubro
Distribuição
Airbus desenvolve e financia Pós-Graduação em Controlling e Pós-Graduação em Procurement
Aviação
Samaná: um destino “rulay”
Destinos
Qatar Airways lança pacotes para o Grande Prémio do Qatar de MotoGP
Aviação
Turismo do Algarve lança brochura dedicada à Dieta Mediterrânica
Destinos
APAVT organiza em Cascais evento final do projeto europeu de sustentabilidade SUSTOUR
Distribuição
Lisbon Marriott Hotel promove sessão de networking para 200 profissionais do turismo
Alojamento
Turismo do Alentejo e Ribatejo promove roadshow para preparar plano de atividades 2024
Destinos
Azores Airlines aumenta capacidade no final de agosto e início de setembro
Aviação
SkyExpert propõe regulamentação para equidade e sustentabilidade na aviação europeia
Aviação
PUB
Alojamento

Delegação da AHRESP em Coimbra muda de instalações

A delegação da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) de Coimbra vai mudar de instalações em setembro, passando a funcionar no Mercado Municipal D. Pedro V.

Publituris

A delegação da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) de Coimbra vai mudar de instalações em setembro, passando a funcionar no Mercado Municipal D. Pedro V, informou a associação através da sua Magazine de Negócios.

Na informação divulgada, a AHRESP indica que a data da mudança será revelava “oportunamente” e explica que a mesma se deve a um proposta da Câmara Municipal de Coimbra, que a associação aceitou, uma vez que “assim se mantém próxima dos empresários da região”.

“A proposta da Câmara Municipal de Coimbra para a troca de instalações dos serviços da AHRESP foi aprovada por unanimidade dos vereadores em reunião da autarquia realizada esta segunda-feira, 21 de agosto”, lê-se na informação publicada pela associação.

A AHRESP revela que a intenção da autarquia já tinha sido comunicada em maio, quando a Câmara Municipal de Coimbra indicou não pretender renovar o contrato da Rua da Couraça da Estrela, onde ainda se encontra a delegação da AHRESP em Coimbra e que vigorava desde 2013.

No entanto, a autarquia disponibilizou-se de imediato para “ceder um espaço alternativo noutro edifício municipal”, o que vai acontecer em setembro, quando a associação se mudar para a Loja P4 do Mercado Municipal D. Pedro V.

A AHRESP diz ainda que a cedência da Loja P4 do Mercado Municipal D. Pedro, cuja entrada principal se situa na Rua Olímpio Nicolau Rui Fernandes, insere-se nos objetivos de promoção e desenvolvimento do turismo definidos pela autarquia e mostra-se confiante de que a nova localização vá ao encontro das “necessidades e expetativas dos empresários da região”.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Hotelaria

Pedro Ribeiro assume direção de Marketing e Vendas do grupo Vila Galé

A partir de 1 de setembro, Pedro Ribeiro assume a direção de Marketing e Vendas do grupo Vila Galé.

Publituris

O grupo Vila Galé contratou Pedro Ribeiro como novo diretor de Marketing e Vendas.

Assumindo funções a partir de 1 de setembro, Pedro Ribeiro foi até recentemente diretor comercial na Dom Pedro Hotels & Golf Collection, rede onde anteriormente tinha também liderado o departamento de Vendas e Marketing do Dom Pedro Laguna, no Brasil, e a área de vendas em Portugal.

Detendo um curso superior em Gestão Hoteleira e formação em Strategic Marketing for Hotel & Restaurants e Revenue Management pela Cornell University, Pedro Ribeiro soma ainda várias distinções ao longo da sua carreira. Em 2019, conquistou o Prémio Networking Empresarial em Portugal e no Brasil, que premeia a excelência e empreendedorismo. Já em 2018, foi considerado Personalidade Líder de Turismo no Brasil. E em 2016 e 2013 ganhou o galardão de melhor diretor comercial, de Marketing e Vendas de Portugal, atribuído pela Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal.

Pedro Ribeiro é ainda membro da administração da Fundação Luso Brasileira e fundador e coordenador da Portugal United, associação de promoção turística lançada em 2005, que hoje reúne mais de 15 empresas.

Em comunicado, Pedro Ribeiro afirma que “é uma honra e um desafio assumir a Direção Geral das áreas de Marketing e Vendas do Grupo Vila Galé. Tratando-se da segunda maior rede hoteleira de Portugal e da maior rede de resorts do Brasil, ainda com planos de abertura em outros destinos, será motivador contribuir para o desenvolvimento e notoriedade de uma marca portuguesa nos mercados internacionais, sem esquecer os dois maiores mercados do Grupo Vila Galé, o português e o brasileiro aos quais continuaremos a dar muita atenção”.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos

Illuminated hotel sign taken at night

Hotelaria

Portugal tem 127 hotéis em projeto ou construção. Reino Unido e Alemanha lideram ranking

O Reino Unido e a Alemanha lideram, na Europa, os projetos de construção de hotéis com 322 e 211 unidades, respetivamente. Portugal aparece com 127 unidades projetadas ou em construção.

Victor Jorge

De acordo com o Lodging Econometrics (LE), existem, na Europa, 1.715 hotéis em projeto ou em construção, equivalendo a cerca de 256 mil quartos, no final do segundo trimestre de 2023.

Desse total, segundo as contas, 776 estão já em construção, perfazendo 118.400 quartos, indicando a análise feita pela LE que existem mais 404 projetos prontos a arrancar nos próximos 12 meses, no que acrescentará mais 61.842 quartos ao universo existente. Além disso, existem ainda mais 535 projetos que se encontram numa fase adiantada de arranque, o que equivale a mais 76.336 quartos.

Este ranking, concluído no final do segundo trimestre de 2023, é liderado pelo Reino Unido, com um total de 322 projetos/45.181 quartos, seguindo-se a Alemanha, com 211 projetos/34.981 quartos, e França com 132 projetos/14.869 quartos.

Portugal aparece em quarto lugar, indicando a LE que existem 127 hotéis projetados que acrescentarão mais 15.446 quartos ao universo existente.

A Turquia aparece em quinto lugar nesta análise europeia, com 107 projetos e 15.670 quartos.

Contas feitas, estes quatro países são responsáveis por 52% de todos os hotéis em projeto ou em construção, salientando a LE que o Reino Unido, Alemanha, França, Portugal e Turquia “deverão manter a liderança na construção de hotéis a abrir até 2025”.

Analisando o panorama por cidades, Londres aparece com 82 projetos/14.767 quartos, seguida de Istambul com 42 projetos/7.222 quartos.

Já a cidade de Lisboa surge em terceiro lugar com 37 hotéis em projeto ou em construção, representando 4.262 quartos, seguida de Dublin com 32 projetos/6.173 quartos e a cidade alemão de Düsseldorf com 31 projetos/5.669 quartos em quinto lugar.

Relativamente aos grupos hoteleiros que mais hotéis têm em projeto ou em construção, destaque para a Accor, com 276 projetos/36.909 quartos, seguida da Hilton com 202/28.825 quartos. Nas posições seguintes aparecem a Marriott International (178 projetos/27.142 quartos), IHG Hotels&Resorts (143 projetos/19.108 quartos e o Radisson Hotel Group (59 projetos/11.452 quartos). Estes cinco grupos representam 50% de todos os hotéis projetados e em construção na Europa.

Ainda no campo dos grupos hoteleiros, mas relativamente às marcas detidas pelos mesmos, a Ibis lidera com 91 projetos/10.773 quartos, seguindo-se Hampton da Hilton com 71 projetos/10.345 quartos, Holiday Inn Express com 45 projetos/6.129 quartos e os Moxy da Marriott com 38 projetos/6.091 quartos.

A análise revela ainda que, no primeiro semestre de 2023, abriram, na Europa 150 novos hotéis com 20.027 quartos, esperando-se que até ao final do presente ano sejam inaugurados mais 265 hotéis, correspondendo a 35.491 quartos.

No futuro, a LE indica a abertura de mais 381 hotéis/51.708 quartos, em 2024, e mais 365 hotéis/56.094 quartos, em 2025.

Sobre o autorVictor Jorge

Victor Jorge

Mais artigos
Hotelaria

Vila Galé abre primeiro resort em Cuba em outubro

A informação já tinha sido avançada por Jorge Rebelo de Almeida, presidente do grupo Vila Galé, aquando da inauguração do NEP Kids, em Beja, e é confirmada agora com a abertura do primeiro resort em Cuba, em outubro.

Publituris

O grupo Vila Gale irá expandir a sua atividade a Cuba. Em comunicado, o grupo hoteleiro português anuncia que, em parceria com a Gaviota, irá administrar o Vila Galé Cayo Paredón, um resort all inclusive em Cayo Paredón Grande, a 25 minutos do aeroporto Jardines del Rey, em Cayo Coco, estando a abertura prevista para outubro de 2023.

Com 31 hotéis em Portugal e uma dezena no Brasil, a unidade, construída de raiz junto à praia deste novo polo turístico de Cuba, terá 638 quartos – 620 standard, duas suites e 16 suites juniores –, piscinas infantis e para adultos, Clube Nep para crianças, Espaço Galera dedicado aos hóspedes ‘teen’, salões para eventos, centro náutico, campo de ténis e quadra multidesportiva.

“Há muitos anos que estamos a analisar a entrada em Cuba e agora, finalmente, foi possível concretizar este objetivo. Teremos um hotel maravilhoso, com excelente localização e com o padrão habitual da Vila Galé. É uma aposta desafiante, mas estamos muito entusiasmados, porque Cuba é um destino turístico de enorme qualidade. Além disso, esta aposta complementará a oferta da Vila Galé Portugal e no Brasil, permitindo pôr em prática noutro país a muita experiência na gestão deste tipo de unidades com tudo-incluído”, refere Jorge Rebelo de Almeida.

A nova unidade do grupo Vila Galé, que vai gerar cerca de 400 postos de trabalho, contará com sete restaurantes: Versátil (buffet), Massa Fina (italiano), Inevitável (à la carte, com propostas de influência mediterrânica), Cervejaria Portuguesa (petiscos tradicionais lusos) e Taste of Ciego (cozinha cubana), Vila Galé Café e Ranchon, além de cinco bares, incluindo bar de piscina, de praia e temáticos.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Alojamento

Casa das Lérias integrada no programa Historic Hotels Worldwide

O programa dos Estados Unidos da América reconhece as melhores unidades históricas em todo o mundo com base numa série de critério. A integração nesta lista é exclusiva a hotéis, resorts e pousadas situados em locais históricos com, pelo menos, 75 anos de idade.

Publituris

A Casa das Lérias, em Amarante, Portugal, foi integrada no Historic Hotels Worldwide, o programa oficial do National Trust for Historic Preservation, dos Estados Unidos da América (EUA), que reconhece e celebra os melhores hotéis históricos em todo o mundo.

Em comunicado de imprensa é explicado que “o Historic Hotels Worldwide promove o património e as viagens culturais, apresentando uma prestigiada coleção de tesouros históricos, incluindo hotéis e outros alojamentos históricos com mais de dez séculos de existência em 47 países de todo o mundo”.

A Casa das Lérias, de janelas viradas para o Tâmega e próximo do centro da cidade, herda a sua localização de uma confeitaria histórica com o mesmo nome. O edifício original foi outrora denominado como a famosa Casa das Lérias, um local conhecido pelos doces conventuais tradicionais de Amarante, as “Lérias”, na altura propriedade de Alcino dos Reis.

Sobre esta recente integração, Lawrence Horwitz, vice-presidente executivo da Historic Hotels of America e da Historic Hotels Worldwide, declara que “a Historic Hotels Worldwide tem a honra de incluir a Casa das Lérias”.

“Elogiamos a Casa das Lérias, a Ace Hospitality Management e a equipa de liderança, pelo seu cuidadoso trabalho de preservação histórica, administração e visão que permitirão às gerações futuras de viajantes experimentar este destino histórico único”, afirma.

A adesão à Historic Hotels Worldwide é exclusiva de hotéis, resorts e pousadas selecionados com alojamentos em locais históricos com, pelo menos, 75 anos de idade e que ofereçam acomodações históricas.

Cada membro tem de possuir uma ou mais das seguintes qualidades: ter servido como antiga residência, ou estar localizado nos terrenos da antiga residência, de pessoas famosas; situar-se num local significativo para um evento na história; estar localizado em, ou a uma curta distância a pé, de um distrito histórico, marco historicamente significativo, local de um evento histórico ou centro histórico da cidade; ter sido reconhecido por uma organização de preservação local ou por um fundo nacional; e exibir recordações históricas, obras de arte, fotografias ou outros exemplos do seu significado histórico.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Hotelaria

Ribeira Collection Hotel by Piamonte Hotels renova Spa e disponibiliza tratamentos com vinoterapia

O Ribeira Collection Hotel by Piamonte Hotels, em Arcos de Valdevez, renovou o Spa e disponibiliza agora “Momentos Vínicos”, usando produtos à base de grainha e óleo de uva.

Publituris

Com duas salas de tratamento e uma área dedicada ao ritual de chá, a nova zona de Spa reafirma o compromisso do hotel em oferecer experiências como momentos vínicos. Os visitantes podem ainda usufruir de sauna, banho turco, jacuzzi e piscina híbrida, que passa de interior a exterior no verão, com a abertura total das portadas para o jardim.

Outra opção disponível é uma massagem de corpo inteiro realizada com pindas de grainha de uva, pequenos sacos de linho que são previamente aquecidos, libertando calor e aroma. Os hóspedes podem também optar por tratamentos de Reiki. No renovado Spa estão ainda disponíveis massagens pré-mamã, especialmente criadas para grávidas.

No entanto, até dia 22 de setembro, o hotel de charme disponibiliza o programa exclusivo “Summer by the River”, que inclui duas noites de alojamento, crédito no lobby bar e restaurante, um passeio de bicicleta a dois e acesso ao ginásio e Spa, com piscina híbrida, sauna, banho turco e jacuzzi.

A unidade hoteleira oferece ainda jantares e sunsets acompanhados por música ao vivo com o Rio Vez como pano de fundo. Até 26 de agosto, as noites de sábado no restaurante Bago Food & Wine há também música ao vivo a partir das 21h00, o que permite combinar numa refeição a melhor gastronomia do Alto Minho, com assinatura do chefe Eduardo Costa, e entretenimento musical.

Inserido num edifício histórico de 1916, o Ribeira Collection Hotel by Piamonte Hotels é uma unidade de charme de quatro estrelas que dispõe de 37 quartos distribuídos por quatro tipologias, equipados com minibar, ar condicionado, TV de ecrã plano, cofre e wi-fi gratuito.

O Ribeira Collection Hotel by Piamonte Hotels oferece ainda, para além do Spa, um vasto jardim com acesso direto ao Rio Vez, uma garagem privativa, uma esplanada, lobby bar e o 1880 lounge. Apresenta também condições para receber eventos corporativos.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Hotelaria

Pendular diz que 50% do negócio já é do setor do turismo e hotelaria

A Pendular revela que as empresas hoteleiras já representam perto de 50% do seu negócio em serviços de procurement e gestão de compras e contratos.

Publituris

“O outsoursing tem-se mostrado fundamental para impulsionar o crescimento do negócio, melhorar a experiência do cliente e obter uma vantagem competitiva”, refere Vitor Ribeiro Gomes, CEO da Pendular. Assim, numa altura em que, nos mais diversos setores a proposta de valor do outsourcing se propõe a uma redução de custos entre 10% a 30%, ao centralizar e gerir custos e operações (controlando as diferentes variáveis que os influenciam), o recurso á Pendular “não só para gestão deste fluxo, mas muito especialmente para mitigação dos aumentos anunciados pelo crescimento da inflação e agora pela pressão da baixa de preços provocada pela diminuição da mesma, tem-se tornado uma prática corrente e aquela que mais beneficia as empresas – tornando-as mais ágeis, eficientes e capazes de enfrentar qualquer cenário”, conclui

Focada em assumir uma posição de total transparência no mercado empresarial e, especificamente, na área de procurement, a Pendular assinou também recentemente um protocolo com a APCADEC – Associação Portuguesa de Compras e Aprovisionamento.

A empresa garante, em nota de imprensa que está capacitada para dar respostas personalizadas aos mais complexos desafios da gestão, com mais de 25 anos de atuação no mercado nacional, e uma rede de fornecedores “cimentada, ágil e eficiente, que permite às empresas manter o foco no seu negócio, reunindo todas as vantagens de uma empresa de logística, de um fornecedor único e de uma central de compras”.

O objetivo da empresa é “reduzir custos e complexidade nas organizações, contribuir para o desenvolvimento, profissionalização, e crescimento dos clientes e parceiros”, indica ainda.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Alojamento

Pousadela Village apresenta novos quartos em forma de penedo

As nove unidades de alojamento em forma de penedo estão próximas do edifício principal do Pousadela Village e prometem oferecer aos hóspedes uma experiência “imersa na natureza”.

Publituris

O grupo Pousadela Village, constituído por dois alojamentos turísticos de quatro estrelas em Vieira do Minho, criou um novo projeto que permite aos hóspedes dormir em quartos em forma de rocha, com vista panorâmica para o rio entre as montanhas.

Em comunicado de imprensa, o grupo afirma que com estes “quartos-penedo” pretendem proporcionar “experiências memoráveis e inéditas, oferecendo a oportunidade de desfrutar de um momento único, imerso na natureza”.

As nove unidades de alojamento foram colocadas numa zona elevada da montanha, próximas do edifício principal do Pousadela Village, e garantem “uma enorme entrada de luz, uma vista de cortar a respiração e uma decoração em sintonia com as últimas tendências”.

Inspirados em penedos presentes na zona de Vieira do Minho, os novos quartos foram batizados com nomes como Pala de Vieira, Tange, Lourigo, Gaimbos e Ovo da Rainha, sendo que a ideia passa por “transmitir as lendas e mistérios de cada um deles, alimentando a curiosidade sobre histórias locais”, como o grupo explica em nota de imprensa.

Ainda não existe uma data definida para a abertura destes “quartos-penedo” ao público, no entanto, o grupo afirma que “muito em breve será possível os hóspedes marcarem a sua estadia”, incentivando os interessados a acompanhar as novidades do projeto “através das redes sociais ou de forma direta através do email ou telefone”.

O grupo Pousadela Village nasceu em 2018 em Vieira do Minho, com dois aldeamentos turísticos situados na serra da cabreira, com vista para a serra do Gerês.

Com um total de 20 casas de turismo rural, às quais se vão juntar os nove quartos em forma de rocha, cada casa tem uma tipologia diferente, todas com uma cozinha totalmente equipada e entrada individual.

O empreendimento principal conta com um restaurante, bar, spa, piscina interior e piscina exterior infinita, bem como com várias atividades como desportos aquáticos, tours, caminhadas e passeios pela natureza.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos

Créditos: Bruno Barbosa

Alojamento

Valverde Santar Hotel & Spa abre oficialmente portas a 11 de agosto

Fruto da reconversão da antiga Casa das Fidalgas, do século XVII, o Valverde Santar Hotel & Spa abre portas em Santar com uma oferta de 21 quartos e suites, além de quatro hectares de vinha e três hectares de jardim.

Carla Nunes

O boutique hotel de cinco estrelas Valverde Santar Hotel & Spa abre oficialmente portas em Santar, no concelho de Nelas, distrito de Viseu, após um período de soft opening. Este é o primeiro hotel Valverde fora de Lisboa e o segundo do grupo Valverde Living, tal como o grupo hoteleiro indica em comunicado.

A nova unidade hoteleira localiza-se na Casa das Fidalgas, uma quinta de Santar do século XVII com quatro hectares de vinha e três hectares de jardim. A casa, mandada construir por Domingos de Sampaio do Amaral, por ocasião do casamento da sua filha D. Joana de Sampaio com João de Almeida Castelo Branco, passou de geração em geração até 1975, altura em que Pedro Brum da Silveira Pinto a doou ao representante da casa real portuguesa, D. Duarte Pio, e ao seu irmão, D. Miguel de Bragança, Duque de Viseu.

Créditos: Bruno Barbosa

A Casa das Fidalgas abre agora portas como um boutique hotel de 21 quartos e suites, divididas em quatro categorias: dois quartos Clássicos, dez Deluxe, cinco Junior Suites e três Suites. O grupo hoteleiro garante que os quartos “respeitam a traça e alma originais da casa”, já que grande parte do mobiliário, peças e quadros que os decoram provêm do espólio original. Os nomes das três suites prestam homenagem aos últimos proprietários e residentes: Duque de Bragança, Dona Isabel e Duque de Viseu.

Nas restantes valências do hotel os hóspedes podem encontrar várias salas de estar e de reuniões, o restaurante Memórias, a cargo do chef Luís Almeida, e um jardim pós-renascentista com uma piscina exterior aquecida. Já a antiga adega da propriedade foi adaptada para alojar um spa com quatro salas de tratamento, piscina interior, jacuzzi, sauna, banho turco, fonte de gelo, duche sensorial e uma sala de relaxamento com luz natural e produtos Vinoble.

Créditos: Bruno Barbosa

À semelhança do Valverde Lisboa, a arquitetura e o design de interiores deste boutique hotel são da autoria de José Pedro Vieira e Diogo Rosa Lã, do atelier Bastir. Já os jardins da unidade foram alvo de uma intervenção do arquiteto paisagista madrileno Fernando Caruncho, também responsável pelos jardins de Santar, casa do projeto Vila Jardim.

Recorde-se que no início de 2022 era apontado que o Valverde Santar Hotel & Spa tinha sido alvo de um investimento de dez milhões de euros, no entanto, ainda não se conhece o valor final deste investimento. Além deste hotel, o grupo liderado por Pedro Mendes Leal detém ainda o Valverde Hotel, em Lisboa, e o Condes de Azevedo Palace, no Porto.

Créditos: Bruno Barbosa
Sobre o autorCarla Nunes

Carla Nunes

Mais artigos
Alojamento

Vila Galé investe 15 milhões de euros em São Miguel

O Vila Galé Collection São Miguel, em funcionamento desde 1 de junho e com inauguração oficial marcada para 16 de setembro resulta de um investimento de 15 milhões de euros e de uma uma parceria em regime de direito de superfície por 40 anos, renovável, com a Santa Casa da Misericórdia de Ponta Delgada.

Publituris

O Vila Galé investiu 15 milhões de euros no primeiro hotel do grupo nos Açores, o Vila Galé Collection São Miguel. Recorde-se que em janeiro deste ano, na edição de aberturas e remodelações da Publituris Hotelaria, o grupo dava conta que esta unidade resultaria de um investimento de 12 milhões de euros.

A funcionar desde 1 de junho, o Vila Galé Collection São Miguel resulta da reabilitação de parte do edifício onde antigamente funcionava o hospital de São Francisco, no centro de Ponta Delgada. Após uma parceria em regime de direito de superfície por 40 anos, renovável, com a Santa Casa da Misericórdia de Ponta Delgada, o edifício abriu portas como hotel “dedicado à história dos Açores e das comunidades açorianas no mundo e à evolução da aviação”, como indicado em comunicado.

Esta “unidade de charme”, localizada no Campo de São Francisco, conta com 92 quartos divididos por sete tipologias, dois restaurantes com serviço buffet e à carta – o Versátil e o Inevitável – e dois bares. De destacar ainda a piscina exterior no claustro do edifício, a área de solário e o Satsanga Spa & Wellness, com piscina interior, três salas de massagens, sauna, banho turco e duches dinâmicos. Para o setor de reuniões, incentivos, conferências e exposições (MICE) o hotel disponibiliza uma sala de reunião com capacidade para até 160 pessoas em plateia, com possibilidade de divisão em três espaços.

Este novo hotel gerou 48 postos de trabalho e será oficialmente inaugurado a 16 de setembro deste ano, como o grupo aponta em nota de imprensa.

“Há muito tempo que queríamos ter a Vila Galé nos Açores, que era a única grande região de turismo em Portugal onde ainda não estávamos. Finalmente, foi possível concretizar esse projeto. Pretendemos que atraia não só turistas, mas também que seja aberto e convidativo para a toda a comunidade local de São Miguel”, sublinha o presidente da Vila Galé, Jorge Rebelo de Almeida, em comunicado.

O presidente acrescenta que “esta é mais uma unidade que temos num edifício histórico, que reabilitámos para transformar em hotel e dar-lhe uma nova vida, como já temos vindo a fazer ao longo dos anos noutras unidades, tanto em Portugal como no Brasil”.

Esta unidade hoteleira dinamiza todos os dias a iniciativa “Sete pratos da tradição portuguesa”, com o intuito de dar aos clientes a hipótese de desfrutar “dos mais típicos sabores nacionais”. Desta forma, à segunda-feira o destaque vai para o Cozido à Portuguesa e à terça-feira para os Filetes de peixe porco com Arroz de Tomate. A quarta-feira são servidas Iscas com cebola caramelizada, bacon e batata frita e a quinta-feira Lulas salteadas com puré de batata-doce. Já na sexta-feira é dia de Alheira de Santa Maria crocante com ovo estrelado e grelos salteados, ao sábado de Pataniscas de Bacalhau com Arroz de Feijão e, ao domingo, Arroz de Polvo. O cardápio diário inclui sempre o Bife à Regional, especialidade de São Miguel. Aos domingos, a partir das 12h00, está ainda disponível um brunch para toda a família.

O Vila Galé Collection São Miguel faz parte do conjunto de quatro hotéis que o grupo Vila Galé abriu este ano em Portugal, num investimento total de 50 milhões de euros. Desta forma, esta unidade junta-se ao Vila Galé Collection Monte do Vilar, um agroturismo vocacionado para adultos, em Beja; o Vila Galé Nep Kids, um hotel onde os adultos só podem entrar se acompanhados por crianças, também em Beja; e o Vila Galé Collection Tomar, no centro da cidade dos Templários.

Atualmente, o Vila Galé soma 41 unidades, nomeadamente 31 em Portugal e dez no Brasil.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2021 PUBLITURIS. Todos os direitos reservados.