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Glion e Les Roches procuram novos alunos em Portugal

Com vista a atrair futuros talentos para os setores da hotelaria e turismo, as escolas de Hospitality Management Glion e Les Roches vão promover as suas ‘personal meetings’ em Portugal.

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Lisboa, Cascais e Porto são as cidades onde vão ter lugar estes encontros, entre os dias 26 e 29 deste mês, sempre das 14h00 e as 18h00.

A sessão de Lisboa está marcada para terça-feira no  Hotel Myriad by Sana, enquanto em Cascais decorrerá no Hotel Cascais Miragem Health & Spa, nos dias 27 e 28, e na Invicta está agendada para o dia 29, no Sheraton Porto Hotel & Spa – 29 de abril

Estas one-to-one online meetings têm como objetivo apresentar as várias tipologias formativas em detalhe aos jovens portugueses que pretendem dar continuidade ao seu percurso académico a nível internacional.

Os interessados podem obter todas as informações necessárias sobre o funcionamento das escolas, o método de ensino, as oportunidades de carreira e também esclarecer eventuais dúvidas sobre o próximo intake.

A Glion e a Les Roches procuram em Portugal alunos com um perfil internacional, que gostem de viajar, tenham bom nível de inglês e interesse pela indústria hoteleira.

Os processos de admissão já estão a decorrer e há vagas disponíveis nos vários campus das duas instituições de ensino, nomeadamente Suíça e Espanha.

Os encontros individuais têm a duração de aproximadamente uma hora e devem ser agendados através do e-mail [email protected].

 

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Turismo de Portugal apoia formação em Angola

O Turismo de Portugal e o Gabinete de Apoio ao Turista, Formação e Empreendedorismo do Ministério do Turismo de Angola, acabam de formalizar, em Luanda, um protocolo que cria um modelo de gestão conjunta e partilhada da rede de escolas de hotelaria e turismo daquele país africano.

Em resultado deste protocolo, segundo revela o presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, nas redes sociais, “daremos início, em setembro, à gestão conjunta e partilhada da Escola de Hotelaria e Turismo de Cabinda e, em 2025, da Escola de Hotelaria e Turismo de Luanda.

Trata-se, segundo Carlos Abade, de um importante primeiro passo no processo de internacionalização das Escolas do Turismo de Portugal, uma das 60 medidas do programa Acelerar a Economia, e que reforça o papel desta rede de escolas como um poderoso instrumento de cooperação internacional e de ligação entre os povos.

Ainda nas redes sociais, o presidente do Turismo de Portugal deixa um agradecimento especial à equipa liderada por Afonso Vita, diretor do Gabinete de Apoio ao Turista, Formação e Empreendedorismo do Ministério de Angola, e a toda a equipa da formação do Turismo de Portugal, liderada por Catarina Paiva, “pelo excelente trabalho desenvolvido e que permitiu a concretização hoje de tão importante passo”.

Entretanto, sobre este assunto, um comunicado emitido pelo Turismo de Portugal indica que, investir nas qualificações, valorizar as profissões, atrair e reter talento, capacitar empresas e dotar os profissionais de competências para uma intervenção responsável, sustentável e competitiva são objetivos essenciais abrangidos pelo protocolo.

A colaboração entre o Turismo de Portugal e o Gabinete de Apoio ao Turista, Formação e Empreendedorismo inclui o apoio na implementação de um modelo de gestão de uma Escola de Hotelaria e Turismo, configurando-se como Escolas de Hotelaria e Turismo Co-branded com o Turismo de Portugal.

Reforça-se assim a estratégia de internacionalização da rede de escolas do Turismo de Portugal que passa, em grande medida, pela expansão para a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), através da transferência de conhecimentos detidos pelo Turismo de Portugal e reconhecidos pela Organização Mundial do Turismo (OMT). Este acordo destaca o importante papel que as pessoas e os profissionais de turismo têm para a atividade turística, investindo nas suas qualificações, na valorização das profissões, na atração e fidelização de talento, elevando a qualidade e a excelência da formação no setor.

Através desta parceria, serão inaugurados em Angola dois hotéis-escola, em 2024 na Província de Cabinda e, em 2025, em Luanda, tendo em vista melhorar a qualidade dos serviços turísticos no país. Os próximos passos incluem reuniões com a equipa da Direção-Geral de Capacitação e Cooperação (DGCC), do Turismo de Portugal, para definir os pontos de colaboração na nova Escola de Hotelaria e Turismo de Cabinda, incluindo protocolos e modelos de gestão conjunta.

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Lusófona participa no projeto FUTOURWORK para promover bem-estar e melhores condições de trabalho no Turismo e Hospitalidade

A Universidade Lusófona, representada pelas investigadoras Tânia Gaspar do Hei-LAB: digital Human Environment Interaction Lab, e Mafalda Patuleia do Intrepid Lab|CETRAD, participa no projeto FUTOURWORK – Improving Tourism and Hospitality Worker Well-Being Through Social Dialogue, no âmbito do Programa Horizon CL2, constituído por um consórcio de diversos países europeus.

O projeto FUTOURWORK – Improving Tourism and Hospitality Worker Well-Being Through Social Dialogue, no âmbito do Programa Horizon CL2, vocacionado para um futuro sustentável na Europa, tem como objetivo estudar e promover um maior bem-estar e melhores condições de trabalho para os trabalhadores do Turismo e Hospitalidade (T&H). O projeto é constituído por um consórcio de diversos países europeus e a Universidade Lusófona está representada pelas investigadoras Tânia Gaspar do Hei-LAB: digital Human Environment Interaction Lab e Mafalda Patuleia do Intrepid Lab|CETRAD.

O T&H representa, atualmente, mais de 10% da economia europeia e 11,7% do emprego. Muitos dos 13 milhões destes trabalhadores na União Europeia pertencem a grupos mais vulneráveis: mulheres (54%), migrantes (16%) e jovens (30%), de acordo com dados da OIT referentes a 2022. O volume de negócios e as ofertas de emprego são elevados, com 1,2 milhões ofertas de emprego (11%) na UE. Estes trabalhadores realizam formas de trabalho não padronizadas, incluindo trabalho em plataformas digitais, que podem ser um fator de risco ao nível da concretização de um trabalho digno, da falta de proteção social, do aumento da precariedade e vulnerabilidade e do aumento da pobreza no trabalho.

O projeto terá um impacto transformador para os trabalhadores do Turismo e Hotelaria, promovendo um diálogo social mais inclusivo, equitativo e eficaz, através da análise das diversas realidades do trabalho no setor, tanto a nível da UE como a nível nacional. Permitirá avaliar a influência das organizações de empregadores e trabalhadores no setor, identificar a transformação digital, a inovação e o seu impacto nos trabalhadores de T&H, bem como o seu impacto em grupos particularmente vulneráveis. Incorpora a co-criação e métodos colaborativos para promover o diálogo entre múltiplos stakeholders e irá divulgar resultados que impulsionem políticas e práticas neste domínio.

O FUTOURWORK irá desenvolver um índice de bem-estar que poderá ser usado pelo setor do T&H para avaliar os seus trabalhadores. Sustentará também a criação de um observatório para integrar a informação produzida, que tem como objetivo a implementação de uma plataforma de diálogo para trabalhadores, empregadores e decisores políticos.

Para além dos parceiros sociais com atividade no sector do Turismo e da Hotelaria, o projeto integra a participação de entidades públicas como a ACT, Autoridade para as Condições de Trabalho (enquanto ponto focal da Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho), visando uma abrangência expressiva do domínio de intervenção.

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NOVA lança Pós-Graduação “Leading Tourism & Hospitality”

A Universidade NOVA de Lisboa vai lançar, já para o ano letivo 2024/2025, a nova Pós-Graduação “Leading Tourism & Hospitality”, um programa que visa fortalecer o turismo e a hospitalidade de excelências em Portugal.

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O programa distingue-se pela sua natureza interdisciplinar, envolvendo mais de 25 docentes de oito faculdades da NOVA, incluindo um especialista proveniente da rede EUTOPIA. Conta também com a participação ativa de parceiros do setor: Turismo de Portugal, Grupo Pestana, Details Hospitality, Sports and Leisure, AHP e APAVT.

“Esta pós-graduação representa uma resposta concreta às necessidades de qualificação no setor de turismo e hospitalidade, integrando uma abordagem interdisciplinar que é fundamental para a formação de líderes inovadores e preparados para enfrentar os desafios e as oportunidades do futuro, num setor que representa 16,8% do Produto Interno Bruto e 8,4% dos empregos no nosso país”, afirma Pedro Saraiva, vice-reitor da NOVA para Inovação Organizacional e Transformação Digital e coordenador da TOHO.

A Pós-Graduação “Leading Tourism & Hospitality” visa capacitar os profissionais do setor com as ferramentas necessárias que irão impulsionar o prestígio de Portugal no desenvolvimento e na inovação do Turismo e contribuir para elevar o país como destino turístico de excelência.

Criado com os contributos dados pelos principais agentes do setor, este programa está focado no desenvolvimento e na inovação, preparando os alunos para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades emergentes no mercado de turismo e hospitalidade, atendendo à sustentabilidade económica e social, a novas motivações, nichos turísticos e aos impactos da inovação digital.

Esta Pós-Graduação cujas inscrições já estão abertas, com as aulas a terem lugar entre outubro de 2024 e junho de 2025, é financiada pelo Programa de Recuperação e Resiliência permitindo, nesta primeira edição, uma redução do valor da propina.

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2.ª Edição do ISCE Tourism PAP Challenge tem nove finalistas

A final da 2.ª Edição do ISCE Tourism PAP Challenge realiza-se no dia 18 de julho e conta com 9 finalistas.

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tagsISCE

A final da 2.ª edição do ISCE Tourism PAP Challenge powered by Merytu, uma iniciativa do Departamento de Turismo do ISCE – Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo, que tem como parceiros institucionais a Câmara Municipal de Odivelas, as Escolas do Turismo de Portugal e a Associação Forúm Turismo e que conta ainda com o apoio da Orbitur, Randstad, ISIC, Lisbon Digital School, Parque Aventura Sniper, Immerso Hotel, Sogenave, Tempo de Aventura, Host, Grupo LIDEL e PACTOR está marcada para 18 de julho e conta com nove finalistas

A final da iniciativa que tem como missão valorizar o ensino profissional em Turismo em Portugal, realiza-se entre as 14 horas e as 19 horas, no auditório do ISCE e conta com a participação de nove estudantes finalistas, provenientes de sete escolas com cursos profissionais de turismo e que disputarão a atribuição de uma bolsa de estudo no curso de Licenciatura em Gestão Turística do ISCE e ainda os prémios Best Pitch, Digitalização, Inovação e Criativadade e Sustentabilidade e Responsabilidade Social, prémios patrocinados pela Orbitur, Lisbon Digital School, Randstad e Immerso Hotel, respetivamente.

Esta 2.ª edição do concurso desafia os estudantes e as escolas, que ministram cursos profissionais em turismo, a identificarem e apresentarem as melhores Provas de Aptidão Profissional (PAP) do presente ano letivo.

O ISCE Tourism PAP Challenge powered by Merytu, pretende incentivar o ingresso dos alunos do ensino profissional no ensino superior, valorizando o setor, o ensino profissional existente e os futuros profissionais do mesmo.

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AHETA mantém aposta na formação de ativos

A AHETA continua a apostar na formação profissional dos seus ativos para 2024/2027, tendo, para esse efeito, apresentado uma candidatura ao Programa de Financiamento do Fundo Social Europeu “Ações de Formação Modulares Certificadas”.

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Tendo estabelecido um protocolo de colaboração com a Competir, empresa especializada e certificada na área de formação profissional, a AHETA apresentou uma candidatura ao Programa de Financiamento do Fundo Social Europeu “Ações de Formação Modulares Certificadas”.

Esta candidatura prevê que os funcionários e colaboradores das empresas associadas da AHETA possam beneficiar de formação no sentido de melhorar as suas competências e desempenho, nas áreas de turismo e lazer, imagem pessoal e comunicação com o cliente, atendimento-técnicas de comunicação, primeiros socorros, ambiente, segurança, higiene e saúde no trabalho, HCCP, língua portuguesa e estrangeiras, tecnologias de informação e comunicação, entre outras, bem como formação à medida enquadrada no levantamento de necessidades dos nossos associados.

Em paralelo, a Associação irá disponibilizar “Formação Emprego + Digital” em meios de comunicação digital, cibersegurança, folha de cálculo, gestão informatizada de documentos, escritório eletrónico, atendimento não presencial ao cliente, literacia digital-iniciação, técnicas de marketing digital e gestão das redes sociais, entre outras, que visa especialmente a melhoria nas competências digitais dos colaboradores de todos os nossos associados.

Ao desenvolver todos estes programas de formação, em colaboração com a Competir, empresa com 31 anos de experiência a atuar no mercado, “estaremos a dar passos significativos para a melhoria dos serviços a prestar aos nossos turistas e visitantes, contribuindo igualmente para o reforço de competências das nossas equipas”, refere a AHETA em nota de imprensa.

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Próximo período do Programa Competências do Futuro Algarve será de outubro a dezembro

O próximo período do programa decorrerá de outubro a dezembro, fora da época alta da atividade turística, garantindo assim que os profissionais possam aproveitar ao máximo as oportunidades de formação sem comprometer as suas responsabilidades operacionais.

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O Programa Competências do Futuro Algarve, promovido pelo Turismo do Algarve e pelo Turismo de Portugal, que decorreu entre fevereiro e maio deste ano, registou um total de 33 ações de formação e bootcamps, e contou com 912 inscrições dos profissionais do setor turístico.

No primeiro período foram realizados 10 bootcamps presenciais, abrangendo 40 horas de ações. Destes, nove bootcamps focaram-se em três áreas temáticas decisivas: Liderança e Gestão de Equipas; Inovação, Marketing e Literacia Digital; e Serviço de Excelência no Turismo. Adicionalmente, um bootcamp dedicou-se exclusivamente à Gestão Sustentável dos Recursos Hídricos, promovido na sequência do lançamento do selo de eficiência hídrica Save Water. Ao todo, estas ações receberam 213 inscrições.

No formato online, foram efetuadas 23 ações de formação, totalizando 211 horas, e registaram-se 699 inscrições. Os meses de abril e maio concentraram 60% dos participantes nas diversas ações realizadas.

O presidente do Turismo do Algarve, André Gomes, considera que “a elevada adesão dos profissionais do setor ao Programa Competências do Futuro Algarve é um indicador claro do compromisso dos nossos profissionais em aperfeiçoar as suas competências e em elevar os padrões de qualidade no setor turístico”, para destacar que, “este programa foi concebido para responder às necessidades identificadas, oferecendo formação em áreas estratégicas que são vitais para o futuro do turismo no Algarve”.

Para André Gomes “a excelência no serviço prestado é um compromisso inegociável para o Algarve”, ressalvando que “a capacitação dos nossos profissionais não só reforça a qualidade dos serviços oferecidos, como também contribui para a sustentabilidade e inovação do setor”, avançando que “estamos a preparar o setor para enfrentar os desafios futuros e para manter o Algarve como um destino de topo.”

O Programa Competências do Futuro Algarve foi lançado com o objetivo de dotar os profissionais do turismo de ferramentas e competências que lhes permitam melhorar o desempenho e a excelência dos serviços. Envolvendo as escolas de Hotelaria e Turismo de Faro, Portimão e Vila Real de Santo António, o programa prevê a realização de 440 horas de formação online e a participação de até 1800 profissionais do setor até ao final do ano.

Através de uma abordagem focada em áreas essenciais como Liderança e Gestão de Equipas; Competências de Gestão, Marketing e Literacia Digital; Serviço de Excelência no Setor Turístico; e Gestão Sustentável dos Recursos e Eficiência Hídrica, o programa procura responder às necessidades identificadas pelas principais associações setoriais.

O próximo período do programa decorrerá de outubro a dezembro, fora da época alta da atividade turística, garantindo assim que os profissionais possam aproveitar ao máximo as oportunidades de formação sem comprometer as suas responsabilidades operacionais.

 

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Fórum Turismo organiza mais uma edição da Academia de Formadores

O evento que reúne professores e formadores nacionais do turismo decorre este ano em Fátima sob o mote “Criatividade para a Liderança”. Os vários pacotes para a academia com a duração de dois dias variam entre os 75 e os 265 euros.

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A Associação Fórum Turismo, em colaboração com o Turismo de Portugal, volta a organizar a Academia de Formadores de 8 a 9 de julho, em Fátima.

O encontro, que este ano terá lugar no Hotel SDivine, reúne professores e formadores nacionais do turismo “para atualizarem conhecimentos e competências”, como a associação refere em comunicado.
Os dois dias serão marcados por debates e atividades “desenhados para adquirir ferramentas práticas e fazer face às transformações do setor”, sendo que a edição deste ano terá como mote “Criatividade para a Liderança”.

O programa do evento conta com painéis e workshops apresentados por um conjunto de oradores que inclui Pedro Machado, Secretário de Estado do Turismo; Martim Sousa Tavares, maestro e diretor artístico e Ricardo Costa, chef-executivo do The Yeatman. Entre os temas em debate estarão o sucesso escolar, a inteligência artificial e a saúde e bem-estar em sala de aula.

As inscrições para a Academia de Formadores já estão abertas através de um formulário de inscrição no website do evento, cujos pacotes variam entre os 75 e os 265 euros.

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Hospitality Education Awards encerram candidaturas esta semana

Os prémios de formação turística dinamizados pela Associação Fórum Turismo, que visam reconhecer profissionais, projetos e stakeholders do setor, encerram a fase de candidaturas para a edição deste ano a 23 de junho. A iniciativa leva a concurso seis categorias, cujas candidaturas serão avaliadas por um júri.

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O prazo de candidaturas para os Hospitality Education Awards (HEA) – Prémios da Formação Turística em Portugal encerram no final desta semana, a 23 de junho.

À semelhança das edições anteriores, os Hospitality Education Awards deste ano têm como objetivo “valorizar e não esquecer o mérito na formação no setor do turismo”, como a organização destaca em nota de imprensa.

A fase das nomeações, em que foram identificados profissionais, projetos e stakeholders com o intuito de os incentivar a proceder à candidatura aos prémios, terminou a 14 de junho. Já a fase de candidaturas propriamente dita termina no próximo domingo, a 23 de junho.

Para submeter as candidatura e obter mais informações sobre o regulamento e as categorias, os candidatos devem aceder diretamente ao website dos Hospitality Education Awards.

Após a fase de candidaturas é feita uma avaliação pelo júri para reunir os finalistas das seis categorias a concurso, que incluem “Melhor Projeto Educacional”, “Melhor Projeto de Inovação”, “Melhor Carreira de Docente no Ensino Superior”, “Melhor Carreira de Docente no Ensino Profissional”, “Melhor Stakeholder” e “Melhor Carreira Jovem”.

Depois de analisadas as candidaturas por parte do júri, serão divulgados os finalistas de cada categoria que farão parte da Gala de Entrega de Prémios, cuja data será “anunciada brevemente”, de acordo com a organização.

Os HEA são uma iniciativa da Associação Fórum Turismo em conjunto com o Turismo de Portugal, I.P, a Associação Nacional de Escolas Profissionais (ANESPO), o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e a Rede de Instituições Públicas do Ensino Superior com Cursos na área do Turismo (RIPTUR).

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2.ª edição do ISCE Tourism PAP Challenge alarga prazo para candidaturas

O ISCE – Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo decidiu alargar o prazo da 2.ª edição do ISCE Tourism PAP Challenge até 30 de junho.

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A grande procura e aumento do número de candidaturas face ao período homologo levou o ISCE – Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo a alargar o prazo de candidaturas até 30 de junho

Contando com o apoio da merytu, o concurso destina-se a todos os estudantes do ensino profissional que procuram investir no seu percurso académico e laboral na área do turismo.

A iniciativa tem sido valorizada pelo tecido empresarial, sendo que nesta segunda edição, juntaram-se ao projeto na qualidade de parceiros, a Sogenave, a Host Hotel System e ainda a Editoral Lidel e a Editoral Pactor.

De referir que a edição deste ano permite candidaturas em grupo indo ao encontro do que acontece em algumas escolas profissionais ao nível das Provas de Aptidão Profissionais (PAP) e por isso atraindo mais candidatos.

A seleção e aprovação das candidaturas acontecerá, assim, a 4 de julho, com a divulgação dos resultados e entrega de prémios a acontecer a 18 de julho.

Ao candidatares-te ao ISCE Tourism PAP Challenge, entre outros prémios, os candidatos habilitam-se a vencer uma bolsa que financia a licenciatura em Gestão Turística.

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Entregues as primeiras bolsas de investigação NEST TERMAL+/UBI

O NEST – Centro de Inovação do Turismo, em colaboração com a Universidade da Beira Interior (UBI), o Turismo de Portugal e a Associação Termas de Portugal, entregou as primeiras bolsas de mestrado e doutoramento nas áreas de inovação de produto e serviços, marketing e comunicação, e eficiência energética com vista a impulsionar a inovação no turismo de saúde e bem-estar no país.

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As primeiras bolsas de investigação NEST TERMAL+/UBI, que têm o valor de 2,5 mil euros por ano para alunos de mestrado e cinco mil euros para alunos de doutoramento, acabam de ser entregues a quatro estudantes. As bolsas de estudo serão entregues anualmente e a próxima edição ocorre no último trimestre do ano.

O objetivo da iniciativa, de acordo com o memorando de entendimento assinado, em maio de 2023, pelo NEST, a Universidade da Beira Interior (UBI), o Turismo de Portugal e a Associação Termas de Portugal (ATP), é apoiar a investigação nas áreas de desenvolvimento de produto, marketing e eficiência energética, impulsionando a inovação aplicada a produtos turísticos associados ao recurso água mineral natural – um ativo considerado fundamental na região Centro de Portugal, que é responsável por 50% da oferta de serviços termais em todo o país,  com uma relevante procura no segmento de atividades de turismo de bem-estar.

As bolsas deste ano foram atribuídas a alunos que pretendem investigar as potencialidades das águas termais em diferentes áreas.

“Esta iniciativa representa um passo crucial na nossa missão de fomentar a inovação e o desenvolvimento sustentável do turismo em Portugal. Com estas bolsas, esperamos atrair a atenção dos jovens para o setor e incentivar a criação de novos produtos e serviços que atendam às necessidades de turistas cada vez mais exigente e comprometidos com valores ambientais. Acreditamos que estas bolsas irão impulsionar a investigação e, consequentemente, a competitividade de Portugal no mercado global do turismo. Afinal, o desenvolvimento deste segmento não só alavanca tendências como pauta no PRT – Plano Reativar o Turismo, como prioridade estratégica “, afirmou Roberto Antunes, diretor executivo do NEST.

“Este programa de Bolsa NEST TERMAL+/UBI irá promover uma maior aproximação entre a investigação e o setor empresarial, com um foco específico nos interesses e necessidades dos atores locais na área do termalismo, assim como da população. A qualidade da investigação realizada na UBI, especialmente nas áreas identificadas nos projetos apresentados a concurso, será um garante de que sairão daqui resultados científicos de grande relevância e impacto, e com potencial de alterar o panorama atual do contexto termal e suas aplicações,” apontou Sílvia Socorro, vice-reitora da UBI, entidade responsável pela investigação.

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