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Turistas podem conhecer Porto e Norte com “WeDoVisit”

Trata-se de uma nova ferramenta que permite aos turistas que querem conhecer o Porto e Norte de Portugal traçar planos de visita à medida e selecionar experiências de acordo com o seu perfil.

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Trata-se de uma nova ferramenta que permite aos turistas que querem conhecer o Porto e Norte de Portugal traçar planos de visita à medida e selecionar experiências de acordo com o seu perfil.

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Conhecer o Porto e Norte de Portugal com total autonomia, definir um plano de visita à região, ter acesso a experiências personalizadas e a ofertas que mais de adequam a cada motivação ou interesse, já é possível através do telemóvel com a nova app portuguesa WeDoVisit.

Reunindo toda a informação numa única plataforma, esta ferramenta permite o acesso a um vasto leque de opções que compõem a oferta da região do Porto e Norte. De uma forma fácil e intuitiva, os utilizadores têm à sua disposição várias funcionalidades que lhes permitem explorar o mapa da região, consultar informação sobre os principais pontos de interesse, pesquisar ofertas turísticas por categoria e assinalar os locais favoritos.

O principal destaque, segundo a empresa promotora do projeto, vai para a possibilidade de, a partir de um breve questionário que aufere as suas preferências pessoais, o visitante conseguir encontrar um conjunto de artigos e sugestões sobre o que pode fazer e visitar na região.

O projeto conta com a chancela do Turismo do Porto e Norte de Portugal, apresentando-se como a app oficial do destino, que será promovida em toda a rede de postos de turismo da região.

A WeDoVisit funciona também como uma montra para as empresas locais, promovendo, de forma transversal, todo o território: do Porto ao Minho e do Douro a Trás-os-Montes, visando ser numa ferramenta útil para gerar oportunidades de promoção e de captação de turistas para locais menos convencionais e tradicionalmente menos visitados como, por exemplo, as zonas do interior.

Com conteúdos disponíveis em português e em inglês, a WeDoVisit é uma app gratuita que está disponível para sistemas Android e iOS. Numa numa primeira fase, o projeto está focado em implementar-se junto do mercado nacional, prevendo, a médio prazo, poder chegar aos mercados internacionais. A extensão da sua área de ação a novas regiões é outra das possibilidades.

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Açores aprovam revisão do Plano Estratégico e de Marketing para o Turismo para o período 2023-2030

Governo dos Açores aprovou, esta sexta-feira, a revisão do Plano Estratégico e de Marketing para o Turismo (PEMTA) para 2023-2030, que reflete a estratégia da Região para o turismo como “setor basilar da economia regional, fundamentando-se no princípio de criação de valor para os residentes e para o território e alicerçando-se no fomento da atividade turística ao longo de todo o ano em todas as ilhas”.

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O comunicado do Conselho do Governo recorda que, em 2015, ano de liberalização parcial do espaço aéreo regional, foi elaborado o primeiro Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores, perspetivando um horizonte temporal até 2020 e definindo o posicionamento dos Açores como sendo, prioritariamente, um destino de natureza.

No entanto, a pandemia de Covid-19 interrompeu, em 2020, a trajetória de crescimento e desenvolvimento turístico que se registava na Região, conduzindo à necessidade da recuperação imediata do destino e demonstrando a premência da formulação de uma nova estratégia para o futuro do setor.

“Tendo em consideração a certificação da região como ‘Destino Sustentável’, obtida em 2019, de acordo com os critérios do Global Sustainable TourismCouncil, e às vantagens competitivas daí resultantes, a revisão do PEMTA, agora aprovado, assentou no reforço da sustentabilidade como pilar fundamental para o desenvolvimento do turismo nos Açores, em linha com as novas tendências e perfis de viajantes e turistas a nível internacional”, destaca o comunicado.

O novo PEMTA, que tem como horizonte temporal de vigência o ano de 2030, de modo a acompanhar a execução do período de programação comunitária, “inclui o posicionamento dos Açores enquanto destino turístico sustentável, a definição dos mercados prioritários e os princípios gerais de organização da oferta, pretendendo ser um documento orientador para todo o setor com o objetivo maior de conseguir que todas as empresas e todos os stakeholders possam alinhar o seu trabalho sob as mesmas orientações estratégicas”, sublinha o Conselho do Governo no seu comunicado.

 

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Lisboa e Buenos Aires mantêm-se como destinos internacionais preferidos dos brasileiros

Um levantamento da Decolar – agência de viagens online – aponta que Lisboa e Buenos Aires mantêm-se como destinos mais procurados pelos brasileiros para as viagens ao exterior para o segundo semestre de 2023.

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O interesse dos brasileiros por Lisboa e Buenos Aires e Lisboa mantém-se de acordo com uma análise feira pela Decolar sobre os destinos internacionais mais procurados para viagens de brasileiros para o segundo semestre deste ano.  O ranking aponta ainda Miami, Nova Iorque e Santiago do Chile entre os cinco mais procurados.

Segundo a imprensa brasileira, a Decolar registou um aumento de 11% na procura de passagens aéreas internacionais por parte de cidadãos do Brasil, em relação ao mesmo período de 2022. Quando comparado com as buscas para as férias de julho, o ranking dos 10 principais destinos internacionais procurados para embarques no 2º semestre inclui mais cidades da Europa. Além de Lisboa e Paris, que se mantiveram na lista, entraram Madrid, Londres e Porto.

Refira-se que, durante o primeiro semestre, cerca de 19,4 milhões de passageiros embarcaram no Aeroporto de Guarulhos (São PauloI). Nas viagens ao exterior, segundo o GRU Airport, foram cerca de 37,5 mil por dia, e no geral, Santiago do Chile, Buenos Aires e Miami encabeçaram o ranking dos destinos prediletos, enquanto para a Europa, Lisboa, Madrid, Paris e Frankfurt posicionaram-se na frente.

Recorde-se que a TAP anunciou recentemente que, só no primeiro trimestre transportou entre o Brasil e a Europa, mais de um milhão de passageiros, o que representa um aumento de 30% face ao mesmo período do ano passado.

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Acrópole de Atenas vai limitar entrada diária de visitantes a partir de 4 de setembro

A Acrópole, o ex-libris da capital grega, vai passar a receber, a partir do dia 4 de setembro, no máximo 20 mil visitantes diários. Trata-se de um programa piloto que, a partir de 1 de abril de 2024, será alargado a todos os sítios arqueológicos na Grécia que disponham de bilhete eletrónico para entrada.

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A Acrópole de Atenas vai estabelecer um limite máximo diário de 20 mil visitantes, a partir de 4 de setembro, para garantir a experiência e proteger o sítio arqueológico mais conceituado da Grécia. Trata-se de um programa piloto que, a partir de 1 de abril de 2024, será alargado a todos os sítios arqueológicos que disponham de bilhete eletrónico para entrada de visitantes.

Lina Medoni, ministra da Cultura da Grécia, anunciou em entrevista à Real FM, e citada pelo jornal espanhol Hosteltur, que após um estudo realizado pela Organização para a Gestão e Desenvolvimento de Recursos Culturais (ODAP) foi decidido reduzir o limite máximo de entrada na Acrópole para 20 mil visitantes diários.

A entrada na Acrópole de Atenas, Património Mundial da Humanidade desde 1987, será dividida em três horários com início às 8 da manhã e até às 20 horas, e será aplicável tanto a grupos como a visitantes individuais.

O que se pretende com esta medida é evitar a superlotação, já que o complexo arqueológico chegou a receber até 23 mil pessoas num só dia.

“Obviamente, o turismo é bom para o país, para todos nós, mas temos de encontrar uma forma para que o turismo excessivo não cause danos ao monumento”, disse Medoni, segundo o mesmo jornal, referindo que este programa piloto vai contribuir para a segurança da Acrópole e dos trabalhadores, bem como para a melhoria da experiência vivida pelos visitantes.

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Douro & Porto Wine Festival fecha várias parcerias para trazer mais público nacional e internacional

O Douro & Porto Wine Festival acaba de anunciar um conjunto de parcerias com pacotes de experiências e opções de transporte, com vista a levar mais público nacional e internacional ao evento.

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Para que o público tenha uma experiência memorável e com todo o conforto e comodidade, a organização do evento fechou parcerias com a Gol Linhas Aéreas, e a sua agência Smiles Viagens, mas também com a OPTViagens e o Booking. Foram igualmente anunciados novos pontos de venda, em parceria com a FNAC e com a Worten.

Através da nova operadora da companhia aérea brasileira, a Smiles Viagens, é agora possível adquirir um roteiro de experiências, voo e alojamento, numa viagem em que os clientes vão poder descobrir os encantos da região e desfrutar do Douro & Porto Wine Festival. A Smiles Viagens organiza ainda, para os grupos, degustação de vinhos, passeios a museus, jantar ao som de fado, visita a um dos mais belos miradouros com vista para o Douro e também um cruzeiro panorâmico de barco pelo famoso rio.

Ao comprar o roteiro “Viagem Gastronómica pelo Porto e Douro” da Smiles Viagens e a passagem aérea pela Gol, o passageiro tem acesso a serviços exclusivos como embarque prioritário, concierge, acesso às salas VIP, milhas e bagagem prioritária. O pacote está disponível para todas as cidades que têm voos da Gol Linhas Aéreas, com o destino inicial na cidade do Porto.

Por sua vez, através da OPTViagens, agência de viagens portuguesa parceira do festival, é possível organizar o transporte até ao recinto, alugar carro ou marcar o alojamento, mas também fazer um passeio de barco privativo pelo Douro, num comboio histórico ou fazer uma prova de vinhos. Tudo isto à distância de um clique, com o preenchimento de um pequeno formulário no site do Douro & Porto Wine Festival. A OPTViagens trata assim, de forma personalizada, de todos os pormenores para quem quer viver e experienciar o festival sem qualquer tipo de preocupação.

Para o público com um perfil mais independente, o Douro & Porto Wine Festival conta também com uma parceria com o Booking. Basta aceder ao site do evento, na área de hospitalidade, e clicar no link dentro da página para escolher o alojamento preferido para os dias do festival.

O Douro & Porto Wine Festival estabeleceu ainda novas parcerias, para a venda de bilhetes, com a FNAC e com a Worten. Já é, assim, possível comprar bilhetes para o evento numa das 34 lojas físicas da FNAC e nas 180 lojas físicas da Worten, em todo o país. Refira-se que, até 17 de agosto, a FNAC oferece um desconto de 15%, na compra dos bilhetes para o Douro & Porto Wine Festival, para os clientes com cartão FNAC.

O evento, que será o ponto alto das comemorações do Douro como Cidade Europeia do Vinho, realiza-se dias 15 e 16 de setembro, no Porto Comercial de Cambres, em Lamego. Com uma localização privilegiada e capacidade para receber até 15 mil pessoas por dia, o Douro & Porto Wine Festival é pensado para todos os que desejam desfrutar de momentos emocionantes e descobrir o melhor que a região tem a oferecer. Para aqueles que desejam uma experiência ainda mais exclusiva, o recinto acolhe a Privilege Zone. Com bares exclusivos, Meet & Greet com artistas e acesso privilegiado ao palco, uma tenda Privilege com Shows Exclusivos e Suites Cabins para 30 pessoas, esta área oferece um leque de experiências premium e personalizadas.

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Nova edição: Turismo de Luxo, “Viaje com o Paladar” da Icárion, APAL e viagem a Samaná

A única edição do mês de agosto do jornal PUBLITURIS faz capa com o Turismo de Luxo. Além disso, trazemos mais uma iniciativa “Viaje com o Paladar” da Icárion, uma entrevista a Desidério Silva, presidente da APAL, e a reportagem sobre a viagem a Samaná a contive do operador turístico Soltour.

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A única edição do mês de agosto do jornal PUBLITURIS faz capa com o Turismo de Luxo. Se logo no início do dossier pretendemos definir ou esclarece o que, de facto, é Turismo de Luxo, nas páginas seguintes ouvimos diversos agentes da hotelaria que atuam no segmento mais alto do turismo em Portugal. Além disso, também falámos com Eduardo Cabrita, diretor-geral da MSC Cruzeiros em Portugal a propósito do Luxo em Alto Mar, bem como com alguns académicos que ensinam e analisam o mercado do turismo.

Na “Distribuição”, a iniciativa “Viaje com o Paladar” do operador turístico Icárion, deu a conhecer a agentes de viagens os paladares do Vietname. Ao PUBLITURIS, os agentes que marcaram presença nesta iniciativa asseguraram que, a partir de agora, vão olhar o destino com outros olhos depois de o terem sentido pelo sabor da sua gastronomia.

Nos “Destinos”, entrevistámos Desidério Silva, presidente da Agência de Promoção de Albufeira (APAL), que foi eleito em janeiro e que faz um balanço positivo dos primeiros meses de mandato e revela o calendário de ações que a associação tem previsto para 2023.

Nas “Viagens”, damos conta da viagem que o PUBLITURIS realizou a Samaná, na República dominicana, a convite do operador turístico Soltour. No Caribe, podemos confirmar que se trata de um destino para, de facto, nos sentirmos “rulay”.

As opiniões desta edição pertencem a Francisco Jaime Quesado (economista e gestor) e Jaume Vidal (diretor Regional da Tiqets em Portugal e Espanha).

O jornal PUBLITURIS na sua versão em papel vai agora de férias e regressa com a edição de 1 de setembro.

A todos os leitores do PUBLITURIS desejamos umas ótimas férias.

A versão completa desta edição é exclusiva para subscritores do Publituris. Pode comprar apenas esta edição ou efetuar uma assinatura do Publituris aqui obtendo o acesso imediato.

Para mais informações contacte: Carmo David | [email protected] | 215 825 43

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Edição Digital: Turismo de Luxo, “Viaje com o Paladar” da Icárion, APAL e viagem a Samaná

A única edição do mês de agosto do jornal PUBLITURIS faz capa com o Turismo de Luxo. Além disso, trazemos mais uma iniciativa “Viaje com o Paladar” da Icárion, uma entrevista a Desidério Silva, presidente da APAL, e a reportagem sobre a viagem a Samaná a contive do operador turístico Soltour.

Victor Jorge

A única edição do mês de agosto do jornal PUBLITURIS faz capa com o Turismo de Luxo. Se logo no início do dossier pretendemos definir ou esclarece o que, de facto, é Turismo de Luxo, nas páginas seguintes ouvimos diversos agentes da hotelaria que atuam no segmento mais alto do turismo em Portugal. Além disso, também falámos com Eduardo Cabrita, diretor-geral da MSC Cruzeiros em Portugal a propósito do Luxo em Alto Mar, bem como com alguns académicos que ensinam e analisam o mercado do turismo.

Na “Distribuição”, a iniciativa “Viaje com o Paladar” do operador turístico Icárion, deu a conhecer a agentes de viagens os paladares do Vietname. Ao PUBLITURIS, os agentes que marcaram presença nesta iniciativa asseguraram que, a partir de agora, vão olhar o destino com outros olhos depois de o terem sentido pelo sabor da sua gastronomia.

Nos “Destinos”, entrevistámos Desidério Silva, presidente da Agência de Promoção de Albufeira (APAL), que foi eleito em janeiro e que faz um balanço positivo dos primeiros meses de mandato e revela o calendário de ações que a associação tem previsto para 2023.

Nas “Viagens”, damos conta da viagem que o PUBLITURIS realizou a Samaná, na República dominicana, a convite do operador turístico Soltour. No Caribe, podemos confirmar que se trata de um destino para, de facto, nos sentirmos “rulay”.

As opiniões desta edição pertencem a Francisco Jaime Quesado (economista e gestor) e Jaume Vidal (diretor Regional da Tiqets em Portugal e Espanha).

O jornal PUBLITURIS na sua versão em papel vai agora de férias e regressa com a edição de 1 de setembro.

A todos os leitores do PUBLITURIS desejamos umas ótimas férias.

Leia aqui a nova edição.

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Muito longe do excesso: Carlos Moedas diz que Lisboa deve continuar a apostar no turismo, sobretudo de qualidade

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, afirmou que a cidade está “muito longe do excesso de turismo” realçando que “não estamos aos níveis de Veneza ou Barcelona”, por isso, “devemos continuar a apostar no turismo, sobretudo no de qualidade”.

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Em entrevista à Bloomberg, o autarca garantiu que Lisboa deve registar um número recorde de pernoitas em 2023: 19 milhões, mais 12% do verificado em 2019. Considerando que a capital portuguesa está entre as cidades com as recuperações mais fortes desde a pandemia da Covid-19, o presidente da autarquia de Lisboa destaca que é “uma recuperação absolutamente extraordinária”, para lembrar que o turismo representa 20% da economia da cidade e, sublinhar que “Turismo é emprego”, havendo espaço para crescer.

Além do crescimento de turistas americanos, impulsionado pelo aumento do número de voos diretos entre Lisboa e os EUA, Carlos Moedas está convicto que a capital também vai beneficiar com a Jornada Mundial da Juventude, que decorre até domingo. “O efeito da chegada das pessoas atrairá muitas outras que virão depois”, referiu o autarca.

Lisboa recebe diariamente entre 30 e 40 mil turistas, sendo que há potencial de crescimento. “Acho que estamos muito longe do excesso de turismo. Não estamos aos níveis de Veneza ou Barcelona. Devemos continuar a apostar no turismo, sobretudo no de qualidade”, frisou Carlos Moedas, que pensa aumentar a taxa de turismo, atualmente de 2 euros por noite.

Sobre este tema, referiu que “os estrangeiros poderiam pagar um pouco mais e com isso teríamos uma cidade mais limpa. E os lisboetas veriam o turismo como algo positivo: há receitas que vêm do turismo para limpar mais a cidade”.

Segundo Carlos Moedas, a Lisboa e a Portugal falta dar o salto de cidade ou país de startups para empresas “com grande crescimento” que se tornam “grandes empresas” – enquanto Portugal investiu em encontrar startups durante muitos anos que é preciso investir em scale-ups, naquelas empresas que estão a ter “alto crescimento”.

“Mais do que uma competição entre países, é uma competição entre cidades”, referiu. “Lisboa tem de se posicionar nesta competição de talentos entre cidades. Quem conseguir atrair mais talentos, terá melhor crescimento e mais produtividade, disso não há dúvida.”

 

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Após incêndios: Agentes de viagens e operadores turísticos europeus já olham para o regresso a Rodes e Corfu

Agentes de viagens e operadores turísticos europeus reuniram-se para garantir que os viajantes possam regressar a Rodes e Corfu, após os violentos incêndios que devastaram, recentemente, as duas ilhas gregas., e que levaram à evacuação não só de residentes como de turistas.

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Quase 100 representantes de agências de viagens e operadoras de turismo de toda a Europa participaram num workshop para fazer um balanço da situação em Rodes e Corfu. A procura de férias nestas ilhas é ainda forte e a situação atual exige um bom conhecimento dos fornecedores e ligação com entidades e autoridades locais.

A ECTAA (Associações Europeias de Agentes de Viagens e Operadores Turísticos), a HATTA (Associação Grega de Agências de Turismo e Viagens) e FEDHATTA (Federação das Associações Gregasde Agências de Viagens e Turismo) realizaram uma sessão de trabalho conjunto para agentes de viagens e operadores turísticos de toda a Europa para fazer um balanço dos últimos desenvolvimentos em Rodes e Corfu.

George Hatzimarkos, governador da região do Egeu Meridional, que supervisionou a evacuação segura e o atendimento de mais de 25 mil turistas, forneceu uma visão geral global dos acontecimentos da semana passada e deixou uma mensagem simples : A vida está a voltar ao normal para toda a ilha de Rodes, incluindo nas poucas áreas afetadas. Os residentes de Rodes, juntamente com o Estado grego, esperam continuar a oferecer o seu cuidado e hospitalidade única aos visitantes estrangeiros. Dos 41 hotéis evacuados, 35 já voltaram a funcionar. Hatzimarkos instou os profissionais de viagens a entrar em contato com as autoridades locais em caso de dúvidas.

Konstantinos Zikos, conselheiro do ministro do Turismo, assim como Efi Staylidiadi, da Organização Nacional de Turismo da Grécia, enfatizaram a importância de comunicar positivamente sobre o destino.

Durante o workshop, os operadores turísticos reconheceram o compromisso das autoridades gregas, bem como da população local, para proteger os visitantes e destacaram as preocupações que precisam de abordar com os turistas.

Frank Oostdam, presidente da ECTAA, destacou que “a confiança é essencial para os negócios. A Grécia demonstrou que foi capaz de encontrar soluções para eventos inesperados de grande escala de forma humana e eficaz e essa conquista não deve ser subestimada.” Acrescentou que “os eventos da semana passada questionam a indústria sobre o impacto das mudanças climáticas no modelo de negócios; é por isso que a ECTAA, a FEDHATTA e a HATTA realizarão uma reunião em Atenas nos próximos dias 28 e 29 de setembro para discutir com as autoridades gregas se estão a adaptar aos desafios atuais e futuros e garantir que as viagens se tornem mais sustentáveis.”

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WOW vai celebrar o que de mais autêntico existe em Portugal

De 10 a 15 de agosto, o WOW vai celebrar o país autêntico, destacando a cultura, as artes e os ofícios, a gastronomia, a música e promovendo uma série de workshops e oficinas infantis. A grande maioria da programação acontece dentro dos museus do WOW, mas há outras atividades ao ar livre.

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O WOW, em Vila Nova de Gaia, vai promover de 10 a 15 de agosto o “Portugal WOWtêntico”. Em cada dia do certame, estará em destaque um museu do WOW, sempre com uma programação temática, que preencherá o dia com atividades. Para participar, basta comprar o bilhete para o museu em causa e este dará direito a entrar e sair do museu durante o dia inteiro.

No dia 10 de agosto, o destaque é para o Museu do Vinho, com o tema “Uma casa portuguesa, com certeza”, onde há sempre “pão e vinho sobre a mesa”. Durante o dia, espalhados pelo museu, haverá uma série de encenações históricas, atividades infantis e workshops para adultos. Será possível provar a gastronomia e aprender mais sobre os costumes. Ao final da tarde, às 19h, atua o humorista Joel Ricardo Santos no auditório no segundo piso do museu.

No dia 11, o Museu da Cortiça é o protagonista. Subordinado ao tema “Portugal Dourado”, neste dia toda a programação nos levará numa viagem às planícies alentejanas, com degustações de pão e azeite, workshops de lã e música regional. O dia no museu termina, às 19h, com uma festa que é uma ode aos néctares alentejanos.

No dia 12 de agosto, sábado, há “Festa na Aldeia” dentro do Pink Palace. A ideia é reviver o espírito, os ritmos e os sabores das festas de verão na aldeia, tudo isto dentro de um museu. Há música regional minhota ao longo do dia, vários workshops, o jogo da malha, provas de vinho e um espetáculo de fado às 19h.

No dia 13, o Museu do Chocolate é o destaque do “Portugal WOWtêntico”, revelando como o chocolate ocupa lugar nas celebrações e na mesa portuguesa. Haverá teatro, jogos familiares, workshops e demonstrações gastronómicas sobre o cacau e o chocolate.

Na segunda-feira, dia 14, o The Bridge Collection, o museu arqueológico que compreende mais de 2000 artefatos usados por diferentes civilizações ao longo de 9000 anos, é o destaque, numa imersão na história mundial e brindar com bebidas tradicionais portuguesas. Há desafios para os mais novos e jogos de bebida para os “mais velhos”. Por entre os momentos musicais, haverá harpa e música greco-romana.

O último dia do festival, no Museu da Região do Porto o destaque vai ser o “Bravo Português” que vai ser desbravado ao longo do dia: das recriações históricas que vão animar o museu, às degustações de especiarias que trouxemos nas expedições marítimas, aos workshops de talha em madeira, de escovaria e pintura de azulejos.

 

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Herdade da Lisboa na Vidigueira conquista certificação em sustentabilidade

A Herdade da Lisboa, na Vidigueira, acaba de alcançar a certificação no Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo. As práticas de viticultura e o trabalho de adega foram reconhecidas pelo seu desempenho ambiental, social e económico, numa plataforma que pretende controlar, proteger e afirmar a marca dos vinhos do Alentejo nos mercados interno e externo.

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As práticas na produção de uva e vinho da Herdade da Lisboa, lugar da Família Cardoso na Vidigueira, desde 2011, onde a modernidade da adega se cruza com a tradição das caves alentejanas e a diversidade da viticultura se soma à evolução permanente da enologia, foram reconhecidas, alcançando a certificação no Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo, uma plataforma em Portugal que controla, protege e certifica os vinhos da região.

Implementado pela Universidade de Évora e pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana, este programa é uma ferramenta que permite avaliar como os produtores desenvolvem atualmente as suas atividades, oferecendo recomendações para melhorar as suas ações, aumentar a competitividade e a sustentabilidade dos vinhos do Alentejo, contribuindo para a afirmação da marca nos mercados interno e externo.

Produção vitícola, gestão de solos, conservação e qualidade da água, eficiência energética, gestão de resíduos, gestão de pragas e doenças, recursos humanos, gestão sustentável de ecossistemas, gestão de materiais na produção, opções de embalamento, envolvimento da comunidade ou desenvolvimento regional e socioeconómico são alguns dos setores que compõem o Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo.

 

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