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Cabo Verde quer posicionar Sal com centralidade no turismo e nos transportes aéreos

O governo de Cabo Verde justifica a deslocação do Ministério do Turismo e Transportes da cidade da Praia para a ilha do Sal porque quer posicionar a ilha mais turística com centralidade no turismo e nos transportes aéreos.

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Cabo Verde quer posicionar Sal com centralidade no turismo e nos transportes aéreos

O governo de Cabo Verde justifica a deslocação do Ministério do Turismo e Transportes da cidade da Praia para a ilha do Sal porque quer posicionar a ilha mais turística com centralidade no turismo e nos transportes aéreos.

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O primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, citado pela imprensa local, usava da palavra na cerimónia de inauguração das novas instalações do Ministério do Turismo e Transportes na ilha do Sal, estabelecidas no edifício da Sonangol, nos Espargos.

À semelhança de São Vicente, onde também se instalou o Ministério do Mar, o chefe do Governo explicou que essas decisões traduzem a política de desconcentração e descentralização dos serviços do Estado, tendo em vista procurar tirar maior proveito da vocação de cada ilha e propiciar o “desenvolvimento harmonioso” do país.

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Ulisses Correia e Silva aproveitou o momento para também anunciar a instalação, num futuro próximo, do Instituto da Indústria do Turismo e da Aeronáutica Civil na ilha, no quadro da Universidade Técnica do Atlântico.

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“São instituições para servir Cabo Verde a partir da ilha do Sal”, explicou, manifestando satisfação pelos sinais de retoma do turismo, e por se ter conseguido posicionar o Sal com um “bom sistema” de segurança sanitária.

Por sua vez, o ministro do Turismo e Transportes, Carlos Santos, disse que a abertura deste edifício, “é um momento simbólico para todos os operadores, colaboradores do turismo, num momento em que nós estamos a retomar esse movimento do turismo, setor importante para a economia nacional”.

Com a implementação do Ministério do Turismo e Transportes no Sal, a ilha passa a acolher os principais serviços conexos aos transportes aéreos e ao turismo, reforçando, assim, a “estratégia e a importância” com que o Governo vem trabalhando o conceito do hub aéreo para a ilha.

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Macau vai criar novas delegações de comércio e turismo no exterior para atrair turistas

Macau pretende atrair mais visitantes do nordeste e sudeste asiático, bem como da América do Sul, e para tal vai criar novas delegações de comércio e turismo no exterior da RAEM, anunciou o Chefe do Executivo do território, Sam Hou Fai.

No seu primeiro discurso político desde que tomou posse como chefe do Governo da Região Administrativa Especial de Macau, no final do ano passado, Sam Hou Fai prometeu expandir proativamente o mercado de turismo internacional, ao mesmo tempo em que melhora a conectividade do aeroporto da RAEM.

A estratégia é concentrar-se em atrair visitantes mais jovens através de campanhas direcionadas, incluindo a organização de eventos internacionais de influenciadores na internet em larga escala para estabelecer Macau como uma “cidade global de influenciadores”, disse o dirigente citado pela imprensa local.

Ao mesmo tempo, propôs a criação de uma zona internacional integrada de turismo e cultura em Macau, a ser construída como um grande marco cultural com influência internacional e altos padrões, integrando funções de cultura, turismo e comércio.

O presidente-executivo também destacou os planos para diversificar a economia da RAEM, dependente de uma única fonte de receita fiscal, que é a indústria de jogos de azar, incentivando as concessionárias de jogos a se envolverem em investimentos não relacionados a jogos, estabelecer indicadores de avaliação para avaliar a eficácia de projetos de investimento não relacionados a jogos e rever regularmente a implementação geral de aprovações e contratos.

 

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Turquia a caminho de bater novo recorde de turismo este verão

Representantes da indústria de turismo local destacaram a forte procura por reservas de férias de verão para a Turquia, afirmando que esperam um aumento significativo no número de turistas estrangeiros, especialmente da Europa, bem da Ásia e das Américas.

O país tem como meta receber 65 milhões de visitantes e 64 mil milhões de dólares em receitas de turismo em 2025. O ano passado, a Turquia recebeu mais de 62 milhões de visitantes e gerou 61,1 mil milhões em receitas turísticas.

O Ministro da Cultura e Turismo, Mehmet Ersoy, afirmou que há “sinais de novos recordes no turismo”, realçando que no ano passado, 6,7 milhões de turistas visitaram a Turquia vindos da Rússia, 6,6 milhões da Alemanha e 4,4 milhões do Reino Unido. “A Turquia tornou-se o destino com o maior número de reservas antecipadas na Alemanha. A nossa meta é receber mais de 7 milhões de visitantes da Rússia e da Alemanha este ano. Além disso, esperamos 4,8 milhões de visitantes do Reino Unido em 2025”, disse o ministro. Espera-se, igualmente, mais visitantes da Polónia, Espanha e Itália em 2025.

Por sua vez, Firuz Bağlıkaya, presidente da Associação de Agências de Viagens Turcas (TÜRSAB), observa que os dados de reservas para a temporada de verão mostram uma procura forte e contínua de famílias alemãs por férias no país, designadamente, para Antália, enquanto Müberra Eresin, presidente da Associação Turca de Hoteleiros (TÜROB), enfatiza que a meta é superar os números de 2024 e, ao mesmo tempo, aumentar os preços médios dos quartos.

 

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Museu do FC Porto torna-se membro da ETOA

O FC Porto, através do seu museu, passa a integrar a European Tourism Association (ETOA), uma estratégia do clube que visa a internacionalização da marca e contacto privilegiado com agentes de referência no setor, visando a promoção.

Distribuídos por 63 mercados distintos, a ETOA conta com mais de 1100 membros, como destinos europeus, operadores turísticos, grupos hoteleiros, atrações turísticas, empresas do setor tecnológico e outros fornecedores de serviços na área do turismo.

A integração na ETOA constitui mais um passo da estratégia do Grupo FC Porto para a internacionalização da marca FC Porto e permitirá o contacto privilegiado com agentes de referência no setor, visando a promoção, entre outros produtos e experiências do Clube, as visitas Tour FC Porto – Museu + Estádio enquanto atração de referência na cidade do Porto e na região Norte de Portugal.

O FC Porto é pioneiro em Portugal como clube de futebol membro desta associação. No segmento do desporto, destacam-se, igualmente, as presenças do Chelsea FC, Manchester City FC, Liverpool FC, Tottenham Hotspur FC, Wembley Stadium. Também na vertente do entretenimento e cultura, Westminster Abbey, Rijksmuseum, Warner Bros. Studio Tour London sobressaem no painel de filiados na European Tourism Association.

A Associação de Turismo do Porto e Norte, da qual o FC Porto é associado e faz parte da direção, e o Turismo da ONU, que também conta com o FC Porto como único clube de futebol no quadro de membros afiliados, integram a ETOA.

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Turismo do Dubai lança nova campanha de marketing com Millie Bobby Brown como protagonista

A nova campanha do Turismo do Dubai, denominada “Descubra a sua história no Dubai”, convida a descobrir as “experiências vibrantes e variadas que o destino tem para oferecer” e é protagonizada pela atriz da série Stranger Things Millie Bobby Brown.

O Departamento de Economia e Turismo do Dubai – VisitDubai lançou uma nova campanha de marketing, denominada “Descubra a sua história no Dubai”, que convida a descobrir as “experiências vibrantes e variadas que o destino tem para oferecer”, e que é protagonizada pela atriz Millie Bobby Brown.

A nova campanha, que vai ser lançada em 21 mercados internacionais, incluindo Portugal, tem por base um vídeo promocional que mostra “as emocionantes aventuras que os viajantes podem viver na cidade, mesmo durante uma breve escala” e que, além da estrela da série Stranger Things, conta também com a participação do seu marido, o ator, modelo e produtor Jake Bongiovi.

“Millie Bobby Brown, que protagoniza atualmente o filme da Netflix “The Electric State” e é conhecida pelo papel de Eleven na popular série Stranger Things, contracena pela primeira vez com o marido, Jake Bongiovi, trazendo para o ecrã a química natural e divertida que partilham na vida real”, explica o VisitDubai, indicando que o filme foi escrito e co-realizado pelo argentino Armando Bo, vencedor do Óscar de Melhor Argumento Original em 2015.

A nova campanha vai estar em vigor através de diversas plataformas, incluindo publicidade online, meios outdoor, redes sociais e serviços de streaming, estando o vídeo já disponível para visualização aqui.

“A nossa estratégia de marketing diversificada, assente em campanhas criativas e feitas à medida, tem sido essencial para apresentar o Dubai ao mundo. Continuamos a apostar em parcerias sólidas com estrelas do entretenimento, reforçando o apelo da cidade junto dos visitantes internacionais. Ter Millie Bobby Brown e Jake Bongiovi como protagonistas da nova campanha “Descubra a sua história no Dubai” permite-nos alcançar um público alargado, ao mesmo tempo que destacamos a variedade de experiências turísticas que o Dubai tem para oferecer”, explica Issam Kazim, CEO da Dubai Corporation for Tourism and Commerce Marketing, parte integrante do VisitDubai.

O filme desta campanha foi gravado em vários locais do Dubai, incluindo o Aeroporto Internacional do Dubai (DXB), o bairro histórico de Al Seef ou o Museu do Futuro e o Burj Khalifa, sem esquecer as dunas do deserto de Al Qudra.

“O Dubai é uma cidade verdadeiramente global e é diferente de qualquer outro lugar onde já estive. Parece mesmo que reúne muitos destinos num só”, afirmou Millie Bobby Brown, após as gravações do filme.

A nova campanha do Dubai pretende inspirar os viajantes a seguirem os passos de Millie Bobby Brown e Jake Bongiovi e criarem as suas próprias histórias e memórias durante a visita, convidando os turistas a usufruírem da “conectividade global excecional” e da “diversidade de experiências para viver” que o Dubai oferece.

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Marrocos soma 4M de turistas internacionais no 1.º trimestre de 2025

Nos três primeiros meses do ano, Marrocos recebeu um total de quatro milhões de turistas internacionais, número que representa um novo recorde para o país e que traduz um crescimento de 22% face ao mesmo período de 2024.

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2025 começou da melhor forma para o setor turístico marroquino, já que o país recebeu, nos três primeiros meses do ano, um total de quatro milhões de turistas internacionais, número que representa um novo recorde para o país e que traduz um crescimento de 22% face ao mesmo período de 2024.

De acordo com informação divulgada pela imprensa marroquina, que cita o Ministério do Turismo, Artesanato e Economia de Marrocos, o número total inclui 2,1 milhões de turistas internacionais e 1,9 milhões de marroquinos que vivem no estrangeiro e que visitaram o país de origem nos primeiro meses de 2025.

A diversidade da oferta marroquina é, segundo a imprensa do país, a principal razão apontada para o crescimento registado no primeiro trimestre, contribuindo para afirmar Marrocos como um destino para visitar ao longo de todo o ano.

O destaque vai para o mês de março que, apesar do Ramadão, viu chegar a Marrocos perto de 1,4 milhões de turistas provenientes do estrangeiro, o que traduz um crescimento de 17% comparativamente a março de 2024.

“Estes resultados evidenciam a significativa transformação da oferta turística de Marrocos. O setor adaptou-se com sucesso às diferentes expectativas dos viajantes”, considera Fatim-Zahra Ammor, ministra do Turismo de Marrocos.

Os resultados do primeiro trimestre contribuem para que Marrocos estabeleça objetivos ambiciosos para 2025 e para o futuro, uma vez que o país se quer afirmar com um dos destinos de destaque do Mediterrâneo e vai ser palco, conjuntamente com Espanha e Portugal, do Mundial de Futebol de 2030.

 

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Brasil volta a exigir visto para turistas dos EUA, Canadá e Austrália

A medida entrou em vigor esta quinta-feira, 10 de abril, devido à falta de reciprocidade destes três países e prevê que, a partir de agora, os turistas americanos, canadianos e australianos tenham de realizar um pedido online e pagar uma taxa de 80,90 dólares (72,29 euros) para entrar no Brasil.

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O Brasil voltou a exigir visto para que os turistas dos EUA, Canadá e Austrália possam visitar o país, numa medida que reverte a decisão de 2019, do ex-Presidente Jair Bolsonaro, e que de deve à falta de reciprocidade destes três países, que continuam a exigir visto aos turistas brasileiros.

O decreto entrou em vigor na passada quinta-feira, 10 de abril, e prevê que, a partir de agora, os turistas americanos, canadianos e australianos tenham de realizar um pedido online e pagar uma taxa de 80,90 dólares (72,29 euros) para poderem entrar no Brasil.

De acordo com a Lusa, a decisão de reverter a anterior exceção deve-se à falta de reciprocidade dos três países e já tinha sido anunciada em maio de 2023, apesar de, em setembro do mesmo ano, o ministro das Relações Exteriores do país, Mauro Vieira, ter dito que o Brasil estava disposto a negociar a isenção de visto com os países envolvidos dentro de um conceito de reciprocidade.

“Ou seja, ao país que aceitar que os brasileiros viajem sem visto físico, daremos a mesma vantagem”, disse, na altura, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira.

A Lusa recorda que o Japão também constava nessa lista, mas firmou um acordo com o Brasil em 2023, pelo que os cidadãos de ambos os países deixaram de ter que apresentar vistos de entrada em viagens de curta duração.

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Embratur lança programa Novas Rotas para impulsionar turismo internacional

A Embratur lança o programa Novas Rotas, iniciativa inédita voltada para a internacionalização de destinos turísticos brasileiros ainda fora dos roteiros tradicionais, através da capacitação de profissionais do setor e da valorização de experiências sustentáveis e autênticas.

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O programa pretende promover o desenvolvimento de regiões próximas a destinos já consolidados no mercado internacional, incentivando a criação de roteiros temáticos e prolongando a permanência do turista estrangeiro no Brasil. A proposta é fortalecer a cadeia produtiva do turismo, ampliar o consumo local, gerar emprego e distribuir melhor o fluxo de visitantes pelo território nacional.

O lançamento oficial marca o início de uma série de ações em todo o país, incluindo ações de formação em sustentabilidade, dados e inovação, voltados para gestores públicos, empresários, operadores de turismo e demais atores do setor. O programa também prevê a criação de uma plataforma online de ensino à distância, além de incluir os destinos emergentes nas ferramentas de promoção internacional da Embratur, de acordo com a maturidade e perfil de cada localidade.

Num primeiro momento o programa centra-se no estado do Rio de Janeiro, em que cada região será dividida em polos. Serão criados o Polo Costa Verde, com Angra dos Reis, Itaguaí, Mangaratiba, Paraty e Rio Claro; o Polo Agulhas Negras/Vale do Café, com Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio das Flores, Valença e Volta Redonda; e o Polo Centro Sul, com Areal, Levy Gasparyan, Paulo de Frontin, Miguel Pereira, Mendes, Paracambi, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Sapucaia, Três Rios e Vassouras.

A iniciativa conta com a colaboração de secretarias estaduais e municipais de turismo, operadores regionais, observatórios turísticos e outros parceiros estratégicos, formando uma ampla rede de cooperação nacional.

“A ideia é mostrar ao mundo que o Brasil é muito mais do que os seus cartões-postais tradicionais. Queremos revelar novas paisagens, culturas e experiências, de forma sustentável, inteligente e inovadora”, afirma o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, que considera este “um passo importante para descentralizar o turismo internacional e gerar desenvolvimento em todas as regiões do país”.

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Andersen Consulting diz que os gastos dos espanhóis com turismo devem chegar aos 55MM€

O mercado emissor espanhol baterá novamente recorde de gastos em férias, 2,6% a mais que em 2024, devendo chegar aos 55 mil milhões de euros este ano, de acordo com as conclusões do novo relatório do Barómetro do Turismo da Andersen Consulting.

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Se o ambiente macroeconómico e geopolítico for favorável, os gastos dos espanhóis relacionados com férias tanto no país como no exterior, devem atingir este ano os 55 mil milhões de euros, estima a consultora, que avança um aumento de 2,6% face a 2024 (53,197 mil milhões de euros), superando significativamente os níveis de 2019, que fecharam com um volume de 40,853 mil milhões de euros. A grande procura e a crescente internacionalização das viagens continuarão a impulsionar os valores dos gastos.

A Andersen Consulting prevê que os gastos com viagens nacionais representem 67,7% do total este ano, em comparação com 32,3% para viagens internacionais, que mesmo assim, estão a ganhar espaço à medida que novas gerações aderem ao movimento.

No entanto, a análise da Andersen Consulting detecta um ligeiro declínio no número de viagens, chegando a 164,6 milhões em 2025, uma queda de 1,3% em relação ao ano anterior, quando foram contabilizadas um total de 166,8 milhões de viagens, atribuindo a queda à perda de poder de compra devido à inflação persistente, apesar de ter diminuído, e à incerteza geopolítica. Mesmo assim, a consultora prevê um aumento nas viagens internacionais.

 

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Táxis voadores autorizados na China

A China pode conquistar a “pole position” na corrida dos táxis voadores. Veículos não tripulados do fabricante local EHang foram certificados para voos comerciais, e os primeiros podem começar já em junho deste ano.

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Apesar de vários projetos na Europa e nos Estados Unidos e até no Médio Oriente, a China poderá ser pioneira no setor de táxis voadores de transporte de passageiros. É o que parece confirmar a nova homologação concedida ao fabricante chinês EHang.  A Autoridade de Aviação Civil (CAAC) deu sinal verde para o transporte de passageiros a bordo de táxis voadores não tripulados, pelo menos em duas cidades chinesas: Guangzhou e Hefei. Os primeiros voos podem começar já em junho.

Este marco permite que cidadãos chineses e visitantes comprem passagens aéreas para turismo de baixa altitude, passeios pela cidade e vários serviços comerciais de transporte de passageiros em locais operacionais relevantes em Guangzhou e Hefei.

Entretanto, espera-se que a Archer Aviation, sediada na Califórnia, consiga lançar táxis aéreos em Abu Dhabi até o final de 2025. A empresa desenvolveu uma aeronave elétrica de descolagem e pouso vertical (eVTOL), que está a aguardar a certificação da licença das autoridades americanas. A aeronave, batizada de Midnight, pode transportar até quatro passageiros, além do piloto, e pode viajar até 160 km a uma velocidade máxima de 241 km/h.

 

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Nova edição: Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, DS Travel, Japão e dossier Cruzeiros

A nova edição do Publituris faz capa com uma entrevista a Luís Pedro Martins, presidente da Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal (ATPNP), que assinalou recentemente três décadas de existência. Além disso, publicamos um artigo sobre o Japão e outro sobre a DS Travel, a fotorreportagem da 10.ª edição do Publituris Roadshow das Viagens, assim como entrevistas ao CEO da TAAG e ao manager da Camping Car Park. O dossier é dedicado aos cruzeiros.

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A nova edição do Publituris faz capa com uma entrevista a Luís Pedro Martins, presidente da Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, que assinalou recentemente três décadas de existência.

Ao Publituris, o responsável faz um balanço positivo dos 30 anos da associação, ainda que realce que, para o futuro, é preciso investir, defendendo igualmente intervenções no Aeroporto Francisco Sá Carneiro.

Além da entrevista a Luís Pedro Martins, esta edição traz também, na secção Destinos, um artigo sobre o Japão, que, este ano, recebe a Exposição Universal até outubro, e que é um dos destaques da programação do operador turístico do Grupo Ávoris, CATAI.

Já na secção Distribuição, o destaque vai para um artigo sobre a DS Travel, que quer chegar às 100 unidades nos próximos três anos, acreditando que o crescimento da procura por experiências de viagens personalizadas e o seu modelo inovador de expansão, vão permitir alcançar esse crescimento.

Nesta edição, merece ainda destaque a reportagem fotográfica sobre a 10.ª edição do Publituris Roadshow das Viagens, que decorreu entre 25 e 27 de março, e que passou pelo Porto, Coimbra e Lisboa, reunindo 45 expositores, que puderam mostrar a sua oferta a mais de 450 agentes de viagens.

Em Transportes, saiba quais são os planos da TAAG – Linhas Aéreas de Angola, que se está a reinventar para estar ao nível dos gigantes da aviação africana, de acordo com Nélson Oliveira, CEO da transportadora aérea angolana.

Ainda na secção Transportes, publicamos também uma entrevista com Rui Monteiro, manager da Camping Car Park em Portugal. Esta rede de gestão de áreas de serviço para autocaravanas já está presente em território nacional desde 2013 e tem planos ambiciosos para chegar às 100 áreas de serviço nos próximos anos.

Esta edição, conta ainda com um Dossier dedicado aos cruzeiros, que traz as novidades das companhias e operadores de cruzeiros que atuam em Portugal para este verão, mas também para o inverno e para o verão do próximo ano. Neste trabalho, conheça também os navios que vão chegar ao mercado em breve, assim como o EXPLORA II, o segundo navio da Explora Journeys, a companhia de luxo do grupo que detém a MSC Cruzeiros, que esteve em Lisboa no final de março.

Já as opiniões desta edição, que conta também com o Pulse Report, são assinadas por Fransciso Jaime Quesado (economista e gestor), Rui Terroso (CEO e fundador da Living Tours) e Pedro Castro (docente e diretor da SkyExpert Consulting).

Leia a edição aqui.

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