“A BTL correu muito bem” para o Turismo Centro de Portugal
Segundo Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, a BTL “resultou num grande sucesso, que excedeu as expetativas geradas inicialmente”.

Publituris
Monarch está de regresso depois da falência há seis anos
Movimento aeroportuário em Moçambique cresceu quase 30% em 2022
Portugal tem 127 hotéis em projeto ou construção. Reino Unido e Alemanha lideram ranking
Aeroportos de Cabo Verde perto dos 230 mil passageiros em julho
Azores Airlines chega a Faro no verão de 2024
TAP aumenta voos para Maceió a partir de outubro
“A FLY Angola tem o país como cliente”
Voos na Europa 7% acima de 2022, mas a 6 p.p. de 2019 na 2.ª semana de agosto
CLIA diz que adoção de ecotaxa para os cruzeiros nos Açores “foi infeliz”
“Sustentabilidade, Digitalização e as Empresas” em debate nos “Azores Tourism Talks”
O presidente do Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, considera que “a BTL correu muito bem” e que a participação da região no certame “resultou num grande sucesso, que excedeu as expetativas geradas inicialmente”.
“A BTL correu muito bem. Ao longo dos cinco dias, cumprimos todos os objetivos a que nos propusemos e restaurámos a confiança dos visitantes, assim como restaurámos a confiança dos empresários no crescimento da procura pela região”, afirma o responsável, citado num comunicado enviado à imprensa.
Segundo Pedro Machado, com esta participação, o Centro de Portugal “reforçou a imagem de destino preferencial” em Portugal, uma imagem que, diz o responsável, é “cada vez mais apelativa a nível nacional”, como comprovaram vários sinais ao longo da BTL.
“Destaco, por exemplo, o facto de o stand do Turismo do Centro ter sido a escolha óbvia para a apresentação de projetos que envolvem todo o país, como foi o caso das Estações Náuticas de Portugal. E não só: ao longo dos cinco dias de BTL, o stand foi visitado pelo Presidente da República, por Ministros e outros governantes, pelos embaixadores do Brasil e Ucrânia por empresários da atividade turística, que avalizaram o bom trabalho de promoção feito por esta entidade, mas também por milhares de visitantes, interessados em conhecer os produtos e as experiências que o Centro de Portugal tem para lhes oferecer”, sublinha Pedro Machado.
Na BTL, o Centro de Portugal participou ainda em várias reuniões no âmbito do programa de “hosted buyers”, tendo os compradores estrangeiros manifestado “interesse de trazer visitantes à região”.
“Foi uma forma privilegiada de criar negócio para os nossos empresários”, acrescenta o responsável, que considera que também a presença reforçada das empresas dentro do stand “foi uma aposta ganha”.
“O objetivo de estreitar o diálogo inter-regional foi cumprido, com a presença das cinco comissões vitivinícolas regionais, das Aldeias Históricas, do Xisto e de Montanha ou das Termas Centro, entre outros exemplos de redes colaborativas regionais, que transcendem limites geográficos e que tiveram grande visibilidade na feira”, indica ainda Pedro Machado.
Durante a participação na feira, o Centro de Portugal lançou também novos materiais promocionais, incluindo uma nova brochura premium e outra de short breaks que, segundo Pedro Machado, “constituem outra forma de acrescentar valor à região e de a projetar junto dos vários públicos”.
“Comprovou-se que o foco que colocámos em produtos como o turismo industrial e o ecoturismo tinham toda a razão de ser, uma vez que suscitaram grande interesse”, conclui o responsável.
Recorde-se que a BTL regresso este ano à FIL, em Lisboa, onde teve lugar entre 16 e 20 de março, depois de dois anos de interrupção devido à pandemia da COVID-19.