Malta tem “expectativas positivas” para Portugal, depois duplicar visitas de turistas portugueses em 2021
Destino já levantou grande parte das medidas restritivas adotadas devido à COVID-19 e, segundo Francesca Vincenti, diretora de Marketing da Autoridade de Turismo de Malta, todos os hotéis, restaurantes e atrações voltaram ao normal funcionamento.
Inês de Matos
Azul já recebeu 4.º aparelho Airbus A330-200 para reforçar frota internacional
PLAY Airlines começa a voar para a Madeira na próxima terça-feira
Soltour lança charters para Cancún no Natal e Réveillon
Lusanova lança circuitos Ibéricos de Natal e Fim-de-Ano
Turismo indígena injecta 67 mil milhões de dólares na economia mundial, diz WTTC
Portugueses crescem nas visitas a Berlim e destacam-se pela estada média
Holiday Inn Braga já abriu
Tráfego aéreo nos aeroportos espanhóis cresce mais de 4% em setembro
Viagens de negócios atingem valor recorde de 1,5 biliões de dólares em 2024
CTP quer ver “redução de impostos” para as empresas do turismo refletida no OE2025
A diretora de Marketing da Autoridade de Turismo de Malta, Francesca Vincenti, está confiante que os portugueses vão voltar a visitar o destino já este verão e disse ao Publituris que as expectativas em relação ao mercado nacional “são sempre positivas”, até porque, no ano passado, o total de turistas lusos que visitou o país duplicou, apesar da pandemia da COVID-19.
“As nossas expectativas em relação ao mercado português são sempre positivas. Os números pré-COVID provaram isso e, mesmo durante a pandemia, em 2021, duplicámos o total de turistas portugueses, depois dos números terem caído drasticamente em 2020”, disse a responsável ao Publituris esta quarta-feira, 16 março, na BTL.
Segundo Francesca Vincenti, em 2019, tinham visitado Malta mais de 35 mil turistas portugueses, número que desceu drasticamente em 2020, com a chegada da pandemia e os confinamentos, para cerca de oito mil visitas. No entanto, no ano passado, Malta voltou a entrar na escolha dos portugueses e o país recebeu mais de 16 mil turistas lusos, que procuraram Malta essencialmente pela “cultura, história e gastronomia”.
“Ou seja, apesar da pandemia, este número duplicou de 2020 para 2021”, congratula-se a responsável, que sublinha que Malta está “ansiosa pelo futuro” e por “voltar a receber também os turistas portugueses”, agora que a situação epidemiológica está controlada e as medidas restritivas já foram praticamente todas levantadas.
Apesar do otimismo, Francesca Vicenti admite que a redução dos voos entre Portugal e Malta é “um desafio”, ainda que se mostre convencida que “as ligações vão voltar em breve” e destaque a oportunidade que representa o facto de existirem voos diretos entre o Porto e Malta, pela Ryanair.
“Acreditamos que o Porto é uma grande oportunidade para nós e esperamos receber muitos turistas do Porto”, afirma, considerando que, também por isso, “2022 vai ser um ano muito excitante”.
Francesca Vincenti garante que, em Malta, a situação já está praticamente normalizada, uma vez que “os restaurantes já voltaram à ocupação normal, os hotéis e os restantes serviços também” e até o cartaz de eventos de verão vai voltar à normalidade, incluindo a realização do festival de fogo-de-artificio e o festival do vinho ao ar livre, em agosto.
“Localmente, tudo voltou ao normal”, resume, acrescentando que a recuperação turística em Malta já está em curso, ainda que, por enquanto, apenas os turistas vacinados contra a COVID-19 e cuja vacina tenha uma validade até nove meses, possam entrar no país.
“Grande parte das restrições já foi levantada, mas estamos a ser cautelosos no levantamento das medidas para entrar no país e estamos à espera para ver como corre a situação na Europa com o levantamento das restrições, mas acredito que também vamos levantar todas as restrições brevemente”, explicou a diretora de Marketing da Autoridade de Turismo de Malta.
Toda a informação sobre as restrições que ainda existem em Malta e sobre as regras para entrar no país estão disponíveis no site visitmalta.com, que é “atualizado semanalmente”.
.