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“Retomar o contacto com os ‘Hosted Buyers’ é um dos passos críticos na implementação da nossa estratégia”

A menos de um mês da abertura de portas da maior feira do setor do turismo, em Portugal, Luís Mexia Alves, CEO da Discovery Hotel Management (DHM), admite que, após dois anos de pandemia, este é um setor “muito mais flexível, rápido na definição de cenários e adaptação” e “progressivamente mais otimista”.

Victor Jorge
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“Retomar o contacto com os ‘Hosted Buyers’ é um dos passos críticos na implementação da nossa estratégia”

A menos de um mês da abertura de portas da maior feira do setor do turismo, em Portugal, Luís Mexia Alves, CEO da Discovery Hotel Management (DHM), admite que, após dois anos de pandemia, este é um setor “muito mais flexível, rápido na definição de cenários e adaptação” e “progressivamente mais otimista”.

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Os 3 dias dos Portugal Meeting Forums by Publituris 2024 em vídeo
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Com um conjunto “muito interessante de novidades para apresentar este ano”, a Discovery Hotel Management (DHM), o CEO do grupo revela que “2022 será um ano particularmente importante na nossa história, pois ficará marcado por várias novidades (de grande dimensão) que preparámos nos últimos nove meses”.

Que expectativas possui relativamente à BTL 2022 a menos dois meses do início do evento e depois da não realização em 2020 e 2021?
Se a edição cancelada da BTL de 2020 marcou o início da pandemia e do impacto negativo no Turismo, tudo parece indicar que dois anos depois, a BTL 2022 poderá (por feliz coincidência) marcar também o final deste período.

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É com enorme expectativa que voltaremos a rever parceiros e clientes, capturando todos os insights possíveis relativos à recuperação do Turismo e Hotelaria em 2022.

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O que poderemos esperar da participação da Discovery Hotel Management nesta BTL 2022?
A DHM tem um conjunto muito interessante de novidades para apresentar este ano, não só porque nos últimos dois anos não tivemos oportunidade de o fazer, como mantivemos um ritmo forte de expansão, crescimento e investimento nos nossos hotéis.

Temos a abertura de unidades novas, o Évora Farm Hotel & Spa, totalmente orientado para o contacto com a natureza, momentos de família, que conta com uma quinta didática, piscinas de contemplação no meio da planície alentejana e uma vasta área ao ar livre, ideal para partirmos à descoberta do nosso mundo rural de uma forma descontraída e sem preocupações.

Contamos ainda com a abertura do The Patio Suite Hotel, a 1 quilómetro da Praia da Falésia, no qual implementámos um conceito de eatertainment, – com 2 modelos de operação hoteleira (self catering / all incluvise) – associando um diversificado e enorme food court gastronómico a um diferenciado calendário de animação (musical, kids, etc.)

Também temos novidades no que diz respeito à renovação e melhorias que fizemos em algumas das nossas unidades, por exemplo em 2021 o Palácio da Lousã Boutique Hotel e o Monte Real Hotel Termas & Spa, ambos alvos de renovações profundas (distintas ao nível do conceito) que apresentaremos em 2022.

 

As nossas principais ações para 2022, no que diz respeito aos Hotels & Resorts, passarão por visitas porta a porta, quer a operadores quer a empresas, com grande foco no mercado europeu, Alemanha, Inglaterra e Espanha e no mercado internacional no Brasil

 

A estratégia do Discovery Hotel Management terá como alvo o mercado interno ou externo? Que importância possui, neste aspeto, o programa dos “Hosted Buyers”?
Considerando a diversidade do portefólio de hotéis da DHM, ao nível da dimensão e posicionamento, temos apostas estratégicas fortes distintas tanto no mercado interno, como de reativação do mercado externo.

Retomar o contacto com os “Hosted Buyers” é um dos passos críticos na implementação dessa estratégia.

Terão alguma abordagem diferenciadora relativamente à oferta que possuem (Design Collection, Hotels & Resorts, Villas & Apartments, Branded Hotels)?
Sendo a “obsessão” pela (tentativa) de diferenciação algo enraizado no DNA da DHM, 2022 será um ano particularmente importante na nossa história, pois ficará marcado por várias novidades (de grande dimensão) que preparámos nos últimos nove meses.

Já falta pouco…

Entretanto, a ITB já cancelou o evento presencial, que se deveria realizar uma semana antes da BTL, a FITUR acaba de ter uma edição que superou, segundo os presentes, as expectativas, a BIT de Milão também foi adiada. Como se gere esta expectativa e dúvida relativamente a medidas e restrições que poderão ser colocadas a qualquer hora e dificultar ou até impossibilitar a participação?
Depois de dois anos de constante incerteza, este é sem exceção um setor muito mais flexível, rápido na definição de cenários e adaptação e julgo que progressivamente mais otimista.

Este poderá ser o evento da retoma para o setor do turismo ou ainda existem demasiadas dúvidas e incertezas?
Estamos otimistas (por um lado mais preparados do que nunca para gerir cenários de incerteza, por outro confiantes que estamos cada vez mais perto do fim da pandemia) e simultaneamente realistas, sabendo que há muita coisa que não sabemos.

Falando agora especificamente do Discovery Hotel Management, como correu o ano de 2021 e que expectativas possuem, aos dias de hoje, relativamente a 2022?
Estamos confiantes e otimistas em relação ao sector hoteleiro em Portugal, predominantemente no segmento de luxo, mas somos igualmente realistas e os tempos continuam incertos. Os últimos dois anos levaram-nos a adaptar estratégias e a sermos mais flexíveis na nossa operação, por comparação o período pré-pandemia. Como empresa ficamos mais sólidos, unidos e adaptáveis.

Em termos de negócio vamos continuar a assistir à aceleração na categoria de upscale e luxury e uma recuperação mais lenta em CITY e MICE, destacando-se mais eventos familiares e casamentos, mais do que movimentos empresariais.

Além da BTL 2022, que outras ações irão desenvolver para este ano de 2022 e que mercados terão como alvo?
No que diz respeito à promoção de Design Collection, vamos estar presentes em diversas feiras no mercado internacional nomeadamente de golfe e feiras luxury market, como é o caso da: ILTM São Paulo, ILTM Cannes, ILTM North America, e WTM Londres entre outras. As nossas principais ações para 2022, no que diz respeito aos Hotels & Resorts, passarão por visitas porta a porta, quer a operadores quer a empresas, com grande foco no mercado europeu, Alemanha, Inglaterra e Espanha e no mercado internacional no Brasil.

Se tivesse de fazer um pedido à organização da BTL 2022, qual seria?
Apenas um agradecimento pela resiliência demonstrada no esforço de continuidade da BTL, numa aposta estratégica para o desenvolvimento nacional e internacional deste sector.

No final do evento, que balanço gostaria de conseguir fazer?
Ter reencontrado (muitos) parceiros e clientes otimistas.

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Os 3 dias dos Portugal Meeting Forums by Publituris 2024 em vídeo
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Os 3 dias dos Portugal Meeting Forums by Publituris 2024 em vídeo

Depois do evento e da fotorreportagem, aqui fica o registo em vídeo de três dias de networking entre buyers internacionais e suppliers nacionais no segmento MICE nos Portugal Meeting Forums by Publituris 2024.

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Nos dias 1, 2 e 3 de outubro de 2024, o jornal Publituris organizou o seu evento MICE dirigido ao mercado internacional – “Portugal Meeting Forums by Publituris”.

A 8.ª edição deste evento, que contou com o apoio do Turismo de Portugal, TAP Air Portugal, Vila Galé Hotéis, MiceBuzz e YVU, recebeu 26 buyers internacionais.

Do outro lado, 30 suppliers nacionais mostraram o que de melhorar há em Portugal no segmento MICE, afirmando e confirmando o destino com ofertas de valor acrescentado e de mais-valia para quem nos visitou.

Fica o vídeo destes três dias que foram desde o Vila Galé Collection Palácio dos Arcos ao Forte da Crismina, terminando com um passeio pelo rio Tejo no WaterX.

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Os três dias dos Portugal Meeting Forums by Publituris 2024 em imagens

Durante três dias, o jornal Publituris recebeu 26 buyers internacionais que reuniram com 30 suppliers nacionais do mercado MICE.

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Nos dias 1, 2 e 3 de outubro de 2024, o jornal Publituris organizou o seu evento MICE dirigido ao mercado internacional – “Portugal Meeting Forums by Publituris”.

A 8.ª edição deste evento, que contou com o apoio do Turismo de Portugal, TAP Air Portugal, Vila Galé Hotéis, MiceBuzz e YVU, recebeu 26 buyers internacionais.

Do outro lado, 30 suppliers nacionais mostraram o que de melhorar há em Portugal no segmento MICE, afirmando e confirmando o destino com ofertas de valor acrescentado e de mais-valia para quem nos visitou.

E muitos, senão a totalidade, dos buyers internacionais confirmaram a qualidade da oferta nacional e descobriram novidades, destinos e serviços surpreendentes.

Ficam as imagens destes três dias que foram desde o Vila Galé Collection Palácio dos Arcos ao Forte da Crismina, terminado com um passeio pelo rio Tejo no WaterX.

 

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Novo capítulo Espanha e Portugal do SITE quer realizar o seu meeting em Lisboa no próximo ano

O novo capítulo Espanha e Portugal do SITE (Sociedade para Excelência em Viagens de Incentivo), que reúne profissionais da indústria, desde hotéis, a companhias aéreas, DMC, Conventions Bureaux e todos os que fazem parte da cadeia de valor de viagens relacionadas com o MICE, que acaba de ser formalizado, quer realizar o seu meeting em Lisboa, em 2025.

É o que deseja a representante catalã candidata a presidente do novo capítulo Espanha e Portugal do SITE, Yula Lekomtseva, que se apresentará a sufrágio no meeting eleitoral, em dezembro deste ano, em Barcelona.

Para que isso aconteça, conforme revelou ao Publituris, “queremos mais membros de Portugal, e estamos convencidos que isso vai acontecer”. Refira-se que 70% dos membros do capítulo são de Barcelona, 27% de Madrid e no Sul do Espanha há uma pequena percentagem. Dos 60 membros espanhóis, só oito são de Portugal. E ao ser formalizado, em Lisboa, o capítulo Espanha a Portugal do SITE, os portugueses assumem que estão dispostos a angariar novos membros para poderem ter também uma voz mais ativa. “Não podemos unir os capítulos e ser a Espanha a maioria”, defendeu Yula Lekomtseva.

Mas, mesmo ainda pequenos, há uma representante portuguesa no board deste capítulo composto por 11 membros. Trata-se de Beatriz Sá, da Portugal Travel Team (PTT), que representa os Young Leaders, com quem Yula Lekomtseva quer conversar. A candidata a presidente deste capítulo, esclareceu que a representante portuguesa tem uma área “muito importante, tudo o que tem a ver com os profissionais jovens, com menos de 35 anos, que começam a integrar na indústria e que são o futuro. E damos muita atenção aos jovens com conteúdos de formação e eventos dedicados exclusivamente a eles”, não fosse a formação, a par do networking os grandes objetivos do SITE.

“Além de todo o netwoking que a organização proporciona, há uma estratégia comercial subjacente”, disse, para lembrar, que uma vez que o SITE Global é muito forte dos Estados Unidos “e muitos dos nossos grandes clientes do MICE chegam dos EUA, então ao participarmos nas conferências mundiais da organização, não vendemos os nossos produtos diretamente, mas ficam os contactos que nos geram futuros negócios”.

O que já está agendando é que um dia antes da realização do IBTM World 2024, que terá lugar de 19 a 21 de novembro, em Barcelona, o capítulo português Espanha e Portugal irá reunir-se com os seus pares da América Latina, México e América Central. O objetivo do SITE Global e trazer excelência no que cada profissional desta área do MICE faz no dia a dia.

 

Sobre o autorCarolina Morgado

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Formalizado em Lisboa o capítulo Espanha & Portugal do SITE

O Capítulo Espanhol e Português do SITE (Sociedade para Excelência em Viagens de Incentivo), que reúne profissionais da indústria, desde hotéis, a companhias aéreas, DMC, Conventions Bureaux, e todos os que fazem parte da cadeia de valor na área do MICE, foi formalizado esta quinta-feira em Lisboa.

A participação portuguesa neste capítulo do SITE, que acaba de ser formalizado, num encontro que decorreu, esta quinta-feira, no DUO Hotel Lisbon, Curio Collection by Hilton, é ainda muito pequena, uma vez que são apenas oito membros, contra os 60 em Espanha, mas o objetivo é que pelo menos duplique muito rapidamente, conforme avançou ao Publituris, Eduarda Neves, CEO da Portugal Travel Team (PTT), um dos membros desta organização a nível global há quase 25 anos.

“Temos agora o “member get member”, ou seja, cada membro pode convidar outro a associar-se e esse membro tem um desconto do fee, e esses também podem convidar outros tantos. Temos, na minha opinião, capacidade para ter um número igual a Espanha, nesta organização que existe há mais de 50 anos e tem vindo a crescer em todo o mundo com os vários capítulos”, esclareceu Eduarda Neves. Refira-se que cada membro, e é na base individual e não por empresa, paga um fee anual de 495 dólares.

A formação e o networking, como disse, são as grandes bandeiras do SITE, bem como um código de ética “muito rigoroso”, e sendo associado do capítulo, o membro é automaticamente associado do SITE Global, com possibilidade participar nas conferências anuais bem como nas reuniões de outros capítulos geográficos.

O objetivo do SITE, avançou ainda ao Publituris a CEO da Portugal Travel Team “não é captar negócio diretamente, mas é uma oportunidade de networking para futuros negócios. Temos todos os anos a conferência global, que em 2024, teve lugar em fevereiro, em Istambul, e em 2025, será em Tulum, em março”, para lembrar que em 2012 teve lugar em Lisboa.

Refira-se que nas conferências anuais do SITE Global, para além dos speakers em várias em várias áreas há ainda a atribuição dos prémios SITE Crystal Awards, em várias categorias, sendo que a Portuga Travel Team já ostenta um troféu.

Sobre este segmento tão importante para o turismo em Portugal e conhecendo os seus impactos económicos para o país, mas também lembrando um dos grandes propósitos do SITE, que é a formação, Eduarda Neves, profissional há muitos anos na área do MICE faz uma observação: “As universidades que têm cursos de turismo e de organização de eventos, com mestrados e pós-graduações, não contam e não pedem a colaboração de quem trabalha nos vários segmentos do MICE, para fazer uma apresentação de uma hora em cada curso sobre esta temática que é tão variado”.

Em declarações ao Publituris, defendeu ainda que “e um tipo de turismo que traz valor acrescentado para o país porque compra hotelaria, restauração, salas de conferências, palácios e outros espaços com um valor muito mais alto, e cuja média de gasto por pessoa ronda entre os sete mil e os 12 mi euros, ou seja, um valor muito mais alto do que o turismo de lazer. Nós não queremos acabar com o outro tipo de turismo, o que queremos é ter aquilo que precisamos para poder desenvolver ainda mais este segmento em Portugal.

Para Borja Llopart, presidente do capítulo SITE Spain & Portugal, “esta fusão emocionante abre um mundo de possibilidades para nós, e estamos cheios de entusiasmo pelas oportunidades que temos pela frente”, para realçar que o capítulo ultrapassou os 70 membros, e que “esta conquista é uma prova da dedicação e do trabalho duro dos membros do nosso Conselho e do Comité, cujos esforços incansáveis ​​nos impulsionaram para a frente”, para enaltecer que “vamos embarcar nesta jornada juntos, com entusiasmo renovado e um compromisso compartilhado com a excelência”.

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Turismo de Interior volta a estar em destaque na Intur

De 14 a 17 de novembro, Valladolid será a capital do Turismo de interior com a realização de mais uma Intur.  

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A partir de 14 de novembro, a Feria de Valladolid celebrará uma nova edição de Intur Negocios, a conferência para profissionais do Turismo de Interior, que reunirá operadores turísticos, agências de viagens, alojamento, empresas de transporte, turismo de reuniões, guias, destinos, entre outros.

A Intur Negocios, cujo período de inscrição já está aberto, incorpora novidades na sua dinâmica de trabalho com o objetivo de otimizar o tempo e favorecer os encontros entre compradores e vendedores com interesses mútuos. Assim, durante as duas primeiras horas, das 9h30 às 11h30, serão realizadas reuniões, previamente agendadas de acordo com as demandas comuns.

“A partir daí, as agendas dos compradores serão abertas aos demais participantes. Este formato reúne os interesses dos diferentes perfis que participam em Intur Negocios, grandes empresas e pequenos negócios”, explica o diretor-geral da Feria de Valladolid, Alberto Alonso.

O programa de trabalho de quinta-feira inclui também Intur Talks, uma sessão de formação em que especialistas falarão sobre áreas como vendas, marketing e histórias de sucesso.

Já na sexta-feira, dia 15, abrirá as portas a Intur Viajeros, feira internacional de Turismo de Interior na qual participarão comunidades autónomas, províncias, cidades, vilas, aldeias, comarcas, associações profissionais, empresas, etc., que apresentarão a natureza, a cultura, a gastronomia, o desporto e a história como temas principais dos seus territórios como destinos turísticos.

A edição deste ano da Intur coincidirá com o Turismo Cultural AR-PA, um evento promovido pela Consejería de Cultura, Turismo e Desporto da Junta de Castilla y León que tem como objetivo “dar a conhecer os nossos recursos culturais e patrimoniais”.

O slogan “Juntos somamos” representa a colaboração e a complementaridade de ambos os eventos, mantendo a singularidade e as caraterísticas distintivas de cada um.

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ABAV Expo volta ao Rio de Janeiro na edição de 2025 e será de 8 a 10 de outubro

Depois de Brasília, este ano, a ABAV Expo regressa ao Rio de Janeiro na sua edição de 2025, marcada para 8 a 10 de outubro, e anuncia que 50% de stands para o Riocentro já estão comercializados.

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A cidade do Rio de Janeiro, conforme avança a imprensa brasileira, tem tudo para ser a sede fixa da ABAV Expo e o apoio da Fecomércio-RJ, através do empenho pessoal de António Florêncio Queiroz, é fundamental para este êxito, refere.

De 26 a 28 de setembro a Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) realizou a 51ª edição da ABAV Expo, reunindo um público de mais de 23 mil pessoas ao longo dos três dias. No término desta edição de 2024, realizada no Centro Internacional de Convenções do Brasil – CICB, em Brasília, foi anunciado uma ocupação de 50% já garantida para a edição que será realizada no Rio de Janeiro, em 2025.

O evento de Brasília contou com 40% dos visitantes vindos de outros estados, gerando negócios e promovendo destinos nacionais e internacionais com um objetivo: fortalecer o Turismo no país e na cidade anfitriã.

“Colhemos resultados muito positivos. Já temos 50% dos stands fechados para a próxima feira no Riocentro, e o trabalho para o sucesso da 52ª edição já começou”, disse Ana Carolina Medeiros, presidente da ABAV Nacional.

A ABAV Expo reúne os principais players do setor e promove a conexão com o principal canal de distribuição do turismo brasileiro: os agentes de viagens.

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Outubro começa com os Portugal Meeting Forums by Publituris

1 de outubro marca o arranque dos Portugal Meeting Forums by Publituris, evento de três dias dedicado ao segmento MICE e dirigido ao mercado internacional.

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Nos dias 1, 2 e 3 de outubro de 2024, o jornal Publituris vai organizar o seu evento MICE dirigido ao mercado internacional – “Portugal Meeting Forums by Publituris”.

A 8.ª edição deste evento, que conta com o apoio do Turismo de Portugal, TAP Air Portugal, Vila Galé Hotéis, MiceBuzz e YVU, conta com 26 buyers internacionais confirmados.

O objetivo é mostrar, divulgar, promover e sublinhar Portugal como destino fundamental na organização de eventos MICE, com foco exclusivo no mercado português, na sua diferenciação, oferta e mais-valia.

O evento arranca no dia 1 de outubro, com a chegada dos buyers internacionais, seguido de um Cocktail Dinatoire no Vila Galé Collection Palácio dos Arcos.

O segundo dia, 2 de outubro, será dedicado, em exclusivo, a reuniões, a realizar no Vila Galé Collection Palácio dos Arcos, com um working lunch. À noite, o jantar será no Forte da Crismina, implantado na orla costeira Guincho-Cascais, a sul da Praia do Guincho e junto à Praia da Água Doce

O último dia, 3 de outubro, suppliers & buyers terão oportunidade de conhecer Lisboa a partir do rio Tejo, com uma viagem de barco que os levará de Oeiras até Alcântara.

Entre os buyers internacionais estão confirmados:
Crédit Agricole Bank (França)
Alaman Consulting GmbH (Áustria)
Toy Family Treasures LLC (Alemanha)
Meeting_Concept (Alemanha)
Travel.com & HelmsBriscoe (Alemanha)
Sylla Events (Alemanha)
GI – Travel – Xcentive (Países Baixos)
Your Travel Business (Países Baixos)
J&Ti Events (Itália)
Terramundus BV (Países Baixos)
3Events (Bélgica)
Win Events (Reino Unido)
Tui Centrum Podrozy Lodz Poland & Unitour Lodz (Polónia)
Ayeyu Hola Afrika (Espanha)
Voka (Bélgica)
mach 2 Sports Tours Entertainment GmbH (Alemanha)
Pipeline (EUA)
Agaxtur (Brasil)
Eu Venue Finders (Luxemburgo)
AE nv (Bélgica)
MDG Events (França)
EF (França)
Eurazeo (França)
Ipsos (França)
Slupsky Event Management (Países Baixos)
Copastur (Brasil)

Do lado dos suppliers nacionais, estão confirmadas as presenças de:
Açoreana DMC
Açorsonho Hoteis
Amazing Evolution
Bensaude Hotels Collection
Boeira Garden Hotel Porto Gaia, Curio Collection by Hilton
Bomporto Hotels
BrightSite DMC
Discovery Hotel Management
DoubleTree by Hilton Lagoa Azores
DP Tours Plus
Fitapreta Vinhos
GR8 Events & DMC
Hard Rock Cafe Lisboa
Highgate Portugal
In Azores DMC
MEO Arena Congress Centre
Parques de Sintra
Pestana Hotel Group
Portugal Green Travel – DMC
Quinta de S. Sebastião
Real Hotels Group
Sana Hotels
Savoy Signature
Sport Lisboa e Benfica
TAP Air Portugal
Tazte, Catering Venues & Events
Transalpino Viagens & Turismo
Turismo de Portugal
Vila Galé Hotéis
WOW

Para saber mais sobre os “Portugal Meeting Forums by Publituris” 2024 visite o site em: https://meetingforums.publituris.pt/2024/

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Arabian Travel Market já definiu tema para o evento de 2025

O Arabian Travel Market 2025 irá dar destaque ao poder da conectividade à medida que o setor global das viagens e do turismo recupera. O evento realiza-se de 18 de abril a 1 de maio do próximo ano.

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O Arabian Travel Market (ATM) irá destacar o papel crucial da conectividade na definição do futuro do turismo com o tema “Global Travel: Developing Tomorrow’s Tourism Through Enhanced Connectivity”, quando regressar ao Dubai World Trade Centre, de 28 de abril a 1 de maio de 2025.

De acordo com o World Travel & Tourism Council (WTTC), espera-se que os setores das viagens e turismo atinjam um recorde de 11 biliões de dólares (cerca de 16 biliões de euros) em contribuição económica global em 2024, representa 348 milhões de postos de trabalho a nível mundial, prevendo—se que o setor empregue 449 milhões de pessoas a nível mundial na próxima década.

Tendo em conta este crescimento do setor global das viagens e do turismo, a ATM 2025 deverá desempenhar um papel fundamental na definição do seu futuro.

A este propósito, Danielle Curtis, diretora do Arabian Travel Market, refere que “a conectividade vai além da tecnologia. Também envolve a criação de comunidades que servem como centros importantes para o comércio e o turismo. Ao trabalhar em conjunto e abraçar a inovação e uma melhor conectividade, a ATM está a preparar o caminho para o futuro das viagens. Isto garante que o turismo nos próximos anos seja mais sustentável, inclusivo e intimamente ligado ao crescimento económico global”.

Em julho de 2024, o Dubai tinha recebido, segundo dados do Dubai Media Office (DMO), um recorde de 9,31 milhões de visitantes internacionais durante o primeiro semestre de 2024. De acordo com o Departamento de Economia e Turismo de Dubai (DET), esse número representa um aumento de 9% em relação ao mesmo período de 2023.

O crescimento do turismo do Dubai é impulsionado por várias estratégias governamentais importantes, incluindo a Agenda Económica do Dubai D33, que visa posicionar a cidade como uma das principais economias urbanas do mundo e um destino global para negócios e lazer. No centro da Agenda está o objetivo ambicioso de duplicar a dimensão da economia do Dubai na próxima década e criar um ambiente empresarial competitivo a nível mundial através da redução dos custos e do aumento do investimento estrangeiro.

Além disso, os EAU estão na vanguarda do desenvolvimento de cidades inteligentes, utilizando a tecnologia para melhorar a vida urbana e minimizar o impacto ambiental.

O crescimento do número de visitantes também pode ser atribuído ao apelo contínuo do Dubai como destino de viagem global, impulsionado pelas suas atrações, pela indústria hoteleira e pela criação de parcerias de colaboração global.

De referir que o ATM 2024 recebeu mais de 47.000 visitantes de mais de 161 países, o que representa um aumento anual de 17,7% em relação à edição anterior.

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TCP promoveu termalismo da região na Termatalia na Galiza

A Turismo Centro de Portugal (TCP) promoveu o termalismo, enquanto ativo turístico da região, durante a Termatalia – Feira Internacional de Turismo Termal, de Saúde e Bem-Estar, que decorreu nos dias 26 e 27 de setembro, em Ourense, Galiza, Espanha.

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Durante esta feira na Galiza, uma das mais importantes no setor do termalismo a nível internacional, uma área de crescente importância no panorama turístico mundial, e que se apresentou na sua 22ª edição, a Turismo do Centro manteve reuniões com operadores turísticos interessados em conhecer a oferta termal da região.

A Turismo Centro de Portugal esteve representada na feira com um stand de 12m2. Ao lado do stand da TCP, encontrava-se também um espaço das Termas do Carvalhal, de Castro Daire, o que reforçou a presença das estâncias termais da região no certame. A participação da TCP na Termatalia foi articulada com a Associação de Termas de Portugal.

Nos dois dias do evento, decorreram várias iniciativas de carácter profissional, nomeadamente workshops, palestras científicas e encontros de negócios, com foco nos setores de termalismo, turismo de saúde e bem-estar.

A TCP esteve representada na feira pela sua vice-presidente, Anabela Freitas, por Sílvia Ribau, diretora do Núcleo de Estruturação, Planeamento e Promoção Turística da TCP, e por outros técnicos da entidade.

Anabela Freitas destaca a importância estratégica desta participação: “O termalismo é, desde há décadas, uma mais-valia da oferta turística do Centro de Portugal”, sublinhando que “as nossas estâncias termais, com águas de características únicas, têm um papel importantíssimo na atração de visitantes e contribuem para o desenvolvimento sustentável da região”.

Esta participação na Termatalia, na sequência de outras, em anos anteriores, reforça, de acordo com a responsável “o compromisso da Turismo Centro de Portugal em promover e valorizar este recurso turístico e em estabelecer parcerias que potenciem ainda mais o turismo de saúde e bem-estar no Centro de Portugal”.

Refira-se que esta é a segunda feira em Espanha em que a Turismo Centro de Portugal participa no espaço de uma semana, depois de ter tido grande destaque na 7.ª edição da Naturcyl – Feira de Ecoturismo de Castela e Leão, realizada em Segóvia, de 20 a 22 de setembro.

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1º Congresso Nacional da ALEP será nos dias 1 e 2 de outubro no Porto

Conforme o Pubituris já tinha anunciado numa recente entrevista a Eduardo Miranda, presidente da ALEP, os empresários do setor do Alojamento Local (AL) vão reunir-se nos dias 1 e 2 de outubro, na Alfândega do Porto, naquele que será o seu primeiro congresso.

A Associação do Alojamento Local em Portugal (ALEP) vai ter o seu primeiro congresso, nos dias 1 e 2 de outubro, na Alfândega do Porto, onde os maiores especialistas nacionais do AL vão abordar os principais temas e desafios do setor.

Serão debatidos temas como: tendências do turismo, futuro da legislação nacional, a importância da inovação digital e aposta na sustentabilidade na gestão de Alojamento Local.

O evento contará também com uma área de exposição onde os vários intervenientes do setor do Alojamento Local poderão conhecer novos produtos e serviços inovadores.

O primeiro dia do evento contará com a participação dos principais intervenientes públicos e privados do setor do Turismo e do Alojamento Local num debate sobre os grandes temas da atualidade do Turismo, enquanto no dia 2 de outubro, conforme a ALEP divulga na sua página oficial, será dedicado a sessões práticas com conteúdos diferenciados para gestores e proprietários de AL sobre a nova legislação, otimização operacional, gestão de preço, guest experience e inteligência artificial.

Além de Eduardo Miranda, presidente da ALEP, a sessão de abertura do congresso contará com intervenções de Francisco Calheiros, presidente da CTP, Ricardo Valente, vereador das Finanças e Economia da Câmara Municipal do Porto, e Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo. Os participantes escutarão ainda uma mensagem do Primeiro-Ministro, Luís Montenegro.

Segue-se um painel sobre “Turismo em Excesso ou desafios da gestão turística?”, com participação de Catarina Santos Cunha, vereadora do Turismo da Câmara Municipal do Porto, Luís Pedro Martins, Carla Salsinha e André Gomes, presidentes do Turismo do Porto e Norte de Portugal, de Lisboa e do Algarve, respetivamente. A sessão dedicada “Do turismo responsável ao turismo sustentável” terá como orador Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal. Haverá ainda lugar à apresentação do We Respect, caso internacional de turismo responsável no âmbito da relação dos turistas do AL com a vizinhança e a comunidade local.

O congresso vai contar ainda com a apresentação de um estudo “Perspectivas da economia e estudo das dormidas reais do turismo e o peso do alojamento local” por Pedro Brinca, economista e professor da NOVA SBE, seguindo-se um debate com participação de Adolfo Mesquita Nunes e Rita Marques, ex-secretários de Estado do Turismo.

“A criação de uma experiência global de viagem e o papel da economia”, será tema da responsabilidade de Luís Araújo, ex-presidente do Turismo de Portugal e da ETC – European Travel Commission, com a sessão de encerramento a cargo de Miguel Pinto Luz, ministro das Infraestruturas e Habitação.

 

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