“Retomar o contacto com os ‘Hosted Buyers’ é um dos passos críticos na implementação da nossa estratégia”
A menos de um mês da abertura de portas da maior feira do setor do turismo, em Portugal, Luís Mexia Alves, CEO da Discovery Hotel Management (DHM), admite que, após dois anos de pandemia, este é um setor “muito mais flexível, rápido na definição de cenários e adaptação” e “progressivamente mais otimista”.
Victor Jorge
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Com um conjunto “muito interessante de novidades para apresentar este ano”, a Discovery Hotel Management (DHM), o CEO do grupo revela que “2022 será um ano particularmente importante na nossa história, pois ficará marcado por várias novidades (de grande dimensão) que preparámos nos últimos nove meses”.
Que expectativas possui relativamente à BTL 2022 a menos dois meses do início do evento e depois da não realização em 2020 e 2021?
Se a edição cancelada da BTL de 2020 marcou o início da pandemia e do impacto negativo no Turismo, tudo parece indicar que dois anos depois, a BTL 2022 poderá (por feliz coincidência) marcar também o final deste período.
É com enorme expectativa que voltaremos a rever parceiros e clientes, capturando todos os insights possíveis relativos à recuperação do Turismo e Hotelaria em 2022.
O que poderemos esperar da participação da Discovery Hotel Management nesta BTL 2022?
A DHM tem um conjunto muito interessante de novidades para apresentar este ano, não só porque nos últimos dois anos não tivemos oportunidade de o fazer, como mantivemos um ritmo forte de expansão, crescimento e investimento nos nossos hotéis.
Temos a abertura de unidades novas, o Évora Farm Hotel & Spa, totalmente orientado para o contacto com a natureza, momentos de família, que conta com uma quinta didática, piscinas de contemplação no meio da planície alentejana e uma vasta área ao ar livre, ideal para partirmos à descoberta do nosso mundo rural de uma forma descontraída e sem preocupações.
Contamos ainda com a abertura do The Patio Suite Hotel, a 1 quilómetro da Praia da Falésia, no qual implementámos um conceito de eatertainment, – com 2 modelos de operação hoteleira (self catering / all incluvise) – associando um diversificado e enorme food court gastronómico a um diferenciado calendário de animação (musical, kids, etc.)
Também temos novidades no que diz respeito à renovação e melhorias que fizemos em algumas das nossas unidades, por exemplo em 2021 o Palácio da Lousã Boutique Hotel e o Monte Real Hotel Termas & Spa, ambos alvos de renovações profundas (distintas ao nível do conceito) que apresentaremos em 2022.
As nossas principais ações para 2022, no que diz respeito aos Hotels & Resorts, passarão por visitas porta a porta, quer a operadores quer a empresas, com grande foco no mercado europeu, Alemanha, Inglaterra e Espanha e no mercado internacional no Brasil
A estratégia do Discovery Hotel Management terá como alvo o mercado interno ou externo? Que importância possui, neste aspeto, o programa dos “Hosted Buyers”?
Considerando a diversidade do portefólio de hotéis da DHM, ao nível da dimensão e posicionamento, temos apostas estratégicas fortes distintas tanto no mercado interno, como de reativação do mercado externo.
Retomar o contacto com os “Hosted Buyers” é um dos passos críticos na implementação dessa estratégia.
Terão alguma abordagem diferenciadora relativamente à oferta que possuem (Design Collection, Hotels & Resorts, Villas & Apartments, Branded Hotels)?
Sendo a “obsessão” pela (tentativa) de diferenciação algo enraizado no DNA da DHM, 2022 será um ano particularmente importante na nossa história, pois ficará marcado por várias novidades (de grande dimensão) que preparámos nos últimos nove meses.
Já falta pouco…
Entretanto, a ITB já cancelou o evento presencial, que se deveria realizar uma semana antes da BTL, a FITUR acaba de ter uma edição que superou, segundo os presentes, as expectativas, a BIT de Milão também foi adiada. Como se gere esta expectativa e dúvida relativamente a medidas e restrições que poderão ser colocadas a qualquer hora e dificultar ou até impossibilitar a participação?
Depois de dois anos de constante incerteza, este é sem exceção um setor muito mais flexível, rápido na definição de cenários e adaptação e julgo que progressivamente mais otimista.
Este poderá ser o evento da retoma para o setor do turismo ou ainda existem demasiadas dúvidas e incertezas?
Estamos otimistas (por um lado mais preparados do que nunca para gerir cenários de incerteza, por outro confiantes que estamos cada vez mais perto do fim da pandemia) e simultaneamente realistas, sabendo que há muita coisa que não sabemos.
Falando agora especificamente do Discovery Hotel Management, como correu o ano de 2021 e que expectativas possuem, aos dias de hoje, relativamente a 2022?
Estamos confiantes e otimistas em relação ao sector hoteleiro em Portugal, predominantemente no segmento de luxo, mas somos igualmente realistas e os tempos continuam incertos. Os últimos dois anos levaram-nos a adaptar estratégias e a sermos mais flexíveis na nossa operação, por comparação o período pré-pandemia. Como empresa ficamos mais sólidos, unidos e adaptáveis.
Em termos de negócio vamos continuar a assistir à aceleração na categoria de upscale e luxury e uma recuperação mais lenta em CITY e MICE, destacando-se mais eventos familiares e casamentos, mais do que movimentos empresariais.
Além da BTL 2022, que outras ações irão desenvolver para este ano de 2022 e que mercados terão como alvo?
No que diz respeito à promoção de Design Collection, vamos estar presentes em diversas feiras no mercado internacional nomeadamente de golfe e feiras luxury market, como é o caso da: ILTM São Paulo, ILTM Cannes, ILTM North America, e WTM Londres entre outras. As nossas principais ações para 2022, no que diz respeito aos Hotels & Resorts, passarão por visitas porta a porta, quer a operadores quer a empresas, com grande foco no mercado europeu, Alemanha, Inglaterra e Espanha e no mercado internacional no Brasil.
Se tivesse de fazer um pedido à organização da BTL 2022, qual seria?
Apenas um agradecimento pela resiliência demonstrada no esforço de continuidade da BTL, numa aposta estratégica para o desenvolvimento nacional e internacional deste sector.
No final do evento, que balanço gostaria de conseguir fazer?
Ter reencontrado (muitos) parceiros e clientes otimistas.