Brasil lança programa com 59 ações para reforçar segurança no turismo
O novo “Programa Turismo Seguro” conta com 59 ações e visa “contribuir para o posicionamento do Brasil como um destino seguro”.

Publituris
Egito estabelece meta de 30 milhões de turistas anualmente até 2028
Setor de viagens e turismo representa 11,4% do PIB dos países do Golfo
Atlanta mantém-se como aeroporto mais movimento no mundo
Macau vai criar novas delegações de comércio e turismo no exterior para atrair turistas
Movimento de passageiros nos aeroportos portugueses com quebra ligeira em fevereiro
Arranca parceria entre Ryanair e Expedia
Turquia a caminho de bater novo recorde de turismo este verão
Museu do FC Porto torna-se membro da ETOA
Turismo do Dubai lança nova campanha de marketing com Millie Bobby Brown como protagonista
PLAY Airlines inaugura rota de Faro com oferta de descontos
O Governo Federal do Brasil, através da Embratur e do Ministério do Turismo do Brasil, lançou o “Programa Turismo Seguro”, iniciativa que conta com 59 ações e que visa “contribuir para o posicionamento do Brasil como um destino seguro”.
De acordo com um comunicado da Embratur, “entre as lições que a pandemia de Covid-19 deixou para o turista e para o turismo, a necessidade de segurança está entre as mais relevantes”, ainda que não se possa descurar também a “segurança turística”, que implica questões como a “locomoção, segurança pública, defesa das relações de consumo, infância protegida, direitos humanos, igualdade de gênero, informações acessíveis, integridade física de diversos agentes e alimentação de qualidade”.
“Considerando todos esses pontos, foram criadas 59 ações, que visam contribuir para o posicionamento do Brasil como um destino seguro. Dentre os eixos de atuação estão a segurança pública, as relações de consumo no turismo, o transporte de turistas, a defesa civil, a vigilância sanitária e a comunicação positiva”, aponta a Embratur.
Entre as ações previstas, destaque para “o mapeamento de delegacias especializadas para serem apresentadas de forma acessível aos turistas e a facilitação do registro de ocorrências”, o que permite que, assim que chegam ao Brasil, os turistas saibam “o que fazer se houver um incidente e onde denunciar práticas irregulares no turismo”.
Prioritário é também o desenvolvimento de “mecanismos de alerta contra desastres que se comuniquem com os turistas com facilidade e rapidez”, assim como “a sensibilização do trade contra o uso de drogas e entorpecentes nas atividades turísticas e a implementação do Código de Conduta do Brasil, para que prestadores de serviços turísticos adotem uma posição explícita de repúdio à exploração sexual contra crianças e adolescentes”.
“Queremos que o turista português que visita o Brasil se sinta seguro para que possa desfrutar amplamente das atrações que o país oferece”, afirma Carlos Brito, presidente da Embratur.
O programa pode ser consultado na íntegra aqui.