Edição digital
Assine já
PUB
Alojamento

Margarida Janeiro é nova assistente de Direção de Vendas da PHC Hotels

A PHC Hotels reforça a sua equipa comercial com a contratação de Margarida Janeiro para o cargo de assistente de Direção de Vendas.

Publituris
Alojamento

Margarida Janeiro é nova assistente de Direção de Vendas da PHC Hotels

A PHC Hotels reforça a sua equipa comercial com a contratação de Margarida Janeiro para o cargo de assistente de Direção de Vendas.

Publituris
Sobre o autor
Publituris
Artigos relacionados
Pagamentos nas atividades turísticas e hotelaria crescem 5% neste verão
Destinos
Viagens ‘outbound’ do Reino Unido no outono são promissoras. Portugal com crescimento de 41%, diz ForwardKeys
Destinos
Turismo na Croácia sempre a crescer
Destinos
Turkish Airlines encomenda mais 10 aviões Airbus A350-900
Aviação
Norwegian ultrapassa os 2 milhões de passageiros em agosto
Transportes
Azores Airlines oferece viagem às crianças até 20 de setembro
Aviação
Air Canada aumenta frequências para destinos europeus mais populares no verão 2024, incluído Portugal
Transportes
Solverde procura profissionais
Emprego e Formação
Air France comemora 90 anos com coleção de vestidos que retratam história da companhia aérea
Aviação
Incêndio em Odemira provocou prejuízos de mais de 2,7 milhões de euros no turismo
Destinos

A PHC Hotels, grupo que gere o Hotel Mundial, Portugal Boutique Hotel e My Suite Lisbon Guest House – Príncipe Real. reforça a sua equipa comercial com nova assistente de Direção de Vendas.

Com formação em Direção e Gestão Hoteleira pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Margarida Janeiro apresenta uma vasta experiência em hotelaria, tendo integrado algumas das mais relevantes marcas a nível nacional, como a IHG – Intercontinental Hotel Group, Marriott International ou SANA Lisboa.

O seu percurso profissional começa em 2005, como coordenadora de Grupos no Dom Pedro Palace, tendo depois desempenhado funções como Sales Executive no Tiara Park Atlantic Lisboa / Intercontinental Lisbon, coordenadora de Grupos no Sheraton Lisboa, e novamente a tendo a partir daí voltado a assumir a posição de Sales Executive na marca SANA.

Na PHC Hotels, Margarida Janeiro é responsável pela área de gestão clientes nacionais, focando a sua ação no segmento corporate e MICE.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Artigos relacionados
Pagamentos nas atividades turísticas e hotelaria crescem 5% neste verão
Destinos
Viagens ‘outbound’ do Reino Unido no outono são promissoras. Portugal com crescimento de 41%, diz ForwardKeys
Destinos
Turismo na Croácia sempre a crescer
Destinos
Turkish Airlines encomenda mais 10 aviões Airbus A350-900
Aviação
Norwegian ultrapassa os 2 milhões de passageiros em agosto
Transportes
Azores Airlines oferece viagem às crianças até 20 de setembro
Aviação
Air Canada aumenta frequências para destinos europeus mais populares no verão 2024, incluído Portugal
Transportes
Solverde procura profissionais
Emprego e Formação
Air France comemora 90 anos com coleção de vestidos que retratam história da companhia aérea
Aviação
Incêndio em Odemira provocou prejuízos de mais de 2,7 milhões de euros no turismo
Destinos
PUB
Hotelaria

Obra “TURISMO E HOTELARIA FUTURELAND: Sustentabilidade e Tecnologias para o Futuro”, é lançada a 11 de setembro em Lisboa

O auditório do Turismo de Portugal, em Lisboa, acolhe no próximo dia 11 de setembro, às 18h30, a sessão de lançamento oficial do livro “TURISMO E HOTELARIA FUTURELAND: Sustentabilidade e Tecnologias para o Futuro”, da autoria de Luiz Moutinho, Nuno Abranja, Alfonso Vargas-Sánchez e Tiago Rodrigues.

Publituris

Publicada pela editora Lidel – Edições Técnicas, trata-se de uma obra que procura despertar consciências, potenciar conhecimentos e desafiar conceitos e práticas conhecidas na atividade turística e hoteleira.

Entre os temas abordados, destacam-se áreas-chave da sociedade atual, como a era pós-COVID-19, a sustentabilidade e o turismo circular, e apresenta-se um pot-pourri de tendências que estão a mudar a face do turismo e da indústria de viagens, incluindo o surgimento de micronações e de novos meios de transporte, a fobia antiturismo e o impacto de vários desenvolvimentos tecnológicos, como as realidades aumentada, virtual e mista, a inteligência artificial, a automação ou a robótica.

No livro, cuja sessão de lançamento é de entrada gratuita, identificam-se ainda as “megatendências” que mais influência terão no turismo e na hotelaria, designadamente:  a evolução da procura e das expectativas dos visitantes, com o aparecimento de nichos; o crescimento do turismo sustentável; a habilitação nas tecnologias; e a mobilidade de viagem.

De acordo com um dos autores, Nuno Abranja, diretor do Departamento de Turismo do ISCE, com este livro, “conheça e aplique os temas: o Turismo pós-COVID-19 | Turismo circular: A economia circular na atividade turística | O desdobramento do turismo: das micronações, do antiturismo e da fobia turística à sensorconomia, aos espaços  sensoriais e ao hyperloop | O mundo emergente das viagens: Destinos sensoriais, ecocápsulas e tecnologias transforma- tivas | A realidade virtual no turismo | Big data, inteligência artificial e pesquisa por voz | Automatização e robótica no  turismo | Estratégia e novos modelos de negócio em turismo | Futureland na gestão hoteleira | TecHotel: Tecnologias  emergentes, transformadoras e disruptivas para a indústria hoteleira”.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Hotelaria

Bairro Alto Hotel disponibiliza vários espaços para eventos

Loreto, Século e Barão são os espaços de eventos localizados na ala nova do Bairro Alto Hotel, numa homenagem às ruas que o envolvem. Aptas para todo o tipo de iniciativas, as salas conseguem acolher até 144 pessoas, do jantar de gala à reunião de trabalho.

Publituris

A área desenvolvida para receber todo o tipo de iniciativas, sejam elas de âmbito corporativo ou de lazer, surgiu após a intervenção mais recente do Bairro Alto Hotel, unidade localizada no centro histórico de Lisboa, e que celebrou 18 anos de existência em maio último. São três salas de reunião, um auditório e um foyer marcado pela abundante luz natural, e também pela entrada independente, com possibilidade de estacionamento.

 

A geografia circundante serviu de inspiração ao primeiro hotel boutique 5 estrelas de Lisboa, cujas áreas de eventos foram batizadas com nomes que refletem a história e o local onde este se insere: à sala Loreto – board room -, que pode receber até 14 pessoas, juntam-se as salas Século e Barão, comunicantes entre si, com 45 e 46 metros quadrados, respetivamente (podem ser convertidas numa única divisão, consoante as necessidades).

 

O auditório Orpheu, como o nome indica, resulta numa referência à revista literária do início do século passado. Tem cerca de 100 metros quadrados e é um espaço multifuncional, capaz de servir de palco a uma apresentação ou a uma conferência de imprensa. Num registo diferente, este espaço pode também receber jantares de gala para um máximo de 80 convidados.

Interiores neutros e elegantes, pontuados por mobiliário contemporâneo, e muita luz natural ajudam a caracterizar estes espaços, que conseguem acomodar uma grande diversidade de iniciativas, da mais tradicional reunião de trabalho à apresentação de marcas e projetos. As salas e auditório têm uma capacidade total até 144 pessoas.

 

De destacar ainda o foyer em forma elíptica, virado para o rio, que pode ser utilizado para um welcome drink ou coffee break.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Alojamento

Vila Galé investe 6M€ na renovação dos seus hotéis em Portugal

O grupo Vila Galé já investiu cerca de seis milhões de euros este ano em renovações dos seus hotéis em Portugal, nomeadamente remodelações de quartos familiares, pinturas de edifício, intervenções nas piscinas exteriores, substituição de caixilharias, melhoramento de instalações sanitárias, entre outras obras.

Entre as novidades estão, por exemplo, remodelações dos quartos familiares no Vila Galé Náutico, em Armação de Pera, onde também foi feita a pintura externa do edifício e renovada a piscina exterior, à semelhança do que aconteceu com as piscinas do Vila Galé Atlântico e do Vila Galé Collection Praia, ambos na Praia da Galé.

No Vila Galé Atlântico e Vila Galé Cerro Alagoa, em Albufeira, foram substituídas as caixilharias das varandas, de modo a garantir uma melhor climatização e sustentabilidade ambiental, enquanto no Vila Galé Marina, em Vilamoura, concluiu-se a remodelação das instalações sanitárias dos todos os quartos.

Em Elvas, o Vila Galé Collection Elvas oferece agora um novo parque infantil, Clube Nep para as crianças e um espelho de água.

Quanto ao Vila Galé Ópera, tanto a receção como o restaurante e as salas de reuniões têm ‘nova cara’, com introdução de novas cores e motivos alusivos à opera nas paredes. Também o jardim exterior foi reconfigurado com a introdução de oliveiras e mais espécies de plantas.

Já o Vila Galé Porto passou a oferecer uma pizzaria Massa Fina com esplanada, a sexta em território nacional, e o bar Soul & Blues foi redecorado, oferecendo serões de jazz à sexta-feira à noite.

A Vila Galé anunciou ainda que, nos últimos meses, tem ainda continuado a apostar nos seus hotéis temáticos. Assim, no Vila Galé Lagos os quartos passarão a ser dedicados à moda, tema que já anima as zonas comuns desta unidade algarvia. O mesmo se aplica ao Vila Galé Ampalius, alusivo à fotografia, e no Vila Galé Ópera onde cada piso será dedicado a um cantor de ópera.

 

Sobre o autorCarolina Morgado

Carolina Morgado

Mais artigos
Alojamento

Estudo: Hoteleiros de luxo confiam na tecnologia para melhorar proposta de valor

Um estudo comissionado pela Communications Specialist Ltd, a cargo da agência Pure Profile, concluiu que os executivos sénior dos hotéis de luxo de gama alta esperam que o setor utilize mais tecnologia para ajudar a reduzir os custos e melhorar a experiência do cliente.

Publituris

Para este estudo foram entrevistados 50 executivos seniores de cadeias de hotéis de luxo e de gama alta, com receitas anuais de quatro mil milhões de dólares na Ásia, África, Europa, EUA e América do Sul.

Destes entrevistados, 94% espera que nos próximos cinco anos os hotéis utilizem mais tours digitais que permitam que os futuros clientes possam imaginar-se no ambiente das unidades hoteleiras, com 32% dos entrevistados a antecipar um aumento drástico da utilização desta ferramenta.

Já no que respeita à utilização de QR Codes, 30% dos entrevistados espera um aumento exponencial da sua utilização no setor, enquanto 68% antecipa um ligeiro aumento.

Cerca de 86% dos entrevistados antecipa o aumento da utilização de aplicações disponíveis para hóspedes para aceder a mais serviços no setor hoteleiro, com 22% a antecipar um aumento dramático desta utilização.

Já 88% dos hoteleiros entrevistados espera que os hotéis utilizem mais os serviços de self-checkout e tecnologia para requisitar serviço de quartos ou pagar à mesa de jantar ou no bar – com 34% dos entrevistados a antecipar um aumento dramático da utilização deste tipo de tecnologia no setor hoteleiro.

No que diz respeito ao impacto da inteligência artificial do chatbot ChatGPT no setor, 16% acredita que esta terá um impacto muito positivo na melhoria da experiência do hóspede, com 74% dos entrevistados a considerar que terá um ligeiro impacto positivo. Apenas 2% pensa que terá um impacto negativo.

“A nossa investigação mostra que muitos hotéis estão a adotar a tecnologia mais recente para melhorar a sua proposta e garantir que os clientes têm a melhor experiência possível. A tecnologia tem o potencial de personalizar ainda mais as experiências dos clientes, acelerar os níveis de serviço e também reduzir os custos”, afirma Kevin Buchler, Chief Marketing Officer na Communications Specialist Ltd em comunicado.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Alojamento

Hotel Pinhalmar é a 14ª unidade do Grupo WOTELS

O Hotel Pinhalmar, localizado em Peniche, tornou-se na 14ª unidade do Grupo WOTELS em território nacional e, nos próximos tempos, vai passar por renovações, mudanças de imagem e conceito para melhorar a experiência dos viajantes.

Publituris

O Grupo WOTELS passou a contar com mais uma unidade de alojamento turístico, o Hotel Pinhalmar, localizado em Peniche e que se tornou na 14ª unidade do grupo e a segunda em Peniche.

“A aquisição da nova unidade vem ao encontro da necessidade e do objetivo de servir diferentes segmentos na região oeste. A unidade passará nos próximos tempos por renovações, mudanças de imagem e conceito para melhorar a experiência dos viajantes”, adianta o Grupo WOTELS.

O Grupo WOTELS tem vindo a crescer em todo o território nacional e conta, atualmente, com uma ampla variedade de opções de acomodação, incluindo Hostels, Hotéis, Guesthouses, Apartamentos, Villas e Aparthotels localizados no Porto, Peniche, Ericeira, Sintra, Lisboa, Costa da Caparica, Lagos e Almancil.

“Estamos entusiasmados com a adição do Hotel Pinhalmar, em Peniche. Esta nova unidade reforça o nosso compromisso em oferecer aos nossos viajantes uma experiência única e memorável, seja numa viagem de negócios ou lazer”, afirma Nuno Constantino, CEO do Grupo WOTELS.

Com uma localização privilegiada, junto às praias e perto de algumas das principais atrações turísticas da região, o Hotel Pinhalmar disponibiliza instalações modernas e, segundo o grupo, conta com “uma equipa dedicada”, que procura proporcionar conforto e qualidade aos seus hóspedes.

Mais informações aqui.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Alojamento

Vila Galé Alentejo Vineyards amplia oferta de enoturismo e de propostas ao ar-livre

Além de atividades gratuitas, o Vila Galé Alentejo Vineyards lançou também atividades de enoturismo e ecoturismo, assim como programas para famílias em contacto com a natureza.

Publituris

O Vila Galé Alentejo Vineyards passou a contar com uma oferta mais alargada de enoturismo e de atividades ao ar-livre, disponibilizando agora aos hóspedes visitas gratuitas à quinta pedagógica e alimentação dos animais, visitas à adega da Santa Vitória, assim como utilização do mini-golf ou do court de ténis.

Além destas atividades gratuitas, a unidade, que se localiza no Clube de Campo Vila Galé, junto a Beja, numa herdade com 1.620 hectares e onde o grupo Vila Galé produz os vinhos e azeites Santa Vitória, passou também a disponibilizar outras atividades com horários e preços específicos, a exemplo de provas de vinhos e de azeites, relaxar em wine parties ou participar nas vindimas e na apanha da azeitona (atividades sazonais).

“Os workshops de vinhos e azeites, em que os participantes preparam um prato sob orientação do chef com explicações da enóloga sobre as harmonizações com o vinho e o azeite, são outra opção, bem como os jantares vínicos na adega da Santa Vitória, privilegiando a gastronomia regional”, revela a Vila Galé, em comunicado.

As propostas passam ainda por atividades de ecoturismo, como as ‘Experiência no campo’ que, segundo o grupo hoteleiro português, “consiste num passeio de trator ou de jipe pela propriedade, passando pelas vinhas, olival, pomares, capela e área do gado, terminando com uma visita à adega da Santa Vitória”.

Além desta experiência, há também piqueniques no campo e a possibilidade de praticar canoagem, tiro com arco, paintball e birdwatching, de fazer passeio de bicicleta elétrica ou de voar num balão de ar quente, existindo ainda várias sugestões equestres, como passeio de charrete, a cavalo com guia ou volteio.

Com base nas novas atividades, o Vila Galé Alentejo Vineyards lançou novos programas para famílias, cujos preços começam nos 74 euros por pessoa, como o ‘Aventura no Campo” (canoagem, passeio de bicicleta elétrica e tiro com arco); ‘Exploradores da Natureza’ (passeio de jipe pela herdade, birdwacthing e experiência equestre); e ‘Aeronautas’ (voo de balão de ar quente, canoagem, passeio de bicicleta elétrica, tiro com arco).

Recorde-se que o Vila Galé Alentejo Vineyards dispõe de 81 quartos, conta com uma decoração inspirada na tradição alentejana e disponibiliza ainda o restaurante Versátil, assim como piscinas exteriores para adultos e crianças, Satsanga Spa & Wellness com piscina interior, banho turco, ginásio e salas de massagens, dois bares, parque de estacionamento com postos de abastecimento para veículos elétricos, clube Nep para as crianças e parque infantil, sala de jogos e picadeiro.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Alojamento

Rita Silvério Marques é a nova New Business and Operations North Director da Amazing Evolution

Rita Silvério Marques é a nova New Business and Operations North Director da Amazing Evolution, ficando responsável por dar apoio à “cada vez mais substantiva presença no norte do país” da empresa de gestão hoteleira.

Publituris

A Amazing Evolution contratou Rita Silvério Marques para as funções de New Business and Operations North Director, ficando responsável por dar apoio à “cada vez mais substantiva presença no norte do país” da empresa de gestão hoteleira.

Formada em Administração e Gestão de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa, Rita Silvério Marques define-se, segundo a Amazing Evolution, “como uma líder empresarial dinâmica, com visão estratégica, foco na excelência e apaixonada por pessoas” e que é também “positiva, energética, persistente e tenaz”.

A nova responsável começou a sua carreira na  Decathlon USA, em 2008, ocupando funções de Department Manager, na sede em Lille, França, passando, em 2002, a Stock Controller.

Após cinco anos em França, Rita Silvério Marques mudou-se para Boston, nos Estados Unidos da América, onde foi Senior Buyer para o mercado norte-americano.

Ao longo da sua carreira, Rita Silvério Marques foi também Commercial Director / Chief Merchandising Officer / Board Member na Toys’R’Us Iberia; Fashion Retail General Manager do Grupo Amorim Luxury, onde trabalhou as insígnias Fashion Clinic, Gucci e Dolce & Gabbana; Brands Relations Manager/Business Unit Director na SportZone; e Local Marketing Manager/External Communication Manager da Ikea.

A nova responsável de New Business and Operations North Director da Amazing Evolution é também maratonista e já participou em 20 maratonas, incluindo algumas das mais famosas do mundo, como Tóquio, Boston, Londres, Berlim, Chicago e Nova York – e uma ultramaratona em Cape Town.

Sobre o novo desafio na Amazing Evolution, a responsável mostra-se entusiasmada e, apesar de reconhecer que grande parte da sua carreira foi dedicada ao retalho, diz que se apaixonou pela área da hospitalidade.

“Apesar de ter feito a maior parte da minha carreira na área do retalho, apaixonei-me por hospitality há vários anos. Antes de mais, por sentir que o foco no cliente e na excelência de serviço são fatores comuns entre estes dois universos. Não poderia estar mais feliz com a minha entrada na amazing equipa da Amazing Evolution, e por poder contribuir, com a minha experiência, no desenvolvimento de conceitos únicos e inovadores e na gestão operacional de hotéis e restaurantes, com o foco na criação de valor, garantindo um serviço sustentável e de excelência”, afirma, citada num comunicado enviado à imprensa.

Já a Amazing Evolution espera, com esta contratação, dar apoio à “sua cada vez mais substantiva presença no norte do país”, região onde a empresa de gestão hoteleira “tem vindo a reforçar o seu portfolio de projetos, junto de parceiros de renome, com os quais a empresa dá um salto qualitativo, que lhe granjeia enorme projeção nacional”.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Alojamento

Ana Barbosa junta-se à Highgate Portugal como Head of Procurement

A Highgate Portugal contratou Ana Barbosa para as funções de Head of Procurement com o objetivo de alavancar a dimensão e o potencial da supply chain a nível nacional.

Publituris

A Highgate Portugal, multinacional de gestão hoteleira, investimento, tecnologia e desenvolvimento, anunciou a contratação de Ana Barbosa para Head of Procurement, com o objetivo de “alavancar a dimensão e o potencial da supply chain a nível nacional”.

Num comunicado enviado à imprensa, a Highgate Portugal revela que a nova responsável conta com 14 anos de experiência consolidada na área de gestão e vendas, tendo passado por várias empresas de renome em território nacional.

Ana Barbosa é licenciada em Gestão, pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE) e mestre em Business Administration and Management também pelo ISCTE.

A nova Head of Procurement da Highgate Portugal iniciou o seu percursos profissional em 2008, como Pricing and Business Analyst Manager na Worten, tendo progredido internamente e, quatro anos depois, passou a Stock Manager Coordinator. Em 2015, integrou a equipa de Supply Chain da Sonae MC, onde se manteve até ao final de 2022, como responsável de compras de produtos frescos, a nível nacional.

Ana Barbosa detém ainda experiência na vertente de ensino e, em junho deste ano, assumiu a função de diretora da Escola Superior de Tecnologia e Gestão.

“É com enorme satisfação que assumo esta nova função. A forte aposta da Highgate Portugal e a evolução da área de supply chain no setor do turismo foram dois fatores determinantes para a decisão de abraçar este projeto”, destaca Ana Barbosa, citada no comunicado enviado à imprensa.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Alojamento

INE: Dormidas de residentes voltam a cair e descem 2,9% em julho

As unidades de alojamento nacionais registaram 3,2 milhões de hóspedes e 8,8 milhões de dormidas em julho, traduzindo crescimentos de 4,1% e 1,3% face a igual mês de 2022, respetivamente, ainda que se esteja a assistir a uma descida das dormidas dos residentes.

Inês de Matos

Em julho, as unidades de alojamento nacionais registaram 3,2 milhões de hóspedes e 8,8 milhões de dormidas, traduzindo crescimentos de 4,1% e 1,3% face a igual período de 2022, respetivamente, ainda que se esteja a assistir a uma descida das dormidas dos residentes, que voltaram a descer 2,9% em julho, depois de já terem caído 6,9% em junho, avança a estimativa rápida da atividade turística, divulgada esta quinta-feira, 31 de agosto, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Os dados do INE mostram que, em comparação com julho de 2019, o total de hóspedes e dormidas também apresentou crescimentos, que chegam aos 10,7% nos hóspedes e 6,7% nas dormidas.

No sétimo mês do ano, o mercado interno foi responsável por 2,8 milhões de dormidas, valor que ficou 2,9% abaixo do apurado no mesmo mês do ano passado e que se soma à quebra que já tinha sido registada no mês anterior, que foi de 6,9%. Apesar da descida face a igual período do ano passado, em comparação com julho de 2019, registaram-se aumentos de 11,5% nas dormidas de residentes.

“No período acumulado de janeiro a julho de 2023, as dormidas aumentaram 14,7%, +5,2% nos residentes e +19,4% nos não residentes. Comparando com o mesmo período de 2019, as dormidas cresceram 9,8%, +12,7% nos residentes e +8,6% nos não residentes”, resume o INE.

Já os mercados externos foram responsáveis por 6,0 milhões de dormidas, número que apesar de representar um “abrandamento”, traduz um aumento de 3,4% face ao mesmo mês do ano passado e de 4,6% comparativamente a mês homólogo de 2019.

Por mercados externos, o INE destaca o Canadá e os Estados Unidos como aqueles que mais cresceram entre os principais 17 mercados estrangeiros emissores de turistas para Portugal, apresentando subidas de 31,4% e 14,2%, respetivamente.

Em sentido contrário estiveram mercados como a Finlândia e a Bélgica, que registaram os maiores decréscimos nas dormidas, apresentando, em julho, quebras de 23,9% e 14,6%, respetivamente.

“Os mercados norte americano e canadiano continuaram a destacar-se, com crescimentos de 58,0% e 42,4%, respetivamente, face a julho de 2019. Os maiores decréscimos, que se acentuaram face a junho, observaram-se nas dormidas de hóspedes finlandeses (-30,6%) e brasileiros (-27,4%)”, refere o INE.

Já as dormidas de turistas provenientes do Reino Unido aumentaram 4,7% em julho, representando 18,9% do total das dormidas de não residentes nos estabelecimentos de alojamento turístico nacionais em julho.

O mercado espanhol, que representa 11,7% das dormidas de não residentes, diminuiu 0,6%, tendo sido, tal como no ano anterior, o segundo principal
mercado no mês de julho, à frente do alemão, que diminuiu 3,3%, representando agora 9,1% do total de dormidas de estrangeiros. Já no caso do mercado francês, cuja quota é de 8,0%, também houve uma diminuição das dormidas, que chegou aos 0,3%.

Por regiões, foi no Alentejo (+8,6%), no Norte (+6,4%) e no Centro (+4,8%) que se registaram os maiores crescimentos de dormidas, enquanto na RA Açores e no Algarve este indicador diminuiu, pela primeira vez, desde março de 2021, apresentando descidas de 2,8% e 1,8%, respetivamente.

O INE especifica que, na RA Madeira,  as dormidas diminuíram pelo segundo mês consecutivo, caindo 1,3% em julho, depois de um período de crescimento que tinha tido início em abril de 2021.

No total, avança o INE, “o Algarve concentrou 32,0% das dormidas, seguido da AM Lisboa (22,7%) e do Norte (16,2%)”, o que quer dizer que, no seu conjunto, estes três regiões registaram 70,9% das dormidas nos estabelecimentos nacionais em julho.

No entanto, uma comparação com o mesmo mês de 2019, mostra que “o Algarve continuou a registar um decréscimo (-6,0%, -7,4% em junho)”, enquanto as restantes regiões apresentaram crescimentos, que tiveram maior expressão no Norte (+21,7%) e na RA Madeira (+21,1%).

Já as dormidas de residentes desceram, face a julho de 2019, na RA Açores (-13,3%), o que aconteceu pela primeira vez desde agosto de 2022, assim como no Algarve (-4,1%), enquanto a RA Madeira continuou a destacar-se com um crescimento de 41,5%, seguindo-se o Centro (+24,4%) e o Norte (+23,4%).

“O Algarve foi a única região onde as dormidas de não residentes continuaram a registar decréscimos face a 2019 (-6,8%). Os maiores crescimentos registaram-se no Norte (+20,7%), na RA Açores (+18,0%) e na RA Madeira (+17,6%)”, acrescenta o INE.

Os dados do INE mostram também que as dormidas na hotelaria, que representaram 80,4% do total, diminuíram 0,2% em julho, naquele que foi o “primeiro decréscimo desde março de 2021”. Ainda assim, houve um aumento de 4,7% face a julho de 2019.

As dormidas nos estabelecimentos de alojamento local (peso de 15,0% do total) cresceram 8,0% (+8,6% face a julho de 2019) e as de turismo no espaço rural e de habitação  (quota de 4,6%) aumentaram 8,5% (+46,1%, comparando com julho de 2019).

Já a estada média foi de 2,78 noites, o que indica uma retração de 2,7%, tendo este indicador diminuído em todas as regiões, com exceção do Norte e da RA Açores, que foram “as únicas regiões com aumentos, ainda que ligeiros, da estada média (+0,4% e +0,1%, respetivamente)”.

No caso dos residentes, a estada média foi de 2,29 noites, descendo 4,3% face ao mesmo mês do ano passado, enquanto a dos não residentes somou 3,09 noites, evidenciando uma descida de 2,3%.

“Os valores mais elevados deste indicador verificaram-se na RA Madeira (4,81 noites) e no Algarve (4,24 noites), tendo as estadias mais curtas ocorrido no Centro (1,95 noites) e no Norte (2,05 noites)”, aponta o INE.

A taxa líquida de ocupação-cama nos estabelecimentos de alojamento turístico foi de 59,2%, descida de 1,9 p.p. em julho, tendo ficado, segundo o INE, “pelo segundo mês consecutivo, abaixo do valor observado em 2019 (-0,7 p.p.)”.

“Em julho, as taxas de ocupação-cama mais elevadas registaram-se na RA Madeira (71,8%), no Algarve (68,5%) e na AM Lisboa (63,9%). Todas as regiões registaram reduções, que foram mais expressivas na RA Açores e na AM Lisboa (-6,7 p.p. e -3,1 p.p., respetivamente)”, resume ainda o INE, que diz que também a taxa líquida de ocupação-quarto, que foi de 67,0%, diminuiu 1,4 p.p., ainda que tenha ficado acima do valor observado em 2019 (+1,5 p.p.).

Em julho, 11,2% dos estabelecimentos de alojamento turístico estiveram encerrados ou não registaram movimento de hóspedes (15,2% em junho).

Sobre o autorInês de Matos

Inês de Matos

Mais artigos
Alojamento

Resort & Residential Hospitality Forum 2023 discute tendências do lazer em Lisboa

Entre 9 e 11 de outubro, o Resort & Residential Hospitality Forum 2023, a única conferência da Europa focada no investimento em resorts, vai trazer à capital portuguesa vários especialistas para discutir as novas tendências do lazer, sob o tema “Leisure to the Core”.

Publituris

Entre 9 e 11 de outubro, o hotel EPIC SANA Lisboa recebe o Resort & Residential Hospitality Forum 2023, a única conferência da Europa focada no investimento em resorts, que vai trazer à capital portuguesa vários especialistas para discutir as novas tendências do lazer.

“Sob o tema Leisure to the Core, o evento de três dias, que é a única conferência europeia focada no investimento em resorts e lazer, vai juntar uma audiência internacional de proprietários, hoteleiros, investidores e promotores que procuram oportunidades para estabelecer novas ligações enquanto exploram as principais oportunidades e desafios predominantes dentro do mercado residencial e de resorts”, explica a organização do evento, em comunicado.

Entre os oradores desta conferência encontram-se diversos especialistas, como Javier Arus, Senior Partner da Azora; Robert Mangan, Director da Bain Capital; e Li Zhang, Senior Vice President da Brookfield Asset Management, bem como investidores e promotores, que vão discutir o tema “Leisure investing on shifting sands”, analisando como é que “o aumento dos custos de capital impactou as estratégias de investimento em leisure hospitality e o que pode gerar o apetite de investidores em 2024”.

Noutras das sessões, Andreas Ewald, Managing Partner da Engel & Volkers Hotel Consulting; Cristina Fernandez Hoyo, Southern Europe Director da Covivio; e Capucine Pedrazzini, Director da Alternative Investments Invesco, vão abordar “os segmentos e mercados que oferecem as melhores oportunidades numa estratégia central de investimento em leisure hospitality”.

Em destaque vão estar ainda as ‘branded residences’, que estão a despertar “o interesse na indústria de leisure hospitality” e que, por isso, vão ser tema de um debate que vai abordar também  a vertente financeira, o design, as amenities, as operações e a regulamentação deste segmento, contando com a participação de Nicholas Mellis, Vice President Acquisitions da Highgate Hotels; e Philip Bacon, da Horwath HTL Spain.

A conferência pretende ainda dar resposta à questão de como aproveitar as tendências de lazer para atrair hóspedes e satisfazer a evolução da procura dos hóspedes, tema que vai ser debatido por Margarida Almeida, CEO & Founder da Amazing Evolution, e Lyublena Dimova, Senior Research Manager da European Travel Commission (ETC).

Outros líderes de destaque de toda a indústria de hospitality vão também partilhar a sua experiência no Resort & Residential Hospitality Forum, entre os quais, Nesrine Tourqui, Vice President, Cedar Capital Partners, Dionisio Pestana, Chairman & President, Pestana Hotel Group, e António Trindade, CEO, PortoBay Hotels & Resorts.

A conferência encerra com uma palestra de Amar Latif, empresário e apresentador de TV, que “partilhará as suas experiências de viagens e lembrará aos participantes o poder da experiência de viajar, da conexão humana e porque é que o lazer e as viagens sempre serão um ótimo negócio”.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2021 PUBLITURIS. Todos os direitos reservados.