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42.ª FITUR com participação de 107 países e 7.000 empresas

A uma semana do evento, a FITUR mostra os números da 42.ª edição da feira que se realizará de 19 a 23 de janeiro, em Madrid.

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Depois de confirmada e reconfirmada, a FITUR, a realizar de 19 a 23 de janeiro, em Madrid, irá contar com 107 países e 7.000 empresas na 42.ª edição de uma das mais importantes feiras do turismo a nível mundial.

Apesar do número de casos de COVID-19 não estar a abrandar no país vizinho, a FITUR revela que dos 107 países que irão participar, 70 estarão presentes enquanto representação oficial, com os restantes a marcarem a sua presença enquanto empresas ou destinos turísticos.

Com realização presencial e digital, os 600 expositores pretendem, segundo a organização, “gerar confiança no mercado, incentivar o setor das viagens e destacar a importância do turismo de negócios”.

Além disso, a organização espera que o setor do turismo “recupere a sua liderança como alavanca de desenvolvimento e conviva em segurança com a nova situação derivada da pandemia da COVID-19”.

Nos quase 57 mil metros quadrados de área líquida de exposição estarão, segundo o catálogo de expositores, cerca de 80 entidades portuguesas.

Já indicada foi a obrigatoriedade dos participantes provenientes da União Europeia estarem munidos do Certificado Digital COVID da UE, enquanto aos restantes participantes serão exigidas as mesmas formalidades para entrar em território espanhol, além de, no decorrer do evento e dentro do recinto da feira, a utilização da máscara é obrigatória e existirem controlos de temperatura em todos os locais.

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SETCS apela por um turismo “mais sustentável, inclusivo, digital e coeso”

O Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, marcou presença na sessão de encerramento do XIX Congresso da ADHP – Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal esta sexta-feira, 31 de março, onde firmou a “ambição [do Governo] de fazer mais e melhor para liderar o turismo do futuro – o que significa termos um turismo mais sustentável, inclusivo, digital e coeso”.

Na sua intervenção, Nuno Fazenda começou por dar conta de que “nos últimos dois anos, entre 2010 e 2019, crescemos sempre acima de 10% no que diz respeito a receitas, sempre mais em valor do que em dormidas”, algo que considera ser um passo “na direção certa”. Já em 2022, “atingimos um novo recorde, superámos em mais de 15% as receitas turísticas [das quais] já tínhamos atingido o recorde em 2019”.

No entanto, e “apesar deste desempenho coletivo”, Nuno Fazenda afirma que “temos de ter a ambição de fazer mais e melhor para liderar o turismo do futuro”, razão pela qual enumerou os apoios disponíveis no âmbito dos apoios às empresas – que “têm de ser sempre uma prioridade do desenvolvimento económico e tem de estar na linha da frente numa política de turismo” – da promoção turística e da formação.

“Há espaço para instrumentos de política pública regional no quadro de previsão nacional”

No que diz respeito às empresas, o Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços dá conta de um aumento de 90% dos fundos europeus destinados às empresas – ou seja “as verbas que as empresas tinham no Portugal 2020, face ao somado entre o Portugal 2023 e o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) representa mais 90% para as empresas”.

Já no âmbito da agenda “Transformar Turismo” do PRR, Nuno Fazenda aponta que “foram recentemente contratualizados 150 milhões de euros para apoio às empresas no domínio da transição digital e climática”.

Para este mês de abril será também aberto no âmbito do Portugal 2023 “um aviso do sistema de incentivos para apoio às empresas – onde o turismo também é uma área elegível enquadrada”.

Por fim, Nuno Fazenda dá conta do reforço do Programa APOIAR, no final de 2022, com a mobilização de “70 milhões de euros em menos de um mês e o apoio a 28 mil empresas”.

No âmbito da promoção turística, o Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços declara que o Governo tem “uma ambição ao nível do marketing e da promoção turística de Portugal e das regiões”.

“Falo sempre de Portugal e das regiões porque, sem prejuízo de uma visão nacional, temos de ter pensamento regional. As prioridades diferem de região para região. Há espaço para pensamento regional, para instrumentos de política pública regional no quadro de previsão nacional”, defende.

Revisão das categorias dos profissionais de turismo em cima da mesa

Na sessão de encerramento do congresso, Fernando Garrido, presidente da ADHP, frisou que a associação “continua focada na necessidade de reconhecer as profissões e os profissionais”, defendendo, por isso, que “não podemos ter por base uma estrutura de remuneração que tem nos seus alicerces categorias profissionais que já não existem”.

“Não estamos a afirmar que as categorias continuam a ser o correto para reconhecer as profissões. No entanto, temos de garantir que as profissões são desempenhadas por profissionais competentes e altamente formados”, afirma o presidente da ADHP.

Para que isso aconteça, Fernando Garrido aponta que “é fulcral que o reconhecimento público, social e financeiro exista – caso contrário estamos a entregar na mão de qualquer pessoa o bem que nas últimas crises foi o motor da retoma em todas elas”.

Créditos: ADHP

Sobre este assunto, Nuno Fazenda declara que o Governo inscreveu “como uma prioridade a revisão das categorias dos profissionais de turismo”, a par de uma “campanha de valorização” destas profissionais, ainda em calha.

Adianta ainda que as linhas de apoio do Turismo de Portugal vão ser reforçadas, “com a majoração do financiamento para as empresas que têm boas práticas laborais”: “Também temos de diferenciar positivamente as empresas que acolhem e empregam melhor”, defende Nuno Fazenda.

Relativamente à formação, o Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços dá conta de “um plano nacional para modernizar e equipar ainda mais as Escolas do Turismo de Portugal”, bem como da “intensificação dos programas de formação no domínio da internacionalização das nossas empresas, na capacitação dos empresários e gestores”.

“Podemos ter uma estratégia, as prioridades definidas, os instrumentos de financiamento, mas só os conseguimos implementar se trabalharmos em conjunto. Não é o Governo que pode fazer sozinho, não é uma autarquia que pode fazer sozinho, não é a empresa A ou B, é trabalhando em conjunto, como temos feito em muitas ocasiões e projetos, que podemos continuar a ser mais competitivos na esfera do turismo internacional”, termina.

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Fotogaleria da 8.ª edição do RoadShow das Viagens do Publituris (Lisboa)

Depois de Coimbra e Vila Nova de Gaia, a 8.ª edição do RoadShow das Viagens do Publituris terminou em Lisboa.

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Depois de Coimbra e Vila Nova de Gaia foi a vez de Lisboa receber o último dia do RoadShow das Viagens do Publituris no Eurostars Universal Lisboa a 30 de março de 2023.

A 8.ª edição do RoadShow das Viagens do Publituris foi marcada pelo crescimento em todos os parâmetros. Se em número de expositores, a edição de 2023 contou com 45 presenças, ao nível dos agentes que visitaram as três cidades – Coimbra (Vila Galé Coimbra), Vila Nova de Gaia (Hilton Porto Gaia) e Lisboa (Eurostars Universal Lisboa) – esse número ficou muito perto dos 400.

Já em termos de interações entre agentes e expositores, se na edição de 2022 se realizaram 3.890 interações, nesta edição de 2023 – que decorreu entre 28 3 30 de março – foram contabilizadas 8.265.

Recordamos a lista dos expositores que estiveram presentes na 8.ª edição do RoadShow do Publituris.

4TOURS – Your Travel Partner
Abreu Online
Air France/KLM
APG GSA
Associação de Turismo de Sintra
Avis
Bedsonline
Belive Hotels
Benidorm Tourism Board
Câmara Municipal de Alenquer
Canarias Island Tourism
Domes Lake Resorts
Emirates, Turismo do Dubai
Europcar
Eurostars Hotels & Resorts
Formentera Tourism Board
Grupo Açorsonho
Grupo Ávoris
Grupo PHC Hotels
Ilha Verde
In Azores
In Sure Broker
Latam Airlines
Loja de Cruzeiros
MAWDY
MGM Muthu Hotels
MSC
Picos de Aventura
Poland Tourism Board
Região de Turismo da Madeira
Região de Turismo do Centro de Portugal
Robisson Hotels
Rota da Bairrada
SATA Air Azores
Senhora da Rosa, Tradition and Nature Hotel
TAAG – Linhas Aéreas de Angola
TAP Air Portugal
The Editory Collection Hotels
Turangra
Un Mundo de Cruceros
Unlock Boutique Hotels
VA Tour Operador
Visit Qatar, Qatar Airways
Wotels Hub

O evento contou com o patrocínio da Turismo do Centro de Portugal e teve como parceiros a IVU, Eurostars Hotels & Resorts, Hilton Porto Gaia, GR8, IberoBus, e ainda o apoio da APAVT.

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Fotogaleria da 8.ª edição do RoadShow das Viagens do Publituris (Vila Nova de Gaia)

A 2.ª paragem do RoadShow das Viagens do Publituris foi em Vila Nova de Gaia.

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Depois de Coimbra, o RoadShow das Viagens do Publituris de 2023 rumou a Vila Nova de Gaia para receber os agentes no Hilton Porto Gaia.

Veja a fotogaleria do evento que visitou Vila Nova de Gaia no dia 29 de março de 2023.

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Fotogaleria da 8.ª edição do RoadShow das Viagens do Publituris (Coimbra)

Coimbra foi a primeira cidade a receber a 8.ª edição do RoadShow das Viagens do Publituris.

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Conheça os vencedores dos Prémios Xénios 2023 – Excelência na Hotelaria

A ADHP – Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal organizou esta quinta-feira, 31 de março, a cerimónia dos Prémios Xénios 2023 – Excelência na Hotelaria, onde entregou os galardões que distinguem os melhores profissionais do setor tendo em conta o ano de trabalho transato.

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As candidaturas para os prémios decorreram entre 31 de janeiro e 12 de fevereiro, tendo em conta sete categorias: Melhor Diretor de Hotel, Melhor Diretor de Alojamentos, Melhor Diretor de F&B, Melhor Diretor Comercial/Marketing & Vendas, Melhor Jovem Diretor de Hotel, Melhor Gestor de Potencial Humano e Melhor Parceiro de Negócios. Após este período, os nomeados foram submetidos a uma votação online, que decorreu entre 18 de fevereiro e 19 de março, da qual resultou a seleção dos finalistas.

Após a avaliação de um júri constituído por especialistas da hotelaria e do turismo, já são conhecidos vencedores em cada categoria, sendo que este ano o Prémio Mérito foi atribuído a João Fernandes, presidente da Região de Turismo do Algarve, e o Prémio Carreira a Manuel Vegas Lara, presidente da Asociación Española de Directores y Directivos de Hotel y Restauración (AEDH).

Conheça os restantes vencedores na lista abaixo:

  • Melhor Diretor de Hotel: Ana Teresa Garcia Matos, Hotel PortoBay Teatro e PortoBay Flores;
  • Melhor Diretor de Alojamentos: Tiago Féteira Rodrigues, NAU Palácio do Governador;
  • Melhor Diretor de F&B: Diogo Brites Santos, Six Senses Douro Valley;
  • Melhor Diretor Comercial/Marketing & Vendas: Gilda Cardoso, DHM – Discovery Hotel Management;
  • Melhor Jovem Diretor: João Matos, Moxy Lisboa Oriente;
  • Melhor Gestor de Potencial Humano: Joana Ferreira, Vila Galé Hotéis;
  • Melhor Parceiro de Negócio: XLR8 RM.

O júri da edição de 2023 dos prémios Xénios foi composto por Fernando Garrido (presidente da ADHP), Manuel Ai Quintas (DIRHOTEL), Carlos Moura (AHRESP), Pedro Costa Ferreira (APAVT), Hélder Martins (AHETA), Ana Paula Pais (Turismo de Portugal), Carlos Brandão (ESHTE), Mafalda Patuleia (Universidade Lusófona), Flávio Ferreira (ESHT Porto), João Fernandes (Região de Turismo do Algarve), Victor Jorge (Publituris) e Pedro Chenrim (Ambitur).

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CTP: “As empresas do turismo precisam de sentir que a [sua] atividade é prioritária para o Governo”

O presidente da CTP marcou presença na sessão de abertura do XIX Congresso ADHP – Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal, onde também estiveram presentes João Fernandes, presidente da Região de Turismo do Algarve, Fernando Garrido, presidente da Direção da ADHP, José Carlos Rolo, presidente da Câmara de Albufeira e Alexandre Solleiro, CEO Highgate Portugal.

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Na sessão de abertura do XIX Congresso ADHP – Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal, que decorre entre 30 e 31 de março no Palácio de Congressos do NAU Salgados Palace, em Albufeira, Francisco Calheiros, presidente da Confederação do Turismo de Portugal (CTP) referiu que “as empresas do turismo precisam de sentir que a [sua] atividade é prioritária para o Governo, porque ela é de facto o motor da economia nacional”.

O presidente marcou presença nesta sessão de abertura através de uma apresentação em vídeo, onde frisou novamente a “urgência de um novo aeroporto na região de Lisboa”, de forma a existirem “infraestruturas aeroportuárias capazes de servir os turistas”.

Reportando-se ao tema do congresso deste ano, Francisco Calheiros apontou que “gerir na incerteza é, e muito bem, o tema principal deste congresso”, afirmando que “todos temos atualmente na nossa agenda a preocupação em como deve ser feita a gestão do dia-a-dia das empresas turísticas tendo em conta a incerteza em que ainda vivemos”.

Apesar de se referir a 2022 como “o ano do sorriso para o turismo” – com dormidas a ultrapassar os valores de 2019 e o mais rentável de sempre, com receitas turísticas superiores a 21 mil milhões de euros – o presidente da CTP referiu que “gerir um hotel continua a ser muito exigente, desde logo, tendo em conta a falta de mão de obra, a digitalização, a sustentabilidade e a pressão para oferecer aos clientes experiências cada vez mais personalizadas com serviço de excelência”.

Acrescentou ainda que para o país ter “mais e melhores turistas atraídos com uma oferta diversificada de qualidade sustentável, é necessário que estes, ao virem para Portugal, tenham as infraestruturas necessárias e que correspondam às suas expetativas”.

Se a mobilidade é “um ponto fulcral”, e se “até podemos ter importantes projetos para mobilizar a ligação entre as várias regiões”, Francisco Calheiros refere que “de nada nos servirão se os turistas não chegarem a Portugal”.

Numa nota final, o presidente da CTP referiu ainda a necessidade de “os apoios financeiros à recapitalização das empresas não continuem na gaveta”. Na sua opinião, “o acordo de produtividade e rendimentos tem de ser uma realidade”, além do “Governo reduzir a carga fiscal para que as empresas tenham melhores condições para voltar a investir”.

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ADHP segue com aposta na formação e “dignificação” do setor

O XIX Congresso da ADHP – Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal arrancou esta quinta-feira, 30 de março, e decorre até sexta-feira, 31 de março, no Palácio de Congressos do NAU Salgados Palace, em Albufeira.

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A sessão de abertura reuniu Fernando Garrido, presidente da Direção da ADHP, Francisco Calheiros, presidente da Confederação do Turismo de Portugal (CTP), João Fernandes, presidente da Região de Turismo do Algarve, José Carlos Rolo, presidente da Câmara de Albufeira e Alexandre Solleiro, CEO Highgate Portugal, num auditório que reuniu mais de 200 alunos e professores do ensino superior e das Escolas de Turismo de Portugal.

Na sua intervenção, Fernando Garrido frisou que o setor “continua a deparar-se com uma escassez de recursos que põe em causa a operacionalização das unidades que dirigimos” – algo que o presidente assegura que “este ano será menos compreendido pelo cliente face ao ano transato”. Por essa razão, Fernando Garrido apela para a “necessidade de tornar as profissões novamente atraentes, dignificando os profissionais e respetivas profissões que exercem”.

Ainda sobre os recursos humanos, o presidente da ADHP frisa que “não nos podemos esquecer que estamos num mercado concorrencial no qual a mão-de-obra do setor é altamente reconhecida e valorizada até por outros setores”.

“Não podemos continuar a renumerar profissionais com base em categorias profissionais inexistentes. Continuamos a apostar na formação, e assumimos um papel de relevância [na ADHP] contribuindo para o aumento da qualificação dos profissionais, permitindo às empresas que recorram à associação enquanto entidade certificada pela Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT)”, afirma.

Por sua vez, João Fernandes, presidente da Região de Turismo do Algarve, dirige a sua intervenção para a defesa das associações do setor, apesar de haver quem aponte para o facto de serem “demasiadas”.

“Apesar de muitas vezes acusarem o setor de ter demasiadas associações – nacionais, internacionais, regionais, locais, sub-sectoriais, profissionais – por alguma coisa este setor tem sempre a capacidade de se reinventar, a flexibilidade de gerir a oportunidade do momento, ultrapassando as dificuldades”, defende.

Numa nota final, e após deixar uma mensagem aos diretores de hotel de “reconhecimento e agradecimento”, Alexandre Solleiro, CEO Highgate Portugal dirige o seu discurso para os estudantes presentes na sessão de abertura.

“Espero que consigam transmitir para os alunos das escolas que estão aqui presentes que [esta] é uma profissão que abre as portas em qualquer parte do mundo. É isso que vai fazer com que cada vez mais pessoas tenham vontade de trabalhar nos hotéis”, termina.

O XIX Congresso da ADHP decorre até esta sexta-feira, 31 de março, dia em que aborda temas como a cibersegurança, a importância dos dados para o setor e as novas tendências do talento na hospitalidade.

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IX Congresso Europeu de Turismo Rural vai ter lugar em Salamanca

O Congresso Europeu de Turismo Rural será realizado pela primeira vez na região espanhola de Castilla y León e reunirá, nos dias 10 e 11 de maio, 20 palestrantes sobre esta temática, bem como mais de 300 participantes na localidade de La Alberca (Salamanca).

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O IX Congresso Europeu de Turismo Rural, COETUR, que decorrerá nos dias 10 e 11 de maio em La Alberca, Salamanca, é organizado pela plataforma digital especializada em turismo rural EscapadaRural com mais de 18.000 alojamentos associados em Espanha e 2.000 em Portugal.

O evento pretende colocar na mesa temas tão importantes quanto os desafios atuais enfrentados pelo turismo rural e, especialmente, as oportunidades que oferece na revitalização do mundo rural.

O programa do IX Congresso Europeu de Turismo Rural, que acaba de ser anunciado, contará com a participação de mais de 20 formadores de opinião, oradores nacionais e internacionais e especialistas de diversas áreas, que farão apresentações e participarão em diversas mesas-redondas, debates e workshops, partilhando as suas experiências e histórias de sucesso. Além disso, nesta edição esperam-se mais de 300 participantes em formato presencial e online, que poderão partilhar experiências e estreitar laços com outros empresários do turismo do setor.

Ao longo de dois dias o congresso será desenvolvido em torno de três blocos temáticos: ‘Turismo rural no epicentro do desenvolvimento territorial’, ‘Presença digital e desenvolvimento rural’ e ‘Planeamento estratégico através de dados e inovação’.

O objetivo deste congresso, dirigido não só aos profissionais ligados ao turismo rural, mas também aos agentes de viagens e operadores turísticos, é estabelecer um debate sobre os principais desafios que se colocam ao turismo rural e as oportunidades que oferece para o desenvolvimento territorial; mostrar iniciativas inovadoras e boas práticas para melhoria dos negócios; e discutir estratégias de comunicação, canais de promoção e ferramentas de marketing para empreendedores do setor de turismo rural.

 

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ADHP desvenda programa do seu XIX Congresso

No ano em que a associação celebra 50 anos de atividade, o XIX Congresso da ADHP debate temas como a cibersegurança, a sustentabilidade e a captação de recursos humanos. Durante o evento, a ADHP incentiva ainda os participantes a abraçar o digital, uma vez que o congresso será paper e merchandising free.

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O XIX Congresso da ADHP – Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal, que decorre de 30 a 31 de março de 2023 no NAU Salgados Palace, em Albufeira, já tem programação disponível.

Sob o mote “Gerir na incerteza. Rethink the future”, o congresso da associação que este ano celebra 50 anos de atividade “irá abordar alguns dos temas mais prementes que marcam a atualidade na hotelaria e no turismo”, como indicado em comunicado. Nesse sentido, serão debatidos temas como a cibersegurança, a sustentabilidade e a captação de talentos no setor.

O primeiro dia do XIX Congresso Nacional da ADHP começa às 14h30 de 30 de março com a sessão de abertura, que contará com a presença de Fernando Garrido (presidente da ADHP), João Fernandes (presidente da Região de Turismo do Algarve), José Carlos Rolo (presidente da Câmara de Albufeira) e Alexandre Solleiro (CEO da Highgate Portugal).

Já às 16h00 decorre o primeiro painel do dia 30, “Sustentabilidade Social – Estudo do Mercado de Trabalho para o Setor do Turismo”, que terá como keynote speaker Carlos Costa (professor da Universidade de Aveiro), e a participação de Raul Ribeiro Ferreira (vice-presidente da ADHP).

Logo depois, às 17h15, será debatido o tema “Gestão na Incerteza”. Com moderação de João Simões (CEO da Sogenave), o painel reúne Alexandre Solleiro (CEO da Highgate Portugal), Carlos Alves (diretor regional de operações na Vila Galé Hotéis) e Hélder Martins (presidente da AHETA).

Para marcar o final do primeiro dia, o jantar e a entrega dos Prémios Xénios 2023 – que pretendem distinguir os profissionais portugueses da direção hoteleira que se tenham destacado no ano de 2022 – terão lugar às 20h00, no NAU Salgados Palace.

Segundo dia debate a importância dos dados para o setor

O segundo dia do congresso, 31 de março, terá início às 10h00 com um painel dedicado à “Cibersegurança”. O debate será moderado pelo professor Pedro Moita (presidente da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril – ESHTE) e contará com a presença do professor Pedro Machado (coordenador científico e presidente da Assembleia-Geral do Centro de Estudos em Segurança de Informação Cibersegurança e Privacidade – CESICP) e de Miguel Farinha (Paybyrd).

Durante a manhã, ainda sem hora definida, terá lugar a apresentação “Empresa Social by THF”, a cargo de Susana Garrett Pinto (fundadora e CVO da TEACH How to Fish – THF).

Às 12h00, o debate incidirá sobre o tema: “A importância dos Dados para Cenários Previsionais”, num debate moderado por Luís Brites (CEO da CLEVER). O painel desta sessão será composto por Cristina Blaj (CEO e fundadora da Open Revenue Consulting), Fulvio Giannetti (CEO da Lybra Tech Intelligent Revenue Assistant), João Freitas (director of Growth & Partnerships da Host Hotel Systems) e Miguel Silva (CEO da MTI – Managing the Intelligence).

Ao início da tarde, às 15h00, as “Novas Tendências do Talento na Hospitalidade” serão o tema em destaque. Os oradores serão João Vieira (diretor de Recursos Humanos do Corinthia Hotel Lisbon), Madalena Carey (diretora da Happiness Business School) e Rosário Pinto dos Santos (hospitality recruiter na Stamina Hospitality). Carlos Diaz de la Lastra (Les Roches) será o keynote speaker da sessão.

O encerramento do XIX Congresso da ADHP terá lugar às 17h00 e contará com a presença de Fernando Garrido (presidente da direção da ADHP) e de Nuno Fazenda (secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços).

Congresso aposta na promoção da sustentabilidade

Pela primeira vez, o Congresso da ADHP será paper e merchandising free, uma forma de “convidar os participantes a repensarem a utilização do uso de papel, incentivando-os a recorrerem aos meios digitais”. Em comunicado, a associação afirma que “esta mudança para o digital representa a adoção de uma medida concreta face à consciência da pegada ambiental da associação e do seu principal evento”.

“Num ano em que comemoramos meio século de existência, queremos celebrar este congresso de modo sustentável e atento ao futuro. Ao mesmo tempo, não esquecemos a nossa missão de continuarmos a promover um fórum de debate e troca de ideias entre players de referência no setor do turismo e da hotelaria, não só a nível nacional, mas incluindo também parceiros internacionais. Estamos abertos ao melhor do que é feito na hotelaria lá fora e, por isso, este congresso é também, pela primeira vez, um Encontro Internacional de Diretores de Hotéis”, refere Fernando Garrido, presidente da ADHP.

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ITB Berlin termina com mais de 90 mil visitantes profissionais

A ITB Berlin 2023, realizada de 7 a 9 de março, terminou os três dias dedicados exclusivamente aos profissionais, tendo ultrapassado os 90 mil visitantes. Em 2024, a feira realizar-se-á de 5 a 7 de março.

Victor Jorge

Com a edição de 2023 aberta, exclusivamente, a profissionais, a ITB Berlin terminou no passado dia 9 de março, tendo atingido 90.127 participantes de mais de 180 países em três dias de feira.

Tendo contado com cerca de 5.500 expositores de 161 países, a principal feira de viagens do mundo manteve a sua posição como plataforma líder para a indústria global de viagens.

Com a indústria do turismo a estimar um ano recorde, apesar dos desafios económicos, após a pausa devido à pandemia e tendo como slogan ‘Open for Change’, a feira mais importante do setor do turismo contou com 1.300 participantes no “ITB Buyers‘ Circle”, limitada aos principais compradores da indústria de viagens.

A ITB Berlin também atraiu considerável atenção dos media, com cerca de 3.000 jornalistas a participarem nos três dias do evento, entre os quais o Publituris que acompanhou os expositores no stand do Turismo de Portugal.

Na ITB Berlin, os players da indústria concordaram em que 2023 pode tornar-se um ano recorde, com Deborah Rothe, diretora da feira, a referir que “foi bem notório que o desejo das pessoas por viajar está de volta em muitas partes do mundo. Apenas a região da Ásia-Pacífico está um pouco atrasada, devido, entre outras razões, à China abrir as suas fronteiras tardiamente.

South Entrance *** Local Caption *** South Entrance

Já Dirk Hoffmann, diretor executivo da Messe Berlin, referiu que “nestes três dias, a indústria do turismo demonstrou uma confiança incrível, apesar da difícil situação geral e das crises geopolíticas“.

Contacto pessoal crucial para o negócio do turismo
“A ITB Berlin deste ano foi uma prova da necessidade vital das pessoas se encontrarem cara a cara”, frisou Deborah Rothe. “A nossa indústria é um negócio de pessoas. Todos na ITB Berlin concordaram com isso”.

A ITB Berlin ofereceu, igualmente, uma forte componente de conteúdos, com 18 segmentos temáticos, 400 oradores que participaram num total de 200 sessões que tiveram a participantes de 24.000 participantes.

A próxima edição da ITB Berlin já tem data marcada e realizar-se-á na capital da Alemanha de 5 a 7 de março (de terça a quinta-feira), mantendo o caráter exclusivamente B2B.

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