FITUR confirma realização com reforço dos protocolos sanitários
A menos de um mês da realização do evento, a organização da FITUR confirma a realização da feira de Madrid, apostando na aplicação de um rigoroso protocolo sanitário entre 19 e 23 de janeiro.

Victor Jorge
Nova Edição: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros de viagem
Edição Digital: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros
Ministros do Turismo do BRICS pretendem dinamizar ações conjuntas
LATAM Airlines já voa com as novas cabines Premium Business renovadas
Volta ao Mundo 2027 da Princess Cruises visita 61 destinos em 20 países e três continentes
Monte da Bica vai investir 1,5M€ para criar boutique hotel, dois lagares e uma sala de provas
Fiscalidade, Emprego, Investimento e Coesão Territorial são os 4 eixos das 13 medidas propostas pela AHRESP para a próxima legislatura
Setor dos Transportes entre os que mais recuaram na constituição de novas empresas até final de abril
Pilotos da TACV anunciam greve de cinco dias a partir de 22 de maio
Turismo de Portugal promove gastronomia nacional no Japão
A organização da FITUR 2022, que se realizará de 19 a 23 do próximo mês de janeiro, confirmou, em comunicado, a realização do evento, salientando que será “uma edição estratégica para dinamizar o mercado mundial do turismo” e que terá como objetivo “oferecer a toda a cadeia de valor da indústria turística um quadro para o negócio e encontro global que contribua para o impulso da recuperação e do crescimento do setor”.
Para tal, a IFEMA Madrid, responsável pela organização do evento, redobrará a segurança da grande feira, com a aplicação de um rigoroso protocolo sanitário que inclui, como requisito indispensável, a exigência do Certificado de Vacinação aos cidadãos da União Europeia, e aos cidadãos de terceiros países, os requisitos que nessas datas forem exigidos na fronteira.
A IFEMA MADRID diz “já ter mostrado ao mundo, em maio de 2021, que era possível realizar eventos seguros, com a realização da FITUR 21”. Por isso, avança que, “num contexto verdadeiramente complicado”, voltará a implementar, em 2022, um “rigoroso protocolo de medidas e sistemas para garantir a segurança de todos os expositores e visitantes”.
Para tal, a organização diz que irá levar a cabo “o controlo de capacidade em todos os pavilhões, com sistemas automatizados de contagem de pessoas, e com um sistema inteligente digital para a análise de espaços, capacidade e comportamento dos assistentes, controlando em qualquer momento as aglomerações, além de exigir a obrigatoriedade de uso da máscara no interior das instalações da IFEMA MADRID, e os controlos de temperatura que estão implementados em todas as feiras”.
Além disso, a organização refere que irá dotar as instalações da IFEMA MADRID de um “avançado e potente sistema de ventilação que garante a total eliminação da recirculação do ar, com um sistema de filtração que produz uma completa renovação do ar cada 20 minutos, elemento fundamental e crítico para evitar a propagação de patógenos”.
Estas medidas serão complementadas pela organização com a circulação de pessoas e a distribuição de espaços para garantir a distância de segurança interpessoal, a colocação de dispensadores de gel hidroalcoólico e desinfetantes em todo o recinto, e o uso de passes digitais para evitar contactos.
Recorde-se que a FITUR 2022 ocupará oito pavilhões do recinto de feiras de Madrid.