Assine já
Hotelaria

Helder Martins anuncia que é candidato à presidência da AHETA

Helder Martins, antigo presidente da RTA – Região de Turismo do Algarve, anunciou esta terça-feira que será candidato a presidente da direção da AHETA

Carolina Morgado
Hotelaria

Helder Martins anuncia que é candidato à presidência da AHETA

Helder Martins, antigo presidente da RTA – Região de Turismo do Algarve, anunciou esta terça-feira que será candidato a presidente da direção da AHETA

Sobre o autor
Carolina Morgado
Artigos relacionados
Alojamento do Algarve de ‘vento em pôpa’ com volume de vendas a crescer 13,2%
Homepage
Alojamento do Algarve mantém tendência de crescimento em Novembro
Homepage
Ocupação no Algarve cresceu 6,6% em 2016
Homepage
Volume de vendas nas unidades de alojamento do Algarve sobe 14,2%
Homepage

Helder Martins, antigo presidente da RTA – Região de Turismo do Algarve, anunciou esta terça-feira que será candidato a presidente da direção da AHETA – Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve, cujas eleições estão marcadas para Janeiro de 2022.

Afirmar a Associação, preparar as empresas para o desafio pós-pandémico, nomeadamente o impacto do fim das moratórias e do lay-off, a situação do Brexit e a imprevisibilidade que afeta todo o sector estã entre os principais desafios para o candidato.

Em comunicado de imprensa, Helder Martins justifica que entendeu avançar com esta candidatura depois de ter sido abordado por um alargado número de associados que entende que a AHETA “deverá virar a página e voltar a assumir um papel de relevância no sector”. Assume ainda que “a situação inédita de grande vulnerabilidade e imprevisibilidade em que o sector turístico se encontra, e em especial os empresários da hotelaria e restauração”, o motivaram a avançar com esta candidatura.

Para o empresário ligado atualmente à hotelaria, “a experiência adquirida ao longo de uma vida dedicada ao turismo poderá ser um ativo importante para a AHETA”, explica, acrescentando que é também fundamental que a AHETA “seja um agente ativo no apoio aos seus associados, procurando estar próximo dos problemas e procurando soluções efetivas”.

O candidato assegura na nota de imprensa, que irá auscultar os associados de forma a consolidar um programa de ação e uma equipa com o objetivo de dar resposta aos principais problemas que afetam os empresários da região.

Licenciado em Gestão Turística e proprietário do Hotel Rural Quinta do Marco, em Tavira, empresário na área da restauração e gestor de grupos hoteleiros (CS Hotéis e Quinta da Ombria), Helder Martins passou ainda por diversos cargos públicos, nomeadamente na área do turismo. Foi presidente da RTA entre 2003 e 2007, presidente da Associação de Turismo do Algarve e foi ainda presidente da Associação Nacional de Regiões de Turismo. Antes passou pela Câmara Municipal de Loulé onde exerceu o cargo de vice-presidente.

Sobre o autorCarolina Morgado

Carolina Morgado

Mais artigos
Artigos relacionados
Alojamento

Riu Palace Kukulkan é a nova aposta da cadeia espanhola em Cancun

O novo hotel de 428 quartos constitui a quinta abertura da RIU em Cancun e a 22ª no México.

Publituris

A RIU Hotels & Resorts inaugurou um novo estabelecimento de cinco estrelas em Cancun, o Riu Palace Kukulkan. Localizado junto à praia, o novo hotel com 428 quartos oferece o serviço All-Inclusive 24h e tem a categoria Adults Only.

Os quartos espaçosos e com vista para o mar das Caraíbas são decorados com tonalidades naturais e terra, sendo que na restante unidade são utilizados materiais como o mármore e a madeira, como indicado em comunicado.

O novo hotel tem disponível uma oferta gastronómica de sete restaurantes: o principal Don Julio, um restaurante buffet com esplanada; o japonês Sunakku; o Krystal, de comida eclética; o mexicano Casa de las Flores; o italiano Rossini; um steakhouse na esplanada da piscina, perfeito para os amantes da carne e o grill Pepe’s Food, com especialidades grelhadas durante o dia. A seleção de F&B fica completa com mais cinco bares, nomeadamente o Lobby bar Daiquiri, com um especialista em mixologia e cocktails diários de autor; a pastelaria e gelataria Capuchino; o bar La Latina; o bar piscina Mamasita e o Lounge bar.

Na zona exterior, os hóspedes poderão desfrutar de até quatro piscinas, além do acesso direto à praia desde o hotel e dos serviços de wellness e beleza do Renova Spa.

Uma das particularidades do novo hotel é que, se pretenderem, os clientes poderão reservar quartos Elite Club by RIU. Os hóspedes que optarem por este serviço exclusivo terão acesso a um check-in independente e personalizado, assim como a um late check-out, presente de boas-vindas, aromaterapia e distribuidor de licores no quarto com uma variedade de bebidas Premium, entre muitas outras vantagens.

Além disso, os hóspedes que escolherem o novo conceito Elite Club desfrutarão de uma receção especial, acompanhada por uma carta assinada pelo diretor do hotel, um brinde da casa serigrafado com o logótipo de Elite Club e uma garrafa de vinho ou espumante para celebrar o início das suas férias.

Em 2022, a RIU celebra o 25.º aniversário da chegada da cadeia ao México, país que se tornou no seu principal destino internacional, com 22 hotéis em cinco estados das Caraíbas e do Pacífico. Estes totalizam mais de 12.000 quartos, empregando cerca de 9.000 colaboradores.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Alojamento

Stay Hotels lança campanha de Natal

A campanha de Natal da Stay Hotels disponibiliza um pack de cinco noites por 200 euros e é válida para reservas até 25 de dezembro, cujas estadias decorram até 23 de fevereiro de 2023.

Publituris

A Stay Hotels lançou esta quinta-feira, 1 de dezembro, a campanha de Natal ‘Stay for Xtmas’, na qual está a disponibilizar um pack de cinco noites de alojamento pelo preço de 200 euros. Esta campanha é válida para reservas até 25 de dezembro, cujas estadias decorram até 23 de fevereiro de 2023.

Válida para aquisições de vouchers online, através da app ou do website da Stay Hotels, esta campanha permite que o cliente escolha de que forma quer usufruir das cinco noites, ou seja, é o cliente que decide se quer passar as cinco noites seguidas e num único hotel ou se prefere reservar datas e hotéis diferentes, ou até cinco quartos para estadias de famílias ou grupos de amigos.

“Após receção do voucher via email, as reservas devem ser efetuadas diretamente junto do(s) hotel(éis) pretendido(s), através de email, telefone ou ao balcão”, acrescenta a Stay Hotels, num comunicado divulgado esta quarta-feira, 30 de novembro.

Segundo Jorge Bastos, administrador da Stay Hotels, esta campanha oferece a “oportunidade perfeita para celebrar a quadra natalícia” em família ou com amigos, até porque é possível escolher entre as várias unidades da Stay Hotels, que contam com as “localizações mais estratégicas das cidades portuguesas, com todo o conforto, a um preço muito atrativo”.

Guimarães, Porto, Coimbra, Torres Vedras, Lisboa, Évora e Faro são as cidades onde a Stay Hotels conta com unidades hoteleiras.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Alojamento

The Lumiares e The Vintage Hotel & Spa tornam-se ‘pet-friendly’

O The Lumiares e o The Vintage Hotel & Spa, unidades do Grupo Bomporto em Lisboa, passaram a permitir que os donos de animais de estimação levem o melhor amigo de férias e tornaram-se unidades ‘pet-friendly’.

Publituris

O The Lumiares e o The Vintage Hotel & Spa, unidades do Grupo Bomporto em Lisboa, passaram a permitir que os donos de animais de estimação levem o melhor amigo de férias e tornaram-se unidades ‘pet-friendly’.

Num comunicado divulgado esta terça-feira, 29 de novembro, o Grupo Bomporto revela que, à chegada à duas unidades de cinco estrelas, os hóspedes que viajem com o seu animal de estimação recebem um “‘pet friendly welcome kit’, que inclui snacks saudáveis, cobertor e cama para dormirem e tudo o que for necessário para que os seus companheiros se sintam em casa”.

Nas proximidades das unidades, os donos destes animais podem ainda encontrar “vários serviços dedicados aos seus animais, desde dog walking a pet sitting”, acrescenta o Grupo Bomporto, que sublinha ainda que a equipa das unidades “está sempre pronta a ajudar”, recomendando “uma lista completa de restaurantes ‘pet-friendly’ na cidade”.

A estadia de animais de estimação implica o pagamento de uma taxa adicional de 30 euros e os amigos de quatro patas não devem ultrapassar o limite de peso de 15kg.

Recorde-se que o The Lumiares funciona num palacete do século XVIII, que foi completamente renovado, e que conta com uma seleção impressionante de quartos em estilo apartamento e onde cada suíte tem uma cozinha totalmente equipada para que os clientes possam “desfrutar da estadia com o seu animal de estimação com todos os confortos da sua casa”.

Já o The Vintage, por outro lado, é hotel boutique que presta tributo à cultura artística da cidade de Lisboa e cujos quartos contam com todo o tipo de peças de arte, desde lindos quadros a esculturas e peças de cerâmica.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Emprego e Formação

EHTO organiza primeiro concurso de pastelaria literária

O concurso “Once Upon a Pastry” decorre na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO) no início do próximo ano e é aberto a todos os alunos de hotelaria do país.

Publituris

De 11 a 12 de janeiro de 2023, a Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO) terá a decorrer a primeira edição do concurso de pastelaria Once Upon a Pastry, onde os participantes serão desafiados a escolher uma obra literária e criar uma sobremesa baseada na mesma.

A iniciativa, que parte da turma de Gestão e Produção de Pastelaria desta instituição, “pretende incentivar a criatividade, inovação e o hábito da leitura nos concorrentes”, como indicado em comunicado enviado pela EHTO.

No mesmo documento é adiantado que o concurso é “pensado e desenhado de alunos para alunos”, já que constitui “o projeto final da turma de Gestão e Produção de Pastelaria” desta escola. Além das provas teóricas e práticas, a iniciativa contará com mostras de produtos e um jantar.

O painel de jurados será composto por: Ricardo Duque, representante da Óbidos Creativa; José Pinho, presidente do F(Ó)LIO; Lara Figueiredo, pasteleira no restaurante Midori, do Penha Longa Resort, e Francisco Siopa, chef executivo de pastelaria do Penha Longa Resort.

A competição Once Upon a Pastry é aberta a todos os alunos de hotelaria do país, sendo que as inscrições devem ser realizadas através de um formulário até 2 de dezembro.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Hotelaria

Guia Complethotel 2023 já está disponível

Após um interregno de dois anos, o guia Complethotel está de volta, listando os melhores fornecedores para hotelaria.

Publituris

Após um interregno de dois anos motivado pela pandemia, o guia Complethotel está de volta, listando os melhores fornecedores para hotelaria nas áreas de Arquitetura e Construção, Equipamento Hoteleiro, Food & Beverage (F&B), Mobiliário e Decoração, Novas Tecnologias, Pavimentos e Revestimento, Serviços e Têxteis.

Um guia pensado para os gestores hoteleiros para os ajudar na tomada de decisão quanto aos melhores serviços e fornecedores para os seus hotéis, garantindo a excelência do serviço.

Após uma primeira distribuição no 33.º Congresso da Hotelaria e Turismo, organizado pela Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) em Fátima, de 16 a 18 de novembro, o CompletHotel fica agora disponível nos suportes digitais da Publituris Hotelaria, para os assinantes do Publituris e da revista Publituris Hotelaria e nas feiras e eventos ligados ao setor, além das ações organizadas pela Publituris Hotelaria.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Alojamento

Meliá Escapes é a nova aposta da Meliá Hotels International e Logitravel para viajantes

O novo projeto ficará disponível em nove países.

Publituris

A Meliá Hotels International e a Logitravel juntaram-se para criar a Meliá Escapes, um novo projeto que oferece aos clientes várias possibilidades na hora de organizarem as suas viagens.

Integrando-os no programa de fidelidade da empresa hoteleira, os membros MeliáRewards podem agora adquirir pacotes de estadia e voos, para além de contratar diferentes experiências e serviços adicionais para a sua viagem – seja aluguer de carro, transfers, excursões ou compra de entradas.

Desta forma, e como indicado em comunicado, este novo projeto conta com a capacidade tecnológica e experiência na criação de pacotes dinâmicos da Logitravel, combinada com o conhecimento do cliente e a capacidade hoteleira da Meliá Hotels International.

Na mesa nota de imprensa, o Grupo Viajes El Corte Inglés indica que “este projeto pressupõe mais um passo na aposta da empresa pelo desenvolvimento de inovações tecnológicas que gerem propostas de valor acrescido na customer journey, através da criação de pacotes dinâmicos e da oferta de serviços auxiliares ou atividades no destino”.

A Meliá Escapes, acessível em melia.com, estará disponível em nove países. O acesso para os clientes MeliáRewards de Espanha, Reino Unido e Estados Unidos fica disponível a partir desta quarta-feira, sendo que, brevemente, será possível fazê-lo também em Itália, França, Alemanha, Portugal, México e Canadá. Em comunicado indicam que, numa fase futura, esperam que a Meliá Escapes seja disponibilizada em mais mercados.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Alojamento

Convenção da Keytel em Portugal analisa futuro dos hotéis independentes

O evento em Lisboa contou com a participação de mais de 280 hotéis e analisou as estratégias a seguir para que os hotéis independentes possam continuar a competir com as grandes cadeias.

Publituris

A Keytel, a primeira aliança mundial de hotéis independentes, realizou esta quarta-feira, 24 de novembro, no hotel Eurostars Universal Lisboa, a segunda das três convenções anuais que organiza até ao final do ano em três dos seus principais mercados de influência na Europa, sendo a próxima paragem Paris, como indicado em comunicado.

O encontro contou com a participação de mais de 280 hotéis e analisou o futuro dos hotéis independentes, bem como as estratégias a seguir para poder competir com as grandes cadeias.

Exemplo disso foi a sessão de encerramento, onde se realizou o workshop “Aceleração dos negócios”. Neste, os participantes puderam explorar novos serviços e estratégias de crescimento com a equipa Keytel e especialistas do setor, como a WeGlobeYou, Ágora Central de Compras, RoomZero, Fideltour, Iberian MICE Forums, The Hotels Technology (THT), The Good Concierge e Resoluciona.

Lino Martins, diretor comercial da Ap Hotels, e Frederico Costa, Head of Google Travel em Portugal, participaram como convidados de honra no programa e deram a sua visão do setor.

O presidente do Grupo Hotusa, Amancio López, foi responsável pela abertura da convenção e passou em revista as dificuldades pelas quais o setor passou durante a pandemia e os grandes desafios que enfrenta: a digitalização e a sustentabilidade.

Salientou também a importância dos hotéis independentes e afirmou que “qualquer estabelecimento individual pode sobreviver, independentemente do número de cadeias que existam, desde que disponha dos instrumentos fundamentais para a sua gestão”.

Neste sentido, acrescentou que “na Keytel tentámos, através dos nossos próprios serviços, através de joint ventures ou de recomendações de acordos com outras organizações, colocar ao dispor dos hotéis todos os instrumentos que lhes permitem jogar em igualdade de condições com qualquer grupo. Este tem sido sempre o nosso grande desafio e, através da tecnologia e graças à nossa dimensão como empresa, tornámo-lo realidade”.

Já Xavier Cortés, CEO da Keytel, destacou a importância de ser competitivo: “a competitividade é o resultado da melhoria da proposta experiencial do alojamento, acrescentando valor ao imóvel. Foi isso que Keytel tentou e continua a tentar, e fê-lo desenvolvendo sete serviços, a que chamamos os vetores de aceleração”.

Por outro lado, o CEO da Keytel elencou as chaves diferenciais do alojamento turístico para alcançar maiores resultados: “Procurar a diversificação, ter uma clara orientação na relação direta com o cliente, trabalhar em prol da sustentabilidade, valorizar o valor do imóvel e o valor dos serviços que este oferece”.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Alojamento

Nova data: A mudança do perfil hoteleiro marca próxima sessão da “Be Our Guest”

Na próxima segunda-feira, 5 de dezembro, pelas 17h00, terá lugar mais uma conversa “Be Our Guest”, desta vez sobre a “a mudança do perfil hoteleiro”.

Publituris

A sessão em ambiente digital contará com a presença de Carlos Alves, diretor regional de operações do Vila Galé Hotéis para a região Norte e Centro e coordenador da Adega Val Moreira – um projeto do grupo com produção de Vinhos DOC Douro. A conversa será moderada por Marcos Sousa, dirigente da ADHP responsável pela pasta de Finance & Data.

“Nesta sexta conversa, o Be Our Guest traz mais um grande nome ligado à hotelaria. Será uma excelente oportunidade para perceber as perspetivas de um convidado com tanta experiência sobre a gestão hoteleira, a relação com os colaboradores, com os hóspedes, e as alterações no perfil hoteleiro”, refere Patrícia Correia, dirigente da ADHP responsável pelo projeto “Be Our Guest”.

À semelhança das conversas anteriores, a sessão decorrerá através do Zoom, sendo que as inscrições já se encontram abertas e devem ser efetuadas através de um breve formulário. Apesar de as inscrições serem gratuitas, a organização alerta que estas são limitadas.

Esta será a sexta conversa online promovida pela ADHP – Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal, uma iniciativa da ADHP que promove conversas informais com diretores de hotéis e nomes de referência do turismo sobre as suas experiências profissionais, a hotelaria e o setor turístico.

A conversa tem o patrocínio da e-GDS Global Distribution Solutions.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos

SONY DSC

Alojamento

Hotel Turismo da Guarda poderá integrar a carteira do Grupo Pestana

Uma “fonte próxima do processo de concessão da unidade hoteleira” adiantou ao jornal Terras da Beira que o Hotel Turismo da Guarda deverá passar para as mãos do Grupo Pestana, podendo adotar a marca “Pousadas de Portugal”.

Publituris

O Hotel Turismo da Guarda deverá passar para as mãos do Grupo Pestana, podendo adotar a marca “Pousadas de Portugal”.

A informação é adiantada pelo jornal Terras da Beira, da Guarda, que averiguou junto de “fonte próxima do processo de concessão da unidade hoteleira” que está apenas a faltar a autorização do Ministério das Finanças à proposta que tinha sido aprovada pelo conselho diretivo do Turismo de Portugal, tendo em vista a celebração de “um contrato de arrendamento com um operador económico”.

De acordo com o semanário da Guarda, as negociações decorrem desde o início do verão e têm estado a cargo dos ministérios da Economia e do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. Desta forma, a unidade hoteleira deverá integrar a rede Pousadas de Portugal, que já inclui outras unidades na região, como a Pousada de Viseu, a Pousada Convento de Belmonte e a Pousada Serra da Estrela.

O semanário antecipa que “o anúncio oficial deverá ser feito pelo ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, no próximo domingo, 27 de novembro, durante a sessão solene comemorativa do aniversário da cidade da Guarda”.

Na sua edição impressa anterior, o jornal Terras da Beira já tinha referido que a Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, tinha afirmado na Assembleia da República, no debate sobre o Orçamento de Estado, que já tinha sido aprovada a proposta, sem identificar, contudo, o operador escolhido, apenas dizendo que “todos o conhecemos”.

Recorde-se que a 11 de outubro um despacho do Governo determinou “a desafetação do Programa REVIVE do [Hotel Turismo da Guarda] do domínio privado do Instituto do Turismo de Portugal, I. P.”, como noticiado na altura pela Publituris Hotelaria.

A decisão foi justificada com a urgência de “recorrer a soluções alternativas que permitam estancar a degradação contínua do imóvel e promover o respetivo aproveitamento económico, em benefício do Estado e da economia nacional”.

O edifício foi vendido em 2010 pela Câmara Municipal da Guarda, à altura liderada por Joaquim Valente, ao Turismo de Portugal, por 3,5 milhões de euros, para ser recuperado e transformado em hotel de charme com escola de hotelaria. No entanto, o projeto não saiu do papel e o imóvel mantém-se de portas fechadas e a degradar-se.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Figuras

W Algarve contrata novo diretor de marketing e comunicação

Henrique Pires é a nova aposta do W Algarve para dirigir o departamento de marketing e comunicação da unidade hoteleira, como anunciado em comunicado.

Publituris

Com 11 anos de experiência no setor hoteleiro, o profissional setubalense começou o seu percurso profissional no Pine Cliffs Hotel, passou pelo Waldorf Astoria Ras Al Khaimah e fez carreira na cadeia Minor Hotels, onde foi responsável pelas áreas do marketing e comunicação dos Anantara Hotels & Resorts e dos Tivoli Hotels & Resorts, em Portugal.

Chega agora ao recém-aberto W Algarve, onde irá desempenhar funções como diretor de marketing e comunicação.

“Estou muito contente e entusiasmado por me juntar à fantástica equipa do W Algarve e abraçar este novo desafio. É um grande orgulho para mim trazer as minhas ideias e visão para um hotel que abriu há cerca de meio ano e que já conquistou tanto terreno na região”, garante Henrique Pires.

O W Algarve marca o primeiro Hotel da marca W a abrir em Portugal. Situado no topo das icónicas falésias do sul de Portugal, o recém-aberto W Algarve junta-se à família de W Escapes, oferecendo “uma mistura de descontração à beira-mar com uma energia exuberante”, como referido em comunicado.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se conectado

©2021 PUBLITURIS. Todos os direitos reservados.