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APAVT e CEAV exigem devolução de verbas às companhias aéreas

O presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira, destacou os direitos dos passageiros que foram “garantidos à custa das agências de viagens”, acusando os fornecedores que fizeram “tábua rasa das suas obrigações”.

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APAVT e CEAV exigem devolução de verbas às companhias aéreas

O presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira, destacou os direitos dos passageiros que foram “garantidos à custa das agências de viagens”, acusando os fornecedores que fizeram “tábua rasa das suas obrigações”.

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A Associação Portuguesa de Agências de Viagens (APAVT) e a Confederação Espanhola das Agências de Viagens (CEAV) consideram “inaceitável” que algumas companhias aéreas ainda não tenham devolvido todo o dinheiro que devem às agências de viagens em Espanha e Portugal correspondentes aos reembolsos.

Reunidas na III Cimeira da Aliança Ibérica das Agências de Viagens, as duas entidades deram como exemplo a Air Europa, em Espanha, que, apesar de ter recebido 475 milhões de euros da

Como exemplo, em Espanha, a Air Europa, apesar de ter recebido 475 milhões de euros da SEPI (Sociedad Estatal de Participaciones Industriales, ou seja, dos contribuintes), está a devolver o valor dos bilhetes cancelados a conta-gotas.

No comunicado final do encontro, refere-se que a CEAV tem “insistido repetidamente na necessidade de associar diretamente os auxílios estatais às companhias aéreas ao cumprimento das suas obrigações para com os passageiros, como também recomendado pelo relatório especial 15/2021: Os direitos dos passageiros aéreos durante a pandemia COVID-19, publicada pelo Tribunal de Contas Europeu”.

Para Carlos Garrido, presidente da CEAV, “as agências espanholas e portuguesas foram obrigadas a adiantar as restituições correspondentes aos voos incluídos nos pacotes contratados com as companhias aéreas, com os consequentes prejuízos. Isto agrava a situação já complicada no nosso setor”.

Do lado da APAVT, Pedro Costa Ferreira, presidente da associação, diz partilhar “do mesmo sentir das nossas congéneres do país vizinho, encabeçado pela CEAV”. Costa Ferreira considera, de resto, que “as companhias aéreas não podem ser objeto de situações de favor em relação a outros stakeholders da cadeia do turismo, nomeadamente as agências de viagens e os operadores, que se viram confrontados com a obrigação legal de reembolsar os seus clientes, o que fizeram, sem que o mesmo tenha sido imposto às companhias aéreas”.

O presidente da APAVT destaca ainda que os direitos dos passageiros foram “garantidos à custa das agências de viagens e os seus fornecedores fizeram tábua rasa as suas obrigações”, acusando, também, os “reguladores e a própria União Europeia”.

“Se foram lestos a intimar os Estados para forçarem as Agências de Viagens e os Operadores Turísticos a reembolsar, não o foram, definitivamente, em relação às companhias aéreas”, concluiu Pedro Costa Ferreira.

Recorde-se que, segundo as duas entidades, a recusa em pagar os montantes devidos aos passageiros no prazo previsto nos regulamentos constitui uma “violação dos direitos dos passageiros aéreos desde o início da pandemia e uma clara violação dos regulamentos comunitários, nomeadamente o Regulamento (CE) n.o 261/2004, que estabelece a obrigação de reembolsar no prazo de sete dias, em caso de cancelamento de voos”.

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Solférias lança campanha Festa Mágica da Disneyland Paris

Dando continuidade às comemorações do 30º aniversário da Disneyland Paris, o operador turístico Solférias acaba de lançar mais uma campanha Festa Mágica para aquele parque temático muito apreciado pelas famílias portuguesas.

A Solférias lança a tradicional campanha de vendas Festa Mágica da Dysneyland Paris com um conjunto de atrativos, para reservas até 26 de fevereiro de 2023, e chegadas entre 1 de fevereiro e 30 de setembro deste ano.

Esta campanha oferece condições especiais em voos TAP e Air France, bem como transferes regulares Magical Shuttle grátis para crianças até aos 11 anos inclusive quando acompanhadas por um adulto.

Como habitualmente, a Solférias comercializa várias opções de programação à medida das necessidades de cada viajante, desde a proposta de venda de entradas, passando pela reserva de alojamento ou todo o pacote completo com voos, todos eles com a possibilidade de complementar com serviços extra, sejam terrestres ou opcionais Disneyland Paris.

Refira-se que a Disneyland Paris ocupa desde a primeira hora um lugar muito especial na programação do operador turístico, o primeiro emissor em Portugal para este destino número um na Europa. Assim, conforme refere, não poderia faltar à lista dos melhores destinos para visitar em 2023, aproveitando que as celebrações do 30º aniversario do parque temático continuam em força ao longo de todo o ano, com algumas atrações de destaque: O primeiro espetáculo de Drones Marvel; O regresso do espetáculo Disney Dreams;  O novo espetáculo Pixar: We Belong Together; A nova coleção fashion Minnie Paris.

 

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Singles Travel anuncia programação para este ano

A Singles Travel, especialista na organização de viagens para pessoas descomprometidas, anuncia um conjunto de sugestões de férias para solteiros para este ano de 2023.

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Assim, entre os dias 31 de março e 2 de abril vai decorrer a 2ª edição do fim-de-semana na zona de Leiria. O programa inclui um passeio pedestre, a visita ao museu do vidro na Marinha Grande e saídas à noite.

Outra das propostas é uma viagem a Punta Cana (República Dominicana), que decorrerá de 24 de abril a 2 de maio, enquanto a Riviera Maya (México) será destino sugerido entre 4 e 12 de junho.

A Singles Travel propõe, pela primeira vez, um programa para o Senegal, de 19 a 26 de junho, e entre os dias 8 e 15 de outubro está programado um cruzeiro nas ilhas gregas e Croácia a bordo do navio Explorer of the Seas, em que os participantes vão poder conhecer Mykonos e Santorini na Grécia, bem como Dubrovnik e Split na Croácia.

Todos estes pacotes têm lugares limitados e incluem o acompanhamento do grupo por um coordenador, bem como um programa de atividades exclusivas para os participantes.

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Viajar Tours promove novas ações de formação a agentes de viagens

O operador turístico Viajar Tours promove, em 16 cidades de Portugal continental, novas ações de formação para agentes de viagens, regressando à forma presencial, entre 15 de fevereiro e 14 de março.

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As formações, que contarão com a presença dos hotéis Iberostar e da cadeia hoteleira italiana Mangia’s, irão incidir sobre os destinos charter Viajar Tours para o verão 2023 – Saïdia, Monastir, Djerba, Sardenha, e os recentemente confirmados Creta e Antalya, duas operações que terão saída de Lisboa e que estarão muito brevemente disponíveis para reserva em viajartours.pt, indica nota do operador turístico, que acrescenta que as inscrições podem ser efetuadas em https://forms.gle/3gDuuXuEPw2AmwHa7.

Estas ações decorrerão no Porto (15 fevereiro às 15h e 19h), Braga (16 fevereiro às 10h), Guimarães (16 fevereiro às 19h), Lisboa (22 fevereiro às 15h e 19h), Setúbal (23 fevereiro às 19h), Évora (24 fevereiro às 15h), Coimbra (27 fevereiro às 19h), Leiria (28 fevereiro às 19h).

Para março estão agendadas em Castelo Branco (6 março às 10h), Viseu (6 março às 19h), Mirandela (7 março às 10h), Vila Real (7 março às 19h), Viana do Castelo (8 março às 19h), Aveiro (9 março às 19h), Portimão (14 março às 10h) e Faro (14 março às 19h).

 

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eDreams ODIGEO expande rede de ‘Tech Hubs’

Depois das aberturas recentes no Porto, Palma de Maiorca e Alicante, a eDreams ODIGEO amplia a sua rede de centros de inovação na Europa com um novo laboratório tecnológico em Milão

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A eDreams ODIGEO, irá expandir a sua rede de Tech Hubs com a abertura de um novo centro de inovação em Milão.

A empresa continua, assim, a ampliar os seus centros de desenvolvimento pan-europeus, mais especificamente no Porto, Barcelona, Madrid, Palma de Maiorca, Alicante e Budapeste. Nomeada como uma das ‘Melhores Empresas para Trabalhar em 2022’ pela revista Forbes, só em 2022 adicionou 250 novos membros à sua equipa global de tecnologia, para apoiar o crescimento do Prime, o seu serviço de subscrição, que está no caminho certo para atingir os 7,25 milhões de membros até 2025.

A rentabilidade da eDreams ODIGEO continua a aumentar e continua também a reforçar a sua posição enquanto inovadora no setor das viagens através deste seu programa de subscrição, tal como a Netflix, o Spotify ou a CostCo fizeram nas suas respetivas indústrias.

Os resultados trimestrais mais recentes da empresa demonstram o progresso neste sentido, com o EBITDA Cash a crescer 78% em comparação com o mesmo período do ano passado. Está também no caminho certo para atingir a sua meta de 180 milhões de euros em EBITDA Cash e 7,25 milhões de membros Prime até ao ano fiscal de 2025. Desde o início da pandemia, a empresa superou de forma constante o setor no geral, e a sua atividade comercial superou os níveis pré-COVID em +48% na primeira metade do ano fiscal de 2022.

Dana Dunne, Chief Executive Officer da eDreams ODIGEO, refere que, “como a procura por viagens de lazer e serviços de subscrição continua a crescer, estamos perfeitamente posicionados para embarcar na próxima etapa da nossa jornada. Garantir que oferecemos aos nossos clientes uma experiência incomparável é a chave do nosso sucesso, e para isso estamos a investir na expansão da nossa rede de Tech Hubs em toda a Europa e no recrutamento dos melhores talentos para se juntarem à nossa equipa e nos ajudarem a continuar a revolucionar a indústria das viagens. Os nossos Tech Hubs desempenham um papel crucial no suporte ao nosso crescimento contínuo enquanto empresa baseada em subscrições, e as suas contribuições terão um impacto significativo em milhões de viajantes em todo o mundo. Estamos ansiosos por ver o futuro brilhante que a eDreams ODIGEO tem pela frente.”

A eDreams ODIGEO emprega, atualmente, pessoas de 46 nacionalidades e opera num sistema de trabalho híbrido e flexível, o primeiro do seu setor, que tem como objetivo impulsionar a flexibilidade e a criatividade dos colaboradores no ambiente do pós-pandemia.

Os candidatos interessados podem procurar vagas de emprego e candidatar-se online em www.edreamsodigeocareers.com.

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TopAtlântico regressa com Feira de Cruzeiros

De 27 a 30 de janeiro, a TopAtlântico regressa com uma nova campanha “Férias no Mar”, na qual estarão disponíveis ofertas exclusivas e descontos até 75% para partidas em 2023 e 2024.

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A Feira de Cruzeiros TopAtlântico regressa ao Centro Colombo (Lisboa) no próximo fim de semana (27 a 30 de janeiro) com uma nova campanha “Férias no Mar” com descontos até 75%.

Segundo a TopAtlântico, “as férias de cruzeiros sempre foram muito populares e cada vez mais desejadas pelos portugueses”, lançando a 27 de janeiro uma nova campanha de cruzeiros com o mote “Férias no Mar” com ofertas exclusivas e descontos até 75% para partidas em 2023 e 2024.

Para ajudar a escolher o melhor cruzeiro para as férias, a feira conta com 16 balcões de venda, vários especialistas TopAtlântico e das maiores companhias de Cruzeiros como Royal Caribbean, MSC, Costa Cruzeiros, Celebrity Cruises e Norwegian Cruise Line.

A campanha “Férias no Mar” da TopAtlântico contempla cruzeiros com preços desde 402 euros por pessoa, oferecendo a oportunidade de reservar a preços imperdíveis para cruzeiros com partidas de Portugal, muitos com partida e chegada a Lisboa, itinerários para o mediterrâneo, ilhas gregas e Adriático, Norte da Europa, Caraíbas, Grandes Viagens, Expedições e ainda cruzeiros de rio.

Durante o período da feira de cruzeiros (de 27 a 30 janeiro), as reservas poderão ser efetuadas também nas lojas TopAtlântico em todo o país, incluindo Ilhas, aproveitando as lojas de shopping durante o fim de semana.

Existirão preços e descontos especiais e exclusivos que só estarão em vigor durante o período de feira. No entanto, a campanha “Férias no Mar” continuará com promoções até 13 dia de fevereiro.

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Lusanova lança “Açores & Madeira 2023”

A programação com a oferta da Lusanova para “Açores & Madeira 2023”, dividida em Circuitos, City Breaks, Eventos Especiais, Aventura e Radical, já está disponível para reserva em lusanova.pt.

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Para os Açores, o novo catálogo online do operador turístico destaca os novos combinados entre as ilhas açorianas e ainda o novo produto “As Ilhas do Triângulo Central”. Este pacote inclui um itinerário de seis dias pelas ilhas do Faial, São Jorge e Pico, com excursões nos destinos, entre outras propostas.

Quanto à programação para a Madeira, a Lusanova apresenta maior oferta hoteleira, com destaque para as unidades dos grupos Savoy e Vidamar Resorts. Para este último, o operador turístico lança o novo pacote Família Vidamar Madeira, que inclui ofertas orientadas para as famílias, como jantares temáticos diários, acesso ilimitado à AQUA Área do hotel, programa de atividades desportivas diárias no “VIDA Health Club”, bem como ao Aquatica Kids World, e ingressos para o Museu Cristiano Ronaldo.

 

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Solférias coloca no mercado programação especial para o Sal 2023

O operador turístico Solférias já tem disponível para venda a sua programação especial para a ilha do Sal (Cabo Verde), que abrange quer a Páscoa, quer o verão deste ano.

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A operação charter para a ilha do Sal será, uma vez mais, realizada em colaboração com os operadores turísticos Abreu e Soltrópico.

As partidas programadas de Lisboa serão em voos da Azores Airlines aos sábados, entre 01 abril e 04 de novembro (último regresso), e às sextas-feiras de 02 de junho a 06 de outubro (último regresso). Do Porto, as saídas serão às sextas-feiras em voos da Smartwings e decorrerão de 21 de abril a 03 de novembro (último regresso).

No que diz respeito à operação apenas da Páscoa, e do Porto, a Solférias informa que os voos serão da Privilege e terão lugar entre 31 de março e 21 de abril (último regresso).

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19ª Convenção da Airmet adiada para 24 a 26 de março

“Devido aos recentes imprevistos” a Airmet anuncia que a realização da sua 19ª Convenção anual, que estava prevista entre 27 e 29 de janeiro, na Madeira, foi adiada para os dias 24 e 26 de março de 2023.

A manutenção do pré-aviso de greve na TAP marcado entre os dias 25 e 31 de janeiro, terá ditado esta alteração. O local mantém-se, ou seja, no Pestana Casino Park, no Funchal, bem como o tema ““Green’it possible – The Game Changer” e o programa.

Numa comunicação, na semana passada, dirigida aos participantes do evento e assinada pelo diretor geral da Airmet, Luís Henriques, a rede referia que “este constrangimento afetará, de forma muito significativa” a realização da Convenção, uma vez que as datas são coincidentes.

Segundo o responsável, “temos colegas que estão integrados nos voos “Airmet”, mas temos igualmente colegas que compraram voos TAP diferentes dos que demos como opção o que faria com que a participação, que à data está nas 320 pessoas (tornando esta convenção na maior de sempre) fosse largamente reduzida”, para acrescentar que “consideramos que não teremos condições para realizar a convenção nas datas iniciais caso a greve se mantenha”.

Luís Henriques destacava na comunicação que “estamos a trabalhar para que o evento seja um sucesso e caso seja necessário alterar as datas estamos totalmente preparados para tal tendo já, conforme indicado, um plano B que nos permitirá ter a nossa convenção sem custos adicionais para as agências de viagens”.

 

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Soltour Travel Partners reuniu na Fitur os principais players da indústria do turismo

A digitalização das agências de viagens, as novas propostas de valor da operação turística e a sustentabilidade nas companhias aéreas, foram alguns dos temas que a Soltour Travel Partners analisou com especialistas do setor durante a Fitur, onde apresentou também dois destinos que farão parte da sua operação em 2023: República Dominicana e Cabo Verde.

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Na sua Summit, durante a Fitur, a empresa reuniu vários especialistas do mundo do turismo que partilharam a sua opinião sobre o futuro do setor em áreas importantes como a operação turística, as agências de viagens e as companhias aéreas. Além disso, a Soltour deu destaque a dois dos destinos mais exóticos e estabelecidos das suas operações – República Dominicana e Cabo Verde.

Na mesa-redonda sobre a “Digitalização das agências de viagens no desafio da sustentabilidade”, as agências de viagens presentes puderam descobrir as chaves da inovação e da digitalização, bem como as vantagens de as aplicar nos seus modelos de trabalho. “Acreditamos que a implementação de novas tecnologias aumenta a competitividade das agências de viagens e oferece um valor diferenciado às novas gerações, que estão muito conscientes sobre a importância de reduzir o seu impacto ambiental”, referiu Tomeu Bennasar, CEO da Soltour Travel Partners.

No painel de especialistas em operação turística – “Especialização e inovação: as novas propostas de valor da operação turística”, abordou-se a importância da operação turística no setor do turismo e como a proposta de valor parece ter evoluído no sentido da especialização do produto, oferecendo às agências de viagens soluções inovadoras para manter a sua competitividade na indústria.

“Voos Conscientes. Viagens consistentes”, dedicou-se à aplicação da sustentabilidade no setor da aviação. A sustentabilidade, uma tendência globalizada e cada vez mais importante entre as gerações mais jovens, obrigou a repensar as estratégias de vários setores, incluindo o turismo e a aviação, no sentido de um modelo mais ecológico, mais sustentável e mais amigo do ambiente, concluiu-se.

O primeiro dia da feira, também com a participação de vários peritos da indústria do turismo, a discussão centrou-se no papel da experiência local como dinamizadora dos hotéis e destinos.

A empresa realizou duas exposições culturais de dois destinos importantes – Riviera Maya e o Japão –, este último juntamente com o seu parceiro recente, Europamundo, e apresentou um novo parceiro, a WebBeds, o seu novo fornecedor de distribuição de alojamento.

A primeira grande experiência do dia ficou a cargo de Silvia Leal, especialista internacional em tendências e tecnologia, que abordou o Metaverso turístico e o potencial deste novo instrumento para o setor do turismo.

 

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Nova edição: Os nomeados dos Portugal Trade Awards, Lisboa e autocarros de turismo

A nova edição do Publituris faz capa com os nomeados para os Portugal Trade Awards by Publituris @BTL 2023, que vão ser entregues no primeiro dia da BTL, a 1 de março. Além disso, inclui também um especial sobre Lisboa, um dossier sobre autocarros de turismo e passageiros, uma entrevista com o responsável da VARIAÇÕES e um artigo sobre a Turiset, a primeira agência em Portugal a ostentar o selo ‘Checked by DECO’.

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A nova edição do Publituris, a última do primeiro mês de 2023, faz capa com os nomeados para os Portugal Trade Awards by Publituris @BTL 2023, que vão ser entregues no primeiro dia da BTL, a 1 de março.

Este ano, são 100 os nomeados, em 16 categorias, às quais acresce o prémio “Personalidade do Ano”, que é escolhido diretamente pela equipa do Publituris. A votação online arranca já na próxima segunda-feira, 23 de janeiro, prolongando-se até 17 de fevereiro.

Nesta edição, publicamos também um especial sobre Lisboa, destino cuja marca está a puxar toda a região, segundo Vitor Costa, presidente da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa e diretor-geral da Associação de Turismo de Lisboa (ATL). Neste trabalho, saiba também porque quer a ATL repensar a estratégia turística para a região, através das palavras da diretora executiva da associação, Paula Oliveira, fique a par das novidades da hotelaria na região da capital para este e para os próximos anos e conheça ainda a nova Doca da Marinha, que promete aproximar Lisboa do Tejo.

Na secção Distribuição, publicamos ainda um artigo sobre a Turiset, que se tornou na primeira agência de viagens em Portugal a ostentar o selo “Checked by DECO”, e, em MI, o destaque vai para uma entrevista com Diogo Vieira da Silva, diretor-executivo da VARIAÇÕES – Associação de Comércio e Turismo LGBTI+, que vai estar presente na BTL 2023 e que pede que Portugal crie uma estratégia para este segmento, que vale perto de 50 mil milhões de euros.

O Dossier desta edição do Publituris é dedicado aos autocarros de turismo e passageiros, que se mostram mais confiantes em relação a 2023, uma vez que, com a melhoria da situação epidemiológica, a procura parece estar a regressar. Apesar de positivas as expetativas para este ano, as empresas mostram-se moderadamente otimistas, uma vez que os desafios continuam a ser muitos e foram agravados com a guerra na Ucrânia, nomeadamente ao nível dos custos com o combustível, aos quais estas empresas estão particularmente expostas. Neste dossier, saiba ainda que novidades estão as empresas de autocarros de turismo e passageiros a preparar para este ano.

Além do Pulse Report, esta edição conta ainda com as opiniões de Francisco Jaime Quesado (economista e gestor); Mariana Marques (docente do ISG); Andrea Santos, Filipe Trindade e Gilda Mendes (coordenadores da Pós-Graduação em Organização de Eventos do ISAG); e António Paquete (economista).

Boas leituras!

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