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Especialização em ‘Hospitality & Service Management’ da Nova SBE com candidaturas até 31 de maio

Esta área de especialização é uma oferta integrada no Mestrado de Gestão.

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O Westmont Institute of Tourism & Hospitality, fundado pela Nova SBE em colaboração com o Westmont Hospitality Group, encerra as suas candidaturas para a Área de Especialização em “Hospitality & Service Management” a 31 de maio.

A Especialização em “Hospitality & Service Management”, uma área integrada no Mestrado de Gestão da Nova SBE, oferece uma abordagem integrada e inovadora ao combinar conhecimento académico com uma forte ligação com a indústria e experiência prática, facultando aos alunos um conjunto de competências e de ferramentas necessárias para seguirem uma carreira ligada à gestão de serviços e customer experience em diferentes setores que não apenas o do Turismo e Hotelaria.

Dentro desta área de especialização, através das aulas, talks e webinars, lecionados e apresentados por professores e consultores internacionais em “Hospitality & Service Management”, por líderes nacionais e internacionais da indústria do turismo e hotelaria, bem como por executivos com conhecimento e prática em experiência do cliente em setores como a banca, saúde, entretenimento, tecnologia, desporto e retalho, os alunos irão desenvolver as competências necessárias para desenhar e providenciar experiências de serviço únicas, com o objetivo de criar um impacto emocional nos clientes.

Para aprender como incorporar os princípios de hospitalidade e da gestão de serviços nas operações e como criar e desenvolver novas ideias de serviços para melhorar a experiência do cliente, esta área de especialização tem como cursos Introduction to Hospitality Industry, Customer Experience & Service Excellence, Brand Management in Hospitality, Hospitality Operations. Revenue Management, International Events Management, Marketing Analytics e Hospitality & Service Trends.

Ao longo do programa, os alunos participarão em 2 bootcamps que os ajudarão a focarem-se e desenvolverem os seus projetos, 6 sessões de pitch para praticarem as suas competências de comunicação e mais de 20 horas de mentoria que lhes irão proporcionar uma compreensão profunda das metodologias e manter sua motivação alta. Cada desafio de pitch será um evento de networking apresentado por uma start-up parceira.

Paralelamente à Especialização em “Hospitality & Service Management”, o Westmont Institute of Tourism & Hospitality irá desenvolver cursos de formação de executivos, com parceiros nacionais e internacionais, bem como diversas iniciativas de partilha de conhecimento como conferências, debates, talks e outros encontros, com o propósito de promover no campus da Nova SBE um leque ainda mais diversificado de experiências de ensino nestas áreas.

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Há uma nova formação em “Atividades de Turismo de Natureza: Serra da Aboboreira”

A Associação de Municípios do Douro e Tâmega (AMDT) com os Municípios de Amarante, Baião e Marco de Canaveses e em parceria com o Turismo de Portugal, vão promover a formação “Atividades de Turismo de Natureza: Serra da Aboboreira” entre o mês de março e abril.

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A ação de formação é presencial, com duração de 24 horas e irá decorrer na Biblioteca Municipal de Baião de 7 de março a 4 de abril, com atividades teóricas nos dias 7, 14 e 21 março, entre as 14h e 17h. As atividades de terreno decorrerão nos dias 28 de março e 04 de abril entre as 9h00 e as 13h, 14h e 18h.

Esta formação é destinada a profissionais de atividades de turismo de natureza e aventura, RH internos dos municípios da região com o objetivo de elevar a qualificação dos trabalhadores do setor.

A mesma é dada através do programa Formação +Próxima com objetivos claros na qualificação dos profissionais, permitindo que estes consigam reconhecer o enquadramento legal do turismo de natureza e aventura, identificar o conceito e as tipologias de turismo de natureza e aventura, os territórios e equipamentos mais relevantes para a sua prática. Ainda, planear e gerir atividades de turismo de natureza e aventura, tendo como objetivos a utilização eficiente dos recursos e o cumprimento dos parâmetros de qualidade que devem presidir à prestação do serviço de cliente, bem como a capacidade para aplicar metodologias adequadas de gestão do risco em atividades de turismo de natureza e aventura.

A formação terá como conteúdos de aprendizagem a contextualização e enquadramento legal do turismo de natureza e aventura; a qualidade e sistemas de certificação aplicados ao turismo de natureza e aventura; atividades de turismo de natureza e aventura: caminhadas e percursos pedestres; passeios e atividades em bicicleta; birdwatching; a introdução à gestão do risco e sua relevância e, ainda, o planeamento e gestão de atividades de turismo de natureza e aventura.

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Créditos: Les Roches

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Estudo Fórum Turismo: 69% dos estudantes de turismo pretende emigrar

A percentagem resulta de um inquérito aplicado pela Associação Fórum Turismo a 189 estudantes, que justificaram a sua expetativa de trabalhar no estrangeiro com a maior oferta de emprego e melhores condições de trabalho, salários e qualidade de vida.

Carla Nunes

Um estudo realizado pela Associação Fórum Turismo, que contou com uma amostra de 189 alunos de cursos de turismo em Portugal, conclui que 69% dos estudantes pretende emigrar.

A questão lançada pela associação era se estes tencionavam, “nos próximos cinco anos, ir trabalhar para o estrangeiro”. Apenas 31% respondeu que não pretendia trabalhar fora do país, sendo que, dos 69% que responderam positivamente, 17% indicou que esperam vir a trabalhar “fora da Europa”, em regiões como a Ásia, Emirados Árabes Unidos ou Estados Unidos.

A Suíça segue-se como o destino de preferência dos estudantes que querem trabalhar no estrangeiro, tendo sido indicada por 16% dos inquiridos que responderam afirmativamente à questão, a par do Reino Unido (indicado por 13% dos inquiridos).

Quando questionados sobre os motivos para quererem trabalhar no estrangeiro, os estudantes indicaram razões como o enriquecimento pessoal, o gosto por explorar mais destinos, a maior oferta de emprego, a expectativa de melhorar línguas estrangeiras, as melhores condições de trabalho, os melhores salários e qualidade de vida, o desejo por novas experiências, a proximidade com familiares emigrados e as questões culturais.

Apesar da melhoria de línguas estrangeiras ser indicada como um dos motivos para trabalhar no estrangeiro, note-se que, do total de estudantes inquiridos, 48% indicou falar três idiomas. Na linha de percentagens seguem-se os estudantes que apontaram falar dois idiomas (29%) e quatro idiomas (13%).

Apenas 6% dos inquiridos apontou só falar um idioma, com 4% a indicar mais de cinco idiomas.

63% dos estudantes antecipam primeiro salário entre os 800 e os 1.200 euros

No mesmo estudo, 33% dos inquiridos afirmam que ambicionam receber entre 800 a 1.000 euros no primeiro emprego, enquanto 30% aponta para os 1.000 a 1.200 euros de salário para a primeira experiência laboral.

Apenas 6% dos estudantes espera receber até 600 euros no seu primeiro trabalho na área, com 5% a indicar uma expetativa de 1.400 a 1.600 euros para o mesmo tipo de emprego.

A Associação Fórum Turismo apurou ainda que 61% dos estudantes inquiridos pretende prosseguir os estudos, com 32% a indicar a área de Gestão, seja turística ou hoteleira, como o curso preferencial.

Seguem-se a área de Turismo (19%), Food & Beverage (15%) e Marketing e Comunicação (14%). Nos cursos que reúnem a menor percentagem de preferência para prosseguir estudos encontram-se aqueles que não estão relacionados com o turismo (7%) e a área de Recursos Humanos (5%).

Apesar de 79% dos inquiridos assegurar que se sente preparado para entrar no mercado de trabalho, 87% afirma que os conteúdos do seu curso não são relevantes para as tendências atuais da indústria. Para Ivan Ferreira, secretário-geral da Associação Fórum Turismo, apesar de “o ensino turístico português ter bastante qualidade”, existe a necessidade de se apostar em abordagens mais práticas.

“Deve-se apostar mais em abordagens práticas e contínuas e permitir a possibilidade de personalização dos currículos académicos face aos interesses pessoais, mas as dificuldades na transição da fase académica para o mercado de trabalho são evidentes, com dois em cada três estudantes a admitirem emigrar durante os próximos cinco anos”, refere Ivan Ferreira em nota de imprensa.

O profissional explica ainda que “entre os vários fatores apontados, as condições de trabalho incompatíveis com os níveis de qualificação possuídos são a principal causa de ansiedade nos futuros profissionais do setor, algo que está inclusive a colocar em causa a sustentabilidade do Turismo em Portugal, com a queda da cultura da ‘arte de bem receber’, que sempre foi considerada uma distinção de valor acrescentado face a destinos concorrentes de Portugal”.

Por essa razão, aponta como “necessárias e urgentes ações que valorizem e retenham os recursos humanos qualificados, para continuar a incrementar a qualidade do serviço prestado aos turistas que nos visitam”.

O inquérito da Associação Fórum Turismo, do qual resultam os presentes dados, foi aplicado durante os meses de novembro e dezembro de 2023. Da amostra de estudantes inquiridos, 71% frequenta atualmente uma licenciatura e 16% Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP).

Na nota metodológica é referido que o estudo continua em aberto para “seguir a perspectiva dos estudantes ao longo do tempo” e averiguar “como esta altera face a determinados fatores externos”.

Os resultados atuais do inquérito podem ser consultados na íntegra a partir do website da Associação Fórum Turismo.

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ISCE promove conferência “Turismo e Hotelaria Futureland: Sustentabilidade e Tecnologias para o Futuro”

A iniciativa, organizada pelo Departamento de Turismo do ISCE, pretende promover a reflexão sobre o futuro do turismo tendo por base as tecnologias e a sustentabilidade.

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O ISCE – Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo, numa iniciativa organizado pelo seu Departamento de Turismo em parceria com a Editora Lidel, dinamiza no próximo dia 27 de fevereiro, a Conferência “Turismo e Hotelaria Futureland: Sustentabilidade e Tecnologias para o Futuro”.

O evento conta com a participação de Alfonso Vargas Sanchez, professor catedrático da Universidad de Huelva, Fernando Garrido (diretor geral do Hotel Olissippo Oriente e presidente da ADHP – Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal), João Paiva Mendes (membro da direção da APECATE e co-fundador da Boost Portugal e Tiago Miranda (CEO na And This is Reality) para refletir sobre o futuro do Turismo e Hotelaria sob diversas perspetivas, tendo por base as tecnologias e a sustentabilidade.

Com início marcado para as 14h30, o evento que acontece no auditório do Instituto, em Lisboa, tem entrada livre, mas carece de inscrição obrigatória.

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1.ª Bolsa de Empregabilidade no Alentejo com mais de 50 empresas inscritas

A Bolsa de Empregabilidade, uma iniciativa da responsabilidade da Associação Fórum Turismo, realiza-se a 20 de fevereiro e conta já com mais de 50 empresas inscritas.

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O palco para a 1.ª Bolsa de Empregabilidade na região do Alentejo está montado na Arena d’Évora para dia 20 de fevereiro.

Contando com o apoio institucional do Turismo de Portugal e com a co-organização da Entidade Regional de Turismo do Alentejo, esta iniciativa destina-se a impulsionar as oportunidades laborais nos setores da hotelaria, restauração, turismo e áreas correlacionadas.

O certame irá acontecer entre as 10h00 e as 17h00, e para esta primeira edição já inscritas mais de 50 empresas, todas com o intuito de recrutar profissionais para diversas áreas.

A sessão de abertura do evento está marcada para as 11h00 e contará com a presença de António Marto, presidente da Associação Fórum Turismo; José Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo; Carlos Pinto de Sá, presidente da Câmara de Évora; Domingos Lopes, presidente do Conselho Diretivo do IEFP; Catarina Paiva, administradora para a Formação do Turismo de Portugal.

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“Think Tanks on the way by NEST” regressam em abril

O projeto “Think Tanks on the way by NEST”, promovido pelo NEST, que percorreu Portugal num roadshow e levou a metodologia do Design Thinking e o seu impacto nas práticas de inovação a mais de 70 PME do turismo, regressa já em abril.

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Depois do sucesso da primeira edição do “Think Tanks by NEST” em 2020, o NEST – Centro de Inovação do Turismo – decidiu dar continuidade ao projeto em formato presencial, contando com o apoio de diversos parceiros locais para levá-lo a várias cidades do país. O programa passou pelo Estoril, Coimbra, Portimão, Matosinhos e Covilhã, e impactou mais de 70 PME do turismo de vários verticais: turismo náutico, operadores turísticos, agências de viagem, alojamento, empreendedores e associações empresariais.

As empresas participantes tiveram a oportunidade de receber mentoria nas áreas de inovação e adoção de tecnologia na cadeia de valor do setor, apoio ao desenvolvimento de novas ideias empresariais,  testar soluções e capacitação para a transição digital.

De acordo com Roberto Antunes, diretor executivo do NEST, “o nosso objetivo é que os líderes de negócios, após as formações, adotem o Design Thinking como uma abordagem de senso comum para resolver problemas complexos”, acrescentando que “esta metodologia foi fundamental para os negócios contemporâneos que usufruíram da formação, e permitiu criar soluções inovadoras centradas no cliente, que são adaptáveis e promovem a colaboração”.

“Com este projeto, o NEST “aprofundou a sua missão de promover a inovação junto do setor e ajudar as PME a entrarem num universo de descobertas e oportunidades tecnológicas”, conclui.

Em abril, o projeto irá iniciar uma nova ronda de formações. As inscrições estarão abertas brevemente no site oficial do evento.

 

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Golden Club Cabanas promove “Open Day” de recrutamento

Nos dias 19 e 20 de fevereiro, o Golden Club Cabanas o seu “Open Day” de recrutamento.

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O Golden Club Cabanas realizará o seu “Open Day” de recrutamento nos próximos dias 19 e 20 de fevereiro, proporcionando uma oportunidade para quem procura fazer carreira no setor da hotelaria.

Durante este evento, que decorrerá nas instalações do Golden Club Cabanas, das 11h às 20h, os interessados terão a possibilidade de conhecer a equipa e descobrir as diversas oportunidades de emprego disponíveis.

Representantes da empresa estarão à disposição para discutir as posições em aberto, responder a perguntas e conduzir entrevistas informais.

Para facilitar a participação, os potenciais candidatos têm a opção de realizar uma pré-inscrição online através do formulário disponível: https://goldenclubcabanas.com/pt-pt/open-day-recrutamento/

Ao fazê-lo, os participantes beneficiarão de um processo ágil e personalizado durante o evento.

Uma vez que nem todos/todas os/as candidatos/candidatas poderão comparecer nos dias do evento, o Golden Club Cabanas convida todos os interessados a enviar a sua candidatura espontânea através do site da empresa.

Para aqueles cuja impossibilidade de comparecimento está relacionada com a distância, existe a possibilidade de alojar candidatos que se desloquem de regiões distantes.

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BTL 2024 aposta na promoção do emprego no turismo

A BTL 2024 vai investir na capacitação de profissionais do setor do turismo e no recrutamento de novos talentos. As inscrições encontram-se abertas.

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A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) anuncia o regresso do espaço BTL Formação + Emprego na edição de 2024, com lugar nos dias 1 e 2 de março. Esta aposta, segundo os organizadores da Feira “pretende assumir na superação dos desafios com que o setor do turismo se depara, nomeadamente a nível do recrutamento e da qualificação de profissionais”.

Assim, a BTL Formação + Emprego promete um programa mais robusto e abrangente, com um espaço aberto a todos os players do setor do turismo interessados em captar estudantes, novos profissionais (recém-licenciados), e outros que procuram novas oportunidades de trabalho dentro do seu sector de atividade.

Além de servir como plataforma para exposição e networking, a BTL Formação + Emprego será, segundo a organização, um palco dedicado à reflexão, discussão e partilha de ideias sobre temas cruciais como contratação, formação e requalificação de recursos humanos no setor do turismo.

Dália Palma, gestora coordenadora da BTL refere que este espaço “é da maior importância para fomentar o crescimento e desenvolvimento sustentável do setor”, para realçar que a  BTL Formação + Emprego “tem o propósito de juntar num só local a oferta e procura, permitindo que seja feito o match entre as oportunidades de recrutamento e os candidatos, acelerando todo o processo de resposta às necessidades do setor”.

 

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EHT Portalegre finalista em concurso europeu de vídeo ganho por equipa portuguesa

Projeto ‘Lemon Up’ promoveu a sustentabilidade e o trabalho de equipa vídeo produzido por alunos de Gestão de Restauração e Bebidas. O vencedor do concurso também é português: Escola de Tecnologias Inovação e Criação do Algarve com o vídeo ‘Storytellers’.

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A Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre foi uma das cinco finalistas no CEDEFOP Video Awards 2023, um concurso de vídeo dirigido a escolas técnico-profissionais de toda a Europa, que contou com a participação de 30 instituições do género provenientes de sete países.

Com o título “Lemon Up”, os alunos da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre procuraram enquadrar questões como a sustentabilidade, a reutilização, o desperdício e o trabalho de equipa através da forma como é possível utilizar apenas um limão e produzir várias bebidas. O enquadramento do vídeo deve-se ao facto dos alunos serem todos do curso de Gestão de Restauração e Bebidas.

O Centro Europeu para o Desenvolvimento da Formação Vocacional (European Centre for the Development of Vocational Training – CEDEFOP) desafiou as escolas europeias a participarem neste concurso de vídeo com propostas curtas, concisas, que espelhassem os valores referidos, além de promoverem e divulgarem competências associadas à formação dos alunos.

“Quando recebemos o desafio do CEFEDOP, os alunos juntaram-se para, em primeiro lugar, debaterem algumas ideias. A partir do momento em que isso ficou definido, trabalharam na criação de um guião. Este projeto implicou que os alunos tivessem contato com competências que não são aquelas com que lidam diariamente, como é o caso da multimedia, e fossem bastante sintéticos porque a história tinha de ser contada em apenas 60 segundos. O objetivo do vídeo foi o de mostrar que, em equipa, os alunos conseguiram utilizar e reutilizar um limão para criar quatro bebidas. Foi um desafio estimulante e que acabou por se tornar gratificante pois o esforço dos nossos alunos foi recompensado”, explica o formador que acompanhou todo o projeto na Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, Ricardo Lourenço.

A rede de Escolas do Turismo de Portugal foi, aliás, a mais representada entre os finalistas. Além da EHT Portalegre, também a sua congénere de Viana do Castelo conseguiu ficar entre os melhores cinco a seguir à equipa vencedora que foi a Escola de Tecnologias Inovação e Criação do Algarve, também de Portugal.

Se Portugal teve três organizações representadas entre a vencedora e duas finalistas, no restante lote das mais reconhecidas, houve instituições provenientes da Grécia, da Croácia e de Chipre.

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Bolsa de Empregabilidade promove cinco feiras este ano em todo o país

A Bolsa de Empregabilidade regressa em 2024 com cinco Feiras de Emprego distribuídas por todo o território nacional. O pontapé de saída será dado em Vilamoura (Algarve), seguindo depois Évora (Alentejo), Lisboa, Porto e Coimbra (Centro).

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O primeiro evento terá lugar em Vilamoura, marcado para o dia 5 de fevereiro, no Centro de Congressos do Algarve. A iniciativa decorrerá das 10h00 às 17h00, com a sessão de abertura agendada para as 11h00. Está confirmada a presença de mais de 70 empresas do setor hoteleiro, restauração, animação turística e similares, com o objetivo de reforçarem as suas equipas, incluindo entidades de renome como Pestana, Porto Bay, Unlock Hotels, Discovery Hotel Management, Intercontinental Hotels Group, TUI, Agências Abreu, Plateform, Mama Shelter.

Para esta segunda edição da Feira de Emprego no Algarve, já estão inscritos mais de 200 participantes. O evento recebe o apoio institucional de parceiros como o IEFP (Instituto do Emprego e Formação Profissional) e AHRESP (Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal). Destaque, ainda, para a presença de entidades como o Turismo de Portugal, merytu, Master D e DIG-IN.

António Marto, presidente do Fórum Turismo e Fundador da Bolsa de Empregabilidade, sublinha a importância estratégica da região do Algarve para o turismo português. “Estamos muito entusiasmados por iniciar este novo capítulo de Feiras de Emprego e com o regresso ao Algarve, uma região de extrema importância para o setor turístico do país”.

Espera que o evento proporcione “novas possibilidades e ligações valiosas para os profissionais e empresas presentes, assim como fomente a pesquisa de oportunidades através da nossa plataforma de emprego”.

Refira-se que a Feira de Emprego no Alentejo terá lugar no dia 20 de fevereiro, no Arena d’Évora, a de Lisboa está agendada para a Sala Tejo do Altice Arena, no Parque das Nações, no dia 1 de março. O Porto (Palácio da Bolsa) acolhe o evento de empregabilidade a 12 de março, enquanto em Coimbra está marcado para o dia 16 de abril no Convento de São Francisco.

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Universidade Europeia coorganiza “Winter School” para promover o turismo sustentável

A Universidade Europeia é uma das coorganizadoras, em parceria com a Universidade de Coimbra e a Università della Svizzera italiana (Lugano, Suíça), da 11ª edição da “Winter School”, este ano subordinada ao tema “Digital Media for Tourism in Creative Cities: Experiences from the Center of Portugal”.

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A edição de 2024 da “Winter School”, iniciativa coorganizada pela Universidade Europeia, em parceria com a Universidade de Coimbra e a Università della Svizzera italiana (Lugano, Suíça), decorrerá de 11 a 18 de fevereiro, em Portugal, e pretende desenvolver e promover o turismo sustentável em territórios que identificaram a criatividade como um fator estratégico para o desenvolvimento urbano sustentável, através do Artesanato e da Arte Popular, das Artes Mediáticas, Cinema, Design, Gastronomia, Literatura e Música.

Os participantes terão, assim, oportunidade de visitar seis cidades portuguesas – Coimbra, Caldas da Rainha, Leiria, Fátima, Óbidos e Lisboa -, conhecer o património imaterial destas cidades, participar em palestras e desenvolver trabalhos de grupo para responder aos desafios reais de turismo em cada um destes municípios.

Esta iniciativa é promovida no âmbito da cátedra UNESCO em Informação, Comunicação e Tecnologia da Universidade de Lugano e destina-se a estudantes de doutoramento, investigadores e profissionais das áreas de turismo e de património.

O tema assinala também os 20 anos do programa “Creative Cities” da UNESCO, da qual já fazem parte 300 cidades a nível mundial, nove delas localizadas em Portugal, nomeadamente Idanha-a-Nova, Óbidos, Amarante, Barcelos, Braga, Leiria, Caldas da Rainha, Santa Maria da Feira e Covilhã.

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