‘Big 5’ das agências de viagens online valorizam mais de 54 MM$ em 4 meses
Apesar das descidas registadas no último mês de abril, as cinco maiores agências de viagem online atingiram um valor conjunto de 306,3 mil milhões de dólares no final do 1.º quadrimestre de 2021.
![Victor Jorge](https://backoffice.publituris.pt/app/uploads/2022/01/Foto_Victor_Jorge_6-120x120.jpg)
Victor Jorge
Transportes entre os setores que mais empresas criaram na última década
Grupo Air France-KLM regista aumento de receita, mas quebra nos lucros
Travelport+ já disponibiliza conteúdo da Malaysia Airlines
Copenhaga está a oferecer recompensas aos turistas por atividades ecologicamente sustentáveis
Cluster Turístico Galiza-Norte de Portugal apresentado a 1 de agosto
Aumenta procura por voos internacionais para o Brasil
Hotusa regista EBITDA de 102M€ no primeiro semestre de 2024
Apple cria mapas em 3D de Paris com informações dos Jogos Olímpicos e locais turísticos
ISCE promove curso executivo em Revenue Management
Aeroportos portugueses recebem investimento de 136 milhões para infraestruturas de baixo carbono
De acordo com dados apresentados recentemente pela TradingPlatforms.com, a capitalização de mercado combinada de Booking.com, Airbnb, Expedia, Trip.com e MakeMyTrip – como maiores empresas de viagens online do mundo – aumentou 54 mil milhões de dólares desde o início do ano, atingindo 306,3 mil milhões de dólares, no final de abril de 2021.
O valor de mercado da Airbnb, por exemplo, aumentou 20% desde o início deste ano de 2021, correspondendo a uma capitalização de 28,9 mil milhões de dólares. Depois de ter atingido 210 mil milhões de dólares, em março passado, o valor da empresa caiu para 173,6 mil milhões de dólares, ainda assim, mais 20% que em dezembro de 2020.
Já a Booking Holdings – segunda classificada no ranking – também sofreu perdas substanciais a meio da pandemia, indicando os resultados financeiros da empresa que as receitas anuais de 2020 caíram 55% em relação ao ano anterior, para 6,8 mil milhões de dólares. No entanto, a capitalização de mercado aumentou 19% desde o início de 2021. Se em dezembro de 2020, o valor combinado das ações da agência de viagens online holandesa era de 84,7 mil milhões de dólares, nos últimos quatro meses, esse valor aumentou 16,4 mil milhões de dólares para atingir um total de 101,1 mil milhões dólares no final do primeiro quadrimestre de 2021.
O grupo Expedia, por sua vez, testemunhou o aumento de capitalização de mercado mais significativo este ano. Em dezembro, a capitalização de mercado da empresa era de 17,5 mil milhões de dólares. Depois de atingir o recorde histórico de 26 mil milhões de dólares, em março, a capitalização de mercado da Expedia caiu para 25,9 mil milhões na semana passada, um aumento de 48% em quatro meses.
Por último, a Trip.com atingiu 2,9 mil milhões de dólares em capitalização de mercado na última semana de abril, 16% a mais do que em dezembro, enquanto a MakeMyTrip segue com um aumento de 7% neste período e 2,8 mil milhões de dólares em capitalização de mercado.