Requisitos para adesão ao selo “Clean & Safe” atualizados pelo Turismo de Portugal
Um ano após a criação, o Turismo de Portugal atualiza os procedimentos para novas adesões ao selo “Clean & Safe”.

Publituris
Turismo de Portugal promove novo ciclo de formação Clean&Safe em março
Turismo de Portugal promove 4.º webinar sobre Turismo Acessível
Turismo de Portugal vence Índice da Excelência 2020 na categoria setor público
Viana do Castelo lança Rede Municipal de Turismo e selo “Destino de Qualidade”
O Turismo de Portugal acaba de atualizar os requisitos para adesão ao selo “Clean & Safe”, resultado da evolução natural do conhecimento adquirido nos últimos meses, adaptando-se às exigências atuais no domínio da Saúde Pública. A renovação é automática para as empresas já aderentes, desde que se comprometam a atuar conforme os novos procedimentos previstos.
Válido por um ano, até abril de 2022, o selo, criado numa parceria com a Direção-Geral da Saúde (DGS) e a NOVA Medical School, continua opcional e gratuito, mas agora ainda mais simples e ágil, com conteúdos informativos reforçados e disponíveis, na plataforma digital portugalcleanandsafe.com.
Para utilizar o selo “Clean & Safe”, os novos aderentes devem aceder à plataforma, registar-se e submeter uma Declaração de Compromisso em como cumprem os requisitos solicitados, entre os quais, a implementação de um protocolo interno que, de acordo com as recomendações da DGS, assegure a higienização necessária para evitar riscos de contágio de infeções e garanta os procedimentos seguros para o funcionamento das atividades turísticas.
Depois de submetida a Declaração de Compromisso, as empresas podem utilizar o selo “Clean & Safe”, fisicamente nas suas instalações e na sua presença digital.
Em coordenação com as entidades competentes, o Turismo de Portugal continuará a realizar auditorias aleatórias aos estabelecimentos aderentes, tendo realizado, no espaço de um ano, 1.300 auditorias e retirados 280 selos.
Esta iniciativa do Turismo de Portugal abrange toda a cadeia de valor do setor e conta já com mais de 22.000 empresas aderentes, de áreas e atividades que vão dos Empreendimentos Turísticos ao Alojamento Local, passando pelas Empresas de Animação Turística, Restaurantes, Agências de Viagens e Turismo, Empresas Organizadoras de Eventos, Termas, Restaurantes, Rent-a-Car, passando também pelos Postos de Turismo, Campos de Golfe, Museus, Palácios, Monumentos & Sítios Arqueológicos, Bibliotecas, Centros Ciência Viva, Recintos de Espetáculos, Casinos e Bingos, Palácios, Monumentos & Sítios, Áreas de Serviço de Autocaravanas e Aeroportos.