Requisitos para adesão ao selo “Clean & Safe” atualizados pelo Turismo de Portugal
Um ano após a criação, o Turismo de Portugal atualiza os procedimentos para novas adesões ao selo “Clean & Safe”.

Publituris
Voos na Europa 7% acima de 2022, mas a 6 p.p. de 2019 na 2.ª semana de agosto
CLIA diz que adoção de ecotaxa para os cruzeiros nos Açores “foi infeliz”
“Sustentabilidade, Digitalização e as Empresas” em debate nos “Azores Tourism Talks”
Enoturismo da Rota dos Vinhos Verdes abre as portas a 2 de setembro
Lisboa no Top 10 dos melhores destinos culturais do mundo
Lusanova é o primeiro operador turístico português certificado pela Travelife
Ryanair abre nova rota entre Faro e Copenhaga no inverno
Mercado da Viagens marca V Convenção para 2 e 4 de fevereiro de 2024
Norwegian Viva já navega e vem a Lisboa em 2023 e 2024
Viajar Tours com 19 propostas para o Fim de Ano
O Turismo de Portugal acaba de atualizar os requisitos para adesão ao selo “Clean & Safe”, resultado da evolução natural do conhecimento adquirido nos últimos meses, adaptando-se às exigências atuais no domínio da Saúde Pública. A renovação é automática para as empresas já aderentes, desde que se comprometam a atuar conforme os novos procedimentos previstos.
Válido por um ano, até abril de 2022, o selo, criado numa parceria com a Direção-Geral da Saúde (DGS) e a NOVA Medical School, continua opcional e gratuito, mas agora ainda mais simples e ágil, com conteúdos informativos reforçados e disponíveis, na plataforma digital portugalcleanandsafe.com.
Para utilizar o selo “Clean & Safe”, os novos aderentes devem aceder à plataforma, registar-se e submeter uma Declaração de Compromisso em como cumprem os requisitos solicitados, entre os quais, a implementação de um protocolo interno que, de acordo com as recomendações da DGS, assegure a higienização necessária para evitar riscos de contágio de infeções e garanta os procedimentos seguros para o funcionamento das atividades turísticas.
Depois de submetida a Declaração de Compromisso, as empresas podem utilizar o selo “Clean & Safe”, fisicamente nas suas instalações e na sua presença digital.
Em coordenação com as entidades competentes, o Turismo de Portugal continuará a realizar auditorias aleatórias aos estabelecimentos aderentes, tendo realizado, no espaço de um ano, 1.300 auditorias e retirados 280 selos.
Esta iniciativa do Turismo de Portugal abrange toda a cadeia de valor do setor e conta já com mais de 22.000 empresas aderentes, de áreas e atividades que vão dos Empreendimentos Turísticos ao Alojamento Local, passando pelas Empresas de Animação Turística, Restaurantes, Agências de Viagens e Turismo, Empresas Organizadoras de Eventos, Termas, Restaurantes, Rent-a-Car, passando também pelos Postos de Turismo, Campos de Golfe, Museus, Palácios, Monumentos & Sítios Arqueológicos, Bibliotecas, Centros Ciência Viva, Recintos de Espetáculos, Casinos e Bingos, Palácios, Monumentos & Sítios, Áreas de Serviço de Autocaravanas e Aeroportos.