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Edição digital: Entrevista Francisco Calheiros, Alentejo e Brexit

A entrevista a Francisco Calheiros, reeleito presidente da Confederação do Turismo de Portugal, é a capa desta última edição do mês de abril. O presidente da CTP acredita na recuperação do turismo, haja aeroporto, TAP e, fundamentalmente, empresas e empresários. A ausência do turismo no Plano de Recuperação e Resiliência português é outro dos temas abordados nesta entrevista.

O Alentejo é o ator principal do dossier desta edição do Publituris. A região pretende voltar a tirar partido da dimensão e da baixa densidade populacional para atrair turistas que devem ser, predominantemente, portugueses. No entanto, Vítor Silva, presidente do Turismo do Alentejo, destaca que o destino está preparado para voltar a receber mercados internacionais tendo campanhas a postos para promover a região junto destes.

2021 pode ser considerado o ano de teste para avaliar o impacto do Brexit no turismo português. Conheças as preocupações e as medidas atualmente em vigor.

A agência de viagens Clube Viajar aderiu, no ano passado, a uma das maiores redes de agências de viagens na Europa, o Grupo Lufthansa City Center. Ao Publituris, Augusto Morais, diretor-geral da agência portuguesa, explica as vantagens desta adesão e fala sobre os desafios do setor da distribuição turística.

Situado em plena Rota dos Vinhos Verde, o Monverde Wine Experience Hotel apresentou ao mercado uma nova oferta de alojamento no ano passado. Miguel Ribeiro, diretor-geral da unidade, revela que esta oferta “assentou que nem uma luva” às atuais preferências dos hóspedes que procuram espaços reservados e exclusivos. Fique a conhecer o novo investimento que os proprietários do Monverde preparam para lançar ao mercado.

Os artigos de opinião desta edição são assinados por Pedro Machado (Turismo do Centro de Portugal), Manuel Pinto (PHC Hotels), Pedro Colaço (The Great Hotels of the World) e Bonifácio Rodrigues (ISCE).

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A entrevista a Francisco Calheiros, reeleito presidente da Confederação do Turismo de Portugal, é a capa desta última edição do mês de abril. O presidente da CTP acredita na recuperação do turismo, haja aeroporto, TAP e, fundamentalmente, empresas e empresários. A ausência do turismo no Plano de Recuperação e Resiliência português é outro dos temas abordados nesta entrevista.

O Alentejo é o ator principal do dossier desta edição do Publituris. A região pretende voltar a tirar partido da dimensão e da baixa densidade populacional para atrair turistas que devem ser, predominantemente, portugueses. No entanto, Vítor Silva, presidente do Turismo do Alentejo, destaca que o destino está preparado para voltar a receber mercados internacionais tendo campanhas a postos para promover a região junto destes.

2021 pode ser considerado o ano de teste para avaliar o impacto do Brexit no turismo português. Conheças as preocupações e as medidas atualmente em vigor.

A agência de viagens Clube Viajar aderiu, no ano passado, a uma das maiores redes de agências de viagens na Europa, o Grupo Lufthansa City Center. Ao Publituris, Augusto Morais, diretor-geral da agência portuguesa, explica as vantagens desta adesão e fala sobre os desafios do setor da distribuição turística.

Situado em plena Rota dos Vinhos Verde, o Monverde Wine Experience Hotel apresentou ao mercado uma nova oferta de alojamento no ano passado. Miguel Ribeiro, diretor-geral da unidade, revela que esta oferta “assentou que nem uma luva” às atuais preferências dos hóspedes que procuram espaços reservados e exclusivos. Fique a conhecer o novo investimento que os proprietários do Monverde preparam para lançar ao mercado.

Os artigos de opinião desta edição são assinados por Pedro Machado (Turismo do Centro de Portugal), Manuel Pinto (PHC Hotels), Pedro Colaço (The Great Hotels of the World) e Bonifácio Rodrigues (ISCE).

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A entrevista a Francisco Calheiros, reeleito presidente da Confederação do Turismo de Portugal, é a capa desta última edição do mês de abril. O presidente da CTP acredita na recuperação do turismo, haja aeroporto, TAP e, fundamentalmente, empresas e empresários. A ausência do turismo no Plano de Recuperação e Resiliência português é outro dos temas abordados nesta entrevista.

O Alentejo é o ator principal do dossier desta edição do Publituris. A região pretende voltar a tirar partido da dimensão e da baixa densidade populacional para atrair turistas que devem ser, predominantemente, portugueses. No entanto, Vítor Silva, presidente do Turismo do Alentejo, destaca que o destino está preparado para voltar a receber mercados internacionais tendo campanhas a postos para promover a região junto destes.

2021 pode ser considerado o ano de teste para avaliar o impacto do Brexit no turismo português. Conheças as preocupações e as medidas atualmente em vigor.

A agência de viagens Clube Viajar aderiu, no ano passado, a uma das maiores redes de agências de viagens na Europa, o Grupo Lufthansa City Center. Ao Publituris, Augusto Morais, diretor-geral da agência portuguesa, explica as vantagens desta adesão e fala sobre os desafios do setor da distribuição turística.

Situado em plena Rota dos Vinhos Verde, o Monverde Wine Experience Hotel apresentou ao mercado uma nova oferta de alojamento no ano passado. Miguel Ribeiro, diretor-geral da unidade, revela que esta oferta “assentou que nem uma luva” às atuais preferências dos hóspedes que procuram espaços reservados e exclusivos. Fique a conhecer o novo investimento que os proprietários do Monverde preparam para lançar ao mercado.

Os artigos de opinião desta edição são assinados por Pedro Machado (Turismo do Centro de Portugal), Manuel Pinto (PHC Hotels), Pedro Colaço (The Great Hotels of the World) e Bonifácio Rodrigues (ISCE).

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Edição Digital: Fotorreportagem da festa dos PUBLITURIS Portugal Travel Awards, Enoturismo, CTI e Ryanair

A última edição do mês de julho traz a fotorreportagem da festa dos PUBLITURIS Portugal Travel Awards 2023, um dossier sobre o Enoturismo, os fatores críticos da CTI relativamente ao novo aeroporto para a região de Lisboa e uma conversa com Elena Cabrera da Ryanair sobre os 20 anos da companhia em Portugal.

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A próxima edição do jornal PUBLITURIS, a última do mês de julho, traz um resumo fotográfico do que foi a noite dos PUBLITURIS Portugal Travel Awards 2023, evento que se realizou no passado dia 6 de julho no Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel.

174 nomeados resultaram em 22 vencedores, com o prémio “Belmiro Santos” a ser entregue a José Manuel Antunes, numa noite que contou com a presença de mais de 400 pessoas.

O “Dossier” desta edição é dedicado ao Enoturismo, segmento que a nível nacional e internacional está considerado como um dos de maior potencial de crescimento no setor do turismo.

O PUBLITURIS foi conhecer três propriedades do grupo Terras & Terroir, com personalidades distintas, de norte a sul do país, entrevistou Maria João Almeida, presidente da Associação Portuguesa de Enoturismo (APENO), Sara Silva, presidente da Direção da Comissão Vitivinícola do Algarve (CVA), André Villa de Brito, sommelier e tour guide, e visitou, durante a VI edição do Concurso de Vinhos do Algarve, dois produtores com oferta enoturística no Algarve.

Nos “Transportes”, damos conta da apresentação do Relatório de Fatores Críticos para a Decisão da localização do novo aeroporto para a região de Lisboa pela Comissão Técnica Independente (CTI). Se os fatores críticos já estão definidos para estudar a nova localização da infraestrutura, agora só falta mesmo escolher qual será a melhor localização.

Ainda nos “Transportes”, o jornal PUBLITURIS esteve à conversa com Elena Cabrera, Regional Manager Ryanair Portugal. Se a companhia tem motivos de sobra para celebrar em Portugal, para além de assinalar o 20.º aniversário desde o início da operação em território nacional, também é verdade que está a registar um verão “muito bom”, com a taxa de ocupação 4% acima da média global da transportadora irlandesa.

Além da opinião do Conselho Editorial no Check-in, as opiniões desta edição pertencem a Francisco Jaime Quesado (economista e gestor), Pol Clavell (Flappin), Ana Jacinto (AHRESP), André Villa de Brito (sommelier e tour guide) e Pedro Valle Abrantes (Trypor), e Luiz Marques (Universidade Lusófona).

Leia aqui a nova edição.

A equipa do PUBLITURIS deseja-lhe umas boas férias!

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Edição Digital: Os vencedores dos Portugal Travel Awards 2023, 20 anos GEA, dossier projetos na Hotelaria, entrevista FLY Angola

Esta edição do jornal Publituris está diferente. A partir de hoje, o Publituris surge com um novo layout, mais moderno e atual. Nesta edição, conheça, igualmente, os vencedores dos Portugal Travel Awards 2023. Mas há muito mais!

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O jornal PUBLITURIS que chega esta sexta-feira, 7 de julho, aos leitores está repleto de novidades. Para começar, estreamos um novo layout, da responsabilidade de uma das mais conceituadas agências criativas – SOLID DOGMA.

Com esta “nova cara“, queremos acompanhar o dinamismo do mundo atual e, particularmente, do setor do Turismo, bem como seguir as tendências na apresentação de conteúdos.

A edição faz, naturalmente, capa com os vencedores dos PUBLITURIS Portugal Travel Awards 2023, nesta que foi a 18.ª edição destes prémios.

Os vencedores dos Publituris Portugal Travel Awards 2023 são:

TAP – Melhor Companhia de Aviação
easyJet – Melhor Companhia de Aviação Lowcost
Europcar – Melhor Rent-a-Car
Solférias – Melhor Operador Turístico
Top Atlântico – Melhor Rede de Agências de Viagens
MSC Cruzeiros – Melhor Companhia de Cruzeiros
Vila Galé Hotéis – Melhor Cadeia Hoteleira
W Algarve – Melhor Hotel de Cinco Estrelas
Octant Lousã – Melhor Hotel de Quatro Estrelas
Vila Vita Parc Resort & Spa – Melhor Hotel Resort
Memmo Príncipe Real – Melhor Boutique Hotel
Bairro Alto Hotel – Melhor Hotel de Cidade
NAU Salgados Palace – Melhor Hotel MICE
Martinhal Sagres Beach Family Resort Hotel – Melhor Hotel de Praia
São Lourenço do Barrocal – Melhor Turismo Rural
Herdade da Malhadinha Nova – Melhor Enoturismo
Quinta do Lago – Campo Sul – Melhor Campo de Golfe
Zoomarine – Melhor Parque Temático e Diversões
Picos de Aventura – Melhor Empresa de Animação Turística
Marina de Vilamoura – Melhor Marina
Cabo Verde – Melhor Destino Internacional
Centro – Melhor Região de Turismo Nacional
José Manuel Antunes – Prémio “Belmiro Santos”

Parabéns aos vencedores!

Para além deste destaque aos vencedores dos PUBLITURIS Portugal Travel Awards 2023, esta edição do jornal entrevistou Jaime Quesado, economista e gestor, a propósito do lançamento de um novo livro manifesto: “Nova Competitividade”. O PUBLITURIS quis saber se Portugal é, de facto, competitivo e que papel está reservado ao turismo neste esfoço rumo a esta “nova” competitividade.

Na “Distribuição”, o grupo GEA fez o balanço de 20 e diz que os tempos e o mercado mudaram. Contudo, as premissas e as bases continuam a ser as mesmas, mas agora é preciso dar outros serviços e apostar na tecnologia e no fornecimento de ferramentas que permitam aumentar a produtividade das suas agências de viagens associadas. O grupo está, no entanto, de os olhos postos no aumento do ticketing, através do TravelGea, que deverá traduzir-se este ano em 35 milhões de euros.

Nos “Destinos”, António Jorge Costa, presidente do IPDT comentou para o PUBLITURIS os resultados globais desta edição do Barómetro. O setor do turismo estima que 2023 seja o melhor ano de sempre, e o grau de confiança dos empresários é muito elevado, com perspetivas de crescimento turístico em todos os indicadores. As previsões são avançadas na 69.ª edição do Barómetro do Turismo do IPDT, mas nem tudo são rosas. A escassez de recursos humanos (disponível e qualificada), pode comprometer a atividade de algumas empresas e, até, travar a expansão de negócios.

No “Dossier”, dedicado aos Projetos na Hotelaria, os players que atuam no mercado mantêm os planos de abertura mesmo com conjuntura desfavorável. A inflação, a guerra na Ucrânia e a disrupção de cadeias de abastecimento que ela provocou são responsáveis por um maior clima de incerteza que pode pôr em causa alguns dos projetos de hotelaria previstos para território nacional. Até 2025, há 150 aberturas de hotéis previstas e, apesar de ser normal que existam atrasos, o certo é que, por enquanto, não há grandes desvios a assinalar.

Nos “Transportes”, Belarnicio Muangala, CEO da FLY Angola, dá a primeira entrevista a uma publicação do trade em Portugal. Nascida em 2018, a FLY Angola veio preencher um vazio deixado por 11 companhias que operavam até esse ano e que desapareceram. Agora, admite Belarnicio Muangala, “estamos a ter a oportunidade que outros operadores não tiveram no passado”.

Ainda nos “Transportes”, a Air France/KLM promoveu uma masterclass dedicada ao SAF – Sustainable Aviation Fuel, no fim da qual ficou a certeza de que, apesar de caro e ainda escasso, este tipo de combustível é mesmo uma das principais soluções para cumprir a meta de descarbonizar a aviação até 2050.

Nesta edição, além do Pulse Report, numa parceria entre o PUBLITURIS e a GuestCentric, as opiniões pertencem a António Jorge Costa (presidente do IPDT); Sílvia Dias (Head of Marketing & Sustainability da Savoy Signature); Guilherme Costa (diretor de Marketing da Sem Rumo); Susana Mesquita (coordenadora da Licenciatura em Turismo do ISAG – European Business School); e Diogo Correia (Junior Seo Off-site at Selectra).

Leia aqui a nova edição e desfrute deste “novo” PUBLITURIS!

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Edição Digital: Entrevista à vereadora do Turismo da Câmara do Porto, YOU Tour Operador, International Pairs World Final e Açores

A última edição do mês de junho do jornal Publituris faz capa com uma entrevista à vereadora do Turismo da Câmara Municipal do Porto. Além disso, damos a conhecer a YOU Tour Operador, falámos com os responsáveis do International Pairs Golf por causa da final organizada em Portugal, e dedicamos o dossier aos Açores.

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A última edição do mês de junho do jornal Publituris faz capa com uma entrevista à vereadora do Turismo da Câmara Municipal do Porto. A nova estratégia para o turismo da cidade Invicta foi o mote para a conversa, na qual Catarina Santos Cunha explicou ao Publituris os pormenores e objetivos deste plano, que visa a descentralização e a qualificação da oferta. Além da nova estratégia, a conversa abordou também as novas ligações aéreas e os desafios do Alojamento Local.

Além de destacarmos ainda os 174 nomeados nas 22 categorias dos Publituris Portugal Travel Awards 2023, cujos vencedores serão conhecidos no dia 6 de julho, a partir das 19h00, no Montebelo Alcobaça Mosteiro Historic Hotel, em Alcobaça, fomos conhecer a YOU Tour Operador.

Empresa com sete anos de existência, que, segundo a diretora de Operações, Elisabete Pedrosa, assume que tem continuado o seu caminho, à sua maneira, e a crescer em volume de vendas, à sua medida e de forma consistente, apostando em oferecer ao mercado produtos feitos à medida, que vão para além dos tradicionais pacotes de viagens.

Nos “Destinos”, além da entrevista à vereadora do Turismo da Câmara Municipal do Porto, falamos com Armandr Scholz, Managing Diretor do International Pairs Golf, e Daniel di Pietro, Portugal Licensee do International Pairs, a propósito da final que se realizará ao longo de cinco dias em campos de golfe de Óbidos.

Se para Armandt Scholz, eventos deste tipo trazem oportunidades de negócios nos setores da hospitalidade, alimentos e bebidas, retalho, transporte, turismo, patrocínios, publicidade e serviços, já Daniel di Pietro refere que, depois de apresentadas as hipóteses, “o organizador não teve muitas dúvidas em avançar, pois Portugal responde na perfeição aos requisitos para o sucesso do evento”.

A final decorre de 6 a 10 de novembro nos campos Royal Óbidos Spa & Golf Resort e Bom Sucesso Resort.

O “Dossier” desta edição do jornal Publituris tem os Açores como tema, região que está a trabalhar para ter turismo todo o ano em todas as ilhas. Pretende-se com esta estratégia para o setor e com um alinhamento adequado entre a oferta, a procura e a promoção externa, potenciar o desenvolvimento económico em todo o território. Se a estruturação da oferta já permite a prática da atividade turística um pouco por todas as ilhas, com resultados positivos, a sazonalidade do destino continua a ser um problema. Para colmatar essa dificuldade e permitir uma época alta mais alargadas, os Açores criam novos produtos para ter turismo o ano inteiro.

A convite da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) e da Direção Regional do Turismo, o jornal Publituris visitou duas ilhas – Ilha Terceira e Graciosa – para demonstrar que nelas se pode fazer turismo o ano inteiro.

Para fechar o “Dossier”, o Publituris falou ainda com dois players – Turangra e Viagens Melo – que nos mostraram os Açores pelos olhos de quem os comercializa.

Finalmente, as opiniões desta edição pertencem a Jaime Quesado (Economista e Gestor); Ana Jacinto (AHRESP); Amaro F. Correia (Docente); e António Paquete (Economista).

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Edição Digital: Turismo Religioso, Vê Portugal, viagens a Formentera e África do Sul e Soltour

Esta edição do Publituris destaca o Turismo Religioso a propósito da realização da Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa. Além disso, as conclusões do Vê Portugal, Soltour, Formentera, uma viagem à África do Sul e, claro, os nomeados para os Publituris Portugal Travel Awards 2023.

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A primeira edição do mês de junho arranca com um dossier sobre Turismo Religioso. A pouco menos de dois meses do início da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que se realiza em Lisboa de 1 a 6 de agosto, o evento promete trazer à capital portuguesa mais de um milhão de peregrinos. Apesar de não ser um evento turístico, a JMJ vai ter um impacto direto no setor, esperando-se que venha também a contribuir para dar a conhecer ao mundo a oferta de turismo religioso nacional.

Nesta edição continuamos a divulgar os Publituris Portugal Travel Awards 2023, onde concorrem com 174 nomeados, num total de 22 categorias. As votações terminam a 26 de junho e poderão ser realizadas em https://premios.publituris.pt/travel/2023/.

Na “Distribuição”, falámos com Luís Santos, diretor Comercial da Soltour para Espanha e Portugal a propósito da campanha “Mega tudo incluído” para Samaná, na República Dominicana. Vista já no pretérito perfeito, o Publituris quis saber como correu esta oferta, cujo último voo descola a 1 de setembro.

Nos “Destinos”, fazemos um resumo do que aconteceu no Vê Portugal – 9.ª edição do Fórum de Turismo Interno. Além da estruturação do produto turístico, da promoção turística integrada, da necessidade de criar marcas regionais e de apostar em novos produtos que atraiam visitantes durante todo o ano para o interior do país, também as “novas” competências das Entidades Regionais de Turismo (ERT) estiveram em debate.

Na mesma seção e um mês depois do arranque de “A Obra-Prima de Portugal”, num trabalho realizado pelos fotógrafos João Amorim e João Bernardino, com o qual ambos se comprometeram a explorar os cantos e recantos do nosso país e a fotografar as obras-primas de cada região, o vencedor foi encontrado no Douro Vinhateiro.

Ainda nos “Destinos e aproveitando uma viagem a Formentera, o Publituris falou com Carlos Bernús Blanch, diretor do Turismo de Formentera, que admitiu que o destino “não quer morrer de êxito”.

Já quanto ao destino, Formentera, uma pequena ilha das Baleares (Espanha), o objetivo passa por não ser mesmo um destino de massas, onde tudo é feito para que isso não aconteça. A preservação da ilha é palavra-chave num destino que não é barato, principalmente no verão.

Outra “Viagem” realizada pelo Publituris foi à África do Sul, a propósito da Africa´s Travel Indaba, que decorreu em Durban, no início de maio. O Publituris foi visitar a província de KwaZulu, conhecida mundialmente pelo povo Zulu, a maior tribo étnica do país e cuja cultura é ainda incontornável nesta região.

Além do Pulse Report, numa parceria entre a GuestCentric e o Publituris, as opiniões pertencem a Jaime Quesado (Economista e Gestor); Alexandra Lavaredas (ISCE); António Jorge (IPDT); e António Paquete (Economista).

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Edição Digital: Nomeados dos Publituris Portugal Travel Awards, México e Africa’s Travel Indaba

A nova edição do Publituris faz capa com os nomeados para a próxima edição dos Publituris Portugal Travel Awards, que vão ser entregues a 6 de julho, numa cerimónia a decorrer no Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel, em Alcobaça. Além dos prémios, esta edição inclui também um dossier sobre Turismo Rural e de Experiências, uma entrevista ao diretor-geral do Hilton Porto Gaia, uma reportagem sobre Cancún e a Riviera Maya, e outra sobre a Africa’s Travel Indaba 2023.

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A nova edição do Publituris, a última do mês de maio, faz capa com os nomeados para a próxima edição dos Publituris Portugal Travel Awards, que vão ser entregues a 6 de julho, numa cerimónia a decorrer no Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel, em Alcobaça.

Este ano, os principais prémios do turismo nacional contam com 174 nomeados, que concorrem num total de 22 categorias, incluindo Companhia de Aviação, Companhia de Aviação Lowcost, Rent-a-car, Operador Turístico, Rede de Agências de Viagens, Companhia de Cruzeiros, Cadeia Hoteleira, Hotel de Cinco Estrelas, Hotel de Quatro Estrelas, Hotel Resort, Boutique Hotel, Hotel de Cidade, Hotel MICE, Hotel de Praia, Turismo Rural, Enoturismo, Campo de Golfe, Parque Temático e Diversões, Empresa de Animação Turística, Marina, Destino Internacional e Região de Turismo Nacional. As votações para escolher os vencedores abrem na segunda-feira, 29 de maio, e decorrem até 26 de junho de 2023.

Além dos prémios sujeitos a votação, os Publituris Portugal Travel Awards vão também entregar o prémio carreira “Belmiro Santos”, que será diretamente atribuído pela redação do jornal Publituris.

A capa desta edição do Publituris chama também a atenção para um dossier sobre Turismo Rural e de Experiências, um tipo de turismo baseado nas emoções e para o qual Portugal conta com uma vasta oferta, numa aposta que remete para a autenticidade nacional.

No âmbito deste dossier, leia também uma entrevista a Marta Cabral, presidente da direção da Associação Rota Vicentina, e fique ainda a conhecer a associação “Madeira Rural”, que não se limita a disponibilizar alojamento, funcionando antes como um lugar de refúgio, bem-estar e hospitalidade.

Nesta edição, contamos-lhe ainda tudo sobre o arranque da operação da Newblue, do grupo World2Meet, para o México, que arrancou a 30 de abril e que convidou o Publituris a descobrir Cancún e a Riviera Maya, numa presstrip que, além das praias, deu a conhecer a cultura e história mexicanas.

O início deste mês de maio ficou ainda marcado pela realização de mais uma edição da Africa’s Travel Indaba, uma das maiores feiras de turismo da África do Sul, na qual o Publituris marcou presença e onde aproveitámos para saber um pouco mais sobre um país conhecido pelos safaris, mas que conta com uma oferta diversa que os turistas portugueses devem descobrir, apesar dos baixos números que o mercado nacional ainda representa.

A feira de turismo da África do Sul, que decorreu em Durban, entre 9 e 11 de maio, foi ainda palco de um importante debate que abordou o estado atual do turismo sul-africano e de toda a África, no qual se apontaram os problemas na emissão de vistos turísticos e a reduzida oferta de voos como os principais desafios a ultrapassar para o desenvolvimento turístico africano.

A nova edição do Publituris conta ainda com uma entrevista a Jan Ringertz, diretor-geral do Hilton Porto Gaia, unidade hoteleira que abriu há ano e meio e que tem vindo a contribuir para posicionar Vila Nova de Gaia como um destino Premium.

Nesta edição, além do Check-In, as opiniões são assinadas por Bárbara de Sousa (professora do ISAG – European Business School), Francisco Jaime Quesado (economista e gestor), Marta Villares (professora do departamento de turismo do ISCE, guia-intérprete e T-Guide certificada), Carlos Torres (jurista e professor da ESHTE) e António Paquete (economista e consultor de empresas).

Leia a edição aqui.

 

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Edição Digital: dossier Alentejo, SUSTOUR, PNT, Nice e especial rent-a-car

Nesta edição, o Publituris publica um dossier dedicado ao Alentejo, com entrevistas ao atual presidente da ERT, Vítor Silva, o candidato do projeto “Nova Ambição”, José Manuel Santos, presidente da CVRA, Francisco Mateus, além de um artigo com alguns agentes da região. Além disso, destaque para o projeto SUSTOUR, a nova Plataforma Nacional de Turismo, o destino Nice, e um especial sobre o mercado rent-a-car.

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A próxima edição do Publituris, a primeira do mês de maio, faz capa com um dossier dedicado à região do Alentejo. Abrimos com uma entrevista ao atual presidente da Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo e da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo (ARPTA), Vítor Silva, que admitiu ao Publituris que o que caracteriza a oferta turística do Alentejo é a “qualidade”.

Ouvidos para este dossier foram, igualmente, sete agentes que operam no Alentejo – Toore de Palma Wine Hotel, Discovey Hotel Management, Sines Sea View Business & Leisure Hotel, Unlock Boutique Hotels, Convento do Espinheiro, Casa das Letras Bed&Books e Vila Galé – que revelaram que a calma e fuga do burburinho das grandes cidades são o cartão de vista tanto para residentes como não residentes.

Em vésperas de eleições para a ERT do Alentejo, o Publituris falou, também, com José Manuel Santos, líder do projeto “Nova Ambição” e que revelou o que irá fazer para transformar [ainda mais] o turismo na região.

Com o segmento do enoturismo a ganhar força e peso na oferta turística, quisemos saber junto do presidente da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), Francisco Mateus, o que é que está a ser feito para dinamizar o enoturismo na região. Certo é que para o presidente da CVRA, o enoturismo é “uma das âncoras do turismo no Alentejo”.

Na “Distribuição”, entrevistámos Paula Antunes, diretora da APAVT com o pelouro da Sustentabilidade, a propósito do projeto SUSTOUR e ficámos a saber que já há mais de 40 agências de viagens com coordenadores de sustentabilidade formados e 15 que já atingiram o estatuto de “Travelife Partner”.

Em “Destinos”, damos conta da criação da Plataforma Nacional de Turismo (PNT) que junta academia e organizações empresariais para potenciar o setor.

Também em “Destinos”, fomos conhecer a proposta de Nice para atrair os portugueses. Nas palavras de Lauriano Azinheirinha, diretor do gabinete de turismo e congressos de Nice e Cote d’Azur, “o mercado português ainda não conhece o destino Nice”, pelo que o património cultural e histórico, mas também a gastronomia são apontados como os grandes chamarizes.

Nos “Transportes”, damos a conhecer as expectativas do mercado rent-a-car. Depois da pandemia, a procura voltou em força, o que dá boas expectativas às empresas de rent-a-car que atuam em Portugal. As expectativas apontam para um ano melhor que 2022 e que pode até ultrapassar o período pré-pandemia.

Além do Pulse Report, uma parceria com a GuestCentric, esta edição do Publituris publica as opiniões de Jaime Quesado (economista e gestor), António Jorge Costa (IPDT), Luiz S. Marques (consultor), e António Paquete (economista).

Leia a edição aqui.

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Edição Digital: Turismo da África do Sul, Flappin, Macau, Tailândia, Fortaleza e dossier Cruzeiros

A nova edição do Publituris destaca a entrevista realizada a Tasneem Motara, Membro do Conselho Executivo para o Desenvolvimento Económico de Gauteng (África do Sul) e responsável pelo setor do turismo. Além disso, a edição dá a conhecer a nova plataforma Flappin, os sabores da Tailândia, a promoção de Macau em Portugal, a estratégia de Fortaleza, o Check-in e o dossier sobre o mercado dos cruzeiros.

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A última edição do mês de abril faz capa com uma entrevista a Tasneem Motara, Membro do Conselho Executivo para o Desenvolvimento Económico de Gauteng (África do Sul) e responsável pelo setor do turismo. De visita a Portugal, Tasneem Motara admitiu querer que o número de portugueses a visitar o país regresse ao período pré-pandémico. Para tal, a oferta de experiências várias é um dos pontos que destaca, embora reconheça que uma ligação direta feita pela TAP seria uma mais-valia.

Na “Distribuição”, damos a conhecer a nova plataforma Flappin. Pol Clavell, CEO da plataforma que chegou a Portugal a 19 de abril, salienta que o conceito do projeto passa por propor aos clientes que “vivam mais e planeiem menos” as viagens. Certo é que o fator diferencial é a surpresa.

Nos “Destinos”, além da entrevista a Tasneem Motara, o Publituris falou com Maria Helena de Senna Fernandes, diretora do Gabinete de Turismo do Governo de Macau, a propósito da ação de promoção realizada em Lisboa, a primeira internacional desde o início da pandemia. Para Maria Helena de Senna Fernandes, “os laços com Portugal ajudam-nos a retomar atividades de promoção internacional”.

Além disso, a diretora do Gabinete de Turismo do Governo de Macau referiu o convite efetuado à APAVT para ir a Macau nos finais de junho, deixando no ar um possível convite para que a associação organize, novamente, o seu congresso a Oriente.

Também nos “Destinos”, o operador turístico Icárion deu a conhecer o destino Tailândia sob o mote “conhecer, sentir e saborear”. Os agentes de viagens tomaram contacto com o destino e aprenderam, com a ajuda de um chef tailandês, a confecionar alguns pratos tradicionais.

Para terminar os “Destinos”, damos a conhecer as novidades e a estratégia de Fortaleza. Alexandre Pereira, secretário do Turismo de Fortaleza, disse ao Publituris que a cidade anseia pelo turismo internacional e procura o regresso de turistas portugueses, uma vez que recebe voos diários da TAP a partir de Lisboa.

No “Dossier”, com o fim das restrições da pandemia, os cruzeiros voltaram a entrar nos planos de férias dos portugueses e as vendas para 2023 dispararam. Os próximos anos prometem trazer de volta os resultados positivos, assim como várias novidades, tanto nos itinerários como nos novos navios.

Além disse, entrevistámos António Pinto da Silva, diretor Comercial da Mundomar Cruzeiros para Portugal, que fez um balanço positivo do percurso da empresa que representa várias companhias de cruzeiros em território nacional, revelando ao Publituris que, em 2022, a Mundomar Cruzeiros já cresceu a três dígitos e tem planos para continuar a crescer.

O diretor Comercial da Mundomar Cruzeiros para Portugal admitiu ainda que “há conversas” no sentido de abrir um escritório no nosso país.

O “Dossier” termina com as conclusões de um estudo da Seatrade Europe que apurou que os cruzeiros fluviais estão em plena recuperação e que, apesar do impacto da guerra na Ucrânia, as expectativas para os próximos anos também são positivas. O Douro é mesmo apontado como um dos rios europeus com maior potencial de crescimento para os próximos cinco anos.

Além do “Check-in”, onde ouvimos as opiniões dos membros do Conselho Editorial do Publituris, as opiniões são de Francisco Jaime Quesado (economista e gestor), José Miguel Pizarro (docente do ISAG), Diogo Correia (Junior SEO off-site at Selectra), e António Paquete (economista).

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Edição Digital: Entrevista Azul (John Rodgerson) e Algarve (João Fernandes), RoadShow das Viagens em imagens, Cabo Verde, Europamundo, China e ARAC

Nesta edição do Publituris, o destaque vai para a entrevista com o CEO da Azul – Linhas Aéreas Brasileiras, John Rodgerson. Além disso, entrevistámos João Fernandes, presidente do Turismo do Algarve, damos a conhecer o olhar da Europamundo para o mercado português, a estratégia de Cabo Verde para o turismo, as perspectivas de cooperação e desenvolvimento entre a província de Zhejiang (China) e Portugal, bem como as conclusões da convenção da ARAC. Além disso, poderá (re)rever a 8.ª edição do RoadShow das Viagens do Publituris em imagens.

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A próxima edição do Publituris faz capa com uma entrevista a John Rodgerson, CEO da Azul – Linhas Aéreas Brasileiras. Com a rota que a companhia aérea opera para Lisboa a registar uma elevada procura, uma vez que os turistas brasileiros olham para a capital portuguesa como “a nova Miami”, o CEO da Azul não descarta, por isso, um reforço da operação no verão.

Dada esta elevada procura, a Azul encontra-se num processo de avaliar “como vender mais pacotes para Portugal. Temos uma empresa de pacotes de viagens, a Azul Viagens, e queremos vender o Algarve, o Porto, Beja ou Fátima. Este é o nosso foco neste momento”, salienta John Rodgerson.

Na “Distribuição”, falámos com Carlos González, diretor para o mercado espanhol da Europamundo Vacaciones, que admitiu ao Publituris que o operador turístico “tem tudo para crescer em Portugal”.

Nos “Destinos”, “viajámos” até Cabo Verde para Francisco Martins, administrador do Instituto do Turismo do país, nos explicou um pouco do Programa Operacional do Turismo de Cabo Verde (POT 2022-2026, orçado em 200 milhões de euros, cuja estratégia assenta na diversificação de produtos e mercados, desconcentração do turismo pelas diferentes ilhas, e melhoria da conectividade.

Da China, mais concretamente, da província de Zhejiang, a sua capital Hangzhou é vista como porta de entrada de Portugal na China.

Na conferência de Promoção e Intercâmbio de Turismo Cultural com a temática “Bela China – Poesia e Pintura Zhejiang”, realizada em Lisboa, Liu He, inspetor de primeiro nível do Departamento de Cultura e Turismo da província chinesa de Zhejiang, admitiu ter “perspectivas de cooperação e desenvolvimento muito amplas” com Portugal. Para já existe um voo semanal direto da Beijing Capital Airlines a partir de Lisboa, tendo sido já anunciada, para breve, uma segunda frequência.

Realizado de 28 a 30 de março, em Coimbra (Vila Galé), Vila Nova de Gaia (Hilton Porto Gaia) e Lisboa (Eurostars Parque das Nações), a 8.ª edição do RoadShow das Viagens do Publituris ficou marcada por vários recordes. Contando com a participação de perto de 400 agentes, os três dias foram aproveitados pelos 44 expositores para mostrar as novidades disponibilizadas ao mercado, tendo sido realizadas mais de 9.000 interações. Nesta edição do Publituris poderá (re)ver as imagens destes três dias de networking.

A terminar o mandato e tendo já anunciado a não recandidatura à presidente da Entidade Regional de Turismo do Algarve (ERT-A), João Fernandes faz um balanço dos cinco anos que esteve à frente do turismo da região. Se nas palavras do próprio, o Algarve “concorre na Liga dos Campeões do Turismo”, confessa que “gostaria que a TAP tivesse mais atenção pela região”, já que “é o destino para onde a companhia menos voa, em Portugal”.

Além da entrevista a João Fernandes, damos a conhecer as principais conclusões de um estudo realizado pela Opium sobre o Turismo Cultural no Algarve, indicando a agenda no que diz respeito à oferta, procura e gestão cultural e criativa.

Em Alcobaça, um dos temas da IV Convenção da Associação Nacional dos Locadores de Veículos (ARAC) foi o (novo) aeroporto de Lisboa. Com as atuais nove localizações em análise, embora na altura da convenção só se conheciam sete, no final do debate ficou a certeza de que o setor do rent-a-car não está preocupado com a distância a que a nova infraestrutura aeroportuária poderá ficar.

Além do Pulse Report, numa parceria entre o Publituris e a GuestCentric, as opiniões pertencem a Francisco Jaime Quesado (Economista e Gestor), João Caldeira Heitor (ISG) e João Silva Santos (merytu).

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Edição Digital: Embratur, Turismo nos Municípios, NDC e parques temáticos

A nova edição do Publituris faz capa com uma entrevista ao presidente da Embratur – Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, Marcelo Freixo, que fala das alterações que a mudança política no Brasil trouxe à promoção internacional do país. Leia ainda um especial sobre o Turismo nos Municípios portugueses, um dossier sobre as novidades dos parques temáticos e de diversões, e uma reportagem sobre a NDC.

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A nova edição do Publituris, a última de março, faz capa com uma entrevista ao presidente da Embratur – Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, Marcelo Freixo, que fala das alterações que a mudança política no Brasil trouxe à promoção internacional do país, assim como ao próprio turismo brasileiro.

Além de já ter recuperado a marca que tinha sido usada até 2019, o Brasil está também empenhado em se afirmar como um destino sustentável, seguro e aberto a todos, apesar de Marcelo Freixo admitir que o país tem ainda muito trabalho pela frente: “Só herdámos problemas na área do turismo”, lamenta, numa entrevista realizada durante a BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, que abordou ainda a recuperação da conetividade aérea e a importância do mercado português.

Nesta edição, leia também um especial sobre o Turismo nos Municípios portugueses. Saiba o que estão os municípios nacionais a fazer para aumentar e promover a sua oferta turística, numa época em que o turismo é cada vez mais visto como uma aposta estruturante e de importância inegável.

Com o verão à porta, publicamos também um dossier sobre os parques temáticos e de diversões nacionais, que se preparam para mais uma temporada alta e se revelam otimistas. Depois da pandemia, o público português e internacional está de volta, o que justifica a aposta em muitas e diversas novidades.

Lá fora, saiba também qual é a programação da Disneyland Paris para continuar a assinalar o seu 30.º aniversário e conheça os planos de expansão do Futuroscope, o mais antigo parque temático francês, que está a investir 300 milhões de euros para se tornar num resort à escala europeia em 10 anos.

Leia também a reportagem sobre a mesa-redonda que, na BTL, abordou o impacto da NDC – New Distribution Capability no negócio da distribuição. Promovido pela Amadeus, este debate contou com a participação de Frédéric Frère, co-fundador do Grupo Travelstore; Miguel Quintas, fundador e presidente do Consolidador.com; e Nuno Barreiros, director senior Airlines & Distribution da Viagens Abreu.

Esta edição conta ainda com um artigo sobre São Tomé e Príncipe, cujo diretor-geral do Turismo, Eugénio Neves, deu a conhecer ao Publituris o plano estratégico que vai guiar o turismo do país até 2025.

Esta edição do Publituris conta ainda com o Check-in, assim como com as opiniões de Francisco Jaime Quesado (economista e gestor), Alexandre Pessoa (professor do ISCE e diretor-geral da agência digital BlueSerenity) e António Paquete (economista).

Leia a edição aqui.

 

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Edição Digital: Turismo de Portugal, ITB Berlin e Portugal Trade Awards

A nova edição do Publituris faz capa com uma entrevista ao presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, realizada durante a ITB Berlin. Além desta entrevista, leia também a reportagem sobre a feira alemã e veja a fotorreportagem sobre a BTL, assim como sobre os “Portugal Trade Awards by Publituris @BTL 2023”, que distinguiram 16 empresas do setor.

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A nova edição do Publituris faz capa com uma entrevista ao presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, realizada durante a ITB Berlin, a feira de turismo da Alemanha.

Nesta entrevista, Luís Araújo fala sobre a importância do mercado alemão, assim como de outros mercados, que estão a ter um papel fundamental na recuperação da atividade turística em Portugal.

 

A propósito da ITB Berlin, não perca também a reportagem sobre aquela que é considerada a maior feira de turismo do mundo, que decorreu entre 7 e 9 de março, na capital alemã e que mostrou que o mercado germânico está mais do que pronto para retomar as viagens.

Nesta edição, destaque também para a fotorreportagem dos prémios “Portugal Trade Awards by Publituris @BTL 2023”, que foram entregues no primeiro dia da BTL e que distinguiram 16 empresas do setor do turismo.

Além dos prémios às empresas que mais se destacaram durante o ano passado, os “Portugal Trade Awards by Publituris @BTL 2023” distinguiram ainda Eduardo Jesus, secretário Regional de Turismo e Cultura da Madeira, como Personalidade do Ano.
Esta edição conta ainda com um artigo sobre a IBS Portugal, marca de agências de viagens que, em junho, vai dar início a um processo de expansão em franchise, com o objetivo de chegar aos 20 postos de venda em todo o país em 24 meses.

Destaque também para a reportagem sobre a conferência que o Publituris promoveu, em parceria com a BTL, durante a principal feira do turismo nacional e que foi dedicada às “Linhas de Apoio ao Turismo”. Apesar de aplaudir as ajudas disponibilizadas, o setor pede uma maior simplificação e agilização de processo, de forma a que estes apoios cheguem no “timing” certo às mãos das empresas que mais precisam deles.

Sobre a BTL, publicamos também uma fotorreportagem da feira, cuja 33ª edição, que decorreu entre 1 e 5 de março, na FIL, em Lisboa, recebeu mais de 63 mil visitantes.

Na secção dedicada aos Transportes, o destaque vai para uma reportagem sobre a conferência que a CLIA – Associação Internacional de Companhias de Cruzeiros promoveu em Lisboa, por ocasião da BTL, e que debateu a sustentabilidade nesta atividade, que há mais de 25 anos vem a trabalhar para se tornar mais sustentável e amiga do ambiente.

Esta edição do Publituris conta ainda com o Pulse Report, assim como com as opiniões de Francisco Jaime Quesado (economista e gestor), Rosa Conde (docente do ISAG e investigadora do CICET-FCVC), Jorge Mangorrinha (investigador) e António Paquete (economista).

Leia a edição aqui.

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