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3.ª edição do programa BEST com 15 ações em maio

A primeiro ação a terá como tema “Como fazer um plano financeiro para o seu alojamento local” e acontece já no dia 5 de maio.

Victor Jorge
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3.ª edição do programa BEST com 15 ações em maio

A primeiro ação a terá como tema “Como fazer um plano financeiro para o seu alojamento local” e acontece já no dia 5 de maio.

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A 3.ª edição do Programa BEST (Business Education for Smart Tourism) tem data de arranque marcada para a próxima semana, mais concretamente, para o dia 5 de maio, com a primeiro ação a ter como tema “Como fazer um plano financeiro para o seu alojamento local”.

Ao todo serão 15 ações – de 5 a 31 de maio – que têm por objetivo dotar os participantes de estratégias e técnicas que lhes permitam adaptar-se e reagir, com a menor disrupção possível, a uma conjuntura que é particularmente desafiante para as empresas do turismo, mitigando impactes no desempenho dos seus negócios.

Estas ações de formação e capacitação são de acesso livre e realizam-se online em direto na Academia Digital do Turismo de Portugal, onde se encontra toda a informação e onde também devem ser realizadas as respetivas inscrições.

O BEST é um programa de capacitação empresarial que visa promover o desenvolvimento das competências estratégicas e de gestão competitiva das empresas turísticas e incentivar a sua preparação relativamente aos atuais desafios e tendências do mercado global. A iniciativa é promovida pelo Turismo de Portugal, em parceria com a Confederação do Turismo de Portugal e as associações do setor.

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“Sustentabilidade, Digitalização e as Empresas” em debate nos “Azores Tourism Talks”

A AHRESP e a Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo reúnem representantes de entidades oficiais, académicos, especialistas e profissionais de áreas do turismo para dois dias de debates e workshops no Centro Interpretativo de Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira.

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A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) e a Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH) organizam, em conjunto, o AZORES Tourism Talks, nos dias 13 e 14 de setembro, em Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira.

Este fórum, de inscrição gratuita, mas de registo obrigatório, vai reunir representantes de entidades oficiais, académicos, especialistas e profissionais de várias áreas do turismo em vários debates subordinados ao tema “A Sustentabilidade, a Digitalização e as Empresas”.

Do programa destacam-se três mesas redondas. Na primeira, “Novos desafios da sustentabilidade no Turismo”, este debate convida a uma reflexão sobre os desafios que este importante estatuto coloca à região, nomeadamente na capacidade de resposta à procura turística. Também será abordado o papel do Turismo de Portugal na mobilização de todos os agentes e da sociedade civil na promoção da sustentabilidade, assim como nos novos sistemas incentivos para as empresas açorianas.

“Digitalização na restauração e no alojamento” é outro dos painéis que dará enfoque especial ao impacto que a digitalização tem tido nas operações e nos processos das empresas de restauração e hotelaria. Algumas das principais tecnologias digitais que estão a ser adotadas nestes setores para melhorar a experiência do cliente também serão alvo de discussão.

Por fim, no debate “A Inteligência Artificial ao serviço do Turismo”, serão abordados os processos e os desafios da aplicação da inteligência artificial nas empresas de restauração e hotelaria. Num olhar sobre o futuro, também estarão em discussão os impactos da inteligência artificial no emprego e na força de trabalho nas empresas dos setores turísticos.

O dia 14 será dedicado a workshops sobre sustentabilidade, soluções de segurança informática e de introdução automática de faturas através de inteligência artificial.

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FINE celebra quinto aniversário em março de 2024 em Valladolid

A edição de 2024 da FINE – Feira Internacional de Enoturismo de Valladolid vai ter lugar nos dias 13 e 14 de março, e coincide com a celebração do quinto aniversário do evento, que é promovido pela Feria de Valladolid.

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Adegas, territórios e operadores turísticos especializados em enoturismo voltarão a encontrar-se neste evento concebido como uma plataforma comercial e de negócios entre as regiões vitivinícolas e os principais mercados emissores de turistas internacionais.

“Desde o seu lançamento, o FINE desenvolveu um modelo de evento diferenciado, ambicioso e altamente especializado, com projeção global”, afirmou o diretor-geral da Feria de Valladolid, Alberto Alonso, para lembrar que os resultados das quatro edições realizadas “demonstraram a força deste segmento e o potencial que a Península Ibérica tem para crescer no mercado internacional do enoturismo”.

No seu quinto aniversário, a FINE voltará a contar com a presença das adegas líderes do enoturismo nas diferentes regiões vitivinícolas do sul da Europa e de operadores turísticos e agências de viagens dos mercados internacionais, contando com a colaboração da Turespaña, que através da sua rede de delegações ajuda a identificar os profissionais mais importantes em termos de marketing e divulgação.

A agenda da FINE inclui conferências e mesas redondas para analisar os desafios atuais e futuros do enoturismo com peritos internacionais, e um programa de viagens de familiarização a diferentes destinos onde os operadores turísticos podem conhecer em pormenor as características das adegas, dos alojamentos e dos serviços para conceber os programas que chegarão ao viajante.

 

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Consolidador.com promove 3ª edição do Golden Sunset exclusivo para agentes de viagens

O Consolidador.com promove, no próximo dia 7 de julho, entre as 19h00 e as 22h00, no Terraço Editorial, em Lisboa, a terceira edição do Golden Sunset, evento exclusivo para agentes de viagens, com o objetivo de promover networking em ambiente descontraído e festivo.

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O evento, que contará com a presença da Air Canada, Air Europa, Air Transat, CopaAirlines, Latam, Royal Air Maroc, TAAG e TAP, vai permitir aos agentes de viagens interagirem diretamente com essas companhias aéreas e ficarem a par das últimas tendências e novidades do setor.

“Queremos proporcionar aos nossos principais parceiros de negócio, companhias aéreas e agências de viagens, a possibilidade de explorar novas oportunidades, fortalecer parcerias e, acima de tudo, que possam disfrutar de um ambiente descontraído e saborear o momento” afirmou Anabela Almeida, diretora geral do Consolidador.com.

A participação no evento é exclusiva para agentes de viagens. Desta forma, os interessados podem inscrever-se através do link: https://content.consolidador.com/goldensunset.

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I Colóquio Internacional do Património e Turismo Militar de 12 a 15 de junho em Agra do Heroísmo

A cidade de Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira, Açores, vai acolher entre os dias 12 e 15 de julho, o I Colóquio Internacional do Património e Turismo Militar, organizado pelo TECHN&ART – Centro de Tecnologia, Restauro e Valorização das Artes, do Instituto Politécnico de Tomar e pelo Museu de Angra do Heroísmo.

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O evento científico, que pretende proporcionar um espaço de apresentação, discussão e reflexão nos domínios do Património Histórico-Militar e do Turismo Militar, contará conta com a presença de vários oradores nacionais e internacionais, e decorre exclusivamente em formato presencial.

Recorde-se que p Turismo Militar tem vindo a consolidar-se em Portugal através do incremento de uma oferta ancorada nos recursos de índole histórica e militar.

Neste caso, o ​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​ Turismo de Portugal, em articulação com as Entidades Regionais de Turismo e com outros parceiros públicos e privados, tem vindo a apoiar a dinamização turística-cultural do vasto e monumental património material e imaterial associado à história militar nacional, em todo o território, na observância d​as ações tendentes à estruturação do produto turismo militar contemplado na Estratégia Turismo 2027.​

São vários os municípios e associações nacionais, assim como empresas turísticas que dinamizam iniciativas e programas de turismo militar, contribuindo para um melhor conhecimento do património e cultura dos seus territórios e, consequentemente, para a sua valorização turística, destacando-se as temáticas associadas aos Templários e às invasões francesas em Portugal.

O Turismo de Portugal, através da Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior, tem vindo a apoiar diversos projetos relacionados com o desenvolvimento de produtos de turismo militar.

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Turismo de Portugal apresenta Roteiro +Interior Turismo 2023

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Turismo de Portugal apresenta Roteiro +Interior Turismo 2023

Esta será a primeira de quatro sessões informativas integradas no Roteiro +Interior Turismo.

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O Turismo de Portugal promove, no dia 23 de junho, em Vila Velha de Ródão, a primeira de quatro sessões informativas, no âmbito da Agenda do Turismo para o Interior.

Em colaboração com os municípios, serão quatro sessões informativas integradas no Roteiro +Interior Turismo que visam divulgar as novas linhas de financiamento bem como as iniciativas para reforço da notoriedade do interior.

A primeira destas sessões tem lugar já no próximo dia 23 de junho, em Vila Velha de Ródão e conta a participação do Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda.

Em ligação com a Agenda do Turismo para o Interior, estas iniciativas corporizam as prioridades daquele documento, designadamente valorizar o território, investir nas empresas, qualificar os profissionais e projetar o interior e a sua oferta, tornando a atividade turística naqueles territórios um fator de desenvolvimento e de coesão.

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Estações Náuticas mostram oferta no “Water Fun in Portugal by Nautical Portugal”

O evento que se realiza na Lagoa de Óbidos – Foz do Arelho fará um balanço dos resultados da Internacionalização das Estações Náuticas, numa altura que estão previstas 40 Estações Náuticas Certificadas previstas até ao final de 2024.

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A Rede das Estações Náuticas (EN) realiza, no próximo dia 26 de junho, o “Water Fun in Portugal by Nautical Portugal”, no que será a Jornada de Encerramento do Projeto de Internacionalização, na Lagoa de Óbidos – Foz do Arelho.

Este evento tem como principal objetivo fazer o balanço das atividades e perspetivar o futuro das EN onde será feita a apresentação dos resultados da internacionalização por diversos parceiros e debater o futuro das Estações Náuticas.

A internacionalização das EN – Projeto IREN – teve como mercados-alvo França, Alemanha e Países Baixos, tendo como objetivo divulgar a oferta da rede e atrair pessoas além-fronteiras. Durante o evento, serão divulgados os resultados do projeto e preparados os caminhos do futuro das Estações Náuticas no quadro Portugal 2030.

De resto, prevê-se que, até ao final de 2024, o número de Estações Náuticas certificadas poderá rondar as 40 estações náuticas. Em 2023 foram já certificadas mais três EN, estando mais de uma dezena de manifestações de interesse de adesão e candidaturas a caminho, com preponderância para o interior. No total, são já 32 as Estações Náuticas certificadas Toda a oferta pode ser lida na Plataforma Nautical Portugal.

Estações Náuticas em cinco zonas do país
As 32 Estações Náuticas de Portugal, de Norte a Sul e do Interior ao Litoral estão agrupadas por cinco zonas: Porto e Norte; Centro; Lisboa; Alentejo; Algarve, com diferenciação de águas costeiras e águas interiores.

Na Região do Porto e Norte contabilizam-se 11 Estações Náuticas: Alijó (interior), Alto Minho (interior/litoral), Cabeceiras de Basto (interior), Espinho (litoral), Foz Côa (interior), Esposende (litoral), Macedo de Cavaleiros (interior), Matosinhos (litoral), Póvoa de Varzim (litoral), Vila do Conde (litoral) e Vila Verde (interior).

Na região do Centro de Portugal existem oito Estações Náuticas: Aveiro (litoral), Castelo do Bode (interior), Estarreja (litoral), Ílhavo (litoral), Murtosa (litoral), Oeste (litoral), Ovar (litoral) e Vagos (litoral).

Em Lisboa existem duas Estações Náuticas: Litoral de Cascais (litoral) e Sesimbra (litoral).

Na região do Alentejo e Ribatejo contabilizam-se sete Estações Náuticas nomeadamente: Alandroal (interior), Avis (interior), Moura-Alqueva (interior), Mértola (interior), Odemira (litoral), Monsaraz (interior) e Sines (litoral).

Por fim, no Algarve existem quatro Estações Náuticas: Portimão (litoral), Vilamoura (litoral), Lagos (litoral) e Faro (litoral).

Foto crédito: Depositphotos.com
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10º Festival do Vinho do Douro Superior regressa a Foz Côa

O Festival do Vinho do Douro Superior regressa em 10ª edição em Vila Nova de Foz Côa, entre os dias 26 e 28 de maio. O objetivo é afirmar a identidade da região neste setor.

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O certame, que pretende ser uma mostra de vinhos e produtos regionais exclusivamente do Douro Superior, considerado já uma referência do calendário dos grandes eventos vínicos do país, irá realizar-se entre 26 e 28 de maio, no EXPOCÔA – Centro de Exposições de Vila Nova de Foz Côa.

O evento que irá contar, este ano, mais de 90 expositores, tem a abertura oficial agendada para o dia 26 de maio pelas 18 horas, com a presença da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa e do presidente do Município de Foz Côa, João Paulo Sousa.

Organizado pela Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa, este festival tem contribuído para a afirmação da identidade do Douro Superior e todos os anos tem registado um aumento significativo de expositores, fruto do crescimento e do interesse de produtores de outras regiões que têm vindo a instalar-se na região, indica a organização em nota de imprensa.

Do programa do evento, fazem parte provas comentadas, concurso de vinhos, colóquio, mostra de produtos da região e animação musical.

O ‘Concurso de Vinhos do Douro Superior’, um dos pontos altos do festival, reunirá um júri composto por jornalistas, bloggers especializados, profissionais da restauração, garrafeiras, e distribuição que, na ocasião, avaliam cerca de centena e meia de vinhos, entre brancos, tintos e vinhos do Porto, numa prova que todos os anos se destaca considerando a qualidade das amostras apresentadas.

Os participantes no festival encontram, ainda, expositores de vinhos e produtos da região para venda e tasquinhas, que podem ser visitados nos três dias do evento.

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TP reconhece mais de 180 empresas turísticas comprometidas com sustentabilidade

O Turismo de Portugal (TP) vai reconhecer mais de 180 empresas que, no âmbito do programa Empresas Turismo 360º, assumiram um compromisso prático com a sustentabilidade no setor turístico.

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O Turismo de Portugal reúne agentes e empresas, terça-feira, dia 23 de maio, pelas 15 horas, no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, para discutir a importância de um compromisso prático com a sustentabilidade no setor turístico.

No âmbito do programa Empresas Turismo 360º, vão ser reconhecidas as mais de 180 empresas que assumiram uma agenda ESG (Environmental, Social, Governance) e iniciaram uma jornada que lhes vai permitir analisar os impactos da sua atividade no ambiente e nos sistemas sociais em que operam, enquanto criam valor para todas as suas partes interessadas.

O evento conta ainda com momentos de conversa e debate com especialistas, como Filipe Duarte Santos, presidente do Conselho Nacional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, e uma mesa-redonda, moderada pelo Turismo de Portugal, dedicada ao “Reporte corporativo de sustentabilidade: o que significa para as empresas do turismo?”.

O ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva abre a sessão, que será encerrada pelo secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda.

Após as intervenções de Bruno Parreira, vice-presidente da Câmara Municipal de Sintra, de João Pedro Domingues, membro da Comissão Executiva da ERT de Lisboa e Vale do Tejo, e do ministro da Economia e do Mar, Rodrigo Tavares, professor catedrático convidado na NOVA School of Business and Economics (Nova SBE) e nomeado Youbg Global Leader pelo World Economic Forum, falará sobre “O relevo da sustentabilidade para o Turismo”. Está também previsto um painel sobre “Reporte corporativo de sustentabilidade: o que significa para as empresas do turismo?”, com participação de Nuno Cordeiro, diretor da Divisão de Financial Services Risk & Regulation, PwC, Pedro Teixeira, diretor de Sustentabilidade da NEYA Hotels, Marta Pires, administradora da Hertz Portugal, Cláudia Almeida, diretora do Património Natural da Parques de Sintra – Monte da Lua, e Pedro Azeitona, Técnico de Qualidade, Ambiente e Segurança da Vila Galé Hotéis.

Segue-se a atribuição de distinções às empresas aderentes ao programa Empresas Turismo 360º e às empresas com relatórios de sustentabilidade gerados através da ferramenta FOREST, antes do encerramento.

o Programa Empresas Turismo 3600 incentiva as empresas a reportar o seu desempenho em sustentabilidade através da integração dos fatores ESG – Environmental, Social and Governance na cultura organizacional e na estratégia de negócio, orientando-as no processo através de um sistema de indicadores criado com o objetivo de refletir as suas práticas ambientais, sociais e de governação.

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Marina de Vilamoura recebe “International Boat Show” em junho

A 26.ª edição do Marina de Vilamoura International Boat Show vai ter lugar de 10 a 18 de junho, na Marina de Vilamoura, sendo esperados os principais players da indústria náutica.

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Organizado pela Marina de Vilamoura, em parceria com Grupo Fundação AIP, e com o apoio do Município de Loulé, a 26.ª edição do Marina de Vilamoura International Boat Show representa uma oportunidade para dar a conhecer os principais lançamentos e novidades do sector náutico.

Realizando-se de 10 a 18 de junho, na Marina de Vilamoura, trata-se de uma mostra de embarcações que reúne todas as tipologias novas e seminovas (brokerage), assim como os representantes de marcas de acessórios, equipamentos e serviços integrados.

Realizado desde 1997, o Marina de Vilamoura International Boat Show é, habitualmente, visitado por compradores, investidores, parceiros de negócio, entusiastas das áreas envolvidas, órgãos de comunicação social, entidades reguladoras do setor e público em geral.

De salientar o contributo do Marina de Vilamoura International Boat Show para a economia local, dinamizando setores como a hotelaria, restauração, comércio, transportes e serviços em geral. Com o evento a atrair a população local, estrangeiros residentes no Algarve e turistas nacionais e estrangeiros, e realizando-se em data que abrange feriados nacionais, a organização prevê que a afluência rumo Sul aumente.

De referir que na última edição tiveram mais de 100 barcos em exposição no Vilamoura Marina Internacional Boat Show, cerca de 30 expositores e mais de 50 marcas representadas, levando 80 mil pessoas a Vilamoura.

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ERT e ARPTA levam “Alentejo “Destino Sustentável? O Amanhã é agora” a debate no II Congresso de Turismo do Alentejo

“O que ganhámos nestes últimos 13 anos para a Região e para os territórios?”, “Quais as opções estratégicas mais relevantes?”, “Quais as escolhas e quais os constrangimentos?” e “As prioridades mudaram?” são algumas das questões às quais se esperam respostas no congresso.

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13 anos depois da realização do I Congresso, o Alentejo volta a reunir, nos dias 31 de maio e 1 de junho, no Teatro Municipal Pax Julia, em Beja, os agentes públicos e privados da região, desta vez para colocar em debate a temática da sustentabilidade, avaliar os novos desafios e traçar estratégias para o futuro deste destino turístico.

Organizado pela Entidade Regional de Turismo (ERT) e pela Agência de Promoção Turística (ARPTA), o Congresso tem como tema central “Alentejo “Destino Sustentável? O Amanhã é agora” e vai procurar responder a questões como “O que ganhámos nestes últimos treze anos para a Região e para os territórios?”, “Quais as opções estratégicas mais relevantes?”, “Quais as escolhas e quais os constrangimentos?” e “As prioridades mudaram?”.

Neste âmbito, no decorrer dos diferentes painéis vão ser debatidas as encruzilhadas na economia da região; a sustentabilidade económica, ambiental e cultural; a identidade e a natureza, mas também o que faz falta ao turismo no Alentejo.

Segundo Vítor Fernandez da Silva, presidente da ERT e da ARPTA, “esta será uma oportunidade para fazer o balanço do que tem sido a atividades turística no Alentejo desde o primeiro congresso e apontar caminhos a seguir no futuro”.

Dirigidos a todos os stakeholders do setor, o programa do congresso e as inscrições estão disponíveis no site https://www.congressoturismodoalentejo.pt/.

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