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Turismo mais sustentável em debate

A iniciativa surge numa altura em que se debatem questões importantes ao nível do futuro do turismo, não só como a COVID-19, mas também por do combate às alterações climáticas.

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A iniciativa surge numa altura em que se debatem questões importantes ao nível do futuro do turismo, não só como a COVID-19, mas também por do combate às alterações climáticas.

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A Rede Europeia de Turismo Sustentável (European Network for Sustainable Travel), recentemente criada, promove já no próximo dia 21 de abril, a partir das 09h00, com o apoio institucional do Turismo de Portugal, uma conferência on-line subordinada ao tema da sustentabilidade do e no turismo, aproveitando o facto de Portugal presidir atualmente à União Europeia e 2021 ser o Ano Europeu do Comboio (European Year of Rail), declarado em finais de 2020 pelo Parlamento Europeu.

Esta iniciativa surge numa altura em que se debatem questões importantes ao nível do futuro do turismo, não apenas derivadas da difícil situação que esta atividade enfrenta hoje face ao impacto da COVID19, mas também por todas as questões relacionadas com o combate às alterações climáticas, à redução da perda de biodiversidade, do fomento da economia circular, da coesão territorial ou na relação harmoniosa com as comunidades residentes.

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Na conferência participarão responsáveis europeus pelas pastas do turismo e da mobilidade, investigadores e especialistas de várias universidades e institutos, e numerosos profissionais do turismo.

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Na conferência serão abordados três temas centrais: o Turismo Sustentável no espaço europeu e as estratégias para o seu fomento e reconhecimento; O Ano Europeu do Comboio, as oportunidades para o fomento das viagens por este meio de transporte e a redução da pegada carbónica; O valor da Cultura para o Turismo Sustentável.

A conferencia será transmitida on-line e poderá ser acompanhada em direto em https://www.youtube.com/watch?v=A9vcQqMzgSg e/ou https://www.facebook.com/EuropeanNetworkST

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Matosinhos antevê futuro da gastronomia, turismo e economia do mar

De 23 a 26 de outubro, Matosinhos recebe o evento “Out of the Blue, com visitas guiadas, conversas e workshops em evento dedicado à gastronomia, turismo e sustentabilidade dos Oceanos.

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O evento Out of the Blue chega de 23 a 26 de outubro com uma programação que pretende antever o futuro da gastronomia, turismo e economia do mar. As atividades gratuitas e abertas à comunidade centram-se no Mercado de Matosinhos, mas estendem-se a outros espaços da cidade, culminando num grande arraial de rua.

Como potenciar, de forma sustentável, os recursos que os Oceanos nos fornecem para a alimentação, economia e turismo? A procura de respostas é o ponto de partida para o Out of the Blue, procurando destacar a importância dos recursos marítimos para as próximas décadas, enquanto fonte de alimento, mas também de lazer”, explica Carlos Martins, responsável da Opium, entidade que organiza o evento, com o apoio do Turismo de Portugal e em parceria com a Câmara Municipal de Matosinhos. “Queremos que o Out of the Blue seja um espaço de partilha e experimentação para residentes e locais, sempre com o Oceano como ponto de ligação”, acrescenta.

A programação do evento tem como ponto de partida o Mercado de Matosinhos. Nos dias 23 e 26 de outubro, há entrada livre em atividades educativas para escolas e famílias, showcookings, workshops e degustações com produtos locais.

Também no Mercado, a partir das 18h, há diariamente uma experiência imersiva para ver e ouvir. A projeção multimedia Under the Blue recria o fundo do oceano, transportando os visitantes para o mundo subaquático.

A 24 e 25 de outubro, é também no Mercado que decorrem conversas que trazem especialistas à discussão de temas como a alimentação com base em peixe ou em plantas marítimas, o passado e futuro da gastronomia do mar, o papel das mulheres nos sistemas alimentares locais e ainda os desafios atuais das cidades. Cada conversa, com entrada livre, tem associada uma degustação alusiva ao tema em debate.

Noutros espaços da cidade, há visitas guiadas temáticas com entrada gratuita. As quatro experiências de visita combinam a exploração da geografia e gastronomia de Matosinhos, passando por locais como Lota de Matosinhos, Fábrica de Conservas Pinhais, CIIMAR (Terminal de Cruzeiros) e Leça da Palmeira. Destas experiências fazem ainda parte jantares em restaurantes como a Casa de Chá da Boa Nova – os únicos momentos de acesso pago em todo o evento.

A celebração final do evento é feita, a 26 de outubro, numa festa comunitária de rua, entre as 12h e as 22h. O Grande Arraial do Peixe fecha ao trânsito um trecho da Rua Heróis de França para dar-lhe uma nova vida: uma mesa comunitária onde os restaurantes locais vão servir pratos de peixe preparados na hora, enquanto a música anima o espaço.

“Em Matosinhos, a gastronomia vai além do prazer do paladar. É uma cidade onde a gastronomia cruza a tradição com a criatividade e onde o sabor encontra a sustentabilidade. Tudo isto somado à ligação intrínseca da cidade à indústria e economia do mar faz de Matosinhos o cenário perfeito para acolher o Out of the Blue”, afirma Luísa Salgueiro, Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos.

As atividades do Out of the Blue são de acesso gratuito (exceto restaurantes), sendo necessária inscrição prévia em alguns momentos. A programação completa pode ser consultada em breve em http://outofthebluematosinhos.pt/

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Constância recebe congresso para discutir Desporto e Turismo

Deporto e Turismo é tema em debate no próximo dia 4 de outubro, em Constância, durante o III Congresso do Desporto.

Após a sessão de abertura que será efetuada por Pedro Pereira, vereador do município de Constância, António José Correia, consultor da Associação Fórum Oceano abordará o tema Rede de Estações Náuticas de Portugal.

De acordo com o programa do encontro, Luís Ahrens Teixeira, presidente da Federação Portuguesa de Remo apresentará a temática do Turismo Desportivo como caso de sucesso e de afirmação territorial, enquanto, “Equitação – Turismo Equestre, Deporto Escolar e Civilidade” contará com a presença de Joaquim Batuca do Centro Hípico de Santa Bárbara.

Constância, cujo turismo é fundamental no desenvolvimento do concelho abordará assim três temas estratégicos no âmbito afirmação territorial através da vertente desportiva, indica nota da autarquia.

O III Congresso do Desporto é uma organização dos 11 municípios que constituem a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo.

A participação no Congresso do Desporto é gratuita e as inscrições são efetuados através do link https://congressododesporto.com/

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Empresas comprometidas com a sustentabilidade vão merecer distinção do Turismo de Portugal

O Turismo de Portugal vai distinguir 100 empresas com o selo “ESG Engaged”, que no âmbito do Programa Empresas Turismo 360º já submeteram o seu Relatório de Sustentabilidade. Na cerimónia que terá lugar esta quarta-feira, dia 25 de setembro, no Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel, serão também reconhecidas com o selo “ESG Committed” 386 empresas que aderiram à jornada da sustentabilidade através deste programa.

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A cerimónia de distinção, por parte do Turismo de Portugal, a um conjunto de empresas comprometidas com a sustentabilidade, marcada para as 15h00, desta quarta-feira, no Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel, conta com a participação do ministro da Economia, Pedro Reis, do secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, e do presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade.

Em foco vai estar a importância do reporte da sustentabilidade pelas empresas do setor, bem como os desafios e as oportunidades que estão associados à implementação ESG.

O Programa Empresas Turismo 360°, lançado pelo Turismo de Portugal em novembro de 2021 e assente numa parceria com 22 organizações, desafia as empresas a integrar os critérios ESG – Environmental, Social and Governance na cultura organizacional e na estratégia de negócio, incentivando-as a reportar as suas práticas ambientais, sociais e de governação através da “FOREST – Ferramenta Organizacional de Reporte da Sustentabilidade no Turismo”, uma solução de software inovadora que automatiza o processo de recolha, gestão e relato de dados ESG.

Do programa da sessão constam uma intervenção de Hermínio Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, do presidente do Turismo de Portugal de João Moreira Rato, presidente do Instituto Português de Corporate Governance, e Pedro Machado, bem como uma mesa redonda dedicada aos “Desafios e benefícios da implementação do ESG”, com Jorge Costa, vice-presidente do Conselho de Administração da Visabeira Turismo, Isolete Correia, CEO Marina de Vilamoura e Vilamoura World, Sofia Ramos, diretora Financeira do Grupo Travelstore, João Ministro, CEO e Co-Fundador da Proactivetur, e Liliana Soeiro, diretora Financeira da Jase Hotels.

 

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Tour10 apresenta nova edição do “Format10” em Portugal

A plataforma de distribuição turística Tour10 regressa uma nova edição do seu evento “Format10” para os dias 25 e 26 de setembro.

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A Tour10 volta a apresentar o seu evento “Format10” em Portugal com o qual pretende oferecer aos agentes de viagens uma experiência única, que combina formação de destino com atividades interativas e dinâmicas.

Nos dias 25 e 26 de setembro, em Coimbra e Lisboa, respetivamente, a plataforma de distribuição turística apresentará Benidorm como o destino protagonista, tendo como parceiro Visit Benidorm. Esta cidade em expansão para o mercado português, pretende mostrar a sua vasta gama de recursos e atividades para os turistas em qualquer altura do ano.

David Saad, Country Manager da Tour10 em Portugal, explica que, “com o Format10, queremos que os agentes de viagens aprendam de uma forma diferente e divertida, reforçando ao mesmo tempo os nossos laços comerciais”.

Destinado exclusivamente aos agentes de viagens, as inscrições já estão abertas para o dia 25 de setembro (Coimbra) e 26 de setembro (Lisboa).

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ADENE promove novo webinar sobre mobilidade sustentável no turismo

O organizado pela ADENE – Agência para a Energia, em colaboração com o Turismo de Portugal e as Entidades Regionais de Turismo, o 4º webinar do ciclo “Mobilidade Sustentável no Turismo” vai ter lugar no próximo dia 19 de setembro, a partia das 10h00.

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Inserido nas celebrações da Semana da Mobilidade, o evento, que será emitido a partir do Algarve, é direcionado aos empreendimentos turísticos e alojamento local, promovendo a discussão sobre a mobilidade sustentável no setor.

A sessão irá apresentar os resultados do Estudo Mobilidade Sustentável no Setor Turístico, assim como a nova edição do Inquérito Mobilidade Sustentável no Setor Turístico, que visa caracterizar as frotas dos empreendimentos turísticos e alojamento local no Algarve e identificar oportunidades de melhoria através de medidas de eficiência energética.

O ciclo de webinars procura sensibilizar e capacitar os gestores do setor turístico para a adoção de práticas que promovam a eficiência energética e a redução de emissões. A colaboração com o Turismo de Portugal e a ADENE reforça o compromisso do Turismo do Algarve com a implementação de soluções inovadoras e práticas de gestão eficientes, fundamentais para a transição energética do turismo.

 

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Abertas inscrições para “A World for Travel” em Sevilha

A 5ª edição de “A World for Travel” (AWFT) que terá como palco a cidade espanhola de Sevilha, nos dias 23 e 24 de outubro, debaterá o progresso no turismo sustentável nos setores público e privado, com palestrantes das principais empresas da indústria e marcas de consumo. As inscrições para participação já estão abertas.

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Juntamente com o Travel Innovation Summit (TI), o foco deste encontro é em ESG (Ambiente, Sustentabilidade e Governação), que surge num momento em que a indústria se adapta aos novos requisitos de relatórios da UE; as instituições financeiras solicitam informações sobre o desempenho das empresas; e mais consumidores exigem “viagens com propósito”.

A agenda contará com palestrantes como Radisson Hotel Group, AXA, Sabre, Geotourist, Compagnie des Alpes, Intrepid e World Travel & Tourism Council (WTTC).

Destinos como a Grécia, Omã e Espanha partilharão as suas estratégias para lidar com as implicações da crise climática.

Christian Delom, secretário-geral da AWFT, disse cimeira deste ano visa mostrar onde é que a indústria está a colocar os seus esforços e ações, tanto através das lentes dos setores público como privado.

“Ao concentrar-se em cinco áreas temáticas, o evento pretende realizar discussões sobre como as partes abordaram o clima, as transições energéticas, o envolvimento dos serviços financeiros, a comunidade e a comunicação.”

Neste evento haverá ainda espaço para os prémios de sustentabilidade, que celebram indivíduos, empresas e organizações notáveis ​​cuja disposição tem sido em pensar no futuro e agir com responsabilidade em áreas ação climática, impacto ambiental, proeza tecnológica, sucesso económico e sustentabilidade social.

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Pavilhão de Portugal na Expo 2025 de Osaka já está em construção

O Pavilhão de Portugal na Expo 2025 de Osaka, dedicado aos Oceanos e da autoria do arquiteto japonês Kengo Kuma, está já em construção, após a cerimónia de colocação da primeira pedra na cidade japonesa, prevendo que esteja concluído em março do próximo ano, um mês antes do início da exposição universal.

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Recorrendo em parte a materiais não portugueses, e com o tema “Oceano – Diálogo Azul”, o Pavilhão de Portugal, com uma área de mais de 1.800 metros quadrados e situado na zona ‘Empowering Lives’ do recinto da Expo, destacará a importância do oceano e da sustentabilidade, alinhando-se com o tema geral da Expo 2025, ““Designing Future Society for Our Lives” (Desenhando a Sociedade do Futuro para as Nossas Vidas).

A Expo 2025 Osaka decorre de 13 de abril a 13 de outubro de 2025, reunindo países de todo o mundo para partilhar inovações, culturas e visões para o futuro.

O pavilhão capta a essência do movimento oceânico, desvendando-o nos seus elementos mais impressionantes.

A organização espera a visita de 1,4 milhões de visitantes ao longo dos seis meses de exposição, dos quais se prevê que 90% sejam japoneses.

Após 55 anos, a cidade japonesa de Osaka sediará novamente a World Expo. Com frequência quinquenal, a Expo 2025 será a última antes de 2030, ano estabelecido pelas Nações Unidas como prazo para que os seus países membros cumpram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O tema adotado para a próxima edição alinha-se precisamente com o papel de plataforma-chave para o cumprimento dos ODS.

O turismo no Japão vem atingindo níveis recordes. No primeiro semestre deste ano, o país recebeu mais de 17 milhões de turistas estrangeiros, superando níveis pré-pandémicos.

A JNTO – Organização Nacional de Turismo Japonês adotou a sustentabilidade como uma das áreas prioritárias para promover turismo no Japão. Para a Expo 2025, a organização selecionou várias atrações turísticas em harmonia com os subtemas da exposição: Salvando Vidas (Saving Lives); Empoderando Vidas (Empowering Lives) e Conectando Vidas (Connecting Lives).

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AITI promove sessão dedicada a incentivos para projetos turísticos para território de baixa densidade

A sessão tem como objetivo promover o conhecimento sobre as oportunidades de financiamento e incentivos disponíveis para projetos turísticos e outros empreendimentos localizados em territórios de baixa densidade.

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A Associação Ibérica de Turismo do Interior, com o apoio da Turismo Centro de Portugal, vai realizar a sessão de esclarecimento “Sistemas de Incentivos para Territórios de Baixa Densidade”, que terá lugar no próximo dia 17 de setembro, às 16h00, nas instalações do Balneário Termal das Termas de Monfortinho.

Esta sessão visa promover o conhecimento sobre as oportunidades de financiamento e incentivos disponíveis para projetos turísticos e outros empreendimentos localizados em territórios de baixa densidade.

A iniciativa é dirigida a Câmaras Municipais, Alojamentos, Hotéis, Agentes Turísticos e demais stakeholders interessados em dinamizar e fortalecer a economia local através de estratégias de desenvolvimento sustentável.

A Turismo Centro de Portugal será responsável por conduzir os esclarecimentos durante o encontro, abordando as mais recentes medidas de apoio, esclarecendo dúvidas e apresentando casos de sucesso que demonstram o impacto positivo destes incentivos no setor turístico.

Para participar, confirme até dia 15 de setembro através do e-mail [email protected] ou do telefone 967 921 255.

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Madeira será capital europeia da indústria de cruzeiros

O Funchal irá receber, de 26 a 28 de setembro, a Cruise Atlantic Islands Conference 2024.

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A Madeira, mais concretamente, o Funchal, vai receber a Cruise Atlantic Islands (CAI) Conference 2024, reunindo os portos da Madeira, ilhas Canárias, Açores e Cabo Verde, numa estratégia comercial e de comunicação comum.

A CAI representa, atualmente, um mercado de 3,3 milhões de turistas de cruzeiro, e deu os primeiros passos como marca coletiva a 19 de setembro de 1984, numa reunião precisamente no Funchal que juntou responsáveis portuários da Madeira e de Canárias.

A coordenar a Cruise Atlantic Islands Conference 2024 estará o vice-presidente da Cruise Lines International Association (CLIA) Europa, Nikos Mertzadinis, associação que agrega 95% da capacidade total dos navios de cruzeiro mundiais e mais de 50 mil agentes de viagem.

“Estamos muito entusiasmados por contar com a presença de Nikos Mertzadinis na Madeira. É uma voz muito respeitada na indústria, e vai trazer a esta Conferência uma visão abrangente e aprofundada de um setor que conhece como poucos”, destaca a presidente da Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM), Paula Cabaço, sublinhando que o objetivo da conferência é precisamente projetar o futuro do mercado de cruzeiros nas ilhas da Macaronésia, através de um olhar para os desafios e oportunidades que se apresentam.

Esta conferência, promovida pela APRAM, vai assinalar a data de 19 de setembro de 1984, através de uma homenagem e de uma conversa com os participantes desse encontro fundador: Juan Francisco Martin (antigo Diretor Comercial dos Portos de Canárias), João Reis (ex-presidente da APRAM), Michael Blandy (antigo CEO do Grupo Blandy), Eduardo Alvarez Hamilton (antigo CEO da Hamilton & CO, em Canárias), Franklim Spencer (ex-presidente dos Portos de Cabo Verde) e Pedro Roque (antigo presidente da Autoridade Portuária de Tenerife).

“Será uma oportunidade para homenagear todas estas pessoas, de grande valor e visão, a quem o mercado de cruzeiros na região da Macaronésia muito deve. Souberam perceber que só trabalhando em conjunto é que poderíamos nos afirmar numa indústria global e competitiva, como é a dos cruzeiros”, afirma Paula Cabaço.

A conferência conta com um leque alargado e diversificado de especialistas do setor, estando já confirmadas as presenças de Eduardo Cabrita, diretor-geral da MSC Portugal; Fiona Noone, diretora de Planeamento e Operações Portuárias da Marella Cruises/TUI; Kai Algar, diretor Planeamento e Operações Portuárias da Fred; Olsen Cruises Lines; Sylviane de Tracy, diretora Desenvolvimento e Investigação da Ponant; Hugo Basto, administrador da Mystic Cruises; e Rafael Fernández-Álvava, diretor Comunicação e Relações Externas da Costa Cruzeiros.

“A qualidade dos oradores desta conferência, mostra o interesse com que a indústria olha para as potencialidades do nosso mercado, que mesmo já estando consolidado oferece uma grande margem de crescimento”, sublinha a presidente do conselho de administração da APRAM, considerando que esta conferência é também uma oportunidade para reforçar o papel da região dentro da CAI e aumentar a notoriedade da Madeira junto dos principais decisores do mercado: companhias de cruzeiro, agentes de viagem e imprensa especializada.

A conferência não se esgota, contudo, nos debates setoriais no âmbito da indústria dos cruzeiros e terá uma forte componente social e de promoção do destino Madeira.

Assim, o programa inclui uma visita ao Parque Ecológico do Funchal, no dia 26 de setembro, para convidados, oradores e jornalistas internacionais e nacionais; e uma famtrip, no dia 28 de setembro, ao norte da Ilha, também para convidados, oradores e jornalistas internacionais e nacionais.

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FeelViana Sport Hotel recebe campeões mundiais de desportos náuticos

James Casey e Pieter Bilj partilharão experiências na Praia do Cabedelo, sob a forma de clinics destinadas a praticantes já experientes ou iniciantes. Primeiro encontro acontece de 29 de agosto a 1 de setembro, com Casey. Bilj estará em Viana de 10 a 15 de setembro.

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James Casey e Pieter Bilj, dois nomes grandes dos desportos náuticos, vão estar entre o final de agosto e meados de setembro no FeelViana Sport Hotel para partilhar as suas experiências com todos os amantes do windsurf, stand up paddle e wing foil nas águas da Praia do Cabedelo. James Casey, recorde-se, é o atleta de elite com mais títulos e recordes mundiais na modalidade de wing foil. Conquistou a prova mais prestigiada do mundo, a travessia entre as ilhas havaianas de Molokai e Oahu. O desportista detém o Recorde Mundial do Guinness masculino de distância em sup foil downwind, após ter percorrido 213 km em cerca de 11 horas.

De 10 a 15 de setembro, Pieter Bijl monitoriza uma clinic de wave sailing e outra de performance freeride slalom, de dois dias cada, com datas específicas a serem conhecidas mais perto de 10 de setembro, altura em que existirão mais certezas sobre as condições climatéricas ideais para a realização dos eventos. O neerlandês tem toda uma vida dedicada ao windsurf, quer na vertente competitiva quer no desenvolvimento de equipamentos e treino. É esta última valência que vem partilhar ao FeelViana Sport Hotel com todos os interessados, trabalhando com as pessoas na água, ajudando os participantes a aprimorar as suas técnicas, a melhor maneira de surfar e de se aproximar das ondas.

James Casey, campeão mundial multidisciplinar, e treinador em Sydney, estará a ministrar três clinics no primeiro hotel temático do País dedicado aos desportos náuticos. Decorrerão de 29 de agosto a 1 de setembro, divididas entre foil (wing foil), nas ondas da Praia do Cabedelo, stand up paddle foil, no FeelViana Wakepark da Praia do Cabedelo, e pump foil, também no Feelviana Wakepark.

As condições para inscrições estão descritas em FeelViana.com e pode fazer a sua reserva para [email protected].

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