Assine já
Natureza Fotos de banco de imagens por Vecteezy
Agenda

Turismo mais sustentável em debate

A iniciativa surge numa altura em que se debatem questões importantes ao nível do futuro do turismo, não só como a COVID-19, mas também por do combate às alterações climáticas.

Publituris
Natureza Fotos de banco de imagens por Vecteezy
Agenda

Turismo mais sustentável em debate

A iniciativa surge numa altura em que se debatem questões importantes ao nível do futuro do turismo, não só como a COVID-19, mas também por do combate às alterações climáticas.

Publituris
Sobre o autor
Publituris
Artigos relacionados
Europeus consideram alterações climáticas o problema mais grave com que o mundo se depara
Homepage
Fotos de banco de imagens por Vecteezy
NEST apresenta nova ferramenta a pensar na sustentabilidade do turismo
Análise
Viagens B2B (ainda) pouco sustentáveis
Homepage
Free Stock photos by Vecteezy
“Pandemia acelerou necessidade de transformar o turismo”, diz responsável do ‘A World for Travel’
Homepage

A Rede Europeia de Turismo Sustentável (European Network for Sustainable Travel), recentemente criada, promove já no próximo dia 21 de abril, a partir das 09h00, com o apoio institucional do Turismo de Portugal, uma conferência on-line subordinada ao tema da sustentabilidade do e no turismo, aproveitando o facto de Portugal presidir atualmente à União Europeia e 2021 ser o Ano Europeu do Comboio (European Year of Rail), declarado em finais de 2020 pelo Parlamento Europeu.

Esta iniciativa surge numa altura em que se debatem questões importantes ao nível do futuro do turismo, não apenas derivadas da difícil situação que esta atividade enfrenta hoje face ao impacto da COVID19, mas também por todas as questões relacionadas com o combate às alterações climáticas, à redução da perda de biodiversidade, do fomento da economia circular, da coesão territorial ou na relação harmoniosa com as comunidades residentes.

Na conferência participarão responsáveis europeus pelas pastas do turismo e da mobilidade, investigadores e especialistas de várias universidades e institutos, e numerosos profissionais do turismo.

Na conferência serão abordados três temas centrais: o Turismo Sustentável no espaço europeu e as estratégias para o seu fomento e reconhecimento; O Ano Europeu do Comboio, as oportunidades para o fomento das viagens por este meio de transporte e a redução da pegada carbónica; O valor da Cultura para o Turismo Sustentável.

A conferencia será transmitida on-line e poderá ser acompanhada em direto em https://www.youtube.com/watch?v=A9vcQqMzgSg e/ou https://www.facebook.com/EuropeanNetworkST

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Artigos relacionados
Homepage

Debate sobre enoturismo vai ter lugar em Reguengos de Monsaraz esta semana

Em cima da mesa vai estar a contribuição do enoturismo para a integração social e económica regional e o potencial para gerar oportunidades de desenvolvimento em destinos rurais remotos.

Publituris

A 5ª conferência da Organização Mundial de Turismo sobre enoturismo vai realizar-se a 9 e 10 de setembro em Monsaraz sob o tema “Enoturismo – um motor do desenvolvimento rural”. Em cima da mesa vai estar a contribuição do enoturismo para a integração social e económica regional e o potencial para gerar oportunidades de desenvolvimento em destinos rurais remotos.

Trata-se de uma organização da OMT – Organização Mundial do Turismo, com o apoio do Turismo de Portugal e do Município de Reguengos de Monsaraz. Numa época de desafios sem precedentes que nos obrigam a todos a adaptar e repensar a contribuição chave do turismo para o desenvolvimento rural, é essencial debater e encontrar soluções concretas para fazer do turismo um instrumento fundamental para destinos e comunidades rurais mais sustentáveis, inclusivos e resilientes.

A Conferência inclui workshops sobre diferentes tópicos para dar aos participantes a oportunidade de explorar melhor as questões abordadas nas diferentes sessões e partilhar ideias de forma interativa.

O programa completo está acessível aqui e inclui alguns dos mais conhecidos e reputados especialistas, nacionais e internacionais, em vinhos e enoturismo.

Também vão estar presentes o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, o presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, José Calixto, o presidente do Turismo de Portugal, Luis Araújo, o presidente do Turismo do Alentejo, Vítor Silva e o Presidente da Organização Mundial de Turismo, Zurab Pololikashvili, entre  outras personalidades.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Homepage

Conferência internacional reúne mais de uma centena de oradores para discutir turismo sustentável em Évora

Temas relacionados com a sustentabilidade, tais como variações do modelo económico, impacto climático, impacto ambiental do turismo vão estar em debate

Publituris

A organização internacional ‘A World for Travel’ vai realizar em Portugal a primeira edição de uma das maiores conferências de sempre sobre turismo sustentável. O “Évora Fórum – A World For Travel” vai decorrer nos dias 16 e 17 de setembro de 2021, na Universidade de Évora, e vai reunir os principais ‘stakeholders’ dos setores públicos e privados da indústria turística, com o propósito de alertar para as transformações do setor.

Na conferência estarão presentes mais de 140 oradores internacionais, com destaque para o explorador profissional Mike Horn (“Courage and Perseverance in Difficult Times” – Coragem e perseverança em tempos difíceis), aventureiro e especialista em sobrevivência, globalmente reconhecido como um dos maiores exploradores da atualidade. Já estão também confirmadas as presenças de Rita Marques (Secretária de Estado do Turismo em Portugal), Zurab Pololikashvili (Secretário-Geral da OMT – Organização Mundial do Turismo) e Jean-Baptiste Lemoyne (Secretário de Estado do Turismo em França).

Temas relacionados com a sustentabilidade, tais como variações do modelo económico, impacto climático, impacto ambiental do turismo, mudanças costeiras e marítimas, bem como políticas agrícolas e de neutralidade carbónica serão debatidos ao longo destes dois dias por especialistas reconhecidos de diferentes áreas. Estas personalidades vão reunir-se em Évora, pela primeira vez, para, em conjunto, desenvolver novas formas de agir e estabelecer compromissos para a indústria do Turismo.

Para Rita Marques, secretária de Estado do Turismo, “o facto de este fórum conseguir juntar mais de 140 oradores de reputação mundial mostra não só a resiliência do nosso setor, mas também o compromisso e a dedicação dos seus líderes para resolver com urgência os problemas que enfrentamos. Esperamos com entusiasmo a presença de toda a indústria em Évora, neste que acreditamos que será um evento marcante.”

Taleb Rifai, Co-Chair, Global Travel and Tourism Resilience Council acrescenta que “a sustentabilidade não é, nem mais, nem menos, do que assegurar a vida no planeta para as gerações futuras. Lutamos para preservar o meio-ambiente para que as gerações futuras venham a ter uma boa qualidade de vida. Esta é a razão pela qual também temos de lidar com a sustentabilidade social, económica e política, para além das questões ambientais. A dificuldade reside na inovação e na gestão, ambos fatores essenciais para progredir e crescer de forma verdadeiramente sustentável.”

Para Christian Delom, secretário-geral da “A World for Travel”, “o setor das viagens nunca teve de lidar com tanta pressão, quer seja em relação ao meio-ambiente, ao clima, à tecnologia, à responsabilidade social, à segurança e aos riscos sanitários, tudo de forma simultânea. Este evento, “A World for Travel – Évora Fórum”, vai abrir o caminho a uma a transformação inevitável do sector para o bem da humanidade.”

O Évora Fórum é organizado pelo Eventiz Media Group, o maior grupo media francês do setor, em parceria com o Global Travel & Tourism Resilience Council e com o apoio do Turismo de Portugal, da OMT (Organização Mundial do Turismo) e da World Travel and Tourism Organisation (WTTC).

Este evento terá a participação presencial limitada a 350 pessoas e os bilhetes para os dois dias de conferência podem ser adquiridos através do website da organização, por 95€/pessoa. Uma parte significativa da receita das inscrições reverterá para a Rota Vicentina e as Aldeias Históricas de Portugal, duas organizações turísticas nacionais comprometidas com a sustentabilidade. O evento será transmitido em direto online.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Homepage

NASA participa em debate sobre turismo espacial em Marbella

Uma das novidades do SUTUS 2021 é também a presença da Agência Aeroespacial Japonesa JAXA.

Publituris

OSUTUS 2021, o evento sobre turismo espacial e subaquático, reunirá na sua segunda edição na Les Roches Marbella de 22 a 24 de setembro, as principais agências espaciais internacionais, organizações nacionais e empresas do sector subaquático para debater os dois grandes desafios do turismo de luxo: o cosmos e a água.

Uma das agências representadas é a NASA, que se fará representar por Sam Scimemi, enquanto Assistente Especial do Administrador Associado para os Voos Tripulados, com sede em Washington. Scimemi, que esteve na primeira edição do SUTUS, tem mais de 30 anos de experiência em voos espaciais humanos, tendo iniciado a sua atividade no Johnson Space Center (Houston, Texas), estando envolvido em projetos da NASA tais como Shuttle, Hubble, Estação Espacial, SOFIA, NPP e muitos outros. Neste momento encontra-se a colaborar no projeto Moon Mars, contribuindo com a sua experiência na segurança de missões tripuladas.

Uma das novidades de  destaque da edição deste ano será a presença da Agência Aeroespacial Japonesa JAXA, representada por Hiroko Asakura, Diretora-Adjunta desta agência junto da União Europeia, que se encarregará de apresentar o compromisso do país com o turismo espacial.

O discurso de Asakura no SUTUS 2021 centrar-se-á na participação do Japão no programa “Artemis” da NASA, cujo objetivo é explorar novamente o espaço exterior da Terra Luna e trazer “a primeira mulher e o próximo homem” e no qual o Japão é o parceiro principal. Além disso, no âmbito das iniciativas privadas de turismo de luxo, também se fala japonês. O magnata Yusaku Maezawa aspira a ser o primeiro turista espacial a viajar para a Lua e convidou outras oito pessoas a juntarem-se à expedição, que deverá descolar em 2023 numa das naves espaciais da SpaceX.

O turismo subaquático também estará em destaque, com relevância para o projecto “Senda Azul” de la Costa del Sol, uma iniciativa do Conselho da Província de Málaga que visa valorizar a riqueza subaquática dos 180 quilómetros da Costa del Sol, tornando acessíveis sítios arqueológicos, recifes e embarcações afundadas do tempo dos gregos, do Império Romano, da Batalha de Lepanto e da Segunda Guerra Mundial.
Além disso, o projecto inclui a construção de recifes artificiais e bases náuticas, que serão um atrativo para o turismo de luxo, ajudando ao mesmo tempo a preservar e proteger os recursos marinhos, a flora e a fauna. Nas palavras do presidente da Câmara de Málaga, Francisco Salado, que é também presidente do Turismo da Costa del Sol, a “Senda Azul” é uma aposta no meio ambiente e na sustentabilidade, e também na oferta turística, patrimonial e cultural. Mas será Javier Noriega, presidente del Clúster Marino Marítimo de Andalucía, o responsável por apresentar aos especialistas internacionais de SUTUS 2021 os detalhes deste projeto com o qual colabora há vários anos.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Homepage

Albufeira recebe congresso nacional da AHP

O 32º Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo acontece de 11 a 13 de novembro.

Publituris

O concelho de Albufeira vai receber o 32º Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo, organizado pela Associação de Hotelaria de Portugal (AHP).

O congresso, que acontece de 11 a 13 de novembro, vai debater questões como o futuro do setor, das tendências, oportunidades e desafios que o Turismo e a Hotelaria terão  pela frente.

Também a reabertura do mundo e a retoma turística vão estar em debate no certame, que pretende contribuir para repensar o Turismo, o destino Portugal e os negócios.

O Presidente do Município de Albufeira e o Presidente da Associação da Hotelaria de Portugal  vão apresentar o congresso no próximo dia 21.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Homepage

Rio de Janeiro é o destino convidado do Workshop Internacional de Turismo Religioso

O evento decorre pela primeira vez e excecionalmente em formato digital, dado o contexto mundial da pandemia de Covid-19.

Publituris

A edição IX do Workshop Internacional de Turismo Religioso (IWRT), agendado para 24 e 25 de junho, vai ter o Rio de Janeiro como destino convidado.

O evento decorre pela primeira vez e excecionalmente em formato digital, dado o contexto mundial da pandemia de Covid-19 e tem  a participação confirmada da secretária de Estado do Turismo, Rita Marques.

Purificação Reis, presidente da ACISO – Associação Empresarial de Ourém-Fátima, explica que o destino convidado deste ano, o Rio de Janeiro, é justificada pela “forte religiosidade do povo brasileiro e a grande devoção a Nossa Senhora de Fátima”, o que fazem com que Fátima conste “no roteiro de quase todo o turista brasileiro que se desloque à Europa”.

“O Brasil tem tido cada vez mais expressão enquanto mercado emissor de turistas para Portugal e particularmente para a região de Fátima, onde tem aumentado o seu número de turistas de 26.478 em 2016 para 59227 em 2019, o que representa um crescimento de 123,68%. Em termos de ranking de dormidas, está no terceiro lugar, sendo responsável por 5,70% das dormidas, ficando apenas atrás de Espanha e da República da Coreia”, sublinha a presidente da ACISO.

Recorde-se que, desde 2019 que os Workshops Internacionais de Turismo Religioso (IWRT) introduziram a participação de um destino convidado, colocado em destaque e chamado a apresentar-se aos participantes no certame, nomeadamente a operadores e empreendedores turísticos, empresas de animação turística, de transportes, restauração, entre outros empresários e empresas, além de investigadores e estudantes das diversas áreas científicas do turismo. Em 2019 o destino convidado foi Israel, em 2020 a Hungria.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Homepage

São Miguel e Lisboa vão ser palco de evento internacional com cientistas e exploradores

Integrado nas comemorações dos 500 anos da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães, a GLEX 2021 decorre em julho.

Publituris

A GLEX 2021 – Global Exploration Summit vai decorrer em Lisboa e S. Miguel, entre os dias 6 e 10 julho, com a presença de importantes exploradores e cientistas de todo mundo, nas duas cidades portuguesas, numa organização da Expanding World e do Explorers Club de Nova Iorque. O evento será ainda transmitido para todo o mundo, nos canais digitais próprios da GLEX Summit.

Nos Açores em resultado de uma ação conjunta entre a Associação Turismo dos Açores (ATA) e o Governo dos Açores, a conferência terá como temas principais a exploração espacial e dos oceanos e a exploração polar. Irão ainda ser abordados outros temas que incluem a conservação de santuários naturais como os Açores, a Gorongoza e a Amazónia, a sustentabilidade ambiental do planeta, as alterações climáticas e fenómenos como tsunamis e ondas gigantes.

Para Luis Capdeville Botelho, Diretor Executivo da ATA esta “é uma oportunidade incrível para a região, com uma proposta de valor tão única e distintiva para o target desta conferência e que, enquanto Sustainable Host Partner no evento, reforçará o posicionamento de arquipélago sustentável. Conseguirmos receber este evento nos Açores é um feito! Não só pela presença da elite dos exploradores mundiais nos Açores (vão querer conhecer, com certeza, mais que uma ilha), mas pelo impacto e visibilidade mediática que trará à região”.

Integrado nas comemorações dos 500 anos da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães, a GLEX 2021, a segunda cimeira anual — concretizada com o principal apoio do Turismo de Portugal e patrocinada pela ATA — contará com mais de 20 painéis que irão mergulhar nos avanços recentes da exploração terrestre, marítima e espacial.

A edição deste ano da GLEX Summit conta com a participação de cientistas e exploradores como Nina Lanza, team líder da NASA que está ao comando do Perseverance Rover na sua viagem a Marte, o astronauta Richard Garriott que é o novo presidente do Explorers Clube de Nova Iorque, Alan Stern, astrofísico e engenheiro aeroespacial da NASA e Brian Cox, um dos mais conhecidos apresentadores de programas da BBC sobre ciência.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Homepage

Guestcentric e a Small Portuguese Hotels analisam setor algarvio

O evento, que decorre esta quarta-feira, será focado nas pequenas unidades da região.

Publituris

A Guestcentric e a Small Portuguese Hotels reúnem-se, esta quarta-feira, para o primeiro evento híbrido no Algarve, o “The Hotelier Pulse Report| Live Algarve”, um encontro com alguns  layers do setor do turismo algarvio, para discutir o negócio do setor nesta região e apresentar os dados e conclusões, ao vivo, no auditório do hotel NAU São Rafael, em Albufeira.

No âmbito do setor do turismo no Algarve, este evento será focado nas pequenas unidades da região, permitindo, em tempo real, que os participantes possam responder às perguntas do Pulse, sob a visão do seu hotel, bem como criar debate em torno das respostas e conclusões com os representantes dos hotéis presentes no painel do evento.

O evento terá início às 15h00, com uma sessão de boas vindas apresentada pela Guestcentric, seguida da apresentação do “The Hotelier Pulse Report | Live Algarve”, ao qual todos os participantes vão poder assistir. Neste evento vão ainda ser discutidos temas como o impacto e benefícios da Guestcentric e da Small Portuguese Hotels nos hotéis algarvios.  O painel vai contar com a presença dos representantes da Guestcentric, Small Portuguese Hotels e Great Hotels of the World – Pedro Colaço, CEO, Filipa Campos, Director of Sales, João Silva, Sales Director e Rita Alves Machado, VP Sales & Marketing – Mário Ferreira, CEO NAU Hotels & Resorts, Mónica Ribeiro, Diretora de Vendas Memmo Hotels, João Soares, Diretor Geral Dom José Beach Hotel, e ainda Lino Martins, Diretor Comercial AP Hotels & Resorts.

As inscrições para a presença – física ou online – neste evento ainda se encontram disponíveis neste link.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Agenda

Grande Lisboa vai ter novo museu em Oeiras

“Museu do Tejo” ficará localizado no Bateria do Areeiro e surge no âmbito da candidatura a Capital Europeia da Cultura – Oeiras27.

Publituris

No âmbito da candidatura a Capital Europeia da Cultura – Oeiras27, a Área Metropolitana de Lisboa vai ter um novo museu, mais concretamente o “Museu do Tejo”.

Este novo espaço cultura vai ficar localizado no Bateria do Areeiro e constituir-se-á como um dos pilares do eixo estratégico Oeiras Capital do Património Marítimo.

O arranque deste projeto acontecerá com a inauguração da exposição “Fortificações de Oeiras – Património do Tejo e do Mundo, no Centro Cultural Palácio do Egipto, localizado na vila de Oeiras, que ficará patente ao público de 12 de maio a 21 de agosto.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Agenda

Casas Açorianas debatem novas formas de comunicar e ferramentas web no turismo

Novas formas de comunicar e a crescente importância das ferramentas web serão os temas centrais destes dois webinares.

Publituris

As Casas Açorianas – Associação de Turismo em Espaço Rural vão debater, em webinares a realizar nos dias 12 e 14 de maio, os “Desafios do Turismo e Formas de Comunicar” e “Ferramentas web”.

No primeiro webinar será abordada a importância da abordagem da comunicação nesta fase de relançamento do setor, passando pela “sensibilização de todos os intervenientes para os desafios com que seremos confrontados”, refere a organização.

Já no segundo evento, vai estar em destaque a importância dos meios digitais onde a utilização das diversas ferramentas disponíveis na web e a forma de facilitar a gestão dos alojamentos e sua respetiva promoção estarão, igualmente, sob análise.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Agenda

3.ª edição do programa BEST com 15 ações em maio

A primeiro ação a terá como tema “Como fazer um plano financeiro para o seu alojamento local” e acontece já no dia 5 de maio.

Victor Jorge

A 3.ª edição do Programa BEST (Business Education for Smart Tourism) tem data de arranque marcada para a próxima semana, mais concretamente, para o dia 5 de maio, com a primeiro ação a ter como tema “Como fazer um plano financeiro para o seu alojamento local”.

Ao todo serão 15 ações – de 5 a 31 de maio – que têm por objetivo dotar os participantes de estratégias e técnicas que lhes permitam adaptar-se e reagir, com a menor disrupção possível, a uma conjuntura que é particularmente desafiante para as empresas do turismo, mitigando impactes no desempenho dos seus negócios.

Estas ações de formação e capacitação são de acesso livre e realizam-se online em direto na Academia Digital do Turismo de Portugal, onde se encontra toda a informação e onde também devem ser realizadas as respetivas inscrições.

O BEST é um programa de capacitação empresarial que visa promover o desenvolvimento das competências estratégicas e de gestão competitiva das empresas turísticas e incentivar a sua preparação relativamente aos atuais desafios e tendências do mercado global. A iniciativa é promovida pelo Turismo de Portugal, em parceria com a Confederação do Turismo de Portugal e as associações do setor.

Sobre o autorVictor Jorge

Victor Jorge

Mais artigos

Toda a informação sobre o sector do turismo, à distância de um clique.

Assine agora a newsletter e receba diariamente as principais notícias do Turismo. É gratuito e não demora mais do que 15 segundos.

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se conectado

©2021 PUBLITURIS. Todos os direitos reservados.