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Edição Digital: Sonae Capital, Marrocos e Especial 2020

A edição desta quinzena do Publituris e a última deste ano, faz capa com uma entrevista a Pedro Capitão, administrador da área de hotelaria da Sonae Capital. O responsável faz um balanço dos desafios da gestão hoteleira neste emblemático ano e aponta cenários do modelo de negócio que a empresa quer focar-se nos próximos tempos: a exploração hoteleira. Pedro Capitão realça que este é o momento de repensar a forma como se está no mercado hoteleiro, destacando a concentração do setor como um dos caminhos a trilhar. A Sonae Capital prepara ainda a abertura de dois cinco estrelas em 2021.

Sendo a última edição do ano do Publituris é também a edição que faz o balanço e uma compilação dos momentos mais marcantes que este ano deixou no Turismo.

Na seção de Destinos, Abdellatif Achachi, diretor-geral do turismo de Marrocos em Portugal, fala sobre a plataforma de e-learning que a entidade lançou para formar os agentes de viagens portugueses e torná-los especialistas no destino. O Turismo de Marrocos prepara outras novidades para que o país se mantenha como um dos principais destinos de férias dos turistas lusos.

Estreitar as relações com os profissionais de turismo portugueses é também o objetivo do Turismo de Bilbao Bizkaia, que vai dinamizar algumas viagens de familiarização no próximo ano, entre outras iniciativas. Juan Baliño Cangoiti, responsável pela Promoção Exterior do Turismo de Bilbao, explica as medidas que o destino tem adoptado para fazer face a esta pandemia.

Leia ainda as novidades que a Hertz Ride, empresa de mototurismo, prepara para lançar no próximo ano e o balanço da sua presença em vários países.

Os artigos de opinião desta edição são assinados por Pedro Machado (Turismo Centro de Portugal), Ricardo Barradas (ISCAL), Ana Lucas e António Palma dos Reis (ISEG) e Amaro Correia. Leia ainda mais uma edição do Observatório por António Paquete.

Raquel Relvas Neto
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Edição Digital: Sonae Capital, Marrocos e Especial 2020

A edição desta quinzena do Publituris e a última deste ano, faz capa com uma entrevista a Pedro Capitão, administrador da área de hotelaria da Sonae Capital. O responsável faz um balanço dos desafios da gestão hoteleira neste emblemático ano e aponta cenários do modelo de negócio que a empresa quer focar-se nos próximos tempos: a exploração hoteleira. Pedro Capitão realça que este é o momento de repensar a forma como se está no mercado hoteleiro, destacando a concentração do setor como um dos caminhos a trilhar. A Sonae Capital prepara ainda a abertura de dois cinco estrelas em 2021.

Sendo a última edição do ano do Publituris é também a edição que faz o balanço e uma compilação dos momentos mais marcantes que este ano deixou no Turismo.

Na seção de Destinos, Abdellatif Achachi, diretor-geral do turismo de Marrocos em Portugal, fala sobre a plataforma de e-learning que a entidade lançou para formar os agentes de viagens portugueses e torná-los especialistas no destino. O Turismo de Marrocos prepara outras novidades para que o país se mantenha como um dos principais destinos de férias dos turistas lusos.

Estreitar as relações com os profissionais de turismo portugueses é também o objetivo do Turismo de Bilbao Bizkaia, que vai dinamizar algumas viagens de familiarização no próximo ano, entre outras iniciativas. Juan Baliño Cangoiti, responsável pela Promoção Exterior do Turismo de Bilbao, explica as medidas que o destino tem adoptado para fazer face a esta pandemia.

Leia ainda as novidades que a Hertz Ride, empresa de mototurismo, prepara para lançar no próximo ano e o balanço da sua presença em vários países.

Os artigos de opinião desta edição são assinados por Pedro Machado (Turismo Centro de Portugal), Ricardo Barradas (ISCAL), Ana Lucas e António Palma dos Reis (ISEG) e Amaro Correia. Leia ainda mais uma edição do Observatório por António Paquete.

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A edição desta quinzena do Publituris e a última deste ano, faz capa com uma entrevista a Pedro Capitão, administrador da área de hotelaria da Sonae Capital. O responsável faz um balanço dos desafios da gestão hoteleira neste emblemático ano e aponta cenários do modelo de negócio que a empresa quer focar-se nos próximos tempos: a exploração hoteleira. Pedro Capitão realça que este é o momento de repensar a forma como se está no mercado hoteleiro, destacando a concentração do setor como um dos caminhos a trilhar. A Sonae Capital prepara ainda a abertura de dois cinco estrelas em 2021.

Sendo a última edição do ano do Publituris é também a edição que faz o balanço e uma compilação dos momentos mais marcantes que este ano deixou no Turismo.

Na seção de Destinos, Abdellatif Achachi, diretor-geral do turismo de Marrocos em Portugal, fala sobre a plataforma de e-learning que a entidade lançou para formar os agentes de viagens portugueses e torná-los especialistas no destino. O Turismo de Marrocos prepara outras novidades para que o país se mantenha como um dos principais destinos de férias dos turistas lusos.

Estreitar as relações com os profissionais de turismo portugueses é também o objetivo do Turismo de Bilbao Bizkaia, que vai dinamizar algumas viagens de familiarização no próximo ano, entre outras iniciativas. Juan Baliño Cangoiti, responsável pela Promoção Exterior do Turismo de Bilbao, explica as medidas que o destino tem adoptado para fazer face a esta pandemia.

Leia ainda as novidades que a Hertz Ride, empresa de mototurismo, prepara para lançar no próximo ano e o balanço da sua presença em vários países.

Os artigos de opinião desta edição são assinados por Pedro Machado (Turismo Centro de Portugal), Ricardo Barradas (ISCAL), Ana Lucas e António Palma dos Reis (ISEG) e Amaro Correia. Leia ainda mais uma edição do Observatório por António Paquete.

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Edição Digital: Nomeados dos Publituris Portugal Travel Awards, México e Africa’s Travel Indaba

A nova edição do Publituris faz capa com os nomeados para a próxima edição dos Publituris Portugal Travel Awards, que vão ser entregues a 6 de julho, numa cerimónia a decorrer no Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel, em Alcobaça. Além dos prémios, esta edição inclui também um dossier sobre Turismo Rural e de Experiências, uma entrevista ao diretor-geral do Hilton Porto Gaia, uma reportagem sobre Cancún e a Riviera Maya, e outra sobre a Africa’s Travel Indaba 2023.

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A nova edição do Publituris, a última do mês de maio, faz capa com os nomeados para a próxima edição dos Publituris Portugal Travel Awards, que vão ser entregues a 6 de julho, numa cerimónia a decorrer no Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel, em Alcobaça.

Este ano, os principais prémios do turismo nacional contam com 174 nomeados, que concorrem num total de 22 categorias, incluindo Companhia de Aviação, Companhia de Aviação Lowcost, Rent-a-car, Operador Turístico, Rede de Agências de Viagens, Companhia de Cruzeiros, Cadeia Hoteleira, Hotel de Cinco Estrelas, Hotel de Quatro Estrelas, Hotel Resort, Boutique Hotel, Hotel de Cidade, Hotel MICE, Hotel de Praia, Turismo Rural, Enoturismo, Campo de Golfe, Parque Temático e Diversões, Empresa de Animação Turística, Marina, Destino Internacional e Região de Turismo Nacional. As votações para escolher os vencedores abrem na segunda-feira, 29 de maio, e decorrem até 26 de junho de 2023.

Além dos prémios sujeitos a votação, os Publituris Portugal Travel Awards vão também entregar o prémio carreira “Belmiro Santos”, que será diretamente atribuído pela redação do jornal Publituris.

A capa desta edição do Publituris chama também a atenção para um dossier sobre Turismo Rural e de Experiências, um tipo de turismo baseado nas emoções e para o qual Portugal conta com uma vasta oferta, numa aposta que remete para a autenticidade nacional.

No âmbito deste dossier, leia também uma entrevista a Marta Cabral, presidente da direção da Associação Rota Vicentina, e fique ainda a conhecer a associação “Madeira Rural”, que não se limita a disponibilizar alojamento, funcionando antes como um lugar de refúgio, bem-estar e hospitalidade.

Nesta edição, contamos-lhe ainda tudo sobre o arranque da operação da Newblue, do grupo World2Meet, para o México, que arrancou a 30 de abril e que convidou o Publituris a descobrir Cancún e a Riviera Maya, numa presstrip que, além das praias, deu a conhecer a cultura e história mexicanas.

O início deste mês de maio ficou ainda marcado pela realização de mais uma edição da Africa’s Travel Indaba, uma das maiores feiras de turismo da África do Sul, na qual o Publituris marcou presença e onde aproveitámos para saber um pouco mais sobre um país conhecido pelos safaris, mas que conta com uma oferta diversa que os turistas portugueses devem descobrir, apesar dos baixos números que o mercado nacional ainda representa.

A feira de turismo da África do Sul, que decorreu em Durban, entre 9 e 11 de maio, foi ainda palco de um importante debate que abordou o estado atual do turismo sul-africano e de toda a África, no qual se apontaram os problemas na emissão de vistos turísticos e a reduzida oferta de voos como os principais desafios a ultrapassar para o desenvolvimento turístico africano.

A nova edição do Publituris conta ainda com uma entrevista a Jan Ringertz, diretor-geral do Hilton Porto Gaia, unidade hoteleira que abriu há ano e meio e que tem vindo a contribuir para posicionar Vila Nova de Gaia como um destino Premium.

Nesta edição, além do Check-In, as opiniões são assinadas por Bárbara de Sousa (professora do ISAG – European Business School), Francisco Jaime Quesado (economista e gestor), Marta Villares (professora do departamento de turismo do ISCE, guia-intérprete e T-Guide certificada), Carlos Torres (jurista e professor da ESHTE) e António Paquete (economista e consultor de empresas).

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Edição Digital: dossier Alentejo, SUSTOUR, PNT, Nice e especial rent-a-car

Nesta edição, o Publituris publica um dossier dedicado ao Alentejo, com entrevistas ao atual presidente da ERT, Vítor Silva, o candidato do projeto “Nova Ambição”, José Manuel Santos, presidente da CVRA, Francisco Mateus, além de um artigo com alguns agentes da região. Além disso, destaque para o projeto SUSTOUR, a nova Plataforma Nacional de Turismo, o destino Nice, e um especial sobre o mercado rent-a-car.

Publituris

A próxima edição do Publituris, a primeira do mês de maio, faz capa com um dossier dedicado à região do Alentejo. Abrimos com uma entrevista ao atual presidente da Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo e da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo (ARPTA), Vítor Silva, que admitiu ao Publituris que o que caracteriza a oferta turística do Alentejo é a “qualidade”.

Ouvidos para este dossier foram, igualmente, sete agentes que operam no Alentejo – Toore de Palma Wine Hotel, Discovey Hotel Management, Sines Sea View Business & Leisure Hotel, Unlock Boutique Hotels, Convento do Espinheiro, Casa das Letras Bed&Books e Vila Galé – que revelaram que a calma e fuga do burburinho das grandes cidades são o cartão de vista tanto para residentes como não residentes.

Em vésperas de eleições para a ERT do Alentejo, o Publituris falou, também, com José Manuel Santos, líder do projeto “Nova Ambição” e que revelou o que irá fazer para transformar [ainda mais] o turismo na região.

Com o segmento do enoturismo a ganhar força e peso na oferta turística, quisemos saber junto do presidente da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), Francisco Mateus, o que é que está a ser feito para dinamizar o enoturismo na região. Certo é que para o presidente da CVRA, o enoturismo é “uma das âncoras do turismo no Alentejo”.

Na “Distribuição”, entrevistámos Paula Antunes, diretora da APAVT com o pelouro da Sustentabilidade, a propósito do projeto SUSTOUR e ficámos a saber que já há mais de 40 agências de viagens com coordenadores de sustentabilidade formados e 15 que já atingiram o estatuto de “Travelife Partner”.

Em “Destinos”, damos conta da criação da Plataforma Nacional de Turismo (PNT) que junta academia e organizações empresariais para potenciar o setor.

Também em “Destinos”, fomos conhecer a proposta de Nice para atrair os portugueses. Nas palavras de Lauriano Azinheirinha, diretor do gabinete de turismo e congressos de Nice e Cote d’Azur, “o mercado português ainda não conhece o destino Nice”, pelo que o património cultural e histórico, mas também a gastronomia são apontados como os grandes chamarizes.

Nos “Transportes”, damos a conhecer as expectativas do mercado rent-a-car. Depois da pandemia, a procura voltou em força, o que dá boas expectativas às empresas de rent-a-car que atuam em Portugal. As expectativas apontam para um ano melhor que 2022 e que pode até ultrapassar o período pré-pandemia.

Além do Pulse Report, uma parceria com a GuestCentric, esta edição do Publituris publica as opiniões de Jaime Quesado (economista e gestor), António Jorge Costa (IPDT), Luiz S. Marques (consultor), e António Paquete (economista).

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Edição Digital: Turismo da África do Sul, Flappin, Macau, Tailândia, Fortaleza e dossier Cruzeiros

A nova edição do Publituris destaca a entrevista realizada a Tasneem Motara, Membro do Conselho Executivo para o Desenvolvimento Económico de Gauteng (África do Sul) e responsável pelo setor do turismo. Além disso, a edição dá a conhecer a nova plataforma Flappin, os sabores da Tailândia, a promoção de Macau em Portugal, a estratégia de Fortaleza, o Check-in e o dossier sobre o mercado dos cruzeiros.

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A última edição do mês de abril faz capa com uma entrevista a Tasneem Motara, Membro do Conselho Executivo para o Desenvolvimento Económico de Gauteng (África do Sul) e responsável pelo setor do turismo. De visita a Portugal, Tasneem Motara admitiu querer que o número de portugueses a visitar o país regresse ao período pré-pandémico. Para tal, a oferta de experiências várias é um dos pontos que destaca, embora reconheça que uma ligação direta feita pela TAP seria uma mais-valia.

Na “Distribuição”, damos a conhecer a nova plataforma Flappin. Pol Clavell, CEO da plataforma que chegou a Portugal a 19 de abril, salienta que o conceito do projeto passa por propor aos clientes que “vivam mais e planeiem menos” as viagens. Certo é que o fator diferencial é a surpresa.

Nos “Destinos”, além da entrevista a Tasneem Motara, o Publituris falou com Maria Helena de Senna Fernandes, diretora do Gabinete de Turismo do Governo de Macau, a propósito da ação de promoção realizada em Lisboa, a primeira internacional desde o início da pandemia. Para Maria Helena de Senna Fernandes, “os laços com Portugal ajudam-nos a retomar atividades de promoção internacional”.

Além disso, a diretora do Gabinete de Turismo do Governo de Macau referiu o convite efetuado à APAVT para ir a Macau nos finais de junho, deixando no ar um possível convite para que a associação organize, novamente, o seu congresso a Oriente.

Também nos “Destinos”, o operador turístico Icárion deu a conhecer o destino Tailândia sob o mote “conhecer, sentir e saborear”. Os agentes de viagens tomaram contacto com o destino e aprenderam, com a ajuda de um chef tailandês, a confecionar alguns pratos tradicionais.

Para terminar os “Destinos”, damos a conhecer as novidades e a estratégia de Fortaleza. Alexandre Pereira, secretário do Turismo de Fortaleza, disse ao Publituris que a cidade anseia pelo turismo internacional e procura o regresso de turistas portugueses, uma vez que recebe voos diários da TAP a partir de Lisboa.

No “Dossier”, com o fim das restrições da pandemia, os cruzeiros voltaram a entrar nos planos de férias dos portugueses e as vendas para 2023 dispararam. Os próximos anos prometem trazer de volta os resultados positivos, assim como várias novidades, tanto nos itinerários como nos novos navios.

Além disse, entrevistámos António Pinto da Silva, diretor Comercial da Mundomar Cruzeiros para Portugal, que fez um balanço positivo do percurso da empresa que representa várias companhias de cruzeiros em território nacional, revelando ao Publituris que, em 2022, a Mundomar Cruzeiros já cresceu a três dígitos e tem planos para continuar a crescer.

O diretor Comercial da Mundomar Cruzeiros para Portugal admitiu ainda que “há conversas” no sentido de abrir um escritório no nosso país.

O “Dossier” termina com as conclusões de um estudo da Seatrade Europe que apurou que os cruzeiros fluviais estão em plena recuperação e que, apesar do impacto da guerra na Ucrânia, as expectativas para os próximos anos também são positivas. O Douro é mesmo apontado como um dos rios europeus com maior potencial de crescimento para os próximos cinco anos.

Além do “Check-in”, onde ouvimos as opiniões dos membros do Conselho Editorial do Publituris, as opiniões são de Francisco Jaime Quesado (economista e gestor), José Miguel Pizarro (docente do ISAG), Diogo Correia (Junior SEO off-site at Selectra), e António Paquete (economista).

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Edição Digital: Entrevista Azul (John Rodgerson) e Algarve (João Fernandes), RoadShow das Viagens em imagens, Cabo Verde, Europamundo, China e ARAC

Nesta edição do Publituris, o destaque vai para a entrevista com o CEO da Azul – Linhas Aéreas Brasileiras, John Rodgerson. Além disso, entrevistámos João Fernandes, presidente do Turismo do Algarve, damos a conhecer o olhar da Europamundo para o mercado português, a estratégia de Cabo Verde para o turismo, as perspectivas de cooperação e desenvolvimento entre a província de Zhejiang (China) e Portugal, bem como as conclusões da convenção da ARAC. Além disso, poderá (re)rever a 8.ª edição do RoadShow das Viagens do Publituris em imagens.

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A próxima edição do Publituris faz capa com uma entrevista a John Rodgerson, CEO da Azul – Linhas Aéreas Brasileiras. Com a rota que a companhia aérea opera para Lisboa a registar uma elevada procura, uma vez que os turistas brasileiros olham para a capital portuguesa como “a nova Miami”, o CEO da Azul não descarta, por isso, um reforço da operação no verão.

Dada esta elevada procura, a Azul encontra-se num processo de avaliar “como vender mais pacotes para Portugal. Temos uma empresa de pacotes de viagens, a Azul Viagens, e queremos vender o Algarve, o Porto, Beja ou Fátima. Este é o nosso foco neste momento”, salienta John Rodgerson.

Na “Distribuição”, falámos com Carlos González, diretor para o mercado espanhol da Europamundo Vacaciones, que admitiu ao Publituris que o operador turístico “tem tudo para crescer em Portugal”.

Nos “Destinos”, “viajámos” até Cabo Verde para Francisco Martins, administrador do Instituto do Turismo do país, nos explicou um pouco do Programa Operacional do Turismo de Cabo Verde (POT 2022-2026, orçado em 200 milhões de euros, cuja estratégia assenta na diversificação de produtos e mercados, desconcentração do turismo pelas diferentes ilhas, e melhoria da conectividade.

Da China, mais concretamente, da província de Zhejiang, a sua capital Hangzhou é vista como porta de entrada de Portugal na China.

Na conferência de Promoção e Intercâmbio de Turismo Cultural com a temática “Bela China – Poesia e Pintura Zhejiang”, realizada em Lisboa, Liu He, inspetor de primeiro nível do Departamento de Cultura e Turismo da província chinesa de Zhejiang, admitiu ter “perspectivas de cooperação e desenvolvimento muito amplas” com Portugal. Para já existe um voo semanal direto da Beijing Capital Airlines a partir de Lisboa, tendo sido já anunciada, para breve, uma segunda frequência.

Realizado de 28 a 30 de março, em Coimbra (Vila Galé), Vila Nova de Gaia (Hilton Porto Gaia) e Lisboa (Eurostars Parque das Nações), a 8.ª edição do RoadShow das Viagens do Publituris ficou marcada por vários recordes. Contando com a participação de perto de 400 agentes, os três dias foram aproveitados pelos 44 expositores para mostrar as novidades disponibilizadas ao mercado, tendo sido realizadas mais de 9.000 interações. Nesta edição do Publituris poderá (re)ver as imagens destes três dias de networking.

A terminar o mandato e tendo já anunciado a não recandidatura à presidente da Entidade Regional de Turismo do Algarve (ERT-A), João Fernandes faz um balanço dos cinco anos que esteve à frente do turismo da região. Se nas palavras do próprio, o Algarve “concorre na Liga dos Campeões do Turismo”, confessa que “gostaria que a TAP tivesse mais atenção pela região”, já que “é o destino para onde a companhia menos voa, em Portugal”.

Além da entrevista a João Fernandes, damos a conhecer as principais conclusões de um estudo realizado pela Opium sobre o Turismo Cultural no Algarve, indicando a agenda no que diz respeito à oferta, procura e gestão cultural e criativa.

Em Alcobaça, um dos temas da IV Convenção da Associação Nacional dos Locadores de Veículos (ARAC) foi o (novo) aeroporto de Lisboa. Com as atuais nove localizações em análise, embora na altura da convenção só se conheciam sete, no final do debate ficou a certeza de que o setor do rent-a-car não está preocupado com a distância a que a nova infraestrutura aeroportuária poderá ficar.

Além do Pulse Report, numa parceria entre o Publituris e a GuestCentric, as opiniões pertencem a Francisco Jaime Quesado (Economista e Gestor), João Caldeira Heitor (ISG) e João Silva Santos (merytu).

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Edição Digital: Embratur, Turismo nos Municípios, NDC e parques temáticos

A nova edição do Publituris faz capa com uma entrevista ao presidente da Embratur – Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, Marcelo Freixo, que fala das alterações que a mudança política no Brasil trouxe à promoção internacional do país. Leia ainda um especial sobre o Turismo nos Municípios portugueses, um dossier sobre as novidades dos parques temáticos e de diversões, e uma reportagem sobre a NDC.

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A nova edição do Publituris, a última de março, faz capa com uma entrevista ao presidente da Embratur – Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, Marcelo Freixo, que fala das alterações que a mudança política no Brasil trouxe à promoção internacional do país, assim como ao próprio turismo brasileiro.

Além de já ter recuperado a marca que tinha sido usada até 2019, o Brasil está também empenhado em se afirmar como um destino sustentável, seguro e aberto a todos, apesar de Marcelo Freixo admitir que o país tem ainda muito trabalho pela frente: “Só herdámos problemas na área do turismo”, lamenta, numa entrevista realizada durante a BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, que abordou ainda a recuperação da conetividade aérea e a importância do mercado português.

Nesta edição, leia também um especial sobre o Turismo nos Municípios portugueses. Saiba o que estão os municípios nacionais a fazer para aumentar e promover a sua oferta turística, numa época em que o turismo é cada vez mais visto como uma aposta estruturante e de importância inegável.

Com o verão à porta, publicamos também um dossier sobre os parques temáticos e de diversões nacionais, que se preparam para mais uma temporada alta e se revelam otimistas. Depois da pandemia, o público português e internacional está de volta, o que justifica a aposta em muitas e diversas novidades.

Lá fora, saiba também qual é a programação da Disneyland Paris para continuar a assinalar o seu 30.º aniversário e conheça os planos de expansão do Futuroscope, o mais antigo parque temático francês, que está a investir 300 milhões de euros para se tornar num resort à escala europeia em 10 anos.

Leia também a reportagem sobre a mesa-redonda que, na BTL, abordou o impacto da NDC – New Distribution Capability no negócio da distribuição. Promovido pela Amadeus, este debate contou com a participação de Frédéric Frère, co-fundador do Grupo Travelstore; Miguel Quintas, fundador e presidente do Consolidador.com; e Nuno Barreiros, director senior Airlines & Distribution da Viagens Abreu.

Esta edição conta ainda com um artigo sobre São Tomé e Príncipe, cujo diretor-geral do Turismo, Eugénio Neves, deu a conhecer ao Publituris o plano estratégico que vai guiar o turismo do país até 2025.

Esta edição do Publituris conta ainda com o Check-in, assim como com as opiniões de Francisco Jaime Quesado (economista e gestor), Alexandre Pessoa (professor do ISCE e diretor-geral da agência digital BlueSerenity) e António Paquete (economista).

Leia a edição aqui.

 

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Edição Digital: Turismo de Portugal, ITB Berlin e Portugal Trade Awards

A nova edição do Publituris faz capa com uma entrevista ao presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, realizada durante a ITB Berlin. Além desta entrevista, leia também a reportagem sobre a feira alemã e veja a fotorreportagem sobre a BTL, assim como sobre os “Portugal Trade Awards by Publituris @BTL 2023”, que distinguiram 16 empresas do setor.

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A nova edição do Publituris faz capa com uma entrevista ao presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, realizada durante a ITB Berlin, a feira de turismo da Alemanha.

Nesta entrevista, Luís Araújo fala sobre a importância do mercado alemão, assim como de outros mercados, que estão a ter um papel fundamental na recuperação da atividade turística em Portugal.

 

A propósito da ITB Berlin, não perca também a reportagem sobre aquela que é considerada a maior feira de turismo do mundo, que decorreu entre 7 e 9 de março, na capital alemã e que mostrou que o mercado germânico está mais do que pronto para retomar as viagens.

Nesta edição, destaque também para a fotorreportagem dos prémios “Portugal Trade Awards by Publituris @BTL 2023”, que foram entregues no primeiro dia da BTL e que distinguiram 16 empresas do setor do turismo.

Além dos prémios às empresas que mais se destacaram durante o ano passado, os “Portugal Trade Awards by Publituris @BTL 2023” distinguiram ainda Eduardo Jesus, secretário Regional de Turismo e Cultura da Madeira, como Personalidade do Ano.
Esta edição conta ainda com um artigo sobre a IBS Portugal, marca de agências de viagens que, em junho, vai dar início a um processo de expansão em franchise, com o objetivo de chegar aos 20 postos de venda em todo o país em 24 meses.

Destaque também para a reportagem sobre a conferência que o Publituris promoveu, em parceria com a BTL, durante a principal feira do turismo nacional e que foi dedicada às “Linhas de Apoio ao Turismo”. Apesar de aplaudir as ajudas disponibilizadas, o setor pede uma maior simplificação e agilização de processo, de forma a que estes apoios cheguem no “timing” certo às mãos das empresas que mais precisam deles.

Sobre a BTL, publicamos também uma fotorreportagem da feira, cuja 33ª edição, que decorreu entre 1 e 5 de março, na FIL, em Lisboa, recebeu mais de 63 mil visitantes.

Na secção dedicada aos Transportes, o destaque vai para uma reportagem sobre a conferência que a CLIA – Associação Internacional de Companhias de Cruzeiros promoveu em Lisboa, por ocasião da BTL, e que debateu a sustentabilidade nesta atividade, que há mais de 25 anos vem a trabalhar para se tornar mais sustentável e amiga do ambiente.

Esta edição do Publituris conta ainda com o Pulse Report, assim como com as opiniões de Francisco Jaime Quesado (economista e gestor), Rosa Conde (docente do ISAG e investigadora do CICET-FCVC), Jorge Mangorrinha (investigador) e António Paquete (economista).

Leia a edição aqui.

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Edição Digital: Vencedores dos “Trade Awards”, entrevistas SETCS e Magellan 500, Jordânia, Operadores Turísticos e World2Fly

São muitos e diversos os temas da edição especial BTL do Publituris: vencedores dos “Portugal Trade Awards by Publituris @BTL 2023”, entrevistas ao secretário de Estado do Turismo, ao promotor do projeto do Aeroporto de Santarém (Magellan 500), Jordânia, o destino convidado da BTL (Tunísia), dossier Operadores Turísticos, e World2Fly.

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A próxima edição do jornal Publituris, faz capa com a entrevista realizada ao Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços (SETCS), Nuno Fazenda.

Há três meses à frente da Secretaria de Estado do Turismo [Comércio e Serviços), Nuno Fazenda faz da coesão territorial uma das bandeiras para o futuro do turismo. Ao Publituris, Nuno Fazenda admite que há ”sinais muito positivos do mercado e das empresas que nos permitem encarar 2023 com confiança e com algum otimismo”. Sem se estender em temas como o aeroporto e a TAP, o SETCS salienta que “o objetivo é reforçar a conetividade aérea e aumentar o número de companhias aéreas que escolhem Portugal para fazer ligações e para nos trazer mais pessoas”.

Além deste tema de capa, também os “Portugal Trade Awards by Publituris @BTL 2023” estão em destaque, evento que se realizou no dia em que o Publituris comemorou o 55.º aniversário (data da 1.º edição 1 de março de 1968).

Referência também para a “Viagem” à Turquia e Jordânia, bem como a entrevista ao ministro do Turismo e Antiguidades da Jordânia, Makram Al Queisi, que evidenciou as vantagens que uma parceira entre Portugal e Jordânia poderá trazer no futuro no segmento do “Turismo Religioso”.

Destino convidado na BTL 2023, tivemos à conversa com Leila Tekaia, diretora do Turismo da Tunísia para Portugal e Espanha, que revelou as expectativas para o mercado português.

Na “Distribuição”, damos a conhecer uma empresa que está no mercado há 25 anos – Papa-Léguas – e que tem como objetivo levar os portugueses aos vários recantos do mundo vivenciar experiências únicas no domínio do turismo ativo e de aventura.

O dossier desta edição é dedicado aos Operadores Turísticos e à oferta que estes possuem para o próximo verão. Certo é que os ouvidos estão satisfeitos com o ritmo das vendas para o próximo verão. Por isso, conheça as ofertas que são propostas por estes players, além de uma entrevista mais aprofundada a Tiago Encarnação, diretor de Operações da Lusanova.

Conversámos, também, com Pedro Braga, diretor-geral Adjunto da FCE, sobre a BTL de 2023, além de ficarmos a conhecer melhor o projeto proposto para o aeroporto de Santarém. Carlos Brazão, líder e promotor do Magellan 500, explicou as diversas vantagens deste projeto para a região e para o país. Flexível, escalável e adaptável à nova realidade e ao novo paradigma da indústria da aviação, o primeiro voo poderia aterrar ou levantar voo em 2029.

Nos “Transportes”, Duarte Correia, Managing Director do grupo W2M para Portugal, falou um pouco sobre a aposta nas Caraíbas para o próximo verão. Além dos voos charter da sua própria companhia aérea, o grupo conta com muitas outras novidades para a época alta de 2023.

Ainda nos “Transportes”, Joaquim Robalo de Almeida levanta um pouco do véu sobre a próxima Convenção da ARAC, esperando que esta traga um “debate vivo” sobre o setor.

No “Emprego&Formação”, o ISAG e a Mystic Invest/DouroAzul assinaram um protocolo de colaboração assente numa componente de formação contínua, valorizando e focando nas estratégias de retenção de talento na área do turismo, nomeadamente o fluvial. O Publituris falou com Cristina Cunha, Coordenadora da Formação Executiva do ISAG – European Business School, e Luís David, Corporate Human Resources Director da Mystic Invest Holding.

Além de todos estes conteúdos da edição especial para a BTL 2023, o Publituris publica, também, o “Check-in” e as opiniões de Jaime Quesado (gestor e economista), Ana Jacinto (secretária-geral da AHRESP), Sílvia Dias (diretora de marketing Savoy Signature), Basílio Simões (vice-chairman Cleanwatts), Jorge Mangorrinha (investigador), Amaro Correia (docente Atlântico Business School), Pedro Castro (diretor SkyExperts), Luiz S. Marques (investigador), e António Paquete (economista).

Leia a edição aqui.

Boas leituras!

 

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Edição digital: Dubai, Singles Travel, IPDAL, Portugal Branding e Motolusa

A aposta no turismo pelo Dubai e a agenda do destino para Portugal é tema de capa nesta edição do Publituris. Além disso, o Publituris dá a conhecer a estratégia da “Singles Travel” para viagens descomprometidas, a melhor forma de juntar Portugal à América Latina, Portugal Branding e a oferta marítimo-turística.

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A próxima edição faz capa com a entrevista à responsável do Turismo do Dubai para Portugal. Cibele Moulin revela que o Dubai pretende posicionar-se como um dos destinos turísticos de eleição a nível global. Relativamente a Portugal, existe uma agenda para levar mais turistas à cidade.

Na “Distribuição”, damos a conhecer um conceito inovador em Portugal e que tem como objetivo oferecer soluções de viagens e turismo exclusivamente dedicada a pessoas descomprometidas, seja solteiras, divorciadas, viúvas ou separadas. A “Singles Travel” marca da empresa Big Eventos, acredita que ainda há muito para crescer neste segmento.

Nos “Destinos”, o presidente do IPDAL – Instituto para a Promoção da América Latina e Caraíbas – está convicto que “uma das melhores formas de juntar Portugal à América Latina é através do Turismo”. Por isso, o organismo liderado por Paulo Neves tem apostado neste setor.

Nascido no início de dezembro de 2022, ao abrigo de uma parceria entre o CEIT – Centro Estratégico de Inovação Territorial e a Coimbra Business School, o Portugal Branding – o Programa Nacional de Desenvolvimento de Marcas Territoriais promete revolucionar as práticas nacionais ao nível da gestão de marcas territoriais, num trabalho que vai trazer também vantagens ao nível do turismo.

Nos “Transportes”, com o crescimento do turismo em Portugal, também a procura por embarcações para o segmento marítimo-turístico disparou, o que leva a Motolusa, empresa que distribui e comercializa várias marcas em território nacional, a mostrar-se confiante quanto ao futuro deste mercado, que está ainda a lidar com alguns desafios.

Além da análise realizada pela GuestCentric, esta edição conta também com as opiniões de Vítor Neto (ex-secretário de Estado), Ana Jacinto (secretária-geral da AHRESP), Francisco Jaime Quesado (economista e gestor), Marta Sotto-Mayor (formadora e docente no ISCTE), Sofia Almeida (coordenadora na Universidade Europeia), Mafalda Almeida (professora no ISCE) e António Paquete (economista).

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Boas leituras!

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Edição digital: Dossier de companhias aéreas, Soltour Travel Partners e Turismo do Centro

A nova edição do Publituris, a primeira do mês de fevereiro, faz capa com um dossier dedicado às novidades que as companhias aéreas preparam para o próximo verão IATA. Além do dossier, publicamos um artigo sobre a Soltour Travel Partners, uma entrevista com o presidente da Turismo do Centro e outra com o diretor-executivo do NEST – Centro de Inovação do Turismo.

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A nova edição do Publituris, a primeira do mês de fevereiro, faz capa com um dossier dedicado às novidades que as companhias aéreas preparam para o próximo verão IATA, que arranca já a 27 de março e se prolonga até 26 de outubro.

Conheça as novidades previstas para Portugal para o próximo verão IATA e saiba também quais são as previsões das transportadoras aéreas para 2023, ano que promete trazer de volta a capacidade que ainda estava por repor devido à pandemia da COVID-19.

Nesta edição, publicamos também um artigo sobre a Soltour Travel Partners na secção de Distribuição, no qual o delegado Luís Alexandrino revela que o objetivo do operador passa por oferecer às agências portuguesas um portefólio mais amplo e não só de destinos de ‘Sol & Praia’.

Leia também o especial sobre o Turismo do Centro, em que Pedro Machado, presidente da entidade regional de turismo, faz um balanço sobre o seu mandato, que está a terminar, e fala sobre a importância do mercado espanhol, que a região quer continuar a captar, naquele que é um dos motivos que levaram a Turismo do Centro a associar-se ao lançamento da primeira Estratégia do Turismo Transfronteiriço 2022-2023, que foi apresentada na FITUR 2023.

Nesta edição, publicamos ainda uma entrevista com Roberto Antunes, diretor-executivo do NEST – Centro de Inovação do Turismo, que defende que “a tecnologia [no setor do turismo] deve ser o facilitador e não a finalidade”.

A nova edição do Publituris volta ainda a divulgar os nomeados para os Portugal Trade Awards by Publituris @BTL 2023, que vão ser entregues no primeiro dia da BTL, a 1 de março.

Este ano, são 100 os nomeados, em 16 categorias, às quais acresce o prémio “Personalidade do Ano”, que é escolhido diretamente pela equipa do Publituris. A votação online arranca já na próxima segunda-feira, 23 de janeiro, prolongando-se até 17 de fevereiro.

Além do check-in, esta edição conta também com as opiniões de Francisco Jaime Quesado (economista e gestor), Helena Pimentel (docente do ISG), Nuno Abranja (diretor do Departamento de Turismo do ISCE e CEO da consultora OMelhorDoTurismo) e Pedro Castro (diretor da SkyExpert Consulting e docente de Sistemas de Transporte no ISCE).

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Edição Digital: Os nomeados dos Portugal Trade Awards, Lisboa e autocarros de turismo

A nova edição do Publituris faz capa com os nomeados para os Portugal Trade Awards by Publituris @BTL 2023, que vão ser entregues no primeiro dia da BTL, a 1 de março. Além disso, inclui também um especial sobre Lisboa, um dossier sobre autocarros de turismo e passageiros, uma entrevista com o responsável da VARIAÇÕES e um artigo sobre a Turiset, a primeira agência em Portugal a ostentar o selo ‘Checked by DECO’.

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A nova edição do Publituris, a última do primeiro mês de 2023, faz capa com os nomeados para os Portugal Trade Awards by Publituris @BTL 2023, que vão ser entregues no primeiro dia da BTL, a 1 de março.

Este ano, são 100 os nomeados, em 16 categorias, às quais acresce o prémio “Personalidade do Ano”, que é escolhido diretamente pela equipa do Publituris. A votação online arranca já na próxima segunda-feira, 23 de janeiro, prolongando-se até 17 de fevereiro.

Nesta edição, publicamos também um especial sobre Lisboa, destino cuja marca está a puxar toda a região, segundo Vitor Costa, presidente da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa e diretor-geral da Associação de Turismo de Lisboa (ATL). Neste trabalho, saiba também porque quer a ATL repensar a estratégia turística para a região, através das palavras da diretora executiva da associação, Paula Oliveira, fique a par das novidades da hotelaria na região da capital para este e para os próximos anos e conheça ainda a nova Doca da Marinha, que promete aproximar Lisboa do Tejo.

Na secção Distribuição, publicamos ainda um artigo sobre a Turiset, que se tornou na primeira agência de viagens em Portugal a ostentar o selo “Checked by DECO”, e, em MI, o destaque vai para uma entrevista com Diogo Vieira da Silva, diretor-executivo da VARIAÇÕES – Associação de Comércio e Turismo LGBTI+, que vai estar presente na BTL 2023 e que pede que Portugal crie uma estratégia para este segmento, que vale perto de 50 mil milhões de euros.

O Dossier desta edição do Publituris é dedicado aos autocarros de turismo e passageiros, que se mostram mais confiantes em relação a 2023, uma vez que, com a melhoria da situação epidemiológica, a procura parece estar a regressar. Apesar de positivas as expetativas para este ano, as empresas mostram-se moderadamente otimistas, uma vez que os desafios continuam a ser muitos e foram agravados com a guerra na Ucrânia, nomeadamente ao nível dos custos com o combustível, aos quais estas empresas estão particularmente expostas. Neste dossier, saiba ainda que novidades estão as empresas de autocarros de turismo e passageiros a preparar para este ano.

Além do Pulse Report, esta edição conta ainda com as opiniões de Francisco Jaime Quesado (economista e gestor); Mariana Marques (docente do ISG); Andrea Santos, Filipe Trindade e Gilda Mendes (coordenadores da Pós-Graduação em Organização de Eventos do ISAG); e António Paquete (economista).

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