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Edição Digital: Sonae Capital, Marrocos e Especial 2020

A edição desta quinzena do Publituris e a última deste ano, faz capa com uma entrevista a Pedro Capitão, administrador da área de hotelaria da Sonae Capital. O responsável faz um balanço dos desafios da gestão hoteleira neste emblemático ano e aponta cenários do modelo de negócio que a empresa quer focar-se nos próximos tempos: a exploração hoteleira. Pedro Capitão realça que este é o momento de repensar a forma como se está no mercado hoteleiro, destacando a concentração do setor como um dos caminhos a trilhar. A Sonae Capital prepara ainda a abertura de dois cinco estrelas em 2021.

Sendo a última edição do ano do Publituris é também a edição que faz o balanço e uma compilação dos momentos mais marcantes que este ano deixou no Turismo.

Na seção de Destinos, Abdellatif Achachi, diretor-geral do turismo de Marrocos em Portugal, fala sobre a plataforma de e-learning que a entidade lançou para formar os agentes de viagens portugueses e torná-los especialistas no destino. O Turismo de Marrocos prepara outras novidades para que o país se mantenha como um dos principais destinos de férias dos turistas lusos.

Estreitar as relações com os profissionais de turismo portugueses é também o objetivo do Turismo de Bilbao Bizkaia, que vai dinamizar algumas viagens de familiarização no próximo ano, entre outras iniciativas. Juan Baliño Cangoiti, responsável pela Promoção Exterior do Turismo de Bilbao, explica as medidas que o destino tem adoptado para fazer face a esta pandemia.

Leia ainda as novidades que a Hertz Ride, empresa de mototurismo, prepara para lançar no próximo ano e o balanço da sua presença em vários países.

Os artigos de opinião desta edição são assinados por Pedro Machado (Turismo Centro de Portugal), Ricardo Barradas (ISCAL), Ana Lucas e António Palma dos Reis (ISEG) e Amaro Correia. Leia ainda mais uma edição do Observatório por António Paquete.

Raquel Relvas Neto
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Edição Digital: Sonae Capital, Marrocos e Especial 2020

A edição desta quinzena do Publituris e a última deste ano, faz capa com uma entrevista a Pedro Capitão, administrador da área de hotelaria da Sonae Capital. O responsável faz um balanço dos desafios da gestão hoteleira neste emblemático ano e aponta cenários do modelo de negócio que a empresa quer focar-se nos próximos tempos: a exploração hoteleira. Pedro Capitão realça que este é o momento de repensar a forma como se está no mercado hoteleiro, destacando a concentração do setor como um dos caminhos a trilhar. A Sonae Capital prepara ainda a abertura de dois cinco estrelas em 2021.

Sendo a última edição do ano do Publituris é também a edição que faz o balanço e uma compilação dos momentos mais marcantes que este ano deixou no Turismo.

Na seção de Destinos, Abdellatif Achachi, diretor-geral do turismo de Marrocos em Portugal, fala sobre a plataforma de e-learning que a entidade lançou para formar os agentes de viagens portugueses e torná-los especialistas no destino. O Turismo de Marrocos prepara outras novidades para que o país se mantenha como um dos principais destinos de férias dos turistas lusos.

Estreitar as relações com os profissionais de turismo portugueses é também o objetivo do Turismo de Bilbao Bizkaia, que vai dinamizar algumas viagens de familiarização no próximo ano, entre outras iniciativas. Juan Baliño Cangoiti, responsável pela Promoção Exterior do Turismo de Bilbao, explica as medidas que o destino tem adoptado para fazer face a esta pandemia.

Leia ainda as novidades que a Hertz Ride, empresa de mototurismo, prepara para lançar no próximo ano e o balanço da sua presença em vários países.

Os artigos de opinião desta edição são assinados por Pedro Machado (Turismo Centro de Portugal), Ricardo Barradas (ISCAL), Ana Lucas e António Palma dos Reis (ISEG) e Amaro Correia. Leia ainda mais uma edição do Observatório por António Paquete.

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A edição desta quinzena do Publituris e a última deste ano, faz capa com uma entrevista a Pedro Capitão, administrador da área de hotelaria da Sonae Capital. O responsável faz um balanço dos desafios da gestão hoteleira neste emblemático ano e aponta cenários do modelo de negócio que a empresa quer focar-se nos próximos tempos: a exploração hoteleira. Pedro Capitão realça que este é o momento de repensar a forma como se está no mercado hoteleiro, destacando a concentração do setor como um dos caminhos a trilhar. A Sonae Capital prepara ainda a abertura de dois cinco estrelas em 2021.

Sendo a última edição do ano do Publituris é também a edição que faz o balanço e uma compilação dos momentos mais marcantes que este ano deixou no Turismo.

Na seção de Destinos, Abdellatif Achachi, diretor-geral do turismo de Marrocos em Portugal, fala sobre a plataforma de e-learning que a entidade lançou para formar os agentes de viagens portugueses e torná-los especialistas no destino. O Turismo de Marrocos prepara outras novidades para que o país se mantenha como um dos principais destinos de férias dos turistas lusos.

Estreitar as relações com os profissionais de turismo portugueses é também o objetivo do Turismo de Bilbao Bizkaia, que vai dinamizar algumas viagens de familiarização no próximo ano, entre outras iniciativas. Juan Baliño Cangoiti, responsável pela Promoção Exterior do Turismo de Bilbao, explica as medidas que o destino tem adoptado para fazer face a esta pandemia.

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Os artigos de opinião desta edição são assinados por Pedro Machado (Turismo Centro de Portugal), Ricardo Barradas (ISCAL), Ana Lucas e António Palma dos Reis (ISEG) e Amaro Correia. Leia ainda mais uma edição do Observatório por António Paquete.

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Edição Digital: Os nomeados da 13.ª edição dos Portugal Trade Awards by Publituris @BTL 2025

A próxima edição do jornal Publituris destaca os nomeados da 13.ª edição dos “Portugal Trade Awards by Publituris @BTL 2025”. Com 89 nomeados em 15 categorias, os vencedores serão conhecidos no dia 12 de março, na BTL. Mas há mais: o posicionamento de Macau na Europa, a descoberta de Dakhla, uma viagem a Budapeste, o que se sabe do NAL, a nova área BTL Weddings e um extenso dossier dedicado à formação e recursos humanos.

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A nova edição do Publituris, a última do mês de janeiro, lança a 13.ª edição dos “Portugal Trade Awards by Publituris @BTL 2025”. A já habitual festa do trade do turismo regressa, assim, com os prémios cujos vencedores serão conhecidos no primeiro dia da BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market 2025.

Com 89 nomeados, as 15 categorias são: Melhor Operador Turístico, Melhor Agência Corporativa, Melhor Consolidador, Melhor DMC, Melhor Distribuidor B2B, Melhor GSA Aviação, Melhor Sistema Global de Distribuição, Melhor Empresa de Gestão Hoteleira, Melhor Empresa de Software de Gestão Hoteleira, Melhor Startup, Melhor Consultoria e Assessoria em Turismo, Melhor Formação Turismo, Melhor Parceiro Segurador, Melhor Empresa de Organização de Eventos, Melhor Venue para Eventos e Congressos, existindo ainda a categoria de Personalidade do Ano, prémio atribuído diretamente pela redação do Publituris.

Macau
Macau pretende posicionar-se, ou melhor, reposicionar-se no mercado europeu. Para tal, admite Maria Helena Fernandes, diretora da Direção dos Serviços de Turismo de Macau, os eventos que APAVT e ECTAA irão organizar no território durante 2025 serão “uma boa mostra da nossa oferta”.

Dakhla
Conhecida e apreciada por turistas franceses, há pelo menos cinco anos, agora é a vez de ser descoberta por portugueses e espanhóis. Estamos a falar da controversa região de Dakhla, na da província de Oued Ed Dahab, na parte sul de Marrocos. Estivemos lá juntamente com cerca de 100 agentes de viagens e operadores turísticos portugueses e espanhóis. A aventura de Dakhla começou aqui para Portugal e Espanha, destino que está a ser criado para se converter num ponto nevrálgico do turismo de Marrocos.

Budapeste
A capital da Hungria combina história com modernidade e um sem-fim de monumentos que continuam a fazer desta cidade a Pérola do Danúbio. O Publituris visitou Budapeste, a convite da Eurostars Hotel Company, e conta-lhe tudo o que não pode perder neste destino único, onde a imperatriz Sissi continua a ser figura de proa.

NAL
O Novo Aeroporto de Lisboa (NAL), entretanto batizado de Aeroporto Luís de Camões, há muito que é uma obra esperada e exigida pelo setor do turismo … e não só. Ficam os pontos principais do que se sabe da proposta/relatório apresentado pela ANA para a construção da nova infraestrutura aeroportuária no Campo de Tiro de Alcochete.

BTL Weddings
Depois da mudança do naming, de BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa para BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market, a maior feira do setor do turismo em Portugal apresenta uma nova área dedicada aos casamentos. Para Dália Palma, Gestora Coordenadora da BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market 2025, o “interesse crescente” por serviços relacionados com casamentos, revelou uma “oportunidade para estruturar esta oferta de forma mais clara e coesa e criar uma área com uma oferta alargada”.

Dossier – Formação e Recursos Humanos
Numa altura em que todo o setor do turismo se debate com escassez de mão de obra, principalmente, qualificada, e tem dificuldades em atrair e reter talentos, estudo “O Perfil do Profissional de Turismo e Hospitalidade — Competências e Formação” recomenda que estratégias que visam o reconhecimento, o desenvolvimento profissional e a promoção do setor como uma área atrativa e positiva são essenciais. Por outro lado, avança que, investir em práticas eficazes de gestão de recursos humanos pode contribuir significativamente para a construção de uma força de trabalho mais comprometida, capacitada e satisfeita, preparada para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades do setor de Turismo e Hotelaria.

Formação em Turismo: Já nada é o que era
Ainda no dossier, o Publituris falou com quatro profundos conhecedores da área formativa em turismo, em Portugal, que nos ajudam a responder algumas dúvidas Certo é que o turismo mudou e a formação nesta área está longe de ser como era.

Entrevista a Pedro Moita (ESHTE)
Em entrevista ao Publituris, Pedro Moita, pró-presidente, coordenador da licenciatura em direção e gestão hoteleira e coordenador da área científica de ciências da informação e informática da ESHTE (Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril), defende a formação para além da tradicional sala de aula, agregando vários projetos que podem trazer mais-valias aos futuros profissionais desta indústria, e acredita que vai sofrer uma “nova revolução” e que a formação tem, inevitavelmente, de a acompanhar.

Migrantes no turismo
O setor do turismo enfrenta frequentemente escassez de mão de obra qualificada, especialmente em funções operacionais e sazonais. É neste âmbito que nasce o Programa de Formação e Integração de Migrantes no setor do Turismo, que pretende ajudar a colmatar estas lacunas com profissionais motivados e dispostos a adquirir formação, ampliando a base de talentos disponíveis para as empresas turísticas. Esta ação é anunciada pouco depois de um estudo do KIPT CoLAB que revela os perfis, motivações e intenções dos imigrantes no setor de turismo e hotelaria no Algarve, região portuguesa de turismo por excelência.

Opiniões
As opiniões desta edição pertencem a Francisco Jaime Quesado (economista e gestor) – “A responsabilidade empresarial”; António Jorge Costa (IPDT) – “Turismo e Tecnologia: A parceria indispensável para o futuro de Portugal”; Pedro Castro (SkyExpert) – “Um vulcão chamado Trump”; Amaro F. Correia (Atlântico Business School) – “RBU, IA e o Poker”; Jaime Morais Sarmento (Highgate Portugal) – “Recursos Humanos no Turismo: Captação e retenção de talento”; e Sílvia Dias (Savoy Signature) – “Transformar equipas, inspirar resultados”.

Check-in
No “Check-in” desta edição, o Conselho Editorial do Publituris responde às habituais seis questões. Nesta edição existem três sobre o Novo Aeroporto de Lisboa (NAL), uma sobre a Ryanair, outra relativamente ao novo naming da BTL e finalizamos com uma questão sobre o número de hotéis a abrir em Portugal até 2027. Conheça o que os 15 profissionais responderam relativamente a estas questões de forma global.

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Edição Digital 1527: Turismo Interior, Cante Alentejano, Portugal Green Travel e Rio Grande do Sul

A segunda edição do Publituris no mês de janeiro dá destaque ao Turismo Interior. Além disso, trazemos-lhe as novidades da Portugal Green Travel, a afirmação do Cante Alentejano como um “grande embaixador” da região, as 10 tendência do turismo para 2025 e uma viagem até Rio Grande do Sul.

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Turismo Interior
O turismo tem sido um dos setores mais dinâmicos e resilientes da economia portuguesa, contribuindo significativamente para o PIB nacional, criação de emprego e promoção da identidade cultural do país. Se mundialmente Portugal é (re)conhecido pelas suas principais cidades e pelas paisagens costeiras, as regiões do interior do país também abundam em riqueza natural, cultural e gastronomia e história e apresentam-se com um potencial turístico de grande e crescente relevância. Contudo, a oferta é escassa e pouco estruturada, existindo ainda o problema das pessoas ou falta delas.

Para este dossier, o Publituris também entrevistou Miguel Martins, presidente da Associação Ibérica de Turismo Interior (AITI). A conversa decorreu após a realização do I Congresso Mundial de Turismo Interior e depois de ouvir a análise e opiniões de diversos agentes do turismo, especialistas e académicos. Uma coisa é certa, seja visto de dentro ou de fora, “Portugal tem todas as condições para fazer do interior um polo turístico forte e sustentável”, afirma o presidente da AITI.

Portugal Green Travel
Com seis anos de existência, a Portugal Green Travel, cuja missão, desde a primeira hora, é oferecer experiências únicas que respeitam o ambiente e enriquecem as comunidades locais, tem-se destacado pela criação de programas turísticos que não só revelam a beleza e a cultura de Portugal, mas também promovem práticas de turismo responsável e sustentável. O futuro é de crescimento nas quatro áreas de negócio onde atua, que passam por Operação Turística e DMC, Consultoria Estratégica em Turismo e Formação, Eventos de Teambuilding e Gestão de Ativos Turísticos.

Cante Alentejano
Há 10 anos reconhecido pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade, o Cante Alentejano tem vindo a afirmar-se como um “grande embaixador” do Alentejo e vai, em breve, ganhar uma rota turística, disse ao Publituris José Manuel Santos, presidente do Turismo do Alentejo e Ribatejo.

As 10 tendências para o turismo em 2025
Depois de termos noticiado as principais conclusões do 72.ª Barómetro do IPDT no site do Publituris, trazemos nesta edição as 10 principais tendências para 2025 reveladas pelo documento que inquiriu os profissionais do setor do turismo em Portugal.

Rio Grande do Sul: O destino que a imigração italiana e alemã esculpiram
Às paisagens majestosas que a natureza criou, o estado brasileiro do Rio Grande do Sul junta uma herança cultural única, ali deixada pelos imigrantes italianos e alemães que, no final do século XIX, colonizaram a zona sul do Brasil. Estes são apenas alguns dos atrativos que fazem deste estado brasileiro, conhecido pelo clima mais frio e pelas fortes tradições, um destino imperdível, que o Publituris visitou recentemente, a convite da TAP Air Portugal e do Festuris.

Publituris PULSE Portugal
Além disso, a Guestcentric, numa parceria com o Publituris, traz o PULSE REPORT referente ao mês de dezembro de 2024. E se no último mês do ano a procura cresceu 16% face ao mesmo mês de 2023, as estadias por nacionalidade mostram uma liderança dos EUA, com 23% no último mês do ano passado e 24% no total do ano 2024, seguindo-se Portugal (18% e 20%, pela mesma ordem), fechando a Espanha o TOP 3 (11% e 8%, respetivamente).

Em termos de receitas, destaque para o crescimento da região do Porto, +22% face a 2023, bem como os 20% da Madeira, únicas regiões a crescer a duplo dígito.

Já relativamente ao mês de janeiro de 2025, a Guestcentric indica que segue a tendência de dezembro de 2024.

Opiniões
As opiniões desta edição pertencem a Francisco Jaime Quesado (economista e gestor) – “Desafios para o Novo Ano”; António Lopes de Almeida (docente e investigador ISAG) – “Wellness Tourism – O Turismo de Bem-Estar e o Hidrotermalismo”; Ana Clara Silva (diretora de Operações da Pipadouro) – “Douro: crescer em valor sem perder a alma”; e Joaquim Robalo de Almeida (secretário-geral da ARAC) – “O novo papel do rent-a-car para clientes modernos”.

 

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Edição Digital: O que foi 2024 e o que será 2025

A primeira edição do jornal Publituris do ano faz um extenso balanço de 2024 e perspectiva 2025 com a colaboração de diversos profissionais do setor do turismo em Portugal. Além disso, viajámos até Huelva e Maria Valcarce, diretora da FITUR, fala sobre o que esperar da 45.ª edição da feira que realiza de 22 a 26 de janeiro, em Madrid.

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Embora ainda não sejam conhecidos os dados oficiais finais, as perspectivas apontam para que 2024 termine com os objetivos da “Estratégia 2027” alcançados e (mais) um ano de novos recordes.

Certo é que os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), referentes ao mês de novembro, colocam o turismo português com 29.733.143 hóspedes e 76.143.476 de dormidas. Ou seja, caso se alcancem, em dezembro de 2024, os números de igual mês de 2023, o turismo, em Portugal, terminará o ano com mais de 31 milhões de hóspedes e ultrapassar-se-á as 80 milhões de dormidas.

Assim, 2025 conhecerá uma nova definição da estratégia para o turismo em Portugal com a apresentação da “Estratégia 2035”.

Os/As profissionais do setor ouvidos pelo Publituris para este “Balanço 2024 e Perspectivas 2025” apontam o bom ano que a atividade turística teve no nosso país, reconhecendo que os desafios permanecem, mantendo-se otimistas quanto ao ano que agora se inicia, apesar de alguns fatores externos que podem vir a impactar o turismo em Portugal.

Ouvidos foram Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal; Francisco Calheiros, presidente da CTP; Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT; Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP; António Marques Vidal, presidente da APECATE; Berta Cabral, secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas dos Açores; José Santos, presidente do Turismo do Alentejo e Ribatejo; André Gomes, presidente do Turismo do Algarve; Anabela Freitas, vice-presidente da Turismo do Centro; Carla Salsinha, presidente do Turismo de Lisboa; Eduardo Jesus, secretário Regional de Economia, Turismo e Cultura da Madeira; Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte; Jorge Costa, presidente do IPDT; Vasco Pinheiro, CEO da Go4Travel; Jon Arriaga, presidente da DITGéstion; Ricardo Teles, diretor Operacional da Bestravel; Paulo Mendes, diretor de Contratação e Produto do Grupo GEA; Luís Henriques, que respondeu ainda como diretor-geral da Airmet; Adriano Portugal, diretor-geral do Mercado das Viagens; Paulo Geisler, presidente da RENA; Nikos Mertzanidis, diretor para os Assuntos Governamentais e Europeus da CLIA; Joaquim Robalo de Almeida, secretário-geral da ARAC; TAP Air Portugal; José Lopes, country manager da easyJet para Portugal; David Quito, country manager da Emirates em Portugal; Laurent Perrier, diretor-geral da Air France-KLM para Espanha e Portugal; Nicolas Henin, Chief Commercial Officer da Transavia France; Matteo Curcio, Vice-Presidente sénior para a região EMEAI da Delta Air Lines; Eduardo Cabrita, diretor-geral da MSC Cruzeiros Portugal; Francisco Teixeira, diretor-geral da Melair Cruzeiros; Jorge Serrano, diretor Comercial da Costa Cruzeiros para Espanha e Portugal; Duarte Guedes, CEO da Hertz Portugal; e Isabel Martinez, Head of Country em Portugal, Iberia Deputy Manager Director e Iberia Commercial Director da Europcar.

Ainda em 2024 e depois da realização do 49.º Congresso da APAVT, o jornal Publituris foi convidado para se juntar a uma famtrip pela província de Huelva que, por estar mesmo juntinha ao Algarve, passa muitas vezes despercebida. No entanto, tem muito para oferecer em termos turísticos. A viagem foi curta, durou apenas três dias, no entanto, tanto os agentes de viagens como os jornalistas que aceitaram o convite do Turismo da Província de Huelva, com o apoio da APAVT, ficaram surpreendidos com a diversidade das propostas.

Antes do arranque da 45.ª edição da FITUR, que se realiza de 22 a 26 de janeiro, em Madrid, o Publituris conversou com Maria Valcarce, diretora da Feira, que admitiu que “o setor do turismo está a passar por uma transformação e qualquer mudança é uma oportunidade para crescer e inovar”. Por isso, além de salientar que a feira “tem um papel fundamental na definição do futuro da indústria global de viagens e turismo”, o objetivo da FITUR é “dar algumas respostas”.

Além do “Check-in”, as opiniões desta edição pertencem a Francisco Jaime Quesado (economista e gestor), Ricardo Bonacho (Faculdade de Ciências Sociais e Tecnologia da Universidade Europeia), Sílvia Dias (Savoy Signature) e João Ferreira da Silva (cleanup).

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Edição Digital: Olivoturismo, APDM na Ilha do Maio, Viagem à Ilha do Sal e programação para 2025

Na última edição de 2024 do jornal Publituris falamos de Olivoturismo, do trabalho da APDM – Associação de Defesa do Património de Mértola na preparação da ilha do Maio, em Cabo Verde, para o turismo, viajámos até à Ilha do Sal, e damos a conhecer a programação dos operadores turísticos para 2025.

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Na edição que marca o fecho de mais um ano, a última edição de 2024 do jornal Publituris traz para capa um produto turístico que ainda não é, mas quer ser. Tal como o vinho, o setor do azeite pretende afirmar-se como um novo produto turístico em Portugal. Para Gonçalo Morais Tristão, presidente do Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL), o sucesso do Olivoturismo passa pelo trabalho conjunto de produtores, entidades, hotelaria, restauração e municípios. Em 2025 iniciar-se-á um projeto, com duração de 24 meses, para o desenvolvimento deste “novo” produto turístico que “tem um futuro muito promissor”.

Ainda nos “Destinos”, com mais de 45 anos de existência, a APDM – Associação de Defesa do Património de Mértola tem vindo a ajudar ao desenvolvimento de muitos territórios, incluindo além-fronteiras. Cabo Verde é um desses exemplos e, depois de levar o Turismo de Natureza para Santo Antão, a associação está agora a trabalhar na ilha do Maio, para preparar o destino para um turismo sustentável, num projeto da União Europeia, segundo Jorge Revez, presidente da APDM.

O dia 29 de outubro de 2024 marcou a chegada da easyJet a Cabo Verde e ficou também para a história como a data do primeiro voo low cost a aterrar no país. O Publituris, a convite da easyJet, acompanhou esse primeiro vou e conta o lado aventureiro da Ilha do Sal. Apesar de ser conhecida pelo sol e praia, a Ilha do Sal é capaz de proporcionar diversas experiências, incluindo no campo da aventura, oferta que tem vindo a crescer e que o Publituris foi experimentar a convite da easyJet Portugal, que abriu, em outubro, o seu primeiro voo para o destino. Ziplines ou passeios de buggy e moto4 são algumas das emoções que também já se podem viver nesta ilha cabo-verdiana.

Com o final de um ano, há que programar o próximo. E foi exatamente isso que o Publituris quis saber junto de alguns operadores turísticos, concluindo que entram alguns novos destinos na operação de verão 2025 dos operadores turísticos em Portugal, mas acima de tudo, a programação cresce, e já está quase toda disponível no mercado, graças aos reforços dos já existentes. Porto volta a ganhar protagonismo nas saídas dos charter, enquanto Lisboa fica-se no que tem a ver com lugares garantidos em voos regulares.

Para este dossier, entrevistámos Constantino Pinto, diretor de Vendas do grupo Ávoris em Portugal, que destaca a programação abrangente para o verão de 2025, colocada com bastante antecedência no mercado. Novidades são as Maurícias, no longo curso, e a Gâmbia no médio curso. Há muitos reforços tanto mais perto como para destinos mais longínquos. As Caraíbas começam mais cedo, em abril, com os olhos postos na Páscoa.

O Publituris conversou, também, com Cláudia Caratão e João Cruz, diretora de Produto e Contratação, e diretor de Produto e Qualidade da Solférias, sobre a programação do operador turístico para o próximo ano. Novidades face ao último verão, apenas a Costa Norte do Egito (El Alamein), numa operação que decorrerá à saída do Porto, às segundas-feiras, de 9 de junho a 8 de setembro, com a Fly Egypt, e Enfidha, na Tunísia, tanto de Lisboa, às terças, de 3 de junho a 9 de setembro, com a TAP, como do Porto, com a Air Horizont, às quartas-feiras, de 9 de julho a 3 de setembro.

De maior peso na programação da Solférias continua Cabo Verde para onde o operador terá quatro voos para a Ilha do Sal à partida de Lisboa, e três voos à partida do Porto, complementado com o voo charter também para a Boa Vista, existindo também lugares de garantia na TAP a partir de Lisboa.

Além, do Pulse Report, parceria entre o jornal Publituris e a GuestCentric, que traça um cenário positivo para 2025, os artigos de opinião pertencem a Francisco Jaime Quesado (economista e gestor), Ana Jacinto (AHRESP), Mariana Calaça Baptista (Centro de Portugal Film Commission), Joaquim Robalo de Almeida (ARAC), e Nuno Abranja (ISCE).

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Edição Digital: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris

A penúltima edição do jornal Publituris de 2024 faz capa com a entrevista a Isolete Correia CEO da Marina de Vilamoura. O estudo “Distribuição Turística no pós-pandemia”, a apresentação da “Espanha Verde”, uma viagem a Cuba e a Cabo Verde com a easyJet e ao Festuris, compõem o resto da edição.

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A próxima edição do jornal Publituris destaca os 50 anos da Marina de Vilamoura. 1974 marcou o início da atividade da Marina de Vilamoura, que foi pioneira em Portugal, ocupando um lugar de referência no panorama da náutica de recreio nacional, continuando a ser a maior do país com 825 postos de amarração. Isolete Correia, CEO da Marina de Vilamoura, afirma que “o lançamento da Nova Marina representa um salto qualitativo” e terá “capacidade de atrair novos clientes, com um poder de compra elevado”.

Após uma atenta leitura do documento “Distribuição Turística no pós-pandemia”, distribuído no 49.º Congresso da APAVT, em Huelva, e apresentado em linhas gerais por Sandra Primitivo, CEO da EY, consultora que elaborou o estudo, no painel dedicado ao “Virtudes, fragilidades e desafios do setor da distribuição”, é assertiva a afirmação de Pedro Costa Ferreira, presidente da Associação, no seu prefácio, quando diz que, este setor “com performances superiores ao padrão nacional, reforçou a sua influência na economia nacional”.

Presente em Portugal para a apresentação da “Espanha Verde”, Xosé Merelles, diretor do Turismo da Galiza, explicou ao Publituris a importância deste novo posicionamento e desta aposta a quatro. Criada há 35 anos, o diretor do Turismo da Galiza, admite que a apresentação em Portugal é “simultaneamente uma necessidade e uma oportunidade”, indicando que “o número de turistas portugueses que visitam as quatros regiões que constituem a marca ‘Espanha Verde’ aumenta consideravelmente todos os anos”.

Jon Arriaga, diretor-geral da DIT Portugal, já nos tinha avisado que o “Oriente Cubano” é uma região bem diferente, onde a natureza é rainha, além de ter um património histórico e cultural inigualável, mas dizia que é pouco conhecida pelo turismo europeu. Ao participar na II macro convenção da DITGéstion, o Publituris pôde comprovar isso mesmo. Agora é preciso convencer os operadores turísticos ibéricos a programar esta “Cuba menos conhecida” e, de certeza, que não se vão arrepender.

A 29 de outubro, a easyJet abriu o seu primeiro voo para Cabo Verde, passando a ligar Lisboa à ilha do Sal. A rota, que conta com quatro voos por semana, a que se juntam outros dois desde o Porto, pretende democratizar o destino e, segundo José Lopes, diretor-geral da easyJet Portugal, é para manter no futuro.

O ministro do Turismo e Transportes do país, Carlos Santos, a chegada da easyJet a Cabo Verde representa “um mar de oportunidades” para o país, nomeadamente para a “diversificação do turismo e negócios”.

A 36.ª edição do Festuris – Feira Internacional de Turismo, que decorreu em Gramado, no Rio Grande do Sul, Brasil, entre 7 e 10 de novembro, ficou marcada pela recuperação desta região brasileira que, em maio, foi afetadas por cheias devastadoras. Além de mostrar que o Rio Grande do Sul já está recuperado, a feira serviu também para dar a conhecer a oferta regional e anunciar que o sul do Brasil já está de braços abertos para ser descoberto pelos portugueses.

Portugal marcou presença no espaço Luxury e Lídia Monteiro, vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, referiu ao Publituris que “a aposta no sul do Brasil é pelo impacto que esta feira tem e a capacidade de influência que tem na parte sul, como a Argentina, Uruguai, ou seja, outros países da América do Sul”.

Além do “Check-in”, as opiniões desta edição pertencem a Francisco Jaime Quesado (economista e gestor), João Santos (Highgate), Sílvia Dias (Savoy Signature), Joaquim Robalo de Almeida (ARAC), e Carlos Torres (jurista e professor da ESHTE).

Leia a edição aqui.

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Edição Digital: O reforço da aposta da Sogevinus no enoturismo, Kannak, Iberia e Turismo LGBTI+

A nova edição do Publituris destaca o investimento realizado pela Sogevinus no enoturismo, a definição da estratégia do novo operador turístico Kannak, a nova “coqueluche” da Solférias, entrevistas a Antonio Linares, diretor de Vendas da Iberia para Portugal e Espanha, e Gerald Hampel, partner da MICE Buz, um resumo da Convenção da ARAC, e um dossier sobre Turismo LGBTI+.

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A primeira edição do jornal Publituris de novembro faz capa com a aposta da Sogevinus no enoturismo. Depois de um investimento de dois milhões de euros nas Caves Barroca, inseridas nas Caves Cálem, a Sogevinus passou a disponibilizar uma área para experiências dedicadas única e exclusivamente para grupos. Maria Manuel Ramos, diretora de Turismo da Sogevinus, justifica este investimento com o crescimento que o enoturismo tem registado no grupo e globalmente em Portugal e espera uma consolidação das visitas. No início do próximo ano, será inaugurado o Tivoli Kopke Porto Gaia Hotel.

Na “Distribuição”, a Kannak, novo operador turístico especializado em circuitos culturais da World 2 Meet (W2M), que entrou em Espanha em 2023, chegou também a Portugal, mas o grupo está a definir se toda a estrutura da marca ficará centrada no nosso país ou em Espanha. A programação 2024/2025 dedicada apenas ao mercado português deverá ser lançada dentro de semanas. O grupo, que tem vindo a crescer no nosso país, põe a hipótese de trazer outras marcas para Portugal.

Já a nova “coqueluche” da Solférias para o verão de 2025 chama-se Costa Norte do Egito, pela primeira vez programado em voos charter de Portugal, neste caso do Porto para El Alamein, com partidas todas as segundas-feiras entre 9 de junho a 8 de setembro, com a Fly Egypt. O operador turístico deu a conhecer os pormenores do seu programa, em webinar conduzido por Dário Brilha, gestor de produto África (exceto Cabo Verde), que o Publituris acompanhou.

Nos “Transportes”, o jornal Publituris aproveitou o 49.º Congresso da APAVT para conversar com Antonio Linares, diretor de Vendas da Iberia para Portugal e Espanha. Sem adiantar mais informação ao que o CEO da IAG, interessada na compra da TAP, avançou recentemente, o responsável comercial da companhia aérea espanhola destacou a importância do mercado português para a Iberia. E admite, “neste momento, possuímos a rede certa”.

Ainda nos “Transportes”, o Publituris esteve presente na V Convenção Nacional da ARAC – Associação Nacional dos Locadores de Veículos, na qual estiveram em debate alguns dos principais desafios com que o setor do rent-a-car convive atualmente, com destaque para a IA, inovação que já está a ser aplicada nesta atividade, mas cujo impacto deverá vir a ser muito mais profundo.

Presente em Portugal, enquanto parceiro dos Portugal Meeting Forums by Portugal 2024, Gerald Hampel, partner da MICE Buzz, salientou a importância destes eventos para colocar frente-a-frente quem oferece e quem procura soluções no segmento MICE. No final admitiu ter ficado surpreendido pela “qualidade” oferecida pelos “atores” portugueses.

O “Dossier” desta edição é dedicado ao Turismo LGBTI+. No próximo ano, a capital portuguesa vai ser palco do Euro Pride 2025, o maior evento da Europa para a comunidade LGBTI+, que vai incluir um extenso programa de atividades, conferências, encontros, marchas e festas, e que deverá trazer até Lisboa “milhares de visitantes de todo o mundo”.

Ainda a propósito deste tema, foi lançada este ano, a The Queer Spot, uma nova app que facilita o acesso a eventos e espaços seguros para a comunidade LGBTI+ e que, segundo Roger Junior, designer e programador brasileiro, co-fundador primeira startup LGBT-Tech de Portugal, tem vindo a receber um “bom feedback por parte da comunidade de utilizadores orgânicos” e que pode ter também “um papel importante no turismo LGBTI em Portugal”.

Já entre 13 e 15 de setembro, a cidade do Porto voltou a receber o Porto Pride, evento que, este ano, terá levado entre oito a 10 mil pessoas até à capital nortenha e que tem ajudando a afirmar o Porto como um destino de referência para este público.

Além dos Pulse Report, numa parceria entre a GuestCentric e o jornal Publituris, os artigos de opinião pertencem a Francisco Jaime Quesado (economista e gestor), Maria José Silva (CEO da RAV T & ZENTravel), e Carlos Torres (jurista e professor na ESHTE).

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Edição Digital: Especial Portugal no WTM London, DIT Portugal, WTTC Global Summit, Wine Tourism TV e Mercados de Natal

A próxima edição do jornal Publituris traz em destaque a participação de Portugal no WTM 2024. Além disso, damos conta da Convenção da DIT Géstion, realizada em Cuba, a intervenção de John Kerry no WTTC Global Summit com foco nas alterações climáticas, o lançamento da Wine Tourism TV pela APENO e um dossier dedicado aos Mercados de Natal.

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A nova edição do jornal Publituris, a última do mês de outubro, destaca a participação de Portugal no World Travel Market (WTM) London 2024.

Num especial em inglês, entrevistámos o presidente do Turismo de Portugal Carlos Abade, que salientou a importância do mercado do Reino Unido para o turismo em Portugal. Destacando os diferentes produtos turísticos oferecidos pelo país, Carlos Abade frisou que “a perceção é que existe uma procura crescente por produtos estruturados, que acrescentem valor e que incorporem a dimensão da sustentabilidade”.

O presidente do Turismo de Portugal enfatizou que toda a oferta de Portugal terá de ter sempre em atenção o bem-estar de todos, sejam eles residente ou não residentes. E aproveita para afirmar que a “Estratégia Turismo 2035” terá em conta esta ligação entre turismo e as comunidades locais, destacando que a “hospitalidade e o bem-receber são dos ativos mais importantes” que Portugal possui.

Além do presidente do Turismo de Portugal foram ouvidos, também, os responsáveis pela promoção externa das sete regiões de Portugal, bem como alguns dos expositores que marcarão presença de 5 a 7 de novembro do Excel London.

Na “Distribuição”, viajámos até Cuba, para a II Macro Convenção da DIT Géstion. Jon Arriaga e César Clemente, diretor-geral e diretor Comercial da DIT Portugal, respetivamente, realçam que este agrupamento de gestão aposta em “serviços diferenciadores”, tendo anunciado às suas agências de viagens uma série de novidades, principalmente na área tecnológica, que vão permitir a essas empresas melhorar as suas performances de rentabilidade.

Nos destinos, relembramos a intervenção de John Kerry, ex-secretário de Estado dos Estados Unidos da América, ex-candidato presidencial e responsável pela assinatura do Acordo de Paris pelos EUA no Global Summit do World Travel & Tourism Council (WTTC).

Em Perth (Austrália), John Kerry alertou para o flagelo das alterações climáticas e como estas irão impactar o setor do turismo. A mensagem foi clara: “se não cuidarmos do planeta, o turismo será dos primeiros a sofrer”.

Também nesta edição do Publituris, destaque para o lançamento da Wine Tourism TV, projeto da APENO – Associação Portuguesa de Enoturismo. A presidente da associação, Maria João Almeida, dá conta da importância que o enoturismo poderá ter como catalisador para que os estrangeiros descubram outros destinos em Portugal”.

“Se queremos que o enoturismo português seja tão bom como qualquer enoturismo a nível mundial, temos de o promover de forma profissional”, frisa Maria João Almeida, considerando que “este canal vai ajudar muito à promoção” do enoturismo nacional.

O “Dossier” desta edição é dedicado aos Mercados de Natal. Dentro de poucos dias, as ruas das cidades europeias estarão engalanadas com luzes festivas, decorações alusivas à data, e árvores de Natal cintilantes. O certo é que as viagens para visitar os Mercados de Natal na Europa entraram na lista de preferências dos portugueses, produto que tem vindo a crescer significativamente de ano para ano.

Além do “Check-in”, as opiniões desta edição pertencem a Francisco Jaime Quesado (economista e gestor), Paulo Morais Vaz (Porto Business School), Miguel Pizarro (ISAG), Carlos Picanço (Futurismo Azores Adventures), e Amaro F. Correia (Atlântico Business School).

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Edição Digital: Entrevista ao presidente da APAVT, Portugal Meeting Forums by Publituris e réveillon

À beira de um novo congresso da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), a nova edição do Publituris faz capa com uma entrevista ao presidente da associação, Pedro Costa Ferreira, que desvenda alguns pormenores sobre o evento e fala também sobre alguns dos temas em destaque no setor. Portugal Meeting Forums by Publituris, CAI Conference 2024, Portos de Cabo Verde, pós-graduação da Universidade Nova, Toledo e um dossier sobre a programação para o Réveillon também merecem destaque nesta edição.

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À beira de um novo congresso da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), a nova edição do Publituris faz capa com uma entrevista ao presidente da associação, Pedro Costa Ferreira, que desvenda alguns pormenores sobre o evento e fala também sobre alguns dos temas em destaque no setor.

Nesta entrevista, o presidente da APAVT revela as suas expectativas sobre o Orçamento do Estado de 2025, mostra-se pessimista relativamente ao novo aeroporto e fala ainda sobre a privatização da TAP. Pedro Costa Ferreira mostra-se ainda indignado com aquilo que diz ser “uma certa comunicação anti-Turismo”, já que, apesar de reconhecer alguma pressão, considera que não faz sentido falar em excesso de turismo em Portugal.

Nesta edição, publicamos também uma fotorreportagem sobre a 8.ª edição dos Portugal Meeting Forums by Publituris, iniciativa que decorreu entre 1 e 3 de outubro e que deu a conhecer a oferta portuguesa de MICE a 26 buyers internacionais.

Destaque também para a CAI Conference 2024, que decorreu no Funchal, entre 26 e 28 de setembro, e que debateu as oportunidades e desafios para os cruzeiros nas ilhas da Macaronésia, no âmbito do 30.º aniversário da CAI – Cruise Atlantic Islands.

Durante a CAI Conference 2024, falámos também com Irineu Camacho, presidente do Conselho de Administração da ENAPOR – Portos de Cabo Verde, que indicou que o país está a fazer fortes investimentos para aumentar o número de cruzeiros no arquipélago, que tem já capacidade para receber estes navios em todas as ilhas.

Destaque merece ainda a pós-graduação “Leading Tourism & Hospitality”, lançada este ano pela Universidade Nova, assim como a reportagem sobre a cidade espanhola de Toledo, que o Publituris foi conhecer em meados de setembro.

Já o dossier desta edição é dedicado ao Réveillon e às muitas opções de férias que têm vindo a ser lançadas no mercado para esta época festiva. Neste trabalho, damos conta da programação lançada pelos operadores turísticos, que não sofreu grandes alterações face aos destinos propostos no ano anterior, assim como de outras opções, nomeadamente em navios de cruzeiro.

Esta edição, conta ainda com o Pulse Report, assim como com as opiniões de Francisco Jaime Quesado ((economista e gestor), Jorge Nogueira (economista e CEO da Iberobus), Luiz S. Marques (investigador do Dreams da Universidade Lusófona) e Carlos Torres (jurista e professor na ESHTE).

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Edição Digital: Entrevista ao presidente da CTP, Inland, a sustentabilidade na easyJet, o novo Queen Anne e Turismo de Saúde e Bem-estar

Na edição que marca o Dia Mundial do Turismo, publicamos uma entrevista com o presidente da Confederação do Turismo de Portugal, Francisco Calheiros. Além disso, damos a conhecer a Inland Portugal, a estratégia da easyJet para a modernização do espaço aéreo, a nova rainha do Cunard Line. A terminar, um dossier sobre Turismo de Saúde e Bem-estar.

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Na data em que se assinala o Dia Mundial do Turismo e a Confederação do Turismo de Portugal organiza a VII Cimeira do Turismo Português, o jornal Publituris publica uma entrevista com o presidente da CTP, Francisco Calheiros.

Na conversa, realizada uma semana antes da Cimeira e ainda com os incêndios a lavrarem no centro e norte de Portugal, Francisco Calheiros admite que estes têm “claramente impacto no turismo”. E dá o exemplo: “tinha dois eventos no Porto. Ambos foram cancelados de um dia para o outro ou mesmo no próprio dia. Isto implica cancelamento de transportes, alojamento, catering, aluguer de salas, entre outros”.

Quanto aos números que se avançam para a atividade turística em Portugal, em 2024, o presidente da CTP socorre-se do programa desenvolvido internamento e que dá conta de um crescimento entre 2% a 3% para o presente ano nas dormidas. Contudo, Francisco Calheiros é cauteloso e com as opiniões que estão a surgir anti-turismo, salienta que, “nesta fase, não aconselha muito a que falemos em novos recordes no turismo”.

Certo é que, com os objetivos da Estratégia Turismo 2027 praticamente alcançados, o presidente revela que o Turismo de Portugal já está, “e bem”, a lançar as bases para a nova estratégia.

No entanto, enumera três fatores determinantes que podem, de um momento para o outro, escalar e ter consequências graves: “a guerra na Europa, com a invasão da Ucrânia pela Rússia; o conflito no Médio Oriente; e as eleições nos EUA”.

Quanto a outros temas, para o aeroporto pede um cronograma de atuação e critica a falta de uma “solução intermédia” que diz ser o Montijo; na TAP, há que definir bem o que se quer privatizar para depois alinhar calendário e receber as propostas.

Defendendo o IVA turístico e frontalmente contra as taxas turísticas, quanto ao Orçamento de Estado para 2025, Francisco Calheiros admite que a não aprovação, independentemente de eleições antecipadas ou gestão em duodécimos é “péssima”.

Finalmente, reforçando que “este é o meu último mandato à frente da CTP”, Francisco Calheiros conclui que “O turismo é uma atividade muito diferente das outras, é provavelmente a atividade mais transversal que temos. O turismo põe tudo a mexer”.

A agência de tours, Inland Portugal, que dispõe de um menu de experiências de viagem, para pequenos grupos, desenhado para explorar locais, projetos e comunidades menos conhecidos do interior do país, está a dar os seus primeiros passos. A proprietária da empresa, Alexandra Melo, promete, conforme disse ao Publituris, uma imersão autêntica e enriquecedora, focada não apenas nas paisagens lugares pouco visitados, mas também em projetos sociais, ecológicos e comunitários que estão a transformar estas regiões, num convite à descoberta de um Portugal real.

Depois de darmos a conhecer o novo ICC – Integrated Control Centre da easyJet é a vez de publicarmos um artigo sobre o plano estratégico da companhia aérea para a modernização do espaço aéreo, renovação da frota, assim como a aposta em combustíveis sustentáveis e em aviões sem amissões de CO2.

Se Johan Lundgren, CEO da easyJet, admite estarem “entre as companhias aéreas que mais esforços dedicam a este tema, o que significa, atualmente, reduzir em 5% as emissões, e objetivos de “alcançar uma redução de 35% até 2035”, o ministro da Aviaçáo do Reino Unido, Mike Kane, admite “estarmos a aproximar-nos da realidade de virmos a ter voos movidos a hidrogénio, em 2035”.

Inaugurado em maio, o Queen Anne é o mais recente navio de cruzeiro da Cunard Line e esteve em Lisboa a 19 de setembro, numa escala que motivou a visita de um grupo de agentes de viagens portugueses convidados pela Mundomar Cruzeiros, que representa a companhia em Portugal, que pôde conhecer, em primeira mão, a nova rainha desta companhia de cruzeiros norte-americana.

Finalmente, no dossier, dedicado ao Turismo de Saúde e Bem-estar, o secretário-geral da Associação Termas de Portugal (ATP), João Pinto Barbosa, revela, em entrevista, que existem 44 estabelecimentos de termas em funcionamento no país, quase todas deixando o efeito da sazonalidade para trás, por isso abertas a maior parte do ano, e constituindo-se, os principais, e tantas vezes únicos, dinamizadores das economias locais e da criação e retenção de emprego nas regiões do interior e de baixa densidade.

Além, do “Check-in”, as opiniões pertencem a Francisco Jaime Quesado (economista e gestor), João Freitas (Highgate Portugal) e Sónia Brochado (BTRUST).

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Edição Digital: WESGRO, L’exquis, Adecco, ICC da easyJet e Turismo no Interior

A nova edição do jornal Publituris faz capa com a entrevista a Wrenelle Stander, diretora-executiva da WESGRO, que esteve de visita a Portugal para a concretização de diversas parcerias económicas e comerciais, sem esquecer, claro, o turismo.

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A primeira edição do mês de setembro do jornal Publituris faz capa com Wrenelle Stander, diretora-executiva da WESGRO – Agência oficial de promoção do Turismo, Comércio e Investimento da Cidade do Cabo e do Cabo Ocidental – que veio a Portugal para concretizar diversas parcerias económicas e comerciais, não deixando de aproveitar a oportunidade para promover a cidade, a região e o país a nível turístico. Relativamente ao mercado português Wrenelle Stander espera “aumentar potencialmente a quota de mercado em Portugal”, considerando que “Portugal pode ser um polo importante para o turismo na África do Sul”.

Na “Distribuição”, damos a conhecer a L’exquis, uma agência de viagens de luxo, que nasceu em Portugal no início do ano, para dar resposta a esta tendência de mercado de alta sofisticação que tem crescido no nosso país com a chegada de cada vez mais americanos (EUA e Canadá) asiáticos e russos endinheirados que não se importam de pagar, quer em férias ou em viagem de negócios, o que for preciso, para uma experiência única no nosso país. A empresa aliou-se a parceiros de alta qualidade para lhes dar o que pretendem: viagens, experiências, eventos, concierge, além de poderem pagar em criptomoedas.

No “Alojamento”, desde a pandemia, a hotelaria tem vindo a deparar-se com a escassez de recursos humanos, num problema que parece estar a melhorar muito por culpa da contratação de colaboradores estrangeiros, que vêm aumentar a diversidade das equipas. E, apesar de alguns desafios, parecem ser muitas as vantagens associadas à diversidade dos recursos humanos, como diz ao Publituris Inês Parreira, Branch Manager Lisboa Hospitality da Adecco Portugal.

No início de setembro, o Publituris visitou o novo ICC – Integrated Control Centre da easyJet, local que concentra a gestão de todas as operações da companhia aérea low cost britânica, que abriu em maio e recorre à Inteligência Artificial (IA) para controlar os cerca de 2000 voos diários da transportadora. Nesta edição damos a conhecer este centro, que é a nova joia da coroa e motivo de orgulho para a easyJet.

Portugal tem vindo a apostar no objetivo de espalhar o turismo por todo o território e ao longo de todo o ano, numa estratégia que parece estar a dar frutos e que merece um balanço positivo por parte de autarquias e de outros agentes regionais. O forte crescimento turístico registado desde a pandemia, inclusive por parte de mercados estrangeiros, é animador, mas o desafio passa agora por manter esse aumento, sempre com a sustentabilidade em mente. Por isso, dedicamos o dossier desta edição ao “Turismo no Interior”.

Além do PULSE REPORT, numa parceria entre o Guestcentric e o Publituris, as opiniões pertencem a Francisco Jaime Quesado (economista e gestor), Carlos Torres (jurista e professor na ESHTE), Márcia Ferreira (CEO da Mainvision), Joaquim Robalo de Almeida (ARAC), Pedro Castro (SkyExpert).

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