Nova edição: Pedro Costa Ferreira, Feiras virtuais e sobrevivência da Animação Turística
A primeira edição de outubro do Publituris faz capa com uma entrevista a Pedro Costa Ferreira, presidente da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT ) e novamente candidato a um novo mandato à frente da associação, cujas eleições decorrem em dezembro.
Costa Ferreira explica que candidata-se ao seu quarto mandato devido ao atual momento, porque “não podemos mudar a liderança a meio de uma batalha tão grave”. E por batalha entenda-se o momento sério que o setor da distribuição vive, desde a sobrevivência das empresas, a relação com a TAP e a dívida que a companhia tem para com as agências de viagens e operadores turísticos, entre outros factores a ler na entrevista. O presidente da APAVT frisa inclusive que, no caso da TAP, nenhuma agência de viagens “abriá insolvência por causa da TAP, antes da TAP abrir insolvência”.
Costa Ferreira aponta ainda críticas à campanha promovida pelo Turismo de Portugal “#Tu Podes: Visita Muito por pouco”, uma ação que “vem contrariar a modernidade do Turismo de Portugal”.
Na secção Análise, leia um artigo sobre as mudanças que a pandemia da COVID-19 trouxe às feiras de turismo mundiais, que vão apostar nas tecnologias para realizarem os certames virtuais. No que refere à feira de turismo portuguesa, a BTL, esta aposta numa solução híbrida.
A ler ainda um artigo que mostra a atual realidade do setor da animação turística que se revela apreensivo quanto ao inverno que se aproxima. para evitar o cenário de despedimentos e encerramentos, o setor apela a mais medidas de apoio. 2023 é o ano que as empresas contactadas apontam para a recuperação da procura, há ainda os mais pessimistas que estimam uma recuperação apenas daqui a cinco anos.
Conheça as soluções que a Google está a disponibilizar para ajudar o setor turístico a digitalizar-se e a adaptar-se ao novo ambiente de viagens.
Os artigos de opinião são assinados por Pedro Machado (Turismo Centro de Portugal), António Monteiro e Ricardo Barradas (ISCAL). Leia as rubricas Histórias do Turismo por Jorge Mangorrinha e o Observatório do Turismo por António Paquete que conta, desta vez, com a contribuição de Manuel Pinto (PHC Hotels).
![Raquel Relvas Neto](https://backoffice.publituris.pt/app/uploads/2023/12/silhueta-120x120-1-120x120.jpg)
Raquel Relvas Neto
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A primeira edição de outubro do Publituris faz capa com uma entrevista a Pedro Costa Ferreira, presidente da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT ) e novamente candidato a mais um mandato à frente da associação, cujas eleições decorrem em dezembro.
Costa Ferreira explica que volta a candidatar-se para liderar a APAVT devido ao atual momento, pois “não podemos mudar a liderança a meio de uma batalha tão grave”. E por batalha entenda-se o momento sério que o setor da distribuição vive, desde a sobrevivência das empresas, à relação com a TAP e à dívida que a companhia tem para com as agências de viagens e operadores turísticos, entre outros factores a ler na entrevista. O presidente da APAVT frisa inclusive que, no caso da TAP, nenhuma agência de viagens “abriá insolvência” por causa desta, “antes da TAP abrir insolvência”.
Costa Ferreira aponta ainda críticas à campanha promovida pelo Turismo de Portugal “#Tu Podes: Visita Muito por pouco”, uma ação que “vem contrariar a modernidade do Turismo de Portugal”.
Na secção Análise, leia um artigo sobre as mudanças que a pandemia da COVID-19 trouxe às feiras de turismo mundiais, que vão apostar nas tecnologias para realizarem os certames virtuais. No que refere à feira de turismo portuguesa, a BTL, esta aposta numa solução híbrida.
A ler ainda um artigo que mostra a atual realidade do setor da animação turística que se revela apreensivo quanto ao inverno que se aproxima. Para evitar o cenário de despedimentos e encerramentos, o setor apela a mais medidas de apoio. 2023 é o ano que as empresas contactadas apontam para a recuperação da procura, há ainda os mais pessimistas que estimam uma recuperação apenas para daqui a cinco anos.
Conheça também as soluções que a Google está a disponibilizar para ajudar o setor turístico a digitalizar-se e a adaptar-se ao novo ambiente de viagens.
Os artigos de opinião são assinados por Pedro Machado (Turismo Centro de Portugal), António Monteiro e Ricardo Barradas (ISCAL). Leia as rubricas Histórias do Turismo por Jorge Mangorrinha e o Observatório do Turismo por António Paquete que conta, desta vez, com a contribuição de Manuel Pinto (PHC Hotels).
Leia a edição aqui.