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Lisboa cria novos polos turísticos para dispersar turistas e garantir sustentabilidade

Novidades foram anunciadas esta segunda-feira, 10 de fevereiro, durante a apresentação do novo Plano Estratégico para o Turismo da Região de Lisboa 2020-2024.

Inês de Matos
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Lisboa cria novos polos turísticos para dispersar turistas e garantir sustentabilidade

Novidades foram anunciadas esta segunda-feira, 10 de fevereiro, durante a apresentação do novo Plano Estratégico para o Turismo da Região de Lisboa 2020-2024.

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A Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa apresentou esta segunda-feira, 10 de fevereiro, o Plano Estratégico para o Turismo da Região de Lisboa 2020-2024, documento que apresenta a região de Lisboa como um único destino, mas com diferentes polaridades, algumas das quais novas, que sejam capazes de oferecer experiências inovadoras e permitir uma melhor gestão dos fluxos turísticos.

“Lisboa, enquanto cidade e comunidade capaz de oferecer experiências diversificadas do ponto de vista turístico, tem um horizonte limitado”, considerou Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, durante a apresentação da nova estratégia para o turismo da região de Lisboa, explicando que Lisboa tem, atualmente, uma “crescente necessidade de compatibilizar o turismo com a vida dos residentes” e que, por isso, é “urgente” investir no desenvolvimento destas novas polaridades.

Mas, além de conseguir gerar novas ofertas, Lisboa precisa também, segundo Fernando Medina, de “cuidar e perpetuar o mais possível os efeitos positivos e benéficos do turismo, reduzindo e mitigando os aspetos negativos que resultam da atividade turística. A isto chama-se sustentabilidade”, afirmou o autarca, defendendo que só assim o turismo vai continuar a ser “capaz de melhorar as condições de vida dos portugueses” e ser “compatível com as comunidades nas quais se insere”.

Para alcançar os objetivos, o novo Plano Estratégico para o Turismo da Região de Lisboa 2020-2024 apresenta uma série de novidades, com destaque para  a criação de 12 polos turísticos, com diferenciação entre os que já se encontram consolidados, os que estão em desenvolvimento e os que se vão potenciar nos próximos anos.

Nos já consolidados não existem grandes novidades, já que se identificam os eixos Lisboa-Centro, onde está prevista mais regulação e melhor gestão dos fluxos turísticos, com a promoção de novas zonas com potencial turístico, mas também Belém-Ajuda, que vai ver a oferta enriquecida com o Museu do Tesouro Real, enquanto Sintra se vai focar num turismo de maior valor, assim como Cascais, que vai reforçar o posicionamento premium, enquanto a Ericeira se vai afirmar como um destino sustentável de surf.

É nos polos em desenvolvimento e nos polos a potenciar que se encontram as novidades, já que, ao nível dos primeiros, está prevista a criação do Polo Tejo, que vai transformar o rio num ativo turístico, nomeadamente através dos projetos Cais de Lisboa e Rede Cais Tejo, recentemente apresentados, enquanto no polo Lisboa Oriente, além das infraestruturas existentes no Parque das Nações, vai ser ainda explorada a vocação jovem e trendy de Marvila e do Beato. Já o Polo de Mafra vai tirar partido do estatuto de Património Mundial, enquanto o Polo da Arrábida vai focar-se no desenvolvimento do turismo de natureza.

Mas é ao nível dos polos a potenciar para o futuro que se encontram as principais novidades, já que está prevista a criação do Polo Arco Ribeirinho Sul, que se vai dedicar à exploração turística fluvial, dinamizando o acesso ao Tejo, assim como do Polo Reserva Natural do Estuário, que vai oferecer experiências no âmbito do turismo de natureza, ligadas aos atributos da tradição rural e usufruto do rio; e ainda do Polo Costa da Caparica, prevendo-se a qualificação das infraestruturas de acesso às praias e o reforço da oferta de alojamento de qualidade.

Ao nível de produtos, o novo plano afirma o City/Short Break como principal oferta da região de Lisboa, a par do Meetings & Incentives, enquanto o surf, sol e mar, golfe e turismo de natureza surgem como produtos complementares da região, que passa a ter ainda a gastronomia e vinhos, cultura e compras e eventos como produtos qualificadores.

No que diz respeito aos públicos, o plano aposta no marketing focado no visitante individual, famílias e pequenos grupos, uma vez que são estes que melhor integração com os residentes proporcionam.

Nos mercados também há novidades, já que o plano prevê a manutenção dos programas de promoção nos mercados consolidados, como o Reino Unido, Irlanda, Alemanha,  Suíça, Áustria, Espanha, França, Itália ou Escandinávia, assim como nos mercados atlânticos de maior crescimento, como EUA, Canadá e Brasil, mas prevê também o lançamento de novas iniciativas promocionais junto dos mercados do Médio Oriente e Ásia, que têm vindo a melhorar a sua performance em Lisboa nos últimos anos.

“O que se propõe é a visão de um destino uno, o destino Lisboa, mas diverso, onde os produtos transversais asseguram a coerência global e os polos – desenvolvidos, em desenvolvimento ou a potenciar – garantem a diversidade e a resposta personalizada a cada uma das realidades”, sintetizou Vitor Costa, presidente do Turismo da Região de Lisboa.

 

 

 

 

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Alojamento

Alojamento turístico ultrapassa os 23 milhões de hóspedes e proveitos ficam perto dos 5 mil milhões de euros no acumulado de 2023

O mês de setembro registou, mais uma vez, evoluções no que diz respeito ao alojamento turístico, com os números do INE a indicaram 3,2 milhões de hóspedes e 8,2 milhões de dormidas, gerando 707,0 milhões de euros de proveitos totais. Já no acumulado do ano, o número de hóspedes ficou bem perto dos 23,5 milhões, enquanto as dormidas ultrapassaram 61 milhões.

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Em setembro de 2023, o setor do alojamento turístico registou 3,2 milhões de hóspedes (+9%) e 8,2 milhões de dormidas (+6,7%), gerando 707,0 milhões de euros de proveitos totais (+15,7%) e 550,9 milhões de euros de proveitos de aposento (+17,0%), revelam os dados publicados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Comparando com setembro de 2019, os números mostram uma continuação de “aumentos mais expressivos”, indicando o INE um crescimento de 41% nos proveitos totais e 43,9% nos relativos a aposento, refletindo também os aumentos dos preços dos serviços prestados.

No 3.º trimestre de 2023, as dormidas cresceram 3,2% (-4,4% nos residentes e +7,2% nos não residentes), a que corresponderam aumentos de 11,8% nos proveitos totais e 12,9% nos relativos a aposento (+39,5% e +41,7%, respetivamente, comparando com o mesmo período de 2019).

No período acumulado de janeiro a setembro de 2023, as dormidas cresceram 11,3% (+1,7% nos residentes e +16,1% nos não residentes), a que corresponderam aumentos de 21,3% nos proveitos totais e 22,5% nos relativos a aposento (+38,8% e +41,6%, respetivamente, comparando com o mesmo período de 2019).

Considerando a generalidade dos meios de alojamento (estabelecimentos de alojamento turístico, campismo e colónias de férias e pousadas da juventude), registaram-se 25,6 milhões de hóspedes e 68,1 milhões de dormidas no período acumulado de janeiro a setembro de 2023, correspondendo a crescimentos de 13,6% e 10,9%, respetivamente. Comparando com o mesmo período de 2019, as dormidas aumentaram 8,2% (+6,5% nos residentes e +9,2% nos não residentes).

Já no que diz respeito aos estabelecimentos de alojamento turístico (tirando parques de campismo, colónias de férias e pousadas da juventude), nos primeiros nove meses de 2023, os proveitos totais cresceram 21,3% e os relativos a aposento aumentaram 22,5%. Neste período, os proveitos atingiram 4,8 mil milhões de euros no total e os relativos a aposento ascenderam a 3,7 mil milhões de euros. O número de hóspedes, neste período, ficou muito perto das 23,5 milhões, enquanto as dormidas ultrapassaram as 61 milhões. Comparando com igual período de 2019, continuaram a observar-se aumentos mais expressivos, 38,8% e 41,6%, respetivamente, refletindo também o aumento generalizado dos preços.

Todas as regiões com proveitos em alta
Em setembro, Lisboa foi a região que mais contribuiu para a globalidade dos proveitos, totais e de aposento (30,3% e 31,8%, respetivamente), seguida pelo Algarve (29,1% e 28%) e pelo Norte (16,4% e 17%). Os maiores crescimentos, contudo, ocorreram nos Açores (+25% nos proveitos totais e +27,1% nos de aposento), no Norte (+22,6% e +23,8%, pela mesma ordem) e no Centro (+19,7% e 21,6%, respetivamente).

Face a setembro de 2019, continuaram a destacar-se os Açores (+74,5% nos proveitos totais e +79,3% nos de aposento), a Madeira (+61% e +75,2%, pela mesma ordem) e o Norte (+57% e + 60,2%, respetivamente).

Já no período acumulado de janeiro a setembro de 2023, os maiores crescimentos nos proveitos totais e de aposento ocorreram em Lisboa (+28,8% e +30,4%, respetivamente), nos Açores (+28% e +29,5%), no Norte (+25,9% e +27,1%) e na Madeira (+25% e +28,4%). Comparando com igual período de 2019, os maiores aumentos nos proveitos totais e de aposento verificaram-se nos Açores (+60,2% e +62,3%, respetivamente), na Madeira (+56,9% e +69,3%), no Norte (+49,2% e +51,6%) e no Alentejo (+47,2% e +52,4%).

Norte e Lisboa com máximos no RevPAR
Analisando o conjunto dos estabelecimentos de alojamento turístico, o rendimento médio por quarto disponível (RevPAR) atingiu 87,9 euros em setembro, registando um aumento de 12,5% face a igual período de 2022 (+6,6% em agosto) e de 32,7% em comparação com setembro de 2019.

Os valores de RevPAR mais elevados foram registados em Lisboa (129,6 euros) e no Algarve (97,2 euros), seguindo-se a Madeira (87,1 euros) e os Açores (85,1 euros). Os maiores crescimentos ocorreram nas regiões autónomas (+17,7% em ambas), seguindo-se o Norte (+16%) e o Centro (+15,9%).

Algarve ainda penalizado face a 2019
Em setembro de 2023, do total de 8,2 milhões de dormidas (+6,7%) nos estabelecimentos de alojamento turístico, 73,1% concentraram-se nos 23 principais municípios.

O município de Lisboa concentrou 17,7% do total de dormidas em setembro (8,7% do total de dormidas de residentes e 21,3% de não residentes), atingindo 1,5 milhões. Comparando com setembro de 2019, as dormidas aumentaram 9,4% (+9,5% nos residentes e +9,3% nos não residentes).

Albufeira (peso de 11,2%; 8,3% do total de dormidas de residentes e 12,4% de não residentes) registou 923,1 mil dormidas e continuou abaixo dos níveis registados em 2019 (-10,2% no total; -23,4% nos residentes e -5,8% nos não residentes).

No Porto, registaram-se 619,8 mil dormidas (7,6% do total), representando um acréscimo de 31,2% face a setembro de 2019 (+10,9% nos residentes e +34,6% nos não residentes).

No Funchal, as dormidas cresceram 23,4% (+48,5% nos residentes e +20,3% nos não residentes) face a setembro de 2019, registando 573 mil dormidas (quota de 7%).

Face a setembro de 2022, Ourém (1,8% do total de dormidas) continuou a destacar-se, registando o maior crescimento de dormidas (+27,6%), principalmente de não residentes (+35% e +14,8% nas dormidas de residentes). Em sentido contrário, Lagoa (2,4% do total de dormidas) registou o maior decréscimo (-10%; -30,4% nas dormidas de residentes e -3,5% nos não residentes).

No acumulado de janeiro a setembro de 2023, face a igual período de 2019 e entre os principais municípios, Vila Nova de Gaia continuou a destacar-se com um crescimento de 34,4% (+23,8% nos residentes e +41,7% nos não residentes), seguindo-se o Porto (+28,7%; +18,6% nos residentes e +30,7% nos não residentes). Em sentido contrário, os maiores decréscimos registaram-se em municípios do Algarve, Vila Real de Santo António (-16,8%; -17,3% nos residentes e -16,4% nos não residentes) e Albufeira (-10%; -19,2% nos residentes e -7,2% nos não residentes).

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Itália quer mostrar um destino menos conhecido com comboios turísticos de luxo

A Itália anuncia nova oferta em viagens com comboios turísticos de luxo. O projeto, que arranca em 2024, visa o desenvolvimento de um turismo de qualidade e, ao mesmo tempo, sustentável, com destaque para os lugares menos conhecidos do país.

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A operadora ferroviária estatal italiana lançará um projeto inovador que visa o desenvolvimento de um turismo de qualidade e, ao mesmo tempo, sustentável. Lugares menos conhecidos na Itália vão estar em destaque, assim como os seus produtos típicos e tradições regionais, em locomotivas antigas.

O vice-primeiro-ministro e ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, anunciou o lançamento do novo projeto que faz parte de uma estratégia de um turismo moderno para o país, que está a enfrentar os efeitos, do que dizem, do excesso de turismo. Em 2022 a Itália recebeu 56 milhões de visitantes e a previsão para 2023 é ainda maior, ou seja, 75 milhões.

Os FS Treni Turistici Italiani serão destinados ao turismo de alta qualidade, assim como ao turismo sustentável e o seu objetivo será o de redescobrir as riquezas da Itália.

Neste projeto serão criados três categorias como os que serão liderados pelo Orient Express Dolce Vita, um  comboio de longa distância e superluxuoso. Além disso, o conhecido Venice Simplon-Orient-Express, cuja proprietária atual é a empresa hoteleira Belmond, também fará parte desta categoria.

Há ainda os comboios expressos e históricos, que percorrerão rotas de média e longa distância, partindo das principais cidades e levando os seus passageiros para áreas turísticas como, por exemplo, Toscana ou Milão. Haverá também um comboio noturno que partirá de Roma até à cidade de Reggio Calabria no sul da Itália, passando pela região da Puglia em Otranto e pela Basilicata em Metaponto.

Os comboios utilizados para estas rotas são das décadas de 80 e 90 e estão a ser reformados de forma a preservar os detalhes originais do século 21 como camarotes, vagões-restaurante, áreas de armazenamento para bicicletas e esquis e salas de reuniões.

Os comboios cruzeiro é a terceira categoria a ser criada. O que deu origem a este conceito é o transporte de turistas para diversos lugares com pequenas pausas.  Uma das rotas terá como ponto de partida Roma e ocorrerá às sextas-feiras à noite.

Os seus passageiros poderão jantar e dormir ao mesmo tempo em que o comboio segue para a parte norte da Itália, mais precisamente para as Dolomitas, tendo como ponto de chegada a estação de Calalzo-Pieve.

A outra rota que está a ser avaliada e terá a duração de cinco ou seis dias partirá do centro da Itália até ao sul, passando por cinco regiões, desde a Úmbria até a Puglia.

Refira-se que  a FS Treni Turistici Italiani passará a assumir a operação dos comboios antigos que hoje são operados em todo o país pela Fondazione FS, o que expandirá ainda mais a oferta de experiências ferroviárias no país.

Luigi Ferraris, CEO da FS refere que, o novo programa “tem como objetivo relançar e desenvolver um turismo de qualidade e sustentável, pronto para apreciar a riqueza do nosso país, e descobrir lugares menos conhecidos”, acrescentando que o alvo é tornar a viagem de comboio parte integrante da experiência do cliente, criando sinergias com outras atividades turísticas, desde visitas guiadas a sítios arqueológicos, caminhadas, passando pela experimentação de produtos típicos, apostando assim nas tradições e nas economias das áreas que as rotas cobrirão.

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Agosto com recorde de 10 milhões de dormidas

O número de dormidas registadas em agosto de 2023 superou, pela primeira vez, as 10 milhões. No acumulado do ano (janeiro-agosto) o total de dormidas ficou perto das 53 milhões, apesar do decréscimo registado nos residentes, compensado pela subida dos mercados internacionais.

Victor Jorge

O setor do alojamento turístico registou 3,5 milhões de hóspedes e 10,1 milhões de dormidas, em agosto de 2023, correspondendo a crescimentos de 4,8% e 1,4%, respetivamente (+4,4% e +1,7% em julho de 2023, pela mesma ordem), avançam os números divulgados esta sexta-feira (29 de setembro) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Face a agosto de 2019, registaram-se crescimentos de 6,3% nos hóspedes e 4,9% nas dormidas.

No período acumulado de janeiro a agosto de 2023, as dormidas aumentaram 12%, +2,4% nos residentes e +16,9% nos não residentes, fixando-se nas 52,9 milhões. Comparando com o mesmo período de 2019, as dormidas cresceram 8,9%, +10% nos residentes e +8,4% nos não residentes

No oitavo mês de 2023, o INE indica que as dormidas de residentes mantiveram uma trajetória decrescente (-6,9%; -2,8% em julho), totalizando 3,5 milhões. Em contrapartida, o crescimento dos mercados externos acelerou (+6,4%, após +3,9% em julho), tendo sido registados 6,6 milhões de dormidas.

Face a agosto de 2019, observou-se um abrandamento do crescimento das dormidas de residentes (+0,9%, após +11,6% em julho), ao contrário do que se verificou nas dormidas de não residentes (+7,1%, após +5,1% em julho).

Entre os 17 principais mercados emissores (88,6% do total de dormidas de não residentes), os Estados Unidos da América e o Canadá continuaram a destacar-se, registando os maiores crescimentos (+28,9% e +27,5%, respetivamente) face a agosto de 2022. Em sentido contrário, os mercados finlandês e espanhol registaram os maiores decréscimos nas dormidas (-10,4% e -4,3%, respetivamente).

Face a agosto de 2019, as dormidas de residentes no Reino Unido (17,5% do total das dormidas de não residentes em agosto) continuaram a crescer (+6,2%; +5,3% face a 2022).

O mercado espanhol (quota de 16%) registou um decréscimo de 5,4% nas dormidas, face a agosto de 2019, tendo mantido a segunda posição entre os principais mercados. O terceiro principal mercado foi o francês (11,8% do total), diminuindo ligeiramente face a 2019 (-0,7%; -3,7% face a 2022). O mercado alemão (quota de 9%) aumentou 9,3% comparando com 2019 (+4,9% face ao ano anterior).

Os mercados norte americano e canadiano continuaram a destacar-se, com crescimentos de 65,6% e 60,1%, respetivamente, face a 2019, enquanto os maiores decréscimos se observaram nas dormidas de hóspedes brasileiros (-19,3%), suecos (-13,8%) e finlandeses (-10,2%).

Por regiões, o Algarve concentrou 31,3% das dormidas, seguindo-se Lisboa (21,2%) e o Norte (17,1%). Os maiores crescimentos registaram-se no Norte (+5,4%), Açores (+4,5%) e Centro (+4,1%), tendo-se verificado decréscimos no Algarve (-1,9%) e na Madeira (-1,2%).

Comparando com agosto de 2019, o Algarve continuou a registar um decréscimo de dormidas (-7,9%; -6,2% em julho). Nas restantes regiões, mantiveram-se os crescimentos, com maior expressão no Norte (+22,7%), na Madeira (+16,5%) e nos Açores (+14,1%).

Com exceção do Alentejo (+0,1%; +9,2% face a 2019), todas as restantes regiões registaram diminuições das dormidas de residentes, mais expressivas na Madeira (-17,1%; +25,1% comparando com 2019) e no Algarve (-13,7%; -14,3% face a 2019).

Todas as regiões registaram crescimentos das dormidas de não residentes face ao ano anterior, destacando-se o Centro (+12,6%; +10% face a 2019), o Alentejo (+12,3%; +2,4% comparando com 2019) e os Açores (+10,7%; +26,8% face a 2019). O Algarve continuou a ser a única região a decrescer face a 2019 (-4,2%).

A estada média nos estabelecimentos de alojamento turístico (2,85 noites) diminuiu 3,2% (-2,6% em julho). Registaram-se decréscimos em todas as regiões, exceto nos Açores (+0,4%).

A estada média dos residentes (2,5 noites) diminuiu 4,9% e a dos não residentes (3,08 noites) decresceu 3,1%.

Os valores mais elevados deste indicador verificaram-se na Madeira (5,01 noites) e no Algarve (4,43 noites), tendo as estadias mais curtas ocorrido no Centro (2,01 noites) e no Norte (2,08 noites).

Finalmente, no que diz respeito à taxa líquida de ocupação-cama nos estabelecimentos de alojamento turístico (66,6%) diminuiu 2,2 p.p. em agosto (-1,9 p.p. em julho), tendo ficado, pelo terceiro mês consecutivo, abaixo do valor observado em 2019 (-2,1 p.p.).

Em agosto, as taxas de ocupação-cama mais elevadas registaram-se no Algarve (74,8%), na Madeira (74,3%) e nos Açores (67,8%). Todas as regiões registaram reduções, que foram mais expressivas no Alentejo (-3,6p.p.) e em Lisboa (-3,4 p.p.).

A taxa líquida de ocupação-quarto nos estabelecimentos de alojamento turístico (73,6%) diminuiu 1,3 p.p. (-1,4p.p. em julho), mas ficou acima do valor observado em 2019 (+1 p.p.).

Foto crédito: Depositphotos.com
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Abertas candidaturas para bolsas NEST Termal+/UBI 2023

As candidaturas às bolsas NEST Termal+/UBI estão abertas até 24 de novembro. O projeto visa promover a investigação em áreas promissoras dedicadas e aplicáveis às termas, favorecer novas práticas e soluções para o termalismo e fomentar a valorização do território e dos seus recursos turísticos distintivos.

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Trata-se de uma iniciativa que resulta de um protocolo de colaboração assinado entre a Associação NEST – Centro de Inovação do Turismo, a Universidade da Beira Interior (UBI) e a Associação das Termas de Portugal e que tem por fim promover a investigação em áreas promissoras dedicadas e aplicáveis às termas, favorecer novas práticas e soluções para o termalismo e fomentar a valorização do território e dos seus recursos turísticos distintivos, apoiando financeiramente estudantes de doutoramento e/ou mestrado da UBI, cujos projetos de investigação revelem elevado potencial nestas temáticas.

Conforme publica o Turismo de Portugal na sua página oficial, as bolsas NEST Termal+/UBI destinam-se a alunos inscritos ou que reúnam as condições para se inscreverem, num programa de doutoramento (3º ciclo de estudos) ou num mestrado (2º ciclo de estudos) da UBI e, simultaneamente, apresentem um projeto de investigação no âmbito do termalismo, tendo por base os pilares do Marketing e Comunicação, Desenvolvimento de Produtos, Serviços ou Modelos de Negócio e Eficiência Energética em Edifícios Termais.

Os candidatos a estas bolsas, indica ainda a mesma fonte, devem ter como orientador científico, um docente ou investigador da UBI, podendo ainda ser designados coorientadores junta da Associação NEST – Centro de Inovação do Turismo e da Associação das Termas de Portugal.

 

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Politécnico de Coimbra vai ensinar enologia, turismo, saúde e bem-estar e desporto na Bairrada

Os concelhos de Anadia e Mealhada (Bairrada) vão acolher um polo do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) onde serão ministrados cursos centrados nas áreas da enologia, turismo, saúde e bem-estar e desporto, áreas consideradas intrinsecamente relacionadas com a região.

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Este polo, intitulado Escola Bairradina, é criado ao abrigo de um protocolo tripartido, celebrado entre o IPC e os municípios de Anadia e Mealhada, e válido por cinco anos.

De acordo com o protocolo tripartido, a implementação da Escola da Bairrada, muito desejada pelas duas autarquias, tem como objetivos principais promover oferta formativa com vista ao desenvolvimento de “formações superiores não conferentes de grau como cursos técnicos superiores profissionais, micro credenciações e pós-graduações em áreas de especial diferenciação do território da Bairrada, tendo em consideração as áreas de forte impacto no território” dos referidos municípios.

No concelho de Anadia, o polo irá funcionar no rés-do-chão do edifício do Colégio Nacional (antiga Escola Secundária de Anadia), que está a ser transformado em residência de estudantes.

As instalações do polo serão localizadas junto ao Complexo Desportivo da Mealhada, uma zona com estação de caminho-de-ferro e transportes coletivos.

Competirá ao Politécnico de Coimbra a coordenação da Escola da Bairrada, a organização logístico-administrativa, o desenvolvimento da oferta formativa, bem como dinamizar ações de promoção das atividades e ações a realizar, no âmbito da Escola, enquanto os dois municípios envolvidos terão de proporcionar os espaços físicos para a implementação das instalações, alocar os recursos humanos necessários ao funcionamento dos espaços no âmbito dos cursos do IPC, promover a oferta formativa na região, assim como divulgar a Escola.

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ADHP propõe pacote de medidas para enfrentar a crise de habitação no setor do turismo

O presidente da ADHP – Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal, Fernando Garrido, participou no painel “Habitação – Incentivos a trabalhar no turismo” da Jornada Regional da Área Metropolitana de Lisboa, uma iniciativa da AHRESP que teve lugar no Fórum Municipal Romeu Correia, em Almada, na passada quarta-feira, 28 de junho.

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A conversa, que também contou com Joana Ferreira, coordenadora de recursos humanos do Grupo Vila Galé, e Tiago Quaresma, administrador no grupo O Valor do Tempo, colocou em debate os desafios que o turismo enfrenta na contratação e retenção de talento devido à crise de habitação em Portugal.

Neste painel, Fernando Garrido recordou que o turismo enfrenta uma batalha de duas frentes: nas zonas de menor densidade populacional e com forte atividade sazonal, que exige a oferta de habitação para garantir mão-de-obra, e nos grandes centros urbanos, onde a escassez de “habitação acessível, próxima das empresas”, obriga a mão-de-obra operacional a deslocar-se para a periferia, condicionando a disponibilidade horária e dificultando a contratação.

Para ilustrar o investimento que a hotelaria tem feito para responder a estes problemas, o presidente da ADHP deu como exemplo o caso de duas unidades independentes em zonas de forte sazonalidade que investiram 500 mil euros no arrendamento de habitações e aproximadamente dois milhões de euros de euros para criação de habitação de funcionários.

Nesse sentido, Fernando Garrido defendeu a implementação de um conjunto de medidas como o alívio da carga fiscal para alojamento destinado a colaboradores e a criação de subsídios de alojamento pagos pelas empresas, não tributáveis, equiparáveis aos subsídios de alimentação.

Para as regiões de grande especulação imobiliária, o presidente apelou ao “auxílio camarário com disponibilização de terrenos municipais” de segunda linha para a criação de alojamento para colaboradores – uma prática que, recordou, se fazia no passado.

Em comunicado de imprensa, a ADHP frisa que estas propostas já foram apresentadas ao Governo pela AHETA – Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve como medidas úteis ao setor do turismo. Nesta lista “figuram incentivos fiscais para as empresas que disponibilizem alojamento aos profissionais do setor turístico (como isenções fiscais ou reduções nas taxas aplicadas), transporte subsidiado ou fornecido pelas empresas e benefícios adicionais, como descontos em serviços turísticos ou culturais, acesso a atividades de lazer ou desportivas, planos de saúde e subsídios de alimentação”, refere a associação em nota de imprensa.

O presidente da ADHP deixou ainda uma palavra sobre o reconhecimento profissional, no contexto da “Agenda Profissões do Turismo”, publicada em março deste ano pelo Ministério da Economia. Neste ponto, Fernando Garrido “voltou a defender a revisão das categorias profissionais assente na experiência, mas, sobretudo, na formação”.

Para o presidente, “a meta definida pelo Governo – elevar o nível de qualificações dos profissionais do turismo de modo a ter mais de 60% de profissionais com ensino secundário e superior – é plenamente exequível se houver um esforço coletivo para valorizar as profissões, algo que passa por mais do que o aumento das remunerações”. Relativamente aos salários, o presidente da ADHP considerou que o “grande problema” ainda se prende com os impostos pagos pelas empresas.

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Verdelago Resort abre portas a 4 de julho

O projeto que junta a vertente imobiliária e turística já permite fazer reservas para o verão a partir desta segunda-feira para os apartamentos de T1 a T3 e para as Townhouses V2 e V3. Para o final deste ano prevê-se ainda o início da construção de um hotel de cinco estrelas inserido neste empreendimento.

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O Verdelago Resort, localizado entre a Praia Verde e Altura, no Algarve, vai abrir portas na próxima terça-feira.

O projeto, que esteve “mais de 20 anos na gaveta, ganhou uma nova vida sob a gestão da Oxy Capital”, refere o resort de cinco estrelas em comunicado. Situado a 500 metros da praia, os interessados podem escolher reservar entre apartamentos T1, T2 e T3, bem como as Townhouses, V2 e V3, com dois e três quartos. Os apartamentos T2 estão disponíveis a partir de 760 euros por noite e as Townhouses a partir de 840 euros por noite.

Além dos alojamentos de luxo, o resort tem à disposição dos hóspedes o Clube de Aldeamento, onde está incluído o Salicórnia, um restaurante com open Kitchen sob a chefia do chef veneziano Marco Alban. Neste clube exclusivo estão ainda disponíveis dois bares com cocktails de assinatura, uma piscina infinita e um open market.

A estas valências junta-se o Wellness Dome, um complexo com diversos campos multidesportivos, nomeadamente dois campos de ténis, quatro de padel, um de futebol e um de areia para vólei, futevólei e futebol de praia. Está também incluída uma pista (pumptrack) para BMX / BTT, diversos percursos pedonais e cicláveis com cerca de sete quilómetros por entre sobreiros e pinheiros, charcas temporárias e uma lagoa, serviços de apoio familiar (Kids Club e babysitting), uma piscina na zona central do resort, e no futuro, um pomar e horta de produtos locais, bem como um picadeiro com cavalos para passeios dentro do empreendimento.

A decoração de interiores esteve a cargo de Dexter Moren (atual Studio Moren) e Sofia Andrez (atual Andrez & Andrez), sendo que esta última se inspirou na paisagem natural envolvente para apostar em elementos como pedra, fibras naturais, redes, palhinhas, madeiras em tons neutros, elementos decorativos artesanais e mobiliário produzido em Portugal por empresas familiares. Por outro lado, o projeto de arquitetura é assinado pelo atelier Saraiva + Associados.

“O Verdelago é um projeto único no ramo da arquitetura, ambiente e sustentabilidade e é inegável que vem abrir um novo segmento no Algarve. As vendas imobiliárias são um sucesso desde o primeiro dia e pela procura para aluguer que temos registado ainda antes da abertura, com dezenas de interessados em espera, acreditamos que a exploração turística registará igualmente números sem precedentes”, refere Paulo Monteiro, diretor-geral de desenvolvimento, em comunicado.

No ano cruzeiro, com um total de 2020 camas, o Verdelago Resort fomentará a criação de cerca de 600 postos de trabalho diretos e permanentes, como o mesmo aponta em comunicado. É dada primazia a quem pertence à região, “num dos concelhos economicamente menos desenvolvidos do Algarve”. A ideia passa por “promover a evidente dinamização da economia local e o combate ao desemprego”.

Para o final deste ano está previsto o início da construção de um hotel de cinco estrelas no Verdelago Resort, com chancela internacional, com 197 quartos. É esperado que, num espaço de sete a dez anos, o resort tenha mais de 2.000 camas, onde vão estar incluídas 340 unidades residenciais turísticas.

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CROISIEUROPE Celebra o 10º aniversário do MS CYRANO DE BERGERAC

Por ocasião desta celebração, a empresa lança ofertas especiais nos seus cruzeiros com tarifas especiais, descontos para acompanhantes, suplementos individuais grátis ou crianças grátis

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CroisiEurope, a maior empresa de cruzeiros fluviais da Europa, comemora 10 anos de operações bem-sucedidas do MS Cyrano de Bergerac em itinerários que destacam a riqueza da herança francesa e apresentam aos hóspedes a famosa região vinícola de Bordeaux. Em comemoração a este marco, a CroisiEurope revelou detalhes de uma oferta especial de 10º aniversário para cruzeiros de 5 e 6 dias na Gironda em 2023:

Desconto de 240 euros por pessoa, suplemento individual grátis ou crianças grátis no itinerário de 6 dias Garonne e Dordogne desde Bordéus, visitando Cussac Fort Medoc, Blaye, Liborne e Saint Emilion, nas seguintes saídas: 12 de abril, 23 de abril e 13 de maio.

50% de desconto para o acompanhante no itinerário de 7 dias do Cruzeiro Aquitânia de Bordéus a Royan, estuário do Gironde, Garonne e Dordogne, visitando Bordéus, Cussac Fort Medoc, Royan, Rochefort, La Rochelle, Liborne, Saint Emilion, Cadillac e Arcachon, nas seguintes partidas: 7 de maio, 29 de junho, 29 de julho e 13 de agosto. E no itinerário Aquitaine and Bordeaux Cruise de 5 dias, com partida em 9 de agosto.

15% de desconto por pessoa nas seguintes saídas do itinerário de 7 dias do Cruzeiro Aquitânia de Bordéus a Royan, estuário do Gironde, Garonne e Dordogne: 24 de maio, 14 de junho; e nas partidas do itinerário Aquitaine and Bordeaux Cruise de 5 dias, nos dias 10 de julho, 25 de julho e 24 de agosto.

A CroisiEurope oferece, também, uma nova excursão opcional de três dias em Biarritz para desfrutar das tradições culinárias e do património arquitetónico. Os destaques incluem um dia inteiro no País Basco com visita a Esplette e um almoço tradicional basco; uma visita à charmosa vila de Saint-Jean Pied de Port seguida de uma degustação de vinho Irouléguy; e uma visita guiada a Bayonne com visita a uma oficina de salga, com almoço tradicional basco numa casa de sidra.

O MS Cyrano de Bergerac oferece cruzeiros de cinco, seis e sete dias no Gironde. É um navio contemporâneo de três andares com 87 cabines e capacidade para 174 pessoas. Os cruzeiros a bordo deste navio incluem todas as refeições e bebidas, a noite de gala e as taxas portuárias.

Photo François Baudin / Austral

SOBRE A CROISIEUROPE: A CroisiEurope é a primeira empresa de cruzeiros fluviais da Europa na sua categoria e possui uma frota muito actualizada e moderna de 56 navios, 48 ​​navios próprios (33 fluviais, 6 peniche, 2 marítimo-costeiros, 5 no Mekong e 2 na África Austral) e 8 em operação. Todos eles são projetados, construídos e comercializados pela própria empresa. A sua sede está localizada em Estrasburgo e desde 2005 já tem uma forte presença em Espanha, onde se vai consolidando pouco a pouco. Há mais de 40 anos trabalhamos com a mesma ideia: Descobrir o mundo através de seus rios. Uma ideia na qual a CroisiEurope aplica toda a sua experiência para oferecer aos seus clientes férias inesquecíveis. Uma extensa variedade de destinos, uma frota de navios inovadora e elegante, uma gastronomia e seleção de vinhos cuidadosa e a atenção requintada ao detalhe por parte da tripulação significam que oferecer um cruzeiro CroisiEurope significa ter a certeza de satisfazer os clientes mais exigentes. No ano passado, mais de 220.000 pessoas viajaram com a CroisiEurope.

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Airmet reforça equipa no Norte e Madeira

Com 23 anos de experiência, Célia Castro reforça a equipa comercial da Airmet no Norte e na Madeira.

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A rede de agências Airmet acaba de reforçar a sua equipa na zona Norte e Madeira, com a contratação de Célia Castro.

A nova comercial reúne 23 anos de experiência no setor do turismo, tendo passado pela Soltour, BedsOnline e Hotelbeds.

“Esta nova integração vem ao encontro dos valores e objetivos estabelecidos pela Airmet: proximidade, confiança, cooperação e inovação. Assistir os nossos associados de perto é o que torna a Airmet um grupo sólido e em constante desenvolvimento. Estamos confiantes que reforçar o nosso departamento comercial com profissionais experientes, é uma mais-valia não só para fortalecer o acompanhamento dos nossos associados, mas também para a angariação de novas agências”, refere Luís Henriques, diretor-geral da Airmet, em comunicado.

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Riu Karamboa
Hotelaria

Riu Karamboa transforma-se em Adults Only após remodelação completa

A unidade localizada na Boa Vista passa a ter mais quartos e novas valências.

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O hotel Riu Karamboa passou para a categoria de Adults Only após uma reforma completa. O hotel de cinco estrelas, que se encontra na ilha da Boa Vista, em Cabo Verde, passa a apresentar um novo desenho e espaços, mantendo alguns elementos, como as cúpulas originais do edifício.

Após a reforma, o novo Riu Karamboa passa a oferecer aos clientes duas atrações na oferta de animação: as festas Riu Get Together Party, que se celebram no bar e que podem ser frequentadas pelos hóspedes do Riu Palace Boavista, e o Splash Water World, ao qual os clientes de ambos os hotéis também terão acesso.

A renovação contemplou a ampliação do número de quartos, bem como a sua decoração, de “estilo acolhedor e fresco”. Agora, a unidade passa a contar com 921 quartos, dos quais 67 são swim-up.
Dentro da oferta gastronómica, o Riu Karamboa apostou em novos espaços, como o restaurante “Kulinarium” e o italiano “Toscana”. Na zona de bares, o hotel incorporou, juntamente com o seu bar «Lambada», um novo Sports Bar.

Neste capítulo, os clientes também poderão desfrutar de dois bares de piscina, o “Praia” e o “Mindelo”, do lobby-bar “Morabeza”, do bar praça “Brava” e de dois grill “Pepe’s Food”. O restaurante principal “Mogambo” foi mantido na oferta, à semelhança do restaurante-piscina “Las Dunas”, enquanto o restaurante asiático “Kazumi” foi realocado.

Os hóspedes do hotel poderão desfrutar desta oferta gastronómica sem limites, graças ao serviço All Inclusive 24h.

 

Riu Karamboa

A zona exterior também ganhou novas valências com a renovação, nomeadamente um solário e cinco piscinas com vista para o mar, uma das quais destinada às atividades de animação e desporto. Em comunicado, o grupo destaca ainda que esta unidade disponibiliza aos hóspedes uma zona RiuFit, RiuArt e um programa de entretenimento para adultos, tanto diurno como noturno.

Dentro das medidas de sustentabilidade promovidas pela unidade, o grupo destaca a instalação de painéis solares nas coberturas do hotel para a geração de energia fotovoltaica, que asseguram gerar “grande parte da energia necessária para a operação do hotel”.

A RIU soma um total de seis hotéis distribuídos entre a ilha do Sal e da Boa Vista. Na primeira estão o Riu Cabo Verde, o Riu Funana e o Riu Palace Santa Maria. Na segunda encontram-se o Riu Touareg, o Riu Palace Boavista e o recentemente reformado Riu Karamboa.

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