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Opinião | Os agentes de viagens e a Nova Directiva – Abertura de espírito, Aikido, e alguma dose de poesia!

Pedro Costa Ferreira, presidente da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT).

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Agências
APAVT: “Não conseguimos acreditar no projecto [Click2Portugal.com]”
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Operação turística depara-se com “um ciclo novo todos os dias” em Lisboa
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Transformação digital sim, mas com foco nas pessoas
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Um ano não é ainda história suficiente para produzir conclusões finais, e se há consideração que a APAVT tem desenvolvido, nos mais diferentes fóruns em que temos intervindo, no âmbito da nova directiva europeia sobre viagens organizadas, é que temos o dever de sermos modestos e mesmo humildes, quando olhamos para o futuro; as circunstâncias exactas em que vamos interagir com a cadeia de valor e o cliente, debaixo do ambiente de directiva europeia, pertence ao futuro, e o que pertence ao futuro pertence sempre, fundamentalmente, ao acaso e ao reino das probabilidades.

Ainda assim, passado um ano da implementação da nova directiva europeia de viagens organizadas, parece claro que todos os raciocínios desenvolvidos pelo sector da distribuição acerca do tema, mostraram-se absolutamente certeiros, máxima que, perante uma circunstância gravosa, uma vez mais o sector foi criativo e consistente, mantendo o foco no essencial, o consumidor. E quem mantém o foco no consumidor, mantém a saúde na abordagem do negócio.

Se me pedissem para resumir o modelo de governação que o sector tentou desenvolver, perante o novo paradigma do mercado, diria que existiu, sobretudo, abertura de espírito, algum aikido, e uma boa dose de poesia – o resultado poderá vir a ser, o futuro nos dirá, uma boa lição de resiliência.

Na verdade, uma boa dose do êxito do sector deveu-se a, anos antes, ter existido a abertura de espírito suficiente para alterar o modelo de garantia dos contribuintes, através da construção de um fundo, cujo valor hoje está próximo dos seis milhões de euros. Foi, anos depois, a existência deste fundo, e sobretudo a noção de que se havia robustecido o suficiente para gerir os novos riscos de mercado, que permitiu que, perante novos riscos e novas responsabilidades, as agências de viagens não tivessem de corresponder com novas entregas financeiras.
Em segundo lugar, houve, por parte da maioria das agências de viagens, as que lideraram a mudança, a inteligência de entender que as novas responsabilidades, a nova atmosfera de exigência para com os agentes de viagens, representava afinal, olhando do lado do cliente, novas razões, relacionadas com confiança e segurança, para escolher as agências de viagens, num quadro em que a concorrência se desenvolve, mais do que nunca, ao longo da cadeia de valor.

Por outras palavras, tratou-se de um exercício de utilização da energia atacante, as novas circunstâncias de mercado, redireccionando a força adversária a favor dos interesses de quem se defende, ao invés de a combater directamente – um típico movimento de Aikido!

No final, bem vistas as coisas, as agências de viagens, face a um quadro legislativo muito mais exigente, em vez de dizerem mal da sorte, desenvolveram um novo quadro de seguros que solidificou a resposta às novas responsabilidades e riscos; em vez de carpirem mágoas, executaram programas de marketing relacionados com as novas vantagens que a lei confere aos consumidores, ao nível da segurança, desde que viajem através de uma agência; em lugar de baterem panelas ou estacionarem os carros nas laterais da av. Liberdade, continuaram a focar-se nas necessidades do cliente.

Por outras palavras, em lugar de, desorientados, responderem a novas exigências, com actuações dispersas e desenquadradas, focaram-se, como sempre, no âmago do negócio, na relação com quem conhecem melhor, o cliente.
Que é como quem diz, e há vezes em que um pouco de poesia pode ser a melhor lição de gestão, os agentes de viagens preferiram, «não correr atrás das borboletas… mas antes cuidar do jardim para que elas viessem até eles», como disse o poeta brasileiro Mário Quintana.

Abertura de espírito, aikido e alguma poesia – uma belíssima resposta de um sector que teima em se renovar constantemente.

Por Pedro Costa Ferreira, presidente da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT)

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Solférias, Sonhando e ExóticoOnline lançam quatro charters para o Funchal no réveillon

No total, os três operadores turísticos vão disponibilizar quatro voos charters para o Funchal no réveillon, dois à partida do Porto e outros dois desde Lisboa.

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Os operadores turísticos Solférias, Sonhando e ExóticoOnline vão promover quatro charters para o Funchal, na Madeira, no réveillon, dois dos quais com partida do Porto e outros dois com saída de Lisboa, de acordo com um comunicado conjunto dos operadores turísticos.

“O Funchal – um dos destinos favoritos dos viajantes portugueses ao longo de todo o ano – não poderia faltar à chamada para o Fim do Ano 2022/2023”, destacam os operadores turísticos, num comunicado conjunto enviado à imprensa.

No caso do Porto, os voos têm partida a 28 e 29 de dezembro, em aviões da Air Horizont, com os regressos a acontecerem a 1 e 2 de janeiro, respetivamente enquanto os voos desde Lisboa são operados pela SATA e também pela Air Horizont e igualmente com partida a 28 e 29 de dezembro, e regresso a 1 e 2 de janeiro, respetivamente.

“Estas operações especiais conjuntas são a confirmação não só do sucesso da operação similar do ano passado, mas também da importância da colaboração entre Operadores e Parceiros para disponibilizar atempadamente aos Agentes de Viagem e viajantes portugueses as melhores e mais competitivas propostas de viagem”, acrescenta a informação divulgada.

As estadias no Funchal têm a duração de quatro noites.

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Ávoris apresenta cadeia de hotelaria Impressive Resorts & Spas a agentes de viagens portugueses

A Impressive Resorts & Spas realizou uma apresentação para agentes de viagens de Lisboa e Porto com a Jolidey e a Travelplan para dar a conhecer a oferta desta cadeia de hotelaria, que conta com unidades em Espanha e República Dominicana.

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A cadeia de hotelaria Impressive Resorts & Spas realizou uma apresentação para agentes de viagens de Lisboa e Porto em conjunto com Jolidey e Travelplan, marcas do grupo Ávoris, para dar a conhecer a oferta desta cadeia de hotelaria de luxo, que conta com unidades em Espanha e na República Dominicana.

“Com uma longa tradição hoteleira, Impressive Resorts & Spas é um grupo espanhol com presença nos principais destinos turísticos: Los Zocos Impressive nas Ilhas Canárias; Impressive Playa Granada Golf, na Costa Tropical de Granada; e Impressive Punta Cana & Impressive Premium Punta Cana, na República Dominicana”, explica o grupo Ávoris.

Na República Dominicana, a Impressive Resorts & Spas conta com duas unidades hoteleiras, ambas localizadas a 20 minutos do aeroporto de Punta Cana e na primeira linha da praia El Cortecito Bávaro, uma das melhores e mais conhecidas praias do destino.

Durante a apresentação para os agentes de viagens portugueses, Renata Gazizova, diretora Comercial para a Europa da Impressive Resorts & Spas, apresentou os hotéis da cadeia e falou também sobre o investimento feito em renovações nos últimos anos, assim como sobre as recentes contratações para a equipa de gestão da cadeia de hotelaria.

“Esta é uma aposta do grupo, como parte de uma nova estratégia para reforçar a identidade e a presença da cadeia no sector hoteleiro, com hotéis 5* em Punta Cana que oferecem a melhor relação qualidade/preço”, acrescenta o grupo Ávoris na informação divulgada.

Além de localizações privilegiadas e de um serviço luxuoso, os hotéis da cadeia oferecem também regime de tudo incluído, com destaque para uma “gastronomia requintada em restaurantes à la carte com vista para o mar”, bem como três piscinas exteriores, spa, mini-clube, instalações desportivas e espetáculos noturnos.

No hotel boutique Impressive Premium Punta Cana, os hóspedes podem ficar alojados em villas exclusivas ou em suites júnior com áreas de 50 metros quadrados, todas com terraço ou varanda, e que contam com serviços exclusivos como check-in e check-out privados no Premium Lounge, mini bar, máquina de café Nespresso com cápsulas ilimitadas, serviço de quarto e mordomo, menu de almofadas, roupões de banho e chinelos.

“As villas dispõem de uma área VIP junto à praia com espreguiçadeiras e camas balinesas, bem como um mordomo que prestará uma atenção personalizada durante toda a sua estadia”, acrescenta a informação divulgada, revelando que os hóspedes premium conta ainda com acesso exclusivo a uma piscina com um swim up bar, lounge privado, zona de praia VIP equipada com espreguiçadeiras e camas balinesas e um serviço premium com uma vasta gama de bebidas internacionais.

Disponível está ainda um Spa com vários tratamentos, assim como serviços de concierge, marcação prioritária nos restaurantes a la carte, opção de pequeno-almoço e almoço a la carte.

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Operadores juntam-se para lançar novo charter de réveillon para o Brasil

Solférias, Exoticoonline, Sonhando e Alto Astral são os operadores turísticos que vão realizar uma operação charter de réveillon para o Brasil, com partida para Salvador da Bahia, a 26 de dezembro, e para Maceió, no dia seguinte.

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Os operadores turísticos Solférias, Exoticoonline, Sonhando e Alto Astral vão voltar a lançar uma operação charter de réveillon para o Brasil, que vai contar com partidas do Porto para Salvador da Bahia e desde Lisboa e Porto para Maceió.

De acordo com a informação divulgada esta terça-feira, 2 de agosto, a operação charter para Salvador da Bahia vai contar com partida do Porto, a 26 de dezembro, enquanto o regresso decorre a 2 de janeiro.

Já o charter para Maceió, que vai ter saída de Lisboa via Porto, tem partida marcada para 27 de dezembro, com regresso a 3 de janeiro, com a programação para este destino brasileiro a destacar o recém-inaugurado Vila Galé Alagoas.

“Esta operação tem tido um sucesso continuado desde que foi lançada em 2012”, destacam os operadores turísticos que participam nesta operação, no comunicado enviado à imprensa esta terça-feira, 3 de agosto.

No sentido inverno, os voos estão também a ser comercializados pelo operador Alto Astral, “em parceria com Lusanova e outros parceiros locais”, explica ainda a informação divulgada pelos operadores turísticos.

 

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TUI Portugal lança campanha ‘Ainda vai a tempo’

Para promover verão de 2022, o operador turístico TUI Portugal disponibiliza ao mercado a campanha “Ainda vai a tempo”, composta por diversos destinos e para saídas até final de setembro.

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Com a campanha de comunicação digital ‘Ainda vai a tempo’, dirigida ao cliente final, o operador turístico apela à espontaneidade dos portugueses que ainda procuram um destino para as suas férias de verão.

Maurícia, Maldivas, Seychelles, Tailândia, Turquia, Egipto, Dubai e ainda os Cruzeiros Fluviais TUI, são os destinos disponíveis para reservas last minute junto da rede de parceiros TUI.

A campanha ‘Ainda vai a tempo’ terá divulgação nos canais digitais da TUI Portugal, nomeadamente website (pt.tui.com), newsletter e redes sociais, sempre sugerindo a visita à agência de viagens para mais informações e reservas.

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Lusanova: Circuito Alsácia e Floresta Negra em promoção

Para a partida de 04 de setembro, o operador turístico Lusanova coloca no mercado uma promoção com um desconto de 110 euros por passageiro para o circuito Alsácia e Floresta Negra.

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Este programa, que pertence ao Catálogo Europa Seleção do operador turístico, inclui passagem aérea de acordo com o itinerário em classe económica, bagagem de porão, circuito em autocarro de turismo com guia acompanhante em língua espanhola, sete noites em regime de alojamento e pequeno-almoço, 12 refeições, transferes de chegada e saída, taxas de IVA, de aeroporto, segurança e combustível, bem como seguro de viagem

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DS Travel é nova marca para a área das viagens e turismo

É a nova marca do Grupo Decisões e Soluções, rede de Consultoria Imobiliária, de Intermediação de Crédito e de Mediação de Seguros, dedicada ao setor das viagens e turismo.. O grupo pretende chegar a 100 agências em Portugal nos próximos anos e criar mil postos de trabalho.

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Segundo nota de imprensa do grupo, nas agências de viagens DS Travel, os clientes vão poder usufruir de um serviço personalizado e especializado na organização de viagens, para particulares e empresas, adaptado aos seus reais objetivos e exigências.

Igualmente, será prestado um apoio de intermediação de crédito, proporcionando assim a cada cliente um serviço completo e com Soluções 360° na área das viagens e turismo.

De acordo com Paulo Abrantes, diretor geral da DS Travel e do Grupo Decisões e Soluções, este novo projeto terá também como pilares fundamentais “um serviço de aconselhamento de grande importância para a população na área das viagens e turismo, adaptado às possibilidades, sonhos e objetivos de cada cliente e dar trabalho e oportunidades profissionais a centenas de pessoas a nível nacional”.

O grupo pretende abrir 100 agências DS Travel no nosso país nos próximos três anos, encontrando-se já num processo de seleção de candidatos e empreendedores que queiram criar o seu próprio negócio, e iniciar depois o seu processo de internacionalização, bem como, dar a oportunidade a mais de mil pessoas a nível nacional de fazerem parte deste projeto, integrando as várias futuras agências.

Como diretor coordenador nacional da marca, a DS Travel contará com Nuno Oliveira, que possui uma vasta experiência na área do turismo e organização de viagens.

Este responsável aponta que, “sabemos que cada cliente é único e pretendemos por isso, disponibilizar um serviço de proximidade, mais personalizado e especializado, oferecendo não só viagens tradicionais a nível nacional e internacional, como experiências turísticas mais tailor-made”.

O modelo de negócio da DS Travel será semelhante ao franchising e o direito de entrada será de cinco mil euros, usufruindo cada empreendedor de um modelo de negócio devidamente montado e estruturado, bem como de uma forte estrutura de apoio, constituída por uma coordenação nacional, coordenações regionais, formadores nas diferentes áreas, departamentos de marketing, comunicação, informático, jurídico e administrativo.

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Egotravel e Turismo da Tunísia juntos em campanha promocional

O operador turístico Egotravel, em parceria com o Turismo da Tunísia, acaba de lançar, no mercado português, uma campanha de promoção daquele destino.

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Com o mote “Tunísia: a sua porta para um mundo de experiências imperdíveis”, a campanha foca a diversidade da oferta turística do destino, explorando os sentidos e espicaçando a curiosidade dos turistas nacionais.

A campanha está presente em diversas plataformas, desde as redes sociais e web com conteúdos orgânicos e patrocinados, bem como email marketing, sms marketing e plataformas de streaming.

Esta aposta, segundo nota de imprensa da Egotravel, vem na sequência do seu  posicionamento enquanto especialista do destino e da operação charter que possui até 26 de setembro, com saídas de Lisboa às segundas-feiras e do Porto aos sábados, para Djerba com programas de sete noites em tudo incluído, desde 544 euros por pessoa.

Gonçalo Palma, diretor-geral da Egotravel realça que “esta é uma oportunidade para voltar a reaproximar o destino Tunísia do viajante nacional, que sempre teve apetência por o tipo de oferta que a Tunísia disponibiliza: proximidade, sol e praia e uma diversidade de unidades hoteleiras com Tudo Incluído”.

No entanto, com esta campanha “queremos mostrar a pluralidade da oferta turística da Tunísia: a arte, a história, a gastronomia, a aventura e a cultura, entre outros”, bem como “aumentar a procura nas agências de viagens pelo destino para que regresse ao top de preferências dos portugueses no pós-pandemia”, refere ainda o responsável.

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Turangra anuncia lugares garantidos para São Miguel, Terceira e Pico

O operador turístico Turangra, especializado em pacotes de férias para o arquipélago dos Açores, anuncia ao mercado que já está disponível a sua programação de lugares garantidos para São Miguel, Terceira e Pico, bem como um combinado São Miguel e Terceira.

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Para a ilha de São Miguel, segundo o operador turístico, o pacote de cinco noites tem o valor desde 432 euros, com partida de Lisboa a 05 de outubro, em regime APA no Hotel Alcides, enquanto para a Terceira, o pacote de três noites tem o valor desde 351 euros, com partida de Lisboa a 07 de dezembro, em regime APA no Hotel Zenite.

Em relação â ilha do Pico, o programa de duas noites tem o valor desde 310 euros, com partida de Lisboa a 29 de outubro, em regime APA no Hotel Caravelas.

No combinado São Miguel + Terceira, o pacote de cinco noites custa desde 512 euros, com partida de Lisboa a 05 de outubro, em regime APA no Hotel Alcides e Hotel Zenite.

Refira-se que toda esta programação da Turangra inclui,  para além do alojamento e voo, o transfere e seguro de viagem.

 

 

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Egotravel amplia canais de comunicação com agentes de viagens

O operador turístico Egotravel amplia os canais de comunicação e contacto com os agentes de viagens com o lançamento de uma nova funcionalidade no seu website.

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Esta nova solução tecnológica traduz-se numa ferramenta de “live chat”, a partir do website da Egotravel, que permite uma interação direta com a equipa de reservas disponibilizando uma experiência avançada de serviço de atendimento ao cliente.

Segundo o operador turístico, com esta nova plataforma pretende ampliar a agilidade e rapidez da resposta aos seus parceiros e clientes.

Assim, sempre que um agente de viagens entrar no site encontrará um ícone, similar a um balão de fala, que permitirá estabelecer uma conversa direta com um agente da equipa de reservas.

Daniel Graça, diretor de Vendas da Egotravel refere que “queríamos melhorar o apoio que prestamos aos nossos clientes diariamente e acreditamos que é importante que a interação seja ágil, eficiente, sendo uma ajuda instantânea no momento exato em que precisam”.

O responsável adianta que “queremos oferecer ao agente de viagens mais um canal de comunicação e ferramenta que permita auxiliar a venda, no momento em que tem o cliente sentado a sua frente, em que precise de respostas rápidas e facilitadoras do processo de compra.”

 

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TUI Portugal e Emirates promovem Maurícia com catálogo digital

Aumento da capacidade e disponibilidade da companhia aérea a partir de julho e agosto leva a ação de marketing conjunta com operador turístico e companhia aérea para promoção do destino. 

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A TUI Portugal uniu esforços com a companhia aérea Emirates para promoção da Maurícia, em resultado do incremento da oferta de voos para este destino, através de um catálogo digital.

A companhia aérea conta já, desde 1 de julho, com dois voos diários operados pelo A380 na rota Dubai – Maurícia, estando confirmado para agosto um segundo voo – este no período da noite – para a rota de Lisboa às segundas, quartas, sextas e sábado, atestando, assim, “um aumento de capacidade e disponibilidade que atesta a aposta da Emirates neste destino operado pela TUI Portugal”, lê-se no comunicado enviado às redações.

O operador turístico já tinha, de resto, a definido este destino como “estratégico” para 2022, dadas as suas condições únicas, que o tornam muito apetecível para o viajante português. “Combinação perfeita de praia, natureza, cultura e gastronomia, a Maurícia apresenta ainda um custo-benefício muito competitivo, que lhe permite ser uma alternativa a outros destinos tradicionalmente mais procurados pelos portugueses”, refere a TUI no comunicado.

No catálogo digital TUI powered by Emirates é possível ficar com uma ideia muito completa do destino, funcionando, por isso, como uma útil ferramenta de vendas para os Agentes de Viagens, mas também como leitura obrigatória para o cliente interessado numa compra mais informada.

Para além do catálogo, a colaboração TUI Portugal e Emirates estende-se também à comunicação com Agentes de Viagens, que serão convidados a aumentar as reservas para este destino, com destaque para a oferta de um voo com a companhia aérea rumo à Maurícia, a ser atribuído ao primeiro Agente a fechar uma reserva para os programas TUI em campanha, numa lógica de incentivo de vendas.

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