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Turistas aumentam 7% na loja interactiva do Aeroporto do Porto

A maioria dos turistas atendidos na loja interactiva são de nacionalidade espanhola.

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Turistas aumentam 7% na loja interactiva do Aeroporto do Porto

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A loja de turismo do Aeroporto Sá Carneiro (Porto) registou um aumento de procura de 7% em Janeiro face a igual mês do ano passado, o que corresponde a um total de 10.828 turistas, segundo informação avançada pela Lusa, que cita o Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP).

“Regista-se um aumento de 7% no número de atendimentos em relação ao mês de Janeiro do ano anterior”, disse à Lusa fonte do TPNP, referindo que os espanhóis constituem o maior número de turistas, mantendo-se desde Dezembro de 2017 na liderança do ‘top 5’ de atendimentos, com 1.721 visitantes, aumento de 1% face ao ano passado.

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O segundo lugar no que ao número de atendimentos diz respeito pertence a França, com 1.734 visitantes (+3%) e em terceiro lugar surge o Reino Unido, com 921 turistas atendidos, o que se traduz numa descida de 9% face a Janeiro de 2017. A Alemanha vem em quarto lugar, com 794 visitantes (-12%) e em quinto está Itália, com 754 (+18%).

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Destaque também para o aumento de turistas provenientes da Argentina, que subiram 38%, bem como do leste europeu, tanto de países da União Europeia como de fora, cujo número de turistas atendidos na loja interactiva subiu 43% e 44%, respectivamente.

O Turismo de Negócios, no qual se incluem as conferências e viagens de incentivos, tem também um “especial destaque”, com um aumento de 9% face a Janeiro de 2017, embora no topo da lista dos três primeiros produtos estratégicos do Norte ainda estejam o ‘city short breaks’ (+3%) e o ‘touring cultural (+2%). A Gastronomia e Vinhos aparecem em 4.º lugar das motivações dos turistas e registaram um acréscimo de 6%.

Apesar de o Alojamento Tradicional (Hotel) se manter no topo da procura e até ter aumentado 2%, é o Alojamento Local (Hostel, Guest House, Apartamentos) que regista o maior aumento face ao ano anterior (+12%).

Estadas de dois a três dias continuam a ser o período mais comum (+5%) nas visitas ao Norte de Portugal. Mas o período de estada de turistas de quatro/cinco dias aumentou 7% em relação a 2017.

 

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“Não há turismo sobre massacre”, afirma o Presidente do Brasil sobre plano de Trump para Faixa de Gaza

O Presidente brasileiro, Lula da Silva, afirmou que Donald Trump foi eleito para governar somente os Estados Unidos e que deveria deixar o resto do planeta em paz, condenando a proposta do Presidente dos EUA de transformar a região numa área turística chamada “Riviera do Oriente Médio”.

“Cada um governa no seu país, manda no seu país, e deve deixar os outros países em paz”, declarou o Presidente do Brasil, em entrevista conjunta para vários rádios brasileiros.

Para Lula da Silva, o anúncio feito por Trump ao lado do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, de que os EUA vão ocupar a Faixa de Gaza e assumir a administração daquele território palestiniano é uma coisa “incompreensível para qualquer ser humano”. O chefe de Estado brasileiro defendeu que quem tem de administrar e reconstruir Gaza são os próprios palestinianos.

Ao mesmo tempo, Inácio Lula da Silva condenou o plano do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para a Faixa de Gaza, que propunha a remoção dos palestinos da região para transformá-la numa área turística chamada “Riviera do Oriente Médio”.

“Tentar normalizar essa ideia absurda, dizer ’vamos tirar o povo palestiniano e construir uma Riviera’. Não. Ninguém vai fazer um lugar bonito sobre milhares de cadáveres de mulheres e crianças”, declarou Lula.

 

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Dino Parque Lourinhã celebra 7 anos com aposta na modernização e desenvolvimento de novos projetos

O Dino Parque Lourinhã, museu ao ar livre dedicado aos dinossauros e animais pré-históricos, celebra o seu 7.º aniversário com um balanço positivo: mais de 1,4 milhões de visitantes desde a inauguração, numa aposta clara na modernização da sua oferta e no desenvolvimento de novos projetos científicos e educativos.

É na companhia dos exploradores mais novos que o parque quer celebrar este marco na sua história, que se assinala no próximo dia 9 de fevereiro, com uma oferta especial: as primeiras 50 crianças (até aos 12 anos) poderão visitar o Dino Parque sem pagar bilhete de entrada.

A vertente pedagógica é uma das grandes valências do Dino Parque, que recebe anualmente milhares de alunos de escolas de todo o país. Com visitas guiadas e atividades interativas, o parque proporciona uma experiência imersiva e educativa, permitindo que os mais jovens aprendam sobre a história da Terra de forma lúdica e envolvente.

Destaca-se a parceria de longa data com o Museu da Lourinhã – Grupo de Etnologia e Arqueologia da Lourinhã (GEAL), que tem permitido avanços significativos na paleontologia, nomeadamente através do laboratório de preparação de fósseis, onde os visitantes podem observar de perto o trabalho dos cientistas.

Além desta parceria, o Dino Parque mantém estreitas ligações com diversas universidades e instituições científicas, nomeadamente com a Faculdade de Ciências de Lisboa, com a Universidade de Aveiro, com o Museu Frick Sauriermuseum, na Suíça, ou com o Geoparque Oeste, desde 2024 oficialmente reconhecido como Geoparque Mundial da UNESCO. Esta classificação, concedida pela Rede Global de Geoparques e validada pelo Conselho Executivo da UNESCO, vem sublinhar a relevância geológica e científica deste território, que integra os municípios de Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Peniche e Torres Vedras.

Contando com o apoio direto do parque temático gerido pela PDL – Parque Dinossauros Lourinhã a diversos projetos de investigação científica, este tem investido na melhoria das condições de investigação no seu laboratório, apoio a jovens investigadores, projetos internacionais e acolhimento de voluntários com o desejo de enveredar pelo caminho da paleontologia. Também já entregou, em forma de contributo, um valor superior a meio milhão de euros desde 2018, cujo destino é exclusivamente a investigação, desde o financiamento de escavações a apoios de natureza diversa, nomeadamente ao nível da preparação de fósseis. Recentemente foi também criada uma residência para investigadores, estagiários e estudantes de paleontologia.

Com um investimento inicial de 5,5 milhões de euros por parte da PDL – Parques Dinossauros da Lourinhã, o parque tem desempenhado um papel importante no desenvolvimento da região, impulsionado o comércio local, a restauração e a hotelaria.

A celebrar sete anos, o Dino Parque Lourinhã continua com planos de expansão e inovação, apostando na modernização da sua oferta e no desenvolvimento de novos projetos científicos e educativos. “Queremos continuar a surpreender os nossos visitantes e a consolidar o Dino Parque como um centro de referência na educação e na investigação paleontológica”, assegura Rui Ferrão, Marketing Manager do Dino Parque Lourinhã.

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Dubai vai ter o resort de bem-estar mais alto do mundo em 2028

O Therme Dubai, o resort de bem-estar mais alto do mundo, contará com um parque interativo, o maior jardim botânico interior do mundo e três cascatas de 18 metros.

O projeto será construído no Zabeel Park, um dos maiores parques do Dubai, e deverá ser inaugurado em 2028. O mesmo foi concebido para acolher 1,7 milhões de visitantes por ano.

Haverá três áreas principais denominadas “Restore”, ‘Relax’ e “Play”. O Restore será um complexo termal completo com saunas, salas de vapor e banhos de tratamento mineral, enquanto o Relax é dedicado aos adultos e albergará piscinas de relaxamento interiores e exteriores, piscinas minerais, salas de vapor e tratamentos naturais. Finalmente, o Play será uma área familiar que combina diversão, entretenimento e atividades relacionadas com a saúde para adultos e crianças.

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Dubai disponibiliza Tourist eSIM com 10GB

Agora, os turistas que visitarem o Dubai podem obter um Tourist eSIM carregado com 10 GB gratuitamente com o operador local DU.

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O Tourist eSIM pode ser carregado com dados ilimitados e minutos locais e internacionais. Com a aplicação Al Saada, os turistas também podem desfrutar de acesso gratuito a descontos em entretenimento e restauração nos Emirados Árabes Unidos (EAU).

Com uma ativação rápida e fácil, os visitantes podem configurar o Tourist eSIM instantaneamente à chegada.

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Zoomarine antecipa temporada com campanha de descontos de 20%

O Zoomarine acaba de lançar uma campanha de pré-abertura, a decorrer até 6 de março, com 20% de desconto na compra antecipada online de bilhetes e experiências para a temporada de 2025.

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Para usufruir do desconto basta comprar no website do Zoomarine, antecipadamente, entradas, pacotes Zoomarine GIFT, experiências ‘Dolphin Emotions’, e os passes anuais. Os bilhetes de um dia para a época baixa começam nos 17,60€, as experiências para o ‘Dolphin Emotions’ têm preços a partir de 109,60€ e, para quem quer usufruir de entradas ilimitadas durante toda a temporada de 2025, o preço do passe anual é de 68€ para jovens e seniores e de 84€ para adultos.

Desta forma, crianças, jovens e adultos terão mais um motivo para visitar (ou revisitar) este parque temático localizado no Algarve, onde poderão ficar a saber mais sobre o trabalho de conservação e preservação das espécies realizado pelo Zoomarine e pelo Porto d’Abrigo – o primeiro Centro de Reabilitação de Espécies Marinhas do país, fundado em 2002.

Em paralelo, terão ainda a oportunidade de visitar habitats zoológicos como o Américas e o borboletário ‘Butterfly Garden’, ou outros ligados ao mundo marinho como o Aquário Oceanus – através de experiências e espaços que sensibilizam para a importância da mudança de comportamento em prol da conservação ambiental e bem-estar das espécies – e assistir, na primeira fila, às apresentações de golfinhos, focas, leões marinhos, aves de rapina e aves tropicais.

A este programa junta-se ainda uma oferta de diversão composta por inúmeras atrações, que incluem o ‘Jurassic River’, a ‘Torre Farol’, ‘Twist Manta’ e as grandiosas cataratas do Iguaçu, e outras experiências como a Roda Gigante, o Cinema 4D, e muito mais, para usufruir  a partir do dia 13 de março, data em que o parque reabre portas para uma nova temporada.

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CP marca encontro com o Douro em flor

De 15 de fevereiro a 2 de março, aos sábados e domingos, a CP marca encontro com o Douro em flor no âmbito da “Rota das Amendoeiras”, no ano em que se comemora a 71ª edição.

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Os Comboios de Portugal prepararam dois programas, sendo que o um deles inclui almoço no Restaurante Côa Museu, e o segundo permite tempo livre na hora de almoço, para descobrir a gastronomia regional no centro de Foz Côa. Ambos os programas incluem visita ao Museu do Côa e aos amendoais.

As partidas são do Porto Campanhã para o Pocinho, com regresso a Porto São Bento.

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Campos de golfe Dom Pedro agora são Vilamoura Golf

Os campos de golfe Dom Pedro têm a partir de agora uma nova identidade que reforça a sua ligação à marca Vilamoura e ao destino, no Algarve, considerado um dos principais atrativos da Europa para golfe e lazer.

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A marca ‘Vilamoura Golf’ é o resultado do rebranding agora concluído, que inclui os reputados campos Pinhal, Laguna, Millenium e o icónico Old Course, o segundo campo mais antigo do Algarve e uma marca do património de golfe da região.

A nova identidade, assim como o reposicionamento dos campos de golfe e dos ativos de hospitality, são parte da evolução de Vilamoura como destino de classe mundial, através de investimentos significativos realizados pelos fundos geridos pela Arrow Global na região, sendo a operação da responsabilidade da Details – Hospitality, Sports, Leisure.

“O Vilamoura Golf reflete a nossa visão: elevarmos o padrão para os golfistas que visitam o Algarve. Através do reposicionamento destes campos icónicos, oferecemos uma experiência de golfe incomparável, patente nas melhorias significativas implementadas nos campos, nas instalações e no serviço em geral”, explica Nuno Sepúlveda, Co-CEO da Details.

“Cada campo apresenta um desafio único e a marca Vilamoura Golf encarna esta diversidade, ao mesmo tempo que os une sob uma identidade partilhada de excelência”, desta Nuno Sepúlveda, para acrescentar que esta reformulação da marca “não só homenageia o legado destes campos, mas também destaca o nosso compromisso com a inovação, garantindo que os golfistas desfrutam de experiências únicas de golfe que colocam Vilamoura e a região do Algarve como destino de eleição de desporto e lazer”.

Como parte das melhorias implementadas nos ativos que gere, a Details tinha já anunciado, no final de 2024, a renovação do Old Course e do seu clubhouse, com instalações modernas.

Entre os destaques mais recentes, incluem-se ainda a inauguração do primeiro Els Club na Europa, o desenvolvimento de uma instalação desportiva internacional, a renovação do Centro Equestre, que regressará ao circuito global de saltos de obstáculos ainda este ano, e a nova Marina de Vilamoura, inaugurada no final de 2024.

 

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Turismo Acessível em Portugal vai ser certificado

O Turismo de Portugal acaba de lançar uma certificação, através da Norma Portuguesa ISO 21902:2022, para classificar a oferta turística em termos de acessibilidade, que visa promover o nosso país como destino turístico inclusivo e acessível.

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Trata-se de um passo pioneiro a nível internacional uma vez que, até à data, nenhum outro país estruturou uma certificação nacional de Turismo Acessível, através do cumprimento da Norma Internacional ISO 21902:2021, que abrange um vasto conjunto de requisitos e recomendações para garantir que os destinos, serviços e infraestruturas turísticas sejam acessíveis a todos.

A certificação, emitida por organismos acreditados pelo IPAC – Instituto Português de Acreditação, mediante auditoria às condições de acessibilidade dos espaços candidatos, é de adesão voluntária e é mais uma ferramenta para que os operadores turísticos se diferenciem positivamente no mercado.

De modo a apoiar os operadores turísticos na implementação das melhorias necessárias, as linhas de financiamento do Turismo de Portugal contemplam despesas relacionadas com acessibilidade, tornando esta certificação uma oportunidade estratégica para os agentes do setor.

Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, considera que “a acessibilidade é um pilar fundamental de um turismo de qualidade e sustentável”, daí que, conforme avança, esta certificação, “o Turismo de Portugal dá mais um passo para tornar Portugal um destino verdadeiramente inclusivo, assegurando que todos possam usufruir da nossa oferta turística com conforto e dignidade.”

O Turismo de Portugal assegura que vai continuar a promover e sensibilizar o setor para a importância da certificação, incentivando os agentes turísticos a adotarem práticas que garantam uma experiência acessível a todos os visitantes.

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Rui Ventura apontado à liderança da Turismo Centro de Portugal

O presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura, é apontado à liderança da Turismo Centro de Portugal, cujas eleições estão marcadas para 27 de março.

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A notícia é avançada na edição desta quarta-feira do “Diário de Coimbra”, segundo o qual a escolha do presidente da autarquia de Pinhel para suceder no cargo a Raul Almeida, falecido em dezembro, parece ser consensual.

Rui Ventura, que termina este ano o seu terceiro mandato à frente desta autarquia do distrito de Guarda, já não poderá recandidatar-se à Câmara de Pinhel por ter atingido o limite de mandatos, que ficaram marcados pela aposta no setor do turismo e na captação de turistas para o território.

Recorde-se que Anabela Freitas, vice-presidente da TCP, assumiu a sua liderança, de forma interina, após o falecimento de Raul Almeida, a 27 de dezembro de 2024, vítima de doença prolongada, tendo garantido a continuidade dos projetos e da estratégia da Entidade Regional de Turismo para o território. Recorde-se que Raul Almeida foi eleito em 2023, tendo substituído Pedro Machado, atual secretário de Estado do Turismo.

O processo de eleição do novo presidente, iniciado pela Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal e a Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal, deverá acontecer na próxima assembleia-geral, no dia 27 de março, envolvendo representantes dos 100 municípios que compõem a TCP, bem como um leque vasto de agentes privados do setor.

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TCP reuniu Conselho de Marketing para preparar presença na BTL’25 e novos projetos de promoção

Conselho de Marketing da Turismo Centro de Portugal (TCP) reuniu-se, esta terça-feira, em Torres Vedras. Preparação da presença na BTL’25 e projetos de promoção da região como “Sabores ao Centro” e “Estradas com História” foram os temas principais da reunião.

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O Conselho de Marketing da Turismo Centro de Portugal reuniu-se nos Paços do Concelho de Torres Vedras, para analisar os temas estratégicos relacionados com a promoção turística da região.

Entre os assuntos da reunião, destacaram-se a participação da Turismo Centro de Portugal na BTL’25 – Bolsa de Turismo de Lisboa, a implementação do programa “Sabores ao Centro”, enquanto fator de motivação para visitar o destino Centro de Portugal, e o desenvolvimento do projeto “Estradas com História”, iniciativa que pretende valorizar as Estradas Nacionais 16 e 17 como itinerários turísticos.

O Conselho de Marketing da Turismo Centro de Portugal é o órgão responsável pela aprovação e acompanhamento da execução do plano de marketing proposto pela Comissão Executiva, integrando representantes de autarquias, associações e empresas da região.

Estiveram presentes na reunião Jorge Loureiro, Hotel Avenida (presidente do Conselho de Marketing); António Marques Vidal, APECATE; Laura Rodrigues, Município de Torres Vedras; Célia Gonçalves, ADIRAM; e Jorge Costa, Montebelo Hotels & Resorts.

Participaram também outros dirigentes da Turismo Centro de Portugal, nomeadamente Anabela Freitas, vice-presidente, Sílvia Ribau, diretora do Núcleo de Estruturação, Planeamento e Promoção, Adriana Rodrigues, diretora do Núcleo de Comunicação, Imagem e Relações Públicas, e Carlos de Figueiredo, diretor do Núcleo de Informação Turística.

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