Edição digital
Assine já
PUB
Destinos

Turistas aumentam 7% na loja interactiva do Aeroporto do Porto

A maioria dos turistas atendidos na loja interactiva são de nacionalidade espanhola.

Publituris
Destinos

Turistas aumentam 7% na loja interactiva do Aeroporto do Porto

A maioria dos turistas atendidos na loja interactiva são de nacionalidade espanhola.

Publituris
Sobre o autor
Publituris
Artigos relacionados
Lusanova oferece condições especiais a agentes de viagens nos Circuitos Europeus Clássicos
Distribuição
TAP lança promoção multidestinos com preços desde 49 euros
Aviação
Ryanair aumenta oferta para o Natal em 1,6 milhões de lugares
Aviação
Obra “TURISMO E HOTELARIA FUTURELAND: Sustentabilidade e Tecnologias para o Futuro”, é lançada a 11 de setembro em Lisboa
Hotelaria
Cruzeiros de luxo deverão crescer três vezes mais que a globalidade do setor
Transportes
Bairro Alto Hotel disponibiliza novas salas de eventos
Hotelaria
Azores Airlines atinge um milhão de passageiros três meses antes do previsto
Aviação
Achille Staiano assume funções de Chief Commercial Officer na Explora Journeys
Transportes
Leiria promove turismo em fórum mundial na China
Destinos
Air Transat reforça voos entre Portugal e o Canadá a partir de novembro
Aviação

A loja de turismo do Aeroporto Sá Carneiro (Porto) registou um aumento de procura de 7% em Janeiro face a igual mês do ano passado, o que corresponde a um total de 10.828 turistas, segundo informação avançada pela Lusa, que cita o Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP).

“Regista-se um aumento de 7% no número de atendimentos em relação ao mês de Janeiro do ano anterior”, disse à Lusa fonte do TPNP, referindo que os espanhóis constituem o maior número de turistas, mantendo-se desde Dezembro de 2017 na liderança do ‘top 5’ de atendimentos, com 1.721 visitantes, aumento de 1% face ao ano passado.

O segundo lugar no que ao número de atendimentos diz respeito pertence a França, com 1.734 visitantes (+3%) e em terceiro lugar surge o Reino Unido, com 921 turistas atendidos, o que se traduz numa descida de 9% face a Janeiro de 2017. A Alemanha vem em quarto lugar, com 794 visitantes (-12%) e em quinto está Itália, com 754 (+18%).

Destaque também para o aumento de turistas provenientes da Argentina, que subiram 38%, bem como do leste europeu, tanto de países da União Europeia como de fora, cujo número de turistas atendidos na loja interactiva subiu 43% e 44%, respectivamente.

O Turismo de Negócios, no qual se incluem as conferências e viagens de incentivos, tem também um “especial destaque”, com um aumento de 9% face a Janeiro de 2017, embora no topo da lista dos três primeiros produtos estratégicos do Norte ainda estejam o ‘city short breaks’ (+3%) e o ‘touring cultural (+2%). A Gastronomia e Vinhos aparecem em 4.º lugar das motivações dos turistas e registaram um acréscimo de 6%.

Apesar de o Alojamento Tradicional (Hotel) se manter no topo da procura e até ter aumentado 2%, é o Alojamento Local (Hostel, Guest House, Apartamentos) que regista o maior aumento face ao ano anterior (+12%).

Estadas de dois a três dias continuam a ser o período mais comum (+5%) nas visitas ao Norte de Portugal. Mas o período de estada de turistas de quatro/cinco dias aumentou 7% em relação a 2017.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Artigos relacionados
Lusanova oferece condições especiais a agentes de viagens nos Circuitos Europeus Clássicos
Distribuição
TAP lança promoção multidestinos com preços desde 49 euros
Aviação
Ryanair aumenta oferta para o Natal em 1,6 milhões de lugares
Aviação
Obra “TURISMO E HOTELARIA FUTURELAND: Sustentabilidade e Tecnologias para o Futuro”, é lançada a 11 de setembro em Lisboa
Hotelaria
Cruzeiros de luxo deverão crescer três vezes mais que a globalidade do setor
Transportes
Bairro Alto Hotel disponibiliza novas salas de eventos
Hotelaria
Azores Airlines atinge um milhão de passageiros três meses antes do previsto
Aviação
Achille Staiano assume funções de Chief Commercial Officer na Explora Journeys
Transportes
Leiria promove turismo em fórum mundial na China
Destinos
Air Transat reforça voos entre Portugal e o Canadá a partir de novembro
Aviação
PUB
Destinos

Leiria promove turismo em fórum mundial na China

O presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, foi um dos oradores do ‘International Mayor’s Forum on Tourism’, que decorre até esta quarta-feira, 06 de setembro, na cidade chinesa de Zhengzhou, com mais de 10 milhões de habitantes.

Publituris

No evento, com participação de autarcas e operadores turísticos de todo o mundo, Gonçalo Lopes destacou o trabalho que está a ser desenvolvido em Leiria na área do turismo, num contexto de crescente relevância do digital na melhoria da experiência oferecida aos visitantes, segundo nota publicada na página oficial do município.

Este evento, segundo a mesma fonte, serviu igualmente para a apresentação das potencialidades da região na ótica do turista e do investidor, com o objetivo de atrair visitantes do país emissor do maior número de turistas do mundo e também de captar investimento para a região no setor do turismo.

A participação neste fórum está incluída numa visita oficial do município à China, com o objetivo de promover Leiria e atrair investimento, tal como dar a conhecer o tecido empresarial e a oferta educativa do concelho, contando com as presenças do presidente da Associação Empresarial da Região de Leiria, António Poças, e do presidente do Politécnico de Leiria, Carlos Rabadão.

O lançamento da “Iniciativa de Cidades Felizes Global” e a cerimónia de assinatura de uma carta de fortalecimento dos laços de cooperação e amizade entre Zhengzhou e Leiria marcam um périplo que contempla ainda a visita a diversas empresas, centros de investigação, instituições de cariz social e cultural e encontros com os líderes dos municípios de Zhengzhou, Changzhi e Xiangyang.

O Fórum é promovido pelo Ministério da Cultura e Turismo chinês, com apoio da Organização Mundial do Turismo (OMT), a Aliança Mundial de Turismo, o Conselho Mundial de Viagens e Turismo e a Associação de Viagens da Ásia-Pacífico.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

“I AM NATURE FEST” regressa ao Minho em março de 2024

Depois de nove dias com cerca de 40 atividades que decorreram em vários concelhos do Minho e mais de 300 participantes, o “I AM NATURE FEST” terminou com balanço positivo e com a promessa de que regressa no próximo ano, a 2 e 3 de março.

Publituris

A organização mostrou-se satisfeita com o resultado deste festival onde se promoveu a sustentabilidade com atividades de baixo impacto na natureza. O “I Am Nature Fest”, festival de natureza, apresentou dezenas de atividades entre 26 de agosto e 03 de setembro, em vários concelhos do Minho.

O vasto programa desta segunda edição do evento reuniu atividades como caminhadas temáticas ao longo de levadas, ou observação de fauna aquática, conversas sobre arqueologia subaquática, visitas ao Mosteiro de Tibães, bem como ateliers variados, que passaram em 24 municípios do Minho. “As atividades que foram levadas a cabo por todos os parceiros deste festival tinham como propósito mostrar que o Minho tem muito para oferecer e ao mesmo tempo mostramos um território que é preciso continuar a cuidar e a sensibilizar o nosso público para a importância da preservação da natureza e da biodiversidade”, afirma Isabel Sousa, da empresa Explore Iberia, responsável pela organização do evento, citada pela imprensa local.

“Esta iniciativa pretende inspirar, sensibilizar e partilhar com todos, momentos de turismo sustentável, apostando em atividades que procuram dar conhecer para proteger e valorizar”, os recursos rurais e espaços naturais da sub-região do Minho”, explicou o festival, em comunicado.

A realização deste evento que visa promover as atividades e despertar a consciência para a preservação dos valores naturais do Minho é promovida pelo Consórcio Minho Inovação e está prevista no âmbito da ação 1 – Estruturação da oferta Cycling & Walking no Minho, do projeto PA5. Turismo de Natureza/Náutico – Naturminho II, aprovado no âmbito do Norte 2020 – Estratégias de Eficiência Coletiva PROVERE – Projetos Âncora.

Com o sucesso desta segunda edição do festival, a organização decidiu já revelar as datas da próxima edição e desafiar os amantes da natureza a reservarem espaço na agenda para desfrutarem das atividades que vão ser preparadas para os dias 2 e 3 de março de 2024. “Vamos preparar um festival agregador e capaz de promover o que de melhor temos para oferecer. Além disso, vamos ainda criar um festival para crianças, o “I AM NATURE FEST KIDS”, com atividades especificamente direcionadas para uma faixa etária menor, com o objetivo de também sensibilizar os mais novos do importante que é a proteção da natureza”, explicou Isabel Sousa à imprensa da região.

A 2.ª edição do “I Am Nature Fest” surgiu após uma primeira experiência idêntica no Alto Minho, em janeiro deste ano, com empresas de animação turística aderentes à Carta Europeia de Turismo Sustentável.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

Reserva de voos internacionais com destino a Espanha aproximam-se dos 10,7 milhões em setembro

Embora as reservas não atinjam os valores de 2019, Espanha deverá receber, em setembro, mais 10,1% de voos internacionais comparado com 2022.

Publituris

As reservas de lugares para voos internacionais com destino a Espanha, durante o mês de setembro, rondam os 10,7 milhões, revela o último relatório do Instituto Espanhol de Turismo, Turespaña.

Este número representa um aumento anual de 10,1% em comparação com setembro de 2022, que teve 9,7 milhões de reservas, e setembro de 2019, que viu 10,9 milhões de lugares reservados.

A este respeito, o Ministro da Indústria, Comércio e Turismo, Héctor Gómez, sublinhou que Espanha se destaca como um dos destinos “mais populares”, salientando, ao mesmo tempo, que “é claro que este ano está prestes a tornar-se um ano monumental para nossa indústria turística”.

“Espanha é um destino de qualidade, um destino diversificado e sazonalmente ajustado, cada vez mais desejado por viajantes internacionais de todo o mundo. Não há dúvida de que 2023 vai ser um ano histórico para o nosso turismo e os dados do último trimestre do ano continuam com uma tendência fantástica”, acrescentou ainda o responsável pelo Turismo.

Com base nos dados da Turespaña, entre os países que registaram maior aumento nas reservas para Espanha de ano para ano em setembro estão a Polónia, a República Checa e Portugal.

Os turistas da Polónia reservaram 33% mais lugares para Espanha para o nono mês de 2023 do que em setembro do ano passado. Ao mesmo tempo, os turistas da República Checa reservaram 27,3% mais lugares em comparação com o mesmo mês de 2022, e os turistas de Portugal reservaram 23% mais lugares.

Além disso, um aumento significativo de 11,6% de ano para ano também foi observado nos lugares reservados dos EUA, que se destaca como o mercado não europeu mais importante depois do México (15,8%).

Relativamente à percentagem de lugares por país, o Reino Unido ocupa o primeiro lugar com um total de 23,4% de lugares reservados. Entretanto, a Alemanha e a Itália ficam para trás, garantindo 14,6% e 9,2% dos lugares, respetivamente.

Anteriormente, o Ministério dos Transportes, Mobilidade e Agenda Urbana (MITMA), em colaboração com a ENAIRE, entidade responsável pela supervisão da navegação aérea nacional, alcançou 223.107 operações de voo extraordinárias, marcando um momento histórico no domínio da aviação espanhola.

A este respeito, o governo espanhol disse que “esta conquista corresponde a uma média diária de 7.197 voos, um número que destaca a atividade sustentada e substancial que contribuiu para o momento histórico da aviação espanhola”.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

Qatar cresce 157% em visitantes após o Campeonato do Mundo de Futebol

Até finais de agosto, o Qatar recebeu 2,56 milhões de visitantes, subida de 157% face ao mesmo período de 2022 e que, segundo o Turismo do Qatar, se deve ao sucesso da organização do Campeonato do Mundo de Futebol de 2022, que decorreu no país.

Publituris

O Qatar recebeu, entre janeiro e finais de agosto, 2,56 milhões de visitantes, número que representa uma subida de 157% face ao mesmo período de 2022 e que, segundo o Turismo do Qatar, se deve ao sucesso da organização do Campeonato do Mundo de Futebol de 2022, que decorreu no país.

“O crescimento do número de visitantes internacionais no Qatar é fruto da estratégia do Qatar Tourism para aproveitar o impulso do maior evento desportivo do mundo no final do ano passado”, considera Akbar Al-Baker, presidente do Qatar Tourism e CEO do Qatar Airways Group.

Segundo o Middle East Monitor, desde a realização da competição de futebol, que decorreu em novembro e dezembro de 2022, o Qatar já superou os números de chegadas anuais de 2022, com destaque para mercados como Arábia Saudita, Índia, Alemanha, EUA, Kuwait, Omã, Bahrein, Grã-Bretanha, Emirados Árabes Unidos e Paquistão, que compõem o Top 10 dos principais mercados emissores de turistas para o Qatar.

“Ao concentrar-nos nos mercados prioritários e através de uma abordagem multifacetada que prevê fortes esforços e iniciativas em todos os nossos pilares estratégicos, conseguimos receber visitantes de todos os cantos do mundo e mostrar a mistura perfeita de modernidade e autenticidade cultural que o Qatar oferece”, acrescenta Akbar Al-Baker.

Só em julho, avança o Arab News, o Qatar registou um aumento de 91,4% na entrada de visitantes, que chegaram aos 288.000, segundo o boletim de Estatísticas Mensais do Qatar, que foi publicado pela Autoridade de Planeamento e Estatística.

Recorde-se que, em abril, as autoridades do Qatar estimavam que, este ano, o número de visitantes no país registasse um aumento de 347% face ao ano passado, fruto do impacto do Campeonato do Mundo de Futebol de 2022, assim como de vários outros eventos que o país tem recebido em 2023.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

Thapanee Kiatphaiboon é a nova governadora da TAT

Thapanee Kiatphaiboon é a nova governadora da Autoridade de Turismo da Tailândia (TAT) e iniciou funções a 1 de setembro.

Publituris

A Autoridade de Turismo da Tailândia (TAT) tem uma nova governadora, cargo que passou a ser desempenhado por Thapanee Kiatphaiboon, que iniciou funções a 1 de setembro.

De acordo com uma nota informativa da TAT, Thapanee Kiatphaiboon já ocupou vários cargos na TAT, onde se encontra desde 1999, incluindo o de vice-governadora para os Produtos e Negócios Turísticos e, mais recentemente, o de vice-governadora para o Marketing Interno.

“Na sua função mais recente como vice-governadora da TAT para o Marketing Doméstico, a responsável fomentou várias iniciativas no âmbito do turismo interno, das quais se destacam o workation, as rotas de turismo religioso e de fé e as viagens a solo – que resultaram num total de 151,45 milhões de viagens domésticas em 2022 e geraram mais de 16 mil milhões de Euros”, destaca a TAT, na informação divulgada.

Já quando desempenhou as funções de vice-governadora para os Produtos e Negócios Turísticos, Thapanee Kiatphaiboon “liderou o programa de certificação Amazing Thailand Safety and Health Administration (SHA), para que os hotéis e serviços cumprissem com normas específicas de saúde e segurança durante o período de rigorosas medidas de controlo da COVID-19”.

Thapanee Kiatphaiboon foi ainda responsável pelo lançamento do regime de vistos turísticos especiais (STV) para promover a reabertura da Tailândia, o que, acrescenta a TAT, “conduziu a regimes de entrada subsequentes, nomeadamente o Phuket Sandbox, que foi reconhecido internacionalmente como o modelo de reabertura do país”.

A nova governadora da TAT recorreu ainda às tecnologias e redes sociais para a promoção e desenvolvimento do turismo na Tailândia, nomeadamente no âmbito do projeto Google Street View, e das redes sociais “Amazing Thailand”.

“Ao longo dos anos, Thapanee Kiatphaiboon dinamizou projetos para vários produtos turísticos, como o turismo de saúde e bem-estar ou o projeto “Sabedoria do Rei para o Turismo Sustentável”, que ganhou o PATA Grand Awards 2018 na categoria de Educação e Formação”, refere ainda a TAT.

A nível académico, Thapanee Kiatphaiboon conta ainda com um mestrado em Ciências pela Universidade de Surrey, no Reino Unido.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

SETCS pede “reflexão conjunta” sobre descida do mercado interno no Algarve

Nuno Fazenda, que falava aos jornalistas à margem do FT Weekend Londres, admitiu que existem sinais de quebra no que diz respeito às dormidas dos turistas nacionais na principal região turística do país.

Publituris

Considerando que “o turismo doméstico é muito importante”, o secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, apelou no sábado, 2 de setembro, a uma “reflexão conjunta” sobre a quebra do turismo nacional no Algarve este verão.

Nuno Fazenda, que falava aos jornalistas à margem do FT Weekend Londres, admitiu que existem sinais de quebra no que diz respeito às dormidas dos turistas nacionais na principal região turística do país, o que não quer, no entanto, dizer que os portugueses estejam a viajar menos.

“No que diz respeito ao turismo nacional, de facto temos alguns sinais de quebra das dormidas de residentes no Algarve, o que não significa que os portugueses estejam a viajar menos. Podem estar a viajar para outras regiões do país e até para o estrangeiro”, afirmou o governante, citado pela Lusa.

Apesar da descida do número de portugueses no Algarve, Nuno Fazenda também reconheceu que a região registou um aumento de 40% da receita média por quarto, o que indica que os preços do alojamento turístico estão a subir.

“Ora, isso convida a uma reflexão conjunta de instituições, de empresários, de todos, porque o turismo doméstico é muito importante“, vincou, defendendo que “Portugal tem que continuar a cuidar e a valorizar o seu turismo interno”.

Nuno Fazenda falou aos jornalistas num evento que decorreu na capital britânica e que deu a conhecer a oferta de gastronomia e vinhos, assim como de turismo literário nacional, motivo pelo qual o responsável abordou também a importância deste mercado emissor de turistas para Portugal.

No caso dos turistas britânicos, o Algarve continua a ser um dos destinos preferidos, já que cerca de 50% dos turistas deste mercado que visitam Portugal têm como destino a região mais a sul do país, ainda que o fluxo de turistas britânicos também esteja a crescer noutras regiões portuguesas.

“Aquilo que nós queremos do ponto de vista estratégico é continuar a crescer, mas crescer bem, com sustentabilidade e autenticidade e ao longo do território, puxar pelas regiões menos desenvolvidas, mas sem deixar de consolidar os destinos principais Algarve, Lisboa, Porto e Madeira”, explicou, revelando que este mercado “está a crescer de forma muito expressiva noutras regiões, nomeadamente no Alentejo e no Norte, e está também a crescer em outras alturas do ano”.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

Cabo Verde: Santo Antão acolhe 1.ª Conferência Internacional sobre o Turismo de Natureza

Para celebrar o Dia Mundial do Turismo deste ano de 2023, o Governo de Cabo Verde, através do Ministério do Turismo e Transportes, promove a realização da 1.ª Conferência Internacional do Turismo de Natureza, na Ilha de Santo Antão, no dia 29 de setembro próximo, sob o tema, “Investimentos Verdes como via para a Sustentabilidade do Turismo”.

A realização da 1ª Conferência Internacional do Turismo de Natureza insere-se no âmbito do Programa Operacional do Turismo 2022-2026 (POT), plano setorial, que reflete a visão do Governo para o desenvolvimento e promoção do Turismo em Cabo Verde, sob os princípios norteadores da sustentabilidade, inclusão e diversidade, com vista a posicionar o país como um destino global de Turismo sustentável, inclusivo e diversificado, apostado em potenciar os recursos paisagísticos, humanos e culturais do país em produtos turísticos sustentáveis e de alto valor acrescentado.

Dois dos subprogramas do POT, o da Sustentabilidade e o da Requalificação de Oferta, contemplam projetos de turismo rural e de natureza, identificados como um grupo de segmentos de aposta para a diversificação do produto turístico nacional, e integram um conjunto amplo de iniciativas com o objetivo de estruturar, qualificar e consolidar o produto turístico no espaço rural e na natureza, nas ilhas com maior potencial para o efeito, designadamente, as de Santo Antão, São Nicolau, Santiago, Fogo e Brava.

Em colaboração com parceiros nacionais e internacionais, a conferência será um espaço de reflexão, debate e apresentação de modelos de turismo de natureza, em diferentes contextos e partes do mundo, através da partilha de ideias, experiências e de boas práticas.

Contando com a participação do setor público, empresários, ONGs e a academia, pretende-se aprofundar e consolidar conhecimentos e maior sensibilização dos diferentes stackeholders sobre a importância do Turismo de Natureza. No final da Conferência, será adotado a Declaração de Santo Antão – Eixo do Turismo de Natureza, como um novo portefólio de produtos turísticos de excelência no Turismo em Cabo Verde.

Sobre o autorCarolina Morgado

Carolina Morgado

Mais artigos
Destinos

Raul Almeida já tomou posse como novo presidente da TCP e quer criar Conselho Estratégico

As eleições para a TCP decorreram a 26 de julho e elegeram a única lista candidata e que era liderada por Raul Almeida, antigo presidente da Câmara Municipal de Mira. Os novos órgãos sociais da TCP tomaram posse esta sexta-feira, 1 de setembro.

Publituris

Os novos órgãos sociais da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal (TCP) tomaram posse esta sexta-feira, 1 de setembro, numa cerimónia que decorreu no Convento São Francisco, em Coimbra, e na qual Raul Almeida se tornou oficialmente no novo presidente da entidade regional de turismo.

Segundo um comunicado da Turismo Centro de Portugal, a cerimónia de tomada de posse contou com a presença do secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, assim como do presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, e do presidente da Confederação do Turismo de Portugal, Francisco Calheiros.

Na cerimónia e além de saudar o “trabalho notável” realizado por Pedro Machado, Raul Almeida considerou que o novos órgãos sociais da TCP “vão contribuir com novas ideias e novas formas de encarar a atividade turística”, uma vez que se tratam de elementos que “vêm acrescentar valor e que se complementam, conjugando a atividade pública com a privada”.

Mas o novo presidente da TCP falou também sobre as medidas que pretende colocar em prática, com destaque para a criação de um Conselho Estratégico do Turismo do Centro, que deverá ter “uma função consultiva sobre as estratégias de fundo” que se pretendem implementar na entidade regional de turismo.

Este novo órgão, explicou Raul Almeida, “reunirá os principais atores da atividade turística na região”, a exemplo das oito Comunidades Intermunicipais regionais, mas também das Universidades e Politécnicos da região, que são representantes do setor privado e das associações.

As prioridades para este mandato passam, segundo o novo presidente, por “consolidar a marca turística Centro de Portugal e os seus produtos-âncora”, “assumir o desígnio de o Centro de Portugal ser um destino turístico sustentável, acessível e inteligente”, “focar a atenção na escassez de trabalhadores na atividade turística”, ”estreitar a colaboração com os principais stakeholders do setor do Turismo”, “consolidar as relações de parceria com as associações empresariais e profissionais” e “continuar a apostar na monitorização e avaliação da atividade turística”.

A finalizar o discurso, Raul Almeida lançou ainda um desafio ao secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços e que passa pela atualização do orçamento anual das ERT, algo que, segundo o novo presidente da TCP, “é da mais inteira justiça”.

“É da mais inteira justiça que o trabalho notável que as ERT realizam seja distinguido com uma atualização orçamental, que lhes permita fazer mais e melhor pelo território. Esta é uma necessidade evidente”, disse Raul Almeida, no discurso de tomada de posse.

Já Pedro Machado, que também interveio na cerimónia enquanto presidente cessante, agradeceu a todos os que, durante os seus mandatos, deram “o melhor de si próprios pela causa da Turismo Centro de Portugal” e recordou os valores da ERT, que passam pelo empenho, criatividade, energia, lealdade, solidariedade e confiança.

A cerimónia encerrou depois de um discurso do secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, que fez um balanço positivo do trabalho desenvolvido pelos órgãos sociais cessantes e deixou votos de que o sucesso continue, respondendo ainda ao pedido de Raul Almeida com a garantia de que o reforço orçamental para as ERT está já previsto para o próximo ano.

Na tomada de posse dos novos órgãos sociais da TCP marcaram ainda presença representantes do setor privado e empresários do setor da região, a exemplo da APAVT, AHRESP, APECATE, ARAC, AHP, ADHP.

Recorde-se que as eleições para a TCP decorreram a 26 de julho e foram vencidas pela lista única liderada por Raul Almeida, que era, até às eleições, presidente da Câmara Municipal de Mira.

Órgãos sociais da TCP para o mandato 2023-2028:

Comissão Executiva:
Raul Almeida (Presidente)
Anabela Freitas
Jorge Sampaio
Elsa Marçal
Luís Albuquerque

Mesa da Assembleia Geral:
Pedro Machado (Presidente da Mesa)
Vítor Pereira (Secretário da Mesa)

Conselho de Marketing:
Jorge Almeida “Loureiro” (Presidente)
José Francisco Rolo
Carlos Ascensão
Laura Rodrigues
Rodolfo Baldaia de Queirós
Jorge Costa
António Marques Vidal

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

Turismo de Portugal vai aumentar em 20% apoio às ERT

O Turismo de Portugal (TdP) vai aumentar em 20% o apoio que é atribuído às Entidades Regionais de Turismo (ERT), afirmou, em Coimbra, o secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços (SETCS), Nuno Fazenda.

Publituris

“Foi uma decisão que já tomei e que dei nota ao presidente do Turismo de Portugal (TdP) para que haja um reforço de 20% naquilo que é o apoio do Turismo de Portugal às Entidades Regionais de Turismo (ERT)”, disse o secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, que discursava em Coimbra, na tomada de posse dos novos órgãos sociais da Turismo do Centro de Portugal, que passa a ser presidida por Raul Almeida.

Segundo Nuno Fazenda, “é importante dar mais voz, mais força e mais recursos às regiões”, reconhecendo que se pode ir “mais além” no financiamento das entidades regionais.

O SETCS respondia a Raul Almeida, que no discurso de tomada de posse, defendeu uma atualização orçamental das entidades regionais.

Nuno Fazenda considerou que “as regiões têm um papel fundamental no turismo”, assumindo um “papel importante na afirmação dos seus territórios”.

Durante o seu discurso, o governante notou que o turismo continua a alcançar “resultados históricos” no país, dando nota de que o primeiro semestre de 2023 foi “o melhor semestre de sempre da história do turismo”, crescendo quer em dormidas quer nas receitas turísticas.

No entanto, notou que há alguns problemas, nomeadamente a falta de mão-de-obra no setor.

“Temos de atuar em diferentes dimensões para atrair talento para o setor do turismo e no que diz respeito às qualificações”, notou, considerando que é necessário aumentar o salário médio no setor, que continua abaixo da média da economia nacional.

Para o secretário de Estado, “tem de haver mais esforço para progredir nesse sentido”, apontando também para a captação de mão-de-obra estrangeira para resolver esse problema.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

Turismo de Portugal promove país junto do mercado britânico no FT Weekend Londres

No FT Weekend Londres, o Turismo de Portugal vai dar a conhecer a oferta de  gastronomia e vinhos, bem como de enoturismo e de turismo literário nacionais, com a participação dos chefs Henrique Sá Pessoa e José Avilez, bem como do escritor José Luís Peixoto.

Publituris

O Turismo de Portugal participa este sábado, 2 de setembro, no FT Weekend Londres, iniciativa promovida pelo Financial Times e que vai contar com a “presença destacada da marca VisitPortugal com o objetivo de inspirar os britânicos a explorar novas experiências turísticas em Portugal”.

De  acordo com um comunicado enviado à imprensa, este é o segundo ano em que o  Turismo de Portugal se associa a esta iniciativa, que vai decorrer sob o tema “Where Curious Minds Meet”, nos jardins da Kenwood House e com transmissão online.

“Este festival é uma oportunidade para promover o destino Portugal junto de líderes de opinião, artistas, agentes culturais, empresários e executivos de topo de várias áreas, e estimular a curiosidade quanto a novas propostas de viagens e experiências que respondam às aspirações e interesses do turista britânico”, lê-se no comunicado divulgado pelo Turismo de Portugal.

No FT Weekend Londres, o Turismo de Portugal vai dar a conhecer a oferta de  gastronomia e vinhos, bem como de enoturismo e de turismo literário nacionais, de forma a incentivar a visita dos turistas britânicos, bem como a atividade turística ao longo de todo o território e durante todo o ano.

“Esta abordagem está alinhada com a estratégia de promoção do Destino que visa um melhor crescimento do turismo, ao contribuir para a preservação cultural e para a sustentabilidade dos recursos numa ótica responsável, multicultural e transformadora”, explica o Turismo de Portugal.

No FT Weekend Londres, Portugal vai ser apresentado como um “destino que dispõe de uma oferta turística diversificada, talentosa e autêntica”, através de iniciativas que contam com a participação dos chefs Henrique Sá Pessoa e José Avilez, assim como do escritor José Luís Peixoto, e ainda de Danilo Cerqueira, CEO da DMC Tempo-Vip, e Rachel O’Reilly, da KUONI.

“A estes juntam-se Julia Harding, crítica de vinhos, e Alice Lascelles, colunista do FT, para uma prova especial de vinhos portugueses, realçando os diferentes terroirs de norte a sul e ilhas do país, bem como, as unidades que dispõem de enoturismo”, acrescenta o Turismo de Portugal.

Segundo o secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, “o Reino Unido tem sido historicamente o principal mercado turístico de Portugal”, como mostram os resultados do primeiro semestre de 2023, que indicam crescimentos de 10% em hóspedes e 15% em receitas face a 2019, o que justifica a participação portuguesa neste evento.

“Portugal é o único destino a marcar presença no FT Weekend Festival. É um palco para reforçar a notoriedade do País e das suas regiões junto de um público exigente. Através de experiências turísticas diferenciadas, estamos a cumprir o objetivo de crescer melhor ao longo de todo o ano e em todo o território”, realça o governante.

No FT Weekend Londres, estão previstas quatro sessões dedicadas a Portugal, concretamente a partir das 13h00, no palco Literature and Life, com José Luís Peixoto e sobre o tema “Literary pilgrimages: going to the source”; pelas 14h00, no palco FT Kitchen, o chef Henrique Sá Pessoa ensina a fazer bacalhau; pelas 15h15, no palco Food & Drink, há uma prova de vinho com Julia Harding e Alice Lascelles; bem como às 16h00, no palco Travel, debate-se o tema “Portugal’s culinary journey – from field to table”, com Chef José Avillez, Danilo Cerqueira​ e Rachel O’Reilly.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2021 PUBLITURIS. Todos os direitos reservados.