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Festival Art&Tur celebra 10º aniversário

A edição deste ano do Festival Internacional de Cinema de Turismo ART&TUR acontece de 1 a 3 de Novembro, em Vila Nova de Gaia.

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A edição deste ano do Festival Internacional de Cinema de Turismo ART&TUR acontece de 1 a 3 de Novembro, em Vila Nova de Gaia.

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De 1 a 3 de Novembro, Vila Nova de Gaia recebe mais uma edição do Festival Internacional de Cinema de Turismo ART&TUR, que neste ano comemora o seu 10º aniversário.
O Convento Corpus Christi e o Auditório das Caves Calém vão ser transformados em salas de cinema, onde vão ser exibidos mais de 60 filmes.
Para além das exibições de filmes, temas como “Planeamento Turístico e Sustentabilidade”, “Redes sociais na promoção de destinos” e “Criatividade e Inovação no Turismo” vão ser discutidos no Fórum ART&TUR por palestrantes nacionais e internacionais que tem lugar dia 2.  Entre os convidados, estão Caroline Ungersbock, Presidente e co-fundadora do Sustainable Tourism Partnership Programme (STPP), Andreas Ewels, diretor da TV alemã ZDF, o Blogger Nelson Carvalheiro, entre outros.
O objectivo é promover o intercâmbio de experiências entre produtores de conteúdo audiovisual, representantes do sector de turismo, apreciadores de cinema e estudantes.
A secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, encerra o Fórum ART&TUR no dia 3, com uma apresentação sobre a Estratégia de Turismo de Portugal.
O ART&TUR é um dos maiores e mais criativos certames de cinema de turismo a nível mundial e este ano contou com 311 inscrições oriundas de 41 países. Promovido pela APTUR- Associação Portuguesa de Turismologia e pela Eventors Lab, o evento tem o apoio oficial do Município de Vila Nova de Gaia e do Turismo do Porto e Norte de Portugal.
A participação do público é gratuita. A programação completa do Festival está disponível no site www.tourfilm-festival.com.

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Viana do Castelo acolhe 2.º Encontro Nacional de Turismo em Espaço Rural

O Forte Santiago da Barra, em Viana do
Castelo, será palco, nos dias 20 e 21 de março, do 2.º Encontro Nacional de Turismo em Espaço Rural,
promovido pela Associação de Hotéis Rurais de Portugal (AHRP).

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De acordo com a organização, o evento considerado o maior do setor em 2025, pretende ser um marco na discussão sobre o presente e o futuro do turismo rural no país.

O encontro reunirá especialistas, empresários e representantes institucionais para debater os desafios e oportunidades do setor. Entre os nomes confirmados estão o secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, o presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, o presidente da Entidade Regional de Turismo Porto e Norte, Luís Pedro Martins, e o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre.

Após a sessão de abertura marcada para as 09h00 do dia 20, haverá lugar a um debate sobre “O Presente e o Futuro do Turismo em Espaço Rural”.

Durante o dia, estão agendadas sessões paralelas sobre animação turística e eventos como fator de inclusão, bem como a importância dos produtos locais e sazonais na gastronomia. Os debates prosseguem com temas como o planeamento intermunicipal do turismo e a formação e emprego no setor.

No segundo dia, 21 de março, a programação abordará temas como a digitalização e inteligência artificial no turismo rural, a massificação dos destinos e os Caminhos de Santiago. O evento encerrará com um painel dedicado aos fundos europeus e apoios para o setor.

As inscrições para o 2.º Encontro Nacional de Turismo em Espaço Rural estão abertas no site da Associação de Hotéis Rurais de Portugal.

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Cascais e Sintra promovem “Conversas da Sustentabilidade”

Cascais e Sintra, em pareceria com a consultora Th1nk, recebem no próximo dia 20 de março o evento “Conversas da Sustentabilidade”, encontro que visa discutir a certificação de destinos turísticos e agentes económicos como fator de diferenciação e excelência no setor.

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O evento acontecerá no Penha Longa Resort, das 10h30 às 18h30, reunindo especialistas, líderes e decisores do setor para debater desafios e oportunidades do turismo sustentável.

A sessão de abertura contará com a presença de Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra, e Nuno Piteira Lopes, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais.

“Destinos Turísticos Sustentáveis: Desafios e Oportunidades” é tema do primeiro painel cujo debate contará com a participação de Ricardo Rio (presidente da Câmara Municipal de Braga), Susana Grácio (Turismo de Portugal) e Carla Salsinha (residente da Entidade de Turismo de Lisboa). Segue-se o painel “O Papel dos Agentes Turísticos na Promoção do Turismo Sustentável”, que reunirá Paulo Brehm (consultor em Turismo e Viagens), Camile Maia (Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril) e Carlos Vieira (Penha Longa Resort).

O último painel vai analisar “Gestão de Marca, Inovação e Ferramentas para a Sustentabilidade nos Destinos”, que contará com as contribuições de Carlos Brito (Porto Business School), Cristóvão Monteiro (Head of Place Branding do CH Group) e Maria Vale (diretora de Turismo de Portugal em Espanha).

As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser realizadas através do seguinte link: https://forms.gle/7i3xbsPFVjYLZt1V8.

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Politécnico de Setúbal apresenta projeto SHIFT na BTL

O Politécnico de Setúbal irá apresentar os principais resultados do projeto de investigação SHIFT, aproveitando a presença na BTL para dar a conhecer a plataforma digital pioneira de marketing turístico colaborativo.

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O projeto de investigação SHIFT, liderado pelo Politécnico de Setúbal (IPS) e com financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), vai estar representado na próxima edição do Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), com um seminário sobre “Estratégias Colaborativas para um Turismo Sustentável”, onde serão apresentados os principais resultados alcançados, com destaque para uma plataforma digital de marketing turístico colaborativo.

O evento, agendado para 14 de março, enquadra-se na Tarefa 6 do projeto SHIFT, referente à disseminação, e acontece em simultâneo com o programa de divulgação da RIPTUR – Rede de Instituições Públicas do Ensino Superior Politécnico com cursos de Turismo, dirigindo-se especificamente aos stakeholders do turismo que procuram estratégias inovadoras para potenciar a competitividade, adotando uma abordagem prática e baseada em evidências.

Trata-se de uma “oportunidade para conhecer soluções estratégicas e tecnológicas que podem redefinir o futuro do turismo”, afirma Teresa Costa, docente da Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE/IPS) e investigadora principal deste projeto.

A decorrer desde 2022, o SHIFT propõe-se criar “uma nova estrutura concetual e pragmática para o marketing turístico, orientada para a sustentabilidade e baseada na inovação de base digital, como trampolim para a transformação de que o turismo precisa urgentemente”, conclui a responsável.

Com início pelas 16h30, o programa organiza-se em seis intervenções onde serão apresentados os fatores críticos que moldam o futuro do turismo, bem como cenários estratégicos e um referencial de marketing turístico colaborativo, validado com stakeholders na região de Lisboa.

O seminário culmina com a apresentação de um protótipo pioneiro de plataforma digital, a cargo de Rui Madeira, docente da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal (ESTSetúbal/IPS), concebida para impulsionar a cooperação entre agentes turísticos, turistas e residentes, de forma a otimizar a promoção dos destinos.

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Evento que pretende ser referência internacional nos desportos de natureza e áreas relacionadas tem 1.ª edição em Portugal

A 1.ª edição do “ICOS+ International Congress of Outdoor Sports”, evento que pretende afirmar-se como uma referência internacional ao nível dos desportos de natureza e áreas relacionadas, realiza-se em junho, na Escola Superior de Desporto de Rio Maior – Instituto Politécnico de Santarém.

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A Escola Superior de Desporto de Rio Maior – Instituto Politécnico de Santarém – irá receber, nos dias 25, 26 e 27 de junho, em Rio Maior, a 1.ª edição do evento internacional “ICOS+ International Congress of Outdoor Sports”, cuja sessão de apresentação “ICOS+ Kick-off session” decorrerá no dia 10 de março.

O “ICOS+” pretende afirmar-se no panorama internacional associado às práticas desportivas em contacto com a natureza, possuindo, na base do seu conceito, uma visão holística destas práticas que têm vindo a ganhar cada vez mais relevância e importância na sociedade, por motivos ambientais, sociais, de saúde ou económicos.

Em discussão durante o evento, estarão quatro temáticas: Turismo e Economia; Saúde e Bem-estar; Educação e Aprendizagem, e Performance Desportiva.

O evento é organizado pela ESDRM – IPSantarém e as submissões de trabalhos terão de acontecer até dia 12 de março e inscrição em período early bird até 5 de abril.

Além da Entidade Regional do Turismo do Alentejo e Ribatejo, do Instituto Português do Desporto e da Juventude, I.P. (IPDJ) e da Câmara Municipal de Rio Maior, principais sponsors do evento, este assenta numa vasta rede que conta com mais de 20 parceiros nacionais e internacionais, entre estes a Fundação do Desporto, APECATE e a ENOS-European Network of Outdoor Sports.

Para João Moutão presidente do IPSantarém este evento, “deverá ser o primeiro do género que aborda estas práticas numa perspetiva tão abrangente”, esperando que, com este conceito, “possamos estimular a discussão, criar pontes entre a teoria e a prática e promover o estabelecimento de relações e parcerias nacionais e internacionais”.

Mas o evento é mais do que um congresso académico. O “ICOS+”, além de um evento de referência em termos de conhecimento académico e de ligação à prática, pretende também ser um evento onde se celebre a cultura destas práticas. “Além de um elenco internacional de referência, possui um conjunto de atividades sociais e culturais que visam enriquecer a experiência de todos os participantes”, refere João Moutão.

O congresso destina-se a todos os que se relacionam e trabalham com os desportos de natureza, sendo particularmente relevante para membros da academia (professores e investigadores) mas também profissionais das áreas do desporto, do turismo, do ensino, municípios, entre outros.

O programa detalhado pode ser visitado em https://icoscongress.com/detailed-program/ e as informações sobre todos os speakers está disponível em https://icoscongress.com/speakers/

Estão previstas um conjunto de atividades sociais, tours, workshops, apresentação e discussão de projetos nacionais e internacionais, destacando-se ainda a realização de uma edição do “European Outdoor Film Tour” (EOFT, https://pt.eoft.eu/en ), festival de cinema internacional de aventura na noite do primeiro dia do congresso (acesso gratuito aos participantes no ICOS+).

A inscrição, em período Early Bird (até 5 de abril), tem o custo de 150€ e inclui todo o programa do congresso, com exceção das tours sociais no dia 27 de junho (que podem ser adquiridas com custo adicional, no ato da inscrição).

Mais informação sobre o registo em https://icoscongress.com/registration/

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Showcase Piauí Lisboa 2025 acontece a 11 de março

Este evento foi criado especialmente para agentes de viagens e operadores de turismo que desejem explorar o melhor do estado brasileiro do Piauí, através de sua história, cultura vibrante, paisagens fascinantes.

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O Showcase Piauí Lisboa 2025, que acontece no dia 11 de março, das 19:00 às 22:30, no Epic Sana Marquês Hotel, é uma organização da VBRATA (Visit Brazil Travel Association) em parceria com o governo do Piauí, através do Sebrae do Piauí e da Secretaria de Turismo do Estado.

A organização promete conexão com profissionais do setor numa dinâmica de networking, possibilitando aos profissionais portugueses mergulhar na cultura do Piauí e enriquecer os seus conhecimentos numa noite de informação, degustando sabores autênticos daquele estado do Nordeste brasileiro.

 

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FLY – Feira das Viagens no Porto promete encontro com o universo de destinos

A FLY-Feira das Viagens vai ter lugar na Alfândega do Porto nos dias 22 e 23 de março de 2025, e a organização promete todo o universo das viagens e turismo, associado a um catálogo exclusivo.

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Durante dois dias, a feira reunirá agências de viagens, marcas, produtos e agentes turísticos, destaca a BestEvents, organizadora do evento que promete ser o cenário ideal para quem pretende divulgar os destinos que tem em carteira junto do consumidor final, que pode reservar o próximo destino de sonho, a próxima experiência cultural, a próxima aventura, com entrada gratuita.

O catálogo de ofertas que o público pode encontrar na FLY – Feira das Viagens vai muito para além das praias paradisíacas com que todos sonhamos, indica a organização, lembrando que a neve, a natureza, o desporto e aventura, o turismo de negócio e turismo rural, o eco e enoturismo, roteiros gastronómicos, os destinos de saúde, religiosos e culturais, também estarão em evidência, evento que vai permitir explorar o mundo, apreciar as tendências de destinos atuais e onde será possível encontrar, também, aqueles destinos menos conhecidos.

A organização está a ultimar um conjunto de atividades interativas, workshops, palestras, conferências e demonstrações dos mais variados destinos, descobrir as tendências e novas apostas do setor. Além da mostra, o espaço terá uma zona de espetáculos e concertos culturais que te vão proporcionar uma imersão mais profunda na cultura de cada destino. A riqueza e a diversidade das tradições musicais vão oferecer um verdadeiro passeio sonoro pelos dos quatro cantos do planeta.

 

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Cascais vai ser palco do Turismo de Luxo de 25 a 27 de fevereiro

Está tudo a postos em Cascais para acolher, de 25 a 27 de fevereiro, mais uma edição do Access Luxury Travel Show (ALTS), uma seleção exclusiva de 50 buyers de turismo de luxo.

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O evento, que reunirá 40 expositores internacionais de prestigiadas cadeias hoteleiras, resorts e operadores turísticos, será uma oportunidade para fortalecer relações comerciais e criar novas parcerias no segmento de luxo.

Os buyers, oriundos de mercados como o Reino Unido, França, Bélgica, Dinamarca, Suécia, Alemanha, Países Baixos, Espanha, Itália, e Portugal, terão a oportunidade de interagir diretamente com representantes de destinos e fornecedores globais. Este ano, o evento contará também com a presença de buyers da Europa Central, Leste e dos países Bálticos, o que permitirá promover ainda mais o potencial destes importantes mercados.

A programação do evento incluirá uma série de encontros agendados, seguidos de atividades exclusivas para os participantes, oferecidas pelo Cascais Visitors & Convention Bureau e organizadas pela Brightsite DMC, como um city tour por Cascais, uma clínica de golfe no Quinta da Marinha Hotel, um workshop de pintura de azulejos no Albatroz Hotel, uma experiência de degustação de vinhos e cocktails na Villa Itália e um jantar elegante com música ao vivo no Palácio de Seteais.

No último dia do evento, 27 de fevereiro, os participantes terão mais encontros agendados, seguidos de um cocktail de networking e um jantar de despedida no Ritz Carlton Penha Longa Resort.

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AHP debate conectividade aérea

A associação da Hotelaria de Portugal (AHP) organiza um almoço no qual a conectividade aérea do país estará em debate.

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A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) realiza o primeiro Almoço de Associados de 2025 no dia 31 de janeiro, no Dom José Beach Hotel, em Quarteira. Este almoço irá reunir profissionais do setor para debater temas estratégicos para a operação aérea no Aeroporto de Faro e a conectividade aérea do país.

O evento contará com a participação de responsáveis do Turismo de Portugal e da ANA Aeroportos: Francisco Pita, COO, ANA Aeroportos; Filipe Silva, Senior Director, Turismo de Portugal; e Alberto Mota Borges, diretor do Aeroporto de Faro.

Entre os temas em discussão, destacam-se os principais mercados emissores para o Algarve e para Portugal, as rotas e companhias aéreas em operação e os desafios que se colocam à aviação comercial. Além disso, será abordada a articulação entre os aeroportos nacionais e a estratégia da ANA Aeroportos e do Turismo de Portugal para garantir a conectividade aérea.

De referir que o evento é fechado e exclusivo para associados, parceiros da AHP e profissionais do setor do turismo.

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APECATE realiza sessões de formação em IA aplicada à Animação e aos Eventos

Com a Inteligência Artificial a tornar-se uma obrigatoriedade no setor do turismo e eventos, a APECATE irá realizar quatro sessões de formação para preparar profissionais em Lisboa e no Porto.

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Consciente das alterações que a Inteligência Artificial (IA) tem trazido aos diversos mercados, a APECATE vai realizar quatro sessões de formação, em formato presencial, dedicadas à utilização da Inteligência Artificial nos setores da Animação Turística e dos Congressos e Eventos.

Com uma duração total de oito horas, divididas em módulos teóricos e práticos, para cada um dos setores decorrerá uma sessão em Lisboa e outra no Porto. Nos dias 24 e 25 de fevereiro decorrerão as sessões de Lisboa (Mesa Luísa) e nos dias 27 e 28 de fevereiro as sessões do Porto (Associação de Turismo do Porto e Norte).

A criação de prompts direcionados, as ferramentas para cada um dos setores para potenciar a IA e as suas aplicações práticas, são alguns dos módulos que serão ajustados ao setor em questão.

Para a APECATE, “estas formações representam uma oportunidade valiosa para os profissionais da Animação Turística e dos Congressos e Eventos se destacarem num mercado cada vez mais competitivo e dinâmico”.

Mais informações e inscrições poderá ser efetuada no link.

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ALEP com formação sobre AL no Algarve

Nesta ação de formação, a ALEP pretende responder a diversas dúvidas suscitadas pelos proprietários e gestores de Alojamento Local do Algarve.

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Para dar resposta às dúvidas suscitadas pelos proprietários e gestores de Alojamento Local do Algarve, a Associação do Alojamento Local em Portugal (ALEP) acaba de lançar uma ação de formação certificada em Faro, no dia 12 de fevereiro, com o apoio do Turismo do Algarve, com o objetivo de dar a conhecer em detalhe todas as alterações práticas à atividade e alertar para os novos desafios para o futuro do AL.

Nesta ação de formação prática presencial de 3 horas e 30 minutos, os participantes obterão respostas a diversas dúvidas. Entre elas, enumera a ALEP estão: O que muda com a nova legislação: Decreto-Lei 76/2024; Quais são as novas regras de AL em condomínio?; Como fica a abertura de novos registos em frações de prédios no litoral e interior e em cidades onde há regulamentos municipais? Quais são as atuais limitações?; Os registos de AL vão ter prazo de validade?; E o que muda na questão fiscal?; Qual é a nova forma de comprovar atividade e qual é o papel do Seguro neste processo? E o que acontece a quem não enviou o Comprovativo de Atividade em 2023?; Afinal quais são os novos poderes das Câmaras? Quais são as perspetivas para os regulamentos municipais?; Como fica a questão da intransmissibilidade?.

A ação de formação decorrerá na sede da Região de Turismo do Algarve, a partir das 14h30 e os interessados em frequentar a formação certificada da ALEP poderão obter mais informações sobre inscrição e modo de pagamento em www.alep.pt/FORMACAOALGARVENOVALEI

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