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Alojamento Local em debate em Viana do Castelo

 Esta iniciativa, que acontece dia 24, resulta de uma parceria da AHRESP com as Entidades Regionais de Turismo.

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Alojamento Local em debate em Viana do Castelo

 Esta iniciativa, que acontece dia 24, resulta de uma parceria da AHRESP com as Entidades Regionais de Turismo.

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A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) promove, no dia 24, terça-feira, um workshop sobre Alojamento Local destinado aos empresários da região de Viana do Castelo. A iniciativa enquadra-se no Roadshow Nacional de Workshops e realiza-se no Auditório do Castelo de Santiago da Barra, a partir das 15h.

Esta iniciativa, que resulta de uma parceria da AHRESP com as Entidades Regionais de Turismo do Alentejo, Turismo Centro de Portugal e Turismo do Porto e Norte de Portugal e com o apoio institucional da Câmara Municipal de Viana do Castelo, conta com as presenças de José Maria Costa, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Jorge Magalhães, Vice-presidente da ERT do Porto e Norte de Portugal, José Mendes, da IDTOUR, Jorge Dias, CIMAI, Rute Esteves e Nuno Freitas, do Hostel Dona Emília Guesthouse, Carina Viana, da Branco Cavaleiro Architects, Patrícia Purshotam Morais e Joaquim Ribeiro, ambos da AHRESP.

O roadshow nacional de workshops é cofinanciado pelo Compete 2020 / Portugal 2020 e tem como objetivo alargar a aprofundar o conhecimento sobre a actividade das unidades de Alojamento Local em Portugal. ‘Sou empresário de Alojamento Local e agora?’ é o mote para esta iniciativa, que vai apresentar também o conjunto de respostas que a AHRESP desenvolveu no âmbito do Programa QUALITY, projecto que visa a valorização e qualificação do Alojamento Local.

«A AHRESP vai, com esta iniciativa, dar resposta à dinâmica e aos desafios de crescimento da atividade do Alojamento Local em Portugal, fornecendo aos empresários ferramentas de apoio à gestão e garantindo padrões de qualidade do serviço», afirma Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP. «Queremos promover e projectar internacionalmente o destino Portugal com uma marca que gera confiança nos consumidores».

A primeira edição deste roadshow realizou-se em Grândola, seguindo-se agora Viana do Castelo, Seia, Évora, Porto Santarém, Caldas da Rainha, Vila Real e Aveiro. A participação nos workshops é gratuita, mas exige inscrição obrigatória. Em cada iniciativa será apresentado o Programa QUALITY e as ‘Referências de Boas Práticas’ já desenvolvidas com o objectivo de discutir a aplicação das mesmas, bem como suscitar o debate sobre temas muito específicos e operações de gestão do AL.

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TAAG assinala 85 anos com evento dia 8 de setembro em Lisboa

A TAAG – Linhas Aéreas de Angola vai assinalar o seu 85 aniversário, no próximo dia 8 de setembro, com um evento em Lisboa, que decorrerá a partir das 20 horas no Lumen Hotel & The Lisbon Light Show, e para o qual estão convidados todos os agentes de viagens, seus parceiros de negócio.

Com o mote “TAAG Linhas Aéreas de Angola – Há 85 anos a ligar África ao Mundo”, a transportadora aérea angola, que tem o Publituris como Media Partner, vai celebrar esta data com um encontro com os seus parceiros de negócio em Portugal, os agentes de viagens, numa ação em Lisboa marcada para o dia 8 de setembro no Lumen Hotel & The Lisbon Light Show, Rua Sousa Martins, 20, às 20 horas.

Para marcar presença neste evento, basta inscrever-se na plataforma criada para o efeito: https://gr8events.live/65Publituris/.

Nesta data, a transportadora aérea de Angola pretende celebrar a sua história e longevidade que resulta desde a criação da “DTA” em 1938 até a transição para a designação “TAAG”, tal como conhecemos hoje, a companhia de bandeira nacional.

A TAAG transporta as cores de Angola e a palanca como símbolo nacional para múltiplos destinos domésticos, regionais e internacionais. Atualmente, a sua frota é composta por 21 aeronaves, e além do transporte de passageiros, a companhia tem desenvolvido o segmento de carga, um serviço cada vez mais essencial para o desenvolvimento do ecossistema e diversificação do negócio.

Com um profundo orgulho da sua história de 85 anos, a TAAG aposta na melhoria contínua, numa visão de ser a companhia aérea de eleição para serviços de passageiros e carga, que conectam a África Austral ao Mundo com foco na sustentabilidade e inovação.

Neste momento de festa, mas com os olhos no futuro, a TAAG assegura que continuará a oferecer serviços aéreos de excelência, seguros, fiáveis, modernos e centrados no cliente, gerando valor para todos os stakeholders.

 

Sobre o autorCarolina Morgado

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Consolidador.com promove 3ª edição do Golden Sunset exclusivo para agentes de viagens

O Consolidador.com promove, no próximo dia 7 de julho, entre as 19h00 e as 22h00, no Terraço Editorial, em Lisboa, a terceira edição do Golden Sunset, evento exclusivo para agentes de viagens, com o objetivo de promover networking em ambiente descontraído e festivo.

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O evento, que contará com a presença da Air Canada, Air Europa, Air Transat, CopaAirlines, Latam, Royal Air Maroc, TAAG e TAP, vai permitir aos agentes de viagens interagirem diretamente com essas companhias aéreas e ficarem a par das últimas tendências e novidades do setor.

“Queremos proporcionar aos nossos principais parceiros de negócio, companhias aéreas e agências de viagens, a possibilidade de explorar novas oportunidades, fortalecer parcerias e, acima de tudo, que possam disfrutar de um ambiente descontraído e saborear o momento” afirmou Anabela Almeida, diretora geral do Consolidador.com.

A participação no evento é exclusiva para agentes de viagens. Desta forma, os interessados podem inscrever-se através do link: https://content.consolidador.com/goldensunset.

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I Colóquio Internacional do Património e Turismo Militar de 12 a 15 de junho em Agra do Heroísmo

A cidade de Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira, Açores, vai acolher entre os dias 12 e 15 de julho, o I Colóquio Internacional do Património e Turismo Militar, organizado pelo TECHN&ART – Centro de Tecnologia, Restauro e Valorização das Artes, do Instituto Politécnico de Tomar e pelo Museu de Angra do Heroísmo.

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O evento científico, que pretende proporcionar um espaço de apresentação, discussão e reflexão nos domínios do Património Histórico-Militar e do Turismo Militar, contará conta com a presença de vários oradores nacionais e internacionais, e decorre exclusivamente em formato presencial.

Recorde-se que p Turismo Militar tem vindo a consolidar-se em Portugal através do incremento de uma oferta ancorada nos recursos de índole histórica e militar.

Neste caso, o ​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​ Turismo de Portugal, em articulação com as Entidades Regionais de Turismo e com outros parceiros públicos e privados, tem vindo a apoiar a dinamização turística-cultural do vasto e monumental património material e imaterial associado à história militar nacional, em todo o território, na observância d​as ações tendentes à estruturação do produto turismo militar contemplado na Estratégia Turismo 2027.​

São vários os municípios e associações nacionais, assim como empresas turísticas que dinamizam iniciativas e programas de turismo militar, contribuindo para um melhor conhecimento do património e cultura dos seus territórios e, consequentemente, para a sua valorização turística, destacando-se as temáticas associadas aos Templários e às invasões francesas em Portugal.

O Turismo de Portugal, através da Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior, tem vindo a apoiar diversos projetos relacionados com o desenvolvimento de produtos de turismo militar.

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Turismo de Portugal apresenta Roteiro +Interior Turismo 2023

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Turismo de Portugal apresenta Roteiro +Interior Turismo 2023

Esta será a primeira de quatro sessões informativas integradas no Roteiro +Interior Turismo.

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O Turismo de Portugal promove, no dia 23 de junho, em Vila Velha de Ródão, a primeira de quatro sessões informativas, no âmbito da Agenda do Turismo para o Interior.

Em colaboração com os municípios, serão quatro sessões informativas integradas no Roteiro +Interior Turismo que visam divulgar as novas linhas de financiamento bem como as iniciativas para reforço da notoriedade do interior.

A primeira destas sessões tem lugar já no próximo dia 23 de junho, em Vila Velha de Ródão e conta a participação do Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda.

Em ligação com a Agenda do Turismo para o Interior, estas iniciativas corporizam as prioridades daquele documento, designadamente valorizar o território, investir nas empresas, qualificar os profissionais e projetar o interior e a sua oferta, tornando a atividade turística naqueles territórios um fator de desenvolvimento e de coesão.

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Estações Náuticas mostram oferta no “Water Fun in Portugal by Nautical Portugal”

O evento que se realiza na Lagoa de Óbidos – Foz do Arelho fará um balanço dos resultados da Internacionalização das Estações Náuticas, numa altura que estão previstas 40 Estações Náuticas Certificadas previstas até ao final de 2024.

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A Rede das Estações Náuticas (EN) realiza, no próximo dia 26 de junho, o “Water Fun in Portugal by Nautical Portugal”, no que será a Jornada de Encerramento do Projeto de Internacionalização, na Lagoa de Óbidos – Foz do Arelho.

Este evento tem como principal objetivo fazer o balanço das atividades e perspetivar o futuro das EN onde será feita a apresentação dos resultados da internacionalização por diversos parceiros e debater o futuro das Estações Náuticas.

A internacionalização das EN – Projeto IREN – teve como mercados-alvo França, Alemanha e Países Baixos, tendo como objetivo divulgar a oferta da rede e atrair pessoas além-fronteiras. Durante o evento, serão divulgados os resultados do projeto e preparados os caminhos do futuro das Estações Náuticas no quadro Portugal 2030.

De resto, prevê-se que, até ao final de 2024, o número de Estações Náuticas certificadas poderá rondar as 40 estações náuticas. Em 2023 foram já certificadas mais três EN, estando mais de uma dezena de manifestações de interesse de adesão e candidaturas a caminho, com preponderância para o interior. No total, são já 32 as Estações Náuticas certificadas Toda a oferta pode ser lida na Plataforma Nautical Portugal.

Estações Náuticas em cinco zonas do país
As 32 Estações Náuticas de Portugal, de Norte a Sul e do Interior ao Litoral estão agrupadas por cinco zonas: Porto e Norte; Centro; Lisboa; Alentejo; Algarve, com diferenciação de águas costeiras e águas interiores.

Na Região do Porto e Norte contabilizam-se 11 Estações Náuticas: Alijó (interior), Alto Minho (interior/litoral), Cabeceiras de Basto (interior), Espinho (litoral), Foz Côa (interior), Esposende (litoral), Macedo de Cavaleiros (interior), Matosinhos (litoral), Póvoa de Varzim (litoral), Vila do Conde (litoral) e Vila Verde (interior).

Na região do Centro de Portugal existem oito Estações Náuticas: Aveiro (litoral), Castelo do Bode (interior), Estarreja (litoral), Ílhavo (litoral), Murtosa (litoral), Oeste (litoral), Ovar (litoral) e Vagos (litoral).

Em Lisboa existem duas Estações Náuticas: Litoral de Cascais (litoral) e Sesimbra (litoral).

Na região do Alentejo e Ribatejo contabilizam-se sete Estações Náuticas nomeadamente: Alandroal (interior), Avis (interior), Moura-Alqueva (interior), Mértola (interior), Odemira (litoral), Monsaraz (interior) e Sines (litoral).

Por fim, no Algarve existem quatro Estações Náuticas: Portimão (litoral), Vilamoura (litoral), Lagos (litoral) e Faro (litoral).

Foto crédito: Depositphotos.com
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10º Festival do Vinho do Douro Superior regressa a Foz Côa

O Festival do Vinho do Douro Superior regressa em 10ª edição em Vila Nova de Foz Côa, entre os dias 26 e 28 de maio. O objetivo é afirmar a identidade da região neste setor.

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O certame, que pretende ser uma mostra de vinhos e produtos regionais exclusivamente do Douro Superior, considerado já uma referência do calendário dos grandes eventos vínicos do país, irá realizar-se entre 26 e 28 de maio, no EXPOCÔA – Centro de Exposições de Vila Nova de Foz Côa.

O evento que irá contar, este ano, mais de 90 expositores, tem a abertura oficial agendada para o dia 26 de maio pelas 18 horas, com a presença da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa e do presidente do Município de Foz Côa, João Paulo Sousa.

Organizado pela Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa, este festival tem contribuído para a afirmação da identidade do Douro Superior e todos os anos tem registado um aumento significativo de expositores, fruto do crescimento e do interesse de produtores de outras regiões que têm vindo a instalar-se na região, indica a organização em nota de imprensa.

Do programa do evento, fazem parte provas comentadas, concurso de vinhos, colóquio, mostra de produtos da região e animação musical.

O ‘Concurso de Vinhos do Douro Superior’, um dos pontos altos do festival, reunirá um júri composto por jornalistas, bloggers especializados, profissionais da restauração, garrafeiras, e distribuição que, na ocasião, avaliam cerca de centena e meia de vinhos, entre brancos, tintos e vinhos do Porto, numa prova que todos os anos se destaca considerando a qualidade das amostras apresentadas.

Os participantes no festival encontram, ainda, expositores de vinhos e produtos da região para venda e tasquinhas, que podem ser visitados nos três dias do evento.

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TP reconhece mais de 180 empresas turísticas comprometidas com sustentabilidade

O Turismo de Portugal (TP) vai reconhecer mais de 180 empresas que, no âmbito do programa Empresas Turismo 360º, assumiram um compromisso prático com a sustentabilidade no setor turístico.

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O Turismo de Portugal reúne agentes e empresas, terça-feira, dia 23 de maio, pelas 15 horas, no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, para discutir a importância de um compromisso prático com a sustentabilidade no setor turístico.

No âmbito do programa Empresas Turismo 360º, vão ser reconhecidas as mais de 180 empresas que assumiram uma agenda ESG (Environmental, Social, Governance) e iniciaram uma jornada que lhes vai permitir analisar os impactos da sua atividade no ambiente e nos sistemas sociais em que operam, enquanto criam valor para todas as suas partes interessadas.

O evento conta ainda com momentos de conversa e debate com especialistas, como Filipe Duarte Santos, presidente do Conselho Nacional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, e uma mesa-redonda, moderada pelo Turismo de Portugal, dedicada ao “Reporte corporativo de sustentabilidade: o que significa para as empresas do turismo?”.

O ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva abre a sessão, que será encerrada pelo secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda.

Após as intervenções de Bruno Parreira, vice-presidente da Câmara Municipal de Sintra, de João Pedro Domingues, membro da Comissão Executiva da ERT de Lisboa e Vale do Tejo, e do ministro da Economia e do Mar, Rodrigo Tavares, professor catedrático convidado na NOVA School of Business and Economics (Nova SBE) e nomeado Youbg Global Leader pelo World Economic Forum, falará sobre “O relevo da sustentabilidade para o Turismo”. Está também previsto um painel sobre “Reporte corporativo de sustentabilidade: o que significa para as empresas do turismo?”, com participação de Nuno Cordeiro, diretor da Divisão de Financial Services Risk & Regulation, PwC, Pedro Teixeira, diretor de Sustentabilidade da NEYA Hotels, Marta Pires, administradora da Hertz Portugal, Cláudia Almeida, diretora do Património Natural da Parques de Sintra – Monte da Lua, e Pedro Azeitona, Técnico de Qualidade, Ambiente e Segurança da Vila Galé Hotéis.

Segue-se a atribuição de distinções às empresas aderentes ao programa Empresas Turismo 360º e às empresas com relatórios de sustentabilidade gerados através da ferramenta FOREST, antes do encerramento.

o Programa Empresas Turismo 3600 incentiva as empresas a reportar o seu desempenho em sustentabilidade através da integração dos fatores ESG – Environmental, Social and Governance na cultura organizacional e na estratégia de negócio, orientando-as no processo através de um sistema de indicadores criado com o objetivo de refletir as suas práticas ambientais, sociais e de governação.

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Marina de Vilamoura recebe “International Boat Show” em junho

A 26.ª edição do Marina de Vilamoura International Boat Show vai ter lugar de 10 a 18 de junho, na Marina de Vilamoura, sendo esperados os principais players da indústria náutica.

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Organizado pela Marina de Vilamoura, em parceria com Grupo Fundação AIP, e com o apoio do Município de Loulé, a 26.ª edição do Marina de Vilamoura International Boat Show representa uma oportunidade para dar a conhecer os principais lançamentos e novidades do sector náutico.

Realizando-se de 10 a 18 de junho, na Marina de Vilamoura, trata-se de uma mostra de embarcações que reúne todas as tipologias novas e seminovas (brokerage), assim como os representantes de marcas de acessórios, equipamentos e serviços integrados.

Realizado desde 1997, o Marina de Vilamoura International Boat Show é, habitualmente, visitado por compradores, investidores, parceiros de negócio, entusiastas das áreas envolvidas, órgãos de comunicação social, entidades reguladoras do setor e público em geral.

De salientar o contributo do Marina de Vilamoura International Boat Show para a economia local, dinamizando setores como a hotelaria, restauração, comércio, transportes e serviços em geral. Com o evento a atrair a população local, estrangeiros residentes no Algarve e turistas nacionais e estrangeiros, e realizando-se em data que abrange feriados nacionais, a organização prevê que a afluência rumo Sul aumente.

De referir que na última edição tiveram mais de 100 barcos em exposição no Vilamoura Marina Internacional Boat Show, cerca de 30 expositores e mais de 50 marcas representadas, levando 80 mil pessoas a Vilamoura.

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ERT e ARPTA levam “Alentejo “Destino Sustentável? O Amanhã é agora” a debate no II Congresso de Turismo do Alentejo

“O que ganhámos nestes últimos 13 anos para a Região e para os territórios?”, “Quais as opções estratégicas mais relevantes?”, “Quais as escolhas e quais os constrangimentos?” e “As prioridades mudaram?” são algumas das questões às quais se esperam respostas no congresso.

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13 anos depois da realização do I Congresso, o Alentejo volta a reunir, nos dias 31 de maio e 1 de junho, no Teatro Municipal Pax Julia, em Beja, os agentes públicos e privados da região, desta vez para colocar em debate a temática da sustentabilidade, avaliar os novos desafios e traçar estratégias para o futuro deste destino turístico.

Organizado pela Entidade Regional de Turismo (ERT) e pela Agência de Promoção Turística (ARPTA), o Congresso tem como tema central “Alentejo “Destino Sustentável? O Amanhã é agora” e vai procurar responder a questões como “O que ganhámos nestes últimos treze anos para a Região e para os territórios?”, “Quais as opções estratégicas mais relevantes?”, “Quais as escolhas e quais os constrangimentos?” e “As prioridades mudaram?”.

Neste âmbito, no decorrer dos diferentes painéis vão ser debatidas as encruzilhadas na economia da região; a sustentabilidade económica, ambiental e cultural; a identidade e a natureza, mas também o que faz falta ao turismo no Alentejo.

Segundo Vítor Fernandez da Silva, presidente da ERT e da ARPTA, “esta será uma oportunidade para fazer o balanço do que tem sido a atividades turística no Alentejo desde o primeiro congresso e apontar caminhos a seguir no futuro”.

Dirigidos a todos os stakeholders do setor, o programa do congresso e as inscrições estão disponíveis no site https://www.congressoturismodoalentejo.pt/.

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Turismo de Portugal marca presença no Festival FTWeekend

O Turismo de Portugal colabora, pela primeira vez, com o VisitPortugal, no evento FTWeekend, promovido pelo Financial Times.

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O emblemático evento FTWeekend Festival, promovido pelo Financial Times (FT), tem lugar no dia 20 de maio, no the REACH, do Kennedy Center, um dos centros de artes com maior prestígio, situado no coração de Washington e o VisitPortugal colabora, pela primeira vez, com a edição norte americana deste evento, sob o tema “Be Inspired by Visit Portugal”, prosseguindo o objetivo de crescer em valor neste mercado estratégico que tem registado números de crescimento muito significativos mais recentemente.

Este ano desenvolvido sob o mote “Where curious minds meet”, o festival junta os mais influentes oradores abordando temáticas relevantes da atualidade. Nesta edição serão mais de 30 painéis de debate e apresentações de grandes nomes da área da política, economia, tecnologia e artes, como Hillary Clinton, Salman Rushdie ou Jamie Lee Curtis.

Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, participará no painel “What does luxury travel mean today?”, juntamente com agências de viagem internacionais que atuam no setor premium, nomeadamente com Angie Licea, presidente da Global Travel Collection, e Lora Schapiro, manager de Trade Marketing and Education da Tauck.

Paralelamente, Jancis Robinson, colunista de vinhos do FT e Julia Harding, também especialista em vinhos, apresentarão uma prova única dos melhores vinhos portugueses sob a temática: “A tasting of Portugal’s unsung yet exceptional wines”, tratando-se de uma oportunidade para promover Portugal com o um destino de enoturismo e de turismo literário, podendo os participantes desfrutar ainda dos melhores produtos gastronómicos nacionais.

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