Os nossos Recursos Humanos
Nesta edição, publicamos, uma vez mais, um dossier sobre Formação em Turismo. Agora que o ano lectivo está quase a terminar, fazem-se balanços e anunciam-se as novidades para o próximo ano. A primeira conclusão a retirar de uma análise aos artigos que vai poder ler a partir da página 11 é a quantidade enorme de… Continue reading Os nossos Recursos Humanos
Carina Monteiro
TAAG retoma este ano voos entre Luanda e Praia, via São Tomé
Miradouro do Zebro é nova atração turística no concelho de Oleiros
Faturação dos estabelecimentos hoteleiros em Portugal ultrapassou os 6MM€ em 2023
Portugueses realizaram 23,7 milhões de viagens em 2023
Allianz Partners regista crescimento em todos os segmentos de negócio
Azul celebra mais de 191 mil passageiros no primeiro aniversário da rota para Paris
Octant Hotels promove-se nos EUA
“A promoção na Europa não pode ser só Macau”
APAVT destaca “papel principal” da associação na promoção de Macau no mercado europeu
Comitiva portuguesa visita MITE a convite da APAVT
Nesta edição, publicamos, uma vez mais, um dossier sobre Formação em Turismo. Agora que o ano lectivo está quase a terminar, fazem-se balanços e anunciam-se as novidades para o próximo ano. A primeira conclusão a retirar de uma análise aos artigos que vai poder ler a partir da página 11 é a quantidade enorme de opções de ensino nesta área e a aposta, cada vez maior, das Universidades e dos Institutos no ensino do Turismo, respondendo assim também ao crescimento e ao peso que este sector tem na Economia. Estudar Turismo ou Gestão Hoteleira numa universidade é cada vez mais a primeira opção de muitos jovens e eu, que, também me formei em Turismo, vejo isso com satisfação. Mas nem só de licenciados, mestres ou doutorados vive este sector. Também vive dos técnicos, dos empregados de mesa/bar, dos ajudantes de cozinha, das governantas de andar, das camareiras, de todos os quadros que compõem o grande tecido laboral das empresas turísticas. Numa fase em que parece haver uma crise de falta de Recursos Humanos, sobretudo na Hotelaria, lanço o desafio de pensar seriamente sobre o que queremos para os nossos Recursos Humanos, como os queremos formar e motivar para este sector. Não basta dizer que as pessoas são o maior activo do Turismo, é preciso que eles se sintam reconhecidas como tal.