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Nova directiva europeia em destaque na reunião da ECTAA em Coimbra

Presidente da Confederação Europeia das Associações de Agências de Viagens e Operadores Turísticos confessa “expectativas bastante altas” para o encontro de Coimbra.

Inês de Matos
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Nova directiva europeia em destaque na reunião da ECTAA em Coimbra

Presidente da Confederação Europeia das Associações de Agências de Viagens e Operadores Turísticos confessa “expectativas bastante altas” para o encontro de Coimbra.

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A nova directiva europeia que regula as viagens organizadas deverá ser o principal tema em debate na Reunião Semianual da ECTAA – Confederação Europeia das Associações de Agências de Viagens e Operadores Turísticos, que decorre até sexta-feira, 2 de Junho, em Coimbra, revelou ao Publituris Merike Hallik, presidente da ECTAA.

“Talvez o grande desafio esteja em como explicar toda a nova legislação e a nova directiva dos pacotes turísticos, que vai ser implementada na nossa legislação local. Temos que torná-la totalmente clara para as pessoas que trabalham no negócio das viagens e para os clientes, de forma a não assustar os clientes e para que continuem a comprar nas agências de viagens”, explicou a responsável, à margem do Fórum Turismo Interno “Vê Portugal”.

De acordo com Merike Hallik, a nova directiva europeia é “bem complicada e torná-la fácil de compreender é a grande questão” que a ECTAA está a debater neste momento, devendo ser o tema em destaque no encontro de Coimbra, no qual deverão participar mais de 50 pessoas, entre directores, responsáveis comerciais e conselheiros legais .

A presidente da ECTAA confessa que as “expectativas estão bastante altas” para esta reunião, até porque além da nova directiva europeia vão ser também debatidos temas relativos à “segurança, questões políticas e legais, directivas de PNR e todo o tipo de diferentes directivas que influenciam muito o negócio das viagens na Europa”.

O encontro da ECTAA decorre no Hotel Vila Galé Coimbra e  junta representantes de mais de 30 países e de 80.000 agências de viagens e operadores turísticos.

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Nortravel propõe “À descoberta do interior de Portugal” pela EN2

O operador turístico Nortravel está a propor um circuito de seis dias/cinco noites à descoberta ao interior de Portugal, percorrendo localidades abrangidas pela Estrada Nacional 2.

O programa em tudo incluído e guia privativo, tem partidas de Lisboa, Coimbra e Porto, a 29 de outubro, e custa desde 886 euros por pessoa em alojamento duplo, e em individual desde 1.086 euros.

O circuito permitirá visitar Chaves, Pedras Salgadas, Vila Real, Régua, Lamego, Viseu, Molelos, Penacova, Góis, Pedrógão Pequeno, Sertã, Vila de Rei, Abrantes, Ponte de Sor, Montargil, Mora, Évora, Ferreira do Alentejo, Aljustrel, Castro Verde, Almodôvar, São Brás de Alportel e Faro.

Preço inclui circuito em autocarro de turismo de acordo com o itinerário, acompanhamento por guia privado, de língua portuguesa, durante toda a viagem, alojamento nos hotéis indicados no itinerário, ou similares, nove refeições (bebidas incluídas) em restaurantes regionais, prova de pastéis de Chaves, bem como visitas ao Museu do Douro, à Sé de Viseu, a uma olaria de barro preto, ao Fluviário de Mora, S. Francisco e Capela dos Ossos, em Évora, e igreja do Convento de Nossa Senhora da Conceição, em Almodôvar, seguro taxas de turismo, serviço e IVA.

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Europamundo antecipa crescimento de 30% em 2024 nas viagens para o Médio Oriente

A Europamundo, operador turístico especializado em circuitos de autocarro e parceiro da Soltour Travel Partners, prevê um crescimento de 30% das viagens a partir de Espanha e Portugal para o Médio Oriente em 2024, face ao ano passado.

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A aposta da Europamundo no Médio Oriente em 2024 vai traduzir-se em mais de 80 viagens na Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Qatar, Bahrein, Jordânia, Israel e Egipto, oferecendo a possibilidade de combinar dois ou mais países na mesma viagem, como indicado em nota de imprensa.

Alejandro de la Osa, diretor-geral da Europamundo, explica que “cada vez mais viajantes optam por reservar um circuito turístico fechado. Estes pacotes incluem seguro de viagem, hotel e pequeno-almoço buffet, o que torna a experiência mais confortável e segura”. Todas as viagens incluem o acompanhamento de um guia especializado de língua portuguesa, que explica as curiosidades dos locais a visitar.

Embora a Europamundo permita a reserva de viagens durante todo o ano por um preço igual ou superior a 1.362 euros, o operador turístico indica que “os meses de outono são a altura ideal para viajar para estes destinos, uma vez que as temperaturas descem para níveis mais amenos”.

As viagens da Europamundo incluem experiências como a subida ao Dubai Frame, a visita ao mercado de camelos na Arábia Saudita ou ao souk dos Falcões em Doha, a visita à Mesquita Sheikh Zayed e ao palácio Qasr al Watan em Abu Dhabi, ou o museu de Petra na Jordânia.

Os circuitos fechados desta empresa incluem excursões em 4×4 e passeios de camelo na Arábia Saudita, sendo que alguns circuitos incluem também passeios de barco e percursos em comboios de alta velocidade, para chegar aos destinos mais remotos da forma confortável e rápida.

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DIT Portugal vai levar ações de formação também ao Algarve e Madeira

A DIT Portugal vai promover ações de formação internas e certificadas até final 2023, não só em Lisboa e Porto, como no Algarve e na Madeira, anunciou a rede de agências de viagens.

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As formações internas irão realizar-se em Lisboa e Porto como já tem sido hábito durante todo o ano de 2023, no entanto e devido ao seu crescimento irão realizar também formações no Algarve e na Madeira, comunica a DIT Portugal em nota de imprensa.

A par destas formações, o grupo indica que já em novembro fecha as formações certificadas (40h), e tal como no início deste ano, todas as agências de viagens DIT Portugal beneficiaram de formações certificadas pela DGERT, totalmente gratuitas e extensível a todos os seus funcionários.

Estas formações permitiram às agências DIT Portugal uma melhoria de conhecimento nas várias áreas administradas principalmente nas de maior importância, como contabilidade e marketing digital.

“Com isto aprofundamos ainda mais um dos nossos lemas que é #fazeracontecer e demonstrar que estamos cada vez mais focados em melhor servir as nossas agências de viagens”, refere ainda a mesma nota.

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Agências

Grupo Travelstore reforça presença em Moçambique com chegada da Allways

O Grupo Travelstore anunciou nas redes sociais que reforça agora a sua presença em Moçambique com o lançamento da Allways, unidade de viagens particulares à medida.

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O grupo, refira-se, já estava presente naquele mercado africano por via da sua filial Dana Agency, especializada na gestão de viagens de negócios.

Tal como em Portugal, a Allways é membro da rede mundial de Travel Designers, Serandipians, dando acesso aos seus clientes a benefícios exclusivos e a viagens desenhadas à medida por consultores especializados disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana, indica ainda o grupo de viagens.

 

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Grupo Airmet promove reuniões regionais em quatro cidades

Porto, Coimbra, Lisboa e Albufeira são as quatro cidades que, durante este mês de setembro, vão acolher reuniões regionais promovidas pelo Grupo Airmet.

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Luís Henriques, diretor geral do Grupo Airmet, assegurou que “teremos algumas novidades nas áreas de tecnologia e formação e anteciparemos novidades sobre a contratação para 2024”, destacando que “e para nós fundamental que os nossos associados estejam informados e alinhados com a estratégia que é seguida pelo nosso grupo de gestão que tem como objetivo aumentar a rentabilidade das nossas agências de viagens.”

Este conjunto de reuniões acontece, esta segunda-feira no Porto, seguindo esta terça-feira para Coimbra, Lisboa (20 de setembro) e Albufeira (21 de setembro), e contará, no total, com mais de 200 pessoas.

A Airmet, que conta com o apoio da Flexible Autos e da Solférias nestes encontros, terá uma reunião interna com os seus associados seguida de uma apresentação de cada um dos referidos parceiros. Em todos os locais haverá, após o término das reuniões, um jantar convívio entre todos os participantes.

Luís Henriques dá conta que “a rede Airmet tem ainda mais eventos agendados este ano uma vez que um dos objetivos do nosso grupo de gestão é estar cada vez mais próximo dos nossos associados”.

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Sonhando com ofertas especiais para São Tomé e Príncipe 2024

O operador turístico Sonhando está a promover no mercado duas ofertas especiais para São Tomé e Príncipe para viagens a realizar entre 8 de janeiro e 30 de março de 2024, mas as reservas têm de ser feitas até 30 de outubro.

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Para reservas até 30 de outubro, a Sonhando disponibiliza no mercado duas ofertas especiais para São Tomé e Príncipe, com partidas de Lisboa, aos domingos, de 8 de janeiro a 30 de março de 2024, em voos da STP Airways, em pacotes de sete noites.

Uma das ofertas é apenas para São Tomé, com alojamento e pequeno-almoço no Hotel Omali Lodge, de quatro estrelas. O programa custa desde 1.340 euros por pessoa em duplo.

A segunda oferta é um combinado de uma noite na Roça Sundy, em regime de meia pensão, mais seis noites no Omali Lodge, em São Tomé, na modalidade de alojamento e pequeno-almoço, com preços por pessoa a partir dos 1.702 euros em duplo.

Os programas incluem voos STP com direito a dois pacotes de 30kg cada), voos domésticos (quando incluem o Príncipe) com direito a uma bagagem de 15Kg), todos os transferes, estadias nos hotéis em regimes indicados, seguro de assistência em viagem modalidade Silver Plus, e taxas.

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Sustentabilidade: Setor da distribuição turística não quer estar sozinha

O setor da distribuição turística (agências de viagens e operadores turísticos) europeia está alinhada com práticas de sustentabilidade, através do projeto SUSTOUR, que acaba de chegar ao fim, mas reafirma que é preciso sensibilizar e forma toda a cadeia de valor, sejam fornecedores de todas as áreas, sejam destinos.

Esta foi uma das questões várias vezes referida na conferência final do projeto SUSTOUR financiado pelo programa COSME da Comissão Europeia, que decorreu nos dias 13 e 14 de setembro em Cascais com a presença de mais de 60 participantes de PME europeias apoiadas pelo programa.

O ambicioso projeto de três anos teve como objetivo promover práticas sustentáveis na indústria do turismo europeia, e a conferência final apresentou as realizações e as melhores práticas das agências de viagens e operadores turísticos que integraram com sucesso a sustentabilidade nas suas operações. O SUSTOUR (2020 – 2023), recorde-se, existiu para ajudar os pequenos e médios agentes de viagens e operadoras de turismo a firmarem-se no mundo da sustentabilidade, oferecendo ferramentas de formação para melhorar o desempenho em sustentabilidade.

A conferência final foi o coroamento da iniciativa que reuniu mais de 600 agências de viagens e operadores turísticos de toda a Europa, e serviu de plataforma de apresentação dos resultados do projeto SUSTOUR, que refletem o compromisso conjunto das PME envolvidas no alcance dos objetivos de sustentabilidade.

A conferência foi também uma oportunidade para networking e conexão, bem como para fortalecer os laços entre pequenas e médias empresas que partilham a visão do desenvolvimento do turismo sustentável.

Cada vez mais viajantes demonstram preocupação com os impactos económicos, sociais e ambientais do turismo, daí ser essencial que os operadores turísticos e agências de viagens sejam capazes de atender essas expectativas crescentes.

No entanto, o setor destacou, em Cascais, que não pode estar sozinha neste universo da sustentabilidade, apelando à necessidade de envolvimento de toda a cadeia de valor do turismo, parceiros e fornecedores, os destinos e as próprias populações locais, nas melhores práticas de sustentabilidade, uma vez que a forma de viajar, comprometendo-se a apoiar todas as partes interessadas a adquirirem novos conhecimentos e competências no domínio dos negócios socialmente responsáveis e a participarem ativamente em iniciativas internacionais sistemas de gestão reconhecidos.

Para dar a conhecer esses valores, até porque os viajantes de hoje exigem cada vez mais informação e sabem o que que querem, o marketing e as estratégias de comunicação sustentável interna e externa foram outros assuntos examinados. Foi referido que é preciso entender o porquê, definir o quê, navegar pelo onde, e dominar o como, ser prático e transparente, tornando o trabalho da sustentabilidade visível a todos.

A conferência de Cascais, organizada por iniciativa da APAVT, uma das associações-membro do consórcio, com o tema “Empoderar a Distribuição Turística Europeia para um Futuro Sustentável”, teve também a oportunidade de destacar os operadores turísticos e agentes de viagens que conquistaram o prémio “Travelife Partner” e “Travelife Certified” pelo compromisso e excelência em sustentabilidade, entre os quais vários portugueses.

O projeto SUSTOUR foi dotado de um orçamento de apoio às PME de 600 mil euros para implementar um extenso esquema de apoio à formação e certificação para operadores turísticos e agentes de viagens. O projeto foi gerido por um consórcio de sete organizações, incluindo a ECTAA e apoiado por 24 associações comerciais de viagens.

 

Sobre o autorCarolina Morgado

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TTS reforça a sua ferramenta corporativa com novas funcionalidades

A TTS.com, empresa que se dedica ao desenvolvimento de soluções tecnológicas para a indústria de viagens, anuncia avanços significativos na sua ferramenta corporativa, TTS Corporate, com vista a apoiar os seus utilizadores a gerir os seus clientes corporativos de forma mais eficiente.

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A TTS tem vindo a trabalhar no sentido de melhorar os protocolos de segurança que protegem as contas e os dados do TTS Corporate. Assim, a nova funcionalidade, Autenticação Multifatorial (MFA), reforça as medidas de segurança atuais do TTS Corporate com uma camada adicional de proteção.

Para ativar o MFA no TTS Corporate, os administradores de agências de viagens e empresas podem configurar a funcionalidade nas suas definições. Uma vez ativo, os utilizadores receberão um código de verificação por e-mail ao tentarem iniciar sessão no TTS Corporate. Este código serve como uma nova camada de autenticação, garantindo que mesmo que alguém tenha acesso à palavra passe, não poderão aceder aos dados.

Refira-se que a TTS Corporate é uma solução corporativa que permite aos agentes de viagens gerir eficazmente os seus clientes corporativos de forma simples. A empresa assegura que é uma ferramenta altamente eficiente, capaz de trabalhar com grandes volumes de dados em segundos. Esta flexibilidade permite uma implementação fácil do TTS Corporate em qualquer empresa, independentemente da dimensão.

Além disso, em maio, a solução corporativa foi migrada para a AWS (Amazon Web Services). Esta mudança representa um marco importante na melhoria da infraestrutura do TTS Corporate, proporcionando melhor desempenho e segurança. Com a AWS, “estamos empenhados em oferecer uma experiência ainda mais fiável e ágil aos nossos clientes, garantindo que possam tirar o máximo partido de todas as funcionalidades e recursos do TTS Corporate”, destaca a empresa.

 

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APAVT abre inscrições para 48.º Congresso

Dedicado ao tema da “Inteligência Artificial: A revolução do séc. XXI”, as inscrições para o 48.º Congresso da APAVT estão abertas.

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A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) abriu esta sexta-feira, 15 de setembro, as inscrições para o 48.º congresso anual, agendado para decorrer de 30 de novembro a 2 de dezembro, no centro de congressos da Alfândega, no Porto.

As inscrições podem ser realizadas no novo website da associação.

Com a abertura de inscrições, a APAVT apresenta também o logotipo que foi criado como suporte ao tema do congresso: “Inteligência Artificial: A revolução do séc. XXI”, revelando a associação que o logotipo foi gerado com a ajuda de Inteligência Artificial.

“O nosso congresso é um momento único de partilha, de reencontros e de conhecimento”, admitindo Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT que “sabe tão bem voltar ao Porto vinte anos depois”.

No site constam todas as alternativas para as inscrições e, em breve, será ali também disponibilizada a agenda de trabalhos e social.

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Confirmado em Cascais: Distribuição turística na Europa está a remar no mesmo sentido da sustentabilidade

“Reduzir e gerir a pegada de carbono”, “Reduzir o plástico descartável no seu negócio, na sua cadeia de abastecimento e nos tours”, “A criação de excursões sustentáveis”, o “Envolvimento da cadeia de fornecedores na sustentabilidade” e o “Marketing e comunicação de sustentabilidade”, foram os temas que levaram a Cascais, durante dois dias, um encontro que reuniu mais de 60 participantes, no âmbito do encerramento do programa SUSTOUR.

Além de especialistas, dos testemunhos e boas práticas de agências e operadores de vários países europeus, de Portugal participaram nestas sessões Catarina Cymbron, da Agência Melo, sobre o envolvimento da cadeia de fornecedores, Eduardo Caetano, da Portimar, que participou no painel sobre excursões sustentáveis, e Nádia Matos, da Cosmos, numa intervenção sobre marketing e comunicação de sustentabilidade.

Por sua vez, Naut Kusters (Travelife), Dominique Van Straaten (Rippples), Ally Dragozet (Sea Going Green), Jo Hendrickx (Travel Without Plastic), Emilie Hagedoorn (Green Heart Tourism) e Anne de Jong (Good Tourism Institute) foram os especialistas que tiveram a seu cargo as diferentes sessões de trabalho. O evento resultou de uma iniciativa da APAVT-Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo, membro do consórcio SUSTOUR, com o apoio da ATC- Associação de Turismo de Cascais.

“Juntos, iniciamos uma jornada entusiasmada pela sustentabilidade, da consciência à prática, com o objetivo de contribuir para um futuro melhor”, realçou Paula Antunes, membro da direção da APAVT sobre questões de sustentabilidade, para defender que “a indústria do turismo tem um enorme impacto nesta matéria e o setor das agências de viagens e dos operadores turísticos tem certamente um papel desafiante, mas muito importante”.

Paula Antunes recordou que Cascais foi escolhida não só pela sua beleza e encanto, mas também porque “o município e as autoridades turísticas têm vindo a tomar diversas ações para se tornar um destino mais sustentável”. Até porque muito se falou neste encontro sobre destinos sustentáveis, uma vez que não chega só que as empresas, neste caso as agências de viagens e operadores turísticos o sejam, mas que toda a cadeia de valor do turismo acompanhe, inclusive as próprias comunidades.

Neste sentido, a dirigente da APAVT sublinhou que “trabalhamos para reduzir ou até evitar o uso de papel, plásticos descartáveis, desperdício de alimentos e até consumo de água. Isto também se aplica aos restaurantes e empresas de catering, tanto locais como familiares, que utilizam produtos locais”, sublinhando, ainda na sua intervenção que “nós, na nossa associação, APAVT, elegemos a sustentabilidade como um dos nossos princípios fundamentais”

Paula Antunes está convicta “estamos a dar passos significativos na direção certa, e este projeto, SUSTOUR, que termina esta semana, tem sido, sem dúvida, um dos passos mais importantes e motivadores para continuar esta caminhada”.

Por sua vez, Laura Selenz, coordenadora do projeto SUSTOUR, apontou que as agências de viagens e operadores turísticos têm um papel fundamental na cadeia de valor das viagens, servindo como intermediários entre destinos, fornecedores e clientes, por isso, serão capazes, nesta era da sustentabilidade ajudar a mudar o comportamento dos turistas, educar os viajantes e exigir standards de sustentabilidade aos seus fornecedores, e tornar a sustentabilidade o standard na indústria”.

Refira-se que este projeto, que agora chega ao fim, apoiou mais de 600 operadores turísticos e agências de viagens de 35 países a tornarem-se mais sustentáveis.

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